COMUNICADO DERLIM DE 24.01.2019

COMUNICADO DERLIM DE 24.01.2019 

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Acolhimento

    Prezados Gestores das Unidades Escolares,

    Como é do conhecimento de todos, a primeira ação necessária para o início do ano letivo nas Unidades Escolares é o Acolhimento dos Estudantes e Professores.

    Os estudantes selecionados e formados para serem os Jovens Acolhedores, juntamente com os Grêmios, conduzirão esse processo nas escolas, respeitando as especificidades das etapas e dos programas em que estão inseridos, sejam nas Escolas de tempo parcial ou Integral, Programas de Ensino Integral, Centros de Educação de Jovens e Adultos, Educação Prisional, Especial, Indígena ou Quilombola, Fundação Casa, entre outros contextos.

    Como suporte, o Departamento de Desenvolvimento Curricular e de Gestão da Educação Básica (DEGEB) reencaminhou o Documento Orientador Acolhimento 2019 com os links revisados (anexo I).

    As ações deverão ser organizadas por meio de plano de ação, das atividades desenvolvidas em cada período, encaminhando ao e-mail: delim@educacao.sp.gov.br,  até 01/02/2019 ao Supervisor de Ensino e PCNP responsáveis pela unidade escolar.

 

Acolhimento

Planejamento

Realização

Escolas de tempo parcial, EJA, Prisional, Indígena, Quilombola e Fundação Casa

Até 1º/02/2019

04/02/2019

Escolas PEI 2012 a 2018

Até 1º/02/2019

04 e 05/02/2019

Escolas PEI ingressantes em 2019

Até 1º/02/2019

04 a 08/02/2019

Escolas Tempo Integral – ETI

Até 1º/02/2019

04 e 05/02/2019

    

     Solicitamos as unidades escolares que registrem (fotos) as atividades do acolhimento dos dias 04 e 05/02/2019, encaminhando no máximo 04 fotos por UE, ao Núcleo Pedagógico,  e-mail: delimnpe@educacao.sp.gov.br , até o dia 07/02/2019.  

 

2. Assunto: Bolsa de Estudos MEXT 2019 para professores – até 22/02

    O Consulado Geral do Japão em São Paulo informa que estão abertas, até 22/02/2019, as inscrições para o processo seletivo da Bolsa de Estudos do Governo Japonês (MEXT), voltadas para o aperfeiçoamento de professores.

    A Bolsa de Estudos oferece:

     – Oportunidade de aprofundar os conhecimentos de língua, literatura e cultura japonesa em uma Universidade japonesa;

    – Passagem de ida e volta;

    – Auxílio mensal de ¥ 143.000 (ienes);    

    – Isenção de taxas escolares.

    Duração do Curso:

    – 1 ano e 6 meses (embarque previsto: outubro de 2019).

    Requisitos Mínimos:

    – 5 anos de experiência como educador(a);

    – Estar em exercício;

    – Ter até 34 anos de idade;

    – Nível universitário ou magistério;

    – Fluência em língua inglesa ou japonesa.

    Processo Seletivo:

    – Exame escrito de língua inglesa e japonesa: 27 de fevereiro de 2019 (horário a definir) – para fins do processo seletivo, será considerado o exame com a maior nota;

    – Entrevista: 1º de março de 2019 (horário a definir).

Para maiores informações, copie e cole o seguinte link https://www.sp.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/bolsa1_treinamento_professores_info.html no navegador Google Chrome ou entre em contato com Ana Joaquina Simoes Sallares de Mattos Carvalho (ana.sallares@educacao.sp.gov.br)

  

3. Assunto: Materiais de Apoio ao Currículo – Programa São Paulo Faz Escola

     Tendo em vista a homologação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental e Médio; o encerramento da vigência da edição dos materiais de apoio ao currículo do Programa São Paulo Faz Escola e a construção, ao longo de 2018, de uma nova proposta curricular para o Estado de São Paulo, informamos que, no presente ano letivo de 2019, o Caderno do Aluno do Programa SP Faz Escola não será distribuído.

     Ressaltamos que tanto as Unidades Escolares como as Diretorias de Ensino estão impedidas, neste momento, de promover qualquer tipo de desfazimento dos referidos cadernos, devendo aguardar orientação expressa dos órgãos centrais sobre a reutilização/destino de eventuais excedentes de Reserva Técnica.

     Assim, solicitamos a todas as Diretorias de Ensino que possuam em sua jurisdição municípios conveniados ao Programa de Integração Estado/Município – Programa São Paulo Faz Escola que os informem sobre a não distribuição desses Cadernos.

     Em breve, serão encaminhadas novas orientações/disposições relativas a este período de transição, bem como sobre a oferta de material de apoio aos alunos e professores.

  

4. PNLD: Procedimentos para o Processo de Desfazimento de Livros Didáticos

    Com base no Artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e nos Artigos 4º e 7º do Decreto Federal 9.009/17, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é executado em estrita observância aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Nesse sentido, os livros didáticos ofertados pelo PNLD, material imprescindível no processo de ensino e aprendizagem, são destinados aos alunos.

     Durante seu período de validade, o livro deve ser conservado e preservado para utilização no ano letivo seguinte. No ano letivo em que se encerra a sua validade, ele pode ser deixado com o aluno em definitivo.

     Assim, preservando a sustentabilidade ambiental e social, recomendamos que sejam desenvolvidas ações de reciclagem para o reaproveitamento dos livros ou o descarte do material com prazo vencido em posse das Unidade Escolares. Lembramos, também, que ações voltadas para a sustentabilidade fazem parte dos fundamentos do PNLD e desta Secretaria de Estado. No caso dos livros que estejam totalmente inutilizáveis ou eventuais excedentes oriundos da manutenção de Reserva Técnica, sugerimos o desenvolvimento de uma política sustentável e que seja adotada uma alternativa para o desfazimento desse material. Assim, uma vez encerradas as alternativas de reciclagem, o desfazimento deve obedecer à norma estabelecida pela Resolução 83/13 (anexo II).

   

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br

 

Núcleo de Administração – NAD

Fone 3404.2947 (Patrícia) – delimnad@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Fogão para Remanejamento

A EE Paulo Chaves, município de Limeira, precisa de um fogão de 02 ou 06 bocas para atender a merenda escolar, caso alguma escola tenha para remanejar entrar em contato com Patricia pelo tel. (19) 3404-2947.

     Lembrando que a retira do fogão ficará por conta da escola solicitante. 

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Associação de Professor na Classe

     Informamos que deverão aguardar orientações sobre Associação de Professor Afastado pelo Artigo 22.

 

 


CUMPRIMENTOS:

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Graco Paulo Visioni Casetto, Executivo Público – 25/01 (sexta-feira)

– Marcela Soares Polato Paes, Executivo Público – 25/01 (sexta-feira)

 

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino


COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO I DERLIM DE 24.01.2019 

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

 

NÚCLEO DE APOIO – NA

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2985/2986 (Graco/Marcela) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Agenda de Videoconferência

    Relembramos informação contida no COMUNICADO DERLIM DE 23.01.2019.

Data

Horário

Curso/Tema

Público Alvo

Localidade

24/01/2019

10h00 às 12h00

Compras de Produtos Hortifrutigranjeiros – 2019

Diretores de Escola – dos municípios de Cosmópolis e Limeira

Por Streaming:www.rededosaber.sp.gov.br

Interação e-mail:faleconosco@rededosaber.sp.gov.br

 

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino

 


COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO II DERLIM DE 24.01.2019 

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto:  Diplomas de Pedagogia

    Retransmitimos a solicitação contida nos COMUNICADO DERLIM DE 21.01.2019 e 22.01.2019.

    Solicitamos o preenchimento do quadro em anexo I com os dados de todos os servidores da unidade escolar que possuam Diploma de Pedagogia.

    Para os casos em que o Diploma tenha sido registrado pela Universidade de Iguaçu – UNIG, além de inserir na planilha, favor digitalizar o referido Diploma e enviar ao e-mail: delimcrh@educacao.sp.gov.braté o dia 23/01/2019, às 12h00.

Tendo em vista a informação acima, informamos que ainda não enviaram a planilha dos Diplomas de Pedagogia as seguintes unidades escolares:

– EE. Antonio Alves Cavalheiro

– EE. Armando Falcone

– EE. Dom Idilio José Soares

– EE. Januario Sylvio Pezzotti

– EE. João Baptista Gazzola

– EE. José Amaro Rodrigues

– EE. Lidia Onelia K.A.Crepaldi

– EE. Margarida Paroli Soares

– EE. Maria Carmem Codo Jacomini

– EE. Pedro Raphael da Rocha

– EE. Zita de Godoi Camargo

As escolas PEI que ainda não enviaram, favor verificar se a unidade de classificação informou os designados, caso positivo enviar informando que a classificação já informou.

– EE Arlindo Silvestre

– EE. Chanceler Raul Fernandes

– EE. José Ferraz S.Penteado

– EE. Marciano de Toledo Piza

     Observação.: Encaminhamos no anexo II, publicação contendo os nomes das pessoas que tiveram o registro de seus diplomas de Pedagogia cancelados, da Universidade Iguaçu – UNIG, para conhecimento e consulta e, havendo algum servidor de sua unidade escolar enviar ou reenviar a planilha, anexo I.

 

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino