COMUNICADO DERLIM DE 10.09.2019

COMUNICADO DERLIM DE 10.09.2019

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Documentos Programas MEC

Segue, em anexo I e II, o Documento orientador da Equipe dos Programas MEC 2019 e o relatório de atividades da equipe.

2. Assunto: Monitoramentos dos Programas MEC

Com intuito de darmos continuidade à execução de Monitoramentos dos Programas MEC, solicitamos que as escolas participantes de cada Programa Federal respondam aos questionários do Google Docs, até a data de 30/09/2019, impreterivelmente. Após essa data os links serão fechados, ficando indisponíveis para preenchimento.

Ressaltamos o quanto é importante para a equipe acompanhar a execução dos Programas nas escolas para orientar, quando necessário.

Os links abaixo deverão ser copiados e colados na barra de endereços no Google Chrome.

Os questionários elaborados estão distribuídos da seguinte forma:

1. Questionário exclusivo para as escolas participantes do Programa Escola Acessível 2018 (que receberam em Dezembro de 2018) – Link: https://forms.gle/qfnbcmjp1kyXzsRo8

2. Questionário exclusivo para as escolas participantes do Programa Ensino Médio Inovador – PROEMI – adesão 2016 – execução a partir de 2017 – link: https://forms.gle/eFYjB6SSH7mBqXx57

3. Questionário exclusivo para as escolas participantes do Programa Mais Alfabetização – PMALFA – Link: https://forms.gle/jwziusFnVXWxG22WA

4. Questionário exclusivo para as escolas participantes do Programa Mais Educação e Novo Mais Educação – PME/PNME – Link: https://forms.gle/qbDV5teXmteDMa7p8

NÚCLEO DE APOIO – NA

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2985 (Graco) – delimat@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Formação pela Escola – Novo Período de Oferta de Cursos!

Solicitamos especial atenção ao boletim nº1. Anexo III.

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Pautas para as ATPC do Projeto de Reforço e Recuperação em Setembro

A Secretaria da Educação, com o intuito de apoiar as escolas nos momentos de trabalho pedagógico coletivo, está oferecendo pautas formativas a serem trabalhadas durante as ATPC.

No mês de setembro, essas pautas formativas incluem o Projeto de Reforço e Recuperação e o Setembro Amarelo – Valorização da Vida. Para conciliar a realização dessas pautas, a Coordenadoria Pedagógica – COPED e o Sistema de Proteção Escolar – SPEC readequaram o calendário com as datas sugeridas para as escolas trabalharem nas ATPC.

As ações do Dia D – Valorização da Vida, que ocorrerá em 10 de setembro, não prevê atividades para serem trabalhadas em ATPC. Dessa forma, para essa semana está prevista que as escolas possam trabalhar a pauta relacionada ao Projeto de Reforço e Recuperação – “Metodologias para trabalhar com as sequências de atividades fortalecendo o trabalho colaborativo entre Professor Regente e Professor do Projeto”.

Na ATPC da semana de 16 a 20 de setembro, sugere-se que seja desenvolvida a pauta “Identificação de sinais”, como parte das ações do Setembro Amarelo. A data sugerida para a terceira ATPC, em que será desdobrada a formação do Projeto de Reforço e Recuperação (Aprofundamento na intervenção didática e metodológica para continuidade do trabalho com as sequências de atividades, fortalecendo o trabalho colaborativo entre Professor Regente e Professor do Projeto), fica adiada para a semana de 23 a 27 de setembro.

Dessa forma, o cronograma sugerido para as próximas ATPC, referentes ao mês de setembro, é o seguinte:

 

Semana Pauta Sugerida
9 a 13 de setembro Projeto de Reforço e Recuperação

Metodologias para trabalhar com as sequências de atividades fortalecendo o trabalho colaborativo entre Professor Regente e Professor do Projeto

16 a 20 de setembro Setembro Amarelo

Identificação de Sinais

23 a 27 de setembro Projeto de Reforço e Recuperação

Metodologias para trabalhar com as sequências de atividades fortalecendo o trabalho colaborativo entre Professor Regente e Professor do Projeto

30 de setembro a
4 de outubro
Setembro Amarelo

Prevenção e Pósvenção

3. Assunto: Orientação Técnica “Registros e Indicadores como Instrumentos de Formação”

A Dirigente Regional de Ensino convoca os Professores Coordenadores e Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico abaixo relacionados, para a Orientação Técnica “Registros e Indicadores como Instrumentos de Formação”, dia 19 de setembro de 2019, das 8h30 às 17h30, na Diretoria de Ensino da Região de Limeira, Rua Cesarino Ferreira, nº145, Vila Piza, Limeira – SP.

Professores Coordenadores:
Claudia Cristina Castro Vasconcellos

Graziele Regina da Silva Carmo,

Josama Aparecida Jacon Manarim Locali,

Marcia Helena Martins,

Maria Anita Bonin Ferreira Telles,

Mateus da Silveira Lima,

Monica Alessandra Cardoso,

Roberta Pavani Campos Bagnoli,

Silvia Helena Dionísio,

Simone Popolim,

Susana Cristina Horácio Oliveira,

Tatiane de Oliveira Telles,

Wesley Roberto da Silva.

Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico:
David Júnior da Cruz,

Fernanda Bortolucci da Cruz,

Maria Emilia Leite de Oliveira.

Michelle Fontoura da Cunha Martins,

    OBS:

– Trazer uma pauta formativa de HTPC e sua respectiva Ata, agenda, um diário de classe, um relatório de acompanhamento de sala de aula, um plano de ensino, um plano de ensino com adaptação curricular. Todos os documentos devem estar preenchidos e ser referentes ao mês de agosto da disciplina e professor de escolha do PC.

– O PC deverá saber seu login e senha da SED pois serão necessários no dia da orientação técnica.

– O café será uma ação coletiva e para isso contamos com a colaboração de todos.

4. Assunto: Mediação e Linguagem

A Diretoria de Ensino agradece a todos os professores e responsáveis que se dedicaram ao desenvolvimento do projeto curta e/ou a radionovela postado no YouTube e encaminhado ao link da Diretoria. Parabéns às equipes gestoras, ao corpo docente e aos alunos pela excelente participação e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

5. Assunto: Solicitação de evidências sobre orientações em ATPC

Tendo em vista os materiais de apoio disponibilizados pela SEDUC, reiteramos a importância de a equipe docente organizar seu trabalho mantendo-se como base o Currículo Oficial de 2008 e a Matriz de Avaliação Processual, documentos que têm norteado as edições da Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP) em 2019. Nesse sentido, disponibilizamos no link a seguir parte da videoconferência de 02/04/2019, com orientações sobre as habilidades que serão avaliadas na próxima edição da AAP: https://drive.google.com/open?id=1nKY-e2FCg6vYGdSLPOuzZ5F7_BeAofm0

Essas orientações devem ser retomadas em ATPC para o conhecimento de todos os professores. Desse modo, solicitamos que sejam encaminhadas evidências da replicabilidade dessa videoconferência (cópia da ata de ATPC, por exemplo) até o dia 27/09/2019 para o email: helennisa@professor.educacao.sp.gov.br

6. Assunto: 24ª Avaliação de Aprendizagem em Processo – AAP

A aplicação da AAP relativa ao 3º bimestre se aproxima. Representa um apoio fundamental no acompanhamento da aprendizagem dos alunos, fornecendo indicadores significativos para as escolas e docentes, dando importantes pistas para o prosseguimento das ações pedagógicas.

Segue um quadro síntese com as principais referências e datas, para acompanhamento pelas equipes escolares.

Avaliação da Aprendizagem em Processo –  3º Bimestre
Matriz Habilidades do currículo
Público alvo Todos os anos do EF e séries do EM – regular
Material Aluno Cadernos de prova de Língua Portuguesa e de Matemática
Entrega na DE 28/08 a 20/09
Aplicação 23/09 a 27/09
Digitação SED 23/09 a 04/10
Publicação do material na Intranet 18/09 – 1º,2º, 3º EF

27/09 – demais anos/séries

Comunicado COPED/CITEM DOE de 28/08/2019 (anexo IV)

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM

Fone 3404.2978/2991 (Andréia) – delimnrm@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Sistema Cadastro de Alunos – Relatório Movimentações do Dia

Informamos que se encontra disponível, na Plataforma SED, o Relatório – Movimentações do Dia, através da funcionalidade GESTÃO ESCOLAR > CADASTRO DE ALUNOS > RELATÓRIOS GERENCIAIS > RELATÓRIO – MOVIMENTAÇÕES DO DIA.

Este relatório permitirá que as escolas tenham maior controle das entradas e saídas de alunos, diariamente, conforme abaixo:

  • Alunos Inclusos – quantidade de alunos que foram matriculados na escola (entraram na unidade escolar);
  • Alunos Transferidos – quantidade de alunos que foram transferidos (TRAN) da escola (saíram da unidade escolar);
  • Alunos Abandono – quantidade de alunos que foram lançados como “Abandono” (ABAN) na escola (saíram da unidade escolar);
  • Alunos Remanejados – quantidade de alunos que foram “Remanejados” (REMA) na escola (trocaram de classe dentro da mesma unidade escolar);
  • Alunos Não-Comparecidos – quantidade de alunos que foram lançados como “Não Comparecimento” (NCOM) na escola (saíram da unidade escolar);
  • Alunos Baixa Transferência – quantidade de alunos que foram lançados como “Baixa de Transferência” (BXTR) na escola (saíram da unidade escolar);
  • Alunos Cessão Exame – quantidade de alunos que foram lançados como “Cessão por Exame” (CEEX) na escola (saíram da unidade escolar).

Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Centro de Informações Educacionais/Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula.

Atenciosamente,
Luísa Valentim

Dirigente Regional de Ensino


COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 10.09.2019

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Inscrições para Processo de Atribuição de Classes e Aulas 2020

    Senhores Diretores,

    A Comissão de Atribuição de Aulas DERLim orienta que as inscrições abertas no período de 16/09 a 27/09 são exclusivamente para:

  • Docentes Efetivos;
  •  Categoria F;
  •  Categoria O, com contrato ativo 2017,2018 e 2019;
  •  Categoria V com contrato ativo 2017,2018 e 2019 e,
  •  Categoria S.


    ATENÇÃO – os docentes que são candidatos a contratação, ou seja, que são inscritos, mas ainda não tem contrato ou aulas atribuídas, os candidatos novos e os docentes Categoria O ou V com contrato celebrado em 2016 (cujos contratos serão extintos em 2019) deverão aguardar orientações através de publicação em Diário Oficial do Estado de São Paulo – D.O.E, em edital referente ao Processo Seletivo Simplificado.

  

    Orientações Gerais:

   A Comissão de Atribuição de Aulas orienta que a participação do docente no processo de atribuição de classes e aulas para o ano de 2020, estará condicionada à sua inscrição por meio do site: http://portalnet.educacao.sp.gov.br

   A responsabilidade da confirmação da inscrição para as atribuições de aulas de 2020 será do próprio interessado, portanto orientar os docentes para que analise a inscrição antes da confirmação.

   Caso se verifique erros, as solicitações de acertos também deverão ser requeridas no GDAE – Portalnet e o interessado deverá informar o Diretor e o GOE de sua escola sobre o pedido de acerto.

   Cabe a Direção da unidade escolar e ao GOE, nova análise da habilitação/ qualificação dos seus docentes, bem como da contagem de Tempo (data base de 30/06/2019) para que não ocorra erro nas inscrições.

    Prazo para inscrições solicitações de acertos:16/09 a 27/09/2019.

    Os docentes Categoria O e V com contrato ativo celebrado em 2017, 2018 e 2019, deverão EFETUAR A INSCRIÇÃO NO GDAE e aguardar orientações quanto à entrega de títulos para avaliação, através de publicação em Diário Oficial do Estado de São Paulo – D.O, em Edital referente ao Processo Seletivo Simplificado.

    Os docentes poderão, também neste período, efetuar indicação dos novos componentes do Programa Inova Educação em que deseja atuar, mediante conclusão do curso de formação.

    Em caso de dúvidas ou problemas de acesso ao GDAE, os docentes deverão ser orientados a procurar apoio e orientações com a Direção da Escola e GOE.

    Segue na íntegra Portaria CGRH, que regulamenta esse processo, para que seja analisada pela Gestão e o Gerente de Organização escolar da unidade e tomadas as devidas providências:

    Portaria CGRH na íntegra:

32 – São Paulo, 129 (166) Diário Oficial Poder Executivo – Seção I terça-feira, 3 de setembro de 2019

Portaria CGRH-04, de 02-09-2019

Dispõe sobre as inscrições do Processo Anual de Atribuição de Classes e Aulas para o ano letivo de 2020

A Coordenadora da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, considerando a necessidade de estabelecer datas, prazos e diretrizes para as inscrições no Processo Anual de atribuição de Classes e Aulas de 2020, expede a presente Portaria:

Artigo 1º – A participação do docente no processo de atribuição de classes e aulas para o ano de 2020, incluindo os pertencentes à etnia indígena, obedecida à legislação pertinente, estará condicionada à sua inscrição, em que poderá ser solicitado qualquer acerto dentro dos prazos fixados nesta Portaria, que o docente comprove ser necessário, por meio do site http:// portalnet.educacao.sp.gov.br.

Artigo 2º – A Inscrição e Solicitação de Acertos ocorrerão no período de 16-09-2019 a 27-09-2019, como segue, aos:

I – Docentes Efetivos – Categoria “A”:

a) confirmação e/ou solicitação de acerto na inscrição;

b) Jornada de Trabalho Docente: manutenção, ampliação ou redução, cujo atendimento estará condicionado à legislação pertinente;

c) inscrição para atribuição de classes ou aulas nos termos do artigo 22 da Lei Complementar 444/85;

d) optar para inscrição em outro campo de atuação ou aulas de Programas ou Projetos da Pasta.

e) indicação dos novos componentes do Programa Inova Educação em que deseja atuar, mediante conclusão do curso de formação.

II – Docentes não efetivos – Categorias “P”, “N” e “F”:

a) confirmação e/ou solicitação de acerto na inscrição;

b) indicar a carga horária de opção;

c) transferência de Diretoria de Ensino;

d) opção para atuação em classes, ou aulas de Programas ou Projetos da Pasta.

e) indicação dos novos componentes do Programa Inova Educação em que deseja atuar, mediante conclusão do curso de formação.

III – Docentes – Categorias “S”:

a) confirmação e/ou solicitação de acerto na inscrição;

b) para esta categoria caberá inscrição exclusivamente para atuar em caráter eventual, não podendo se inscrever para Programas ou Projetos da Pasta;

c) indicação dos novos componentes do Programa Inova Educação em que deseja ministrar aulas eventuais, mediante conclusão do curso de formação.

IV – Docentes Categoria “O”, com contrato ativo celebrado em 2017, 2018 e 2019, nos termos da LC 1093/2009 e suas alterações, desde que não possuam contrato “V” 2016 suspenso, precedente ao contrato “O”:

a) confirmação e/ou solicitação de acerto de inscrição;

b) indicar a carga horária máxima pretendida;

c) optar por atuar em Programas/Projetos da Pasta.

d) indicação dos novos componentes do Programa Inova Educação em que deseja atuar, mediante conclusão do curso de formação.

V – Docentes Categoria “V”, com contrato ativo celebrado em 2017, 2018 e 2019, nos termos da LC 1093/2009 e suas alterações:

a) confirmação e/ou solicitação de acerto de inscrição;

b) indicar a carga horária máxima pretendida;

c) indicação dos novos componentes do Programa Inova Educação em que deseja atuar, mediante conclusão do curso de formação.

§ 1º – A Escola e/ou Diretoria de Ensino terá até o dia 30-10-2019 para proceder com os acertos solicitados pelo professor, o qual deverá confirmar sua inscrição até essa data.

§ 2º – Os docentes referentes aos incisos I, II e III, deste artigo, que pretendam atuar em regime de acumulação com cargo/função, deverão aguardar orientações através de publicação em Diário Oficial do Estado de São Paulo – D.O, em Edital referente ao Processo Seletivo Simplificado.

§ 3º – Os docentes da categoria “O” e “V”, com contrato celebrado no ano de 2016, e os docentes candidatos à contratação sem vínculo ativo no cadastro funcional da Secretaria de Estado da Educação – SEE, que queiram trabalhar na pasta da Educação, deverão aguardar orientações através de publicação em Diário Oficial do Estado de São Paulo – D.O, em Edital referente ao Processo Seletivo Simplificado.

§ 4º – Os docentes com contrato ativo celebrado em 2017, 2018 e 2019, deverão aguardar orientações quanto à entrega de títulos para avaliação, através de publicação em Diário Oficial do Estado de São Paulo – D.O, em Edital referente ao Processo Seletivo Simplificado.

Parágrafo único – A responsabilidade da confirmação da inscrição pelos docentes dos itens I, II e III, deste artigo será do próprio interessado, seja candidato ou docente.

Artigo 3º – Os docentes poderão ter as aulas dos novos componentes do Programa Inova Educação atribuídos na constituição e ampliação de jornada, carga suplementar, bem como na carga horária de docentes não efetivos e contratados, desde que aprovados no curso básico de formação oferecido pela EFAPE e habilitados no processo de análise de perfil profissional exigido em legislação específica.

Artigo 4º – Os docentes efetivos e do quadro permanente terão a oportunidade de realizar movimentação do cargo/função por meio de transferência ex-offício, para acomodação em uma única unidade escolar, de acordo com regulamentação específica.

Artigo 5º – Em conformidade com o Decreto 55.588, de 17-03-2010, a pessoa transexual ou travesti poderá solicitar a inclusão de seu “nome social” para tratamento.

Artigo 6º – Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação

     A Comissão de Atribuição de Aulas da Diretoria de Ensino- Região de Limeira.

Atenciosamente,
Luísa Valentim

Dirigente Regional de Ensino