COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 28.07.2021 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 28.07.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Levantamento do Parque Tecnológico da Rede Estadual 

     A equipe CITEM está levantando todo o atual parque tecnológico das escolas da rede. Para isso, pedimos que façam o preenchimento da pesquisa, constante no link abaixo, até do dia 29/07/2021. Esta pesquisa visa buscar dados atualizados para fazer todos os ajustes necessários para a comunidade escolar.

      https://docs.google.com/forms/d/1LXHiWDpc78DXe8tJCfnGnvWMZ7x-xMv4pP5mOBmUMTw/prefill

      Agradecemos desde já o apoio de todos.

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Plano de Retomada – Agosto/2021 

     Senhores Diretores,

     Conforme alterações na legislação vigente, há a necessidade que ajustar o Plano de Retomada – Agosto 2021 considerando a Resolução SEDUC 65/2021, de 26/07/2021 e também, o Decreto Estadual nº 65.849 de 06/07/2021, para tanto solicitamos que verifiquem com o Supervisor de Ensino da Unidade para:

      – Plano de Retomada que não esteja capturado no SP sem Papel, a escola realize as alterações no próprio plano e o reenvie; (Anexo I)

      – Plano de Retomada que esteja capturado no SP sem Papel, a escola envie ofício a ser capturado no processo. (Anexo II).

      A entrega deve acontecer pelo delimat@educacao.sp.gov.br impreterivelmente até às 18h00 do dia 28/07/2021.

 

TODOS OS ANEXOS AQUI

COMUNICADO DERLIM DE 28.07.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Alerta às Escolas 

     Tivemos conhecimento de que está circulando a pesquisa, abaixo, junto aos estudantes da rede, porém informamos que não é da SEDUC.

     Pedimos, por favor, que informem a comunidade escolar.

 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Salas e ambientes de Leitura – Resolução SEDUC 65 de 26-07-2021

    Revogada a Resolução SEDUC 11/2021, pela Resolução SEDUC 65/2021, solicita-se especial atenção ao ANEXO 1, desta última, ao que se refere à utilização das Salas e Ambientes de Leitura:

    Resolução SEDUC 65/2021, ANEXO 1

    3.2 Salas de aulas:

    Manter o distanciamento de 1 metro entre as pessoas;

 

    As salas de leitura e bibliotecas podem ser abertas, desde que seja respeitado o distanciamento de 1 metro entre as pessoas e as seguintes regras:

    a. Separar uma estante para recebimento de material devolvido; 

    b. Sempre higienizar as mãos antes e após manusear os livros; 

    c. Acomodar o material recebido na estante separada para este fim; 

    d. Não colocar esse livro no acervo nas próximas 72 horas, como também não o liberar para empréstimo 

 

    Todos os estudantes devem permanecer de máscara durante as aulas, com exceção dos estudantes público-alvo da educação especial que não possuam autonomia e corram risco de serem sufocados.

    Manter os ambientes bem ventilados com as janelas e portas abertas, evitando o toque nas maçanetas e fechaduras; Preferir o uso de ventilação natural e evitar sempre que possível a utilização de ventiladores e ar condicionado.

    Se for extremamente necessário o uso do ventilador, sempre manter as janelas e as portas abertas e direcionar o fluxo de ventilação para uma saída de ar (janela ou porta).

    Caso o ar-condicionado seja a única opção de ventilação, instalar e manter filtros e dutos limpos, além de realizar a manutenção e limpeza do sistema de ar-condicionado, conforme orientações vigentes das autoridades sanitárias.

    Se necessário ao distanciamento de 1 metro, limitar o número de estudantes e fazer rodízios entre grupos no uso de laboratórios, mantendo o uso da máscara.

Higienizar bancadas, computadores, equipamentos e utensílios antes de cada aula, sobretudo de laboratórios e de outros espaços de realização de atividades práticas.

     Estudantes não podem compartilhar objetos e materiais pessoais.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. AssuntoBoletim 110 – Ações Formativas MMR 

    Solicitamos especial atenção ao Boletim 110. Anexo I.

 

2. Assunto: Lives

 

 


 

3. Assunto: Programação | Profissionais da Educação – CMSP  

     Olá, servidor(a)!

     Para você ficar por dentro de todas pautas que serão trabalhadas nesta semana, de 02 a 06 de agosto, a EFAPE preparou e disponibilizou a programação de Formação no site do CMSP.

     Com essa programação, além de conteúdos inéditos, você poderá se organizar para assistir às reprises e ficar por dentro de algum assunto que você perdeu ou até assistir novamente e aprofundar-se nos temas já trabalhados.

     Acesse https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/programacao-profissionais-da-educacao/ e confira!

     Estas ações também poderão ser assistidas em outros momentos, já que ficam disponíveis no Repositório do Centro de Mídias – https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/inicio, e também no canal do CMSP no YouTube – https://www.youtube.com/channel/UC4PxhhCLUs1ESKz5EwuepMw .

 

    Anote na agenda!  

    Título: Formação “TikTok e a Educação

     Dia: 4 de agosto de 2021.

     Horário: das 14h às 15h30.

    Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1 do CMSP – https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ .

    O TikTok já faz parte do nosso cotidiano e, por isso, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE) em parceria com a Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidência e Matrícula (CITEM), convidam você para a formação “TikTok e a Educação”.

    Lançado no ano de 2016, o TikTok é um aplicativo direcionado para criar e compartilhar vídeos curtos de até 60 segundos, e dispõe de amplos recursos para criar e publicar diferentes conteúdos de forma criativa, além de ter a cada dia mais usuários adeptos.

     O TikTok se tornou um espaço democrático de aprendizagem em rede, além de ser reconhecido como um dos recursos mais utilizados pelos alunos por ter formato audiovisual, por muitas celebridades o utilizarem e por possibilitar a criação e recriação de conteúdos com criatividade, humor e linguagem mais próxima da utilizada por eles. Isto possibilita, por exemplo, a elaboração de pequenas histórias, dublagens e participações em desafios.

     Diante deste cenário, o objetivo desta formação será para você conhecer mais sobre como usar este recurso de forma pedagógica, desde a produção de conteúdo, a captação e a proximidade com os alunos, até a divulgação de suas produções.

     Destinado a todos os servidores da SEDUC, o encontro contará com a participação de Ana Paula Marolla, formadora da EFAPE, e Ronaldo da Silva Marques, especialista sobre TikTok.

 

     Série “Memória Escolar”  

    Dia: 5 de agosto de 2021.

    Horário: das 14h às 15h30.

    Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP – https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/.

    No próximo programa da Série “Memória Escolar”, vamos abordar o tema da memória oral, com orientações relativas à “Sensibilização para Trabalhos com Memória Oral”.

   Para apresentar a temática, o historiador Diógenes Nicolau entrevistará a professora Edivane Rodrigues, demonstrando, na prática, como devem ser conduzidos trabalhos de memória oral.

   O tema é relevante para todos aqueles que estiverem realizando ações de memória em suas escolas ou diretorias, uma vez que a memória oral é uma fonte de informação de inestimável valor nesses casos.

 

    Título: Web 4 – Relacionamento Interpessoal (Engajamento com os outros)

    Data: 06/08/2021

    Horário: das 15h45 às 17h15.

    Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP – https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/.

    A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC – SP), em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS) e com o apoio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE), promove o percurso Jornada formativa: práticas de autoconhecimento e desenvolvimento das competências socioemocionais. Diante da complexidade do mundo atual, torna-se cada vez importante apoiar os educadores no seu autodesenvolvimento e nos conhecimentos sobre suas próprias competências socioemocionais, para poderem lidar de forma construtiva e criativa com os desafios da vida profissional e pessoal.

 

     O que é a Jornada formativa?

    A Jornada formativa tem como premissa o alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a formação inicial de Professores da Educação Básica, por meio de conteúdos atuais que relacionam competências socioemocionais às temáticas do cotidiano do educador, pautados em evidências científicas.

    Por meio de atividades práticas, os educadores terão a oportunidade de conhecer as competências socioemocionais, além de experimentar ferramentas, para desenvolverem o autoconhecimento. Assim, poderão identificar como mobilizá-las, a fim de encontrarem as melhores soluções diante das diversas situações do cotidiano. As atividades poderão ser desenvolvidas antes, durante e após a formação, conforme interesse e disponibilidade de cada educador em dar continuidade à ação formativa.

   A Jornada formativa está organizada em cinco percursos:

 

    1. Eu, Educador  

    2. Comunicação  

    3. Relacionamento Interpessoal  

    4. Autoconhecimento emocional  

   5. Saberes e Fazeres Docente

   Ao longo dessa jornada, cada tema relacionado ao percurso será pauta de uma webconferência de uma hora e meia de duração, realizada ao vivo pelo aplicativo do CMSP, no Canal Desenvolvimento Profissional

      Informamos que retomaremos as transmissões das webconferências.

    Confira abaixo a programação das próximas transmissões que ocorrerão às sextas-feiras, das 10h às 11h30, com reprises no mesmo dia, das 14h às 15h30.

Também serão disponibilizados materiais complementares no AVA-EFAPE, como os “Diários de Bordo”, que são guias para auxiliar no percurso. Estes poderão ser lidos antes dos encontros e retomados após as transmissões.
     Para quem é a Jornada formativa?  
Podem participar todos os servidores do Quadro do Magistério, do Quadro de Apoio Escolar e do Quadro da Secretaria da Educação, desde que estiverem com cadastros ativos na Secretaria Escolar Digital (SED) no mês de maio /2021.
     Qual o período de realização e como acessá-la? 
A Jornada formativa poderá ser realizada até o dia 30 de setembro de 2021 e, para obter mais informações, acessem o site https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/jornada-formativa-praticas-deautoconhecimento-e-desenvolvimento-das-competencias-socioemocionais/.
Aproveitem essa jornada de autodesenvolvimento!
    Série: Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis – ODS 3 e 10: Avanços e desafios da Lei Maria da Penha 
Data: 06/08/2021
Horário: das 15h45 às 17h15.
Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP – https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/.
Todas as sextas-feiras, das 15h45 às 17h15, o Canal de Desenvolvimento Profissional transmite a série: Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, produzida em parceria entre as Secretarias da Saúde, Justiça e Educação.
Voltada para os profissionais da educação, a série abordará os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS e a forma como podem ser trabalhados na escola. São 17 ODS ao todo e foram formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, de forma a organizar uma agenda mundial a ser desenvolvida até 2030. A intenção é implementar políticas públicas voltadas para os cuidados principais que a humanidade precisa tomar para eliminar a pobreza extrema, a fome, melhorar a qualidade da educação, proteger o planeta e trabalhar para que as sociedades sejam mais inclusivas e pacíficas.
Nossas convidadas especiais para desenvolverem a formação serão:

A cada semana, um ou mais ODS serão trabalhados, sempre para trazer elementos que contribuam para que os profissionais da educação conheçam e reconheçam as formas de contribuir para que a agenda 2030 seja desenvolvida na escola. A nossa formação e dos nossos estudantes poderá se tornar cada vez mais comprometida com os princípios necessários para melhorar toda sociedade e o nosso planeta.

4. Assunto: Cátedra de Educação Básica ─ Minicursos da Semana
Prezado(a),
Nesta semana, com o início da programação do 2º semestre, será possível acompanhar mais dois minicursos da Cátedra de Educação Básica, uma iniciativa do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e do Itaú Social. Esses minicursos têm foco em práticas e didáticas, e são oferecidos aos professores da Rede Pública e aos demais interessados. No canal da Cátedra, no YouTube, você poderá acompanhá-los, das 19h às 21h30, de acordo com a programação a seguir:
03/08 I Minicurso 19: As Ideias de Conhecimento Tácito, a ideia de Indício e a Multidimensionalidade na Avaliação Expositor: Nilson José Machado
05/08 I Minicurso 20: Aprendizagem escolar e formas de abstração Expositor: Lino de Macedo
Para mais informações, acesse o site https://www.catedraeducacaousp.org/minicursos2021. Não será necessário fazer inscrição antecipada e, para obter o atestado de participação, você deverá preencher um formulário que será disponibilizado durante a transmissão de cada minicurso.
      Atenção: As participações nos eventos da Cátedra não serão consideradas para evolução funcional.

 

5. Assunto: Atualização das Atividades Relacionadas ao Programa de Alfabetização Ambiental  
Prezados(as) Gestores (as) Escolares e Professores(as),
Em continuidade às ações de apoio ao Programa de Alfabetização Ambiental, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC – SP) realizará a atualização das atividades. As ações formativas, desenvolvidas em parceria com a Secretaria da Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), visam a apoiar os profissionais da Educação no desenvolvimento de projetos e/ou atividades de sustentabilidade e Educação Ambiental nas Unidades Escolares (UE).
O objetivo destas ações formativas é subsidiar os profissionais da Educação com a temática ambiental. Adicionalmente aos diálogos de formação ambiental, com o propósito de promover temáticas socioambientais nos processos de ensino e aprendizagem, além de fortalecer as escolas como espaços educadores sustentáveis, estão sendo realizadas também Reuniões de Trabalho. Estas visam a orientar os profissionais da Educação quanto ao desenvolvimento da temática nas ATPC das UE partilhando experiências e desafios, na busca colaborativa de soluções possíveis para as questões ambientais apresentadas nos contextos escolares.
     I. Reuniões de Trabalho do Programa de Alfabetização Ambiental  
As Reuniões de Trabalho são destinadas aos Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP) e aos Gestores Escolares, especialmente os Professores Coordenadores (PC), e ocorrem pelo menos uma semana antes das formações com os professores durante as ATPC.
A 1ª Reunião de Trabalho do Programa de Alfabetização Ambiental sobre Resíduos Sólidos foi realizada no dia 8 de junho, conforme cronograma a seguir.
A 2ª Reunião de Trabalho do Programa de Alfabetização Ambiental sobre Conservação da Biodiversidade, prevista para o dia 3 de agosto, será transmitida ao vivo, das 13h30 às 14h15, no canal Gestão, e depois, já gravada, será disponibilizada no YouTube e no repositório do CMSP. Assim, será desenvolvida nas ATPC da escola preferencialmente na semana de 9 a 13 de agosto ou em outro momento oportuno da unidade escolar.

     II. Diálogos do Programa de Alfabetização Ambiental  
Os diálogos do Programa de Alfabetização Ambiental são destinados: aos PCNP de todas as áreas do conhecimento, em especial dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e das áreas de Ciência da Natureza e Ciências Humanas dos Anos Finais do Ensino Fundamental; aos gestores escolares e aos professores das unidades escolares. Gostaríamos de reforçar que, no dia 17 de agosto, em continuidade aos diálogos formativos, será realizado o 4º Diálogo do Programa de Alfabetização Ambiental. Todas as formações serão SUBSECRETARIA 20 27.07.20 21 transmitidas ao vivo das 14h às 15h, no canal Desenvolvimento Profissional 2, e depois, já gravadas, serão disponibilizadas no YouTube e no repositório do CMSP.


As ações formativas ocorrerão na modalidade EaD via CMSP, e possuem carga horária de uma hora cada, totalizando seis horas de formação. Assim, não serão computadas para evolução funcional segundo a legislação vigente.
Para mais informações, consulte a programação do CMSP destinada aos professores e aos profissionais da Educação no link https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/programacao-profissionais-da-educacao/

 

6. Assunto: Atualização das atividades relacionadas ao Programa Escola + Segura em ERRD  
Prezados(as) Professores(as),
Em continuidade às ações de apoio ao Programa Escola + Segura em ERRD, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC – SP) realizará a atualização das atividades. As ações formativas desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Defesa Civil do Estado de São Paulo e demais parceiros visam a apoiar os profissionais da Educação no desenvolvimento de projetos e ações de intervenção nas Unidades Escolares (UE). Estes, estão relacionados à Educação em Redução de Riscos de Desastres (ERRD). O objetivo destas ações formativas é subsidiar os profissionais da Educação com a temática da Redução de Riscos de Desastres (RRD). Adicionalmente aos diálogos de formação em ERRD, com o propósito de promover o tema nos processos de ensino e aprendizagem, além de fortalecer as escolas como espaços SUBSECRETARIA 21 27.07.20 21 educadores resilientes, serão realizadas também Reuniões de Trabalho. Estas visam a orientar os profissionais da Educação quanto ao desenvolvimento da temática nas ATPC das UE partilhando experiências e desafios, na busca colaborativa de soluções possíveis para a gestão de desastres apresentados nos contextos escolares.

     I. Reuniões de Trabalho do Programa Escola + Segura em ERRD  
As Reuniões de Trabalho serão destinadas aos Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP) e aos Gestores Escolares, especialmente os Professores Coordenadores (PC), e ocorrem pelo menos uma semana antes das formações com os professores durante as ATPC.
A 1ª Reunião de Trabalho do Programa Escola + Segura em ERRD, prevista para o dia 5 de outubro, será transmitida ao vivo, das 13h30 às 14h15, no canal Gestão, e depois, já gravada, será disponibilizada no YouTube e no repositório do CMSP. Assim, será desenvolvida nas ATPC da escola, preferencialmente na semana de 11 a 15 de outubro, ou em outro momento oportuno da unidade escolar. Cronograma: Reuniões de Trabalho do Programa Escola + Segura em ERRD

     II. Trilhas formativas do Programa Escola + Segura em ERRD  
As trilhas formativas do Programa Escola + Segura em ERRD são destinadas: aos PCNP de todas as áreas do conhecimento; aos gestores escolares e aos professores das unidades escolares. Gostaríamos de reforçar que, durante o mês de agosto, em continuidade às formações, serão realizadas a 5ª Trilha Formativa (4 de agosto), a 6ª Trilha Formativa (11 de agosto) e a 7ª Trilha Formativa (19 de agosto) do Programa Escola + Segura em ERRD. Todas as formações serão transmitidas ao vivo das 13h às 14h, no canal Formação de Professores, e depois, já gravadas, serão disponibilizadas no YouTube e no repositório do CMSP.


As ações formativas ocorrerão na modalidade EaD via CMSP, e possuem carga horária de uma hora cada, totalizando nove horas de formação. Assim, não serão computadas para evolução funcional segundo a legislação vigente.
Para mais informações, consulte a programação do CMSP destinada aos professores e aos profissionais da Educação no link https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/programacao-profissionais-da-educacao/

 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF
Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Administração – NAD Fone 3404.2947 (Patrícia) – delimnad@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Entrega de Conjuntos para Alunos 
Informamos que amanhã serão entregues Conjuntos para Alunos para as escolas abaixo, conforme informado pela transportadora.

CONFIRA OS ANEXOS AQUI

Atenciosamente,
Magda de Moraes
Dirigente Regional de Ensino