COMUNICADO DERLIM DE 01.11.2019
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE
Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: SARESP – 2019
Senhores Diretores,
A Comissão SARESP DERLim encaminha novas orientações em continuidade ao processo referente ao ano letivo de 2019, a saber:
A – Questionário de Pais ou responsáveis – orientações gerais.
O SARESP 2019 trará algumas inovações, já explicitadas na Resolução SE 52 de 04/10/2019. Uma delas diz respeito à aplicação de questionários, incluindo o socioeconômico. Assim, estamos retomando uma ação cujo último procedimento similar ocorreu em 2013 e trata da aplicação e Questionário aos Pais ou responsáveis.
O objetivo deste instrumento, complementando aquele que será aplicado aos alunos juntamente com as provas, é a atualização de importantes indicadores, inclusive com vistas à composição do índice socioeconômico.
Por se tratar de atividade que envolve uma boa comunicação e motivação para engajamento dos pais em seu preenchimento, é fundamental a contribuição todos da equipe escolar neste processo. tanto diretamente quanto por intermédio da equipe de sua Diretoria e das suas unidades escolares.
Na próxima semana haverá uma videoconferência do SARESP com maiores detalhes e esclarecimentos, porém a Comissão SARESP informa que os questionários se referem aos pais dos alunos dos 5º e 9º anos do EF e 3ª série do EM, e os mesmos deverão ser devolvidos até o dia 28 de novembro para entrega ao aplicador da prova desse dia, que já estará orientado para sua embalagem com posterior entrega para a VUNESP.
– Entrega de Questionários e material de treinamento.
Convocamos os Senhores Diretores das Escolas Estaduais da Diretoria de Ensino de Limeira, bem como solicitamos representantes dos SESI 408,005 e 442 (Limeira), ETEC Trajano Camargo (Limeira), ETEC Armando Bayeux ( Rio Claro) e SESI 083 ( Rio Claro) e Escolas Municipais de Ipeúna ( Escola Municipal de Tempo Integral e Dr Ulysses Guimarães EMEF), para retirada do material de treinamento e os questionários dos pais ou responsáveis do SARESP 2019, na Diretoria de Ensino, em Limeira, conforme cronograma abaixo:
Dia 05 de novembro (3ª feira)
HORÁRIO | MUNICÍPIO | ESCOLAS |
das 8h às 9h30 | Limeira | Escolas Estaduais
ETEC-Trajano Camargo
SESI 005,408 e 442. |
das 9h30 às 10h30 | Artur Nogueira
Cordeirópolis Engenheiro Coelho Iracemápolis Cosmópolis |
Escolas Estaduais
|
das 10h30 às 12h | Rio Claro
Ipeúna Santa Gertrudes |
Escolas Estaduais
ETEC-Armando Bayeux
SESI 083
Municipais – Ipeúna
|
Obs.: Os Diretores ou representantes das unidades escolares deverão assinar a planilha da retirada dos materiais.
B – Indicação dos Diretores de Escola no Sistema Integrado Saresp (SIS) 2019.
Orientamos aos Senhores Diretores das escolas estaduais da Diretoria de Ensino de Limeira, dos SESI 408,005 e 442 (Limeira), ETEC Trajano Camargo (Limeira), ETEC Armando Bayeux ( Rio Claro) e SESI 083 ( Rio Claro) e Escolas Municipais de Ipeúna ( Escola Municipal de Tempo Integral e Dr Ulysses Guimarães EMEF), que respondam formulário google docs, disponibilizada no link abaixo, com todos os dados solicitados, para que a Coordenação de Avaliação da DERLim possa realizar as indicações no Sistema SIS.
https://forms.gle/edqRChwHDTDNSU8CA
Atenção: Caso o Diretor esteja em férias ou qualquer afastamento nesse período, os dados constantes deverão ser do servidor ou profissional que irá responder pela Direção durante o processo de avaliação SARESP. Este também deverá se cadastrar no Portal do Colaborador da VUNESP como será orientado no item C.
Essa planilha deverá ser preenchida até 06/11/2019, impreterivelmente, pois o Diretor só terá acesso ao SIS (para verificação de seus dados e de sua escola) após a indicação realizada pelo Coordenador de Avaliação da DERLIm.
C- Cadastro de Diretores:
– Os Diretores novos ou os que responsáveis pela Direção no período de avaliação que não possuam cadastro na VUNESP deverão acessar o Portal do Colaborador e realizar seu cadastro, seguindo os seguintes passos:
1. Acessar o endereço www.vunesp.com.br;
2. Clicar na aba superior no link Colaborador;
3. Abrirá o quadro login, clicar no canto inferior direito o link cadastre-se conosco, onde você realizará seu cadastramento;
4. Após esses passos, acessar o SIS pelo site http://sis.vunesp.com.br:
. Digitar o seu CPF (sem ponto e sem traço);
. Digitar sua senha
. Digitar os caracteres de segurança que aparecem abaixo.
. Será solicitada a realização da alteração da senha;
. Após alteração, volte à página inicial, e realize o acesso seguindo as orientações já disponibilizadas;
3. Clicar no botão “ENVIAR” e com essa ação, o acesso estará efetuado.
Obs.: o acesso ao SIS com todas as funcionalidades só será disponibilizado ao Diretor após a indicação da Comissão SARESP da DERLIM.
– Diretores já cadastrados.
Os diretores responsáveis pelo SARESP nas Unidades Escolares no ano de 2018, e que permanecem na unidade, já se encontram cadastrados. Caso o Diretor não lembre sua senha, deverá seguir os seguintes passos:
- entrar no sis.vunesp.com.br e no quadro Parâmetros de Conexão, clicar no rodapé do quadro no link enviar nova senha (não coloque seu CPF);
- Será encaminhado a página seguinte onde há uma orientação ao Colaborador. Nessa página há a seguinte frase: “Caso deseje alguma alteração em seus dados cadastrais clique aqui.” Realize essa solicitação e será direcionado ao Portal do Colaborador;
- No Portal do Colaborador deverá clicar, no rodapé do quadro, em enviar nova senha e será direcionado a página seguinte, onde digitará o CPF e será direcionado ao local apropriado para digitar nova senha. Ao realizar tal operação, a nova senha será enviada ao e-mail pessoal cadastrado no sistema Vunesp.
- Após receber a nova senha provisória, faça o acesso ao SIS e realize a alteração da mesma.Obs.: o acesso ao SIS só é disponibilizado ao Diretor após a indicação da Comissão SARESP da DERLIM Ao acessar poderá surgir restrição no seu cadastro, entre e realize as alterações pedidas, após essas alterações o acesso é liberado.Comissão SARESP DERLIm
2. Assunto: Pesquisa Clima Escolar
Retransmitimos Comunicado Externo Conjunto SAGESP/SAINTER/Chefia de Gabinete nº 165/2019.
Entre os dias 5 e 14 de novembro, a Secretaria da Educação realizará uma pesquisa online sobre clima escolar, cujo objetivo é conhecer a clima relacional das escolas, que utilizarão os dados da pesquisa para estruturação de seu plano de melhoria da convivência escolar para 2020, seguindo a metodologia e o sistema do MMR. Seguem abaixo mais informações:
· Público-alvo: os alunos dos Anos Finais e Ensino Médio e todos os professores e gestores das escolas regulares da rede estadual. Neste momento, os alunos dos Anos Iniciais não participarão da pesquisa. Será realizada uma adaptação no questionário, de modo que eles possam participar num momento futuro.
· Local de preenchimento: Secretaria Escolar Digital (https://sed.educacao.sp.gov.br/Inicio)
· Instruções: após logar na SED, navegar no menu principal à esquerda, escolher a opção “Gestão Escolar” => Questionário de clima escolar (há três questionários diferentes por perfil, no entanto, o caminho é o mesmo para todos). Segue uma ilustração disponível no fim deste comunicado.
· Ao longo do período de preenchimento, vocês receberão relatórios gerenciais sobre o status de preenchimento de sua Diretoria de Ensino e respectivas escolas.
· Essa pesquisa foi elaborada e validada por equipe de pesquisadores de diversas universidades e do GEPEM UNESP, com apoio da Fapesp e da Fundação Lemann.
· É importante enfatizar que o servidor e o aluno devem ser muito sinceros, sem preocupação com o anonimato de suas respostas, pois elas serão agrupadas e analisadas exclusivamente por grupos, para que toda a comunidade escolar entenda como é o clima da sua escola e pense em como melhorar e qual será o papel de cada um nessa mudança.
· Em caso de dúvidas, entrem em contato com a equipe do Conviva SP, no telefone (11) 2075-4371 ou e-mail convivasp@educacao.sp.gov.br.
· Após a aplicação da pesquisa, será realizada uma videoconferência de orientação para interpretação dos dados, que modo que a escola tenha um diagnóstico de seu clima escolar.
No dia 4/11 (segunda-feira), às 14h, será realizada uma Videoconferência de orientação sobre a aplicação dos questionários será possível acessar por streaming no site: http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/ (o link estará no destaque principal da home).
NÚCLEO DE APOIO – NA
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2985/2986 (Graco/Fabíola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Boletim Formação pela Escola – Novo período de oferta de cursos
Solicitamos especial atenção ao boletim nº114. Anexo I.
2. Assunto: Boletim Formação pela Escola – Novo período de oferta de cursos
Solicitamos especial atenção ao boletim COPED 306, informações 2 e 3 . Anexo II.
3. Assunto: Agenda de Videoconferência
Data |
Horário |
Curso/Tema |
Público Alvo |
Localidade |
04/11/2019
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Das 14h às 17h30 |
CONVIVA SP –Questionário Clima nas Escolas |
Dirigentes de Ensino, Supervisores de Ensino, Gestores Regionais do CONVIVA SP |
Sala de Videoconferência Rede do Saber Rua Cesarino Ferreira, 145 V. Piza. Limeira – SP
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04/11/2019
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Das 14h às 17h30 |
CONVIVA SP –Questionário Clima nas Escolas |
Equipe Gestora (Diretor, Vice-diretor, Professor Coordenador), professores que não estiverem em sala de aula e AOEs |
Por Streaming: www.rededosaber.sp.gov.br
Interação e-mail: faleconosco@rededosaber.sp.gov.br
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Atenciosamente,
Luísa Valentim
Dirigente Regional de Ensino