COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 16.02.2020
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE
Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Retirada de Aulas para Efetivo – Língua Portuguesa e Inglês
Sr. Diretor,
Favor encaminhar com urgência no e-mail saldo.aula@gmail.com (até às 12 horas de quarta-feira, 17/02/2021) a tabela preenchida (em anexo I), para atendermos professor efetivo nas disciplinas de Português e Inglês , período noturno, dos Municípios de Rio Claro, Santa Gertrudes, Cordeirópolis e Limeira, em nível de Diretoria de Ensino.
Todas as escolas deverão preencher todos os campos da tabela, constando os professores que ministram aulas livres das disciplinas de Português e Inglês, no período noturno e de todas as categorias, a saber: Efetivo (somente na carga suplementar), Artigo 22, Categoria F e O.
Se o diretor de escola não responder ao e-mail solicitado até o prazo estabelecido, ficará entendido que a escola não possui professores na condição citada acima.
Lembramos a todos que o procedimento deverá assegurar a legalidade, legitimidade e transparência em todo o processo de atribuição de aulas. Todos são responsáveis pelas informações aqui prestadas, em especial a pontuação (DE) dos professores que deverá ser verificada no comprovante de inscrição 2021. Atentar para o preenchimento correto da tabela e não esquecer de destacar o nome da escola.
Considerando a relevância e urgência que esse trabalho exige e já contando com a celeridade dos diretores e gerentes, desde já agradecemos.
Comissão de Atribuição de Classes e Aulas
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Ensino híbrido: Práticas de Orientação de Estudos – 1ª Edição/2021 | Inscrições Prorrogadas
Solicitamos especial atenção ao boletim nº 53. Anexo I.
2. Assunto: Live sobre Psicólogos da Educação com equipe SEDUC
Prezados e Prezadas
Dia 17/02/2021, das 9h00 às 10h30 haverá uma live sobre o programa Psicólogos na Educação na plataforma do Centro de Mídias da Educação de São Paulo, no canal Gestão.
Será apresentada pelo Secretário Executivo Haroldo Côrrea Rocha, juntamente com Mario Augusto (Gestor Conviva) e Maria Salete (Diretora CEQV).
Contamos com a divulgação e valorosa presença de todos e todas!!!
3. Assunto: Vigilância Sanitária – Unidades Escolares de Limeira
Relembramos informação encaminhada no COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM de 15.02.2021 e, acrescentamos que os fiscais apresentarão o crachá de identificação. Também, solicitamos que as escolas visitadas nos informem da ocorrência da visita e o relatório/resultado dela, encaminhar as informações ao email: delim@educacao.sp.gov.br.
Prezada Direção
Informamos que, tendo em vista a pandemia de COVID 19, a Vigilância Sanitária fará uma inspeção nas Unidades Escolares Estaduais do município de Limeira, visando o cumprimento da Instrução Normativa nº 01, de 24/11/2020, conforme solicitação da Promotoria de Justiça. As inspeções serão iniciadas hoje, dia 15/02/2021, no período da tarde; não temos, no momento, um cronograma de visitas, assim que a recebermos retransmitiremos.
4. Assunto: Acompanhamento de Faltas de Docentes (sem considerar grupo de risco) e de Estudantes
Relembramos a solicitação constante no COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM de 12.02.2021 e pedimos o preenchimento diário, até às 10h00.
Prezada Direção,
Solicitamos, por favor, que realizem o preenchimento diário da planilha abaixo, (uma vez ao dia, referente aos três períodos, caso a Unidade Escola tenha somente 1 ou 2 períodos, no período da noite colocar 00) com informação quanto as faltas dos Docentes e Estudantes.
5. Assunto: Casos de COVID
Relembramos que havendo casos suspeitos ou confirmados de COVID na Unidade Escolar, deve-se realizar o registro no SIMED (ao qual não temos acesso), comunicar o supervisor da escola, a Vigilância Sanitária e a Unidade de Saúde, para que possamos ter acesso a informações e responder a demandas da SEDUC, a cada novo caso preencher a planilha/questionário do forms constante no link abaixo, enviado no COMUNICADO DERLIM de 10.02.2021. É imprescindível que essa planilha seja preenchida em tempo real, além das ações acima, para que tenhamos a informação rápida e clara quando nos for solicitado.
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE
Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br
2. Assunto: Eletiva
Retransmitimos Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria / COPED – 2021 – Nº 165.
Prezados(as) Diretores(as) das Escolas,
A Eletiva é um componente curricular que envolve diferentes habilidades e pressupõem a diversificação de situações didáticas, pois visa aprofundar, enriquecer e ampliar o repertório dos estudantes sobre um ou mais componentes curriculares e/ou área de conhecimento do Currículo Paulista. As Eletivas têm como base interesses relacionados aos Projetos de Vida dos estudantes e como foco o aprimoramento da autonomia e do protagonismo juvenil.
Inova Educação – Eletivas https://inova.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/sites/2/2019/05/PPT-ELETIVAS-SEE_hotsite.pdf Plano Completo de Eletiva: https://drive.google.com/file/d/1dWju853jaUlEKH5kF6DD59UNBBnjln60/view?usp=sharing |
Com o objetivo de orientar os professores(as), professores(as) coordenadores(as) e gestores(as) da rede estadual paulista, apresentamos orientações e um cronograma para o planejamento e desenvolvimento das Eletivas nas escolas.
Como forma de divulgar as boas práticas de Eletivas desenvolvidas nas escolas em 2020 e para inspirar professores na elaboração do Plano de Eletiva, o Centro de Mídias SP irá transmitir um Feirão de Eletivas entre os dias 22/02 e 05/03. Os detalhes da programação serão divulgados pelas redes sociais e site do CMSP – centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br – na aba “Programação”.
Neste primeiro semestre, de modo a garantir que os protocolos de segurança sanitária sejam seguidos, orientamos que não seja feita a reenturmação dos estudantes para a realização das Eletivas. Sugerimos que os professores levantem os temas de interesse das turmas e proponham uma Eletiva com uma temática mais abrangente, que esteja em consonância com as propostas apresentadas pelos estudantes de determinada turma.
A seguir sugerimos um cronograma para auxiliar as escolas no planejamento e desenvolvimento das Eletivas.
Data |
Atividades
|
08/02 – 12/02 |
Acolhimento aos estudantes |
15/02 – 19/02 |
Sistematização dos produtos do acolhimento |
22/02 – 05/03 |
Feirão de Eletivas via CMSP |
01/03 – 26/03 |
Registro das Eletivas |
14/06 – 02/07 |
Culminância das Eletivas (1º semestre) |
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Saldo de aulas de Libras e Professor Auxiliar (Ordem Judicial)
Solicitamos à todas as Unidades Escolares da Diretoria de Ensino de Limeira que enviem os Saldos de aulas para fins de atribuição de Libras e/ou Professor Auxiliar (ordem judicial), conforme o modelo anexo II e III. Deverão enviar este saldo no e-mail: saldo.aulas@gmail.com até sexta-feira, dia 19/02/2021, às 11 horas. Orientamos que o saldo seja enviado semanalmente, se as aulas de sua UE não tiverem sido atribuídas.
Lembramos que é de responsabilidade do Diretor solicitar ao responsável legal do aluno a anuência por escrito para o interprete de Libras, se esta for a opção de comunicação dos pais. As escolas que não enviarem esta anuência no e-mail: michellefontoura@professor.educacao.sp.gov.br, até o dia 19/02/2021, até às 17h00, não haverá atribuição de Interlocutor de Libras para esta Unidade Escolar.
Equipe da Educação Especial
2. Assunto: Mesa Recortada Adaptada
Prezado diretor,
Pedimos a gentileza de verificar se há na escola uma mesa recortada adaptada para deficiente físico(cadeirante) sobrando ou sem uso, pois temos uma aluna que precisa deste recurso.
Equipe de Educação Especial
3. Assunto: Cadastro Escolar Pedagógico
Objetivando obter dados pedagógicos de 2021, solicitamos as unidades escolares o preenchimento do anexo IV e seu retorno via e-mail: delimnpe@educacao.sp.gov.br, até o dia 23.02.2021.
4. Assunto: Cronograma integrado do Programa de Recuperação e Aprofundamento, com Datas das Sequências Digitais de Atividades e Avaliações do 1º Bimestre
Retransmitimos Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria/COPED – 2021 – nº. 162.
O presente comunicado se destina a divulgar o cronograma integrado do Programa de Recuperação e Aprofundamento, mostrando a articulação entre as suas diferentes frentes, assim como as datas previstas para a realização das sequências digitais de atividades e avaliações no 1º bimestre.
O Programa de Recuperação e Aprofundamento contempla diversas frentes, incluindo:
- Currículo: o foco do que os estudantes devem aprender em 2021 são as habilidades essenciais, que foram selecionadas a partir do currículo (Currículo Paulista do 1º ano do ensino fundamental até 1ª série do ensino médio, e Currículo Oficial ainda vigente na 2ª e 3ª séries do ensino médio), tendo sido priorizadas por sua importância para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes e considerando o contexto da pandemia. Acesse em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista → Materiais → Ensino Fundamental ou Ensino Médio → Materiais de apoio → Habilidades Essenciais Rede Estadual 2021
- Materiais: o Aprender Sempre (para todos os anos/séries do ensino fundamental e do ensino médio) foi elaborado com o objetivo de apoiar o professor na condução das atividades para o desenvolvimento das habilidades essenciais de Língua Portuguesa e Matemática. Para o desenvolvimento das habilidades essenciais não contempladas pelo Aprender Sempre, o professor continuará contando com os materiais regulares:
- § Currículo em Ação (do 1º ano do ensino fundamental até a 1ª série do ensino médio);
- § São Paulo Faz Escola (para 2ª e 3ª séries do ensino médio)
- Sequências digitais de atividades: atividades digitais de Língua Portuguesa e Matemática com questões elaboradas a partir do Aprender Sempre, que contribuem para acompanhar, com frequência, o desenvolvimento dos estudantes nas habilidades essenciais. A partir dessa identificação, das necessidades de aprendizagem dos estudantes, é possível elaborar estratégias pedagógicas mais adequadas a cada um.
- Formação: para apoiar a prática dos professores de Língua Portuguesa e Matemática, focadas na utilização do Aprender Sempre, a formação continuada irá ocorrer ao longo de 2021 de forma que o que é abordado em determinada sequência didática/ de atividades sempre será tratado de forma antecipada ao seu cronograma de aplicação pelo professor;
- Tecnologia: as aulas do Centro de Mídias foram elaboradas a partir das habilidades essenciais e dos materiais didáticos – Aprender Sempre e demais materiais regulares.
- Avaliação: as Avaliações Diagnósticas de Entrada (ADE) e as AAP (Avaliações de Aprendizagem em Processo) estarão alinhadas ao cronograma de utilização do material didático de forma que permitirão mensurar o desenvolvimento das habilidades ao longo do tempo. A frente de avaliação cumpre um papel formativo de identificar ao longo do processo as dificuldades e avanços na aprendizagem dos estudantes, fornecendo informações para o professor planejar as intervenções pedagógicas.
Para mostrar como será a articulação entre esses diferentes elementos no 1º bimestre, elaboramos o cronograma integrado do Programa de Recuperação e Aprofundamento, disponível neste link: https://drive.google.com/file/d/1qGhBr5yipKe63dtng3M-nwI4iZDIKEvk/view
No 1º bimestre, para diagnosticar o que os estudantes já sabem e quais são as principais habilidades que precisam de apoio para o seu desenvolvimento, estão previstas a Avaliação Diagnóstica de Entrada (ADE), a Avaliação de Aprendizagem em Processo (AAP), sequências digitais de atividades (para estudantes do 4º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio) e, para os estudantes de anos iniciais do ensino fundamental, as sondagens.
A sondagem se configura enquanto um instrumento que o professor dispõe para conhecer as hipóteses que seus estudantes possuem em relação ao Sistema de Escrita Alfabética (SEA). A SEDUC produziu orientações mais detalhadas para apoiar as escolas nesse processo, que estão disponíveis neste link: https://drive.google.com/file/d/1Z7zwdaFmqD520dKI1QZI1PbHbr16T5RU/view
A Avaliação Diagnóstica de Entrada contribuirá para identificar o domínio de habilidades essenciais por parte dos estudantes no início do ano letivo.
Já as sequências digitais de atividades realizadas ao longo do bimestre serão elaboradas a partir das habilidades essenciais desenvolvidas com apoio do Aprender Sempre trabalhadas até o momento da avaliação.
Por fim, a Avaliação de Aprendizagem em Processo (AAP) irá contribuir para identificar o quanto os estudantes avançaram no desenvolvimento das habilidades essenciais do 1º bimestre.
Esses instrumentos seguirão o seguinte cronograma:
Instrumento de avaliação ou sequência digital de atividades |
Anos/séries contemplados |
Período de aplicação previsto |
Quais habilidades serão acompanhadas |
Sondagem Inicial (anos iniciais) |
1º ao 5º ano |
Até 26/2 |
Habilidades do currículo que se referem a aquisição da base alfabética. |
Avaliação Diagnóstica de Entrada (ADE) |
1º ano do ensino fundamental até 3ª série do ensino médio |
1 a 19 de março |
Avalia as habilidades essenciais do currículo do percurso anterior. |
Sequência digital de atividades 1 |
4º ano do ensino fundamental até 3ª série do ensino médio |
8 a 26 de março |
Sequência didática/de atividades 1 do Aprender Sempre. |
Avaliação de Aprendizagem em Processo |
1º ano do ensino fundamental até 3ª série do ensino médio |
22 de março a 9 de abril |
Avalia as habilidades essenciais do 1º bimestre do currículo. |
Sequência digital de atividades 2 |
4º ano do ensino fundamental até 3ª série do ensino médio |
5 a 16 de abril |
Sequência didática/de atividades 2 e 3 do Aprender Sempre. |
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP
Fone 3404.2995/2994/2996/2982 (Rafaela) – delimnfp@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Associação do Professor na Classe – Novos Projetos
Encaminhamos no anexo V PPT encaminhado pelo CGRH referente a associação do professor na classe quanto aos novos projetos da SEDUC. Conforme PPT, as Unidades Escolares devem atentar e regularizar a associação dos seguintes Projetos:
- PAC
- POC
- PRR
- PROATEC
- PCAE
Atenciosamente,
Magda de Moraes
Dirigente Regional de Ensino