COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 24.05.2021 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 24.05.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Programa “Além da Escola” Ensino Híbrido 

Reiteramos assunto publicado no COMUNICADO DERLIM de 21.05.2021.

Considerando a publicação da Resolução SEDUC 52/2021, anexo I, que alterou a Resolução SE 37 de 05/08/2019, que dispõe sobre o Projeto de Reforço e Recuperação das aprendizagens e dispõe sobre a atribuição de aulas específicas para este fim e Resolução SEDUC 30/2021, anexo II; solicitamos que as Unidades Escolares que possuem turmas de PRR “Monitoria de Estudos” no Programa “Além da Escola” Ensino Híbrido procedam o cadastramento da Matriz Curricular das mesmas, conforme anexo III, até às 12h00, do dia 24/05/2021. Solicitamos que aguardem orientações sobre a atribuição destas aulas.

A Supervisão de Ensino – Programa “Além da Escola” Ensino Híbrido

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Acesso à ATPC da Diretoria de Ensino da Região de Limeira – Anos Finais e E.M.

     Informamos que a realização das ATPC a serem transmitidas pela Diretoria de Ensino da Região de Limeira será via GOOGLE CLASSROOM, cujo acesso se dará às 10h00, através do mesmo link para todas as áreas do conhecimento.

     Tema: Momento ATPC – Metodologia Ativas – possibilidades de interação e engajamento.

     Datas: 25, 26 e 27/05, das 10h00 às 11h30 – https://classroom.google.com/c/MzAzMDY5MTUxMzEy?cjc=23rfik7

     Obs: Acesse o link, clique em participar da turma, em seguida ir para aba atividades e entre no link do Youtube disponível na “Estação Inicial – começar aqui.”

2. Assunto: Material da Formação de 21.05.21 – PEI 

     Segue material da formação de 21/05/2021, sobre Programa de Ação, PDCA e funções do PCG e PCA para a escolas PEI.

     https://drive.google.com/drive/folders/1gdCX1kvoA-jMTJwsyk7uB4eihNaUxHAs?usp=sharing

 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO II DERLIM DE 24.05.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

  

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Administração – NAD 

Fone 3404.2947 (Patrícia) – delimnad@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Pesquisa Ambientes, Mobiliário e Equipamentos  

     Reiteramos solicitação contida no COMUNICADO de 04.05.2021 e EXTRAORDINÁRIO DERLIM de 21.05.2021

     Prezados diretores,

     O prazo para resposta aos Questionários 5.1 e 5.2 termina hoje. Lembramos que esta pesquisa está disponível desde 04/05/2021 e não haverá prorrogação de prazo.

     A Pesquisa 6, ficará disponível até o dia 25/05/2021, sem nova prorrogação.

Escolas Pendentes na pesquisa 5.1 

EE Ary Leite Pereira

EE Jardim Paineiras

EE Oscar de Almeida

Em andamento pesquisa 5.1 (falta finalizar)

EE Dom Idílio José Soares

Escolas Pendentes na pesquisa 5.2 

EE Ary Leite Pereira

EE Dom Idílio José Soares

EE Jardim Paineiras

EE Oscar de Almeida

EE Pedro Raphael da Rocha

Escolas Pendentes da pesquisa 6 

EE Antonio Perches Lordello

EE Ary Leite Pereira

EE Célio Rodrigues Alves

EE Délcio Baccáro

EE Dom Idílo

EE Jardim Paineiras

EE José Levy Coronel

EE Marciano  Todelo Piza

EE Maria Gertrude Cardoso Rebello

EE Odilon Corrêa

EE Oscar de Almeida

EE Pedro Raphael da Rocha

EE Willian Silva

Em Andamento Pesquisa 6 

EE Antonio de Queiroz

EE Heloisa Lemenhe Marasca

EE Nelson Stroilli

Peço a atenção para o prazo da pesquisa 6 que estará disponível para responder até o dia 25/05/2021 não havendo prorrogação do prazo. 

 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO III DERLIM DE 24.05.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971  delim@educacao.sp.gov.br  

 

1. Assunto: Atribuição de Aulas Programa “Além da Escola” Ensino Híbrido 

     Considerando a publicação da Resolução SEDUC 52/2021 que alterou a Resolução SE 37/2019 que dispõe sobre o Projeto de Reforço e Recuperação das aprendizagens e dispõe sobre a atribuição de aulas específicas para este fim e define a “Monitoria de Estudos”, com a finalidade de incentivar a utilização de tecnologias educacionais, organização da rotina escolar no ensino híbrido e a adoção de práticas pedagógicas inovadoras que assegurem a melhoria da aprendizagem, nos termos da Resolução Seduc 30, de 2 de março de 2021, para reforço de todos os componentes curriculares do Currículo em Ação, solicitamos que as escolas com turmas de PRR “Monitoria de Estudos” procedam a organização do horário e atribuição destas aulas conforme estabelecido por essa legislação :

    – horário aulas no contraturno escolar nos termos da Resolução SEDUC 30/2021;

    – dar publicidade das aulas na escola (Resolução SE 72/2020);

    – realizar em 26 de maio a atribuição das aulas em nível de U.E; conforme classificação considerando categoria e pontuação dos docentes de acordo com Resolução SE 72/2019, na seguinte ordem: 

    – docentes titulares de cargo para carga suplementar com curso Ensino Híbrido;

    – docentes não efetivos (F) para aumento de carga horária com curso Ensino Híbrido;

    – docentes contratados para aumento de carga horária (Categoria O) com curso Ensino Híbrido;

    – docentes titulares de cargo para carga suplementar sem o curso Ensino Híbrido com termo de compromisso;

    – docentes não efetivos (F) para aumento de carga horária sem o curso Ensino Híbrido com termo de compromisso;

    – docentes contratados para aumento de carga horária (Categoria O) sem o curso com termo de compromisso;

    – atribuição de aulas mediante declaração de Horário de Trabalho, incluindo as datas e os horários de ATPC;

    – comprovação da realização do curso “Ensino Híbrido” oferecido pela EFAPE e/ou termo, por escrito, do docente que assume o compromisso com a escola (nome da Escola) de realizar o referido curso.

    – registro da atribuição em livro próprio de Atribuição de Aulas.

    Após a atribuição para os docentes vinculados a unidade escolar, encaminhar saldo de aulas (modelo em anexo I) até as 16h00 do dia 26/05/2021, para publicidade e atribuição em nível de   Diretoria de Ensino, através do endereço eletrônico saldo.aula@gmail.com 

    Solicitamos que aguardem orientações no Comunicado DERLIM e no Site da Diretoria de Ensino Região de Limeira sobre as datas e procedimentos a Atribuição de Aulas PRR “Monitoria de Estudos” em nível DE.

    A Supervisão de Ensino – PRR Monitoria de Estudos “Além da Escola” Ensino Híbrido.

CONFIRA ANEXO  AQUI

 

COMUNICADO DERLIM DE 24.05.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Edital de Chamamento CACS/FUNDEB 

     A Secretaria de Estado da Educação, torna público O CHAMAMENTO PÚBLICO para o recebimento de inscrições no período de 22/05/2021 as 23 horas e 59 minutos do dia 25/05/2021 de representantes das Organizações da Sociedade Civil, Pais de Alunos e Estudantes da Educação Básica Pública, que tenham interesse em participar do processo eleitoral para a seleção de representantes para compor o Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – CACS/FUNDEB – para o quadriênio 2021/2024, em conformidade com as condições e exigências no Edital, baseado na Lei Federal nº 14.113/2020.

     Clique no link abaixo para abrir ou fazer o download do Edital:

 

     Organização da Sociedade Civil:

     https://drive.google.com/file/d/1Cwh5vn2MQByp4mwQs0QApZqBOLLZUqeE/view?usp=sharing

 

     Estudantes da Educação Básica Pública:

     https://drive.google.com/file/d/1eH-LUgwcADb6AxxaCQrRg1n5-Ho7RBnR/view?usp=sharing

 

     Pais de Alunos:

     https://drive.google.com/file/d/1MPhnId7WSFpDOv_8S49iUXnFu0SIZ0Q2/view?usp=sharing

 

     Link de Inscrição

    Organização da Sociedade Civil: https://forms.gle/MfK99g3CHKFZdfBf7

    Estudantes da Educação Básica Pública: https://forms.gle/7gP53KeBaMhJnk4B9

     Pais de Alunos – https://forms.gle/VauJfpceCff4Cmju6

     Acesse a publicação no Diário Oficial do dia 22 de maio de 2021, página 130:

     https://www.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/05/pag_0130_9aaa656bbf6046cafc8ba0827bfa2479.pdf

     Acesse a publicação no Diário Oficial do dia 22 de maio de 2021, página 131

     https://www.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/05/pag_0131_54bb3ff8aacd0d3936d734a5b344da87.pdf 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Programa Institucional de Iniciação Científica – Ensino Médio 

    Retransmitimos, anexo I, Edital 02/2021 – PROPe/UNESP, Programa Institucional de Iniciação Científica para o Ensino Médio PIBIC EM.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Disponibilização do Aprender Sempre de Ciências do 5º ano do Ensino Fundamental  

     Considerando a importância do ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental e os desafios que temos enfrentado durante a pandemia, elaboramos o Aprender Sempre de Ciências do 5º ano, um material adicional de apoio ao professor que visa contribuir para o processo de ensino e aprendizagem do componente.

     Essas orientações para os professores incluem sugestões para fortalecer o trabalho pedagógico focado na recuperação e no aprofundamento de habilidades essenciais, de forma a complementar o material regular (Currículo em Ação/Sociedade e Natureza).

     O material já encontra-se disponível no site do Currículo, no seguinte link: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/aprender-sempre-ef/ , na seção Cadernos do Professor 2021 -> Ciências da Natureza -> Ciências da Natureza 5º ano. Ele está disponibilizado unicamente em versão digital, e não há caderno do aluno neste caso

2. Assunto: Orientações Pedagógicas – Componente de Tecnologia e Inovação  

    Em continuidade às ações de suporte ao componente de Tecnologia e Inovação, a equipe curricular preparou o documento orientador, https://drive.google.com/file/d/1MrxzmSMqSRcyzIe0SXUiY81mxyMbRrYs/view que objetiva dialogar sobre a implementação do material didático para as etapas do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

    Ademais, o objetivo é compreender a articulação entre as situações de aprendizagens e as habilidades desenvolvidas nos três eixos apresentados na diretriz:

    • Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação

    • Letramento Digital

    • Pensamento Computacional

    Além de auxiliar no planejamento das aquisições do kit de robótica, via verba do PDDE de SP, e organizar os espaços de inovação em diferentes ambientes da escola, em substituição aos laboratórios do Acessa.

3. Assunto: IX Concurso de Redação Hospital de Amor  

    O Núcleo de Educação em Câncer (NEC) do Hospital de Amor, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEDUC/SP e por intermédio do Centro de Referência em Educação Mario Covas (CREMC) / Escola de Formação dos Profissionais da Educação Paulo Renato Costa Souza (EFAPE), informa que o IX Concurso de Redação inicia sua fase de produção das redações nas escolas.

    O período de produção das redações será de 28 de maio a 06 de agosto de 2021, sobre o tema proposto: “Vacina: uma dose de amor da ciência para a humanidade”

    Todas as informações estão disponíveis no Regulamento do Concurso e pode ser acessado no link https://iep.hospitaldeamor.com.br/projetos/concurso-de-redacao/

    CONVITE: O Lançamento Oficial do Concurso de Redação será realizado de forma virtual, por meio do CMSP – Centro de Mídias SP, no dia 28/05/2021 das 15h00 às 16h00.

    Por favor, ajudem-nos a divulgar! Compartilhem!

4. Assunto: Programa Alfabetização Ambiental  

    O Programa Alfabetização Ambiental é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), considerando a incumbência do Poder Público na responsabilidade de promover a educação ambiental formal e não formal em todos os níveis de ensino – artigo 225 da Constituição Federal – e de promover a Política Estadual de Educação Ambiental, instituída pela Lei nº 12.780/2007 e regulamentada pelo Decreto nº 63.456/2018, que coloca a Educação Ambiental como componente essencial e permanente da educação, devendo estar presente em âmbito estadual e municipal, de forma articulada e continuada, em todos os níveis e modalidades dos processos educativos.

     Esse Programa consiste em uma iniciativa que visa a formação de cidadãos reflexivos, críticos, autônomos e transformadores da realidade local, regional e global, para a ampliação de repertório teórico-metodológico na formação integral dos(as) estudantes, contribuindo com o desenvolvimento das temáticas socioambientais junto aos profissionais das redes públicas de ensino. Na edição de 2021, está estruturado em 2 linhas temáticas: Conservação da Biodiversidade e Resíduos Sólidos.

     Informe:  

     • No dia 23 de fevereiro de 2021, deu-se início ao 1º Diálogo sobre o Programa Alfabetização Ambiental – Edição 2021, via CMSP, que retomou o seu contexto e apresentou as duas linhas temáticas que serão trabalhadas neste ano: Conservação da Biodiversidade e Resíduos Sólidos. A apresentação e os materiais podem ser consultados neste link https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=9010&id=0

    • No dia 27 de abril de 2021, houve o 2º Diálogo. A apresentação foi relacionada a temática Resíduos Sólidos. Você poderá consultar a 2ª apresentação neste link https://www.youtube.com/watch?v=WpfHcknTqSs&list=PLVQuVp2yRKeJlVlpPKriWa0_WegGFwBUi&index=3

     Destacamos que haverá mais 4 (quatro) lives a serem apresentadas via CMSP neste ano, prevista uma em cada bimestre. As próximas apresentações serão dedicadas a cada tema, intercaladas até o fim do ano.

     Reforçamos que o Programa, no contexto de pandemia, será dedicado às formações dos Profissionais da Educação trio-gestor (Diretor, Vice-Diretor e Professor Coordenador), PCNP e Professores. Nessas formações buscamos contribuir com a ampliação do repertório teórico e metodológico com base nas linhas temáticas propostas. Além disso, visamos apresentar exemplos de competências e habilidades do Currículo Paulista e atividades presentes nos materiais de apoio “Currículo em Ação”.

     Na programação de formação, em junho, a EFAPE divulgará informações sobre a reunião de trabalho direcionada aos Professores Coordenadores das unidades escolares.

     Em todas as lives disponibilizamos um formulário de interação com a rede, https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfobnV-bedPM0-XSM-vx8PjcNMft5t-pSPIPywcdWFQLa8Pjg/viewform que nos servirá de feedback sobre as apresentações e os trabalhos desenvolvidos, considerando também possíveis dúvidas apresentadas.

     Vídeos: O Programa também compartilha conteúdo audiovisual para complementar os assuntos tratados nos Diálogos do CMSP. Vocês podem consultar os vídeos relacionados ao nosso segundo encontro nos links abaixo:

      – Minuto Ambiental: Resíduos Sólidos; https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/minuto-ambiental-residuos-solidos/

      – O lixo envolvido em uma saída às compras; https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/o-lixo-envolvido-em-uma-saida-as-compras-pemalm/

      – Programa Água Brasil: Resíduos Sólidos. https://www.youtube.com/watch?v=MiuIckYJfQY

     Dando continuidade ao Programa, o 3º Diálogo está previsto para o dia 24 de junho de 2021, das 14h00 às 15h00, no Canal Gestão, via CMSP. Nele, abordaremos exclusivamente a temática de Resíduos Sólidos. Enviaremos o link em breve.

     O Diálogo é direcionado aos PCNP de todas as áreas, em especial dos Anos Iniciais, e das áreas de CN e CHS (EFAF), inclusive Interlocutores de Educação Ambiental; Professores da Rede, Professores 11 Coordenadores, Diretores e Vice-Diretores das unidades escolares. Essa ação também pode ser estendida para as redes municipais.

     Lembrando que as temáticas são transversais, entretanto orientamos que a aplicação do Programa foque no 2º ano dos Anos Iniciais (temática de Conservação da Biodiversidade), e no 4º ano dos Anos Iniciais e no 7º ano dos Anos Finais (temática de Resíduos Sólidos).

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Prorrogação do Período de Inscrições – Cadastro Emergencial Docente 2021  

     A Dirigente Regional de Ensino – Região de Limeira, nos termos da Resolução SE 72/2020, Resolução SE nº 23, de 23-02-2012, em conformidade com a Lei Complementar 1.093/2009 e a autorização preconizada no Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria nº 311-2021torna público a abertura de Cadastro Emergencial para candidatos à contratação por tempo determinado.

     PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: até 26/05/2021, até às 18h00. 

 

     Segue, anexo II e III, edital e contagem de tempo.

   CLIQUE AQUI PARA VER TODOS OS ANEXOS.

 

 

CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Ana Claudia Lemos Schnoor, Núcleo de Administração de Pessoal/CRH – 25/05 (terça-feira) 

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino