COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 24.08.2021 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 24.08.2021 

NÚCLEO DE APOIO – NA 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

  1. Assunto: Reunião Conviva SP/ Psicologia Viva 

     A Dirigente Regional de Ensino convoca os Vice-diretores e POCs (Professor Orientador de Convivência) para participação em reunião a ser realizada pelos Gestores do Conviva da Diretoria de Ensino da Região de Limeira e da Psicologia Viva.

     Dia:  27/08/2021

     Horário: 14h00

     Local: Plataforma Microsoft Teams

     Solicitamos que ingressem com antecedência, de modo a evitar eventuais atrasos.

     Link de acesso:

https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_OTQ5NDhjMDUtZDQ4MC00ZWYyLWEwYzAtZmJkNDM0MWQxY2Jm%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2216b87798-4517-442c-9200-ce1cca93259c%22%2c%22Oid%22%3a%22badce4ab-c1ae-4874-82bd-3c37395fd554%22%7d 

 

COMUNICADO DERLIM DE 24.08.2021

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br  

 

1. Assunto: Saldo de aulas de Libras e Professor Auxiliar (ordem Judicial) para atribuição em 31/08

    Solicitamos à todas as Unidades Escolares da Diretoria de Ensino de Limeira que enviem os Saldos de aulas para fins de atribuição de Libras e/ou Professor Auxiliar (ordem judicial), conforme o modelo, anexo I e II. Deverão enviar este saldo no e-mail: saldo.aula@gmail.com até sexta-feira, dia, 27/08/2021, às 14 h00.

     Lembramos que é de responsabilidade do Diretor solicitar ao responsável legal do aluno a anuência por escrito para o Intérprete de Libras, se esta for a opção de comunicação dos pais. As escolas que não enviarem esta anuência no e-mail michellefontoura@professor.educacao.sp.gov.br  até dia 30/08/2021, às 14h00, não haverá atribuição de Interlocutor de Libras para esta Unidade Escolar.

     Equipe da Educação Especial

2. Assunto: Programa Além da Escola 

      Senhores Diretores(as) das Unidades Escolares que possuem aulas atribuídas do Programa Além da Escola, por gentileza, trata-se de um programa novo que objetiva expandir a carga horária dos estudantes usando a tecnologia.

      O tempo extra de estudo é composto pelo Apoio à Aprendizagem, projetos em grupo que resolvam problemas e questões relevantes da escola e da comunidade expandida (chamados de “Missões”) e orientações de estudos personalizadas.

      No intuito de ajudar com os direcionamentos, solicitamos que as Unidades Escolares, que possuem professores com aulas atribuídas do Programa Além da Escola, procedam com o cadastro dos docentes. 

     PREENCHIMENTO ATÉ DIA 26/08 (QUINTA) às 17h00. 

 

      https://bit.ly/ProfessoresAlemdaEscolaDERLIM 

      IMPORTANTE: Ressaltamos que para cada docente seja preenchido um formulário para colhermos informações acerca de cada um, para na sexta dia 27/08 criarmos um grupo via WhatsApp e dispararmos os materiais que serão utilizados para a Formação na próxima semana, dia 31.08.2021 (terça-feira) às 9h00 via plataforma Teams com link enviado posteriormente.

       Este drive abaixo contém materiais importantíssimos sobre o Programa “Além da Escola”, que devem ser de leitura permanente de todos os docentes e será disponibilizado via grupo do WhatsApp. 

 

       LINK DO DRIVE: https://bit.ly/MateriaisAlemEscolaDERLIM 

      Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e/ou esclarecimentos.

3. Assunto: 13ª Atribuição de Vagas para Atuação em Escolas Participantes do Programa Ensino Integral

    A Dirigente Regional de Ensino, nos termos da Lei Complementar 1.164/12 alterada pela LC 1.191/2012, Resolução SEDUC/SP-44, de 10-09-2019, Resolução SE 68, de 12-12-2019, Resolução SE 06, de 09-01-2020, Resolução SE 4, de 3-01-2020, Decreto 59354, de 15-07-2013 (alterado pelo Decreto 64770, de 31- 01-2020), Comunicado Conjunto CGRH/COPED, de 20-01-2020, Resolução SEDUC/SP -10, de 22-01-2020, Instrução Conjunta COPED/CGRH/CITEM, de 03-02-2020, Resolução SEDUC/S- 84, de 16-11-2020 e Portaria CGRH 1, de 13-01-2021, CONVOCA os candidatos classificados no processo de Credenciamento Inicial, 1º Credenciamento Emergencial, 2º Credenciamento Emergencial , 3º Credenciamento Emergencial e 4º Credenciamento Emergencial conforme Listas de Classificação PEI – para sessão de atribuição de vagas remanescentes das alocações dos dias 15 e 22 de janeiro, 12 de fevereiro, 04 de março, 06 e 09 de abril, 25 de maio, 8, 15, 22 de junho, 01 de julho e 05 de agosto para adesão ao Regime de Dedicação Plena e Integral – RDPI, que acontecerá PRESENCIALMENTE no próximo dia 26/08/2021 (quinta-feira), às 9 h, na sede da Diretoria Regional de Ensino de Limeira.

     As informações, na íntegra, estão contidas em Edital, no anexo III.

     Solicitamos ampla divulgação aos interessados.

 

4. Assunto: Cadastro de Reunião do Conselho de Escola – SED 

    Prezados(as) Diretores(as),

     Solicitamos que ata de reunião do conselho de escola realizada para ratificação da definição dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio, seja cadastrada na SED. Para tanto, seguir as orientações abaixo:

     I)     Acessar SED – menu gestão escolar – conselho de escola – agendar reuniões – cadastrar nova reunião (importante destacar que o sistema já está parametrizado para que a escola possa concretizar o agendamento de reuniões que já ocorreram);

     II)   Efetuado os passos acima, a unidade escolar deve cadastrar a ata da reunião do conselho de escola. Acessar menu gestão escolar- conselho de escola- ata- cadastrar nova ata.

     III)  Ressalta-se que o cadastro da ata se referirá a data do agendamento da reunião já realizada, conforme orientado no item II;

     IV)  Prazo para cadastro da ata: até 31/08/2021.

    Salientamos, ainda, que as demais Atas de Reunião Ordinária e/ou Extraordinária realizadas, devem ser inseridas na SED, seguindo as mesmas orientações acima elencadas. São consideradas:

    •       Reuniões Ordinárias: aquelas realizadas 2 vezes por semestre, conforme determinado no calendário escolar;

    •       Reuniões Extraordinárias: aquelas realizadas por convocação do Diretor da Escola ou por proposta de, no mínimo, 1/3 (um terço) de seus membros.

Ademais, informamos que as unidades escolares devem realizar o cadastro das ações do Conselho de Escola no menu gestão escolar- ações do conselho de escola- cadastrar ações do conselho de escola. Destacamos que as ações do conselho de escola envolvem os aspectos de natureza pedagógica e administrativa.

     Por conseguinte, reiteramos a necessidade das unidades realizarem as reuniões ordinárias do referido colegiado, conforme determinado em calendário escolar, e as lavarem em livro próprio, além de realizarem sua inserção na SED. Desse modo, a equipe escolar propiciará um engajamento de todos os segmentos da escola, corroborando assim, com uma gestão democrática e participativa, na qual as decisões que impactarão diretamente o contexto escolar, sejam decididas coletivamente.

 

5. Assunto:  Rematrícula dos Estudantes da 1 ª Série do Ensino Médio 

      Prezados Diretores,

      Considerando que a rematrícula para os estudantes da rede estadual teve início em 23/08/2021, informamos que para os alunos da 1ª série do EM essa é uma etapa fundamental, pois eles escolherão o itinerário que irão cursar, dentre as opções definidas pela escola.

      Importante: a rematrícula é diferente da manifestação de interesse. Na manifestação de interesse, apareciam para o discente todas as possibilidades de IF da rede inteira. Agora, na rematrícula, aparecerá APENAS os IF definidos pela escola do aluno.

      Na rematrícula, o estudante deve apontar quais IF, dentre os oferecidos pela escola, ele quer estudar, ordem de preferência. Isso é importante, pois cada IF tem um número máximo de vagas definido pela capacidade da unidade escolar.

      Lembrado que: caso a primeira opção de itinerários deles não esteja sendo ofertada na escola, eles podem buscar essa opção em outras unidades, até 2 quilômetros de sua residência. No entanto, não há previsão de transporte para o aquele que optar por esta mudança.

      Encaminhamos em anexo IV, tutorial com orientações sobre acesso ao sistema SED.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Inscrições prorrogadas para a Competição USP de Conhecimentos (CUCo)

     Solicitamos ampla divulgação da Competição USP de Conhecimentos (CUCo), um desafio criado exclusivamente para os estudantes do ensino médio da rede pública do Estado de São Paulo para incentivar o ingresso nos cursos de graduação da USP e auxiliar a melhorar o desempenho nos componentes curriculares que compõem o conteúdo programático dos processos seletivos de acesso ao ensino superior. A CUCo é parte do Vem pra USP! e nela os participantes concorrem apenas com estudantes da própria escola e da mesma série escolar. As inscrições para o CUCo 2021 foram prorrogadas até o dia 10 de setembro de 2021.  

 

2. Assunto: Adesão de Programas MEC

Informamos que o MEC encaminhou às escolas, equivocadamente, dois comunicados, um sobre a adesão do Escola Conectada e outro sobre o programa novo Educação e Família. Ambas as mensagens cabem apenas à SEDUC, do conectada já foi feita adesão de todas as 1654 escolas indicadas, no entanto o programa novo ainda está sob análise se haverá adesão ou não devido ao pequeno número de escolas envolvidas

Quanto às escolas, não tem nada a ser feito, favor desconsiderar a mensagem.

 

3. Assunto: Orientação Técnica – Plano de Recuperação a partir de Indicadores 

    A Dirigente Regional de Ensino convoca todos os Professores Coordenadores, PCGs do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio e convida os PCNPs, PCAEs, PCAs, PACs (escolas que não possuem PCAs, indicar um professor facilitador de Língua Portuguesa e um de Matemática), para a Orientação Técnica: Plano de Recuperação a partir de Indicadores.

     Data: 26/08/2021 (quinta-feira) 

     Horário: das 13h30 às 16h30 

     Link de acesso: https://bit.ly/OTPlanoRecuperacaoIndicadores 

    Solicitamos, por favor, que ingressem com antecedência, de modo a evitar eventuais atrasos.

 

4. Assunto: ATPC – Educação Especial  

     Prezados(as) Dirigentes, equipes de Supervisão de Ensino, equipes do Núcleo Pedagógico, equipes gestoras das escolas e Professores(as), 

      Em continuidade às ações de apoio à aprendizagem dos estudantes e a implementação da Política de Educação Especial, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC – SP) realizará atua- lização no cronograma das ATPC, incluindo as formações acerca da Educação Especial. Assim, serão direcionados temas pertinentes principalmente aos(às) profissionais da Educação que atuam nas sa- las de recursos, na modalidade itinerante, professores(as) contratados(as) por determinação judicial e professores(as) interlocutores(as) de LIBRAS. 

    As formações têm como principal objetivo apoiar e subsidiar professores(as) que desenvolvem seus trabalhos direta ou indiretamente com o público elegível aos serviços da Educação Especial, bem como todos(as) os(as) profissionais da Educação, incluindo aqueles(as) dos QAE e QSE, no apoio aos estudan- tes com deficiências, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação nas escolas públicasestaduais. 

     A organização das formações de Educação Especial, para os(as) professores(as) e profissionais da edu- cação será a seguinte: 

 

Formação inaugural – ATPC Educação Especial 

Data 

Manhã 

ao vivo 

Tarde 

reprise 

Público-alvo 

Pauta 

Terça-feira 24/08 

das 8h30 às 10h 

das 15h às 16h30 

Professores(as) e Profissionais da Educação 

ATPC Educação Especial 

Canal Educação Especial 

       Portanto, para o dia 24 de agosto, está prevista a transmissão de abertura destinada aos(às) professo- res(as) e aos(às) profissionais da Educação que atuam no atendimento especializado aos estudantes, com transmissão ao vivo, das 8h30 às 10h00, e reprises das 15h00 às 16h30, no Canal Educação Especial do CMSP. 

      As formações em ATPC serão desenvolvidas quinzenalmente (Semana A), às terças-feiras, das 8h30 às 10h00, com início no dia 31 de agostode 2021, conformesegue: 

 

 

Manhã 

Tarde 

EFAPE/ DE/UE 

 

Pauta 

Início 

Término 

Início 

Término 

 

7h 

7h45 

13h30 

14h15 

UE 

Tema local 

Semana A 

 

31/08 

 

7h45 

 

8h30 

 

14h15* 

 

15h* 

 

EFAPE 

Temas gerais 

Canal Formação de Professores 

8h30 

9h15 

15h* 

15h45* 

EFAPE 

ATPC – Educação Especial 

 

Canal Educação Especial 

Educação Especial 

9h15 

10h 

15h45* 

16h30* 

EFAPE 

ATPC – Educação Especial 

Canal Educação Especial 

 

10h 

10h45 

16h30 

17h15 

DE 

Planejamento/orientação 

 

10h45 

11h30 

17h15 

18h 

DE 

Planejamento/orientação 

 

11h30 

12h15 

18h 

18h45 

UE 

Planejamento/ 

 

Desdobramento 

*Reprises das transmissões realizadas no período da manhã. 

 

     Portanto, na Semana A, as pautas de Educação Especial estarão organizadas da seguinte forma: 

  • um tempo de ATPC sobre temas locais com pautas definidas pela escola; 
  • um tempo de ATPC para abordar temas gerais com pautas desenvolvidas pela EFAPE; 
  • dois tempos de ATPC sobreEducação Especial; 
  • dois tempos de ATPC para focar no planejamento e na orientação das ações pedagógicas com pautas definidas pela DE; 
  • um tempo de ATPC na escola para planejamento e desdobramento dessas pautas. 

     Para esclarecer possíveis dúvidassobre as ATPC,vocês poderão consultar o Cronograma Integrado – ATPC e as reuniões de trabalho para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para mais informações, consultem a programação do CMSP destinada aos docentes e aos demais profissionais da Educação no link. 

    Solicitamos que os Diretores garantam que os professores especialistas na área de Educação Especial e Libras tenham acesso para poderem participar nos dias destes ATPc.

    Qualquer  Duvida estamos a Disposição

     Comissão de Educação Especial.

 

CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Maria Neusa de Oliveira Cotrim, Diretora da EE. Profa. Lidia Onélia Kalil Aun Crepaldi – 25/08 (quarta-feira) 

TODOS OS ANEXOS AQUI

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino