COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 20.10.2023
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE
Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Processo Seletivo de POC
Senhores(as) Diretores(as),
Solicitamos das unidades escolares contempladas com a Função de Professor Orientador de Convivência, para que orientem aos docentes candidatos inscritos no Processo Seletivo que realizem a prova, enviada ao e-mail informado no momento do cadastro, até o próximo domingo (22/10/2023).
COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO II DERLIM DE 20.10.2023
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE
Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Processo Seletivo Simplificado de Agente de Organização Escolar – 2023 (Previsão de Horário de Trabalho)
A Comissão Especial de Contratação por Tempo Determinado – CE-CTD da Diretoria de Ensino – Região Limeira, solicita o preenchimento da tabela por meio do link abaixo, com a indicação da previsão do horário de trabalho para os contratados a partir do Processo Seletivo Simplificado de Agente de Organização Escolar – 2023, de acordo com o número de vagas disponíveis para cada Unidade Escolar, até às 14 horas do dia 20/10/2023, impreterivelmente.
COMUNICADO DERLIM DE 20.10.2023
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE
Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: SARESP 2023
Senhores Diretores,
A Comissão SARESP DERLIM 2023 orienta:
1- REUNIÃO – AVALIAÇÃO SARESP
A Dirigente Regional de Ensino convoca os Srs. Diretores de Escola que ofertam Ensino Fundamental Anos Finais, para reunião que haverá no dia 26.10.2023, nas dependências da Diretoria de Ensino Região de Limeira, das 8h30 às 12h30, sobre a aplicação da Avaliação SARESP 2023.
O café será comunitário.
2- INDICAÇÃO DOS PROFESSORES APLICADORES – Como realizar:
A- LEVANTAMENTO e INDICAÇÃO DOS PROFESSORES APLICADORES
(até 25/10/2023):
Encaminhamos conforme segue:
– Anexo I a Resolução Seduc-43, de 29 de setembro de 2023 que dispõe sobre o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo e do Provão Paulista Seriado em 2023 e a aplicação dos instrumentos de avaliação externa em 2023 (sujeita a alteração devido a mudança das datas do cronograma de aplicação);
– Anexo II contendo a relação das Escolas e a quantidade de Professores Aplicadores necessária para aplicação da Avaliação SARESP 2023 nos dias, ou seja, número total de aplicadores por escola correspondente todos os dias de aplicação;
– Anexo III – PLANILHA DE INDICAÇÃO PARA APLICAÇÃO SARESP – 2023 – Ensino Fundamental Anos Finais (O Diretor deverá trazer essa planilha em 2 vias no dia da reunião de Diretores)– O Diretor de Escola deverá fazer um levantamento inicial junto aos Professores da sua U.E.; identificar os interessados em aplicar a avaliação, de modo a atender o número de aplicadores solicitado por dia de aplicação na unidade com a qual realizará as trocas e registrar em planilha impressa; Esta planilha será utilizada no preenchimento do Plano de Aplicação da Diretoria de Ensino.
– Anexo IV – Cronograma de Aplicação – Ensino Fundamental – Digital.
Atenção: Ao Diretor cabe a indicação, a alocação no plano de aplicação do SIS é de responsabilidade da Diretoria de Ensino – Apoio Regional (Roseli Ricce Bortoletto), ou seja, a Comissão SARESP – DERLIM que alocará o professor na escola onde aplicará a avaliação.
B- CONVOCAÇÃO E APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO
O Professor poderá aplicar a prova em até dois períodos e nos dois dias para cada série ou ano;
É importante ressaltar que a convocação/publicação do efetivo exercício do Professor Aplicador é por dia e período (Manhã e ou tarde) devendo o mesmo trabalhar normalmente nos períodos que não estiver convocado – Resolução SEDUC 43/2023.
O valor da ajuda de custo pelo deslocamento do Professor Aplicador será de R$ 75,00 por período de aplicação.
C- INDICAÇÃO DO APLICADOR NO SIS
Após esse levantamento, o Diretor deverá entrar em sua página do SIS, acessar a aba Indicação e indicar cada professor aplicador, utilizando o CPF do professor (este tem que estar cadastrado no Portal do Colaborador – Vunesp) para realizar o cadastramento/atualização como explicado no item abaixo), caso contrário, não será possível a indicação.
OBS: não entrar no plano de Aplicação, a responsabilidade de alocar o professor em outra unidade escolar é da Comissão SARESP DERLIM.
Caso o Diretor queira indicar mais professores do que o disponibilizado para sua escola, deve entrar em Indicações e clicar em “gerar mais indicações” e será aberto mais vagas, além das inicialmente disponibilizadas pelo sistema. Procure indicar professores sempre em número maior do que o solicitado, pois os mesmos ficarão como reserva de aplicação (apenas categorias Efetivo, F e O).
D- CADASTRAMENTO DOS PROFESSORES APLICADORES
Todos os Professores que aplicarão as provas no SARESP deverão estar devidamente cadastrados/atualizados no link Colaborador da Vunesp para que possa ser realizada a indicação pelo Diretor no SIS.
O Diretor, para a indicação do professor no SIS deverá estar em posse do nº do CPF do docente. Caso a mensagem mostre ao Diretor que o professor não possui cadastro, o Diretor deverá orientar o mesmo a realizar seu cadastro seguindo as orientações abaixo:
1.Acesse o endereço: https://colaborador.vunesp.com.br/ ;
2.Clique em cadastre-se conosco;
3.Realize seu cadastro;
4. Informe ao Diretor;
5. O Diretor deverá acessar o SIS e proceder a indicação.
Para participar como Colaborador é obrigatório:
– ser maior de 18 anos;
– possuir CPF, RG, PIS ou PASEP;
– possuir conta corrente própria e válida para o crédito (não são aceitas contas exclusivas para o crédito de salário, contas pensão, conta para recebimento previdenciário contas de terceiros ou contas de pessoa jurídica), caso seja conjunta deve constar seu CPF
– possuir um endereço de e-mail pessoal;
– estar em dia com as obrigações junto ao sistema do e-Social, mediante pesquisa de qualificação cadastral. O colaborador poderá obter essa pesquisa por meio do link http://consultacadastral.inss.gov.br/Esocial/pages/index.xhtml
Qualquer dúvida, entrar em contato pelos telefones: 3404. 2972 e pelos celulares (19) 9 9195 4983 (Viviane), (19) 9 9900 1930 (Valéria) e (19) 9 8118 1691 (Roseli – Apoio).
Estas informações também estão disponibilizadas no Manual do Sistema Integrado do SARESP – SIS que o Diretor poderá acessar junto ao sistema SIS.
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Programa Ensino Integral (PEI) – Clubes Juvenis – Live
• Ação: Divulgação da live do Programa Ensino Integral (PEI) sobre Clubes Juvenis.
• Formato: Remoto via CMSP (canal Gestão).
• Status: A ser realizado em breve.
• Público-Alvo/ Data: Conforme tabela abaixo.
• Mais informações: Direcionada aos gestores do Programa Ensino Integral – PEI para apresentar o documento Procedimento Passo a Passo – PPP para auxiliar na organização dos Clubes Juvenis que são grupos temáticos criados e organizados pelos(as) estudantes, com o apoio de professores(as) e da direção escolar. Faz parte das metodologias do Modelo Pedagógico do Programa Ensino Integral. Já a live apresentação de Boas Práticas relacionadas aos Clubes Juvenis é direcionada a toda rede.
2. Assunto: Clube de Leitura Gato Preto – Lembrete!
• Ação: Divulgação da leitura de outubro do Clube de Leitura Gato Preto – Dom Casmurro, de Machado de Assis. • Formato: Remoto via Repositório do CMSP (Canal Desenvolvimento Profissional 2).
• Status: A ser realizado em breve.
• Público-alvo: Profissionais da educação.
• Data: 25/10/2023 (quarta-feira).
• Horário: Das 15h às 16h30.
• Mais informações: Em caso de dúvidas, envie sua mensagem para o e-mail: nucleodebibliotecacre@educacao.sp.gov.br.
3. Assunto: Exposição Escritoras da Literatura Brasileira do Século XX
• Ação: Exposição realizada pelo Centro de Referência Mario Covas (CREMC) da EFAPE com livros e ilustrações que retratam algumas das escritoras da literatura brasileira do século XX.
• Formato: Presencial no 1º andar da EFAPE (Rua João Ramalho, 1.546. Perdizes. São Paulo/SP).
• Status: Em andamento.
• Público-alvo: Profissionais da educação.
• Data: 23/10 a 15/12/2023.
• Mais informações: Exposição realizada a partir de títulos que integram o acervo da biblioteca da EFAPE com ilustrações de artistas convidados.
Para agendamento das visitas mediadas e demais informações, favor entrar em contato pelo e-mail: nucleodebibliotecacre@educacao.sp.gov.br.
4. Assunto: Formação Educação Ambiental Miniflorestas – Tema 1: Formigas-de-Embaúba
• Ação: Compartilhamento da formação (gravação e material) de Educação Ambiental Miniflorestas.
• Formato: Remoto via Repositório do CMSP (https://repositorio.educacao.sp.gov.br/MidiasCMSP/Midia?videoPlay=102882) e canal Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=KYQVesqjDJY).
• Status: Realizado em 06 de outubro de 2023.
• Público-alvo: Profissionais da educação.
• Mais informações:
No dia 06/10/2023 foi realizada uma live para apresentar um dos objetivos da ONG Formigas-de-embaúba que em Parceria com as Secretaria de Educação visa promover Educação Ambiental através do plantio de miniflorestas da Mata Atlântica nas escolas públicas de São Paulo, com transmissão pelo Canal Desenvolvimento Profissional I do CMSP. Conheça mais sobre a Organização não Governamental Formigas-de-Embaúba em: https://www.atados.com.br/ong/formigas-de-embauba.
5. Assunto: Concurso “Porque vou vencer no Enem” – Escolas de Limeira
A Gazeta de Limeira lançou a campanha “Porque vou vencer no Enem” voltado a jovens estudantes. Com foco em estimular os estudantes que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o concurso irá promover prêmios em dinheiro e também cursos de inglês gratuitos aos melhores colocados. Podem participar jovens de 16 a 20 anos que estejam cursando o ensino médio. Os participantes devem criar um vídeo com duração entre 30 segundos e 1 minuto, gravado no formato vertical dentro do tema da campanha.
Os prêmios serão distribuídos da seguinte forma:
– Do 1º ao 5º colocado, haverá premiação de curso de inglês totalmente gratuito na QualificaMax.
Oferecendo 5 bolsas de idioma, a QualificaMax, instituição especializada em capacitação profissional, é patrocinadora da campanha. O objetivo é promover o crescimento e a qualificação dos jovens participantes. O curso tem duração de 12 meses. Um dos diferenciais da QualificaMax é o Coaching Max que foi criado para o aprimoramento das competências comportamentais, intelectuais e emocionais. Atendendo a uma grande demanda, o Programa de Treinamento facilita a inserção no mercado de trabalho e o sucesso profissional. O Programa de desenvolvimento comportamental é mentorado por Fabio Affonso que é o fundador e presidente do Grupo Maxpro Educacional.
– Os três melhores colocados receberão prêmios em dinheiro, sendo: 1º Lugar: R$500,00 (quinhentos reais); 2º Lugar: R$400,00 (quatrocentos reais) e 3º Lugar: R$300,00 (trezentos reais).
Os prêmios serão entregues em evento presencial a ser realizado na sede da Gazeta de Limeira, em data e horário a ser divulgado. Ao final, também serão realizadas menções honrosas aos participantes que se destacarem.
PRAZO E CRITÉRIOS
Os vídeos deverão ser enviados por e-mail para o endereço premioenemgazeta@gmail.com e o prazo será até 31/10/2023, às 23h59. Os vídeos não devem conter palavras de baixo calão. Qualquer vídeo que viole essa regra será automaticamente desqualificado.
Os vídeos serão avaliados pelos seguintes critérios: desenvoltura, liberdade de criação, improviso, criatividade, expressão da força de vontade e a autoconfiança.
Serão convidados cinco jurados que analisarão e deliberarão sobre os vencedores. Os resultados serão divulgados nas redes sociais da Gazeta de Limeira até 03/11/2023.
Para os jovens menores de idade é indispensável o envio de autorização dos pais ou responsável.
Detalhes, termo de autorização e regulamento completo podem ser acessados pelo QRCode da imagem da campanha.
Dúvidas sobre a campanha Whatsapp: 19 99859-6007 (O número atende apenas mensagem) ou 19 3404-3700.
Segue link para cadastro e regulamento.
CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE
Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Convocação – Coleta de classes
23/10/2023 14h00
EE Chanceler EE Gustavo Peccinini EE José Ap. Munhoz EE Ivete Sala EE Januário EE Michel EE Lídia ONélia EE Joaquim Ribeiro EE Oscália EE Batista Leme EE Délcio
|
24/10/2023 09h00
EE João Ometto EE Cesarino EE Arlindo Silvestre EE Irmã Maria de Sto Inocencio EE Castello Branco EE Alberto Fiers EE Célio R Alves EE Paulo de Almeida Nogueira EE Dom Idílio EE Paulo Chaves EE Maria Carmen EE Leovegildo |
24/10/2023 14h00
EE Armando Falcone EE José Amaro EE Magdalena EE Jamil EE Odécio Lucke EE Antonio A Cavalheiro EE Marcelo de Mesquita EE Antonio de Queiróz EE Antonio Perches EE Ary Leite EE Carolina Arruda EE Dorivaldo Damm EE Ely de A Campos
|
25/10/2023 09h00
EE Jardim Paineiras EE Lázaro D Páteo EE Margarida Parolli EE Délcio EE Heloisa Marasca EE João Negrão EE José Cardoso EE José Fernandes EE Nelson Stroili EE Odilon EE Oscar de Almeida EE Zita EE Pedro R Rocha
|
25/10/2023 14h00
EE Cel. José Levy EE Silvia EE Brasil EE Gabriel Pozzi EE William Silva EE Marciano T Piza EE Maria Ap Soares de Lucca EE Barão de Piracicaba
|
|
CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF
Fone 3404.2943 (Eli) –delimcaf@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Finanças – NFI
Fone 3404.2949/2950/2980 (Alba) –delimnfi@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Sistema PDDE Web- Federal
A Coordenadoria de Orçamento e Finanças (COFI) salienta a importância em instruir as Unidades Escolares, para regularizar as pendências relacionadas aos dados cadastrais no sistema PDDE Web até o dia 31 de outubro de 2023.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) tem comunicado às Entidades e Unidades Executoras que o procedimento de abertura de conta bancária não foi concluído para algumas, devido à indisponibilidade da agência indicada para recebimento de recursos, conforme informado pelo Banco do Brasil.
Recomendamos acessar novamente o sistema PDDEWeb para revisar os dados inseridos. Caso a agência bancária indicada esteja incorreta ou indisponível, solicitamos selecionar outra agência bancária para ser a depositária dos recursos destinados ao PDDE e Ações Integradas. Ressaltamos que a inserção dos dados é de responsabilidade direta das Unidades Escolares, sendo o recurso repassado diretamente a elas.
Em caso de dúvidas, envie uma mensagem para o e-mail pdde@fnde.gov.br.
2. Assunto: Segurança Digital – Alerta de Golpe
Prezados(as) Dirigentes Regionais de Ensino e Diretores do CAF/NFI, A Coordenadoria de Orçamento e Finanças (COFI) ressalta a importância da prevenção contra golpes e fraudes digitais. O Banco Central tem implementado medidas para mitigar e evitar tais práticas, incluindo a aplicação de normativas que exigem a implementação de políticas de segurança cibernética e o aprimoramento dos mecanismos de segurança digital.
É essencial estar vigilante diante das diversas investidas dos golpistas. Recentemente, algumas das APMs receberam, por meio de e-mail, uma cobrança referente a uma suposta “TAXA DE CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL”. Vale ressaltar que o e-mail não apresentava informações de contato, como telefone ou endereço, sendo disponibilizada apenas uma chave PIX. Portanto, é fundamental permanecer alerta a essas situações. (anexo) Elencamos algumas dicas da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), para auxiliá-los:
1. Phishing
a. Desconfie de promoções imperdíveis;
b. Mesmo que o remetente seja conhecido, ao abrir um anexo, atente-se a avisos sobre extensões que precisam ser ativadas;
c. Orientação para identificar um e-mail de phishing1 ;
i. O nome no endereço “De:” corresponde ao endereço de e-mail?
ii. O texto está bem escrito ou contém erros ortográficos e gramaticais?
iii. O logotipo está desfocado ou deformado?
iv. Está solicitando informações pessoais ou confidenciais?
v. Há um senso de urgência na mensagem?
vi. A URL é incomum?
vii. Tem anexo?
Se o tipo de arquivo parecer estranho, não abra.
d. Cuidado com o SMS (não clique em links, não forneça dados pessoais ou senhas e desconfie de promoções);
e. Cuidado com mensagens recebidas via WhatsApp ou Telegram (elas também podem ser maliciosas);
f. Recebeu um phishing? Mande para emailsuspeito@empresaX.com.br (por exemplo);
g. Não clique em links desconhecidos;
h. Em tempos de pandemia, tome cuidado ao participar de ações solidárias transmitidas nas redes, mesmo que recebidas de pessoas conhecidas (existem sites e mensagens para captura de dados pessoais que induzem pessoas a compartilharem o phishing para ganharem produtos/serviços gratuitamente
2. Redes sociais e privacidade
i. Evite expor exageradamente informações pessoais, financeiras e corporativas nas redes sociais que possam passar a impressão de ostentação;
ii. Configure a privacidade das suas postagens;
iii. Nunca coloque suas informações pessoais em formulários de promoções sem verificar no site oficial da empresa a legitimidade;
iv. Oriente seus familiares.
v. Nunca adicione como amigo uma pessoa que você não conhece.
vi. Nunca converse no chat da rede social com uma pessoa que você não conhece.
3. Senha e autenticação
a. Estabeleça alguns cuidados com suas senhas
i. Troque todas as suas senhas periodicamente (por exemplo: a cada 2 meses);
ii. Não compartilhe senhas;
iii. Não utilize a mesma senha para mais de um serviço;
iv. Não salve senhas em cadernos, arquivos, no celular ou navegador;
v. Crie senhas complexas, com letras, números e caracteres especiais;
vi. Utilize Gerenciadores de Senhas (criptografa suas credenciais e também gera senhas complexas e aleatórias);
b. Duplo fator de autenticação:
i. Use sempre a autenticação de dois fatores (ou verificação em duas etapas) que inclui uma segunda camada de autenticação para garantir o acesso;
ii. Tenha certeza de que você realmente habilitou o recurso em todas as aplicações que dispõem de 2FA (Instagram, Facebook, LinkedIn, Instagram).
c. Mobile:
i. Configure uma senha para acessar seu smartphone: não use PIN ou padrão de desenho, se o seu dispositivo permite biometria ou reconhecimento facial, melhor ainda.
ATENÇÃO: Recomendamos que, ao identificar disparidades na movimentação bancária, atividades suspeitas em sua conta, ou retiradas não autorizadas de fundos, proceda imediatamente com o registro de um boletim de ocorrência e, posteriormente, acione a instituição financeira.
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone 3404.2961 (Aline) –delimcrh@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP
Fone 3404.2995/2994/2996/2982 (Rafaela) –delimnfp@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Remessa à Secretaria da Fazenda – Novembro/2023
Solicitamos que todos os formulários de pagamento (Formulários 02, 03, 04, 05, 09, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 26, 29) sejam digitalizados e encaminhados para o e-mail <delimnfp@educacao.sp.gov.br>, até às 12h00, do dia 27/10/2023.
Ressaltamos que os documentos e formulários encaminhados após o prazo estabelecido no cronograma de novembro (27/10/2023), serão encaminhados à Secretaria da Fazenda apenas na remessa de dezembro/2023 para efeitos e correção de pagamento em janeiro/2024. Dessa forma, solicitamos que todas as Unidades Escolares encaminhem os formulários referentes as rejeições e correções de pagamento respeitando o prazo do cronograma de remessa.
O documento deve estar assinado e as digitalizações devem estar nítidas e salvas em formato de arquivo PDF. Atentar para que os documentos digitalizados não fiquem de cabeça para baixo, dificultando o manuseio através do sistema.
Cada arquivo deve ser salvo de forma separada, um para cada servidor e um por modelo de formulário. Por exemplo: Formulário 04 e Formulário 17 do professor Tibúrcio. Digitalizar um PDF para o Formulário 17 (frente e verso no mesmo arquivo) e outro PDF para o Formulário 04. Em casos de formulário e outros documentos, digitalizar e inserir em um único arquivo. Por exemplo: Formulário 12 e copias de demonstrativo. Encaminhar um único arquivo que contenha o formulário e os documentos auxiliares.
Lembramos as unidades escolares que todos os formulários recebidos, e a remessa a Secretaria da Fazenda, é inserida pela Diretoria de Ensino no sistema SEI!, dessa forma, as orientações acima têm objetivo de facilitar o trabalho de todos, bem como adequá-lo ao sistema utilizado. Contamos com a compreensão e colaboração de toda equipe.
CUMPRIMENTOS:
Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:
– Ana Marciade Pauli Paglioni, Diretora do EE. Prof. Gabriel Pozzi – 22/10 (domingo)
– Maria Denise Cazante Silva, Diretora Dom Idílio José Soares – 22/10 (domingo)
Atenciosamente,
Gabriel Prochnou Vieira
Dirigente Regional de Ensino