COMUNICADO EXTRARDINÁRIO DERLIM DE 19.10.2020 

COMUNICADO EXTRARDINÁRIO DERLIM DE 19.10.2020 

  

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) delimat@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Horário de Funcionamento UEs 

    Como muitas dúvidas estão surgindo em relação ao horário regular, (o horário de funcionamento normal antes da pandemia), apontado no comunicado nº 148/2020, e levando em conta a nova orientação sobre o atendimento no período noturno, seguiremos à risca o comunicado a partir de 20/10/2020, ou seja, as escolas cumprirão seu horário regular de funcionamento:

    . Escolas PEI, atenderão no horário regular de funcionamento, exceção Escola Brasil que atenderá noturno em horário reduzido;

    . Escolas que não tem noturno, atenderão ininterruptamente até o término do seu horário regular de funcionamento (18h20 ou 17h15 EFAI);

    . Escolas que tem noturno atenderão ininterruptamente das 7h00 às 20h30 (horário reduzido no noturno).

    Lembramos que o pessoal do grupo de risco deve permanecer em teletralho (qualquer servidor, incluindo Diretor), caso queiram voltar a trabalhar devem apresentar o termo de responsabilidade apontando essa opção.   Diretores, enviar ao gabinete o referido termo através de e-mail.

    Reforço que a equipe gestora e administrativa deve se organizar para garantir o atendimento nos horários acima.

    Casos em que a escola encontre dificuldades em cumprir o horário estipulado, reportar ao supervisor de ensino com detalhes da situação, para que possamos estudar caso a caso.

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Alteração de Calendário Escolar

   Foi acrescentado um

   Senhores Diretores,

    Em decorrência da publicação doa Resolução SEDUC – 73, de 15/10/2020 que altera as Resoluções Seduc – 47, de 29-4-2020 e 60, de 19-8-2020, que dispõem sobre a elaboração do calendário escolar devido à suspensão das atividades escolares presenciais como medida de prevenção do contágio pelo Coronavírus (Covid19), se faz necessário a inclusão das seguintes alterações no Calendário Escolar 2020:

  • Dia 15/10/2020 = dia letivo;
  • Dia 16/10/2020 = Recesso Escolar;
  • Dia 19/10/2020 = dia letivo;
  • Dia 26/10/2020 = Conselho de Classe (letivo)
  • Dia 06/11/2020 = Reunião de pais e mestres.

     A Unidade Escolar deverá incluir as alterações do Calendário Escolar 2020 na plataforma SED até o dia 21/10/2020, cabendo ao supervisor da Escola na SED Ratificar ou Rejeitar o Calendário de suas Unidades Escolares.

 

COMUNICADO DERLIM DE 19.10.2020 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle)  delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) delimat@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Reunião Dirigente

    A Dirigente Regional de Ensino CONVOCA os Diretores de Escola, Supervisores de Ensino, Diretores de Centro e do Núcleo Pedagógico para participação em reunião que abordará diversos assuntos tais como: Prorrogação de Contrato AOE, Questionário Ministério Público e Atribuição de Aulas.

   Dia:  21/10/2020  

   Horário: 10h00 

   Local: Plataforma Microsoft Teams (O link será encaminhado nos grupos de whattsapp)

   Solicitamos, por favor, que ingressem com antecedência, de modo a evitar eventuais atrasos.

2. Assunto: #CursoGOE 


EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Alinhamento das Ações do CONVIVA SP e Apresentação do 3º e Percurso Formativo/2020 – CANCELADA 

    Comunicamos que a reunião marcada para a amanhã, dia 20/10/2020, das 14h00 às 16h00, foi cancelada. Informaremos nova data oportunamente.

2. Assunto: Pesquisa de Interesse dos Professores por Aulas em Potencial de Docente a Ser Designado PC na Unidade Escolar 

    Prezados Diretores de todas as UEs desta Diretoria de Ensino,

     Solicitamos que, por gentileza, divulguem a todos os professores vinculados à Unidade Escolar, a saber: efetivos para carga suplementar, Categoria F para aumento de carga horária, e Categoria O com contrato ativo, inclusive aqueles que se encontram em interrupção de exercício, com habilitação e ou qualificação em Matemática, para que respondam à pesquisa de interesse por aulas em potencial da professora Rafael Benvenuto Cóstola, da(s) disciplina(s) de MATEMÁTICA, na Escola(s) Estadual “João Ometto”, município de IRACEMÁPOLIS, que deverá ser designado PC na Unidade Escolar.

    A pesquisa estará aberta até 4ª feira, dia 21/10/2020 às 23 horas e 59 minutos. 

    Link da pesquisa: https://forms.gle/yk8AZabbVToQ8p7d9 

    Agradecemos a colaboração de todos!

    Comissão de Atribuição de Classes e Aulas

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: MMR – Reunião de Nível 3 e Pauta de ATPC 

   As reuniões de N3 acontecerão de 19 a 28 de outubro, bem como o ATPC que abordará as mesmas temáticas junto aos professores.

   Sobre a pauta para ATPC do MMR, cujos links foram enviados no Comunicado de 15.10.2020, ela deverá ser realizada em 2 ATPC esta semana.

   Como estamos na semana B, a escola tem 5 ATPC para conduzir:

   3 UE – Geral

   2 EFAPE – Recuperação e Aprofundamento

   2 UE – Recuperação e Aprofundamento (desdobramento da formação)

   Portanto, a pauta deverá ser realizada durante as ATPC da UE geral.

2. Assunto: Acompanhamento das Atividades Não Presenciais  

    Prezada Equipe Gestora,

    Conforme combinado em reunião de alinhamento realizada no dia 24.09.2020, com Professores Coordenadores, o formulário de Acompanhamento das Atividades Não Presenciais    Desenvolvidas Pelas Escolas foi reorganizado e está disponível para preenchimento. Link: https://forms.gle/Fa4WdYMq2dzGxEPc6 
    Informamos que os dados e a planilha deverão ser inseridos mensalmente, sempre com vencimento no dia 25 de cada mês ou dia útil seguinte. Neste mês as informações deverão ser inseridas até 26.10.2020.

3. Assunto: Formação de Formadores do Programa de Recuperação e Aprofundamento 

    Devido ao ponto facultativo dia 16/10/2020 as Formações de Formadores (PC e PCNP) e Professores Facilitadores de anos finais e médio (Língua Portuguesa e Matemática) foram excepcionalmente gravadas, mas se encontram disponíveis em “Percursos e Pautas Formativas” no AVA EFAPE.

    Alertamos que o desdobramento da formação com professores de Língua Portuguesa será no dia 21/10/2020 (quarta-feira) como previsto, porém, devido ao movimento Inova programado para 22 e 23/10/2020 o desdobramento da formação para professores de Matemática será no dia 29/10/2020 (quinta-feira).

    As gravações serão disponibilizadas no canal Gestão no Youtube do Centro de Mídias SP – CMSP http://www.youtube.com/c/CMSPGestão 

    Língua Portuguesa https://youtu.be/vOGtmqKhGP0 

    Matemática  https://youtu.be/pVfH-5V70xs 

4. Assunto: Chamada de Artigos – Práticas Pedagógicas e Metodologias de Ensino das Modalidades de Ensino e Atendimento Especializado 

     O Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado (DEMOD), por meio do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), do Centro de Inclusão Educacional (CINC) e do Centro de Apoio Pedagógico (CAPE), convida os gestores e professores da Rede Estadual de Ensino a participarem de chamada para publicação virtual do documento “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO DAS MODALIDADES DE ENSINO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO (Volume 1)”. Trata-se de um compilado de ações e estratégias exitosas desenvolvidas pelas Unidades Escolares durante o período de quarentena, por meio das aulas remotas ou durante o período opcional de retomada das aulas presenciais, com relação às modalidades e atendimentos: EJA (curso presencial e de presença flexível-CEEJA), Programa de Educação nas Prisões (PEP), Educação Escolar Indígena (EEI), Educação Escolar Quilombola (EEQ), Educação do Campo – Escolas em Assentamentos (EDOC), Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), Educação Escolar na Fundação CASA, Diversidade Sexual e de Gênero, estudantes imigrantes e estudantes itinerantes, atendimento domiciliar, Educação hospitalar, e atendimento ao público-alvo da Educação Especial.

     Os autores devem priorizar as práticas (relatos de experiência) que promoveram: o encorajamento dos estudantes a realizarem atividades dentro do novo contexto atual; o maior envolvimento dos estudantes em ações desenvolvidas pela escola oferecidas remotamente e que, consequentemente, tenham causado maior interação entre os envolvidos; a realização, junto aos estudantes, de atividades dinâmicas usando metodologias ativas e inovadoras; e/ou a inovação quanto ao método de ensino, abrangendo diversos estilos de aprendizagem e incentivando os estudantes ao aprimoramento de seus conhecimentos.

    Os artigos selecionados irão compor a publicação virtual, organizada pelas equipes do Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado, a qual será disponibilizada à rede estadual, por meio das Diretorias Regionais de Ensino, e nos canais de comunicação da SEDUC, com intuito de divulgar as boas práticas desenvolvidas neste período excepcional.

     Objetivo

    Estimular e reconhecer iniciativas que durante o período de ensino remoto e na volta gradativa das atividades contemplaram a participação dos estudantes das diferentes modalidades/atendimentos em ações, projetos, iniciativas inovadoras, entre outros com resultados positivos, oportunizando à comunidade escolar um movimento de reflexão e de envolvimento com práticas que estimulem e desenvolvam a aprendizagem de diversas formas, fomentando princípios como igualdade, equidade e participação.

     Objetivos específicos

     ● Divulgar práticas inovadoras, dinâmicas e com metodologias ativas, relacionadas com as modalidades de ensino e atendimentos dentro do contexto atual;

     ● Promover as estratégias pedagógicas que trouxeram maior rendimento, frequência e responsabilidade;

     ● Divulgar estratégias que respeitam as múltiplas possibilidades de aprendizagem, bem como os diversos talentos e formas de aprender.

     Orientações para a elaboração dos artigos

     1) Os artigos poderão ser escritos por até 3 autores.

     2) O arquivo deverá ser encaminhado em formato .doc (Microsoft Word), com fonte Calibri, tamanho 11, espaçamento entre linhas 1,5 cm, margens de 2 cm e máximo de 10 páginas.

     3) Cada artigo deve conter obrigatoriamente: Título centralizado em maiúsculo e negrito; Nome dos autores à direita, logo abaixo do título (com nota de rodapé contendo breve descrição sobre os autores); Resumo de até 10 linhas; Introdução; Descrição da prática (local: Escola, equipes de trabalho envolvidas, período, quantidade de participantes – alunos, professores, gestores e outros); Metodologia da pesquisa ou utilizada na prática; Resultados; Considerações Finais; e Referências Bibliográficas. Gráficos, imagens e tabelas podem ser incorporados ao texto, em alta qualidade e com indicação da fonte.

     Os artigos recebidos serão analisados e selecionados pelas respectivas equipes técnicas, conforme os critérios abaixo definidos:

     • Prática pedagógica exitosa, seja ela um projeto, sequência didática, atividade de finitude diária etc.;

     • Projetos, ações, iniciativas ou outros com foco no desenvolvimento das habilidades cognitivas ou socioemocionais desenvolvidas pela escola para atender as demandas existentes, apresentando clareza na descrição da prática desenvolvida com detalhamento, incluindo os resultados;

     • Textos claros e bem organizados para facilitar a compreensão dos leitores, e que apresentem conceitos corretos, coerência e coesão textual;

     • Apresentem relatos de estudantes, pais, comunidade externa, professores, funcionários e/ou equipe escolar nas iniciativas desenvolvidas seja em formato de imagem, áudio ou recortes das redes sociais;

     • Alto potencial de impacto na melhoria da aprendizagem dos estudantes das diferentes modalidades de ensino;

     • Ofereça potencial de compartilhamento e aplicabilidade em outros ambientes e Unidades Escolares;

     • Metodologia explicitada nas etapas da prática;

     • Possibilidade de acesso às ações/práticas propostas, por meio digital e/ou impresso;

     • Que contemple as especificidades dos educandos, levando em consideração sua participação nas propostas oferecidas e suas potencialidades.

     Cumpre destacar que as equipes entrarão em contato com os autores que tiverem seus artigos selecionados para assinatura de Termo de cessão gratuita dos Direitos Autorais da obra. Caso o artigo apresente fotografias, imagens, vídeos e/ou textos de terceiros, os respectivos autores destes também deverão ser contatados pelas equipes, para assinatura do Termo.

     Os artigos devem ser encaminhados para os setores responsáveis, de acordo com a modalidade e/ou atendimento, até o dia 30/11/2020. Favor indicar no assunto do e-mail: “ARTIGO – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS”.

      EJA e CEEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) – coped.demod.ceja@educacao.sp.gov.br 

      Programa de Educação nas prisões (PEP) EEI, EEQ, EDOC, ERER, Educação escolar na Fundação CASA, Diversidade Sexual e de Gênero, estudantes imigrantes e estudantes itinerantes – Centro de Inclusão Educacional (CINC) – coped.demod.cinc@educacao.sp.gov.br 

      Educação Especial, atendimento domiciliar e Educação Hospitalar – Centro de Apoio Pedagógico (CAPE) – coped.demod.cape@educacao.sp.gov.br 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) delimcie@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Vida Escolar – NVE 

Fone 3404.2976 (Ana Lúcia) delimnve@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Orientações sobre a Finalização do ano Letivo de 2020: Fechamento dos Bimestres, Busca Ativa e Recuperação e Aprofundamento de Habilidades Essenciais  

    Retransmitimos Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria/COPED2020- Nº 155.

    Com o objetivo de orientar as unidades escolares na organização das ações para a continuidade do ano letivo de 2020 quanto ao fechamento de notas e frequência dos bimestres, à busca ativa e à recuperação e aprofundamento de habilidades essenciais para a continuidade dos estudos, informações importantes serão apresentadas a seguir:

    1. Lançamento do fechamento dos bimestres (nota e frequência)

     A fim de reforçar e complementar as informações já transmitidas às Diretorias Regionais de Ensino, serão compartilhados a seguir os pontos essenciais para a realização do fechamento de notas e frequência dos bimestres para o ano letivo de 2020:

     ●   Prazos. Os prazos de lançamento referentes ao 1º e 2º bimestres estabelecidos no Comunicado Externo Subsecretaria/CITEM 2020.2 – Nº 139 (link: https://drive.google.com/file/d/1dAvLcjyeP8BQDZvwqA0x1xbUkD-Ov1du/view) foram prorrogados para 30 de outubro. Os demais prazos estão mantidos;

     ●   Cômputo de frequência. Poderão ser considerados pelo professor para fins de cômputo de frequência dos estudantes, especialmente no 1º, 2º e 3º bimestres de 2020, a participação nas seguintes situações: entrega de atividades impressas propostas pelo professor, pela participação nas aulas disponibilizadas no CMSP ou nas aulas conduzidas pelos professores da escola, ou ainda pela entrega de atividades resultantes dessas aulas;

●    Notas. As notas deverão ser registradas na SED até 30/out, mesmo nos casos de estudantes que apresentarem notas consideradas como patamar indicativo de desempenho escolar insatisfatório, ou seja, a nota inferior a 5 (cinco). Nesses casos, o professor deverá oferecer devolutivas aos estudantes com indicações de pontos a serem revistos e possibilitar que novas atividades sejam realizadas pelos estudantes a fim de recuperarem a aprendizagem. Após a entrega dessas atividades, o professor deverá registrar a nova nota do estudante no sistema, ainda que após a data de fechamento do bimestre;

●      Correções posteriores. Após o término dos prazos estabelecidos para lançamentos, serão permitidas as correções que se fizerem necessárias ao fechamento do bimestre (nota e frequência). É fundamental que haja o lançamento de notas e frequência dentro dos prazos previstos, ainda que seja possível realizar correções referentes ao fechamento do 1º, 2º e 3º Bimestre até 23/12;

●     Estudantes que não entregaram nenhuma atividade até as datas previstas para os lançamentos. Depois de terem sido empreendidos todos os esforços relacionados à busca ativa por parte da unidade escolar, deve-se:

○      Nota: ser indicado “S/N – sem nota” na Secretaria Escolar Digital (SED), ou seja, não deve ser lançada nota “0”.

    A imagem a seguir apresenta a visualização desta possibilidade na SED.

 

○  Frequência: devem ser lançadas todas as faltas correspondentes às atividades escolares não realizadas/entregues.

    Esse lançamento é importante para que Escola, Diretoria de Ensino e Secretaria possam identificar quais os estudantes que se encontram na situação referida acima e, em seguida, empreendam esforços conjuntos para o seu retorno.

    Os estudantes que não realizaram as entregas das atividades propostas, seja por dificuldade de acesso às atividades não presenciais ou por qualquer outro motivo, deverão ter prioridade no processo de busca ativa, a fim de serem estimulados para que realizem as devidas entregas. Nesses casos, os motivos que originaram a não participação do estudante precisam ser investigados e, conforme a situação e a necessidade, devem ser oferecidas outras oportunidades pedagógicas para que o desenvolvimento das aprendizagens e a compensação de ausências possam ocorrer de modo satisfatório e contribuírem positivamente para a progressão do estudante.

    Em muitos casos, esse retorno se mostra complexo. É importante que a escola acolha o estudante e seu responsável e repactue a entrega das atividades. O cuidado com a quantidade de atividades a serem entregues em cada momento é essencial. Caso o estudante entregue as atividades combinadas, notas e frequências nos bimestres anteriores poderão ser alteradas.

    É importante lembrar que, neste contexto inédito de atividades escolares não presenciais, todo e qualquer esforço feito pelos estudantes deve ser valorizado. Essa valorização é fundamental para mitigar os efeitos da desigualdade de recursos e de apoios entre os estudantes, além de reconhecer as múltiplas situações pelas quais podem estar passando em contextos diversos.

    Neste momento, devem ser ofertadas possibilidades que propiciem aos estudantes a manutenção do engajamento com os estudos, e a progressão em continuidade na sua turma, resultando no êxito de sua trajetória escolar.

    Em caso de dúvidas ou dificuldade deve ser registrada ocorrência no Portal de Atendimento da SEDUC, por meio do link: : https://atendimento.educacao.sp.gov.br.

    2. Sistema de Monitoramento do Abandono Escolar (SMAE)

    Considerando as possibilidades de retorno presencial opcional e gradativo dos estudantes na escola, a coexistência de atividades presenciais e não presenciais (ensino híbrido), e a realização da matrícula para 2021, o período atual se mostra estratégico, portanto, neste momento, é essencial intensificar a busca ativa dos estudantes no último bimestre letivo de 2020.

    Para apoiar a Busca Ativa dos estudantes, a SEDUC está disponibilizando o Sistema de Monitoramento do Abandono Escolar (SMAE), ferramenta desenvolvida para ajudar as escolas e Diretorias de Ensino na sistematização e organização dos processos de Busca Ativa.

    No SMAE, serão identificados os estudantes com maior risco de abandono escolar. Além disso, por meio dele poderá ser feito o acompanhamento do processo de Busca Ativa, para favorecer a efetiva realização de ações visando garantir que os alunos continuem seus estudos.

    É importante que as unidades escolares utilizem o sistema, uma vez que, por meio deste, as escolas, as Diretorias de Ensino e a SEDUC terão acesso a dados mais precisos acerca dos estudantes e também dos registros sobre os diferentes esforços desenvolvidos pelas escolas.

    A fim de apoiar as equipes das escolas e Diretorias de Ensino na utilização do sistema, foi elaborado tutorial com orientações sobre como utilizá-lo, disponível neste link: https://drive.google.com/file/d/182SBvpP56FWhSJ8phKTVVSGEqWpzc_Yc/view. 

    3. Recuperação e Aprofundamento

    3.1. Habilidades essenciais para aulas remotas e presenciais

     Com o intuito de apoiar as unidades escolares na organização do trabalho pedagógico até o final do ano letivo de 2020, são apresentadas a seguir as relações de habilidades essenciais:

   ●   Habilidades essenciais a serem trabalhadas até o final de 2020 (linkhttps://docs.google.com/spreadsheets/d/1FIE46XEPoyJKplcbk5tKp6BCSHz-byxoE5W–3qOjrA/edit?usp=sharing):
Considerando o tempo pedagógico reduzido e o impacto na aprendizagem dos estudantes no prolongado período sem aulas presenciais, foram selecionadas as habilidades essenciais a serem desenvolvidas em 2020, independentemente de serem do 4º bimestre ou não, incluindo habilidades anteriores que precisam ser recuperadas ou habilidades ainda não trabalhadas que precisam ser desenvolvidas para que o aluno possa prosseguir em sua trajetória escolar com sucesso para o ano/série seguinte. Para favorecer o desenvolvimento dessas habilidades, as aulas do Centro de Mídias foram organizadas conforme a seguinte lógica:

○   Em Língua Portuguesa e Matemática, a partir do dia 13 de outubro, iniciaram-se as aulas elaboradas com base no material “Aprender Sempre – Volume 3”, foco do trabalho até o final de 2020, por ser voltado à recuperação e aprofundamento das habilidades essenciais para o percurso educacional dos estudantes. Além das habilidades a serem trabalhadas no material “Aprender Sempre” – Volume 3 (link:https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/habilidades-essenciais-anos-aniciais/Matriz%20de%20Habilidades%20Essenciais%20-%20L%C3%ADngua%20Portuguesa%20e%20Matem%C3%A1tica%20-%202020.pdf), foram selecionadas outras habilidades essenciais presentes nos materiais regulares (Ler e Escrever, EMAI ou São Paulo Faz Escola) para também serem desenvolvidas com os alunos até o final de 2020.

○   Nos demais componentes curriculares, após a Semana de Estudos Intensivos (retomada e fechamento das habilidades essenciais do 3º bimestre), realizada de 13 a 16 de outubro, ocorrerão, a partir de 19 de outubro, aulas com foco no desenvolvimento das habilidades essenciais a serem desenvolvidas com os estudantes até o final de 2020, a fim de que haja aprendizagem com sucesso.

     Além das aulas do Centro de Mídias, é essencial que os professores ao realizarem atividades presenciais trabalhem com foco nas mesmas habilidades, considerando que a interação entre professores e estudantes (tanto presencial, quanto à distância) é imprescindível para a aprendizagem. É importante que o professor desenvolva estratégias de retomada e/ou aprofundamento de habilidades e competências diagnosticadas por ele como fundamentais para os estudantes, conforme o perfil da turma a partir das aulas no CMSP.

     Por exemplo, com base nas aulas elaboradas com foco no uso das sequências didáticas ou de atividades presentes no material “Aprender Sempre – Volume 3”, o professor que desenvolver atividades presenciais poderá retomar e aprofundar os conceitos trabalhados, tirar dúvidas e oferecer apoio personalizado aos diferentes estudantes, favorecendo assim o desenvolvimento das habilidades essenciais. Já os professores que propuserem atividades não presenciais poderão preparar roteiros de estudos, realizar webconferências, produzir podcasts, vídeos curtos ou utilizar outras estratégias para complementar as aulas transmitidas pelo Centro de Mídias, retomando-as ou aprofundando-as, conforme as necessidades específicas dos estudantes.

    3.2. Avaliações formativas

    Como apoio à equipe gestora e aos professores para o desenvolvimento do processo de Busca Ativa, acompanhamento e fortalecimento dos registros acadêmicos dos estudantes, além dos materiais e das atividades escolares, a SEDUC irá disponibilizar, em formato digital, a 3ª AAP de 2020, a partir do dia 03 de novembro de 2020, para contribuir à obtenção de um diagnóstico mais preciso e atualizado em relação ao desenvolvimento das aprendizagens e às necessidades pedagógicas eventualmente ocasionadas pelo afastamento da escola por um longo período.

    Serão realizadas formações pela EFAPE destinadas aos professores, a partir da última semana de outubro, para:

●    apoiá-los nas orientações a serem transmitidas aos estudantes quanto ao acesso ao sistema no novo formato de AAP (digital).

●   apoiá-los na realização de ações pedagógicas voltadas à aprendizagem dos estudantes.

     4. Entregas de materiais

     Garantir o registro das atividades realizadas pelos estudantes se constitui fator relevante tanto para os professores e as equipes gestoras, que se utilizam destes dados para aprimorar o diagnóstico das aprendizagens visando o replanejamento das ações subsequentes, quanto para os alunos na medida que permitem a devida documentação de sua trajetória escolar com as necessárias informações quantitativas.

    Considerando que nenhum estudante pode ser deixado para trás, devem ser oportunizadas todas as possibilidades disponíveis, a fim de auxiliá-los para que avancem em sua trajetória escolar, especialmente neste ano tão complexo.

    Dado o exposto, neste momento, é essencial que as escolas organizem os materiais impressos disponíveis nas unidades escolares e os entreguem aos alunos ou responsáveis, tanto para os estudantes que participarem das atividades presenciais, quanto para os que continuarem realizando as atividades apenas remotamente.

    Os conjuntos de materiais podem ser compostos por:

●       AAPs impressas do 1º e 2º bimestres;

●       Aprender Sempre – Volume 3;

●       São Paulo Faz Escola, Ler e Escrever e EMAI;

●       Coletânea do ENEM (aos estudantes do Ensino Médio);

●       Demais materiais propostos pelos professores.

    Importante: no caso da não realização das atividades não-presenciais pelos estudantes, a escola deverá orientar os estudantes e seus responsáveis de que atividades impressas poderão ser retiradas na escola e que após sua conclusão e entrega aos professores, estas atividades servirão para compor os registros escolares, que incluem aproveitamento e frequência, evitando assim a evasão. É imprescindível também que a escola tenha o controle de entrega aos estudantes e também o registro, em um quadro simples, da indicação de quais atividades deverão ser executadas e apresentadas aos professores, bem como a data e a forma de apresentação.

    Os estudantes que retornarem às atividades devido à Busca Ativa merecem especial atenção, e devem ser acolhidos e encorajados a desenvolverem as atividades. A entrega do kit de atividades deverá ser entregue de forma cuidadosa, com a possibilidade de divisão em entregas menores, para manter a motivação do aluno na realização das atividades. É fundamental neste contexto cuidar dos estudantes para que mantenham os vínculos com a escola e se sintam apoiados. Ainda que o estudante já tenha realizado a AAP em formato digital, o arquivo impresso deve ser entregue para ser utilizado como reforço da aprendizagem.

    5. Datas importantes

    Com o intuito de apoiar as escolas em sua organização é apresentada a seguir síntese de datas importantes:

Período 

Atividade 

13 a 30 de outubro

Apropriação e testagem do Sistema de Monitoramento do Abandono Escolar (SMAE) e apontamento de bugs para a CITEM.

Início da utilização da ferramenta SMAE.

A partir de 13 de outubro

Língua Portuguesa e Matemática: início das aulas com foco no material “Aprender Sempre” – Volume 3 (tanto pelo Centro de Mídias quanto pelas atividades propostas pelos professores, de forma presencial ou remota).

A partir de 19 de outubro

Demais componentes: aulas com foco no desenvolvimento das habilidades essenciais para serem desenvolvidas pelos estudantes até o final de 2020.

Até 30 de outubro

Lançamento das notas e frequência do 1º, 2º e 3º bimestres.

2 de novembro

São apresentados pela CITEM no SMAE (Sistema de Monitoramento do Abandono Escolar) os dados dos alunos que não apresentaram frequência, indicando risco de abandono.

A partir de 2 de novembro

As escolas devem atualizar o SMAE (Sistema de Monitoramento do Abandono Escolar) removendo os estudantes que já foram alcançados e passaram a realizar as atividades.

A partir de 2 de novembro

Disponibilização da 3ª AAP em formato digital

3 de novembro

Retorno das aulas presenciais em todas as etapas de ensino, caso cumpridas as condições para retorno de forma segura de acordo com o Plano São Paulo e caso haja permissão dos municípios de acordo com suas circunstâncias locais.

     Atenciosamente

     SUBSECRETARIA /COPED

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM 

Fone 3404.2978/2991 (Andréia) delimnrm@educacao.sp.gov.br  

1. Assunto: Matrícula Antecipada 2021 – Ensino Fundamental e Ensino Médio – Interesse de Rematrícula 

    De acordo com a Resolução SEDUC 69/2020 e, conforme Comunicados DERLIM de 05/10 e 14/10, se encontra disponível o Interesse de Rematrícula ​aos alunos em continuidade de estudos.

    A manifestação de interesse à rematrícula 2021 deverá ser realizada pelos responsáveis ou pelo próprio aluno maior de 18 anos, através do AAP Minha Escola SP ou plataforma SED.

    Alertamos que orientem, devidamente, os procedimentos aos responsáveis, pois estamos observando um número elevado de pré-inscrição on-line realizado equivocadamente por pais de alunos em continuidade, pois o correto é o Interesse de Rematrícula.

    Informamos que o prazo para conclusão do Interesse de Rematrícula foi prorrogado para até 30/10/2020​​, conforme novo cronograma disposto na Resolução SEDUC 74/2020.

    Solicitamos o empenho das escolas para que todos os alunos tenham o Interesse de Rematrícula registrado, evitando prejuízo no atendimento ao aluno e na formação de classes 2021.

    A plataforma SED disponibiliza relatório, para gerenciamento e acompanhamento das escolas, através da funcionalidade GESTÃO ESCOLAR > CADASTRO DE ALUNOS > RELATÓRIOS GERENCIAIS > RELATÓRIO INTERESSE REMATRÍCULA.

    Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Centro de Informações Educacionais/Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula.

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 

Fone 3404.2943 (Eli) delimcaf@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Rede de Suprimentos 

    Retransmitimos Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria/CISE 2020 – nº 156.

    Prezados Diretores de Escolas.

    Por meio do presente comunicado, temos a informar o que segue:

    1.             A Rede de Suprimentos estará aberta para todas as escolas e diretorias.

    2.             A Rede ficará aberta no mês de outubro no período de 21/10/2020 a 27/10/2020;

    3.             Em novembro também haverá abertura da Rede de Suprimentos, as datas serão passadas posteriormente, através de outro comunicado;

    4.             As famílias disponíveis para compra são: Papelaria, higiene e limpeza;

    5.             O item Papel Higiênico estará indisponível, pois foi realizado um pedido centralizado pela SEDUC para entrega em cada escola;

    6.             O valor que constará disponível é o limite mensal, desconsiderando os valores não utilizados anteriormente.

    7.             Importante salientar, que as escolas que tem o recurso do PDDE Paulista, afim de não sobrepor a utilização do recurso, não poderá comprar um item na rede de suprimentos, que já tenha sido adquirido pelo PDDE.

      Posto isto, as dúvidas deverão ser encaminhadas ao e-mail: redesuprimentos@fde.sp.gov.br.

     Complementando a informação acima segue:

      Devido a inúmeras dúvidas referente ao comunicado acima, esclarecemos que a Rede de Suprimentos estará disponível no mês de OUTUBRO a partir de 21/10 a 27/10 /2020, e que no mês de NOVEMBRO será informada a nova data que a Rede de Suprimentos estará aberta para aquisição de: PAPELARIA, HIGIENE e LIMPEZA.

      As Unidades Escolares que neste mês de outubro já adquiriram esses itens através do PDDE PAULISTA NÃO poderão fazer aquisição dos mesmos através da Rede de Suprimentos.

      Informamos ainda que, as aquisições desses itens feitas no mês de JANEIRO A SETEMBRO /2020, com a Verba do PDDE PAULISTA, que seja já foram consumidos ou que estão quase terminando, nesse caso podem ser adquiridos pela REDE DE SUPRIMENTOS.

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Atribuição de Vaga de SUPERVISOR DE ENSINO

   A Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino – Região de Limeira, no uso de suas atribuições legais, CONVOCA, os candidatos inscritos para substituir e/ou responder pelo cargo vago de SUPERVISOR DE ENSINO, nos termos da RES.SE.05/2020, alterada pelas Res.SE 18/2020 e 56/2020: Informa ainda o seguinte: I – Atribuição de 2 cargos vagos de Supervisor de Ensino.

   Local: Plataforma do Microsoft Teams, através de convite que será enviado ao e- mail institucional dos candidatos que tiverem preenchido formulário.

   Data: 22/10/2020

   Horas: 9h00

   Segue edital no anexo I.

Núcleo de Administração de Pessoal – NAP 

Fone 3404.2965/2968/2993/2992/2990/2967/5814 (Aline) delimnap@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Prorrogação e Aproveitamento de Contratos de Agente de Organização Escolar – AOE para Adequação dos Módulos no Retorno Presencial 

    1.1. Informações:

   a)      Os contratos de Agente de Organização Escolar ativos nas unidades escolares, que possuem com vencimento em 2020, poderão ser prorrogados por mais doze meses de acordo com o artigo 1º da Lei Complementar 1.357 de 10/09/2020;

    b)      O parágrafo único do artigo 1º da referida LC prevê que o contrato pode ser prorrogado somente para manutenção de atividades consideradas essenciais de acompanhamento dos protocolos de higiene e distanciamento social, controlado no âmbito das unidades escolares estaduais, ou seja, para os servidores com retorno das atividades presenciais;

    c)      Para efetivar a prorrogação do contrato de trabalho, a Diretoria Regional de Ensino deverá confirmar dentre os servidores contratados quais atendem o disposto no parágrafo único do artigo 1º da LC 1.357/2020, a fim de desempenharem suas funções de forma presencial;

     Maiores esclarecimentos serão tratados em reunião.

    1.2. Planilha – Agentes de Organização Escolar Contratados

     Solicitamos que as unidades escolares preencham o formulário com as informações solicitadas de todos os Agentes de Organização Escolar contratados, nos termos da LC 1093/09, através do link: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=mHe4FhdFLESSAM4cypMlnCeqKeiaW0lEsdSWpL_l2jpURTNTNzNZRVpKUDRTOFhKTVQzUkNJWDdVTC4u .

PRAZO: 20/10/2020 (amanhã), até às 12h00.

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino