COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 23.04.2021 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 23.04.2021 

 

NÚCLEO DE APOIO – NA 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto:Instabilidades da plataforma –  Secretaria Escolar Digital (SED)

 

A plataforma Secretaria Escolar Digital (SED) está passando por instabilidades desde o início desta semana. Foram realizadas implementações juntamente com as equipes da Prodesp e Microsoft para estabilizar todos os sistemas hospedados na SED. Verificamos que a plataforma já está operando normalmente.

Em decorrência deste problema de lentidão na SED, foram realizadas as seguintes alterações no cronograma das avaliações:

Processo

Prazo antigo

Prazo novo

Digitação gabarito ADE

22/04

30/04

Autoavaliação dos alunos (Projeto de Vida)

23/04

23/04

Realização da sequência digital 1

23/04

30/04

Realização da AAP 1 – Digital

30/04

30/04

Final do 1º bimestre

30/04

30/04

Lançamento das informações sobre o 1º bimestre no Diário de Classe

07/05

07/05

 

COMUNICADO DERLIM DE 23.04.2021 

NÚCLEO DE APOIO – NA 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto:  

     Solicitamos especial atenção ao boletim Educação Ambiental nº1 – Anexo I

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Estudantes que ainda não realizaram nenhuma tarefa no CMSP

Considerando a proximidade com o final do bimestre (30/abr), há alunos que ainda não realizaram nenhuma tarefa no CMSP.

Fazemos este envio para oferecer mais um instrumento de acompanhamento para vocês e as respectivas equipes na busca ativa. A realização das atividades no CMSP é contabilizada para frequência do aluno, e são insumo para o preenchimento do Diário de Classe Online.

Aqui, vocês encontram um vídeo do planejamento pedagógico do início do ano com todas as orientações sobre o tema.

A recomendação é que se conectem com estes estudantes e os incentivem a realizarem as atividades.

Vale lembrar que aqueles que não possuem dispositivos tecnológicos fazem parte do grupo prioritário para ir presencialmente na escola e podem usar os equipamentos da Unidade Escolar para realizar as tarefas. 

2. Assunto: 2° Diálogo Alfabetização Ambiental  

O Programa Alfabetização Ambiental é uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA)., considerando a incumbência do Poder Público na responsabilidade de promover a educação ambiental formal e não formal em todos os níveis de ensino – artigo 225 da Constituição Federal – e de promover a Política Estadual de Educação Ambiental, instituída pela Lei nº 12.780/2007 e regulamentada pelo Decreto nº 63.456/2018, que coloca a Educação Ambiental como componente essencial e permanente da educação, devendo estar presente em âmbito estadual e municipal, de forma articulada e continuada, em todos os níveis e modalidades dos processos educativos.

O Programa Alfabetização Ambiental consiste em uma iniciativa que visa a formação de cidadãos reflexivos, críticos, autônomos e transformadores da realidade local, regional e global, para a ampliação de repertório teórico-metodológico na formação integral dos(as) estudantes, contribuindo com o desenvolvimento das temáticas socioambientais junto aos profissionais das redes públicas de ensino. Na edição de 2021, o Programa está estruturado em 2 linhas temáticas: Conservação da Biodiversidade e Resíduos Sólidos.

No dia 23 de fevereiro de 2021, deu-se início ao 1º Diálogo sobre o Programa Alfabetização Ambiental – Edição 2021, via CMSP. Nesse diálogo, participaram as equipes da Coordenadoria Pedagógica – COPED/SEDUC e Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA/SIMA). Ao total serão 6 apresentações, com a previsão de uma a cada bimestre. O primeiro diálogo pode ser acessado neste link.

O Programa também disponibilizará conteúdos em formato de vídeo para complementar os assuntos tratados nos Diálogos do CMSP. Vocês poderão consultar os primeiros vídeos nos links abaixo:

– Vídeo Flora;

– Vídeo Unidades de Conservação;

– Vídeo Reserva Legal;

Dando continuidade ao Programa, o 2º Diálogo está previsto para o dia 27 de abril de 2021, das 15h00 às 16h00, no Canal Gestão. Nele, daremos continuidade à introdução do Programa, abordando a temática de Resíduos Sólidos e o planejamento das formações ao longo do ano.

O Diálogo é direcionado aos PCNP de todas as áreas, em especial dos Anos Iniciais, e das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, inclusive Interlocutores de Educação Ambiental; Professores da Rede, Professores Coordenadores, Diretores e Vice-Diretores das unidades escolares.

Reforçando que, diferente do que executamos em 2019, o Programa em 2021 focará a formação dos professores, abordando conteúdos teóricos, trazendo novidades do campo das duas temáticas (Resíduos Sólidos e Conservação da Biodiversidade) e possibilidades de trabalho dessas temáticas com os estudantes.

Aproveitamos a oportunidade para lembrar que no dia 22 de abril comemoramos o Dia da Terra. Todos os anos, a EarthDay.Org (rede internacional) incentiva temas de discussão e, este ano, com a chamada para “Restaurar Nossa Terra”, serão abordadas discussões sobre os processos naturais, tecnologias verdes emergentes e pensamento inovador que possam restaurar os ecossistemas do mundo. Essa temática envolverá diretamente a Década da ONU da Restauração de Ecossistemas e trabalhará tópicos, entre outros, da alfabetização ambiental e climática (“climateandenvironmentalliteracy”).

Saiba mais na página da EarthDay.Org (tem opção de tradução em português pelo Google), na qual há inclusive a possibilidade de registrar ações em prol da data, além de recursos educacionais disponíveis a se trabalhar no âmbito educacional nas escolas.

 

3.Assunto: Prorrogações e Correções do Sistema 

Live: (Canal Gestão em 22/04/2021 – 12h)

Plataforma CAEd 

→ Acesso dos alunos e servidores = Corrigido;

→ Professores visualizando as turmas antigas = Corrigido;

→ Alunos que não aparecia as AAP’s e as Sequências Digitais = Corrigido;

→ Mensagem “Problema no Servidor” = Em análise até o final do dia 22/04;

→ Aluno que iniciou a prova e não finalizou e traz a mensagem de que o caderno está fechado = Em Tratativa (será reaberto com Prazo de 48h a partir do início da avaliação); será informado novos prazos – Aguardar;

→ Alunos que não iniciaram a prova com a mensagem “O Caderno Está Fechado” = Em Análise – A Equipe do CAEd está verificando os casos para normalizar ainda hoje;

→ Repetição da questão 12 Caderno M205 = Em Tratativa;

→ Relatório de Percentual de Provas = Em Tratativa 23/04 – Ajuste feito em fase de testes;

→ Problema no Banco de Dados da SEDUC-SP = Em Tratativa – Foi aberto chamado na Microsoft;

 

Plataforma SED 

→ SED ainda apresenta lentidão

Novos Prazos 

→ Digitação da ADE = 30/04

→ Autoavaliação socioemocional = 23/04

→ Realização da Sequência Digital = 30/04

→ Realização da AAP Digital = 30/04

→ Final do 1º Bimestre = 30/04

→ Diário de Classe = 07/05

 

4.Assunto: Acesso à ATPC da Diretoria de Ensino da Região de Limeira – Anos Finais e E.M

Informamos que a realização das ATPC a serem transmitidas pela Diretoria de Ensino da Região de Limeira será via YOUTUBE, cujo acesso se dará às 10h pelos seguintes links:

Tema: Momento ATPC  –  Conviva: Acolhimento emocional  

27/04 (3ª feira) das 10h às 11h30 – https://youtu.be/9k90_LkJ57k  

28/04 (4ª feira) das 10h às 11h30 – https://youtu.be/1YDx-j2KKXc  

29/04 (5ª feira) das 10h às 11h30 – https://youtu.be/siGyEfkFJRw  

 

5.Assunto: Entrega De Livros Didáticos – CEJA  

O livro didático é um dos diversos recursos de apoio aos professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem auxiliando na promoção de uma educação de qualidade e equitativa aos nossos estudantes da EJA. Tendo sido escolhidos após um rigoroso processo de avaliação respeitando as necessidades e especificidades da modalidade, considerando sempre a trajetória, as experiências e a diversidade existente em nossa rede, as coleções didáticas trazem questões do cotidiano de nossos estudantes jovens, adultos e idosos atreladas às habilidades necessárias para desenvolvimento de conhecimentos, do senso crítico e estimulando o raciocínio científico.

Cada unidade escolar que possui turmas de Educação de Jovens e Adultos recebeu entre os dias 16/02 e 16/03 coleções de livros didáticos não-consumíveis. Deste modo, cabe ressaltar que é de responsabilidade do estudante, professores e gestores o cuidado e a manutenção das boas condições do material para que este possa continuar sendo utilizado pelas turmas seguintes. Para tanto, recomenda-se encapar os livros, evitar o consumo de alimentos e bebidas durante o seu manuseio, armazená-los em local adequado para sua preservação e não fazer nenhum tipo de anotações nos mesmos.

Durante o período de atividades não presenciais, é necessário que as unidades escolares se organizem para a entrega dos livros aos estudantes por meio de agendamentos respeitando sempre os protocolos sanitários específicos para a área da educação.

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Administração de Pessoal – NAP 

Fone 3404.2968/2964/2965/2993/2992/2967 (Renata) – delimnap@educacao.sp.gov.br  

 

Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP 

Fone 3404.2995/2994/2969 (Rafaela)  delimnfp@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Orientações CRH

Encaminhamos o material da Reunião ocorrida em 22/04/2021.

No Anexo II (Orientação CRH – 22-04-2021), encaminhamos o PPT de orientações utilizado.

No Anexo III (Orientação CRH), encaminhamos o vídeo e gravação das orientações.

 

TODOS OS ANEXOS AQUI

 

CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

Joselaine Maria de Souza Kof – PCNP Núcleo Pedagógico – 24/04 (sábado)

 

Valéria Fiuza Ambrosio – Diretora da E.E. Prof Ataliba Pires do Amaral – 25/04 (domingo) 

 

Marlio Ferreira de Castro – Diretor da E.E. Prof ª Oscália Goes Correa Santos – 26/04 (segunda-feira) 

 

Rafael Gabriel de Oliveira Junior – Diretor na E.E. Profª Carolina Arruda Vasconcellos – 26/04 (segunda-feira) 

Atenciosamente,

Jacqueline de Fátima Duarte Veiga e Souza

Dirigente Regional de Ensino