COMUNICADO DERLIM DE 02.05.2019

COMUNICADO DERLIM DE 02.05.2019

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: MMR

Informamos que na 2ª feira, 06/05/2019, das 08h30 às 12h30 na Rede do Saber da Diretoria de Ensino, faremos formação do MMR para Diretores da EE Magdalena e EE Nelson Stroili, que assumiram após dia 09.04.2019, data de realização da formação aos Diretores Escolares. Caso algum Diretor ainda possuir dúvidas poderá comparecer à esta orientação, porém deverá permanecer durante toda a formação.

 

2. Assunto: Declaração de Recebimento de DVDs

Segue abaixo relação das escolas que não encaminharam a declaração (modelo anexo I) sobre o recebimento e ciência do material – DVDS recebido no dia de formação do MMR pelos Diretores das U.E.:

 

Obs.: 

– Caso já tenha enviado desconsidere a solicitação de urgência;

– Além de ser um levantamento para saber qual escola não retirou o material, pois alguns diretores precisaram sair antes e não pegaram o material.

 

José Apparecido Munhoz Prof.

Magdalena Sanseverino Grosso Prof.

Jamil Abrahão Saad

José Levy Cel.

Alberto Fierz

Célio Rodrigues Alves

Ivete Sala de Queiroz Prof.

Lidia Onelia Kalil Aun Crepaldi Prof.

Marcelo de Mesquita Prof.

Arlindo Silvestre Prof.

Ary Leite Pereira Prof.

Carolina Arruda Vasconcellos Prof.

Dorivaldo Damm Prof.

Gabriel Pozzi Prof.

Gustavo Peccinini

Jd. Paineiras

José Ferraz Sampaio Penteado Prof.

Lázaro Duarte do Páteo Prof.

Margarida Paroli Soares Prof.

Maria Aparecida Soares de Lucca Prof

Octávio Pimenta Reis

Ruth Ramos Cappi Prof.

Januário Sylvio Pezzotti Prof.

Joaquim Ribeiro

José Cardoso Prof.

Marciano de Toledo Piza Prof.

Roberto Garcia Losz Prof.

 

3. Assunto: Projeto Mediação e Linguagem (todas as escolas da DERLIM)

Prezados Professores Coordenadores,

Informamos que o Projeto Mediação & Linguagem 2019 proposto pela SEESP, teve início em 16/04/2019, através de videoconferência exibida na Rede do Saber. Esclarecemos que esse projeto se desenvolve ao longo ano, conforme cronograma estabelecido pela Secretaria Estadual de Educação (cronograma ainda não divulgado), e consiste na transposição da linguagem literária em linguagem cinematográfica de animação/filmes e podcasts e com tempo de duração pré-estabelecido.

     Qual o público-alvo?

     Professores da área de Linguagens, principalmente, Língua Portuguesa e Arte, além de todos os professores (independente da área de formação) que atuam na Sala de Leitura.

*O trabalho em conjunto para o desenvolvimento desse projeto é ideal.

     Qual a importância do Projeto Mediação & Linguagem?

Diante da incontestável importância do papel do professor como mediador em situações de aprendizagem, tanto no Ensino Fundamental como no Médio, o projeto vem consolidar a ideia de oferecer aos professores de Língua Portuguesa e, também, àqueles que trabalham nas Salas de Leitura, materiais de apoio ao Currículo, que propiciem o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, bem como a possibilidade de estimular, também, a participação de alunos com deficiência.

Além de incentivar a criatividade e o gosto por variadas formas de expressão artística através do uso de recursos tecnológicos para a produção de filmes e vídeos de animação pode abordar temas diversos, incluindo os transversais, além de estar em consonância com as habilidades exigidas pela BNCC.

     Observação: A próxima VC será no dia 14/05/2019 e o link ficará disponível para assistir por streaming (mais informações em novo comunicado próximo a data).

 

4. Assunto: Link de Pesquisa – URGENTE

     Implementação da etapa do Ensino Fundamental do Currículo Paulista e a construção da etapa do Ensino Médio

     Devido a problemas técnicos, foi necessário alterar o link do questionário do estudante.

     A partir de agora, pedimos para usar apenas esse link:http://porvir.org/nossaescolaquestionario-sp/

     É muito importante seguirmos escutando a voz de todos os estudantes.

     Reforçamos a importância para que todos respondam até amanhã (sexta-feira, dia 3).

 

5. Assunto: Remanejamento de Kits Escolares

Informamos que a previsão para conclusão das entregas dos Kits de Fund. I e II está para o dia 10/05/2019 em todo Estado. (Kits Ensino Médio, entregas concluídas).

A fim de atender solicitação do CESAP, com prazo para hoje, visando medidas necessárias para o pleno atendimento do aluno, solicitamos que as unidades escolares constantes do anexo II confirmem a quantidade de kits faltantes e a sobra, após o remanejamento realizado pela Diretoria de Ensino.

Pedimos que a referida confirmação seja encaminhada hoje, até às 15h, visando o atendimento ágil das complementações e atendimento ao CESAP.

Destacamos ainda, a importância da baixa no sistema de recebimento dos Kits, realizando os seguintes procedimentos:

     Baixas de recebimento dos Kits e informar irregularidades.

Para confirmar o recebimento dos kits é necessário acessar o site do Material Escolar 2019, utilizando somente o INTERNET EXPLORER. Clique em “Dar baixa e informar irregularidades no recebimento”.

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

 

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM

Fone 3404.2978/2991 (Andréia) – delimnrm@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Aba GESTOR ESCOLAR – Sistema Cadastro de Escolas – Plataforma SED

Informamos que se encontra disponível na Plataforma SED a conferência e atualização dos dados do GESTOR ESCOLAR, através da funcionalidade CADASTRO DE ESCOLAS > ESCOLA, aba GESTOR ESCOLAR.

 

Atenção: 

Havendo a necessidade de corrigir ou atualizar os dados do Gestor, esta ação deve ser realizada nos sistemas disponíveis no Portalnet (Dados Pessoais, Cadastro Funcional e Formação    Curricular).

A digitação dessas informações são imprescindíveis para a migração do Censo Escolar 2019.

O prazo para conclusão da digitação desta etapa é até 24/05/2019.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Centro de Informações Educacionais/Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula.

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

 

Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP

Fone 3404.2962/2995/2994/2969 (Carmem) – delimnfp@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Cronograma Pagamento – Maio 2019

     Estamos encaminhando, em anexo III, Cronograma para Digitação Pagamento de Maio de 2019.

     Com a finalidade de prevenir eventuais bloqueios e inconsistências, solicitamos empenho no acompanhamento da digitação do BFE pelas Unidades Escolares e, havendo dúvidas ou problemas na digitação, deverá ser comunicado este Núcleo de Frequência e Pagamento através do e-mail delimnfp@educacao.sp.gov.br em tempo hábil para análise e solução. A ausência da digitação da frequência ocasiona o bloqueio de pagamento. Contamos com a colaboração de todos.

      Neste mês,

            – A digitação da frequência de abril/2019 estará disponível de 01 a 16/05/2019, as 12h;

        – Para que não ocorram problemas para a inclusão de digitação de Substituição Docente Eventual (PAEC 15), solicitamos a digitação dos docentes ausentes até 07/05/2019, as 12h;

        – Para a Concessão Automática de Vantagens (ATS e 6ª Parte), conforme item 16 do cronograma, atualizar a Frequência (BFE) dos servidores até07/05/2019, as 12h.

 

2. Assunto: Reposição de faltas em virtude de paralisação

     Retransmitimos o Comunicado CGRH 06/2019 de 09/04/2019

    “A Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, considerando a autorização do Sr. Secretário da Educação, quanto à viabilidade de reposição das aulas que deixaram de ser ministradas em virtude da paralisação ocorrida no dia 22/03/2019, informa que o objetivo precípuo será a regularização da vida funcional e financeira do servidor, garantindo o cumprimento da carga horária semestral / anual e os dias de efetivo trabalho escolar.

     Salienta-se que a reposição se refere às aulas que o docente deixou de ministrar no dia 22/03, ou no caso de que essas aulas tenham sido ministradas por eventual, a mesma poderá ocorrer nas ausências pontuais dos demais docentes. Por fim, solicita-se as autoridades todo o empenho no processo de reposição dessas faltas, orientando os Diretores de Escola, que deem ciência aos docentes da possibilidade da regularização. Caberá ao docente apresentar seu interesse em efetuar a reposição e a unidade escolar deverá registrá-la, posteriormente, no livro ponto e sistema Portalnet – Reposição Faltas”

     – Neste mês, a digitação de Reposição de Faltas – Paralisação, estará disponível de 02 a 24/05.

 

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino

 


COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO II DERLIM DE 02.05.2019

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Educação Especial

      Esta orientação tem como objetivo esclarecer as escolas sobre os procedimentos iniciais em relação à juntada de documentos que devem constar no prontuário dos alunos com necessidades especiais.

      Ao receber um aluno deficiente, o que a escola deve fazer?

      Quando um aluno deficiente é matriculado, a escola deve solicitar os laudos médicos/avaliações psicológicas e avaliações pedagógicas (DI), conforme especificado abaixo, para incorporar em seu prontuário, seguindo:

· No caso do aluno ser D.A.- Deficiente Auditivo: O responsável pelo aluno deve apresentar um exame de audiometria. Desta forma, o diretor poderá solicitar um Interlocutor de Libras, se esta for a opção de comunicação escolhida pelos pais. Além disso, o aluno deverá ser encaminhado pelo Diretor de Escola para uma Sala de Recursos, caso necessite de acompanhamento pedagógico suplementar. A oferta deste serviço deve ser registrada em documento próprio elaborado pela escola, e apresentar a anuência dos pais/ou responsáveis pelo aluno, conforme modelo disponível no site da Diretoria de Ensino de Limeira.

· No caso do aluno ser D.F.- Deficiente Físico: O responsável pelo aluno deve apresentar laudo médico que especifique o grau de independência deste aluno referente às ações de locomoção, mobilidade, coordenação, higiene pessoal e alimentação. Se o aluno nas aulas regulares necessitar de um profissional “Cuidador” para ações de independência especificadas acima, o Diretor de Escola deve requisitar este serviço enviando documentação completa em conformidade ao disponível no site da D.E. O aluno deverá ser encaminhado pelo Diretor de Escola para uma Sala de Recursos, caso necessite de acompanhamento pedagógico suplementar. Além disso, é preciso verificar as condições de acessibilidade da escola para atendê-lo.

· No caso do aluno ser D.V.- Deficiente Visual – Cego/Baixa Visão: O responsável pelo aluno deve apresentar o laudo médico com  a acuidade visual. O aluno deverá ser encaminhado pelo Diretor de Escola para uma Sala de Recursos, caso necessite de acompanhamento pedagógico suplementar. A oferta deste serviço deve ser registrada em documento próprio elaborado pela escola, e apresentar a anuência dos pais/ou responsáveis pelo aluno, conforme modelo disponível no site da Diretoria de Ensino de Limeira.

· No caso do aluno ser Autista (TEA/TGD): O responsável pelo aluno deve apresentar o laudo médico correspondente. O aluno deverá ser encaminhado pelo Diretor de Escola para uma Sala de Recursos, caso necessite de acompanhamento pedagógico suplementar. A oferta deste serviço deve ser registrada em documento próprio elaborado pela escola, e apresentar a anuência dos pais/ou responsáveis pelo aluno, conforme modelo disponível no site da Diretoria de Ensino de Limeira. Se o aluno, durante a permanência nas aulas regulares, necessitar de um profissional “Cuidador” para ações de independência referente à locomoção, mobilidade, coordenação, higiene pessoal e alimentação, o Diretor de Escola deve requisitar este serviço enviando documentação completa em conformidade ao disponível no site da D.E.

· No caso do aluno ser D.I.- Deficiente Intelectual–  O responsável pelo aluno deve providenciar a Avaliação Psicológica e a escola deve realizar a Avaliação Pedagógica, cujo modelo encontra-se no Anexo I da Instrução da CGEB de 14/01/2015- disponível no site da D.E.). O aluno deverá ser encaminhado pelo Diretor de Escola para uma Sala de Recursos, caso necessite de acompanhamento pedagógico suplementar. A oferta deste serviço deve ser registrada em documento próprio elaborado pela escola, e apresentar a anuência dos pais/ou responsáveis pelo aluno, conforme modelo disponível no site da Diretoria de Ensino de Limeira. Se o aluno nas aulas regulares necessitar de um profissional “Cuidador” para ações de independência referente à locomoção, mobilidade, coordenação, higiene pessoal/bucal e alimentação, o diretor deve requisitar este serviço enviando a documentação completa em conformidade ao disponível no site da D.E. No caso do aluno estar indicado como deficiente intelectual na Secretaria Digital da SEE (SED) e não constar nenhuma avaliação psicológica em seu prontuário, mas o aluno já frequenta os serviços da educação especial, esta Diretoria orienta que continue o atendimento.

ATENÇÃO: Em todos os casos, aos alunos que não possuam os documentos acima elencados de acordo com sua deficiência (laudos, avaliações…), o Diretor de Escola deve notificar, por escrito, aos respectivos responsáveis pelo aluno sobre a necessidade e urgência da providência dos documentos, específicos de cada área da deficiência. Se possível, ajudar o responsável com encaminhamentos aos órgãos que possam auxiliar nesta aquisição (Posto de Saúde, Conselho Tutelar, CREAS, CRAS, CAPSi, ou ainda outros Órgãos de proteção à criança e/ou adolescente). O aluno deve estar com todos os documentos arquivados na secretaria na escola em que se encontra matriculado (das aulas regulares) e, uma segunda via, na escola da sala de recurso-AEE, documentos estes anexados em seu prontuário para atendimento da legislação vigente (Resolução SE 68/2017).

 (Equipe da Educação Especial)

 

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino


COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO I DERLIM DE 02.05.2019

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Remanejamento de Kits Escolares

Informamos que a previsão para conclusão das entregas dos Kits de Fund. I e II está para o dia 10/05/2019 em todo Estado. (Kits Ensino Médio, entregas concluídas).

A fim de atender solicitação do CESAP, com prazo para hoje, visando medidas necessárias para o pleno atendimento do aluno, solicitamos que as unidades escolares constantes do anexo confirmem a quantidade de kits faltantes e a sobra, após o remanejamento realizado pela Diretoria de Ensino.

Pedimos que a referida confirmação seja encaminhada hoje, até às 15h, visando o atendimento ágil das complementações e atendimento ao CESAP.

Destacamos ainda, a importância da baixa no sistema de recebimento dos Kits, realizando os seguintes procedimentos:

     Baixas de recebimento dos Kits e informar irregularidades.

Para confirmar o recebimento dos kits é necessário acessar o site do Material Escolar 2019, utilizando somente o INTERNET EXPLORER. Clique em “Dar baixa e informar irregularidades no recebimento”.

 

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino