COMUNICADO DERLIM DE 19.04.2018

COMUNICADO DERLIM DE 19.04.2018   

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Aulas Livres e em Substituição

    Atenção: Reenviando assunto publicado no COMUNICADO DERLIM do dia 17/04/2018, onde foi solicitado planilha de professor categoria O com aulas livres e em substituição de Geografia, História e Sociologia.

    Devido aos inúmeros erros (encaminhamento de aulas categoria f) e não encaminhamento de planilha por algumas unidades, solicitamos a todas as escolas o reenvio das planilhas com identificação das aulas ou escrito prejudicado.

    Encaminhar com urgência no e-mail saldo.aula@gmail.com (até às 17 horas de quinta – feira, 20/04) a tabela Anexo I preenchida, para atendermos professor Categoria F nas disciplinas de Geografia, História e Sociologia, em nível de Diretoria de Ensino.

    Todas as escolas deverão preencher todos os campos da tabela, constando os professores categoria O que ministram aulas livres e em substituição das disciplinas de Geografia, História e Sociologia, em todos os turnos da escola.

    Quando tratar-se de substituição, no campo Nome do Professor deverá ser incluído, além do nome, o período do afastamento (início e término da licença).

   Se o diretor de escola não responder ao e-mail solicitado até o prazo estabelecido, ficará entendido que a escola não possui professores na condição citada acima.

    Lembramos a todos que o procedimento deverá assegurar a legalidade, legitimidade e transparência em todo o processo de atribuição de aulas. Todos são responsáveis pelas informações aqui prestadas, em especial a pontuação (DE) dos professores que deverá ser verificada no comprovante de inscrição 2017. Atentar para o preenchimento correto da tabela e não esquecer de destacar o nome da escola.

   Considerando a relevância e urgência que esse trabalho exige e já contando com a celeridade dos diretores e gerentes, desde já agradecemos.

   Comissão de Atribuição de Aulas

2. Assunto: Ação para o ATPC, na Área de Mediação Escolar

    Solicitamos que as escolas listadas abaixo encaminhem, através do protocolo da DERLIM, até o dia 11/05/2018, impreterivelmente, ofício com justificativa, assinada pelo Diretor de Escola, sobre o não atendimento do teor do COMUNICADO DERLIM do dia 05.03.2018.

    Srs. Diretores,

     Tendo em vista o novo Projeto de Mediação Escolar, conforme Res. SE-08/18 de 02/02/2018, solicito especial atenção e pronto atendimento de todas as unidades escolares no sentido de elaborar o Plano de acordo com o modelo Anexo II, sem alteração da formatação, entrega prevista para 29/03/2018, em 2 (duas) vias.

     Assim, solicitamos que, durante os ATPCs, a Direção reserve alguns momentos para tratar das seguintes questões: Como a Escola fomentará a Cultura de Paz em todos os seus Segmentos? Como lidará com a mediação de conflitos que possam existir nas relações escolares? A resposta a estas duas questões, deverá ser juntada em um Plano Básico de Intervenção, descrevendo resumidamente como serão as ações, passar pelo Conselho de Escola para avaliação e aprovação Este Plano terá a ciência do Supervisor da Escola, da Sra. Dirigente Regional de Ensino e futuramente, será anexado ao Plano de Gestão/Adendo ao Plano. Este Plano Básico de Intervenção deverá, claro, estar em consonância com a Proposta Pedagógica da Unidade Escolar e com seu Plano de Trabalho (Plano de Gestão).

     OBS.: Em todos os casos onde não houver Vice-Diretor, o Diretor assumirá tais funções.

     Reiteramos que, todas as Escolas deverão escrever seu Plano Básico de Intervenção e encaminhá-lo através de Ofício, até o dia anteriormente estabelecido.

  • EE “JOÃO BAPTISTA GAZOLLA”
  • EE “PROFº JOSÉ AP. MUNHOZ”
  • EE “PROFº ODÉCIO LUCKE”
  • EE “CÉLIO RODRIGUES ALVES”
  • EE “PROFº MARCELO DE MESQUITA”
  • EE “PROFº ANTONIO P. LORDELLO”
  • EE “PROFº ARLINDO SILVESTRE”
  • EE “PROFº ATALIBA P. DO AMARAL”
  • EE “PROFº DORIVALDO DAMM”
  • EE “DOM IDÍLIO JOSÉ SOARES”
  • EE “IR. MARIA DE S. INOCÊNCIO LIMA”
  • EE “IR. MARIA GERTRUDES C. REBELLO”
  • EE “DOM TARCÍSIO A. AMARAL”
  • EE ”BARÃO DE PIRACICABA”
  • EE “PORFº JOÃO BATISTA LEME”
  • EE “JOAQUIM RIBEIRO”
  • EE “PROFº JOSÉ FERNANDES”
  • EE “PROFº MARCIANO DE T. PIZA”
  • EE “PROFº ROBERTO GARCIA LOSZ”
  • EE “PEDRO RAPHAEL DA ROCHA”

NÚCLEO DE APOIO – NA

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2985/2986 (Graco/Marcela) – delimat@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Professores Readaptados

    Para atendermos a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), solicitamos que todas unidades escolares respondam a planilha abaixo, informando o nome dos professores readaptados que foi cessada a readaptação e voltaram a sala de aula, no ano de 2018, até amanhã, dia 20/04/2018, às 15h00, e encaminhem ao e-mail: delim@educacao.sp.gov.br. Se a escola não responder entenderemos que não possui professores nesta condição.

Nome da Escola

Nome do professor

Desafios enfrentados no processo de reinserção desses profissionais na prática pedagógica

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Formulário de pesquisa – Grêmios Estudantis em todo o Estado de São Paulo

     Gestão Democrática na educação pressupõe o envolvimento e a participação de todos nas ações voltadas ao desenvolvimento das políticas educacionais e da escola, inclusive na discussão, encaminhamento e avaliação de problemas e decisões, por meio do amplo acesso a informações, do diálogo e do respeito aos acordos coletivos.

     De modo concreto, a garantia desse processo de gestão democrática envolve a mobilização do tripé escola-família-comunidade e do seu efetivo engajamento no cotidiano e na melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, processo esse que se fortalece por meio da participação dos diferentes atores nos colegiados.

    Assim o Grêmio Estudantil torna-se uma das primeiras oportunidades que os jovens têm de participar da sociedade democrática. Com o Grêmio, os alunos têm voz na administração da escola, apresentando suas ideias e opiniões. Desde 2015 a SEE/SP indica um Calendário Unificado para o Processo Eleitoral da diretoria representante dos Grêmios Estudantis em todo o Estado de São Paulo que se iniciou no 1º dia letivo,1º de fevereiro, e se encerrou no 45º dia letivo.

    Assim, estando o processo encerrado, em praticamente todas as escolas públicas regulares do Estado de São Paulo, exceto casos extemporâneos, cumpre-nos encaminhar o link do formulário de pesquisa, que permitirá ao órgão central acompanhar   como se desenrolou o processo eleitoral e conhecer as novas diretorias gremistas do estado de São Paulo.

    Atendendo comunicado Externo Conjunto SAREG/Chefia de Gabinete 52 /2018 solicitamos especial atenção para que todas as escolas respondam ao questionário, mesmo que por alguma razão, ainda não tenham concluído o processo eleitoral da diretoria representante dos grêmios, estes terão, no corpo da pesquisa, oportunidade de justificar a não realização do processo.

    Acessar o link:  https://goo.gl/forms/bSVbexHczG6wnBmM2 preenchendo o formulário até o dia 05/05/2018, impreterivelmente.

Atenciosamente,
Luísa Valentim

Dirigente Regional de Ensino