COMUNICADO DERLIM DE 20.03.2018
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE
Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Anexos ao Plano de Gestão/2018
Segue em Anexo I, roteiro para elaboração dos documentos que deverão ser incorporados ao Plano de Gestão da unidade escolar.
Prazo para entrega na Diretoria de Ensino: impreterivelmente até 30/04/2018, em duas vias.
2. Assunto: Material OT “Formação para as Equipes Escolares do Programa de Ensino Integral”
Prezados Diretores
A equipe de formação do PEI da Diretoria de Ensino de Limeira encaminha, conforme acordado, o material da 2ª Orientação Técnica Descentralizada/2018 -” Formação para as Equipes Escolares do Programa de Ensino Integral”, anexo II, realizada nos dias 14 e 15/03.
3. Assunto: Educação Especial – Levantamento de Alunos Autistas Matriculados nas Escolas Regulares de Educação Básica
Prezado (a) Professor (a) Coordenador (a):
Para fins de atendimentos a futuras parcerias da SEE, solicitamos que todos os Professores Coordenadores, de todas as escolas da Diretoria de Ensino da Região de Limeira, promovam um levantamento dos alunos Autistas (TEA – Transtorno do Espectro Autista) matriculados em 2018.
No período de 02 a 06 de abril de 2018, solicitamos que entreguem, no Protocolo da DERLim, aos cuidados da Equipe de Educação Especial, ofício assinado pela Direção da Escola, informando o número de alunos TEA matriculados na escola e detalhando com: relação nominal, número de RA, data de nascimento, ano/série matriculado e em anexo ao ofício, os laudos médicos, com CID específico de TGD/TEA, acompanhado da consulta impressa do cadastro do aluno no Sistema SED da SEE/SP.
Caso a escola não possua alunos autistas matriculados, apenas devem encaminhar OFÍCIO NEGATIVO, com o título: LEVANTAMENTO DE ALUNOS AUTISTAS MATRICULADOS NAS ESCOLAS REGULARES.
Desde já agradecemos o costumeiro empenho dos gestores educacionais.
A Equipe DERLim de Educação Especial.
NÚCLEO DE APOIO – NA
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2985/2986 (Graco/Marcela) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Ensino Integral: Introdução ao Modelo Pedagógico e ao Modelo de Gestão – 1ª Edição/2018
Solicitamos especial atenção ao boletim nº 1. Anexo III.
2. Assunto: Ação Formativa Ensino Integral: Aprofundamento nas Metodologias e Práticas Pedagógicas e de Gestão – 1ª Edição/2018
Solicitamos especial atenção ao boletim nº 2. Anexo IV.
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Relatório de atividades
Reencaminhamos assunto contido no comunicado de ontem, dia 19/03/2018. Considerar este.
Solicitamos aos Professores Coordenadores das unidades escolares, que ao término do semestre encaminhem para a Diretoria de Ensino, e-mail: npedelim@gmail.com relatório das atividades desenvolvidas e cópia da ata de ATPC onde os temas abaixo foram abordados.
Educação para as Relações Étnico-Raciais: Fórum Inter-religioso de SP e Videoaulas sobre Filosofia Africana e Histórias e Culturas Indígenas na Escola
O Núcleo de Inclusão Educacional (NINC) do Centro de Atendimento Especializado (CAESP) apresenta os materiais em vídeo a seguir (todo o material está disponível na Videoteca da Rede do Saber):
• Videoconferência (VC) intitulada Apresentação do Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, que foi realizada dia 20/02/2018 e contou com a participação da Secretaria de Estado da Educação, Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e de lideranças religiosas do próprio Fórum. Essa videoconferência pode subsidiar as atividades dos Educadores Mediadores. Acesso no link: http://www.rededosaber.sp.gov.br/Videoteca/DadosBloco.aspx?id_bloco=2595
• Série de 11 videoaulas “Histórias e Culturas Indígenas na Escola”, com o Prof. Dr. Giovani José da Silva, que abordam assuntos variados relacionados ao universo das culturas indígenas, desde as etnias indígenas em São Paulo até práticas para se trabalhar na sala de aula e sugestões de materiais. Esse material pode subsidiar as atividades dos Professores da Área de Ciências Humanas. Acesso no link: http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=1249
• Série de 3 Videoaulas sobre “Filosofia Africana”, com o Prof. Ms. Edson Eduardo Ramos da Silva, que abordam assuntos sobre a discussão da legitimidade do discurso, a questão do Conhecimento e indicações bibliográficas. Esse material pode subsidiar as atividades dos Professores de Filosofia e de História. Acesso no link: http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=8586
2. Assunto: Projeto “Desafios Matemáticos” 2018
O objetivo do projeto é estimular o desenvolvimento da competência do raciocínio lógico matemático aos alunos dos anos finais do EF e do Ensino Médio. Apresentando um contexto significativo para a potencialização das habilidades cognitivas estruturantes em ambientes colaborativo por intermédio da proposição e resolução de desafios matemáticos.
Encaminhamos em Anexo V e Anexo VI o regulamento 2018 com ajustes e novidades para este ano e PPT da videoconferência realizada em 13/03/2018.
3. Assunto: “Orientação Técnica do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa 2017/2018”
Senhores (as) Diretores (as) de Unidades Escolares com Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
A Dirigente Regional convoca os Professores Coordenadores dos Anos Iniciais para participarem da Orientação Técnica do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa 2017/2018 das Unidades Escolares a seguir:
Unidades Escolares |
Data e Horário |
Local |
|
22 e 23 de março das 9h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h30 |
Local: E.E. “Prof. Antônio de Queiroz” Endereço: Rua Samuel Cheque, 440- Jardim Montezuma – Limeira – SP |
4. Assunto: Curso “Água como Elemento Interdisciplinar do Ensino nas Escolas”
Prezado(a)s Diretores, por favor, divulgar aos interessados.
Informamos que estão abertas as inscrições para o curso “Água como elemento interdisciplinar do ensino nas escolas”, iniciativa da Universidade de São Paulo – USP, por meio da Escola de Engenharia de São Carlos – EESC/USP, em parceria com as Universidades UFAM (Universidade Federal do Amazonas), UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), FPA(Universidade Federal do Pará), UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), UFS (Universidade Federal de Sergipe), UEM (Universidade Estadual de Maringá) e UFPR (Universidade Federal do Paraná), e com apoio da ANA – Agência Nacional de Águas e do PROFCIAMB – Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais.
O curso é gratuito e direcionado a Professores da Educação Básica, bem como profissionais que atuem com ensino em espaços não formais (Museus, Jardins Botânicos, Centros de Ciências) e/ou não escolares.
A carga horária é de 80 horas de ensino a distância distribuídas em 4 meses (sendo 2 meses para os Módulos de 1 a 4 e 2 meses para o Módulo 5), com apoio de tutores, conforme a seguinte organização:
· Módulo 1: Água: consumo sustentável e seus usos múltiplos
· Módulo 2: Situação dos recursos hídricos no Brasil
· Módulo 3: Todos Juntos pela água
· Módulo 4: Casos de sucesso no cuidado com a água
· Módulo 5: Aplicação do Aprendizado – neste módulo, será exigida uma atividade de aplicação dos conceitos vistos nos Módulos anteriores. Esta aplicação poderá ser realizada em espaços formais e não formais de Ensino e/ou não escolares)
PERÍODO DO CURSO: 30/03/2018 até 29/07/2018.
INSCRIÇÕES: até 25/03/2018. Para obter orientações sobre como realizar a inscrição,
acesse o link: https://drive.google.com/file/d/1J3QNmm3D52YQZWlC-cQWVgwNP39PI2UP/view
Abrir uma nova aba da internet, copiar o link e colar.
Em caso de dúvida entrar em contato com a comissão organizadora no e-mail: tiprofciamb@usp.br
Para mais informações acesse o site do curso: http://www.profciamb.eesc.usp.br/noticia/usp-em-parceria-com-7-universidades-abre-inscricoes-para-curso-ead/
Por gentileza, contamos com a sua colaboração e apoio na divulgação deste curso na sua escola.
5. Assunto: Distribuição de livros acessíveis do PNLD 2018
Solicitamos, com a máxima deferência, que informem, o mais breve possível, todas as unidades escolares de sua diretoria sobre a distribuição de livros acessíveis do PNLD 2018. A fim de garantir as condições de aprendizagem dos estudantes com deficiência, os livros do PNLD 2018 – Ensino Médio serão disponibilizados em EPUB 3, uma interface mais intuitiva e compatível com dispositivos como: smartphones, tablets e computadores.
Para tanto, as escolas deverão realizar o cadastro de estudantes no PDDE – Interativo, http://pddeinterativo.mec.gov.br. É necessário informar o nome do estudante, o CPF, a série e o tipo de deficiência. Efetuado o cadastro, o sistema emitirá uma chave de acesso para cada obra disponível, que serão as mesmas adotadas pela escola.
Por meio do link informado na chave de acesso, poderá ser baixado o arquivo de cada uma das obras destinadas aos alunos com deficiência (cego e visão subnormal/baixa visão). O prazo para realizar o cadastro é até 30 de março de 2018.
6. Assunto: Comemorações do Dia Mundial da Atividade Física
A Secretaria de Estado da Educação apresenta sua preocupação com a qualidade de vida de toda a comunidade escolar, apoiando as diferentes ações escolares para a promoção da atividade física regular. Desse modo, a CGEB orienta as Diretorias de Ensino para que incentivem as escolas de sua jurisdição a promoverem um evento de comemoração ao Dia Mundial e Estadual da Atividade Física e, também, ações permanentes visando a prática regular de atividade física.
O evento de comemoração poderá ser realizado na semana compreendida entre 2 e 8 de abril de 2018. Poderão ser planejadas, também, ações permanentes a serem realizadas durante o ano letivo. Essas ações, relativas à prática da atividade física, poderão ocorrer, inclusive, durante as aulas de Educação Física com o desenvolvimento do Currículo e durante as aulas de ACD.
Essas comemorações configuram-se numa oportunidade para incentivar a adesão das pessoas ao hábito da prática regular da atividade física, haja vista os benefícios que a mesma pode promover à saúde e qualidade de vida da população, bem como na prevenção do sedentarismo. As ações de comemoração, pontuais e permanentes, podem ocorrer na Diretoria de Ensino e nas escolas, envolvendo funcionários, supervisores de ensino, alunos, professores e demais membros da comunidade, durante o mês de abril, podendo estender-se ao longo do ano.
O registro contínuo dessas ações (imagens, depoimentos, número de participantes, etc.) é de suma importância para solidificar o trabalho realizado e estimular a promoção e troca de experiências entre as unidades escolares e Diretorias de Ensino do Estado. As DE e unidades escolares poderão criar seus próprios instrumentos de registro e apresentá-los ao longo do mês de abril. A SEE, em parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul – CELAFISCS, junto ao Portal Agita, tem um canal para divulgação das ações. As escolas devem registrar as ações que pretendem realizar para o evento e em continuidade.
Para o registro das ações, cada Escola deve acessar o site: http://portalagita.org.br/pt/, seguindo os seguintes passos:
Clicar em:
1) Dia Mundial da AF – Registre sua Ação;
2) Registre sua Ação – Preencher os campos e
3) Enviar.
Para participar com sua experiência para compor a publicação dos trabalhos de Boas Práticas até 20/03/2018, seguir os seguintes passos:
Clicar em:
1) Boas Práticas – Registre sua Ação;
2) Preencher os campos e
3) Enviar.
7. Assunto: Parque Wet’n Wild e SEE realizam o I Concurso “Aventuras no Caminho das Águas”
Considerando a importância de ampliação do conhecimento dos alunos sobre o meio ambiente, de incentivar na escola a pesquisa, a produção e a gestão de projetos desenvolvidos pelos próprios alunos, a Secretaria da Educação realiza, em parceria com o Parque Wet’n Wild, o I Concurso “Aventuras no Caminho das Águas”, com inscrições abertas até o dia 6 de abril.
Interessados devem produzir um vídeo de até 2 (dois) minutos apresentando o projeto de visita ao Parque Aquático Wet’n Wild. O trabalho deverá ser realizado individualmente, ou em grupo de até 5 (cinco) alunos de diferentes anos do Ensino Fundamental e Médio, independente do ano/série que cursa. Os participantes deverão escolher, democraticamente, um (a) professor (a) orientador (a), que será responsável por todo o processo de produção do Projeto, pela autenticidade da obra e pelo acompanhamento do grupo em todas as etapas do concurso. Os finalistas ganharão ingressos para visitar o parque.
Para maiores informações acesse o link: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/grp_l.php?t=0110
CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE
Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM
Fone 3404.2978/2991 (Andréia) – delimnrm@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Remanejamento de Alunos – Sistema de Cadastro de Alunos – SED
Informamos que se encontra disponível no módulo de Matrícula da plataforma SED, a opção de Remanejamento.
Enviamos em Anexo VII o tutorial de remanejamento.
Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Centro de Informações Educacionais/Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula.
Atenciosamente,
Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra
Dirigente Regional de Ensino