COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 23.09.2021 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 23.09.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes  

A Seduc informa que a manifestação de interesse para o Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes permanecerá aberta. A quantidade de parcelas será condicionada ao momento de ingresso do estudante no programa.

As regras de funcionamento seguem abaixo:

a. Estudantes que manifestaram interesse e assinaram o Termo de Responsabilidade até o dia 17/09 terão o seguinte cronograma de pagamentos:

1. R$ 100 ainda em outubro, desde que compareça presencialmente na escola pelo menos 1 vez até o dia 30/09 e tenha esse registro no Diário de Classe Digital.

2. R$ 200 em novembro, desde que cumpra as condicionalidades do bimestre (entre 22/09 e 08/10), que são:

2.1) Manter a frequência escolar acima de 80%

2.2) Realizar pelo menos 02 horas diárias de atividades complementares no app do CMSP (Total: 26 horas)

2.3) Participar de pelo menos avaliação de aprendizagem (AAP3 ou SD4) 2.4) Realizar atividades preparatórias para o ENEM no app do CMSP (apenas alunos da 3ª série do EM)

3. R$ 200 em janeiro, desde que cumpra as condicionalidades do bimestre (entre 09/10 e 23/12), que são:

3.1) Manter a frequência escolar acima de 80%

3.2) Realizar pelo menos 02 horas diárias de atividades complementares no app do CMSP

3.3) Participar de pelo menos uma atividade ou avaliação de aprendizagem na Plataforma de Atividades e Avaliação Formativa de São Paulo, através da plataforma São Paulo, a cada bimestre

3.4) Realizar atividades preparatórias para o ENEM no app do CMSP (apenas alunos da 3ª série do EM) b. Estudantes que manifestaram interesse e assinaram o Termo de Responsabilidade entre o dia 18/09 e 17/11 terão o seguinte cronograma de pagamentos: 1. R$ 100 em dezembro, desde que compareça presencialmente na escola pelo menos 1 vez até o dia 30/11 e tenha esse registro no Diário de Classe Digital.

2. R$ 200 em janeiro, desde que cumpra as condicionalidades do bimestre (entre 09/10 e 23/12),que são:

2.1) Manter a frequência escolar acima de 80%

2.2) Realizar pelo menos 02 horas diárias de atividades complementares no app do CMSP

2.3) Participar de pelo menos uma atividade ou avaliação de aprendizagem na Plataforma de Atividades e Avaliação Formativa de São Paulo, através da plataforma São Paulo, no bimestre

2.4) Realizar atividades preparatórias para o ENEM no app do CMSP (apenas alunos da 3ª série do EM)

As inscrições cujo Termo de Responsabilidade não foi assinado serão desconsideradas. Estudantes que manifestaram interesse até o dia 17/09, mas ainda não realizaram a assinatura do Termo de Responsabilidade, devem fazê-lo até o dia 24/09.

Haverá a possibilidade de entrada no Programa em 2022. O recurso continuará limitado a R$ 1.000 por ano letivo e o público-alvo permanece o mesmo.

Público-alvo: estudantes da rede estadual de Ensino de São Paulo, prioritariamente Ensino Médio (1ª, 2ª, 3ª séries). Estudantes de 9º ano e EJA também podem ser contemplados se houver vagas remanescentes. Todos os estudantes devem estar inscritos no Cadúnico como pobreza ou extrema pobreza.

Links Úteis:

 

FAQ: https://docs.google.com/document/d/11qFeQ6P5DZc0VKD0P9zA0q1xfTNKiI6AJooAG9KpEB4/edit?usp=sharing

Site para manifestar interesse: www.bolsadopovo.sp.gov.br

Tutorial de Inscrição: https://www.youtube.com/watch?v=hr1Fp00F7js

 Live 31/08 (Apresentação do Programa): https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=23437&id=0

 Live 09/09: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=23741&id=0

 Live 13/09: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=23940&id=0

 Live 16/09: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=23939&id=0

 Para dúvidas ou dificuldades técnicas, abra uma ocorrência em nosso Portal de Atendimento: https://atendimento.educacao.sp.gov.br/

 

 Lembrando que a ocorrência deve conter, necessariamente:

• RA do estudante

• Nome completo do estudante

• CPF do estudante e de seu responsável

• Descrição do caso ocorrido

Assunto da Ocorrência: Bolsa do Povo

Categoria: Bolsa do Povo

Subcategoria: Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes Tutorial

Portal de Atendimento: https://drive.google.com/file/d/1IoCdPH14Wybnn5jrkR6x75r__fjtZkQ-/view?usp=sharing

 

2. Assunto: Bolsa do Povo Educação  

Seguem informações e atualizações sobre o Programa Bolsa do Povo Educação:

Perguntas Frequentes

Para simplificar a comunicação e adiantar eventuais dúvidas, criamos dois documentos de perguntas frequentes (FAQ):

● Beneficiários – Bolsa do Povo – perguntas frequentes (link) https://docs.google.com/document/u/0/d/1Rvk076-nYGnBq1INfvq5mtq5BtC19kH6D-be2CpjkHE/edit

● Escolas e DEs – Bolsa do Povo – perguntas frequentes (link) https://docs.google.com/document/u/0/d/1k-EScDK36JML1hVKNdP4acumI64w3ofDRjqyE9o39co/edit

Esses documentos serão atualizados de acordo com os questionamentos que recebemos, bem como com novas funcionalidades e correções na Plataforma Bolsa do Povo Educação.

Inconsistências na Plataforma

Além dos FAQ, fizemos uma listagem de algumas inconsistências detectadas na Plataforma, disponível neste link, que também será atualizado em função das correções e de novas instabilidades que surgirem.

Foram corrigidas algumas instabilidades, conforme segue:

1. Bloqueio de aprovação de candidatos em número inferior à quantidade de vagas disponíveis;

2. Impossibilidade de envio dos Termos de Compromisso e Responsabilidade após reprovação de alguma documentação pela Diretoria de Ensino;

3. Impossibilidade de exclusão de um arquivo após reprovação da Diretoria de Ensino.

A equipe técnica está trabalhando para corrigir os demais erros contidos no documento. Sempre que uma inconsistência for corrigida, o documento será atualizado.

Recebimento do benefício

Para o recebimento e utilização do benefício, seguem orientações.

Anteriormente, a disponibilização e uso benefício estava atrelado, única e exclusivamente, ao recebimento do cartão, que será enviado ao endereço de todos os beneficiários. No entanto, por conta do limite na quantidade de cartões que podem ser emitidos, a Equipe Bolsa do Povo criou a alternativa de voucher (saque do benefício), sem o cartão, nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil, Banco 24hrs e correspondentes. O benefício foi disponibilizado no dia 21/09/2021.

O beneficiário poderá fazer uso da modalidade de saque até que haja a emissão do Cartão Bolsa do Povo. O pagamento do mês de setembro será disponibilizado exclusivamente pela modalidade voucher.

Alguns beneficiários já receberam o cartão Bolsa do Povo, uma vez que fazem parte do Programa SP Acolhe e Vale Gás. Nesses casos, o benefício específico do Bolsa do Povo Educação – Responsáveis será depositado no cartão.

Para acessar o benefício na modalidade de saque, o beneficiário deverá acessar o site do Bolsa do Povo e fazer o login e senha – os mesmos utilizados na inscrição. As demais etapas devem ser seguidas conforme os passos descritos no Manual para sacar o benefício (clique aqui https://drive.google.com/open?id=1bGkU-lPZ6HiEreh4fYKRxJa-n2a3_504 para acessá-lo), com especial atenção às páginas 12, 21 e 29.

Caso haja eventuais dúvidas ou dificuldades no acesso ao benefício, entre em contato com o 0800 7979 800

 

COMUNICADO DERLIM DE 23.09.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

one 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Pesquisa sobre a vacinação de Diretores e Vices

     Favor preencher o forms abaixo até amanhã (24/09/21) ao MEIO DIA, referente à pesquisa sobre a vacinação de Diretores e Vices.

      https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdpKrnV6s-DeQU5mfAzqs73YS2xKqn_iF5IOmAAuM1_rXOMig/viewform?usp=pp_url
Obs: Unidades Escolares que têm mais de um vice, preencher somente com o nome do primeiro na escala de substituição.

 

2. Assunto: Reabertura do questionário a partir de 21/09 á 08/10 

    Tivemos 4.186 escolas que responderão ao questionário do MTI – Método de Tecnologia e Inovação, sendo que destas, apenas 2.648 atingiram a meta de 30% de respostas, recebendo a devolutiva. Temos 1.538 que ainda não tem esse percentual mínimo e não foi possível gerar a devolutiva e outras que não preencheram. 

     Lembramos, que MTI está disponível na SED, dentro de Gestão Escolar, aba MTI, entitulado diagnóstico de nível de adoção em tecnologia, conforme anexo, enviado anteriormente.  

     Ressaltamos a importância de todas as escolas da rede estadual responderem ao questionário, considerando os seguintes grupos:  

     i) trio gestor + Proatecs; ii) professores da unidade escolar; iii) estudantes do 6o e 9o anos finais, bem como do 1o e 3o anos do Ensino Médio, considerando escolas CEEJAS, PEIs e outras modalidades.  

O professor Proatec só responderá em uma das escolas onde ele atua, devido ao seu perfil, de modo que deverá escolher a unidade. O mesmo ocorre para os professores que atuarem em mais de uma unidade escolar com o mesmo cargo, optando em qual unidade gostaria de participar e isso não tem impacto na resposta, já que o mínimo para a devolutiva é 30%. 

O MTI – Módulo de Tecnologia e Inovação, nível de adoção em tecnologia e inovação faz parte do MMR – Método de Melhoria de Resultados. O nível de adoção em tecnologia e inovação foi desenvolvido no intuito de acompanhar as unidades escolares em 4 dimensões (visão, formação, recursos digitais e infraestrutura) em que os atores em cada segmento deverá respondê-lo de acordo com sua unidade escolar para compreender o nível (básico, intermediário e avançado) que a escola se encontra. Além, de fornecer feedback e subsídios padronizado através de gráficos as unidades escolares para que possam continuar avançando, e as Diretorias de Ensino acompanhando. 

O MTI, traz como finalidade: 

 1. Identificar o nível de maturidade em adoção de tecnologia e inovação nas escolas do Estado de SP e o questionário foi realizado para a rede considerado as especificidades da rede;  

2. Propor melhorias nas escolas de acordo com as devolutivas dos questionários de diagnóstico;  

3. Apoiar o processo de planejamento de uso de tecnologias e inovação nas escolas de São Paulo;  

4. Apoiar no processo de planejamento de compras de TICs pelo PDDE SP;  

5. Monitorar as ações planejadas pelas escolas.  

Em caso de alguma dúvida e ou dificuldade salientamos a necessidade de abrir o chamado em https://atendimento.educação.sp.gov.br 

 

 

3. Assunto: CMSP – CENTRO DE MÍDIAS SP – Lives

 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE  

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Reunião com Conselho Tutelar – Rio Claro 

    A Dirigente Regional de Ensino convoca os Diretores de Escola do município de Rio Claro, Distrito de Ajapi e Distrito da Assistência, para reunião que ocorrerá presencialmente no dia 29/09/2021 (quarta-feira), às 09h00no anfiteatro da EE Joaquim Ribeiro. Na oportunidade estará presente representantes do Conselho Tutelar que abordarão o tema ” Fluxo de atendimento para os casos de violência”.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Ações Formativas do CMSP: Currículo Em Ação I Programação da semana 

Caro(a) Servidor(a),  

Já iniciaram as transmissões das Ações Formativas do Currículo em Ação no Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP). Fique atento(a) ao cronograma de transmissão na página do CMSP.  

 Conheça mais sobre a ação                

O público-alvo, profissionais da Rede de Ensino Estadual do Estado de São Paulo e das Redes de Ensino Municipais, terá a possibilidade de desenvolver e aprimorar as suas competências e habilidades necessárias, as quais são requeridas para a implementação do Currículo em Ação.  

Atenção: Se você está fazendo o curso Currículo em Ação (Público Escola) – Nivelamento – 1ª Edição/2021 ou Currículo Em Ação (Gestor e Formador) – Nivelamento – 1ª Edição/2021, pelo AVA-EFAPE, recomenda-se acompanhar as ações formativas do CMSP para maior aproveitamento dos estudos.  

Veja a programação da semana de 20/09 a 24/09 e como participar:  

A participação será por meio de interesse do público, não requerendo inscrição, e de acordo com o especificado para a ação de formação, conforme apresentado abaixo: 

 

Atenção: Os (As) servidores(as), pertencentes ao público-alvo desta ação, devem estar obrigatoriamente com seus nomes no cadastro ativo na base da Secretaria Escolar Digital (SED). 

Como serão as transmissões  

As transmissões serão síncronas via CMSP, e as gravações ficarão disponíveis posteriormente no repositório do CMSP e nas playlists do canal no YouTube: https://www.youtube.com/c/CMSPDesenvolvimentoProfissional/playlists

 

Atividades no AVA-EFAPE 

Para efetivar e comprovar a sua participação nestas transmissões do CMSP, será necessário:  

a. Acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAPE (AVA-EFAPE), por meio do endereço: https://avaefape2.educacao.sp.gov.br/, ou pelo site da EFAPE no canal “SOLUÇÕES”;  

      b. Localizar a seção “Apoio CMSP”;  
      c. Realizar a atividade de validação (questões objetivas), que comprovará a sua participação em cada transmissão.  

Importante: O acesso à atividade no AVA-EFAPE será liberado a partir de 24 horas da transmissão. 

Certificação
      Os Atestados ou os Certificados serão emitidos conforme critérios definidos no Regulamento desta ação, a saber: ara as ações de Gestão, Educação Infantil e Anos Iniciais, caso o(a) participante vier a concluir as horas totais do Ciclo I e II, será emitido um Atestado de Participação não válido para a evolução funcional;

  1. Para as ações de Anos Finais e Ensino Médio, ao(à) participante que concluir as horas totais dos Ciclo I e Ciclo II será emitido um Certificado de 34 horas para os AF e/ou de 30 horas para o EM, válido para a evolução funcional, conforme legislação vigente. 

Importante! Após o período de seis meses da expedição do certificado ou do atestado, o acesso ao conteúdo do curso será interrompido, assim como os serviços de atendimento ao(à) participante via “Fale Conosco”.  

              As informações detalhadas sobre esta ação estão disponíveis no site da EFAPE e no Regulamento.  

Em caso de dúvidas, você deverá abrir uma ocorrência no Portal de Atendimento da Secretaria da Educação por meio do site https://efape.educacao.sp.gov.br/ no canal “Fale Conosco”.  

  

 

2. Assunto: Currículo Em Ação (Público Escola) – Nivelamento – 2ª Edição/2021 Servidores das Secretarias Municipais | Inscrições Abertas 

Estão abertas as inscrições para o curso Currículo Em Ação (Público Escola) – Nivelamento – 2ª Edição/2021.  

 

1. Período de inscrição:  

As inscrições serão por adesão e deverão ser realizadas pelo próprio profissional público-alvo da ação, no período de 17 a 27 de setembro de 2021, para os profissionais da SEDUC, e de 17 de setembro a 08 de novembro de 2021, para os profissionais das Redes de Ensino Municipais. 

 

2. Quem poderá se inscrever?  

• SEDUC:  

Dirigente de Ensino, Supervisor de Ensino, Professor Coordenador de Núcleo Pedagógico (PCNP), Diretor de Núcleo Pedagógico (DNP), Técnico de Acompanhamento Pedagógico (TAP), Técnico de Acompanhamento Formativo (TAF), Servidor do QM afastado para os Órgãos Centrais, Diretor de Escola, Vice-diretor de Escola, Professor Coordenador (PC), Professor Coordenador Geral (PCG), Professor Coordenador de Área (PCA), Professor de Educação Básica I (PEB I) e Professor de Educação Básica II (PEB II).  

• SME:  

Os profissionais responsáveis pela formação do Currículo Em Ação de cada município, conforme indicação do Dirigente Municipal de Educação; Auxiliar de creche, Cuidador de Creche, Diretor, Monitor de Creche, Professores de Educação Básica I e II, Professor Coordenador Pedagógico e Vice-diretor. 

 

 

3. Objetivo do curso 

Capacitar a estrutura de governança da SEDUC – SP e da Undime para o monitoramento e o apoio das ações de formação voltadas a subsidiar a implementação do Currículo em Ação nas secretarias e nas escolas.  

 

4. Carga horária e estrutura do curso  

A carga horária total mínima será de 50 horas, e contemplará as seguintes premissas:  

• Módulo 1 (15 horas): obrigatório a todos os cursistas;  

• Realizar no mínimo dois Módulos 2 (15 horas cada): cada cursista deve realizar, pelo menos, duas etapas específicas, podendo realizar três ou todas;  

• Módulo 3 (5 horas): obrigatório a todos os cursistas. 

O cursista poderá, caso quiser, realizar três Módulos 2, totalizando 65 horas ou mesmo quatro módulos 2, totalizando 80 horas. 

 

     Abaixo o conteúdo e a carga horária de cada módulo: 

 

     5. Período de realização do curso 

     Para os servidores da SEDUC, o curso terá início no dia 04 de outubro de 2021 e término no dia 15 de dezembro de 2021. 

     Para os servidores das Redes de Ensino Municipais, o acesso ao curso será disponibilizado conforme a data de inscrição de cada servidor, de acordo com a programação abaixo: 

 

    A data de término do curso será dia 15 de dezembro de 2021. 

     6. Como realizar a inscrição

     O(A) servidor(a) interessado(a) deverá seguir estes passos:  

     • Acessar o site da EFAPE (efape.educacao.sp.gov.br);       

• Em seguida, escolher a opção “Tipos de Ações de Formação” e, nos filtros de “Cursos”, selecionar “On-line” e “Inscrições abertas: curso não iniciado”;  

     • Localizar o curso “Currículo Em Ação (Público Escola) – Nivelamento – 2ª Edição/2021”;  

     • Ao clicar no card deste curso e ser direcionado(a) para a página seguinte, ler atentamente as informações desta ação. Após ciência de todas as orientações e as regras, clicar ao final da página no ícone correspondente à inscrição do município. 

 

 

     Qualquer dúvida, você poderá abrir uma ocorrência no Portal de Atendimento da Secretaria da Educação por meio do site efape. educacao.sp.gov.br no canal “Soluções”. 

3. Assunto: Ações Formativas do CMSP: Currículo Em Ação para servidores das Redes Municipais de Ensino I Programação da semana 

     Já iniciaram as transmissões das Ações Formativas do Currículo Em Ação no Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP). Fique atento(a) ao cronograma de transmissão na página do CMSP.  

     Conheça mais sobre a ação  

     O público-alvo, profissionais da Rede de Ensino Estadual do Estado de São Paulo e das Redes de Ensino Municipais, terá a possibilidade de desenvolver e aprimorar as suas competências e habilidades necessárias, as quais são requeridas para a implementação do Currículo em Ação.  

     Atenção: Se você está fazendo o curso Currículo Em Ação (Público Escola) –  

Nivelamento – 1ª Edição/2021 ou Currículo Em Ação (Gestor e Formador) – Nivelamento – 1ª Edição/2021, pelo AVA-EFAPE Municípios, recomenda-se acompanhar as ações formativas do CMSP para maior aproveitamento dos estudos.  

      Veja a programação da semana de 20/09 a 24/09 e como participar: 

      A participação será por meio de interesse do público, não requerendo inscrição e de acordo com o especificado para a ação de formação, conforme apresentado abaixo:

 

    Atenção: Os (As) servidores(as), pertencentes ao público-alvo desta ação, devem estar obrigatoriamente com seus nomes no cadastro ativo na base da Secretaria Escolar Digital (SED).

Como serão as transmissões  

As transmissões serão síncronas via CMSP, e as gravações ficarão disponíveis posteriormente no repositório do CMSP e nas playlists do canal no YouTube: https://www.youtube.com/c/CMSPDesenvolvimentoProfissional/playlists

Atividades no AVA-EFAPE Municípios  

Para efetivar e comprovar a sua participação nesta transmissão do CMSP, será necessário:  

   a. Acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAPE (AVA-EFAPE), exclusivo para os municípios, por meio do endereço: https://avaefapemunicipios.educacao.sp.gov.br/, ou pelo site da EFAPE no canal “SOLUÇÕES”;  

b. Localizar a seção “Apoio CMSP”; c. Realizar a atividade de validação (questões objetivas), que comprovará a sua participação em cada transmissão.  

Importante: O acesso à atividade no AVA-EFAPE Municípios será liberado a partir de 24 horas da transmissão. Atestado e Certificado  

Os atestados ou os certificados serão emitidos conforme critérios definidos no Regulamento desta ação, a saber: a. Para as ações de Gestão, Educação Infantil e Anos Iniciais, caso o(a) participante vier a concluir as horas totais dos Ciclo I e II, será emitido um Atestado de Participação; b. Para as ações de Anos Finais e Ensino Médio, ao(à) participante que concluir as horas totais dos Ciclo I e Ciclo II, será emitido um Certificado de 34 horas para os AF e/ou de 30 horas para o EM.
     Importante! Após o período de seis meses da expedição do certificado ou do atestado, o acesso ao conteúdo do curso será interrompido, assim como os serviços de atendimento ao(à) participante via “Fale Conosco”.  As informações detalhadas sobre esta ação estão disponíveis no site da EFAPE e no Regulamento.

Em caso de dúvidas, você deverá abrir uma ocorrência no Portal de Atendimento da Secretaria da Educação por meio do site https://efape.educacao.sp.gov.br/ no canal “Fale Conosco”.  

Aproveite essa oportunidade!

4. Assunto: Formação: “Tecnologia para empoderar – Cultura Digital para possibilitar a inclusão social e criar oportunidades para o mercado de trabalho” 

     Solicitamos a divulgação do curso “Tecnologia para empoderar – Cultura Digital para possibilitar a inclusão social e criar oportunidades para o mercado de trabalho” para os professores de Tecnologia do Ensino Médio. Ao todo, serão ofertadas 300 vagas.  

     Informações sobre o curso  

     O curso tem como objetivo possibilitar aos professores da Rede Pública Estadual que atuam no Ensino Médio ampliarem seus repertórios nos temas: Narrativas Digitais, Pensamento Computacional, Programação e Robótica.  

     A participação deverá ser no contraturno do horário de trabalho.  

     Estrutura e cronograma  

     As oficinas acontecerão de forma síncrona, também com vivências assíncronas, além de realização de curso autoinstrucional, produção de aulas e aplicação, conforme programação a seguir: 

 

      Importante: Referente ao Módulo 1, cada professor necessitará de três meios períodos para realizar as atividades.  

     Como não haverá convocação, deverá participar no contraturno de seu horário de trabalho. 

     Oficina de robótica  

     Para a realização da oficina de robótica serão necessários alguns materiais (Kit robótica encaminhado para as escolas): 

 

      Para realizar a inscrição, o professor interessado deverá acessar o link: https://forms.office.com/r/VaNsbaUkyq.  

     Neste, será possível também obter mais detalhes sobre a formação. 

     Aproveite para divulgar esta oportunidade aos professores! 

5. Assunto: Cátedra de Educação Básica ─ Minicursos da semana

Prezado(a), Servidor(a),  

A Cátedra de Educação Básica, uma iniciativa do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e do Itaú Social, oferecerá mais dois minicursos com foco em práticas e didáticas. Os encontros poderão ser acompanhados por professores da Rede Pública de Ensino e demais interessados.  

No canal da Cátedra, no YouTube, você poderá acompanhá-los, das 19h às 21h30, de acordo com a programação a seguir: 

28/09 I Minicurso 27 ─ Notas sobre Habilidades Expositor: Lino de Macedo  

30/09 I Minicurso 28 ─ Formação dos Professores: a Forma e o Conteúdo Expositora: Nilson José Machado  

Para mais informações, acesse o site https://www.catedraeducacaousp.org/minicursos2021.  

Não será necessário fazer inscrição antecipada e, para obter o atestado de participação, você deverá preencher um formulário que será disponibilizado durante a transmissão de cada minicurso. 

Atenção: As participações nos eventos da Cátedra não serão consideradas para evolução funcional

6. Assunto: Programação – Profissionais da Educação – CMSP 

Olá, servidor(a)!  

Para você ficar por dentro de todas as pautas que serão trabalhadas nesta semana, de 27 de setembro a 01 de outubro, a EFAPE preparou e disponibilizou a programação de Formação no site do CMSP.  

Com essa programação, além de conteúdos inéditos, você poderá se organizar para assistir às reprises, ficar por dentro de algum assunto que você perdeu ou até mesmo assisti-las novamente, além de aprofundar-se nos temas já trabalhados. 

Acesse https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/programacao-profissionais-da-educacao/ e confira!  

Estas ações também poderão ser assistidas em outros momentos, já que ficam disponíveis no Repositório do Centro de Mídias e também no canal do CMSP no YouTube.  

Anote na agenda! 

Desvendando Office 365: Da instalação ao uso no celular  

Dia: 29 de setembro de 2021.  

Horário: das 14h às 15h30.  

Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP.  

Formação: Conselho de Classe Participativo  

Dia: 29 de setembro de 2021.  

Horário: das 15h45 às 17h15.  

Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP.  

Realizaremos no Canal de Desenvolvimento Profissional 1, a formação para a equipe  

gestora das escolas (Diretor,Vice-diretor e PC), sobre Conselho de Classe Participativo, com um diálogo reflexivo sobre a importância da gestão da aprendizagem durante os momentos de Conselho de Classe.  

Convidamos a todos para participarem! 

Série – “Memória Escolar”: Acervos do Palácio  

Dia: 30 de setembro de 2021. 

Horário: das 14h às 15h30.  

Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP.  

Série: “Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis ODS 5 – “Dia Internacional das  

Pessoas Idosas”  

Dia: 01 de outubro de 2021.  

Horário: das 15h45 às 17h15.  

Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP. 

Todas as sextas-feiras, das 15h45 às 17h15, o Canal de Desenvolvimento Profissional transmite a série Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, produzida em parceria entre as Secretarias da Saúde, Justiça e Educação.  

Voltada para os profissionais da Educação, a série abordará os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e a forma como podem ser trabalhados na escola.  

São 17 ODS ao todo, e foram formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, de forma a organizar uma agenda mundial a ser desenvolvida até 2030. A intenção é implementar políticas públicas voltadas
para os cuidados principais que a humanidade precisa tomar para eliminar a pobreza extrema, a fome, melhorar a qualidade da Educação, proteger o planeta e trabalhar para que as sociedades sejam mais inclusivas e pacíficas. 

 


 

       A cada semana, um ou mais ODS serão trabalhados, sempre para trazer elementos que contribuam para que os profissionais da Educação conheçam e reconheçam as formas de contribuir para que a agenda 2030 seja desenvolvida na escola. A nossa formação e a dos nossos estudantes poderão se tornar cada vez mais comprometida com os princípios necessários para melhorar toda sociedade e o nosso planeta.  

E anote aí: dia 08/10 o tema será “Dia Nacional do Deficiente Físico”, ODS 10!  

REPRISES – Percurso formativo sobre práticas de autoconhecimento e desenvolvimento das competências socioemocionais  

Diante da complexidade que temos vivido, são cada vez mais importantes ações para apoiar os educadores no autodesenvolvimento e no autoconhecimento, para que possam lidar de forma construtiva e criativa com os desafios da vida profissional e pessoal.  

Pensando nisso, a EFAPE e o Instituto Ayrton Senna elaboraram o percurso “Jornada formativa: práticas de autoconhecimento e desenvolvimento das competências socioemocionais”.  

Ao longo dessa jornada, foram apresentadas seis webconferências temáticas, relacionadas ao tema. E para conhecer o percurso e rever as webs, iniciaremos um ciclo de reprises.  

Não se esqueça de que, no percurso formativo, no AVA-EFAPE, também estão disponibilizados os materiais complementares, como um “Diário de Bordo” para guiá-lo.  

Todas as webconferências serão reprisadas das 14h às 15h30, sempre às sextas-feiras, no Canal Desenvolvimento Profissional 1, no CMSP: 

 

 

    Formações complementares ao curso de Professor Coordenador de Área – 1ª Edição/2021: Roda de Conversa: Os desafios na gestão de suas respectivas equipes de área  

   Dias: 24 de setembro e 01 de outubro de 2021.  

    Horário: das 8h às 9h.  

    Local: no canal Diretor Municipal; Professor da Rede Municipal e Formação de Professores, do CMSP.  

    Objetivos da Formação: Compreender os desafios inerentes à gestão da formação docente. 

 

 

 

 

6. Assunto: Concurso de Desenho 2021 – Educação Especial o Especial 

     A Secretaria da Educação, em vias de reestruturação da Política da Educação Especial do Estado de São Paulo, considera a necessidade da construção de Políticas Públicas, de forma participativa, para a divulgação da legislação acerca da Educação Especial. Dessa forma, busca garantir o direito de todos(as) à Educação, com qualidade e equidade, com ações voltadas à promoção da inclusão de todos(as) os(as) estudantes, com foco no processo pedagógico do ensino e aprendizagem, e em parceria com a Coordenadoria Pedagógica(COPED), o Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado (DEMOD) e o Centro de Apoio Pedagógico (CAPE), por meio da Escola de Formação dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” e do Centro de Referência em Educação Mario Covas (CREMC), promovem o Concurso de Desenho 2021 – Educação Especial, que ilustrará o documento da Política de Educação Especial do Estado de São Paulo. Segue em anexo I o edital na integra. 

 

 

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br 

Núcleo de Vida Escolar – NVE 

 

1. Assunto: Fim do Prazo de Rematrícula 

    Informamos que amanhã, 24/09 é o último dia para Rematrícula dos alunos em continuidade de estudos. Lembramos que, nos casos de estudantes com frequência regular e com responsáveis que não se manifestaram, a unidade escolar deverá realizar a rematrícula no perfil da escola, a fim de que o estudante não seja prejudicado.

    Lembramos também que os estudantes da 1ª série do ensino médio devem realizar a escolha dos itinerários formativos. Alunos dos EJA/regular e EJATEC também devem fazer a rematrícula.

    Dia 24/09 também é o último dia para a Inscrição de Aluno Fora da Rede, para aqueles estudantes oriundos de outro estado, país e rede particular.

    Segue, anexo II, relatório.

    A Diretoria de Ensino está à disposição caso alguma Unidade Escolar necessite de ajuda, dúvidas e erros serão sanados via e-mail delimnrm@educacao.sp.gov.br ou 3404-2991 ou 3404-2979

 

Núcleo de Informação Educacional e Tecnologia – NIT 

Fone 3404.2953 – delimnit@educacao.sp.gov.br  

 

1. Assunto:  Computador do Professor 

     O Programa Computador do Professor, cujo objetivo é fomentar a aquisição de equipamentos imprescindíveis à inclusão digital e ao desenvolvimento das funções educacionais, provendo os profissionais da educação de instrumentos de trabalho compatíveis com as novas tecnologias existentes, por meio de subsídio para a compra de computadores pessoais, teve adequações nos prazos de adesão, aquisição e solicitação de reembolso.  

     Pela Resolução SEDUC n° 74, de 26 de agosto de 2021, que altera a Resolução SEDUC nº 78, de 27 de outubro de 2020, definiu-se os seguintes prazos:               

    ● Adesão: de 03/11/2020 a 30/09/2021  

    ● Aquisição: de 21/03/2020 a 31/10/2021 

    ● Solicitação de Reembolso: até 20/11/2021               

     Para eventuais dúvidas, entre em contato com computador.professor@educacao.sp.gov.br

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Administração – NAD 

Fone 3404.2942 (Patrícia) – delimnad@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Planilha GEMAT 

    Segue em anexo III a Planilha retirada do GEMAT, os bens a serem incorporados no patrimônio da Unidade Escolar, dessa forma solicito que a escola encaminhe por e-mail a GPB devidamente assinada datada e carimbada para o delimnad@educacao.sp.gov.br (caso a escola ache a nota fiscal referente à GPB enviar por e-mail junto com a GPB). 

     Lembrando que a impressão da GPB é feita no Matpedagogico, enviar até quarta-feira dia 29/09/2021 impreterivelmente. 

2. Assunto: Baixa no Matpedagogico 

    Lembrando as Unidades Escolares para não se esquecerem de acessar o link abaixo para efetuarem a baixa no Matpedagogico, e caso seja necessário imprimir a GPB, (lembrando que o Matpedagogico deverá ser acessado pelo internet Explorer).

http://matpedagogico.fde.sp.gov.br/ASPX/logon.aspx

    Orientações para dar baixa no sistema; 

    Logim: código CIE da escola  

    Senha: caso a escola não lembre a senha solicitar pelo whats (19) 99616-7956 informando a escola e o código CIE que eu restauro a senha.

    Ao logar o sistema aparecerá o ícone para dar baixa ao bem recebido ao clicar aparecerá a opção selecione – clicar na palavra selecione em seguida aparecerá o bem a ser efetuado a baixa no item Recebimento Total possui irregularidades? Não ou Sim nesse momento se veio o material descrito na nota não bater com o que está descrito clicar no sim, caso esteja correto clicar no não e a baixa será efetuada, caso precise imprimir a GPB clicar e reemitir GPB no quadradinho colocar o número referente à GPB a ser impressa em seguida pesquisar ela aparecerá selecione e solicite a impressão.

     Muitas escolas têm baixas para efetuar no sistema 

 

 

3. Assunto: Levantamento de utensílios de cozinha 

O DGINF/CEQUI, em conjunto com o DAESC, está realizando levantamentos para dimensionar as atuais necessidades na rede.

Não se deve incluir ou excluir nenhuma linha em coluna na planilha e favor atentar-se: 

Além da planilha no anexo IV para levantamento, encontra-se em anexo V, VI a descrição detalhada de cada item;

. Se a unidade atende Programa de Ensino Integral (P.E.I.) ou está prevista para atender em 2022;

. Quantidade (número inteiro) para cada item;

. Quando tratar-se de utensílios para uso dos alunos (colheres, garfos e pratos), lembrar-se de indicar as quantidades para os conjuntos (cada um com 12 unidades)

O prazo para finalização e envio desse levantamento, a planilha deverá retornar no email: delimnad@educacao.sp.gov.braté 27 de setembro de 2021 impreterivelmente.

Núcleo de Finanças – NFI 

Fone 3404.2949/2950/2980 (Alba) – delimnfi@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Prazos – PAFs do PDDE Paulista 

    Informamos que o prazo para envio do PAF PDDE Paulista Manutenção 2021 foi prorrogado para dia 25/09. O valor planejado foi aumentado e será repassado a todas as escolas da rede, salvo aquelas que não atenderam os requisitos para repasse; entraremos em contato com as escolas que já finalizaram o PAF com orientações relativas a reabertura para planejamento dessa verba complementar.  

     Portanto, segue abaixo a relação de PAFs abertos e seus respectivos prazos, os quais foram prorrogados ou definidos:  

      – PDDE Novo Ensino Médio: 22/09  

      – PDDE Manutenção: 25/09  

     – PDDE Ciências: 27/09  

     – PDDE Maker: será aberto em breve, e terá prazo de preenchimento até 29/09  

     – PDDE AVCB: será aberto em breve, e o prazo de preenchimento ainda será divulgado.

2. Assunto: PAF Novo Ensino Mèdio 

    Retransmitindo Informações/COFI

    Informamos que NÃO reabriremos PAF Novo Ensino Médio enquanto o repasse não for realizado.

   Após recebimento dos recursos, voltaremos a reabrir o sistema.

3. PDDE Paulista e Federal  

    Reenviamos o assunto publicado no COMUNICADO DERLIM de 22.09.2021, com o resumo dos PDDEs.

     Segue, anexos VII Resolução SEDUC 79/2021, anexos VIII Resolução SEDUC 80/2021, anexos IX Manual PDDE Ciências e anexos X Manual PDDE Manutenção e Pequenos Reparos.

     Ressaltamos que estamos sempre à disposição para ajudá-los nas dúvidas existentes.

     Abaixo segue resumo dos PDDEs:

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Inscrição/Recurso para Atribuição para Classes e Aulas 2022 – Docentes efetivos e não efetivos

Conforme as Portarias CGRH nº 13 e 14/2021, relativas as inscrições para o Processo Anual de Atribuição de Classes e Aulas de 2022, o período para inscrição e recurso dos docentes efetivos e não efetivos segue conforme cronograma:

– INSCRIÇÃO:

Docentes efetivos e não efetivos que não solicitaram recurso: confirmação até 24/09/2021 

– DEFERIMENTO/ INDEFERIMENTO- ESCOLA 

A unidade escolar deverá realizar as análises dos recursos dos Docentes efetivos e não efetivos até 28/09/2021; devendo assim o docente confirmar sua inscrição após avaliação do Recurso interposto até 28/09/2021.

Núcleo de Administração de Pessoal – NAP 

Fone 3404.2965/2968/2993/2992/2990/2967/5814 (Renata) – delimnap@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Recadastramento 

Informamos que, até a data de hoje (23-09-2021), ainda não se recadastraram 55 servidores conforme Anexo XI.

Solicitamos que as unidades informem os interessados sobre a necessidade do recadastramento até o dia 30-09-2021, impreterivelmente. 

2. Assunto: Live Psicólogo da Educação 

 

 

 

CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

 – Márcia de Aragão dos Santos, Diretora da EE Antônio de Queiroz Prof. – 24/09/2021 (Sexta-Feira) 

TODOS OS ANEXOS AQUI

Atenciosamente,

Jacqueline de Fátima Duarte Veiga e Souza

Dirigente Regional de Ensino