COMUNICADO URELIM DE 24.09.2025

COMUNICADO URELIM DE 24.09.2025
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2964 (Vera) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Edital – CGPG – E.E. Irmã Maria Gertrudes Cardoso Rebello
A E.E. Irmã Maria Gertrudes Cardoso Rebello nos termos da Resolução SEDUC nº 52, de 29-06-2022, torna pública a abertura do período de recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para docentes interessados em exercer junto à esta Unidade Escolar a função gratificada Coordenador de Gestão Pedagógica – CGPG. Segue edital enviado pela Unidade Escolar, anexo I.
2. Assunto: Convite especial: Concurso de Fotografia “Palácio dos Campos Elíseos e Direitos Humanos”

Prezado(a), Servidor(a),
Em celebração ao Dia Nacional dos Direitos Humanos, a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio da Coordenadoria Geral de Cidadania e Direitos Humanos (CGCDH), convida fotógrafos profissionais, amadores, estudantes e interessados em cultura e memória a participar do Concurso de Fotografia “Palácio dos Campos Elíseos e Direitos Humanos”.
Essa iniciativa valoriza diferentes olhares sobre o Palácio dos Campos Elíseos, sede da SJC e patrimônio histórico do século XIX, retratando sua relação simbólica com os direitos humanos, a dignidade, a inclusão e a cidadania.
“O concurso surge como uma ação de valorização desse patrimônio, promovendo o olhar sensível e crítico da sociedade sobre os vínculos entre arquitetura, memória e direitos”, destaca Maísa Costa, coordenadora da CGCDH. nscrições abertas!
As inscrições estão abertas até 30 de setembro e podem ser feitas pelo site.
Participe e ajude a fortalecer o diálogo entre arquitetura, memória e direitos humanos!
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
1.Assunto: Alteração da data do conselho de classe/série/ano.
 Prezadas equipes gestoras,
Considerando que o período de repescagem de aplicação da Prova Paulista se estenderá até o dia 26/09/2025 (sexta-feira), objetivando  garantir a participação de todos os estudantes, assim como, de que a nota da referida avaliação seja utilizada no fechamento das sínteses do bimestre, e conforme Comunicado Externo SUPED/SUPLAN n° 232/2025, que prevê a alteração de prazo para digitação das notas do 3° Bimestre, a fim de dirimir dúvidas e padronizar procedimentos a serem adotados pelas unidades escolares jurisdicionadas à URELIM, orientamos o que segue:
 1)    Digitação de notas no módulo diário de classe (Sala do Futuro) – Professores: de 07 a 17/10/2025;
2)    Gestão Escolar: de 21 a 31/10/202;
3)    Conselho de Classe/série/ano anteriormente previsto para ocorrer em 30/09/2025 (terça-feira): Nova data de realização em 10/10/2025(sexta-feira);
Nesse sentido, as unidades escolares deverão realizar a alteração do calendário escolar na Secretaria Escolar Digital – SED, iniciando um novo fluxo de homologação, a saber: Unidade altera calendário com nova data do conselho (10/10/2025), Supervisor de Ensino ratifica e Coordenadora Geral homologa.
·         Prazo para alteração do calendário na SED: até 26/09/2025
Em tempo, salientamos que a nova data do Conselho de Classe deve ser considerada como dia letivo.
2.  Assunto: INSCRIÇÃO / SELEÇÃO DE FISCAIS – SARESP 2025
A Fundação VUNESP selecionará Fiscais para atuarem nas escolas estaduais, municipais, técnicas e particulares do Estado de São Paulo, durante a aplicação das provas do SARESP 2025.
  1. – Requisitos
    • Escolaridade em nível de graduação, em qualquer área de formação, ou estar cursando o último ano da faculdade.
    • Não possuir vínculo de trabalho, de qualquer natureza, com as redes de ensino do Estado de São Paulo.
    • Dispor de endereço eletrônico para fins de comunicação com as equipes de coordenação e acesso a computador com conexão à Internet.
    • Possuir conta corrente bancária em seu nome.
    • Possuir nº de telefone celular para contato com as equipes de coordenação.
    • Estar cadastrado no Portal do colaborador da VUNESP (https://colaborador.vunesp.com.br/), informando os dados pessoais, o nº do PIS/PASEP/NIT, e os dados bancários.
    • Estar com seus dados cadastrais regulares no e-social.
2. – Atividades
  • Participar, obrigatoriamente, de capacitação oferecida pelo Agente Vunesp.
  • Ser o elo entre a escola, a Diretoria de Ensino, a Secretaria Municipal-Polo e a Vunesp.
  • Retomar, com os Aplicadores, em conjunto com o Diretor de Escola, os procedimentos básicos de avaliação, no horário que antecede ao da aplicação das provas.
  • Verificar, nas escolas, se as aplicações das provas estão ocorrendo de maneira padronizada.
  • Preencher o Formulário do Fiscal, de acordo com as orientações estabelecidas no treinamento.
  1. 3. – Inscrições
  • Endereço: sis.vunesp.com.br
  • Assinalar a opção de local de trabalho (município, Diretoria de Ensino, escola) e outros dados necessários para sua alocação.
  • Concluir e enviar eletronicamente a inscrição.
  1. 4. – Seleção
  • A seleção e a alocação serão realizadas pela equipe da Fundação VUNESP.
  • O candidato selecionado e alocado será informado por meio de seu endereço eletrônico, a partir de 10 de outubro de 2025.
  • O candidato deverá acessar o SIS – Sistema Integrado Saresp para a verificação de sua situação cadastral junto à VUNESP, e na tela inicial obter data e local de realização da Reunião de Treinamento.
  1. 5. – Desenvolvimento das atividades
  • Treinamento: até 25 de outubro de 2025 (local, data e horário serão divulgados, oportunamente, pelo SIS).
  • Aplicação 2º e 5º ano EF – 18/11/2025
  • Aplicação das Provas digitais do SARESP 2025
  • 6º ano EF – 28/11 e 01/12/2025
  • 7º ano EF – 26 e 27/11/2025
  • IF 2ª séries – 10/11/2025
  • IF 3ª séries – 03/11/2025
  • Aplicação Ensino Médio
3ª série – 04 e 05/11/2025
2ª séries – 11 e 12/11/2025
1ª séries – 06 e 07/11/2025
  1. 6. – Ajuda de Custo
  • R$67,00 (sessenta e cinco reais) por período de trabalho, sendo que um Fiscal poderá trabalhar até 41 períodos.
  • Ajuda transporte quando houver deslocamento de município para participação de treinamento.
  • O pagamento da ajuda de transporte (somente da reunião de treinamento) e o valor do(s) período (s) trabalhado será creditado em conta corrente no 5º dia útil de janeiro de 2026.
Contato com a Fundação VUNESP para esclarecimento de dúvidas, pelo telefone: (11)3874-6300 ou pelo endereço eletrônico: infosaresp@vunesp.com.br.
EQUIPE DE ESPECIALISTAS EM CURRÍCULO – EEC
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Grêmio Estudantil na SED
Prezados(as), gestores ponto focal do Grêmio Estudantil nas Unidades Escolares.
A Equipe Central de Articulação dos Grêmios Estudantis Paulista informa o funcionamento do Portal do Grêmio Estudantil na SED, ferramenta essencial para a gestão, transparência e fortalecimento da atuação dos Grêmios nas escolas.
Procedimentos:
O diretor ou vice-diretor da escola deve realizar o vínculo dos estudantes coordenadores, comissões,
representantes e líderes de turma do Grêmio na SED;
Após o vínculo, os estudantes coordenadores terão acesso às telas específicas do Grêmio, podendo:
Cadastrar o Estatuto;
Registrar Atas;
Retirar certificado;
Inserir Ações realizadas.
Essas informações irão compor os indicadores oficiais do Grêmio Estudantil, assegurando maior visibilidade e acompanhamento das atividades em toda a rede.
O uso adequado do Portal na SED:
• Garante transparência e credibilidade das ações dos Grêmios;
• Permite o acompanhamento em nível regional e estadual;
• Fortalece a representatividade estudantil dentro da escola e em toda a rede.
Contamos com a colaboração dos gestores pontos focais para que todas as escolas
possam utilizar plenamente essa ferramenta e fortalecer a atuação do Grêmio Estudantil Paulista.
SERVIÇO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E TECNOLOGIA – SEINTEC
Fone: 3404-5816 / 2953 (Tiago) – delimnit@educacao.sp.gov.br
1-Assunto: Reunião com os PROATIS
Amanhã, dia 25/09 (quinta-feira) às 9h30, haverá uma reunião com os PROATIS que puderem participar, por meio da plataforma Teams:
teams.microsoft.com
Assunto da reunião: Avaliações externas e outros
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Coordenadora Geral