COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 14.09.2021

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes

Prezados Diretores,

Como informado anteriormente, a inscrição para o Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes foi prorrogada para o dia 17 de setembro.

Lembrando que não houve alteração no prazo para assinatura do Termo de Responsabilidade, que também deve ser realizada até o dia 17/09 para que o estudante esteja apto a receber o benefício).

Sendo assim, contamos com o empenho das unidades escolares para que possamos contemplar o maior número possível de estudantes em situação de vulnerabilidade com uma bolsa de estudos no valor de R$1.000 por ano letivo.

Para que a comunicação chegue no maior número de pessoas possível, iremos promover o Dia D do Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes no dia 15/09 (quarta-feira), excetuando-se o município de Limeira que será feriado municipal e, deverá realizar esta ação no 16/09 (quinta-feira).

A ideia é mobilizar estudantes e famílias para que realizem a inscrição no Programa presencialmente nas unidades escolares, de forma que possamos auxiliá-los neste processo.

Abaixo, algumas instruções para a realização do Dia D:

1.        É essencial que a equipe da gestão escolar e os Proatecs estejam apropriados do passo a passo para realização da Manifestação de Interesse, assim como da assinatura do Termo de Responsabilidade. Sendo assim, seguem alguns materiais que devem ser consultados antes do Dia D:

a.    Perguntas Frequentes (FAQ)

b.    Vídeo tutorial para inscrição

2.      Recomendamos fortemente que a unidade realize ações de busca ativa para os estudantes do público-alvo. Para saber quais são os estudantes elegíveis em sua unidade, acesse o Relatório Elegíveis Bolsa do Povo, disponível na SED (Gestão Escolar → Cadastro de Alunos → Relatórios Gerenciais → Relatório – Elegíveis Bolsa do Povo).

Este mesmo relatório também informa quais foram os estudantes que já realizaram a Manifestação de Interesse e, dentre estes, quais já realizaram a assinatura do Termo de Responsabilidade. O Dia D é um momento essencial para que a escola auxilie estudantes que eventualmente tenham realizado a Manifestação, mas não tenham assinado o Termo, que é parte obrigatória do processo de inscrição no Programa, e também deve ser realizada até o dia 17/09.

3.      Para facilitar a dinâmica de atendimento nas unidades escolares, sugerimos que a escola imprima os Termos de Responsabilidade antes do Dia D. O Termo em PDF pode ser consultado aqui, ou então pela SED (Questionários → Bolsa do Povo – Estudantes → Modelo do Termo de Responsabilidade (em PDF)). Lembrando que a assinatura do Termo também pode ser feita digitalmente por meio da SED, e que as unidades escolares podem auxiliar estudantes e responsáveis neste processo no Dia D.

No caso dos Termos que forem assinados em documento físico, ressaltamos que é essencial que a escola guarde os documentos para caso venham a ser solicitados pela Secretaria futuramente. Além disso, é essencial que a escola confirme o recebimento do Termo por meio da SED (Questionários → Bolsa do Povo – Estudantes → Confirmação de Recebimento Termo de Responsabilidade), caso contrário não será contabilizada a inscrição do estudante. A confirmação do recebimento do Termo deve ser feita pela escola, obrigatoriamente, até o dia 17/09).

4. Caso algum estudante elegível tenha problemas com o sistema do Bolsa do Povo no momento de realizar a inscrição, solicitamos que seja aberto um chamado no Portal de Atendimento da Secretaria da Educação (https://atendimento.educacao.sp.gov.br/), para que o caso possa ser analisado individualmente.

Encaminhamos também uma descrição dos protocolos sanitários adotados no Dia D:

·         Não comparecer ao Dia D caso apresente algum dos sintomas a seguir: febre (mesmo que referida), calafrios, dor – de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, diarreia, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos.

·         Não comparecer ao Dia D se residir ou tiver tido contato próximo com alguém sob suspeita ou confirmado para COVID-19.

·         Leve sua garrafa de água de uso individual.

·         Uso correto e constante de máscara.

·         Higienizar as mãos com álcool em gel 70%.

·         Sempre que possível, mantenha o ambiente ventilado.

·         Aferição de temperatura antes da entrada na unidade

·         Não promover aglomerações, sob hipótese alguma​

Nos colocamos à disposição para eventuais esclarecimentos.