COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 16.09.2021 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 16.09.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes 

     Agradecemos os resultados obtidos no Dia D do Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes, pois a atuação conjunta das escolas e estudantes foi uma estratégia bem-sucedida.

Mas, precisamos avançar ainda mais nos índices de inscrições para o Programa, já que o prazo se encerra nesta sexta-feira (dia 17/09).

     Segue o consolidado atualizado de inscrições na DE LIMEIRA:  

Dentre os alunos elegíveis, 719 (15%) realizaram a inscrição e, dentre estes, 344 (71%) assinaram o Termo de Responsabilidade.

Em razão do Feriado Municipal na data de ontem, para o município de Limeira, lembramos que as ações planejadas para o Dia D devem ocorrer hoje, 16/09.

Reiteramos que as dificuldades encontradas no momento da inscrição, especialmente relacionadas aos estudantes elegíveis que não conseguem realizar o cadastro, devem ser registradas no Portal de Atendimento, contendo todas as informações relevantes sobre o aluno (nome completo, RA, CPF, CPF do responsável) e sobre o caso.

Seguimos à disposição.

 

COMUNICADO DERLIM DE 16.09.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Curso Básico de Libras para Profissionais da Educação – 1ª Edição/2021 I Inscrições

    Solicitamos especial atenção ao boletim nº01. Anexo I.

 

2. Assunto: Curso Básico de Libras para Profissionais da Educação – 1ª Edição/2021 I Inscrições  

Caro(a) servidor(a),

A partir do dia 15 de setembro, começarão as inscrições para o Curso Básico de Libras para Profissionais da Educação – 1ª Edição/2021, e permanecerão disponíveis até o dia 22 de setembro de 2021.

Vamos nos preparar para receber e trabalhar com os(as) alunos(as) surdos? Aprender a comunicar com a linguagem de Libras e assim promover a equidade no espaço escolar?

O curso tem por objetivos:

a. Promover o aprendizado de Libras – Língua Brasileira de Sinais para todos(as) os(as) profissionais de Educação;

b. Levar entendimento aos(às) profissionais da Educação sobre os(as) alunos(as) surdos, suas particularidades e suas necessidades educacionais específicas;

c. Promover o ensino justo e equitativo desses(as) alunos(as), respeitando-se a identidade linguística deles(as).

Quem poderá participar

Todos os servidores do Quadro do Magistério (QM), Quadro de Apoio Escolar (QAE) e Quadro da Secretaria da Educação (QSE), desde que estiverem com contrato ativo na Secretaria Escolar Digital (SED) durante o período de inscrições.

Atenção: Os(As) servidores(as) aprovados(as) na edição anterior (Curso Básico de Libras para Profissionais da Educação – 1ª Edição/2020) estão impedidos(as) de realizar essa nova edição, por se tratar do mesmo conteúdo.

Programação

O curso tem 40 horas e está organizado em 1 módulo:

 

 

As atividades do curso deverão ser realizadas a distância, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAPE (AVA-EFAPE), durante o período de 28 de setembro a 30 de novembro de 2021.

Como realizar a inscrição

O(A) servidor(a) interessado(a) deverá:

1. Acessar o site da EFAPE: escoladeformacao.sp.gov.br;

2. No menu superior, clicar em “Cursos e Formações”;

3. Em seguida, escolher a opção “Tipos de Ações de Formação” e, nos filtros de “Cursos”, selecionar “on-line” e “Inscrições abertas: curso não iniciado”;

4. Localizar o “Curso Básico de Libras para Profissionais da Educação – 1ª Edição/2021” e, ao clicar no card, você será direcionado(a) para a página com todas as informações sobre o curso;

5. Por fim, clicar no ícone correspondente à inscrição SEDUC. Utilizar, nos campos “Usuário” e “Senha”, o número do CPF (com 11 dígitos, sem pontos ou hífen), ou senha pessoal já utilizada anteriormente.

As informações detalhadas sobre o curso estão disponíveis no Regulamento e no site da EFAPE.

Em caso de dúvidas, abra uma ocorrência no Portal de Atendimento da Secretaria da Educação por meio do site efape.educacao.sp.gov.br, no canal “Fale Conosco”.

Aproveite essa oportunidade e se inscreva!

3. Assunto: Lives 

 

4. Assunto: Setembro Amarelo – IAMSPE 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Bolsa do Povo Educação

Interessados: Equipes Gestoras e Dirigentes Regionais de Ensino,

Seguem informações e atualizações sobre o Programa Bolsa do Povo Educação:

Perguntas Frequentes Para simplificar a comunicação e adiantar eventuais dúvidas, criamos dois documentos de perguntas frequentes (FAQ):

● Beneficiários – Bolsa do Povo – perguntas frequentes (link) https://docs.google.com/document/u/0/d/1Rvk076-nYGnBq1INfvq5mtq5BtC19kH6D-be2CpjkHE/edit

● Escolas e DEs – Bolsa do Povo – perguntas frequentes (link) https://docs.google.com/document/u/0/d/1k-EScDK36JML1hVKNdP4acumI64w3ofDRjqyE9o39co/edit

Esses documentos serão atualizados de acordo com os questionamentos que recebemos, bem como com novas funcionalidades e correções na Plataforma Bolsa do Povo Educação.

Inconsistências na Plataforma

Além dos FAQ, fizemos uma listagem de algumas inconsistências detectadas na Plataforma, disponível neste link, que também será atualizado em função das correções e de novas instabilidades que surgirem.

Foram corrigidas algumas instabilidades, conforme segue:

1. Bloqueio de aprovação de candidatos em número inferior à quantidade de vagas disponíveis;

2. Impossibilidade de envio dos Termos de Compromisso e Responsabilidade após reprovação de alguma documentação pela Diretoria de Ensino;

3. Impossibilidade de exclusão de um arquivo após reprovação da Diretoria de Ensino. A equipe técnica está trabalhando para corrigir os demais erros contidos no documento. Sempre que uma inconsistência for corrigida, o documento será atualizado. Recebimento do benefício

Para o recebimento e utilização do benefício, seguem orientações.

Anteriormente, a disponibilização e uso benefício estava atrelado, única e exclusivamente, ao recebimento do cartão, que será enviado ao endereço de todos os beneficiários. No entanto, por conta do limite na quantidade de cartões que podem ser emitidos, a Equipe Bolsa do Povo criou a alternativa de voucher (saque do benefício), sem o cartão, nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil, Banco 24hrs e correspondentes, a partir do dia 20/09/2021.

O beneficiário poderá fazer uso da modalidade de saque até que haja a emissão do Cartão Bolsa do Povo. O pagamento de setembro será disponibilizado exclusivamente pela modalidade voucher.

Para acessar o benefício na modalidade de saque, o beneficiário deverá acessar o site do Bolsa do Povo e fazer o login e senha – os mesmos utilizados na inscrição. As demais etapas devem ser seguidas conforme os passos descritos no Manual para sacar o benefício (clique aqui para acessá-lo https://drive.google.com/open?id=1bGkU-lPZ6HiEreh4fYKRxJa-n2a3_504), com especial atenção às páginas 12 e 21.

Caso haja eventuais dúvidas ou dificuldades no acesso ao benefício, entre em contato com o 0800 7979 800.

Formação no CMSP

Alguns beneficiários receberam o e-mail de aprovação na formação incorretamente, isto é, sem que tivessem de fato completado a formação. Nesses casos, os beneficiários deverão considerar o e-mail enviado em 14/09/2021, contendo o novo prazo para conclusão da formação inicial.

Em casos de dúvidas, o beneficiário deve abrir uma ocorrência no https://atendimento.educacao.sp.gov.br/.

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: SAEB – Formação Pedagógica  

Interessados: Dirigentes Regionais de Ensino, equipes de Supervisão de Ensino, equipes do Núcleo Pedagógico, equipes Gestoras das Escolas e Professores

Em 2021, escolas de todo o Brasil realizarão as avaliações do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que tem como objetivo diagnosticar a educação básica do País e contribuir para a melhoria de sua qualidade. Ao identificar o que os estudantes já sabem e o que precisam aprender, contribui para direcionar o trabalho das escolas, Diretorias de Ensino e equipe central da Secretaria, visando garantir a aprendizagem dos estudantes.

Considerada a relevância dessa avaliação de larga escala, como importante diagnóstico da aprendizagem de nossos estudantes e para que a SEDUC e as escolas planejem ações mais assertivas para a melhoria da aprendizagem, especialmente no atual contexto pandêmico, entendemos ser da máxima importância a sua abordagem junto à nossa rede.

Com esse objetivo, realizamos ações de formação, por meio do CMSP, diretamente dirigidas aos educadores, gestores de escolas e DE e especialmente professores.

Foram planejadas de modo a fornecer não apenas informações importantes sobre as características do próximo SAEB mas, para além da informação, realizar abordagem formativa expondo a respeito do “Propósito das Avaliações Externas e relação da Matriz do SAEB com as Habilidades Essenciais” em desenvolvimento ao longo deste ano no currículo de nossa rede.

Desse modo, duas apresentações – dentro da programação de ATPC do CMSP – foram realizadas. Dela participaram a Profa. Valéria Muhi da COPED / DAVED, e a especialista em avaliação Profa. Valéria Marques. O conteúdo pedagógico formativo e os diferentes conceitos explorados se mostraram de grande relevância para apoiar nossos gestores e professores, na compreensão da relação entre habilidades desenvolvidas no trabalho pedagógico das escolas e habilidades incluídas no SAEB.

Por essa razão entendemos oportuno relembrar que a gravação e a apresentação utilizada durante as lives estão disponíveis no repositório do CMSP, nos links apontados abaixo e podem ser acessadas e retomadas pelos profissionais da rede, considerado o apoio formativo que fornecem para a atuação docente junto aos estudantes em suas aprendizagens.

Seguem os links:

ATPC Linguagens – 08/09/2021

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=23062&id=0

 ATPC CN e Matemática – 09/09/2021

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=23063&id=0

Bom trabalho a todos.

2. Assunto: Avaliação da Aprendizagem em Processo e Sequências Digitais: Atualização de Prazos  

Interessados: Dirigentes Regionais de Ensino, equipes de Supervisão de Ensino, Supervisor ponto focal e PCAE, equipes do Núcleo Pedagógico, equipes gestoras das Escolas e Professores

Tendo em vista as sugestões e pedidos da rede, bem como a fundamental relevância em atender da melhor forma possível as necessidades de aprendizagem de todos os estudantes e ampliando suas oportunidades, estamos adequando as datas constantes no Comunicado de 16/08 que enviou o Cronograma Integrado atualizado em 11/08, assim como o Comunicado COPED do Boletim Semanal 348. As alterações, neste momento, alcançam a AAP3, SD4 e SD5.

Nesta alteração também consideramos:

• a diversidade de retorno dos estudantes às atividades presenciais em formato 100% das turmas ou em diversos modos de revezamento, propiciando ritmos específicos na organização do trabalho em relação ao desenvolvimento do currículo;

• o fato que muitos professores têm desenvolvido o conjunto completo das habilidades previstas no currículo ao longo do presente ano letivo;

• as características peculiares desta edição da AAP 3 que para além das habilidades essenciais do bimestre e das consideradas marcos de desenvolvimento, também está focalizando, nos anos/séries finais de etapa, as habilidades relevantes em cada uma das etapas;

• as características das SD, articuladas aos respectivos materiais do bimestre do Aprender Sempre, cuja entrega sofreu atrasos em relação aos do 3º bimestre. Desse modo, haverá atualização do cronograma de aplicação na Plataforma, conforme segue:

• AAP3 – Aplicação disponível de 14 de setembro até 04 de outubro;

• SD4 – Reabertura e manutenção da disponibilidade para realização até 06 de outubro;

• SD5 – Suspensão da data prevista de início (27 de setembro) aguardando a regularização de entrega dos materiais do Aprender Sempre do 3º bimestre.

Permanecemos à disposição para eventuais esclarecimentos nos canais:

Portal de Atendimento da SEDUC – para problemas relacionados com o acesso ao sistema (integração de alunos ou atualização de perfil de acesso dos educadores);

Suporte do CAEd – para problemas relacionados à Plataforma (por meio dos Diretores das escolas ou do Dirigente de Ensino ou responsável na DE pelo acompanhamento do projeto).

3. Assunto: Concurso de Vídeo 2021: Descobrindo a China  

Prezados(as),

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC), por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE), em parceria com o Consulado Geral da China em São Paulo, promovem o Concurso de Vídeo 2021 “Descobrindo a China” para os estudantes do Ensino Médio da Rede de Ensino Pública Estadual.

O intuito do concurso é disseminar a cultura chinesa e suas relações entre os(as) jovens brasileiros(as).

Inscrições

Cada estudante poderá participar individualmente com um vídeo de sua autoria, abordando uma visão sobre a cultura, tradições, história, culinária e outros aspectos da China e sua influência e contribuição no contexto histórico e atual no Brasil e no mundo.

O(A) estudante terá o respaldo, presencial ou virtualmente, de um professor(a)-orientador(a), que deverá auxiliá-lo(la) a pesquisar o tema proposto em fonte confiável e demais assuntos referentes à legislação sobre direitos autorais.

A Escola formará uma comissão multidisciplinar de professores(as) para realizar a seleção de até dois vídeos. Após a seleção, a escola deverá providenciar os documentos solicitados conforme consta no Regulamento e encaminhar para a Diretoria de Ensino (DE) até o dia 3 de novembro de 2021. Depois, seguirão as fases previstas em cronograma até a premiação.

Cronograma

 

 

Premiação

• Primeiro(a) colocado(a) – Um vídeo Vencedor: Um LAPTOP LENOVO para o(a) estudante e um LAPTOP LENOVO para o(a) professor(a)-orientador(a);

• Segundo(a) colocado(a) – Dois vídeos Vencedores: Um CELULAR XIAOMI NOTE 9 PRO para cada um(a) dos(das) dois(duas) estudantes;

• Terceiro(a) colocado(a) – Quatro vídeos Vencedores: Um RELÓGIO INTELIGENTE HUAWEI GT2 para cada um(a) dos(das) quatro estudantes. Os(as) estudantes e professores(as) orientadores(as) dos sete vídeos vencedores receberão certificado de participação emitido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC).

Para mais informações, acesse o link e consulte o Regulamento. http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9349

Contamos com a participação de todos!

Atenciosamente,

Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza”

4. Assunto: ATPC Ciências Humanas  

Prezados(as) Dirigentes, equipes de Supervisão de Ensino, equipes do Núcleo Pedagógico, equipes gestoras das escolas e Professores(as),

Em continuidade às ações de apoio à aprendizagem dos estudantes, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC – SP) retificou o Cronograma Integrado – ATPC e Reuniões de Trabalho para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, previstas para a semana de 7 de setembro.

Diante do feriado de 7 de setembro de 2021 e da necessidade de se realizar a ATPC de Ciências Humanas, comunicamos que essa formação foi gravada e disponibilizada no repositório e no canal do YouTube do Centro de Mídias, a partir do dia 13 de setembro, para serem desenvolvidas no momento das ATPC da escola ou em outro momento oportuno.

Acesse o link da Transmissão no Repositório do CMSP. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=23814&id=0

ATPC Ciências Humanas – O Uso do Vídeo em Sala de Aula: Materiais de Apoio.

Destacamos que, ao longo do 2º semestre, as formações, desenvolvidas pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE), continuarão sendo realizadas de acordo com o Cronograma Integrado de ATPC e Reuniões de Trabalho. https://efape.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/07/cronograma-efai-vf-20210727.pdf

Para mais informações, consulte a programação do CMSP, destinada aos professores e aos profissionais da Educação, e o Cronograma Integrado de ATPC e Reuniões de Trabalho atualizados no link.

Atenciosamente,

Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza”

5. Assunto: Inscrições: Currículo Em Ação (Público Escola) Nivelamento – 2ª Edição/2021  

Informamos que abriremos novas inscrições serão abertas a partir de 17/09, para aqueles que não conseguiram participar da 1ª Edição!

Por meio do Plano Estratégico 2019 – 2022 da SEDUC-SP, no que diz respeito ao objetivo de “Profissionalizar a gestão de pessoas”, estão ancoradas propostas consistentes de formação continuada que preparem os educadores para os desafios da Escola Pública. Os cursos do Currículo Em Ação considerarão os componentes do ciclo de Gestão da Aprendizagem, para a implementação das ações do novo Currículo, com o objetivo de elevar o aprendizado de todos os estudantes da Rede Estadual de São Paulo e promover a conclusão das diferentes etapas da Educação Básica na idade certa.

A quem se destina

• SEDUC

Dirigente de Ensino, Supervisor de Ensino, Professor Coordenador de Núcleo Pedagógico (PCNP), Diretor de Núcleo Pedagógico (DNP), Técnico de Acompanhamento Pedagógico (TAP), Técnico de Acompanhamento Formativo (TAF), servidor do QM afastado para os Órgãos Centrais, Diretor de Escola, Vice-diretor de Escola, Professor Coordenador (PC), Professor Coordenador Geral (PCG), Professor Coordenador de Área (PCA), Professor de Educação Básica I (PEB I), Professor de Educação Básica II (PEB II);

• Municípios

Profissionais responsáveis pela formação do Currículo Em Ação de cada município, conforme indicação do Dirigente Municipal de Educação; Auxiliar de creche, Cuidador de creche, Diretor, Monitor de Creche, Professor de Educação Básica I e II, Professor Coordenador Pedagógico e Vice-diretor.

Inscrições

As inscrições serão por adesão e deverão ser realizadas pelo próprio profissional público-alvo da ação, no período de 17 a 27 de setembro de 2021, para os profissionais da SEDUC, e de 17 de setembro a 08 de novembro de 2021, para os profissionais das Redes de Ensino Municipais.

Modalidade

A distância, em formato de estudos autônomos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAPE (AVA-EFAPE).

Cronograma e carga horária

Para os servidores da SEDUC, o curso terá início no dia 04 de outubro de 2021 e término no dia 15 de dezembro de 2021.

Para os servidores das Redes de Ensino Municipais, o acesso ao curso no AVA-EFAPE Municípios será disponibilizado conforme a data de inscrição do servidor, de acordo com a programação abaixo. A data de término do curso será dia 15 de dezembro de 2021.

 

 O curso contará com carga horária total mínima de 50 horas, e contemplará as seguintes premissas:

• Módulo 1 (15 horas): obrigatório a todos os cursistas;

• Módulos 2 (15 horas cada) – cada cursista deve realizar, pelo menos, duas etapas específicas neste módulo, podendo realizar três ou todas;

• Módulo 3 (5 horas): obrigatório a todos os cursistas.

O cursista poderá, caso quiser, realizar três etapas específicas no Módulos 2, totalizando 65 horas, ou mesmo quatro etapas específicas, totalizando 80 horas.

ATENÇÃO! Cada cursista deverá realizar, pelo menos, duas etapas específicas do Módulo 2, desde que correlatas à sua prática. A saber: – Aos Professores de Educação Básica I, recomenda-se a realização de duas etapas correspondentes a EI e EFAI ou EFAI e EFAF; – Aos Professores de Educação Básica II, será obrigatória a realização de duas etapas correspondentes a EFAF e EM;

– Caberá aos gestores escolares decidirem quais etapas serão mais aderentes à prática profissional de cada um deles.

Avaliação e certificação

a. As atividades dos conteúdos dos módulos são compostas por questões objetivas;

b. A atividade avaliativa não poderá ser realizada após o prazo estipulado. Encerrado este período, não serão aceitas justificativas para o envio das questões não enviadas;

c. Para ter aprovação no curso, o(a) cursista deverá ter a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e aproveitamento satisfatório no total de atividades propostas

6. Assunto: Cátedra de Educação Básica ─ Minicursos da semana  

     Prezado(a),

Nesta semana, será possível acompanhar mais dois minicursos da Cátedra de Educação Básica, uma iniciativa do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e do Itaú Social. Esses minicursos têm foco em práticas e didáticas, e são oferecidos aos professores da Rede Pública e aos demais interessados.

No canal da Cátedra, no YouTube, você poderá acompanhá-los, das 19h às 21h30, de acordo com a programação a seguir:

14/09 I Minicurso 25 ─ Ciência ou Mito Expositores: Yvonne Mascarenhas e Herbert João

16/09 I Minicurso 26 ─ Paulo Freire: Questões de Didática e Avaliação Expositora: Bernardete Gatti

Para mais informações, acesse o site https://www.catedraeducacaousp.org/minicursos2021.

Não será necessário fazer inscrição antecipada e, para obter o atestado de participação, você deverá preencher um formulário que será disponibilizado durante a transmissão de cada minicurso.

Atenção: As participações nos eventos da Cátedra não serão consideradas para evolução funcional.

Participe!

7. Assunto: Programação I Profissionais da Educação – CMSP  

Olá, servidor(a)!

Para você ficar por dentro de todas as pautas que serão trabalhadas nesta semana, de 13 a 17 de setembro, a EFAPE preparou e disponibilizou a programação de Formação no site do CMSP. Com essa programação, além de conteúdos inéditos, você poderá se organizar para assistir às reprises, ficar por dentro de algum assunto que você perdeu ou até mesmo assisti-las novamente, além de aprofundar-se nos temas já trabalhados.

Acesse https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/programacao-profissionais-da-educacao/ e confira!

Estas ações também poderão ser assistidas em outros momentos, já que ficam disponíveis no Repositório do Centro de Mídias e também no canal do CMSP no YouTube.

Anote na agenda!

 

Desvendando Ferramentas: Canva – Anos Iniciais  

Dia: 15 de setembro de 2021.

Horário: das 14h às 15h30.

Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP. A missão do Canva é levar mais criatividade à sala de aula e fazer com que a criação de designs seja algo fácil tanto para o educador como para os estudantes! Nosso foco nesta formação será o uso para Anos Iniciais. Venha conhecer esta ferramenta e tirar suas dúvidas!

 

Série – “Memória Escolar” – Narrativas sobre as Feiras de Ciências – Décadas de 60 e 70  

Dia: 16 de setembro de 2021.

Horário: das 14h às 15h30.

Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP.

 No próximo programa da Série, com a temática “Narrativas sobre as Feiras de Ciências – décadas de 60 e 70 do século XX”, vamos conversar com a professora caetanista Clarinda Mercadante de Lima e com Deborah Godoy Martins, também caetanista e aluna da professora Clarinda. Elas tiveram importante atuação nas Feiras de Ciências realizadas na Escola Caetano de Campos durante as décadas de 60 e 70 do século passado.

A mediação deste encontro será feita por Diógenes Nicolau Lawand, historiador da equipe do CRE Mario Covas, que abordará a Memória Oral como um destaque do Acervo Histórico da Escola Caetano de Campos.

 

Série: “Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis ODS 7 – Energia Limpa e Acessível”  

Dia: 17 de setembro de 2021.

Horário: das 15h45 às 17h15.

Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP.

Todas as sextas-feiras, das 15h45 às 17h15, o Canal de Desenvolvimento Profissional transmite a série Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, produzida em parceria entre as Secretarias da Saúde, Justiça e Educação.

Voltada para os profissionais da Educação, a série abordará os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e a forma como podem ser trabalhados na escola.

São 17 ODS ao todo, e foram formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, de forma a organizar uma agenda mundial a ser desenvolvida até 2030. A intenção é implementar políticas públicas voltadas para os cuidados principais que a humanidade precisa tomar para eliminar a pobreza extrema, a fome, melhorar a qualidade da Educação, proteger o planeta e trabalhar para que as sociedades sejam mais inclusivas e pacíficas.

A cada semana, um ou mais ODS serão trabalhados, sempre para trazer elementos que contribuam para que os profissionais da Educação conheçam e reconheçam as formas de contribuir para que a agenda 2030 seja desenvolvida na escola. A nossa formação e a dos nossos estudantes poderão se tornar cada vez mais comprometida com os princípios necessários para melhorar toda sociedade e o nosso planeta.

E anote aí: dia 24/09 o tema será “Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência”, ODS 10!

Reprises – Percurso formativo sobre práticas de autoconhecimento e desenvolvimento das competências socioemocionais

Diante da complexidade que temos vivido, são cada vez mais importantes ações para apoiar os educadores no autodesenvolvimento e no autoconhecimento, para que possam lidar de forma construtiva e criativa com os desafios da vida profissional e pessoal.

Pensando nisso, a EFAPE e o Instituto Ayrton Senna elaboraram o percurso “Jornada formativa: práticas de autoconhecimento e desenvolvimento das competências socioemocionais”.

Ao longo dessa jornada, foram apresentadas seis webconferências temáticas, relacionadas ao tema. E para conhecer o percurso e rever as webs, iniciaremos um ciclo de reprises.

Não se esqueça de que, no percurso formativo, no AVA-EFAPE, também estão disponibilizados os materiais complementares, como um “Diário de Bordo” para guiá-lo.

Todas as webconferências serão reprisadas das 14h às 15h30, sempre às sextas-feiras, no Canal Desenvolvimento Profissional 1, no CMSP:

 

8. Assunto: Levantamento de Prática Metodologias Ativas  

Objetivando a coleta de evidências da prática de novas metodologias ativas, pelos professores de matemática do Ensino Médio, solicitamos à equipe gestora das unidades escolares e/ou professor responsável pela prática, o preenchimento do formulário, link abaixo, até o dia 30.09.2021.

Link:    https://forms.gle/9mbh8g9Rx6T4feQ76 

9. Assunto: CONVITE – Movimento “Jovem vem para o PCJ!” da CT-EA dos Comitês PCJ 

Clique aqui https://forms.gle/9hPayjCaUPmrVbrAA para preencher o formulário de inscrição.

Mais informações no site dos Comitês PCJ https://www.comitespcj.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1006:insercao-de-evento-site-dos-comites-pcj-jovem-vem-para-o-pcj&catid=122&Itemid=345

10. Assunto: Formação Aberta – Arqueologia e Educação: Aprendendo a Linguagem dos Objetos 

     Retransmitimos convite do MAE da USP.

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM 

Fone 3404.2978/2991 (Matilde) – delimnrm@educacao.sp.gov.br  

1. Assunto: Rematrícula 

    Informamos que dia 17/09 ( sexta-feira) é o último dia da rematrícula dos alunos.

    A rematrícula deve ser feita no perfil responsável e/ou aluno maior de 18 anos na SED.

    Lembramos que para os alunos da 1ª série do ensino médio devem ser informados os itinerários.

    Anexo II planilha de porcentagem de alunos rematriculados por escola.

Núcleo de Informação Educacional e Tecnologia – NIT 

Fone 3404.2953 – delimnit@educacao.sp.gov.br  

 

1. Assunto: Computador do Professor  

     Interessados: Equipes Gestoras e Dirigentes Regionais de Ensino, profissionais do QM

     O Programa Computador do Professor, cujo objetivo é fomentar a aquisição de equipamentos imprescindíveis à inclusão digital e ao desenvolvimento das funções educacionais, provendo os profissionais da educação de instrumentos de trabalho compatíveis com as novas tecnologias existentes, por meio de subsídio para a compra de computadores pessoais, teve adequações nos prazos de adesão, aquisição e solicitação de reembolso.

     Pela Resolução SEDUC n° 74, de 26 de agosto de 2021, que altera a Resolução SEDUC nº 78, de 27 de outubro de 2020, definiu-se os seguintes prazos:

     ● Adesão: de 03/11/2020 a 30/09/2021

     ● Aquisição: de 21/03/2020 a 31/10/2021

     ● Solicitação de Reembolso: até 20/11/2021

     Para eventuais dúvidas, entre em contato com computador.professor@educacao.sp.gov.br.

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Finanças – NFI 

Fone 3404.2949/2950/2980 (Alba) – delimnfi@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Prorrogação de prazo de envio do Plano de Aplicação Financeira (PAF), do PDDE Paulista – Novo Ensino Médio  

     Interessados: Diretores,

     Informamos que foi prorrogado até o dia 20 de setembro (segunda-feira) o prazo para o envio do Plano de Aplicação Financeira (PAF) do PDDE Paulista – Novo Ensino Médio. A nova data-limite para a entrega, portanto, coincidirá com a data-limite para a entrega do PAF do PDDE Paulista – Manutenção (2021).

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Códigos de desconto UBER para apoiar os profissionais da educação no deslocamento ao local de vacinação 

     A Uber doou 30.000 códigos de R$25,00 para apoiar os profissionais da educação no deslocamento ao local de vacinação e completar seu ciclo vacinal. Os critérios para definir quais profissionais fazem jus consideraram a renda e o exercício de atuação fora da cidade de residência.

     Recebemos um arquivo com o nome dos servidores selecionados.

     Solicitamos que os diretores das unidades escolares, da lista, anexo III, compareçam no Centro de Recursos Humanos da Diretoria de Ensino (falar com Bruna) para retirada dos códigos dos servidores, impreterivelmente, até segunda-feira, 20/09/2021.

     Os diretores receberão um envelope com os dados dos servidores que foram selecionados e o código de desconto. Os códigos deverão ser repassados aos profissionais que fizerem jus e solicitar que o (a) beneficiário (a) assine atestando o recebimento do código na lista que deverá ser encaminhada, digitalizada constando todos os recebimentosaté 22/09/2021, para o e-mail: delimnap@educacao.sp.gov.br c/c para o delimcrh@educacao.sp.gov.br .

     Veja como ativar o código de desconto:

     1.            Abra o aplicativo e selecione o menu (três linhas verticais no canto superior esquerdo)

     2.            Entrar no item “Wallet” e rolar até a parte de baixo

     3.            Em “Promoções”, selecionar a opção “Adicionar código promocional” (Não vai funcionar como “voucher”)

     4.            Digite o código fornecido

Núcleo de Administração de Pessoal – NAP 

Fone 3404.2965/2968/2993/2992/2990/2967/5814 (Renata) – delimnap@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Recadastramento 

     Informamos que, até a data de hoje (16/09/2021), ainda não se recadastraram 140 servidores conforme Anexo IV.

     Solicitamos que as unidades informem os interessados sobre a necessidade do recadastramento até o dia 30/09/2021, impreterivelmente. 

 

CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Roseli Ricce Bortoletto, Supervisora de Ensino – 17/09 (sexta-feira) 

TODOS OS ANEXOS AQUI

Atenciosamente,

Jacqueline de Fátima Duarte Veiga e Souza

Dirigente Regional de Ensino