COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 19.07.2021 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 19.07.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Implementação Novo Ensino Médio  

     Reencaminhamos assunto publicado no COMUNICADO DERLIM de 16.07.2021, com a correção do horário de término da formação e inclusão da EE. Profa. Maria Aparecida Soares de Lucca.

    A Dirigente Regional de Ensino convoca os Supervisores de Ensino e os Diretores das Escolas com turmas de Ensino Médio, abaixo relacionadas, para Reunião de Trabalho: “Divulgação das Matrizes Curriculares do Novo Ensino Médio”.

 

   Data: 20/07/2021 (terça-feira)  

   Horário: 8h30 às 16h30 

   Local:  TEATRO VITÓRIA – Praça Toledo de Barros, s/n – Centro, Limeira – SP 

   Público-alvo: Supervisores de Ensino, Diretores de Escola que atendem Ensino Médio 

 

   Orientações complementares:

   . Cada Unidade Escolar deve ter em mãos os dados da manifestação de interesse;

   . Levar a própria garrafa de água;

   . Ir bem alimentado, não teremos coffee break para evitar aglomeração;

   . Uso de máscara obrigatório no ambiente;

   . Manter o distanciamento de no mínimo 1 metro;

   . Aferir a temperatura na entrada do evento;

   . Caso o diretor esteja em férias, enviar o vice-diretor ou o Professor Coordenador. Um representante por Unidade Escolar;

  . Obedecer a marcação nas cadeiras garantindo o distanciamento;

Escolas:  

  • EE Alberto Fierz
  • EE Antonio Alves Cavalheiro
  • EE Antonio de Queiroz Prof.
  • EE Antonio Perches Lordello
  • EE Arlindo Silvestre
  • EE Armando Falcone
  • EE Ary Leite Pereira Prof.
  • EE Brasil
  • EE Carolina Vasconcellos Profª
  • EE Castello Branco
  • EE Célio Rodrigues Alves
  • EE Cesarino Borba
  • EE Délcio Báccaro Prof.
  • EE Dorivaldo Damm
  • EE Ely de Almeida Campos
  • EE Gabriel Pozzi Prof.
  • EE Gustavo Peccinini
  • EE Heloisa Lemenhe Marasca Profª
  • EE Idilio José Soares Dom
  • EE Irmã do Santo Inocêncio Lima
  • EE Ivete Sala de Queiroz Profª
  • EE Jamil Abrahão Saad
  • EE Januario Sylvio Pezzotti
  • EE Jardim Paineiras
  • EE Jd dos pês
  • EE João Baptista Negrão Filho Prof.
  • EE João Batista Leme Prof.
  • EE João Ometto
  • EE Joaquim Ribeiro
  • EE Jose Amaro Rodrigues
  • EE José Aparecido Munhoz Profº
  • EE José Cardoso Prof.
  • EE José Fernandes Prof.
  • EE José Levy Coronel
  • EE Lázaro Duarte do Páteo Prof.
  • EE Leontina Silva Busch
  • EE Lidia O.K. A. Crepaldi Profª
  • EE Magdalena Sanseverino Grosso
  • EE Marcelo de Mesquita
  • EE Marciano de Toledo Piza Prof.
  • EE Margarida Parolli Soares
  • EE Maria Aparecida Soares de Lucca Profa.
  • EE Maria Carmen C. Jacomini
  • EE Michel Antonio Alem Prof.
  • EE Nelson Stroili Prof.
  • EE Odécio Lucke Profº
  • EE Odilon Corrêa Prof.
  • EE Oscália Goes Correa Santos Profª
  • EE Oscar de Almeida Prof.
  • EE Paulo Chaves Prof.
  • EE Paulo de Almeida Nogueira Dr.
  • EE Pedro Raphael da Rocha
  • EE Raul Fernandes Chanceler
  • EE Ruth Ramos Cappi Profª
  • EE Willian Silva Profº
  • EE Zita de Godoy Camargo Profª

2. Assunto: Recuperação Intensiva – Julho 2021 

    Senhores Diretores,

    Nos dias 15 e 19 de julho foram realizadas as atribuições de aulas do PRI em fase Diretoria de Ensino. As escolas que tiveram aulas atribuídas foram comunicadas e receberam, em seguida as sessões, as Atas de Atribuição, enviadas pela Comissão de Atribuição de Aulas e pela Supervisão de Ensino responsável pelo PRI.

    Nos casos em que a escola possuir enturmações que não tiveram as aulas atribuídas (Fase UE e Fase DE) solicitamos que os pais e/ou responsáveis sejam comunicados e, também, que seja explicado em ofício encaminhado ao delimat@educacao.sp.gov.br a não realização  da Recuperação Intensiva de Julho 2021.

    RETOMANDO: Programação das ATPC do Projeto Recuperação Intensiva no Mês de Julho de 2021 (Comunicado DERLIM 15-07-2021): 

 

Assunto: Cronograma Integrado de Recuperação e Aprofundamento do 3º Bimestre e Organização do Trabalho Pedagógico em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza  

     Interessados: equipes gestoras das escolas e professores, Prezados(as)

     Elaboramos o Cronograma Integrado de Recuperação e Aprofundamento do 3º bimestre (disponível neste link https://drive.google.com/file/d/1SmNMbjT4FbJLwrGguzLWLtD6BhZ1xB1U/view) visando apoiar a articulação entre os diferentes elementos do Programa de Recuperação e Aprofundamento, assim como entre as aulas do Centro de Mídias e o trabalho pedagógico conduzido pelos professores com os estudantes, com intuito de garantir o desenvolvimento das habilidades essenciais. Lembramos que as aulas transmitidas do Centro de Mídias para o ano de 2021 são elaboradas a partir das habilidades essenciais selecionadas com base no documento curricular da rede. Da mesma forma, o foco do trabalho dos professores da rede será apoiar o desenvolvimento dessas habilidades, sendo de suma importância a articulação entre as aulas do Centro de Mídias e as atividades propostas pelos professores aos estudantes.

     Além disso, destacamos que, por conta da quantidade reduzida de aulas do Centro de Mídias, os professores podem ir além do que é trabalhado no CMSP com seus estudantes, complementando com suas aulas presenciais ou atividades remotas propostas para promover o desenvolvimento das habilidades essenciais, tendo o cuidado para consolidar as aprendizagens descritas por essas habilidades.

 

     Semana de retomada de Língua Portuguesa e Matemática  

     Com o intuito de recuperar e reforçar habilidades anteriores importantes para os estudantes avançarem em sua trajetória educacional, as aulas de Língua Portuguesa e Matemática do Centro de Mídias da semana de 2 a 6 de agosto serão focadas na retomada.

     Destacamos que esta semana de retomada no Centro de Mídias aplica-se apenas a Língua Portuguesa e Matemática, componentes curriculares com um maior número de aulas semanais e, portanto, com mais habilidades a serem retomadas.

     Nas aulas ministradas pelos professores com os estudantes de suas turmas, seja de forma presencial ou remota nesta primeira semana, é importante que também sejam retomadas as habilidades anteriores para que os estudantes possam avançar em seu percurso educacional. As habilidades priorizadas para serem trabalhadas na semana de 2 a 6 de agosto nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática do Centro de Mídias estão disponíveis neste link https://docs.google.com/spreadsheets/d/1paEkP3CQ9SWhrYXMIz87Lv9F_9AHGQDuiJtVYhTcnlA/edit#gid=2023396432

 

      Aprender Sempre – 3º bimestre  

     Os cadernos do aluno e do professor do 3º bimestre do Aprender Sempre de Língua Portuguesa e Matemática de todos os anos/séries do ensino fundamental e do ensino médio, assim como do 9º ano de Ciências e 3ª série do ensino médio de Física, Química e Biologia, já estão disponíveis no site do Currículo Paulista, nos links abaixo:

     • Ensino fundamental – link https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/aprender-sempre-ef/

     • Ensino médio – link https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/aprender-sempre-em/

    Além da versão digital, enviaremos a versão impressa dos cadernos do aluno e cadernos do professor de Língua Portuguesa e Matemática de todos os anos/séries do ensino fundamental e do ensino médio, de Ciências do 9º ano, e de Física, Química e Biologia da 3ª série do ensino médio. Informações sobre os prazos de entrega dos materiais impressos serão comunicadas posteriormente.

Assunto: Cronograma Materiais de Apoio para o Projeto de Recuperação Intensiva de Julho 

    Interessados: Diretores e Professores,

    Com o intuito de apoiar a organização do trabalho pedagógico a ser realizado em julho, organizamos neste link  https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Sw0TQSHoSIe3gEIrLA6ZbougD1wYiYLJAdmR7KEe1rY/edit#gid=1620853735 planilha com aulas do Centro de Mídias que trabalham com as habilidades que foram selecionadas para a recuperação intensiva de julho.

    Além de contar com a gravação de aulas do CMSP que trabalham com as habilidades selecionadas, os links do repositório incluem as apresentações utilizadas pelos professores do CMSP, que podem ser utilizados como apoio para o planejamento das aulas dos docentes que atuarem em julho.

Assunto: Programação I Profissionais da Educação – CMSP  

    Olá, servidor(a)!

     Para você ficar por dentro de todas as pautas que serão trabalhadas nesta semana, de 12 a 16 de julho, a EFAPE preparou e disponibilizou a programação de Formação no site do CMSP. Para acessar, clique aqui  https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/programacao-profissionais-da-educacao/

     Com essa programação, além de conteúdos inéditos, você poderá se organizar para assistir às reprises, ficar por dentro de algum assunto que você perdeu ou até assisti-las novamente e aprofundar-se nos temas já trabalhados. Importante: Para assistir às reprises em outro momento, acesse o Repositório do Centro de Mídias https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/inicio e também no canal do CMSP no YouTube https://www.youtube.com/channel/UC4PxhhCLUs1ESKz5EwuepMw

 

 

COMUNICADO DERLIM DE 19.07.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 delim@educacao.sp.gov.br

 

1. ASSUNTO: Atribuição de Aulas – Segundo Semestre – 2021 – Orientações Gerais

Senhores Diretores,

Dar ciência, via email institucional e grupos de contato, a todos docentes até 21/07/2021, quanto ao cronograma e orientações referentes à atribuição de aulas para o segundo semestre de 2021.

A – Atribuição de aulas da Educação de Jovens e Adultos – EJA – julho de 2021: 

Conforme dispõe no Boletim Semanal Subsecretaria nº 339/2021, a atribuição de classes e aulas para a EJA ocorrerá a partir de 23/07/2021. Desta forma, orientamos:

  1. A atribuição para a EJA será realizada de forma On Line, na plataforma SED e utilizará o sistema de atribuição diária para ser realizada entre os dias 23/07 e 29/07;
  2. A atribuição diária de aulas regulares ficará suspensa entre os dias 23 e 29 de julho, pois o sistema realizará apenas Atribuição de EJA;
  3. A atribuição EJA será realizada de acordo com o disposto no artigo 29 da Resolução SE 72/2020, ou seja, será realizada primeiramente em nível de unidade escolar para os docentes titulares, estáveis e categoria O e posteriormente em nível de Diretoria de Ensino;
  4. Os docentes titulares, estáveis, categoria O e candidatos à contratação realizarão a manifestação de interesse via plataforma SED, dentro do cronograma disponibilizado em anexo;
    1. A manifestação de interesse deverá ser realizada de acordo com o manual disponível no Mural de Avisos da SED https://www.youtube.com/watch?v=75jEihWPBlw
  5. A atribuição/associação das aulas será realizada pelo Diretor e deverá atender ao disposto aos critérios de classificação, respeitada as faixas de situação funcional, a ordem de preferência de atendimento das indicações, de acordo com o campo de atuação, a ordem de prioridade dos níveis de habilitação e qualificação, bem como as fases de Unidade Escolar, Diretoria de Ensino de classificação e outras Diretorias de Ensino de indicação;
    1. A atribuição/associação deverá ser realizada de acordo com o tutorial disponível no Mural de Avisos da SED https://www.youtube.com/watch?v=Uu9wAA6qwNQ
  6. Durante a atribuição em nível de Diretoria de Ensino (Fase II), os docentes titulares de cargo e estáveis que não tenham conseguido a constituição da jornada de trabalho deverão ser atendidos pela ordem inversa;
    1. ordem inversa ocorrerá de forma manual e deverá atender ao disposto no artigo 31 da Resolução SE 72/2020;
  7. Após a realização da atribuição EJA para os docentes titulares, estáveis, contratados e candidatos à contratação em nível de Unidade Escolar e Diretoria de Ensino, o sistema abrirá para manifestação de interesse no saldo de aulas regulares;
  8. A partir do dia 02/08/2020 o sistema de atribuição durante o ano com cronograma diário será reaberto; 
    1. A conferência de saldo de todas as aulas disponíveis na rede para atribuição será realizada das 13:00 às 15:00;
    2. A abertura para manifestação de interesse de todos docentes/candidatos à contratação será realizada a partir das 16:00;
    3. E a primeira atribuição/associação do 2º semestre de 2021 será realizada a partir do dia 03/08;9. As orientações e cronograma para associação das aulas atribuídas serão orientadas pelo CEPAG brevemente. 

      CRONOGRAMA DE ATRIBUIÇÃO EJA  

      OBSERVAÇÃO:

  • Atentar para a atribuição do dia 28-07-2021: A Comissão de Atribuição solicita que todos os Diretores procedam as atribuições da fase DE na SED dos efetivos e categoria F até as 11 horas. Em seguida, realizem a retirada de aulas na ordem inversa fase UE somente aos docentes efetivos e F da sua unidade escolar (aulas regulares e EJA) que não foram atendidos em outras unidades e ainda precisem constituir jornada / completar carga horária de opção.
    B – Complementando orientações:

1-    Atentar para que somente as turmas de EJA devidamente homologadas sejam atribuídas;

2-    As classes Multisseriadas da EJA, regulamentadas pela Resolução SEDUC 29-2020, deverão ser atribuídas  de modo a atender a matriz curricular expressa na Resolução SEDUC 85-2020 (anexo 16 e 17);

3-    As unidades escolares que terão EJATEC para o segundo semestre deverão proceder a atribuição de aulas de acordo com os anexos I e II da Resolução SEDUC 61-2021;

4-    Verificar com antecedência à atribuição as classes e aulas disponíveis na unidade escolar e as que irão surgir até 23/07/2021 em razão de designação/exoneração/aposentadoria ou afastamento de professor. Essas classes/aulas deverão estar disponíveis na Unidade Escolar para serem atribuídas conforme cronograma acima.   Recomendamos que, no caso de designações ou afastamentos a qualquer título que venham a ocorrer até 23 de julho, o Diretor deverá solicitar ao professor declaração de próprio punho, com caráter irrevogável, de que realmente irá se afastar a partir desta data, evitando-se assim atribuição indevida;

5-    Lembramos que, na atribuição da fase UE, as escolas deverão atribuir as aulas de acordo com item I, Fase 1, do Artigo 29 da Resolução SE nº 72/2020, isto é, para docentes efetivos, categoria F e categoria O da Unidade Escolar ou em exercício na U.E;

6-    O docente efetivo, categoria F ou categoria O de outra Unidade Escolar, que esteja completando a carga horária na U.E., caso venha a perder as aulas da EJA, não perderá o vínculo, podendo ser atribuídas as aulas do 2º semestre do curso (respeitando a Fase I do Artigo 29 da Res. SE 72/2020);

7-    A atribuição de aulas da Educação de Jovens e Adultos – EJA terá validade semestral e, para fins de perda total ou de redução de carga horária do docente, considerar-se-á sempre, como término do primeiro semestre, o primeiro dia letivo do segundo semestre do ano em curso;

8-    As aulas da EJA poderão ser atribuídas para constituição de jornada e carga suplementar do titular de cargo (não pode ampliação), bem como para carga horária dos docentes não efetivos e candidatos à contratação;

9-    Na situação em que ocorra diminuição de classes na Unidade Escolar, lembrar que caso o docente Categoria F tenha redução na sua carga horária de opção (consultar inscrição), o Diretor poderá retirar aulas na ordem inversa de docente categoria O que esteja com aulas de disciplinas específicas e não específicas e disciplinas de outra licenciatura para atendimento a esse docente. Seguir sempre a classificação.

C – Retirada de aulas pela ordem inversa: 

1-    Na hipótese de inexistência de aulas da EJA na fase UE, os docentes efetivos e categoria F, que não queiram manifestar interesse na atribuição de EJA na fase DE, poderão solicitar por escrito, no dia 26-07-2021, a aplicação do artigo 31 da Res. SE 72-2020, quanto ao procedimento de retirada de classe ou de aulas livres (aulas regulares) de outro docente, pela ordem inversa à da classificação. Lembrem-se:  Categoria F só retira aulas na ordem inversa do categoria O. Atentar para a ordem inversa da classificação, bem como a compatibilidade de horários das turmas quando houver necessidade de aplicar a retirada de aulas dos professores;

2-    Caso ocorra na constituição de jornada de efetivo ou na composição de carga horária de docente categoria F, a necessidade de retirada de aulas na Unidade Escolar pela ordem inversa e essas aulas oferecidas forem incompatíveis por serem bloco indivisível ou não possibilitar a jornada ou acúmulo de cargo já publicado, o docente pode declinar da atribuição da fase UE para participar da sessão de atribuição de retirada em ordem inversa da fase DE que será realizada manualmente através da plataforma Teams. Solicitamos que essa atribuição pela ordem inversa em nível de UE ocorra até às 12h30 do dia 28-07-2021; 

3-    O Diretor de Escola, nas situações descritas acima, deverá encaminhar ofício para essa Comissão, até às 13 horas do dia 28-07-2021 através do email: delim@educacao.sp.gov.br ,  esclarecendo a necessidade de retirada de aulas na ordem inversa em nível de DE, para atendimento de jornada do efetivo ou carga horária de opção do categoria F constando os seguintes dados do professor:  
NOME: 
RG: 
CPF: 
DISCIPLINA ESPECÍFICA: 
DISCIPLINAS NÃO ESPECÍFICAS E DEMAIS DISCIPLINAS: 
PONTOS DE (VER COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO DE 2021): 
JORNADA DO EFETIVO OU CARGA HORÁRIA DE OPÇÃO DO CATEGORIA F: 
AULAS ATRIBUÍDAS NA UE: 
QUANTIDADE AULAS QUE FALTAM PARA COMPLETAR NA DE: 
HORÁRIO DE TRABALHO DO PROFESSOR (ANEXAR A DECLARAÇÃO HORÁRIO CONFORME MODELO JÁ ENVIADO);  

4-    Comunicar por escrito, em livro próprio ou email institucional ao docente efetivo ou categoria F que não foi atendido na jornada/composição de carga horária de opção, também pela retirada na ordem inversa na UE que, deverá participar da atribuição de aulas manual que acontecerá em nível de Diretoria de Ensino, no dia 29 de julho de 2021, às 14 horas, através da plataforma Teams pelo link:

https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_ZjU2YjZlYzctODgyNC00N2E1LTkyODItMGNmNjEwMDgxOWQ0%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2216b87798-4517-442c-9200-ce1cca93259c%22%2c%22Oid%22%3a%22fe2eb9c9-1f03-4edb-839e-df218f5db689%22%7d

5-    Essa Comissão, ao receber o ofício da unidade escolar, solicitará, em caráter de urgência até às 09 horas do dia 29-07-2021, a todas unidades escolares, a tabela de aulas livres que estão sendo ministradas por categoria O, F, carga suplementar de efetivo e artigo 22, das disciplinas indicadas no ofício, para proceder a retirada de aulas em nível de DE. Para tanto, contamos com a celeridade de todos para agilizarmos o processo de atribuição e proporcionarmos o atendimento primordial aos nossos estudantes;

6-    Tão logo encerre essa atribuição da ordem inversa em nível DE, esta Comissão enviará  ata às unidades escolares para que os diretores tomem ciência e GOEs procedam a associação das aulas na SED, possibilitando o atendimento ao docente antes do início do segundo semestre, ou seja, em 02-08-2021;
Resumindo a aplicação da retirada de aulas na ordem inversa para efetivo e categoria F na UE e DE: 

D – Cadastro Emergencial: 
Aguardar orientações quanto à atribuição dos candidatos do Cadastro Emergencial da DERLIM que serão enviadas posteriormente.
Comissão de Atribuição de Classes e Aulas da Diretoria de Ensino Região de Limeira

2. Assunto: Decreto Estatuto Padrão – APM 
Prezados(as) Diretores(as),
Encaminhamos em anexo II, o DECRETO Nº 65.869, DE 16 DE JULHO DE 2021, altera e acrescenta dispositivos ao Decreto nº 65.298, de 18 de novembro de 2020, que dispõe sobre o Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres – APMs.
Salientamos que conforme exposto no Parágrafo único: “A continuidade dos repasses e dos ajustes a que se refere o “caput” deste artigo fica condicionada à realização, até 31 de dezembro de 2021, de Assembleia Geral pelas Associações de Pais e Mestres, para adoção do Estatuto Padrão”.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 
Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Agradecimento – Práticas Educacionais Antirracistas nas Eletivas 

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 
Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Atribuição Substituição/Cargo Vago Diretor de Escola 
Atribuição substituição/cargo vago Diretor de Escola, termos da Res. SE 05/2020, alterada pela Res. SE 18/2020, Res. SE 56/2020 e Res. SE 81/2020
Segue anexo II sugestão de termo de anuência e as declarações de parentesco que devem ser anexadas no Formulário.

Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP 
Fone 3404.2995/2994/2996/2982 (Rafaela)  delimnfp@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Atualização da Atribuição de Aulas para o Projeto de Reforço e Recuperação – PRR

Estamos retransmitindo informação do Boletim Semanal Subsecretaria Ano 2021 – Nº 339 –  14 de julho de 2021 – IV – CGRH – item 2.

2. ATUALIZAÇÃO DA ATRIBUIÇÃO DE AULAS PARA O PROJETO DE REFORÇO E RECUPERAÇÃO

Interessados: Dirigentes Regionais de Ensino,

A Coordenadoria Pedagógica – COPED e a Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos – CGRH, considerando o previsto na Resolução Seduc-59, de 7-7-2021 (link), que dispõe sobre a retomada presencial das atividades laborais no âmbito da rede pública estadual de ensino, comunicam que:

1) as aulas atribuídas ao docente para atuação no Projeto de Reforço e Recuperação, com fundamento no inciso II do §2º do artigo 7º da Resolução Seduc-37, de 5-8-2019 (“II – 21 aulas semanais, para cada classe do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, em que o docente regente da classe se encontre na situação prevista nos incisos I a III do artigo 1º do Decreto 64.864, de 16-3-2020), alterada pela Resolução SEDUC 12/2021 (link), deverão ser “desassociadas”, quando o professor regente da turma, em teletrabalho, retornar a cumprir sua carga horária ou jornada de trabalho integralmente em regime presencial, após aplicação da segunda dose ou dose única de vacina para Covid-19 e decorrido o prazo de 14 dias de imunização.

2) Com a desassociação da carga horária e caso seja contratado, o docente permanecerá em interrupção de exercício até que sobrevenha nova atribuição de classes ou aulas.

Atenciosamente,

COPED/CGRH

 

TODOS OS ANEXOS AQUI.

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino