COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 16.02.2020 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 16.02.2020 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Retirada de Aulas para Efetivo – Língua Portuguesa e Inglês  

Sr. Diretor,

Favor encaminhar com urgência no e-mail saldo.aula@gmail.com (até às 12 horas de quarta-feira, 17/02/2021) a tabela preenchida (em anexo I), para atendermos professor efetivo nas disciplinas de Português e  Inglês , período noturno, dos Municípios de Rio Claro, Santa Gertrudes, Cordeirópolis e Limeira,  em nível de Diretoria de Ensino.

Todas as escolas deverão preencher todos os campos da tabela, constando os professores que ministram aulas livres das disciplinas de Português e Inglês, no período noturno e de todas as categorias, a saber: Efetivo (somente na carga suplementar), Artigo 22, Categoria F e O.

Se o diretor de escola não responder ao e-mail solicitado até o prazo estabelecido, ficará entendido que a escola não possui professores na condição citada acima.

Lembramos a todos que o procedimento deverá assegurar a legalidade, legitimidade e transparência em todo o processo de atribuição de aulas. Todos são responsáveis pelas informações aqui prestadas, em especial a pontuação (DE) dos professores que deverá ser verificada no comprovante de inscrição 2021. Atentar para o preenchimento correto da tabela e não esquecer de destacar o nome da escola.

Considerando a relevância e urgência que esse trabalho exige e já contando com a celeridade dos diretores e gerentes, desde já agradecemos.

Comissão de Atribuição de Classes e Aulas

COMUNICADO DERLIM DE 16.02.2020 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Ensino híbrido: Práticas de Orientação de Estudos – 1ª Edição/2021 | Inscrições Prorrogadas 

    Solicitamos especial atenção ao boletim nº 53. Anexo I.

 

 

2. Assunto: Live sobre Psicólogos da Educação com equipe SEDUC 

     Prezados e Prezadas

Dia 17/02/2021, das 9h00 às 10h30 haverá uma live sobre o programa Psicólogos na Educação na plataforma do Centro de Mídias da Educação de São Paulo, no canal Gestão.

Será apresentada pelo Secretário Executivo Haroldo Côrrea Rocha, juntamente com Mario Augusto (Gestor Conviva) e Maria Salete (Diretora CEQV).

Contamos com a divulgação e valorosa presença de todos e todas!!!

 

 

3. Assunto: Vigilância Sanitária – Unidades Escolares de Limeira

    Relembramos informação encaminhada no COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM de 15.02.2021 e, acrescentamos que os fiscais apresentarão o crachá de identificação. Também, solicitamos que as escolas visitadas nos informem da ocorrência da visita e o relatório/resultado dela, encaminhar as informações ao email: delim@educacao.sp.gov.br.

    Prezada Direção

    Informamos que, tendo em vista a pandemia de COVID 19, a Vigilância Sanitária fará uma inspeção nas Unidades Escolares Estaduais do município de Limeira, visando o cumprimento da Instrução Normativa nº 01, de 24/11/2020, conforme solicitação da Promotoria de Justiça. As inspeções serão iniciadas hoje, dia 15/02/2021, no período da tarde; não temos, no momento, um cronograma de visitas, assim que a recebermos retransmitiremos.

4. Assunto: Acompanhamento de Faltas de Docentes (sem considerar grupo de risco) e de Estudantes 

    Relembramos a solicitação constante no COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM de 12.02.2021 e pedimos o preenchimento diário, até às 10h00.

    Prezada Direção,

    Solicitamos, por favor, que realizem o preenchimento diário da planilha abaixo, (uma vez ao dia, referente aos três períodos, caso a Unidade Escola tenha somente 1 ou 2 períodos, no período da noite colocar 00) com informação quanto as faltas dos Docentes e Estudantes.

    https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=mHe4FhdFLESSAM4cypMlnN7HbW0_pE5OgGPtOQOuN8lUQVFENFZVWDNJTzQ1TU9CNUkwWEIyTEtMUC4u

5. Assunto: Casos de COVID 

    Relembramos que havendo casos suspeitos ou confirmados de COVID na Unidade Escolar, deve-se realizar o registro no SIMED (ao qual não temos acesso), comunicar o supervisor da escola, a Vigilância Sanitária e a Unidade de Saúde, para que possamos ter acesso a informações e responder a demandas da SEDUC, a cada novo caso preencher a  planilha/questionário do forms constante no link abaixo, enviado no COMUNICADO DERLIM de 10.02.2021. É imprescindível que essa planilha seja preenchida em tempo real, além das ações acima, para que tenhamos a informação rápida e clara quando nos for solicitado.

      https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=mHe4FhdFLESSAM4cypMlnN7HbW0_pE5OgGPtOQOuN8lUMzVJTFVESzBSWFQ5NVY0OTdCWjFQQVVSUy4u

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br  

2. Assunto: Eletiva 

     Retransmitimos Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria / COPED – 2021 – Nº 165.

     Prezados(as) Diretores(as) das Escolas,

     A Eletiva é um componente curricular que envolve diferentes habilidades e pressupõem a diversificação de situações didáticas, pois visa aprofundar, enriquecer e ampliar o repertório dos estudantes sobre um ou mais componentes curriculares e/ou área de conhecimento do Currículo Paulista. As Eletivas têm como base interesses relacionados aos Projetos de Vida dos estudantes e como foco o aprimoramento da autonomia e do protagonismo juvenil.

 

 

     Com o objetivo de orientar os professores(as), professores(as) coordenadores(as) e gestores(as) da rede estadual paulista, apresentamos orientações e um cronograma para o planejamento e desenvolvimento das Eletivas nas escolas.

     Como forma de divulgar as boas práticas de Eletivas desenvolvidas nas escolas em 2020 e para inspirar professores na elaboração do Plano de Eletiva, o Centro de Mídias SP irá transmitir um Feirão de Eletivas entre os dias 22/02 e 05/03. Os detalhes da programação serão divulgados pelas redes sociais e site do CMSP – centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br – na aba “Programação”.

     Neste primeiro semestre, de modo a garantir que os protocolos de segurança sanitária sejam seguidos, orientamos que não seja feita a reenturmação dos estudantes para a realização das Eletivas. Sugerimos que os professores levantem os temas de interesse das turmas e proponham uma Eletiva com uma temática mais abrangente, que esteja em consonância com as propostas apresentadas pelos estudantes de determinada turma.

      A seguir sugerimos um cronograma para auxiliar as escolas no planejamento e desenvolvimento das Eletivas.

Data

Atividades

 

08/02 – 12/02

Acolhimento aos estudantes

15/02 – 19/02

Sistematização dos produtos do acolhimento

22/02 – 05/03

Feirão de Eletivas via CMSP

01/03 – 26/03

Registro das Eletivas

14/06 – 02/07

Culminância das Eletivas (1º semestre)

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Saldo de aulas de Libras e Professor Auxiliar (Ordem Judicial)

    Solicitamos à todas as Unidades Escolares da Diretoria de Ensino de Limeira que enviem os Saldos de aulas para fins de atribuição de Libras e/ou Professor Auxiliar (ordem judicial), conforme o modelo anexo II e III. Deverão enviar este saldo no e-mail: saldo.aulas@gmail.com até sexta-feira, dia 19/02/2021, às 11 horas. Orientamos que o saldo seja enviado semanalmente, se as aulas de sua UE não tiverem sido atribuídas.

      Lembramos que é de responsabilidade do Diretor solicitar ao responsável legal do aluno a anuência por escrito para o interprete de Libras, se esta for a opção de comunicação dos pais. As escolas que não enviarem esta anuência no e-mail: michellefontoura@professor.educacao.sp.gov.braté o dia 19/02/2021, até às 17h00, não haverá atribuição de Interlocutor de Libras para esta Unidade Escolar.

      Equipe da Educação Especial

2. Assunto: Mesa Recortada Adaptada 

    Prezado diretor,

    Pedimos a gentileza de verificar se há na escola uma mesa recortada adaptada para deficiente físico(cadeirante) sobrando ou sem uso, pois temos uma aluna que precisa deste recurso.

    Equipe de Educação Especial

3. Assunto: Cadastro Escolar Pedagógico

     Objetivando obter dados pedagógicos de 2021, solicitamos as unidades escolares o preenchimento do anexo IV e seu retorno via e-mail: delimnpe@educacao.sp.gov.braté o dia 23.02.2021.

4. Assunto:  Cronograma integrado do Programa de Recuperação e Aprofundamento, com Datas das Sequências Digitais de Atividades e Avaliações do 1º Bimestre 

     Retransmitimos Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria/COPED – 2021 – nº. 162.

     O presente comunicado se destina a divulgar o cronograma integrado do Programa de Recuperação e Aprofundamento, mostrando a articulação entre as suas diferentes frentes, assim como as datas previstas para a realização das sequências digitais de atividades e avaliações no 1º bimestre.

     O Programa de Recuperação e Aprofundamento contempla diversas frentes, incluindo:

  • Currículo: o foco do que os estudantes devem aprender em 2021 são as habilidades essenciais, que foram selecionadas a partir do currículo (Currículo Paulista do 1º ano do ensino fundamental até 1ª série do ensino médio, e Currículo Oficial ainda vigente na 2ª e 3ª séries do ensino médio), tendo sido priorizadas por sua importância para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes e considerando o contexto da pandemia. Acesse em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista → Materiais → Ensino Fundamental ou Ensino Médio → Materiais de apoio → Habilidades Essenciais Rede Estadual 2021
  • Materiais: o Aprender Sempre (para todos os anos/séries do ensino fundamental e do ensino médio) foi elaborado com o objetivo de apoiar o professor na condução das atividades para o desenvolvimento das habilidades essenciais de Língua Portuguesa e Matemática. Para o desenvolvimento das habilidades essenciais não contempladas pelo Aprender Sempre, o professor continuará contando com os materiais regulares:
  • §  Currículo em Ação (do 1º ano do ensino fundamental até a 1ª série do ensino médio);
  • §  São Paulo Faz Escola (para 2ª e 3ª séries do ensino médio)
  • Sequências digitais de atividades: atividades digitais de Língua Portuguesa e Matemática com questões elaboradas a partir do Aprender Sempre, que contribuem para acompanhar, com frequência, o desenvolvimento dos estudantes nas habilidades essenciais. A partir dessa identificação, das necessidades de aprendizagem dos estudantes, é possível elaborar estratégias pedagógicas mais adequadas a cada um.
  • Formação: para apoiar a prática dos professores de Língua Portuguesa e Matemática, focadas na utilização do Aprender Sempre, a formação continuada irá ocorrer ao longo de 2021 de forma que o que é abordado em determinada sequência didática/ de atividades sempre será tratado de forma antecipada ao seu cronograma de aplicação pelo professor;
  • Tecnologia: as aulas do Centro de Mídias foram elaboradas a partir das habilidades essenciais e dos materiais didáticos – Aprender Sempre e demais materiais regulares.
  • Avaliação: as Avaliações Diagnósticas de Entrada (ADE) e as AAP (Avaliações de Aprendizagem em Processo) estarão alinhadas ao cronograma de utilização do material didático de forma que permitirão mensurar o desenvolvimento das habilidades ao longo do tempo. A frente de avaliação cumpre um papel formativo de identificar ao longo do processo as dificuldades e avanços na aprendizagem dos estudantes, fornecendo informações para o professor planejar as intervenções pedagógicas.

    Para mostrar como será a articulação entre esses diferentes elementos no 1º bimestre, elaboramos o cronograma integrado do Programa de Recuperação e Aprofundamento, disponível neste linkhttps://drive.google.com/file/d/1qGhBr5yipKe63dtng3M-nwI4iZDIKEvk/view 

    No 1º bimestre, para diagnosticar o que os estudantes já sabem e quais são as principais habilidades que precisam de apoio para o seu desenvolvimento, estão previstas a Avaliação Diagnóstica de Entrada (ADE), a Avaliação de Aprendizagem em Processo (AAP), sequências digitais de atividades (para estudantes do 4º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio) e, para os estudantes de anos iniciais do ensino fundamental, as sondagens.

    A sondagem se configura enquanto um instrumento que o professor dispõe para conhecer as hipóteses que seus estudantes possuem em relação ao Sistema de Escrita Alfabética (SEA). A SEDUC produziu orientações mais detalhadas para apoiar as escolas nesse processo, que estão disponíveis neste linkhttps://drive.google.com/file/d/1Z7zwdaFmqD520dKI1QZI1PbHbr16T5RU/view 

    A Avaliação Diagnóstica de Entrada contribuirá para identificar o domínio de habilidades essenciais por parte dos estudantes no início do ano letivo.

    Já as sequências digitais de atividades realizadas ao longo do bimestre serão elaboradas a partir das habilidades essenciais desenvolvidas com apoio do Aprender Sempre trabalhadas até o momento da avaliação.

    Por fim, a Avaliação de Aprendizagem em Processo (AAP) irá contribuir para identificar o quanto os estudantes avançaram no desenvolvimento das habilidades essenciais do 1º bimestre.

    Esses instrumentos seguirão o seguinte cronograma:

Instrumento de avaliação ou sequência digital de atividades

Anos/séries contemplados

Período de aplicação previsto

Quais habilidades serão acompanhadas

Sondagem Inicial (anos iniciais)

1º ao 5º ano

Até 26/2

Habilidades do currículo que se referem a aquisição da base alfabética.

Avaliação Diagnóstica de Entrada (ADE)

1º ano do ensino fundamental até 3ª série do ensino médio

1 a 19 de março

Avalia as habilidades essenciais do currículo do percurso anterior.

Sequência digital de atividades 1

4º ano do ensino fundamental até 3ª série do ensino médio

8 a 26 de março

Sequência didática/de atividades 1 do Aprender Sempre.

Avaliação de Aprendizagem em Processo

1º ano do ensino fundamental até 3ª série do ensino médio

22 de março a 9 de abril

Avalia as habilidades essenciais do 1º bimestre do currículo.

Sequência digital de atividades 2

4º ano do ensino fundamental até 3ª série do ensino médio

5 a 16 de abril

Sequência didática/de atividades 2 e 3  do Aprender Sempre.

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br 

Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP 

Fone 3404.2995/2994/2996/2982 (Rafaela)  delimnfp@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Associação do Professor na Classe – Novos Projetos 

     Encaminhamos no anexo V PPT encaminhado pelo CGRH referente a associação do professor na classe quanto aos novos projetos da SEDUC. Conforme PPT, as Unidades Escolares devem atentar e regularizar a associação dos seguintes Projetos:

  • PAC
  • POC
  • PRR
  • PROATEC
  • PCAE

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino