COMUNICADO DERLIM DE 16.02.2018
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE
Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Estágio Probatório – QM 2013
Prezados Diretores,
Conforme determinação dos Órgãos Centrais, solicitamos a ciência e providências urgentes.
Recomendamos dar ciência inequívoca aos interessados como forma de se resguardar de possível apuração de responsabilidade.
As pendências deverão estar concluídas até o dia 20/02/2018.
Segue as pendências verificadas no GDAE:
ESCOLA |
PROFESSOR |
ETAPAS PENDENTES GDAE |
01 – ARY LEITE PEREIRA |
POLIANA JOSIE PIZANI CASTELLUCCI |
FINALIZAR AS 3 ETAPAS. |
02- JANUÁRIO SYLVIO PEZZOTTI |
MICHELE CRISTINE LOPES |
ETAPA 3 – ANEXO 6 E 7 |
03- LÁZARO DUARTE DO PÁTEO |
NADJA PREVIDE |
FINALIZAR TODAS AS ETAPAS |
04- MANUEL ALVES CONEGO |
JANAINA OLIVIA DA SILVA CECHET |
PROFª INFORMAR CIÊNCIA A6 E A7 |
05- MARCELO DE MESQUITA |
THAIS NAYARA DA COSTA LIMA |
FINALIZAR TODAS AS ETAPAS |
06- MICHEL ANTONIO ALEM |
CRISTIANE CRISTINA BORGES SARTORI |
ENCAMINHAR PARA DIRETORIA DE ENSINO TODAS AS ETAPAS PARA QUE SEJA AUTUADO PROCESSO. SÓ ASSIM A DE CONSEGUIRÁ FINALIZAR O ANEXO 7 |
07- OCTÁVIO PIMENTA REIS |
DANIELA PATRÍCIA FERNANDES |
NÃO CONSTA PROCESSO NESTA DE. IMPRIMIR DO GDAE E ENCAMINHAR COM URGÊNCIA PARA QUE A DE FINALIZE O ANEXO 7. A ESCOLA DEVERÁ AVALIAR TODAS ETAPAS E A PROFª INFORMAR CIÊNCIA. A PROFª DEVERÁ INFORMAR CIÊNCIA DO ANEXO 7 |
08- OSCAR DE ALMEIDA |
MARA PEDRAZZA |
SEM PROCESSO NESTA DE. ENCAMINHAR COM URGÊNCIA PARA QUE A DE FINALIZE O ANEXO 7. A PROFª DEVERÁ INFORMAR CIÊNCIA DO ANEXO 7 |
09 -PAULO CHAVES |
PAULA SILVESTRIN |
FINALIZAR ANEXO 6 E 7 DA 3ª ETAPA |
10- SEVERINO TAGLIARI |
HAIRE CONRAD DE OLIVEIRA |
ETAPAS 1 E 2 – RESOLVIDO. NÃO ABRE A 3ª FASE. A DE ENTRARÁ EM CONTATO COM A COMISSÃO CENTRAL |
11- DOM TARCÍSIO ARIOVALDO DO AMARAL |
DAVES GIOVANNI BERTOLINI |
FINALIZAR ANEXOS 6 E 7 DA 3ª ETAPA |
12- DOM TARCISIO ARIOVALDO DO AMARAL |
TATIANE DE OLIVEIRA TELLES |
FINALIZAR ANEXOS 6 E 7 DA 3ª ETAPA |
13- ARMANDO FALCONE |
MEIRE REGINA DE LIMA OLIVEIRA |
A PROFª DEVERÁ INFORMAR CIÊNCIA DOS A6 E A7 |
14– IRMÃ M. DE STO. INOCÊNCIO IMA |
RENATA MORAES DO NASCIMENTO |
NÃO CONSTA PROCESSO NESTE DE. IMPRIMIR E ENVIAR CÓPIA PARA DE. AVALIAR AS ETAPAS E INFORMAR CIÊNCIA PARA A PROFª |
15. PEDRO RAPHAEL DA ROCHA |
ANDREA GALHARDI DE OLIVEIRA CRIONI |
NÃO CONSTA PROCESSO NESTE DE. IMPRIMIR E ENVIAR CÓPIA PARA DE. AVALIAR AS ETAPAS E INFORMAR CIÊNCIA PARA A PROFª |
Qualquer dúvida, entrar em contato com o Supervisor de Ensino Rogério Giovanni – QM 2013, em seu plantão, às sextas–feiras.
Equipe de Estágio Probatório
2. Assunto: Língua Espanhola 2018
Aos Diretores das Unidades Escolares Estaduais
Em cumprimento ao contido na Lei Federal nº 11.161 de 05/08/2005, que dispõe sobre o ensino de Língua Espanhola, continuará vigendo, nas unidades escolares que mantém o ensino médio, a oferta de cursos desse idioma destinados em caráter facultativo e exclusivo, a alunos de 1ª série deste nível de ensino.
Objetivando orientar as equipes escolares sobre os procedimentos a serem implementados em 2018, segue o seguinte cronograma de atividades:
- Consultar por escrito, os alunos da 1ª série do Ensino Médio Regular, sobre o interesse em cursar a Língua Espanhola em 2018, lembrando que as turmas de Língua Espanhola deverão ser organizadas nas pré ou pós-aulas ou mesmo aos sábados;
- Organização das turmas de 05/02/2018 a 23/02/2018;
- Encaminhar impreterivelmente à Diretoria de Ensino até 27/02/2018, ofício solicitando autorização de funcionamento das turmas, Planilha do Ensino de Língua Espanhola, propostas de funcionamento das turmas de alunos e da quantidade das aulas a serem oferecidas (Anexo I);
- Acrescentar, na Parte Diversificada da 1ª série das Matrizes Curriculares do Ensino Médio Regular, períodos diurno e noturno, objeto dos anexos IV e VI da Resolução SE 81 de 16/12/2011, retificada em 22/12 e 28/12/2011, a disciplina de Língua Espanhola, com carga horária de 02 (duas) aulas semanais, sem compor o total carga horária da série, acompanhada de asterisco e da observação no rodapé da oferta de curso de matricula optativa e ministrada em horário diverso.
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto Orientação e cronograma para aplicação dos Mapas de Sondagem
Tendo em vista a continuidade das ações do Programa Ler e Escrever, em 2018, e a necessidade da realização de uma avaliação diagnóstica sistemática das hipóteses de escrita dos alunos dos Anos Iniciais, durante o ano letivo, segue o cronograma de aplicação e digitação dos Mapas de Sondagem.
Os Mapas de Sondagem devem ser digitados no site do Programa Ler e Escrever, no link http://mapaclasse.fde.sp.gov.br/
Há informações importantes sobre a Sondagem de hipótese de escrita, que podem auxiliá-los na realização e sistematização das sondagens, no Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor Alfabetizador – 1º ano (pp. 26 – 28, 4ª edição; segue anexo II).
2. Assunto: Concurso de Vídeos Dorina Nowill: Um Mundo Além das Barreiras
A Fundação Dorina Nowill para Cegos e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo tem como o objetivo estimular o conhecimento de estudantes da rede estadual de São Paulo sobre a deficiência visual, inclusão de pessoas com deficiência e a história de pessoas que lutaram por esta causa como Dorina de Gouveia Nowill, que em 2019 completaria 100 anos se estivesse viva, por meio do concurso de vídeos “Dorina Nowill: um mundo além das barreiras”.
A premiação pretende valorizar os trabalhos dos estudantes que abordem a história de Dorina Nowill na luta da inclusão de pessoas com deficiência visual na sociedade. Tal iniciativa a importância da inclusão de pessoas cegas ou com baixa visão no Brasil e no mundo.
As orientações para as inscrições poderão ser conferidas no sitewww.educacao.sp.gov.br a partir de 8/2/18.
Em Anexo III, seguem as devidas orientações e o cronograma.
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Escolha de AOE
Segue em Anexo IV, edital de Convocação para Sessão de Escolha de Vagas, do Processo Seletivo Simplificado, de Agente de Organização Escolar/2017.
Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP
Fone 3404.2962/2995/2994/2969 (Carmem) – delimnfp@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Escala de Substituição de Diretor de Escola e Gerente de Organização Escolar
Solicitamos que todas as unidades escolares realizem o envio da grade de substituição do Diretor de Escola e Gerente de Organização Escolar referente ao ano de 2018 / 2020, com vigência no período de 01/03/2018 a 29/02/2020, conforme o Anexo V (MODELO_ESCALA DO BIÊNIO).
No Anexo VI (Substituição de Diretor, GOE), encaminhamos orientações referentes a Escala de Substituição de Diretor de Escola e Gerente de Organização Escolar.
Devem ser providenciados os seguintes documentos:
1.1. Escalas do Biênio 2018 / 2020 – Diretor de Escola
– A escala deve indicar o Diretor Titular (mesmo em condição de afastado em designação da PEI, municipalização ou outros), 1º Substituto e 2º Substituto, obrigatoriamente;
– O 1º e 2º Substituto devem, obrigatoriamente, atender aos seguintes requisitos:
- Possuir mais de 08 anos de experiência no magistério;
- Ser docente Efetivo – Categoria A (poderá ser Categoria F, se designado Vice-diretor de escola);
- Possuir diploma de Pedagogia (a formação curricular do docente deve estar atualizada);
- Se designado Vice-diretor, não incluir na escala Vice-diretor da Escola da Família;
- Se docente, não incluir o mesmo docente que substitui Vice-diretor em designações por períodos fechados, ou seja, o docente na escala de substituição de diretor não substitui vice-diretor;
– A Unidade Escolar deve encaminhar até 10/03/2018 o modelo de Grade do Biênio + Oficio informando os dados dos docentes e os requisitos necessários para substituição (anos do magistério, Categoria…) + Cópia do Diploma de pedagogia.
1.2. Escalas do Biênio 2018 / 2020 – Gerente de Organização Escolar
– Encaminhar o modelo de grade do biênio com o GOE titular;
– 1º e 2º Substituto: possuir certificação de GOE, ainda válida e ativa para os anos de 2018 / 2020.
– A Unidade Escolar deve encaminhar até 10/03/2018 o modelo de Grade do Biênio + Oficio informando os dados do servidor + Cópia da certificação + diploma do Ensino Médio.
1.3. Escalas do Biênio 2016 / 2018
– A unidade escolar deve acessar o sistema PortalNet – Biênio e verificar a Grade ativa no ano de 2016 / 2018;
– Todas as alterações e atualizações de escala ainda pendentes devem ser encaminhadas à Diretoria até 28/02/2018;
– Todas as escalas pendentes devem ser emitidas até 28/02/2018 e encaminhadas à Diretoria, devido a atualização do sistema para a nova escala a opção de emissão das escalas de 2016 / 2018 estarão bloqueadas após essa data.
Atenciosamente,
Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra
Dirigente Regional de Ensino