COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 13.09.2021 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 13.09.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br  

 

1. Assunto Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes 

    Prezados Diretores,

Estamos na reta final das inscrições para o Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes, Programa que irá contemplar estudantes do Ensino Médio e do 9º ano com uma bolsa de estudos de R$1.000 por ano letivo.

Este momento é crucial para conseguirmos atingir o maior número de estudantes elegíveis ao benefício.

Sendo assim, solicitamos que divulguem os materiais de auxílio no processo de inscrição:

●      FAQ do Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes

●      Tutorial em vídeo com o passo a passo para o processo de Manifestação de Interesse e Assinatura do Termo de Responsabilidade

●      Gravação da live que aconteceu no CMSP no dia 09/09

Além disso, informo que desenvolvemos um novo relatório na SED que viabiliza a consulta dos estudantes que já realizaram a inscrição em cada escola, assim como informa se o estudante/responsável realizou ou não a assinatura do Termo de Responsabilidade.   O relatório pode ser encontrado no menu (Gestão Escolar → Cadastro de Alunos → Relatórios Gerenciais → Relatório – Elegíveis Bolsa do Povo).

Por fim, gostaríamos e relembrar que será realizada uma live informativa pelo app do CMSP sobre o Programa no dia 13/09 às 17h30, nos canais Trio Gestor e SupervisoresO card para divulgação pode ser encontrado aqui.

Mais uma vez, agradecemos a colaboração de todos.

COMUNICADO DERLIM DE 13.09.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Ações Formativas do CMSP: Currículo Em Ação I Programação da Semana 

    Solicitamos especial atenção ao Boletim nº 03. Anexo I.

2. Assunto: Chamada Gestão COPED  

     Segue informação COPED.

Estamos selecionando profissionais para liderar o Centro de Anos Finais do Ensino Fundamental – CEFAF, para o Centro de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE e para posições de liderança que venham a ser disponibilizadas futuramente.

 I – Objetivo  

Selecionar profissionais para exercerem, em cargo em comissão, as posições de liderança da COPED, instituídas pelos artigos 39 ao 50 do Decreto nº 64.187/2019.

 

II – Vagas disponíveis para o segundo semestre de 2021

As Coordenadorias possuem núcleos, centros e departamentos, além de cargos de assessoria. O Banco de Talentos – Gestão COPED poderá ser utilizado para o preenchimento destas posições. Para melhor conhecimento das áreas, sugerimos a leitura dos artigos 39 ao 50 do Decreto nº 64.187/2019.

Destacamos, no entanto, as oportunidades atuais de alocação:

• Centro de Anos Finais do Ensino Fundamental – CEFAF

• Centro de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE

 

III – Detalhamento dos cargos disponíveis e requisitos para participação  

• Cargo de Diretor Técnico II (Diretor de Centro):

o Remuneração de R$ 4.562,43 a R$ 5.235,18 (conforme avaliação após 1 ano);

o Benefícios estatutários do servidor público do Estado de São Paulo;

• Jornada de 40 horas semanais;

• Local de exercício para a COPED: Praça da República, 53 – São Paulo – SP (presencial);

• Não há necessidade de ter cargo público efetivo;

• Necessária formação em nível superior em qualquer área.

• Início: 04 de outubro de 2021.

Caso o interessado seja servidor público estadual efetivo, deverá:

• ter concluído estágio probatório;

• obter anuência do superior hierárquico;

• não estar em procedimento de aposentadoria.

 

IV – Da inscrição e análise das candidaturas  

As inscrições serão realizadas por meio de preenchimento deste Formulário Digital https://forms.gle/rjqeoVJ9EM4VMZu59 até o dia 15 de setembro. O formulário tem como objetivo identificá-lo e levantar algumas informações básicas sobre o perfil e a área de interesse de trabalho.

Haverá, no formulário, um campo para a inclusão do currículo profissional, no qual deverá constar a formação e a experiência profissional tanto na Secretaria da Educação quanto em outras organizações. Também haverá espaço para a inclusão de um texto curto em que você deverá responder a seguinte questão:

• Para a direção do CEFAF – “De que maneira você acredita que pode contribuir para a melhoria das políticas públicas estaduais direcionadas aos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental?”;

• Para a direção do CAPE – “De que maneira você acredita que pode contribuir para a melhoria das políticas públicas estaduais direcionadas aos estudantes público-alvo da Educação Especial?”

Não será possível contatar individualmente todos os interessados na seleção. Assim, de antemão, agradecemos a atenção e o interesse em trabalhar conosco. Os candidatos selecionados para a etapa das entrevistas serão contatados até 20/09/2021.

 

V – Etapas do processo seletivo  

Etapa 1 – Análise Curricular- A análise curricular deverá seguir os seguintes critérios:

• Tempo de atuação na área;

• Formação acadêmica;

• Relevância das experiências de trabalho;

• Experiência em posições de liderança.

Etapa 2 – Análise profissional

• Verificação de referências profissionais junto a seus pares e superiores;

• Análise de produção textual técnica específica para o perfil indicado pelo candidato.

• Análise dos resultados obtidos em experiências profissionais anteriores.

Etapa 3 – Entrevistas – Os candidatos serão chamados para realização de entrevista presencial ou à distância.

 

VI – Descrição de perfil para o Diretor do Centro de Anos Finais do Ensino Fundamental  

O perfil requer competências relacionadas à gestão estratégica de projetos e de pessoas, com foco no trabalho articulado entre a equipe e com os demais setores da Secretaria. O profissional desenvolverá atividades estratégicas para a implementação do Currículo, de maneira que é importante ter conhecimento prévio sobre a Base Nacional Comum Curricular, principalmente da Etapa do Ensino Fundamental, bem como das principais políticas públicas decorrentes da BNCC.

O profissional deverá, ainda, realizar trabalhos administrativos, com conhecimento necessário para a organização e divulgação de informações, utilização de sistemas da SEDUC, análise e encaminhamento de processos.

É desejável conhecimentos relacionados à área de produção e/ou revisão de materiais didáticos.

 

VII – Descrição de perfil para o Diretor do Centro de Apoio Pedagógico Especializado  

O perfil requer competências relacionadas à gestão estratégica de projetos e de pessoas, com foco no trabalho articulado entre a equipe e com os demais setores da Secretaria. O profissional desenvolverá atividades estratégicas para a inclusão das pessoas com deficiência e alta habilidades no processo de implementação do Currículo, de maneira que é importante ter conhecimento prévio e experiência relacionados à Educação Especial.

O profissional deverá, ainda, realizar trabalhos administrativos, com conhecimento necessário para a organização e divulgação de informações, utilização de sistemas da SEDUC, análise e encaminhamento de processos.

• Competências e conhecimentos – Ao longo do processo seletivo, cada candidato(a) será avaliado(a) em competências gerais e conhecimentos técnicos específicos (desejáveis):

o Competências gerais requeridas para todos os candidatos.

1. Atuar de forma colaborativa, solícita e cordial; 2. Expressar-se (oral e escrita) com clareza, precisão, objetividade e respeito;

3. Buscar proativamente soluções para desafios rotineiros e atípicos;

4. Estar aberto a receber críticas e procurar seu autodesenvolvimento contínuo;

5. Comprometimento com a qualidade e resultados do trabalho;

6. Coordenar planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de projetos, contribuindo para o alcance de objetivos estratégicos da Secretaria;

7. Atuar com liderança na gestão de pessoas. o Conhecimentos técnicos específicos – Serão avaliados conhecimentos específicos de acordo com as atribuições do setor pretendido, definidas pelo Decreto nº 64.187/2019.

 

VIII – Das disposições gerais  

• A participação neste processo de cadastramento não implica, necessariamente, no seu afastamento ou nomeação junto às coordenadorias ou qualquer outro órgão da Secretaria.

• A sua inscrição não implica em qualquer comprometimento prévio de sua parte com estes órgãos, apenas uma intenção.

• O seu perfil e currículo poderão ser compartilhados com outros órgãos da Secretaria.

• O seu cadastro poderá ser acionado a partir do encerramento das inscrições.

• Em caso de surgimento ou disponibilização de vagas, além das previstas neste momento, o Banco de Talentos – Gestão COPED será acionado até que nova chamada venha a substituí-lo.

• Interessados que já estejam afastados nos órgãos centrais ou Diretorias de Ensino poderão participar desta Chamada mediante anuência do superior hierárquico.

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes prorrogada – 17.09 

     Prezados Diretores das Unidades Escolares,

     Conforme informado pelo Comunicado Externo Subsecretaria, de 13/09/2021, ias nscrições para o Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes foi prorrogada para o dia 17 de setembro (lembrando que não houve alteração no prazo para assinatura do Termo de Responsabilidade, que também deve ser realizada até o dia 17/09 para que o estudante esteja apto a receber o benefício).

     Sendo assim, contamos com o empenho das unidades escolares para que possamos contemplar o maior número possível de estudantes em situação de vulnerabilidade com uma bolsa de estudos no valor de R$1.000 por ano letivo.

     Lembramos ainda que hoje (13/09), às 17h30, realizaremos uma live no Canal Trio Gestor e no Canal Supervisores do CMSP para falar sobre o Programa, e pedimos que divulguem para o maior número de pessoas possível:

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto #programaçãoATPC 

    Segue anexo II.

 

2. Assunto: #FormaçãoMicrosoftRecursosInclusivos 

   

3. Assunto: Campanha #AprenderParaPrevenir 2021, do CEMADEN Educação  

     Solicitamos aos Dirigentes Regionais de Ensino que divulguem às escolas sob sua jurisdição a 6ª campanha #AprenderParaPrevenir2021, promovida pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio do Programa Cemaden Educação.

     A campanha busca fortalecer ações voltadas à Educação para Redução de Riscos e Desastres (ERRD) em diferentes contextos, sendo direcionada a Escolas, Defesas Civis, universidades, instituições governamentais, ONGs e coletivos. Em 2021, a campanha busca ampliar a mobilização e o engajamento por meio das redes sociais com o desafio de produzir e compartilhar vídeos de até 1 (um) minuto, com conteúdo educativo e criativo sobre o tema “Desastres, aqui!? Como prevenir?”.

     Espera-se, assim, incentivar a percepção da ocorrência local de desastres(Desastres, aqui!?) e ampliar a participação das pessoas na prevenção de riscos e desastres (Como prevenir?).

     Para auxiliar as escolas que queiram participar da campanha, o Programa Cemaden Educação disponibilizou o Material de apoio para instituições mobilizadoras, que pode ser acessado por meio do link. http://200.133.244.149/2021/wp-content/uploads/2021/09/Material-de-apoio_instituicoes-mobilizadoras-vf.pdf

     Informamos também que, em 25 de agosto de 2021, a campanha realizou um webnário/oficina com o tema “Educomunicação na Prevenção de Riscos e Desastres”. A gravação pode ser acessada por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=F9EbN4w4B40&list=PLHtaKTOPDIDJA77jyVNpCMJB%20mxX_7q7g4&index=1. É possível também rever o lançamento da campanha, realizado em 03 de agosto de 2021, por meio do seguinte link https://www.youtube.com/watch?v=-_CAm-aLJkc&list=PLHtaKTOPDIDJA77jyVNpCMJBmxX_7q7g4&index=3

     Acesse ainda o site oficial da campanha do Programa Cemaden Educação por meio do link http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2021

4. Assunto: Programa Escola + Segura em ERRD (8ª Trilha Formativa dos Profissionais da Educação e dos Estudantes) 

Ressaltamos que o Programa Escola + Segura está estruturado em três frentes de atuação:

1) Educação em Redução de Riscos e Desastres – ERRD;

2) Alerta sobre riscos de desastres;

3) Protocolo de Proteção à vida. Dentre os objetivos gerais do Programa, destacamos:

• fortalecer a educação para redução de riscos e para resiliência;

• proteger os estudantes e a comunidade escolar contra riscos e desastres;

• garantir o planejamento de ações pedagógicas junto à comunidade escolar em face dos possíveis perigos e/ou adversidades.

Dando continuidade ao cronograma, a 8ª Trilha Formativa dos Profissionais da Educação tratará da linha temática “Arboviroses e Sindemia” e abordará conceitos relacionados a sindemia, pandemia e epidemias, bem como ações preventivas contra arboviroses e zoonoses. A apresentação contará com a participação de Giselle Teles (EFAPE) e da Médica Veterinária Doutora em Virologia Animal Helena Beatriz de Carvalho Ruthner Batista.

A formação é direcionada para o público-alvo: PCNP; Trio Gestor: Diretores, Vice-Diretores e Professores Coordenadores; Professores, em especial das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS) e Ciências da Natureza (CN) das redes públicas de ensino estadual e municipais; Colaboradores do Programa Escola da Família (Supervisores, PCNP, Professores Articuladores, 11 Educadores Universitários e Voluntários); Professor Orientador de Convivência (POC), PCNP de Convivência e Supervisor do Conviva e Vice-Diretor, e poderá ser acessada via CMSP por meio do Canal Formação de Professores (rede estadual) e Canal Professor da Rede Municipal.

Aproveitamos para informar que a 8ª Trilha Formativa dos Estudantes, com a temática “Arboviroses e Sindemia”, será realizada no dia 15 de setembro de 2021, no canal Anos finais – das 12h às 13h, e contará também com a participação da professora Jorgea Debora Silva e dos convidados: Médica Veterinária Doutora em Virologia Animal Helena Beatriz de Carvalho Ruthner Batista e o Biólogo Doutor Eduardo de Masi. Além disso, a culminância a ser realizada pelo Programa Escola + Segura, tanto para professores quanto para estudantes, ocorrerá no dia 27 de outubro de 2021. Mais informações sobre essa etapa do programa serão divulgadas em momento oportuno.

Para retomar os conteúdos das primeirastrilhas do Programa Escola + Segura em ERRD e compartilhar ideias, percepções e sugestões, consulte o repositório do Centro de Mídias de Educação de São Paulo (CMSP) e os formulários de avaliação por meio dos seguintes endereços:

 

5. Assunto: Programa Alfabetização Ambiental  

     O Programa Alfabetização Ambiental é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEDUC-SP) e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), em conformidade com a incumbência do Poder Público no que se refere à responsabilidade de promover a educação ambiental formal e não formal em todos os níveis de ensino – artigo 225 da Constituição Federal – e de promover a Política Estadual de Educação Ambiental, instituída pela Lei nº 12.780/2007 e regulamentada pelo Decreto nº 63.456/2018, que coloca a Educação Ambiental como componente essencial e permanente da educação, devendo estar presente em âmbito estadual e municipal, de forma articulada e continuada, em todos os níveis e modalidades dos processos educativos.

     Os Diálogos são direcionados aos PCNPs de todas as áreas, em especial dos Anos Iniciais e das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, inclusive Interlocutores de Educação Ambiental; Professores das redes estadual e municipal; Professores Coordenadores, Diretores e Vice-Diretores das unidades escolares.

      No dia 17 de agosto de 2021, houve o 4º Diálogo sobre o Programa. A apresentação foi relacionada à temática de Conservação da Biodiversidade e aos Serviços Ecossistêmicos. Ela pode ser acessada no Repositório do CMSP pelo link. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/%23!/midia?videoPlay=14641&id=0

     Compartilhamos também os vídeos como materiais de apoio sobre a temática de Resíduos Sólidos, que será o tema do próximo diálogo, com data a ser divulgada oportunamente. Os vídeos indicados são complementares aos assuntos tratados nos Diálogos ocorridos pelo CMSP.

 

      • Revolução dos Baldinhos – TV UFSC (10’03’’)  

      Link para acesso ao vídeo informativo. https://www.youtube.com/watch?v=cjEF0LUWXiE

     “Desenvolvido na Comunidade Chico Mendes (Florianópolis-SC) desde 2008. A iniciativa promove a mobilização social e a capacitação em compostagem dos resíduos orgânicos e promoção da agricultura urbana.” 17

 

     • Pátio de compostagem faz resto de feira virar adubo – Inova GSU (2’45’’)  

      Link para acesso ao vídeo informativo. https://www.youtube.com/watch?v=3xjxKtqQ_M4

     “O vídeo conta sobre o Projeto Feira Sustentável, que promove o recolhimento e compostagem dos resíduos orgânicos das feiras de São Paulo.”

 

     • Bitucas de cigarro também são lixo – PEMALM (2’33’’)  

      Link para acesso ao vídeo informativo. https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/bitucas-de-cigarro-tambem-sao-lixo-pemalm/

      “No âmbito do Plano de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar (PEMALM), foram produzidos vídeos para ajudar a compreender a origem do lixo no mar e como nossas ações do cotidiano tem podem impactar os oceanos.”

 

     • Faça parte da mudança – ABRELPE (3’53’’)  

      Link para acesso ao vídeo de sensibilização. https://www.youtube.com/watch?v=Jzdq-tyo5Cw

     “Vídeo que traz uma reflexão acerca do papel de cada indivíduo no descarte desenfreado de resíduos. Uma iniciativa do projeto Lixo Fora D’Água.”

     • III Diálogos de Educação Ambiental e a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – Infraeambiente (39’53’’)  

 

     Link para acesso ao vídeo informativo. https://www.youtube.com/watch?v=fHSmN2ZX9Xg

     “O prof. Philipe Pomier Layrargues, autor do conhecido texto “O cinismo da reciclagem”, apresentou uma abordagem crítica sobre a propaganda do consumo e a obsolescência programada. A partir da relação indissociável entre a produção e o consumo, o prof. faz um resgate histórico das mudanças na dinâmica de produção, abordando as experiências e autores que iniciaram o processo de programação pela indústria de produtos menos duráveis, com vistas a alavancar a comercialização e ativar a economia.”

      Os professores também podem acessar à playlist neste link. https://www.youtube.com/playlist?list=PLoNQG_3aYTahVhxoK0kC6IBsnmZog61GO

 

6. Assunto: ERRATA Aprender Sempre 7° Ano – Volume 3 – Matemática  

     Atenção: PCNPs, Diretores, Coordenadores e Professores!

     Informamos a seguinte ERRATA no caderno de Matemática do 7º ano do Aprender Sempre, na Sequência de Atividade 3 – Atividade 5:

 

     Matemática Aprender Sempre 7° ano Volume 3 – Caderno do Estudante página 89 e Caderno do Professor página 119.  

     No “Triângulo 2”, onde se lê “4” deve-se corrigir para “5”

7. Assunto: Consulta Pública: Plano de Ação Climática do Estado de São Paulo – Net Zero 2050  

     No mês de julho, o Governo de SP aderiu às campanhas da ONU “Race to Zero” e “Race to Resilience”, no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, as quais visam ao engajamento de governos, empresas, investidores, acadêmicos e da sociedade civil para zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2050.

     O estado de São Paulo foi o primeiro estado brasileiro a assumir o compromisso por meio de decreto governamental, conforme informado no link. https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/07/sp-adere-as-campanhas-da-onu-para-zerar-emissao-de-poluentes-ate-2050/

     Em curto prazo (entre seis e dezoito meses), o decreto prevê a criação de três planos: Plano de Ação Climática 2050; Plano de Energia; e Plano de Adaptação Climática.

     O Plano de Ação Climática do Estado de São Paulo “Net Zero 2050” busca contribuir para o cumprimento dos compromissos nacionaisjunto ao Acordo de Paris, impulsionando o progresso para as emissões zero globais e para um futuro mais verde, resiliente e sustentável, sendo a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente – SIMA responsável pela sua elaboração.

     Uma versão preliminar de “Diretrizes e Ações Estratégicas para o Plano de Ação Climática 2050” está disponível para consulta pública, até o dia 30 de setembro. O objetivo é obter, nos diferentes setores da sociedade, contribuições para a definição do referido Plano. Este documento será apresentado pelo Governo do Estado na CoP26, que se realizará no mês de novembro de 2021 em Glasgow, Escócia.

     Portanto, convidamos os profissionais da rede estadual de educação a contribuírem na consulta pública com sugestões ao documento e na sua ampla divulgação. Todas as contribuições deverão ser feitas diretamente no formulário da consulta pública no link. https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/07/consulta-publica-plano-de-acao-climatica-do-estado-de-sao-paulo-net-zero-2050/

     Divulgamos também a realização da Live sobre o tema no programa “Participe!”, que ocorrerá no dia 15 de setembro, a partir das 14 horas, e que estará disponível no site do Portal de Educação Ambiental https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/

8. Assunto: Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) 

     A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu inscrições para a 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A). As inscrições estarão abertas até o dia 24 de setembro e está prevista a gratuidade para uma equipe por escola pública na modalidade “escola pública treineira”.

     Com a iniciativa, os organizadores pretendem ampliar o alcance do projeto, alcançando também pessoas que não são vinculadas a instituições de ensino, mas que têm interesse nos conteúdos sobre História do Brasil e atualidades que aparecem nas provas da ONHB.

    Ao todo, estão previstas quatro modalidades. Em duas delas, “individual” e “grupo”, não há obrigatoriedade de vínculo a uma instituição de ensino e podem se inscrever qualquer interessado a partir de 12 anos. Na modalidade “grupo”, os interessados podem convidar amigos e familiares e formar equipes com duas a seis pessoas.

      As outras categorias, “equipe treineira” e “escola pública treineira”, foram pensadas para que os estudantes e professores que já participaram ou não da ONHB pudessem treinar, se preparar ou conhecer o projeto que, em 2022, realizará sua 14ª edição. Nas duas modalidades podem se inscrever professores e alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio ou da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

     Na “equipe treineira” os interessados devem formar equipes com três alunos e um professor de escolas pública ou privada. Já na modalidade “escola pública treineira”, as equipes podem ter um professor e até 12 alunos. Nesta categoria, a inscrição é gratuita e uma equipe por escola pode participar.

     Modalidade “escola pública treineira”: gratuito para uma equipe por escola. Acesse o regulamento e inscreva-se no link. https://www.olimpiadadehistoria.com.br/paginas/onhb_a_1/home

     Solicitamos ampla divulgação.

9. Assunto: ANOS INICIAIS – Cronograma Terceira Sondagem 

     Seguem informações complementares a respeito do período de aplicação das sondagens de escrita dos estudantes em processo de aquisição do Sistema de Escrita Alfabética (SEA), bem como sobre a inserção e a consolidação dos dados no Sistema “Mapa Classe”:

Cronograma de Atividades da 3ª Sondagem – 2021

Período de Aplicação: 01/09 a 24/09

Abertura para digitação: 01/09

Envio de Mapas das escolas para a DE: até 24/09

Período de lançamentos do número de dias letivos, faltas dos estudantes e número de horas de ATPC: 02/08 a 24/09

Prazo de consolidação dos dados pela DE: até 30/09

Quanto à aplicação, reforçamos que, para um bom diagnóstico, a sondagem exige aplicação presencial. Para tanto, devem ser observados os protocolos sanitários, inclusive para o atendimento dos estudantes que porventura estejam em revezamento.

Excepcionalmente, para casos em que os estudantes estiverem impossibilitados de comparecer à escola, a sondagem poderá ser aplicada de maneira remota desde que mediada pelo professor, por meio de tecnologia disponível.

Solicitamos atenção ao anexo III “Orientações atualizadas”

10. Assunto: Materiais de Apoio das Avalições Externas – Matriz do Saeb com as Habilidades Essenciais 

      Prezados Diretores e Coordenadores Pedagógicos,

      O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que irá ocorrer no período de 08/11 a 10/12/2021 é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante

      Com o intuito de ajudar as Unidades Escolares a fortalecer os direcionamentos para o SAEB, encaminhamos o vídeo: https://drive.google.com/file/d/1DA5YRY2OSZ31wq8efo0lGeRCzTsuiKod/view?usp=sharing

      E os materiais de Língua Portuguesa e Matemática em anexo IV que fazem relação entre a Matriz de Referência do SAEB com as Habilidades Essenciais do Currículo Paulista.

 Solicitamos a todos que orientem os professores e em caso de dúvidas podem nos encaminhar através do Google Forms.  https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=mHe4FhdFLESSAM4cypMlnLu_hI3sfHZKpXF2cojsnc1UOU85SDAyQVpCQkxDRFNFUDFTM0E0RkZVMS4u

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Compras e Serviços – NCS 

Fone 3404.2945/2946 (Sandra) – delimncs@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Esclarecimento: Questionário SED – pesquisa kit (alunos vulneráveis noturno)/ pesquisa alunos (marmitex) 

     Informação válida para municípios de gestão de alimentação escolar centralizada: Limeira e Cosmópolis 

     Segue informação sobre merenda escolar (kits/ marmitex) contidas no Boletim Semanal Subsecretaria Ano 2021 – Nº 348  09 de setembro de 2021.

     1. Programa de Alimentação Escolar

     Interessados: Dirigentes Regionais de Ensino; Diretores do CAF, NCS, Supervisores, Agentes Técnicos de Assistência à Saúde e Diretores de Escolas.

    A COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS ESCOLARES, no uso de suas atribuições, comunica às Diretorias de Ensino e escolas estaduais pertencentes a gestão Centralizada do Programa de Alimentação Escolar, os seguintes assuntos:

    Em continuidade às ações de complementação do Programa de Alimentação Escolar informamos que estará disponível no sistema SED, a partir do fim do dia 09/09/2021, as seguintes pesquisas: 

    1) Questionário para pesquisa sobre a adesão aos kits alimentação – somente para alunos matriculados no período noturno e enquadrados no grupo dos vulneráveisApenas alunos e famílias que não responderam o questionário anteriormente poderão fazê-lo.

     a) a pesquisa ficará disponível para ser respondida pelos responsáveis e/ou alunos maiores no período de 09/09/2021 a 19/09/2021

    2) Questionário para pesquisa sobre a intenção dos alunos enquadrados no grupo de vulneráveis e matriculados no turno da manhã e da tarde, em receber uma refeição extra (marmita) ao final do turno de aula. 

    a) a pesquisa ficará disponível para ser respondida pelos responsáveis e/ou alunos maiores no período de 09/09/2021 a 19/09/2021

    3) Ressaltamos que fica mantida a entrega dos Kit´s alimentação aos alunos que responderam a pesquisa de intenção no período de 28/07 a 17/08, com previsão de finalização de entrega até o dia 24/09/2021.

     Os novos questionários são para os alunos que se encontram na lista de vulneráveis e NÃO responderam à pesquisa anterior. Para os alunos que já haviam respondido com a intenção de recebimento do kit (sim para resposta 3) os kits já estão sendo distribuídos. 

    A listagem geral dos alunos em situação de vulnerabilidade foi encaminhada hoje pelo e-mail delimnut, filtrar por escola e verificar:

  • Se status está SIM: aluno deverá receber o kit, conforme informado anteriormente
  • Se status estão NÂO, é porque respondeu que não tem necessidade de receber o auxílio
  • Se status está como NÃO RESPONDIDO: divulgar os novos questionários: se noturno para receber kit, se matriculado no período da manhã ou tarde intenção de receber marmitex.

     Quem já respondeu SIM e está recebendo ou ainda vai receber o kit, não poderá receber o marmitex.

CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Marcelo Raimundo Pires, Diretor da EE Chanceler Raul Fernandes – 14/09 (terça-feira) 

TODOS OS ANEXOS AQUI

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino