COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 15.12.2020 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 15.12.2020 

  

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: PEIs – Vagas Disponíveis 

     Prezados Diretores das PEI (Antigas e Ingressantes),

     Solicitamos que nos enviem, em caráter de URGÊNCIA, lista de vagas disponíveis para atuação na unidade escolar em 2021 no email: angelo.luiz@educacao.sp.gov.br.

    * Apenas vagas reais (não potenciais, que virão a surgir em virtude de aposentadoria, etc). 

     IMPRETERIVELMENTE até 12h00 de hoje, dia 15/12/2020

    A Equipe Credenciamento PEI colocará no Site da Diretoria de Ensino estás vagas existentes, preliminares, para que os candidatos ao credenciamento tenham ciência.

    * Importante: surgindo novas vagas a posteriori, serão objeto de atribuição em momento oportuno.

 

 

COMUNICADO DERLIM DE 15.12.2020 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Boletim Educação em Evidências #19 

     Solicitamos especial atenção ao boletim nº 19. Anexo I.

2. Assunto: Trilha formativa Inovação Gestores e Professores – Janeiro 2021 CIEBP  

     Relembramos assunto publicado no COMUNICADO DERLIM 11/12/2020.

     Pedimos apoio na divulgação da trilha de inovação que estamos ofertando em Janeiro/2021, através do Centro de Inovação da Educação de São Paulo. A trilha de Inovação é dedicada a Gestores e Professores da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo, de maneira opcional e por agendamento prévio que já pode ser realizado, durante os dias úteis do mês de Janeiro/2021 (exceto sábados, domingos e feriados) através do e-mail centrodeinovacao@educacao.sp.gov.br e WhatsApp 11 97544-5056, informando o dia em que deseja participar e o horário (manhã e tarde).

     A trilha é optativa ao público alvo e será realizada na modalidade presencial, por permitir experimentações, mas respeitando o distanciamento social e o protocolo de saúde. Também ofereceremos um atestado de participação. Essa é uma oportunidade aos gestores das Diretorias de Ensino e também aos PCNP em especial os de Tecnologia.

     Esta é uma possibilidade de vivenciar diferentes formas de inovar em sala de aula através das metodologias ativas e também de vivenciar os eixos da cultura digital e do pensamento computacional utilizando diversas maneiras de inovar na educação.

Informações da Trilha

     Duração da trilha: 3 horas

     Número de pessoas por trilha: 60 pessoas, total por dia 120 pessoas

     Total de Vagas: 2400 pessoas

     Horário disponível: 9h as 12h e ou 14h as 17h (segunda-feira a sexta-feira).

    A trilha está disponível no site: https://centrodeinovacao.educacao.sp.gov.br/ 

 

3. Assunto: Formação de 30h intitulada “Ensino Híbrido: Práticas de Orientação de Estudos” 

     Estão abertas as inscrições para formação de 30h intitulada “Ensino Híbrido: Práticas de Orientação de Estudos” realizada pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (EFAPE).

    A formação autoinstrucional, que contará com certificação, é parte da estratégia que combinará ações presenciais e remotas em 2021, por meio do ensino híbrido. Ela vai preparar os professores interessados em atuar como orientadores de estudos para estudantes no próximo ano.

     A iniciativa contempla a expansão de carga horária e diversificação da oferta por meio da utilização de metodologias híbridas de ensino, orientação semanal de estudos em grupos menores com professores(as) da rede e distribuição de chips com dados móveis. Essa ação congrega dois objetivos principais: a recuperação e aprofundamento da aprendizagem, bem como o fortalecimento dos vínculos dos alunos as suas escolas.

    A estratégia será realizada por mecanismo de adesão voluntária, tanto por parte de professores, como de alunos e terá como público-alvo prioritário os estudantes vulneráveis da rede tanto de escolas regulares do período diurno quanto noturno, por se tratar de uma ação com foco na redução das desigualdades. A orientação de estudos realizada por professores da rede será articulada com a realização de trilhas formativas online, com conteúdos do Centro de Mídias e plataformas de aprendizagem parceiras.

    Neste linkhttps://www.youtube.com/watch?v=4CXt47XNlSM&feature=youtu.bevocê encontra um vídeo da Live que aconteceu em 14/12 explicando a proposta, além da apresentação também usada neste momento.

  Os professores que se interessarem em se tornar Professores Orientadores de Estudos (POEs) devem passar pela formação “Ensino Híbrido: Práticas de Orientação de Estudos” realizada pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (EFAPE). A formação contará com certificação e servirá como pré-requisito para a alocação de aulas deste programa no próximo ano. O público do curso abrange todos os membros do QM e do QSE.

    As inscrições estão abertas pelo site da EFAPE no link a seguir (localize o curso “Ensino Híbrido: Práticas de Orientação de Estudos” para se inscrever):

http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9332  

    As inscrições permanecerão abertas, porém os professores que quiserem ser considerados para a primeira rodada de alocação de horas do programa devem finalizar o curso até o dia 18/01/21 e manifestar seu interesse em sistema a ser disponibilizado aos cursistas. Aqueles que terminarem depois dessa data poderão se inscrever em novas etapas de alocação. A participação é voluntária e o professor participante será remunerado pelas aplicação e disseminação de metodologias de recuperação e aprofundamento de aprendizagem, com alunos da rede estadual. Mais informações sobre o tema serão disponibilizadas nos próximos dias.

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Grêmio Estudantil e Conselho de Escola 

     Senhor (a) Diretor (a)

     Estamos encaminhando os documentos em anexo II e III, relacionados ao Grêmio Estudantil e Conselho de Escola.

     Agradecemos, pela atenção.

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: ATPC Ensino Fundamental AF e Ensino Médio – Recuperação e Aprofundamento

    Tendo em vista alteração na semana B conforme Boletim da EFAPE encaminhado hoje no comunicado extraordinário, informamos que a ATPC de desdobramento de Língua Portuguesa e Matemática, nos dias 16 e 17/12 para todas as unidades, inclusive para Escolas Estratégicas será mediada pela EFAPE, no CMSP, conforme tabela:

Anos Finais e Ensino Médio

 Semana B

Ciências Humanas  15/12

Linguagens  16/12

Ciências da Natureza 17/12.

Início

Término

Início

Término

EFAPE/DE/UE

Tema

Manhã

Manhã

Tarde

Tarde

7h 

7h45

13h30

14h15

UE

Geral

7h45

8h30

14h15

15h

UE

Geral

8h30

9h15

15h

15h45

UE

Geral

9h15

10h

15h45*

16h30*

EFAPE

Recuperação

10h

10h45

16h30*

17h15*

EFAPE

Recuperação

10h45

11h30

17h15*

18h*

EFAPE

Recuperação

11h30

12h15

18h*

18h45*

EFAPE

Recuperação

     * Reprises das transmissões realizadas no período da manhã. Lembramos ainda que, além das reprises, as ATPC ficarão disponibilizadas no YouTube para as escolas poderem acessar no momento que considerarem melhor para o desenvolvimento da pauta, tendo em vista as atividades de final de ano.

 Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo

“Paulo Renato Costa Souza”

 

2. Assunto: Divulgação de curso para professores: Aperfeiçoamento em Alfabetização para Estudantes com Deficiência 

     Encaminhamos convite da UFSCAR-São Carlos.

     Solicitamos ampla divulgação.

     Convidamos os professores da Educação Básica das redes públicas estaduais e municipais de todo o Brasil a realizarem as suas inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Alfabetização para Estudantes com Deficiência da Universidade Federal de São Carlos. As inscrições deverão ser realizadas no site: https://alfadef2.faiufscar.com/#/,  no período de 11/12/2020 a 21/12/2020.

     O curso terá duração de 6 meses (180 horas), será on-line e gratuito.

     Oportunizar práticas de alfabetização aos estudantes com deficiência é garantir melhores condições para leitura de mundo e de contextualizar situações vividas por eles de forma articulada com a realidade.

    Mais informações em: https://alfadef2.faiufscar.com/#/ 

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Inscrição de Alunos Beneficiários do Programa Merenda em Casa 

    Retransmitimos Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria/CITEM 2020 – Nº 300.

    As escolas deverão realizar busca ativa dos alunos que estão como pendentes de pagamento do benefício do Programa Merenda em Casa durante essa semana de dezembro. As famílias dos estudantes identificados no Sistema SED deverão ser avisadas que são elegíveis ao benefício e quais os procedimentos a serem realizados para seu recebimento.

     Informamos, ainda, que a opção “inscrição de beneficiários” no Sistema SED está disponível para inclusão dos alunos que se enquadram no perfil do Programa Merenda em Casa.

     O prazo para envio da informação por parte das Unidades Escolares, para as Diretorias, será até 17/12/2020, quinta-feira, com a inclusão na SED pelas das Diretorias de Ensino Regionais até sexta feira dia 18/12/2020.

     A solicitação de inscrição deve ser realizada pela Diretoria de Ensino na SED/ Modulo inscrição Beneficiário. Todo aluno que solicitar a inclusão deve ter seus documentos incluídos na SED para análise do órgão central.

     Antes de inserir qualquer informação, é essencial que as escolas e Diretorias verifiquem se o aluno possui matrícula ativa na rede estadual.

     Informamos ainda, que os alunos beneficiários incluídos nesta fase do programa passam a receber o valor do programa referente ao mês vigente.

     Pedimos a gentileza de realizarem ampla divulgação entre as Unidades Escolares sob sua supervisão.

    Em caso de dúvidas, estamos à disposição no e-mail: citem.deinf@educacao.sp.gov.br 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br 

Núcleo de Finanças – NFI 

Fone 3404.2949/2950/2980 (Alba) – delimnfi@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Aquisição de Equipamentos das Atas de Registro de Preço para Escolas do EMTI 

     Conforme definido pela CITEM em conjunto com outras áreas da SEDUC-SP, os equipamentos do Plano de Inovação e Tecnologia de todas as escolas que estão dentro do Programa de Fomento à Implantação das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) serão adquiridos e enviados de forma centralizada pela própria Secretaria. Desta forma, a nova orientação é da NÃO utilização do recurso PDDE Paulista para esta finalidade, uma vez que a própria SEDUC-SP realizará o fornecimento.

     Caso o processo de compra já tenha sido iniciado, a escola não será prejudicada. É possível cancelar o pedido por este caminho abaixo:

 

     Pedimos que reservem o dia 11/12/2020 às 11h00 em suas agendas para uma reunião via Microsoft Teams, pois estamos propondo uma conversa com vocês e os NITs de suas respectivas Diretorias de Ensino com a finalidade de alinhar a nova situação e tirar dúvidas.

     DETEC – Departamento de Tecnologia de Sistemas

     CITEM – Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidencia e Matrícula.

    OBS.: 1. Atenção, pois é somente para as Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral 

               2.  Muitas dúvidas surgiram, vejam se sua Escola se encaixa neste Comunicado, pois na sexta–feira houve uma reunião sobre este assunto, e conforme o COMUNICADO nº 14 foi definido pela CITEM, em conjunto com outras áreas da SEDUC-SP, os equipamentos do Plano de Inovação e Tecnologia de todas as escolas que estão dentro do PROGRAMA DE FOMENTO À IMPLANTAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL (EMTI).  Portanto não são todas as Escolas de Tempo Integral que se encaixam neste COMUNICADO.

Núcleo de Compras e Serviços – NCS 

Fone 3404.2945/2946 (Sandra) – delimncs@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Doação de Congelados 

    Para as U.E.s que receberam ou ainda receberão filé de polaca com validade em 21/02 e 24/02/2021, está autorizada a doação à alunos matriculados na escola.

    O Comunicado vigente que autoriza a doação é o Comunicado Subsecretaria/Cise 181/20 – congelados com validade até 28/02/2021

    Lembrando que a U.E. que ainda tiver congelados com a data de validade até 28/02/2021 deve finalizar as doações até 18/12/2021

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Atribuição Diretor de Escola 

    A Dirigente Regional de Ensino em atendimento a Portaria CGRH 16 publicada no DOE de 10/12/2020, convoca os candidatos inscritos nos termos da Res. SE 05/2020, alterada pela Res. SE 18/2020, Res.SE 56/2020 e Res.SE 81/2020, para atribuição que ocorrerá no dia 18/12/2020, pela Plataforma do Microsoft Teams. O convite será enviado aos interessados que tenham que tenham preenchido o formulário e anexado a documentação para participar da sessão, através do link https://forms.gle/xrsGHJYgeuHX1nkc9 até às 16h00 do dia 17/12/2020.

    Data: 18/12/2020

    Horário: 09h00

    Segue edital, anexo IV.

CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Silvana Aparecida Aires Barbosa, Diretora da EE. Prof. Margarida Paroli Soares – 16/12 (quarta-feira)  

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino