COMUNICADO DERLIM DE 27.03.2018
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE
1. Assunto: Educação Especial – Levantamento de Alunos Autistas Matriculados nas Escolas Regulares de Educação Básica
Retransmitimos Comunicado DERLIM do dia 20/03/2018.
Prezado (a) Professor (a) Coordenador (a):
Para fins de atendimentos a futuras parcerias da SEE, solicitamos que todos os Professores Coordenadores, de todas as escolas da Diretoria de Ensino da Região de Limeira, promovam um levantamento dos alunos Autistas (TEA – Transtorno do Espectro Autista) matriculados em 2018.
No período de 02 a 06 de abril de 2018, solicitamos que entreguem, no Protocolo da DERLim, aos cuidados da Equipe de Educação Especial, ofício assinado pela Direção da Escola, informando o número de alunos TEA matriculados na escola e detalhando com: relação nominal, número de RA, data de nascimento, ano/série matriculado e em anexo ao ofício, os laudos médicos, com CID específico de TGD/TEA, acompanhado da consulta impressa do cadastro do aluno no Sistema SED da SEE/SP.
Caso a escola não possua alunos autistas matriculados, apenas devem encaminhar OFÍCIO NEGATIVO, com o título: LEVANTAMENTO DE ALUNOS AUTISTAS MATRICULADOS NAS ESCOLAS REGULARES.
Desde já agradecemos o costumeiro empenho dos gestores educacionais.
A Equipe DERLim de Educação Especial.
NÚCLEO DE APOIO – NA
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2985/2986 (Graco/Marcela) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Agenda de Videoconferência
Data
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Horário
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Curso/Tema
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Público Alvo
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Localidade
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28/03/2018
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Das 09h00 às 12h00
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Acolhimento dos Diretores de Escola Ingressantes
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Supervisores de Ensino e Diretores de Escolas Ingressantes
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Sala de Videoconferência
Rede do Saber
Rua Cesarino Ferreira, 145 V. Piza.
Limeira – SP
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NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Parlamento Jovem Brasileiro 2018
Informamos que as inscrições para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2018 terão início no dia 28 de março e irão até 28 de maio. O PJB é uma oportunidade para que jovens do Ensino Médio de todo o país possam experimentar a jornada de trabalho dos deputados federais, com a diplomação, posse e exercício do mandato como “Deputados Jovens”, durante cinco dias, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os custos com a viagem, hospedagem e alimentação serão subsidiados pela Câmara dos Deputados.
O grande objetivo do PJB é fomentar nas escolas a discussão de temas como política, cidadania e participação popular, entre outros, tais como:
• Possibilitar aos estudantes selecionados a vivência do papel do Deputado Federal, desde o processo de elaboração das leis até seu debate e aprovação/rejeição, promovendo a reflexão e a construção conjunta de soluções possíveis para questões nacionais;
• Propiciar aos jovens brasileiros a oportunidade de conhecer a rotina dos trabalhos legislativos na Câmara dos Deputados, difundir o processo democrático e despertar para a reflexão crítica e a participação política.
• Difundir os conhecimentos sobre o papel do Legislativo entre os estudantes de Ensino Médio;
• Gerar iniciativas de educação para a democracia nas escolas, em âmbito nacional;
• Incentivar o olhar crítico dos jovens para os problemas vivenciados em sua realidade;
• Promover a reflexão sobre democracia e cidadania dos jovens participantes;
• Desenvolver habilidades de argumentar, debater e buscar o consenso;
• Desenvolver valores de respeito à diversidade, ética, inclusão, tolerância e busca do bem comum.
CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO
• Ter entre 16 e 22 anos até 31/12/2018 (ou seja, só podem participar do PJB quem nasceu entre 1996 e 2002);
• Estar matriculado(a) e frequentando regularmente a 2ª ou 3ª séries do Ensino Médio, em escolas públicas ou particulares, ou matriculado no 2º, 3º ou 4º anos do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio;
• Não ter participado como “Deputado Jovem” em nenhuma outra edição do PJB.
Para participar, acesse a Ficha de Inscrição na página do PJB, no Portal da Câmara dos Deputados (www.camara.leg.br/pjb) e preencha com atenção e de forma completa todas as informações. Anexe os seguintes documentos à sua Ficha de Inscrição:
1. Projeto de lei elaborado por você.
2. Cópia de documento de identidade válido e legível;
3. Termo de autorização do responsável, devidamente assinado, caso você tenha menos de 18 anos. O modelo do Termo de Autorização está disponível no site juntamente com a Ficha de Inscrição; 4. Declaração de que está matriculado(a) regularmente no Ensino Médio/Técnico. Atenção, peça à Unidade Escolar que emita uma declaração de matrícula com a data provável de conclusão do Ensino Médio.
Os documentos devem ser encaminhados até o dia 28/05 exclusivamente para o e-mail saopaulo.pjb2018@gmail.com
CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO
A equipe responsável pelo programa selecionará 44 Projetos de Lei mediante análise dos critérios listados na Tabela 1. Para cada um dos 3 critérios, uma nota de 0 (zero) a 3 (três) será atribuída, sendo: 0 (zero): ruim; 1 (um): regular; 2 (dois): bom; e 3 (três): ótimo.
Tabela 1.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NA ETAPA ESTADUAL
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PESO PARA CADA CRITÉRIO
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P1- JUSTIFICAÇÃO DA PROPOSIÇÃO
A justificação ou justificativa é a parte final da proposição em que o candidato a deputado jovem apresenta as razões e os argumentos que justificam a matéria proposta. Nesse quesito, deverá ser avaliada a qualidade o aprofundamento da justificação apresentada.
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3
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P2- RELEVÂNCIA/MÉRITO DA PROPOSIÇÃO PARA A SOCIEDADE
Busca-se avaliar, neste critério, se a proposição apresenta grande valor, relevância, mérito para a sociedade.
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2
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P3- TÉCNICA LEGISLATIVA (ADEQUAÇÃO AO GÊNERO TEXTUAL)
Avalia-se, neste critério, se há adequação ao gênero textual, ou seja, se a proposição apresenta texto estruturado em forma de proposição legislativa, conforme os modelos apresentados no anexo ao Manual de Procedimentos.
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1
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Nota Estadual NE = (NP1 + NP2 + NP3) / 0,18. Em caso de empate, serão utilizados os seguintes critérios, nesta ordem:1. Maior nota no quesito Justificação da Proposição;2. Maior nota no quesito Relevância/mérito da proposição para a sociedade;3. Aluno cursando o último ano do Ensino Médio ou Técnico;4. Maior idade.
Para mais orientações, sugerimos os seguintes links:
• Orientações de como elaborar um Projeto de Lei podem ser encontradas no site da Câmara dos Deputados: https://goo.gl/mgtcLw
• Orientações de como trabalhar o Projeto de Lei em sala de aula podem ser encontradas no site da Câmara dos Deputados: https://goo.gl/zw1QBd
2. Assunto: Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2018
Informamos que o vídeo de divulgação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2018 já está sendo exibido nas principais emissoras de televisão do país! Clique no link e assista ao vídeo de divulgação: http://server22.obmep.org.br:8080/media/servicos/recursos/1467609.o
Lembramos que as inscrições se encerram em 02/04. Para inscrever a sua escola, clique no link a seguir e siga as instruções: http://www.obmep.org.br/selecaoEscola.do
CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF
Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Compras e Serviços – NCS
Fone 3404.2945/2946 (Desiléa) – delimncs@educacao.sp.gov.br
1.Assunto: Avaliação Mensal (Limpeza Terceirizada)
Lembramos a todas as Escolas, com Limpeza Terceirizada, que enviem a Avaliação Mensal (Anexo I) até 02/04/2018, IMPRETERIVELMENTE, aos cuidados de Luciene no e-mail: delimncs@educacao.sp.gov.br
2. Assunto: Avaliação Mensal (Cuidador)
Lembramos a todas as Escolas, com cuidador, que deverão enviar a Avaliação Mensal (Anexo II), até 02/04/2018, aos cuidados de Desiléa, Núcleo de Compras e Serviços, e-mail: delimncs@educacao.sp.gov.br
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Administração de Pessoal – NAP
Fone 3404.2968/2964/2965/2993/2992/2967 (Aline) – delimnap@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Recadastramento
Informamos que, até a data de hoje (27/03/2018), ainda não se recadastraram 59 servidores conforme Anexo III.
Solicitamos que as unidades informem os interessados sobre a necessidade do recadastramento até o dia 31/03/2018, impreterivelmente.
Atenciosamente,
Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra
Dirigente Regional de Ensino