COMUNICADO DERLIM DE 17.07.2019

COMUNICADO DERLIM DE 17.07.2019

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Programa de Inovação em Educação Conectada

    Retransmitimos Comunicado DETEC/CITEM 004/2019 – Programa de Inovação em Educação Conectada.

Prezado(a) Diretor(a),

 

Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, em parceria com o Ministério da Educação, está fazendo parte do Programa de Inovação em Educação Conectada com o objetivo de fomentar a incorporação de tecnologia e inovação nas escolas por meio de oferta de conexão à internet, conteúdos educacionais digitais e formação de profissionais

Para que o programa se torne realidade e impacte positivamente o nosso dia-a-dia, é necessária a colaboração de toda a rede estadual paulista.

Assim, neste primeiro momento, solicitamos para que todas as equipes de gestão escolar respondam ao questionário do Guia EduTec, uma ferramenta de planejamento da Plataforma PDDE Interativo que permitirá avaliar o quanto a tecnologia está presente na rede de ensino, em relação à formação, aos recursos educacionais digitais e a infraestrutura. 

O Diretor da escola deverá inserir seu CPF e Senha ao lado esquerdo do site principal. Neste local existe o botão de “Esqueceu a Senha” para aqueles que não recordam da senha de acesso e o botão de “Solicitar Cadastro” para aqueles que por acaso ainda não possuem acesso a Plataforma PDDE.

Solicitamos que as escolas preencham o questionário até o dia 24 de Julho.

 Para quaisquer dúvidas, entrar em contato através do comunica.detec@educacao.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 3351-6221.

Certos de sua colaboração, permanecemos à disposição para demais esclarecimentos.

Atenciosamente.

DETEC – Departamento de Tecnologia de Sistemas

CITEM – Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidencia e Matrícula.

NÚCLEO DE APOIO – NA

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2985/2986 (Graco/Marcela) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Curso – Educando para Boas Escolhas Online

     Solicitamos especial atenção ao boletim nº 1. Anexo I.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Agenda de Formações – Plano MMR – Diretoria de Ensino da Região de Limeira

     Informamos que se encontra disponível no site da Diretoria de Ensino da Região de Limeira (https://delimeira.educacao.sp.gov.br/) a agenda de formações previstas para o segundo semestre, conforme cronograma do Plano de Melhorias desta Diretoria de Ensino. Solicitamos que as unidades escolares se programem e organizem as suas respectivas agendas para que as mesmas estejam alinhadas com a da Diretoria de Ensino.

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

 

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM

Fone 3404.2978/2991 (Andréia) – delimnrm@educacao.sp.gov.br

 

 1. Assunto: Questionário Dependências Climatizadas

    Solicitamos a todas as escolas que preencham na SED no Cadastro de Escolas o questionário climatização. Este questionário tem como objetivo o levantamento de dados das dependências climatizadas no âmbito escolar.

     Conceitos: salas de aula climatizadas (ar-condicionado, aquecedor ou climatizador)

    Entende-se como salas de aula climatizadas as condições das salas quanto à existência de equipamentos em funcionamento (ar-condicionado, aquecedor ou climatizador) para manter a temperatura da sala agradável. Anexo II segue tutorial

     Prazo para o preenchimento: 19/07/19 (sexta-feira).

     Em caso de dúvida entrar em contato com o Centro de Informações Educacionais/Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula.

CUMPRIMENTOS:

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Liliane Farkas Fegadolli, Supervisora de Ensino – 18/07 (quinta-feira)

 

Atenciosamente,

Luísa Valentim

Dirigente Regional de Ensino

 


COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 17.07.2019

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Atribuição de aulas – SEGUNDO SEMESTRE – 2019 – Novas Orientações

Senhores Diretores,

Conforme Boletins CGRH de 15 e 16/07/2019, esta Comissão de Atribuição de Classes e Aulas encaminha novo cronograma e orientações referentes a atribuição de aulas do segundo semestre de 2019, a saber:

 

A – Assunto: Atribuição de aulas julho – 2019 

A Comissão de Atribuição de Aulas orienta que as classes/aulas que estiverem disponíveis e as que irão surgir até 29/07/2018 em razão de designação/exoneração/aposentadoria ou afastamento de professor deverão estar disponíveis na Unidade Escolar para serem atribuídas a partir dia 22 de julho de 2019, conforme cronograma abaixo.

Recomendamos que, no caso de designações ou afastamentos a qualquer título que venham a ocorrer até 29 de julho, o Diretor deverá solicitar ao professor declaração de próprio punho de que realmente irá se afastar a partir desta data, evitando-se assim atribuição indevida.

B –  Cronograma de atribuição de aulas e Procedimentos quanto ao saldo de aulas :

    Observação: as aulas atribuídas nesse período terão consignação de carga horária em 29/07/2019. 

1) Dia 22 de julho (manhã – 8h00- Unidade Escolar – Fase 1) – Somente U.E. com EJA.

As escolas deverão, em nível de Unidade Escolar, atribuir as aulas de EJA para atendimento obrigatório da Constituição/composição de jornada e carga suplementar do docente efetivo, bem como composição de carga horária de opção dos docentes não efetivos (Categoria F) e  carga horária dos contratados, de acordo com item I, Fase 1, do Artigo 29 da Resolução SE nº 71/18, isto é, para docentes efetivos, categoria F da Unidade Escolar e contratados.

– O docente, parcialmente atendido na unidade escolar, efetivo ou Categoria F e contratado, caso queira continuar a constituir com EJA, poderá tentar constituir, EXCLUSIVAMENTE COM EJA, na Diretoria de Ensino (caso não tenha turmas de EJA na unidade escolar). Este docente efetivo, não efetivo (categoria F) e contratado que não foi atendido deverá participar da atribuição de aulas que acontecerá no dia 22 de julho de 2019, as 13h30, em nível de Diretoria de Ensino.

– Documentos a serem apresentados pelo professor na atribuição DE:

1. inscrição docente 2019, com data de impressão posterior a 28/01/2019;

2. Horário de trabalho docente (modelo oficial), com todas aulas atribuídas ao professor na unidade escolar, destacando a jornada ou carga horária de opção do mesmo (caso tenha dois DI, encaminhar os horários separadamente).

– Na hipótese de inexistência de aulas de EJA em nível de unidade escola, os docentes, que não queiram participar da atribuição da EJA em nível de Diretoria de Ensino, poderão solicitar,por escrito, a aplicação do artigo 31 da Resolução SE 71/2018, quanto ao procedimento de retirada de classe ou de aulas livres de outro docente, pela ordem inversa à da classificação;

– No dia 22/07/2019, até as 12h00, enviar saldo de aulas da EJA para saldo.aula@gmail.comde todas as disciplinas para atribuição em nível DE.

Esclarecemos:

– O docente efetivo, categoria F, ou Categoria O classificados em outra escola e em exercício na Unidade Escolar, com aulas exclusivamente de EJA, caso venha a perder as aulas, perderá o vínculo e deverá concorrer em nível de Diretoria de Ensino; 

 

2) Dia 22 de julho (tarde – 13h30 – Diretoria de Ensino – Fase 2) – Somente para aulas de EJA:

Local: na Diretoria de Ensino de Limeira, a rua Cesariano Ferreira, 145, Vila Piza, na, Rede do Saber da DERLim, piso superior.

Atendimento obrigatório de Constituição/composição de jornada e carga suplementar do docente efetivo, bem como composição de carga horária de opção dos docentes não efetivos (Categoria F) e contratados que perderam aulas de EJA e optaram por participar da atribuição em nível DE de acordo com item II, Fase 2, do Artigo 29 da Resolução SE nº 71/18;

Dia 22/07/2019 – retirada do saldo de aulas pela unidade Escolar, no protocolo da Diretoria de Ensino até as 17h00;

 

3)  Dia 23 de julho (manhã – 8h00- Unidade Escolar):

Todas as aulas disponíveis na unidade escolar (regular e EJA) poderão ser atribuídas de acordo com o artigo 29 da Res. SE 71/2018, a todas categorias e faixas funcionais vinculadas a unidade (classificados e em exercício – intercalando de acordo com o artigo 29);

– Dia 23 de julho, até as 12h00encaminhar todo saldo de aula (regular e EJA remanescentes) para Diretoria de Ensino para publicidade no site da DERLim.

 

Atenção:

–  Ordem Inversa – Efetivo: Caso não se concretize a constituição de jornada do Efetivo a Direção da unidade deverá encaminhar ofício para retirada de aulas na ordem inversa à Diretoria de Ensino até as 12h00 (conforme orientação e modelo encaminhado em 01/02 – Comunicado extraordinário e Comunicado de 08/02/2019), de forma a ser atendido antes do início do segundo semestre.

 Observação: Comunicar, por escrito, aos professores que necessitarem da retirada de aulas na ordem inversa em nível DE para constituição obrigatória de sua jornada, que a mesma será atribuída no dia 24/07/2019, no período da tarde. Portanto, neste período, o professor deverá ficar de sobreaviso para o contato da Comissão de atribuição, a ser realizado em seu telefone ou celular indicado no ofício encaminhado pela U.E, para comparecimento a Diretoria de Ensino.

– Quanto à categoria F, cuja carga de opção ainda não foi composta, após a retirada na ordem inversa na unidade escolar, este deverá participar da atribuição de aulas em nível DE no dia 25/07/2019;

 

4)    Dia 25 de julho, a partir das 8h30 (manhã e tarde), atribuição das aulas remanescentes aos docentes efetivos, categoria F, categoria O, candidatos à contratação e Cadastro Emergencial, na EE Castello Branco à Rua Piauí, 472, Vila São Cristóvão, Limeira, conforme cronograma (Anexo I).

 

5)  Saldo de aulas remanescentes que retornarem à Unidade Escolar após a     atribuição em nível de Diretoria de Ensino deverão ser ministradas por docentes eventuais até a próxima atribuição de aulas fase UE. e Fase DE.

 

C – Atribuição de aulas da EJA – 2º semestre – reiterando:

Conforme Resolução SE nº 71/2018, orientamos que:

1. Os docentes categoria efetivo, F ou O que tinham aulas atribuídas de EJA no 1º semestre, deverão participar da atribuição em nível de Unidade Escolar para composição de jornada, carga suplementar, aumento ou composição de carga horária, isso também se dá com aqueles que estavam apenas em exercício na UE completando jornada ou carga horária e com sede de classificação em outra Unidade Escolar, que não perderam o vínculo, ou seja, que não possuíam apenas aulas de EJA na unidade. O professor cujo vínculo seja apenas de EJA, ao perder aulas de EJA perde o vínculo com a U.E e deve participar da atribuição em nível DE

2. Na situação em que ocorra diminuição de classes na Unidade Escolar, lembrar que o docente efetivo tenha redução na jornada, caso queira constituir exclusivamente com EJA e não haja na unidade escolar, o Diretor deve encaminha-lo para atribuição em nível de Diretoria de Ensino. Caso  não queira participar em nível de Diretoria de Ensino  e ainda não tenha constituído a jornada, o professor deve solicitar, por escrito, ao Diretor, retirada, na unidade escolar, de aulas na ordem inversa de docentes categoria O, categoria F, carga suplementar de efetivo e Artigo 22, nas disciplinas específicas, não específicas de sua licenciatura e disciplinas de outra licenciatura para atendimento a esse docente efetivo pela ordem de classificação (do menor pontuado para o maior), de acordo com o artigo 31 da Resolução SE 71/2018.

3. Na situação em que ocorra diminuição de classes na Unidade Escolar, lembrar que caso o docente Categoria F tenha redução na sua carga horária de opção (consultar inscrição), realizar o mesmo procedimento, caso queira constituir exclusivamente com EJA e não haja na unidade escolar, o Diretor deve encaminha-lo para atribuição em nível de Diretoria de Ensino no dia 22/07/2019. Caso não queira participar para aulas de EJA em nível DE o professor deve solicitar, por escrito, ao Diretor a retirada de aulas na ordem inversa de docentes categoria O de disciplinas específicas e não específicas e disciplinas de outra licenciatura para atendimento pela ordem de classificação. Persistindo o não atendimento a jornada de opção, participar da atribuição no dia 25/07/2019 em nível de Diretoria de Ensino.

Resumindo:

22/07/2019: manhã – 8 h00 – U.E. – Somente EJA;
22/07/2019: tarde – 13h30 – DE. – Somente EJA;
23/07/2019:  manhã – 8h00 – U.E. – todas as aulas;
24/07/2019: Tarde – atribuição na ordem inversa em nível DE;
25/07/2019: manhã e tarde – DE – todas as aulas de acordo com cronograma encaminhado (anexo I).

Comissão de Atribuição de Aulas

 

Atenciosamente,

Luísa Valentim

Dirigente Regional de Ensino