COMUNICADO EXTRAORDINARIO II DERLIM DE 27-09-2021 

COMUNICADO EXTRAORDINARIO II DERLIM DE 27-09-2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Acesso à ATPC da Diretoria de Ensino da Região de Limeira – Anos Finais e E.M     

Informamos que a realização das ATPC a serem transmitidas pela Diretoria de Ensino da Região de Limeira será via YOUTUBE, cujo acesso se dará das 10h às 11h30 pelos seguintes links:

Tema: O impacto da abordagem STEAM – o professor como agente de mudanças, o estudante no centro da aprendizagem.

Dia 28/09 (3ª feira): https://youtu.be/fkhbWCu74eQ

Dia 29/09 (4ª feira): https://youtu.be/tVRF-9o-hWE

Dia 30/09 (5ª feira): https://youtu.be/qhNy2I0QlSc

No ATPC do dia 30/09 (5ª feira), através do link: https://npedelim.com/textos/ os participantes terão acesso aos textos necessários.

Link para ATPCs COM A EQUIPE DO NÚCLEO PEDAGÓGICO – DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA – 2021

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc_9t5-ihH8S9u-JHZSMV_Nhf6suQd2tUDoOgYYqny78V8OTA/viewform 

COMUNICADO DERLIM DE 27-09-2021 

 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Justificativa do não comparecimento do Diretor na convocação de Serra Negra


Solicitamos, por gentileza, o envio de uma justificativa do Diretor referente à sua ausência na convocação em Serra Negra (30/09 e 01/10), o qual será representado pelo seu vice. Favor enviar no e-mail delim@educacao.sp.gov.br até o dia 29/09/2021  (quarta-feira).

2. Assunto: Termo de responsabilidade


Para os Diretores em férias, que mesmo assim optaram por ir na convocação em Serra Negra (30/09 e 01/10), enviar termo de responsabilidade de próprio punho, deixando claro que irão por livre e espontânea vontade e arcarão com as despesas. Favor digitalizar e enviar no e-mail delim@educacao.sp.gov.br até o dia 29/09/2021  (quarta-feira).

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Reunião com os Conselheiros CANCELADA 

 

Em virtude de conflitos de agendas, comunicamos que a reunião entre os conselheiros tutelares e os diretores das escolas do município de Rio Claro e dos Distritos de Ajapi e da Assistência, prevista para o próximo dia 29, foi cancelada.

Em breve informaremos uma nova data.

2. Assunto: Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes 

Temas: 

  1. Manifestação de Interesse e pagamento da 1ª parcela
  2. Inserção do CPF do Responsável na SED até 30/set.
  3. Tutorial de como inserir o CPF no sistema
  4. Outras informações
  5. Links Úteis
    1. Manifestação de Interesse e pagamento da 1ª parcela 

      As inscrições para o Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes foram abertas no dia 02/set e serão contínuas, até que seja atingido o limite de 300 mil estudantes contemplados.  

      O total de parcelas (e, portanto, o valor total da bolsa) sofrerá alterações conforme a data de inscrição do estudante. 

      Por enquanto, o cronograma de pagamentos será baseado nas seguintes regras:

  1. Estudantes que manifestaram interesse e assinaram o Termo de Responsabilidade até o dia 24/setembro: receberão a 1ª parcela de R$ 100 em outubro/21, desde que compareçam presencialmente na escola pelo menos 1 vez até o dia 30/set e tenham esse registro no Diário de Classe Digital.

Estudantes do EJA que assinarem o Termo até 30/set também entrarão na primeira onda de pagamentos.

  1. Estudantes que manifestaram interesse e assinaram o Termo de Responsabilidade entre os dias 25/setembro e 17/novembro receberão a 1ª parcela de R$ 100 em dezembro, desde que compareçam presencialmente na escola pelo menos 1 vez até o dia 30/nov e tenham esse registro no Diário de Classe Digital.

2. Inserção do CPF do Responsável na SED até 30/set. 

As escolas têm até o dia 30/set (quinta-feira) para cumprir as seguintes etapas:

  1. Diretor, Vice, GOE, PC ou Proatec acessam a SED > Questionários > Bolsa do Povo Estudantes > Confirmação de Recebimento do Termo de Responsabilidade;
  2. Verificam todos os estudantes que estão com a coluna “Termo Assinado” em branco;
  3. Clicar no lápis da coluna ao lado;
  4. Selecionar no menu suspenso o nome do Responsável que realizou a assinatura presencialmente na escola;
  5. Clicar em Salvar;
  6. Aguardar o estudante ficar com a bolinha verde na coluna “Termo Assinado”.

Pontos de Atenção: 

  1. O Responsável selecionado no sistema deve, obrigatoriamente, ser o mesmo que assinou o Termo de Responsabilidade presencialmente na escola. Não pode haver divergência de responsáveis, pois é este que receberá o recurso em seu nome;
  2. Se o estudante estiver com a bolinha verde na coluna “Termo Assinado” ele já está com a situação regularizada e já poderá receber a 1ª parcela, desde que sejam cumpridas as condicionalidades;
  3. Se o nome do Responsável que assinou o Termo não aparecer no menu suspenso, a Escola deverá adicionar um novo clicando no botão “Novo”. Se a escola tiver que adicionar um novo, ela deverá entrar em contato com o Responsável que assinou o Termo para solicitar o CPF e, então, incluir no sistema;
  4. Os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos que assinaram pela SED não precisam fazer este procedimento. Esses já estarão aparecendo com a bolinha verde na coluna “Termo Assinado”;
  5. A partir do dia 24/set o modelo de Termo de Responsabilidade que está disponível na SED (Questionários > Bolsa do Povo – Estudantes > Modelo de Termo de Responsabilidade em PDF) já está atualizado com campo para inserir o CPF, ou seja, a partir de agora os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos que forem assinar o Termo presencialmente na escola deverão preencher o CPF para que a escola possa colocar no sistema.
  6. Em resumo:
  • Termos de Responsabilidade assinados na SED já vem com CPF automático. Nesses casos a escola não precisa realizar nenhuma ação.
  • Termos de Responsabilidade assinados presencialmente na escola (impressos) deverão conter o CPF do responsável ou do estudante maior de 18 anos, e a Escola deverá inserir o CPF (procedimento descrito acima) toda vez que for confirmar o recebimento de um Termo de Responsabilidade no sistema.

3. Tutorial de como inserir o CPF no sistema 

https://docs.google.com/presentation/d/1qkZgfU59zec5wq-Ke32wR8TxSlSlDvJ28vlaJJ329r8/edit?usp=sharing

            4. Outras informações: 

  1. As inscrições cujo Termo de Responsabilidade não foi assinado serão desconsideradas.
  2. Haverá a possibilidade de entrada no Programa em 2022. O recurso continuará limitado a R$ 1.000 por ano letivo e o público-alvo permanece o mesmo.
  3. Público-alvo: estudantes da rede estadual de Ensino de São Paulo, prioritariamente Ensino Médio (1ª, 2ª, 3ª séries). Estudantes de 9º ano e EJA também podem ser contemplados se houver vagas remanescentes. Todos os estudantes devem estar inscritos no Cadúnico como pobreza ou extrema pobreza.

5. Links Úteis: 

FAQ: https://docs.google.com/document/d/11qFeQ6P5DZc0VKD0P9zA0q1xfTNKiI6AJooAG9KpEB4/edit?usp=sharing

Site para manifestar interesse: www.bolsadopovo.sp.gov.br

Tutorial de Inscrição: https://www.youtube.com/watch?v=hr1Fp00F7js

Live 31/08 (Apresentação do Programa): https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=23437&id=0

Live 09/09: 

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=23741&id=0

Live 13/09: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=23940&id=0

Live 16/09: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=23939&id=0

 

Para dúvidas ou dificuldades técnicas, abra uma ocorrência em nosso Portal de Atendimento:

https://atendimento.educacao.sp.gov.br/

Lembrando que a ocorrência deve conter, necessariamente:

  • RA do estudante
  • Nome completo do estudante
  • CPF do estudante e de seu responsável
  • Descrição do caso ocorrido

Assunto da Ocorrência: Bolsa do Povo

Categoria: Bolsa do Povo

Subcategoria: Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes

Tutorial Portal de Atendimento: https://drive.google.com/file/d/1IoCdPH14Wybnn5jrkR6x75r__fjtZkQ-/view?usp=sharing

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: ATPC sobre ações do CONVIVA nas Unidades Escolares 

 

Equipe Gestora,

O Núcleo Pedagógico tem recebido de vocês, através dos vários grupos de WhatsApp, fotos e vídeos de atividades que tem acontecido nas escolas que muito contribuem e vão de encontro ao Programa CONVIVA e seus objetivos. Portanto, convidamos todas as unidades escolares que quiserem apresentar estas atividades na ATPC que estamos preparando sobre ações do CONVIVA em nossas escolas:

– Elaborem um vídeo da ação (com fotos, gravações de momentos, áudios de estudantes etc.) de até 3 minutos, em que sejam apresentados seus objetivos e desenvolvimento.

– Enviem-no através do link: https://bit.ly/AcaoConvivaDERLIM , até o dia 29/09/2021 – 17h.

Atenção: é imprescindível a autorização do uso de imagem tanto dos estudantes quanto dos professores que aparecerem nas imagens, ficando estas disponíveis na U.E para enriquecer o nosso ATPC e compartilhar as boas práticas realizadas durante o ano letivo de 2021. 

 

 

2. Assunto: EDUCAÇÃO CONECTADA 

Segue Números Educação Conectada:

Tivemos um total de 3.320 escolas que fizeram a adesão ao Programa Educação Conectada e os respectivos Planos foram encaminhados para o FNDE, para Pagamento.

237 Escolas entraram na Plataforma, se cadastraram e não encaminharam o Plano (não Finalizaram) e estão em Cadastramento.;

19 Escolas clicaram em não aceitar o Plano.

E 1658 escolas nem entraram na Plataforma. Estão com Status “Selecionado Pela Rede”

Segue em anexo I, os dados das Unidades Escolares.

3. Assunto: Tempo de Aprender 

            Prezadas e Prezados,

Identificamos que as escolas abaixo ainda não se manifestaram quanto ao Programa Tempo de Aprender, se farão ou não a adesão.

Solicitamos, por gentileza, que encaminhe o Termo de Adesão, caso a Escola já tenha feito no sistema SISALFA.

Caso não fará a adesão, apenas informe qual escola e o motivo, por favor:

Diretoria de Ensino

NU_ANO_CENSO

INEP

NO_ENTIDADE

Limeira

2020

35020102

ANTONIO DE QUEIROZ PROFESSOR

Limeira

2020

35020114

LAZARO DUARTE DO PATEO PROFESSOR

Limeira

2020

35901258

LUIGINO BURIGOTTO

Limeira

2020

35047314

OCTAVIO PIMENTA REIS

 

 

4. Assunto Projeto Reconhecer

 

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo institui o PROJETO RECONHECER com o objetivo de valorizar e reconhecer as diferentes práticas, realizadas pelos educadores da rede estadual paulista, que procuraram promover impacto positivo na educação.  É público-alvo da ação profissionais da Educação do Estado de São Paulo.

Para participar os profissionais deverão preencher o Anexo I e Anexo II (relato de prática e termo de cessão devidamente assinados) e enviar por e-mail para a Diretoria de Ensino (delim@educacao.sp.gov.br), até 27/09/2021.

Anexo I: https://efape.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/09/anexo-i.docx

Anexo II: https://efape.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/09/anexo-ii.docx

Segue, anexo II, regulamento.

 

 

5.Assunto: Projeto Histórias Inspiradoras  

 

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com o objetivo de valorizar e reconhecer protagonismo de pessoas que se destacam por meio de ações voluntárias em benefício da Comunidade Escolar e da Educação do Estado de São Paulo institui o Projeto Histórias Inspiradoras da Educação de São Paulo. Desta forma, contamos com a sua importante parceria para identificar entre a sua Comunidade Escolar até 05 (cinco) narrativas de histórias inspiradoras, que fazem a diferença no dia a dia da comunidade escolar e em seu entorno, ações estas que possam inspirar o protagonismo e o engajamento de outras pessoas. Serão selecionadas até 05 narrativas por DE.

Essas narrativas podem ser de pessoas da comunidade; comércio, estudantes, professores, pais, agente de organização escolar, merendeiras, Diretores etc.

As narrativas deverão ser encaminhadas com os dados abaixo para o e-mail: delim@educacao.sp.gov.br   até 30.09.2021

Diretor(A) Da Unidade Escolar:  

Nome Do Protagonista Da História:  

Idade – Profissão/Cargo Do Protagonista:   

Telefone Do Protagonista:

Preencher No Formato (DDD.) Xxxx.Xxxx

Email Do Protagonista:  

Narrativa Da História:  

Contamos com a participação de sua unidade escolar com relevantes narrativas inspiradoras.

 

6.Assunto: Levantamento de Prática Metodologias Ativas   

 

Objetivando a coleta de evidências da prática de novas metodologias ativas, pelos professores de matemática do Ensino Médio, solicitamos à equipe gestora das unidades escolares e/ou professor responsável pela prática, o preenchimento do formulário, link abaixo, até o dia 30.09.2021.

Link:    https://forms.gle/9mbh8g9Rx6T4feQ76 

 

7. Assunto: CONVIVA SP – Painel De Boas Práticas – Corrente do Bem: DIA D – Dia Da Vida 

Solicitamos que preencham o PPT em anexo III, até (01/10/21), referente à Corrente do Bem: Dia D – Dia da Vida.

No PPT deverão ser inseridos: Nome da unidade escolar, responsáveis,  fotos e legendas das atividades Corrente do Bem, setembro Amarelo, com  síntese das ações.

 Segue em anexo IV modelo do PPT preenchido.

Contamos com participação de todas as escolas.

 

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br 

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM 

Fone 3404.2978/2991 (Matilde) – delimnrm@educacao.sp.gov.br  

1. Assunto: Abertura da Conferência e Correções no Sistema Educacenso. 

Informamos que está disponível até o dia 22/10/2021 o período de conferência e correções no sistema Educacenso através do site http://censobasico.inep.gov.br. Lembramos que a data base é 26/05.

Informamos ainda que o Módulo de Confirmação de Matricula encontra-se disponível para verificar e corrigir as inconsistências de alunos com mais de um vínculo de escolarização. As matrículas nos relatórios devem se obrigatoriamente confirmadas ou apenas desconsideradas.

Dúvidas entrar em contato apenas  pelo telefone 3404-2991 ou delimnrm@educacao.sp.gov.br. Anexo tutorial para auxiliá-los.

 

2. Assunto: Alteração de CEP –  Município de Iracemápolis 

Tendo em vista a mudança de CEP do Município de Iracemápolis de único para CEP específico de cada rua, solicitamos que seja enviado por todas as Unidades Escolares um ofício com as seguintes informações:

Nome da Escola 

Código CIE 

Endereço completo conforme SED 

CEP antigo 

CEP atual 

Solicitamos ainda um documento comprobatório, do correio, que contenha essa informação, o qual será anexado na solicitação de alteração no sistema SED.

Aproveitamos para lembrar que todos tem que fazer a alteração também no censo.

Enviar os ofícios via e-mail delimnrm@educacao.sp.gov.br

 

 

TODOS OS ANEXOS AQUI

Atenciosamente,

Jacqueline de Fátima Duarte Veiga e Souza

Dirigente Regional de Ensino