COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 29.01.2021
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF
Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Administração – NAD
Fone 3404.2947 (Patrícia) – delimnad@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Atualização SGI – Sistema de Gestão do Patrimônio Imobiliário do Estado
Prezada Direção
Solicitamos que respondam a planilha, link abaixo, com informações sobre o prédio da Unidade Escolar, utilizando o e-mail institucional administrativo da escola, com urgência.
COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO II DERLIM DE 29.01.2021
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE
Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Calendário Escolar 2021
Senhores Diretores,
Encaminhamos, anexo I, a nova versão do calendário das escolas estaduais, com as alterações previstas na Resolução SEDUC 11/2021.
Lembramos que as unidades escolares deverão elaborar e inserir o Calendário Escolar, conforme novas diretrizes, na plataforma “Secretaria Escolar Digital” até o dia 02/02/2021.
A homologação do Calendário Escolar na plataforma SED é imprescindível para habilitar o Módulo Fechamento, que permitirá aos professores da rede estadual realizar o lançamento das notas e faltas bimestrais dos estudantes.
Ressaltamos que todas as datas de Conselho de Classe/série/ano e Reunião de Pais não sejam alteradas. Salientamos que após inserir as alterações do calendário na SED, o Diretor da Unidade Escolar deve acessar o seu perfil e aprová-lo.
Os calendários que encontram-se na SED para ratificação e/ou homologação já foram rejeitados.
Quaisquer dúvidas, entrar em contato com os Supervisores Wanderley ou Gabriel.
COMUNICADO DERLIM DE 29.01.2021
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Planejamento 2021 – Semana de 01 a 05 de fevereiro
Solicitamos especial atenção ao boletim. Anexo I.
2. Assunto: Pesquisa de Opinião sobre o Planejamento 2021 – Período de 26 a 29 de Janeiro – Equipes Escolares
Solicitamos especial atenção ao boletim nº 53. Anexo II.
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE
Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Atribuição de Aulas – Projeto de Recuperação e Reforço
Senhores Diretores,
A Comissão de Atribuição de Classes e Aulas orienta o que segue quanto à atribuição para o Projeto de Recuperação e Reforço, nos termos da Resolução SE 37/2020, alterada pela Resolução SEDUC 65/2020 e Portaria COPED/CGRH-s/nº, de 26-1-2021
- O Projeto de Reforço e Recuperação das aprendizagens, que oferecerá um conjunto de ações articuladas para as unidades escolares estaduais, inclusive com atuação de docente indicado especificamente para este fim, durante as aulas regulares de classes específicas, com vistas a oportunizar aos estudantes vivência de atividades que reforcem suas aprendizagens estruturantes em Língua Portuguesa e Matemática.
- A atuação do docente designado especificamente para o Projeto de Reforço e Recuperação deverá ser organizada, conjuntamente, entre o professor regente da classe ou componente curricular e o professor do Projeto, que decidirão sobre as estratégias a serem implementadas que melhor atendam aos estudantes em suas necessidades de aprendizagem.
- O acompanhamento e a avaliação das aprendizagens, resultantes das atividades de reforço e recuperação, deverão ser periodicamente registrados pelos docentes e sistematicamente acompanhados pelos gestores e professores que integram os Conselhos de Classe/Ano/Série, realizados ao final de cada bimestre e ano letivo.
Procedimentos para atribuição das aulas de Reforço e Recuperação
A atribuição aos docentes, observado o limite máximo de aulas semanais, para atuar no Projeto de Reforço e Recuperação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, respeitará a classificação do processo anual de atribuição de classes e aulas, na seguinte conformidade:
I – 4 aulas semanais, a serem distribuídas igualmente nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática, para cada classe do 2º e do 5º ano do Ensino Fundamental ou;
II – 21 aulas, para cada classe do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, em que o docente regente da classe se encontre na situação prevista nos incisos I a III do artigo 1º do Decreto 64.864, de 16-3-2020, a saber; idosos na acepção legal do termo, por contar com idade igual ou superior a 60 (sessenta anos); – gestantes;
portadores de doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes, hipertensão ou outras afecções que deprimam o sistema imunológico
III- As aulas relativas à atuação como professor do Projeto de Reforço e Recuperação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental serão atribuídas ao Professor de Educação Básica I, com magistério ou licenciatura plena em Pedagogia.
IV- Para o ano letivo de 2021, o Projeto de Reforço e Recuperação de Aprendizagem dos estudantes das turmas dos 7º e 9º Anos Finais do Ensino Fundamental e das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio regulares, dar-se-á apenas para os componentes de Língua Portuguesa e Matemática;
V – Aos docentes interessados em atuar no Projeto de Reforço e Recuperação da Aprendizagem deverão ser atribuídas 2 aulas semanais para cada um dos componentes curriculares contemplados no Projeto, para as turmas dos 7º e 9º Anos Finais do Ensino Fundamental e das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio regulares.
VI – As aulas relativas à atuação como professor do Projeto de Reforço e Recuperação nos Anos Finais do Ensino Fundamental e das séries do Ensino Médio regulares serão atribuídas ao docente devidamente habilitado ou qualificado em Língua Portuguesa e Matemática.
Orientação quanto à atribuíção de aulas :
O diretor deverá atribuir em nível de unidade escolar no dia 01/02/2021;
caso haja saldo remanescente a ser atribuído, encaminhar até 14 horas do dia 01/02/2021 para a DERLim, no email saldo.aula@gmail.com,utilizando modelo próprio (em anexo III);
A Diretoria de Ensino dará publicidade no site delim@educacao.sp.gov.br da sessão de atribuição em nível DE ( 01 04/02/2021) e demais procedimentos..
- Como será realizada a atribuição de aulas para o Projeto de Recuperação Intensiva : As aulas poderão ser atribuídas a:
- – docentes titulares de cargo, na carga suplementar
- – docentes ocupantes de função-atividade, para complementar a composição da carga horária de trabalho;
- – docentes contratados nos termos da Lei Complementar nº 1.093/2009, para completar a carga horária de trabalho;
- – candidatos à contratação, devidamente inscritos no processo de atribuição de classes e aulas.
- Não poderá haver redução de unidade escolar com aulas de Projeto, conforme determinado na Resolução SEDUC 72/2020;
- As aulas não poderão ser atribuídas a docentes em regime de TELETRABALHO.
- As escolas PEIS não farão jus a atuação do Professor de Reforço e Recuperação.
Quanto à Atribuição em nível de Diretoria de Ensino, o docente deverá:
-
- Acessar o formulário, abaixo, e preencher com as informações solicitadas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScC2qy81i8YR_XAxAsojTfo8KZw3gM_I25DlsWtiUfEwrE69A/viewform
- Participar da Sessão de Atribuição virtual, que ocorrerá pela plataforma Teams, no dia 04/02/2021, a partir das 9h, através do link: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_MTI4ZmYxNTgtNWY4Yy00YzlmLWIwNzEtZmVkMDFjZTY1MjVl%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2216b87798-4517-442c-9200-ce1cca93259c%22%2c%22Oid%22%3a%22fe2eb9c9-1f03-4edb-839e-df218f5db689%22%7d Comissão de Atribuição de Classes e Aulas – DERLIM NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 1. Assunto: Apresentações Utilizadas Durante Planejamento Escolar 2021 e Habilidades Essenciais
Retransmitimos Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria/COPED/EFAPE – Nº. 98/2021.
Prezados(as) Dirigentes, equipes de Supervisão de Ensino, equipes do Núcleo Pedagógico, equipes gestoras das escolas e professores
Apresentações utilizadas durante planejamento escolar
Enviamos a seguir as apresentações utilizadas durante as pautas de planejamento escolar coletivo nos dias 26 a 28 de janeiro.
Além disso, compartilhamos neste link : https://docs.google.com/spreadsheets/d/1UgOQYIs_ErSTMJklssjOCj-efU–t_B49bUOUztv4nE/edit?usp=sharing as apresentações utilizadas durante as transmissões específicas por componente curricular ou área do conhecimento para apoiar o planejamento de aulas dos professores.
Habilidades essenciais e materiais de apoio
Compartilhamos neste link : https://drive.google.com/file/d/1AUbJ2_BKeP0bhwnjpL3llFhmzzA_UIHx/view a planilha com as habilidades essenciais de 2021, selecionadas para serem priorizadas neste ano. Nos casos de Língua Portuguesa e Matemática, a planilha também inclui a indicação de quais das habilidades essenciais são trabalhadas no Aprender Sempre.
As habilidades essenciais e o Aprender Sempre – Volume 1 – e materiais de apoio Currículo em Ação também estão disponíveis no site do Currículo Paulista.
- Habilidades essenciais e Currículo em Ação do ensino fundamental – link : https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/materiais-de-apoio-2/
- Aprender Sempre – ensino fundamental – link : https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/aprender-sempre-ef/
- Habilidades essenciais e materiais de apoio do ensino médio – link : https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/materiais-de-apoio-2/
- Aprender Sempre – ensino médio – link : https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/aprender-sempre-em/
Materiais de apoio ao planejamento e diretrizes curriculares dos Centros de Estudos de Línguas (CEL)
Com o objetivo de apoiar o Planejamento 2021 dos(as) professores(as) e gestores(as) dos Centros de Estudos de Línguas – CEL da Rede, disponibilizamos orientações que foram elaboradas considerando as particularidades pedagógicas e estruturais do projeto, bem como o cenário atual com relação à pandemia de COVID-19, no seguinte link : https://drive.google.com/file/d/1KZVp8evAWR7iE6OCZz0cbecqALgvzIzV/view .
Diante da atualização do documento “Diretrizes Curriculares para o CEL” após a inserção de conteúdos voltados para o ensino de Mandarim, disponibilizamos a versão em PDF da obra neste link : https://drive.google.com/file/d/1QWAeCqMAgsuWvqMwQssYPl975vx0h3iv/view para apoiar o desenvolvimento da prática pedagógica e o planejamento dos(as) professores(as) e gestores(as) do CEL. A versão impressa da produção será entregue às Unidade Escolares que oferecem o projeto.
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP
Fone 3404.2995/2994/2996/2982 (Rafaela) – delimnfp@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Cronograma Pagamento Fevereiro/2021
Estamos encaminhando, em anexo IV Cronograma para Digitação Pagamento – Fevereiro de 2021.
Com a finalidade de prevenir eventuais bloqueios e inconsistências, solicitamos empenho no acompanhamento da digitação do BFE pelas Unidades Escolares e, havendo dúvidas ou problemas na digitação, deverá ser comunicado este Núcleo de Frequência e Pagamento, em tempo hábil para análise e solução, através do e-mail <delimnfp@educacao.sp.gov.br>. Lembramos que ausência da digitação da frequência ocasiona o bloqueio de pagamento.
Neste mês, a digitação da frequência de Janeiro de 2021 estará disponível: – de 01 a 10/02/2021, até as 12h00;
2. Assunto: Férias
Conforme orientações do CGRH, informamos que:
Os docentes que completarem 1 ano de exercício até 05/07/2021, deverão usufruir as férias junto com os pares em julho/2021, conforme calendário escolar vigente. Os que não forem contemplados no arquivo do BIF, após o cronograma de junho/2021, deverão ser apontados no SIPAF para recebimento. Para os que completarem após essa data o gozo de férias será em janeiro do ano de 2022.
CUMPRIMENTOS:
Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:
– Adriana Cristina Tank, Supervisora de Ensino – 31/01 (domingo)
Atenciosamente,
Magda de Moraes
Dirigente Regional de Ensino