COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 18.02.2021 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 18.02.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Documento Orientador-Flexibilização Curricular para estudantes Público Alvo da Educação Especial 

     Flexibilização e adaptação curricular são possibilidades educacionais para dar suporte às dificuldades de aprendizagem. Pressupõe que se realize adaptação curricular, quando necessário, para torná-la apropriada às peculiaridades dos alunos com deficiência.

     Não é um novo currículo, mas sim um currículo dinâmico, alterável, passível de ampliação, para que atenda realmente a todos.

     Para tal, é importante que o professor se detenha em algumas questões: participação de todos, objetivo a ser atingido, apoio e adaptação (quando necessários), considerar diferentes formas de registro e consequentemente de avaliação, potencializando as habilidades que o aluno apresenta.

    As adaptações curriculares são de extrema importância para o aluno com deficiência, quando necessário, favorecendo o rompimento das barreiras que o impedem de participar das atividades e se desenvolver nos ambientes educacionais.

    Em anexo I sugerimos um documento orientador que possui alguns exemplos de flexibilizações curriculares. Orientamos que a equipe escolar se aproprie do documento que é muito importante para uma inclusão mais efetiva.

     Equipe de educação especial

 

COMUNICADO DERLIM DE 18.02.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Formação Básica – 1ª Edição/2021 – Inscrições Abertas! 

    Solicitamos especial atenção ao boletim nº 1. Anexo I.

 

 

2. Assunto: Evento Gratuito Microsoft – dia 25/02: Colaboração em Movimento: Novos Recursos do Microsoft Teams que Você Precisa Conhecer! 

    Em 2021 vamos experimentar uma transformação digital em velocidade épica. Depois de uma primeira etapa de “tudo à distância”, caminhamos para um modelo mais híbrido de trabalho, educação e vida. Como sempre, queremos acompanhá-lo neste momento único de nossa história e, para isso, temos trabalhado para fornecer-lhe ferramentas que permitam que todas as suas interações virtuais sejam mais naturais, participativas e humanas. Vistas dinâmicas, salas de descanso e webinars mais interativos entre outras novidades. 

      Participe desta sessão e conheça os novos recursos do Microsoft Teams. 

 https://www.microsoft.com/pt-br/events-hub/brazil/colaboracao-em-movimento-novos-recursos-do-microsoft-teams-que-voce-precisa-conhecer/ 

3. Assunto: Ação Formativa – Projeto de Vida e o Novo Ensino Médio Parte 2 



  

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971  delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Semana de Estudos Intensivos  

    Informamos que conforme o Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria/COPED 153/2021, que a Semana de Estudos Intensivos prevista para ocorrer de 22 a 26/02/2021, foi transferida para o período de 12 a 16/04/2021.

2. Assunto: Procedimentos para Pesquisa por Professores para Atribuição de Aulas em Potencial 

     Prezados Diretores, tendo a necessidade de haver docente para assumir as aulas de professores que venham a ser designados nas Funções de Professor Coordenador ou PCNP ( Parágrafo 5º do Artigo 7º da Resolução Seduc 3 de 11/01/2021) e na Função de POC(Parágrafo 2º do Artigo 5º da Resolução Seduc 92 de 01/12/2020) e a atribuição destas aulas pelo Sistema Online, informamos que há a obrigatoriedade de promovermos uma pesquisa antes da designação do Professor na função, a fim de garantirmos que estas aulas tenham candidatos à manifestação de interesse por elas. Para isso segue um roteiro de ações necessárias:

  • A primeira pesquisa deve ser feita dentro da Unidade Escolar com os professores devidamente formados que estejam vinculados a ela e demonstrem interesse em ter atribuídas as aulas do professor a ser designado (FAZER REGISTRO DE COMPROMISSO POR ESCRITO);
  • Diante da persistência de saldo de aulas sem manifestação de interesse por professores da casa, o Diretor deve organizar formulário de pesquisa (segue sugestão de Modelo) a ser divulgado a nível de DE;
  • Em seguida, o diretor da Escola deve informar esta comissão através de ofício, a indicação do professor a ser designado com a Declaração de Horário de todas as aulas que ele ministra na Escola e em outras Unidades que não houve manifestação de interesse por conta dos professores vinculados à EU, sendo obrigatório o preenchimento da tabela a seguir pela Unidade no corpo do ofício encaminhado até segunda feira às 9h;

Professor a ser designado

Nome da escola

Disciplina

Turno

Quantidade de aulas

Link formulário

municado DERLIM de segunda-feira será disponibilizado o saldo de aula

  • todas as Escolas divulguem a pesquisa entre seus quadros docentes (efetivos que comportam carga suplementar, professores Categoria F para aumento da carga horária e Professores Contratados Categoria O para chegar a carga horária mínima correspondente à Jornada Inicial de Trabalho docente ou aumento da carga horária e professores contratados em Interrupção de Exercício);
  • O prazo determinado para responderem a pesquisa deve ser de terça-feira até às 23h de quinta-feira, para que o Diretor na sexta-feira possa consistir a possibilidade da designação do professor no cargo;
  • As informações contidas e o acompanhamento das respostas no formulário, bem como sua abertura e fechamento, são de inteira responsabilidade do Diretor da Escola;
  • Verificada a possibilidade da designação, a Escola interessada deve dar andamento à designação do docente, anexando as respostas ao formulário no ofício da designação a ser enviado para a Diretoria de Ensino;
  • Faz-se necessário a comunicação do Diretor da Escola com os interessados para informar da designação e reforçar o compromisso deles em manifestar interesse pelas aulas na SED;
  • A(s) escola(s) que ficou(aram) com as aulas livres dispostas no saldo para atribuição online pelo motivo da designação referida, deve(m) informar os candidatos interessados nelas (de acordo com a pesquisa), da possibilidade de fazerem suas manifestações de interesse no sistema e concorrerem à atribuição delas.
  • Verificada a impossibilidade da designação após a pesquisa, por falta de professores interessados pelas aulas, a Escola deve analisar novas condições para designação e repetir o processo descrito acima até que se tenha a garantia de professores para assumir as aulas.

  Atenção: O preenchimento do formulário não garante a atribuição das aulas ao docente que se manifestou, apenas serve para pesquisar a manifestação de interesse e possibilitar a designação. No momento da atribuição na SED, independente da manifestação do docente na pesquisa, o diretor da unidade escolar deverá seguir o artigo 29 da Resolução 72/2020, seguindo as fases de UE e DE. 

 Comissão de atribuição de Aulas e Classes.

Atenção: 

Para alinhamento das ações previstas e retiradas de dúvidas, solicitamos que, no dia 19/02/2021, a partir das 13h30, um dos Gestores da Unidade Escolar de Ensino Regular e o GOE acessem o link da reunião:

https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_MDk4N2QxODAtOGE5NC00MTVmLThhNDItNjg3MmUzYTNkYTUy%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2216b87798-4517-442c-9200-ce1cca93259c%22%2c%22Oid%22%3a%223c469123-b6fc-4180-bd11-bbc31c09270e%22%7d 

À disposição.

 Atenciosamente:

Comissão de Atribuição de Classe e Aulas.

 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br 

Núcleo de Administração – NAD 

Fone 3404.2947 (Patrícia) – delimnad@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Informações sobre a Entrega dos Coletores de Resíduo nas Unidades Escolares 

    Em complemento ao e-mail sobre os Coletores de Resíduos, informamos:

  1. As entregas ocorrerão nas unidades escolares. Previsão de entrega até o final do primeiro semestre de 2021.
  2. A Natureza de Despesa é Consumo;
  3. Não há cronograma de entrega disponível, mas seguimos cobrando a FDE;
  4. Em caso de problema identificado após a entrega, pedimos a gentileza de informar pelo e-mail da Rede de Suprimentos, redesuprimentos@fde.sp.gov.br, que iremos acionar o fornecedor/fabricante responsável para troca ou reparo;
  5. Os coletores não possuem rodinha como item obrigatório, podendo ser entregue sem este item.

DIRETORIA 

CIE 

ESCOLA 

BEC 

QUANTIDADE 

NATUREZA 

LIMEIRA

19938

ANTONIO ALVES CAVALHEIRO

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

20096

ANTONIO PERCHES LORDELLO PROF.

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

48461

ARLINDO SILVESTRE PROF.

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

49529

ATALIBA PIRES DO AMARAL PROF.

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

21787

BARÃO DE PIRACICABA

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

20011

BRASIL

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

21556

CAROLINA AUGUSTA SERAPHUM PROF.ª

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

20229

CASTELO BRANCO

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

45719

CEL JTO A EE JOAQUIM RIBEIRO

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

47272

CELIO RODRIGUES

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

49967

DELCIO BACCARO PROF.

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

914927

DORIVALDO DAMM

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

20163

GABRIEL POZZI

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

904016

GUSTAVO PICCININI

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

49517

IDILIO JOSÉ SOARES DOM

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

21775

JAMIL ABRAHÃO SAAD

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

435485

JANUARIO SYLVIO PEZZOTTI PROF.

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

581124

JARDIM PAINEIRAS

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

478209

JOÃO BAPTISTA GAZZOLLA

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

921944

JOÃO BAPTISTA NEGRÃO FILHO PROF.

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

21702

JOÃO BATISTA LEME PROF.

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

47284

JOÃO OMETTO

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

21611

JOAQUIM RIBEIRO

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

21573

JOAQUIM SALLES CORONEL

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

191346

JOAQUINA DE CASTRO AZEVEDO

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

20230

JOSE AMARO RODRIGUES

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

45895

JOSÉ CARDOSO PROF.

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

21763

JOSÉ LEVY CORONEL

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

36109

JOSÉ MARCILIANO DA COSTA JUNIOR PROF

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

20114

LAZARO DUARTE DO PATEO PROF.

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

903991

MAGDALENA SANSEVERINO GROSSO PROF.ª

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

21672

MARCELO DE MESQUITA PROF.

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

21696

MARCIANO DE TOLEDO PIZA PROF.

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

904004

MARIA AP. SOARES DE LUCCA PROF.ª

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

4065

MARIA CARMEM JACOMINI

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

914915

MARIA GERTRUDE CARDOSO REBELLO IRMÃ

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

47314

OCTAVIO PIMENTA

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

922547

ODECIO LUCKE PROF.

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

21738

ODILON CORRÊA PROF.

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

911148

OSCAR DE ALMEIDA PROF.

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

901261

PAULO CHAVES PROF.

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

19975

PAULO DE ALMEIDA NOGUEIRA DOUTOR

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

21635

PEDRO RAPHAEL DA ROCHA

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

21748

RAUL FERNANDES CHANCELER

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

905586

ROBERTO GARCIA LOSZ PROF.

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

20148

RUTH RAMOS CAPPI PROF.ª

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

924866

SEVERINO TAGLIARI

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

925780

TARCISIO ARIOVALDO DO AMARAL DOM

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

45810

WILLIAM SILVA PROF.

5080177

3

CONSUMO

LIMEIRA

917916

ZITA DE GODOY CAMARGO PROF.ª

5080177

3

CONSUMO

Núcleo de Compras e Serviços – NCS 

Fone 3404.2945/2946 (Sandra) – delimncs@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Pesquisa com os Alunos Intenção de Alimentação Escolar na Escola 

     Retransmitimos Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria/CITEM – 2021

     Informamos que está disponível na Secretaria Escolar Digital – SED a pesquisa de intenção para que os responsáveis pelos alunos menores de 18, ou aluno maior de 18 anos respondam se pretendem se alimentar na escola nas próximas semanas.

     Essa pesquisa também contará com a participação dos gerentes de organização escolar e/ou agentes de organização escolar que poderão preencher ao questionário, indicando alunos que porventura não conseguirem acesso ao sistema.

      A pesquisa será colhida para apoiar as equipes escolares, da diretoria e dos órgãos centrais visando o bom atendimento, cumprimento dos protocolos, bem como evitando desperdícios.

      Como preencher o questionário:

       1- O responsável terá duas opções para responder ao questionário:

  1. Ao entrar na SED o sistema apresenta uma janela com uma mensagem, e clicando no clique aqui, será direcionado para iniciar o questionário.
  2. Pelo Menu Serviços Escolar e submenu Questionário Alimentação Escolar – Estudante


    Inserir o nome do aluno, e abrirá as perguntas abaixo:
    Caso a opção seja “Sim” o sistema solicitará os dias da semana.
    Após selecionar o (s) dia (s) da semana (s), clicar no botão Salvar.
 
    A pesquisa já está aberta para preenchimento.
É importante o diretor da escola, bem como, as equipes da direção estejam cientes das orientações, e possam noticiar e apoiar no preenchimento também, para que possamos atender os alunos com a alimentação escolar.
     Segue também em anexo II a lista dos quantitativos de preenchimento dos alunos em extrema pobreza e pobreza por DE e por Escola.
Solicitamos que as Unidades Escolares façam a busca ativa dos alunos que tem a intenção de se alimentar na escola e também organizem o planejamento de revezamento dos alunos nos horários das refeições a fim de evitar aglomeração, seguindo os protocolos de segurança estabelecidos.

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br 

Núcleo de Administração de Pessoal – NAP 

Fone 3404.2965/2968/2993/2992/2990/2967/5814 (Aline) – delimnap@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Recadastramento 

     Informamos que, até a data de hoje (18/02/2021), ainda não se recadastraram 107 servidores conforme anexo III.

     Solicitamos que as unidades informem os interessados sobre a necessidade do recadastramento até o dia 28/02/2021, impreterivelmente.

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino