COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 11.11.2021 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 11.11.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Compras e Serviços – NCS 

Fone 3404.2945/2946 (Sandra) – delimncs@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Limpeza Escolar 

    Prezados (as) Diretores (as)

    A fim de fazer um levantamento sobre os funcionários da limpeza, tendo em vista a mudança da empresa da limpeza, solicitamos, por favor, que façam o preenchimento da pesquisa constante no link abaixo, hoje, até às 10h00.

    https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=mHe4FhdFLESSAM4cypMlnN7HbW0_pE5OgGPtOQOuN8lUOUtESUhOMllGNjM4WE5POEhHQVVaSUdFUi4u

 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO II DERLIM DE 11.11.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)

    Prezados (as) Diretores (as) 

    Tendo em vista a solicitação da SEDUC, pedimos, por gentileza, que os Diretores das Escolas da Rede Pública Estadual para que respondam qual a situação em relação ao auto de vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

    O Prazo para preenchimento é até 11/11/2021 (quinta-feira). É necessário que todas as Unidades Escolares respondam, aqueles que não preencherem serão considerados sem o AVCB em dia, isso é urgente https://forms.gle/JXQmbA5m9bW6gEMYA 

COMUNICADO DERLIM DE 11.11.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: #mapeamentosocioemocional

 

2. Assunto: Lives – CMSP 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Avaliação de Fluência Leitora 2021 

 

2. Assunto: Programa Bolsa do Povo Responsáveis  

Interessados: Unidades Escolares Prezados,

Seguem alguns encaminhamentos acerca do Programa Bolsa do Povo Educação Responsáveis:

Pagamento  

Com o apontamento da frequência realizado até sexta-feira (05/11), o benefício será disponibilizado em novembro a parcela referente a outubro. Relembrando, as regras de pagamento são as seguintes:

● Iniciou a formação em outubro e finalizou em outubro, recebe o benefício em novembro.

● Iniciou a formação em outubro, mas finalizou em novembro, recebe o benefício em dezembro, junto à parcela de novembro.

○ Para receber a parcela de novembro, o beneficiário deve cumprir as demais condicionalidades.

● Iniciou a formação em setembro, mas concluiu em outubro, recebe o benefício em novembro, junto à parcela de outubro.

○ Para receber a parcela de outubro, o beneficiário deve cumprir as demais condicionalidades.

Frequência 

 Na sexta-feira fomos informados de algumas inconsistências na plataforma, especificamente no botão de apontamento da frequência, que não estava aparecendo para algumas escolas. Dessa forma, a Central de Atendimento do Bolsa do Povo entrará em contato com algumas escolas para fazer a confirmação dos dados de frequência dos beneficiários. Como a inconsistência não atingiu todas as escolas, somente algumas receberão o chamado.

Cartão  

Enviamos para as escolas para a Diretoria de Ensino e para as unidades escolares um manual de como os beneficiários podem alterar, na área restrita, o endereço de correspondência para recebimento do cartão. Para facilitar, criamos também um vídeo do passo a passo de como fazer essa alteração. Clique aqui para assistir o vídeo.

Apenas os beneficiários que fazem parte de outros programas já receberam o cartão, tal qual o SP Acolhe e Vale Gás. No entanto, como ocorrerá o envio do cartão para todos os beneficiários em algum momento, aconselhamos que verifiquem se o endereço de correspondência está correto para evitar problemas no futuro envio desses cartões.

3. Assunto: SARESP – 2021 

Senhores Diretores,

A Comissão SARESP encaminha orientações referente ao processo do ano letivo de 2021, a saber:

A- Preenchimento de dados para indicação dos Diretores de Escola no Sistema Integrado Saresp (SIS) 2021.

Orientamos aos Senhores Diretores das escolas estaduais da Diretoria de Ensino de Limeira, dos SESI 408,005 e 442 (Limeira), ETEC Trajano Camargo (Limeira), ETEC Armando Bayeux (Rio Claro) e SESI 083 (Rio Claro) e Escolas Municipais de Artur Nogueira, Cordeirópolis e Engenheiro Coelho, que respondam formulário google docs, disponibilizada no link abaixo, com todos os dados solicitados, para que a Coordenação de Avaliação da DERLim possa realizar as indicações no Sistema SIS.

LINK: https://forms.gle/kyn9wukxK4C7pKgy8

Atenção: Caso o Diretor esteja em férias ou qualquer afastamento nesse período, os dados constantes deverão ser do servidor ou profissional que irá responder pela Direção durante o processo de avaliação SARESP. Este também deverá se cadastrar no Portal do Colaborador da VUNESP como será orientado no item B.

Essa planilha deverá ser preenchida até 17/11/2021, impreterivelmente, pois o Diretor só terá acesso ao SIS (para verificação de seus dados e de sua escola) após a indicação realizada pelo Coordenador de Avaliação da DERLIm.

B- Os Diretores novos ou os que responsáveis pela Direção no período de avaliação que não possuam cadastro na VUNESP deverão acessar o Portal do Colaborador e realizar seu cadastro, seguindo os seguintes passos:

1. Acessar o endereço www.vunesp.com.br;

2. Clicar na aba superior no link Colaborador;

3. Abrirá o quadro login, clicar no canto inferior direito o link cadastre-se conosco, onde você realizará seu cadastramento;

4. Após esses passos, acessar o SIS pelo site http://sis.vunesp.com.br:

. Digitar o seu CPF (sem ponto e sem traço);

. Digitar sua senha

. Digitar os caracteres de segurança que aparecem abaixo.

. Será solicitada a realização da alteração da senha;

. Após alteração, volte à página inicial, e realize o acesso seguindo as orientações já disponibilizadas;

3. Clicar no botão “ENVIAR” e com essa ação, o acesso estará efetuado.

Obs.: o acesso ao SIS com todas as funcionalidades só será disponibilizado ao Diretor após a indicação da Comissão SARESP da DERLIM.

C- Diretores já cadastrados. 

Os diretores responsáveis pelo SARESP nas Unidades Escolares no ano de 2019, e que permanecem na unidade, já se encontram cadastrados. Caso o Diretor não lembre sua senha, deverá seguir os seguintes passos:

· entrar no sis.vunesp.com.br e no quadro Parâmetros de Conexão, clicar no rodapé do quadro no link enviar nova senha (não coloque seu CPF);

· Será encaminhado a página seguinte onde há uma orientação ao Colaborador. Nessa página há a seguinte frase: “Caso deseje alguma alteração em seus dados cadastrais clique aqui.” Realize essa solicitação e será direcionado ao Portal do Colaborador;

· No Portal do Colaborador deverá clicar, no rodapé do quadro, em enviar nova senha e será direcionado a página seguinte, onde digitará o CPF e será direcionado ao local apropriado para digitar nova senha. Ao realizar tal operação, a nova senha será enviada ao e-mail pessoal cadastrado no sistema Vunesp.

· Após receber a nova senha provisória, faça o acesso ao SIS e realize a alteração da mesma.

Obs.: o acesso ao SIS só é disponibilizado ao Diretor após a indicação da Comissão SARESP da DERLIM.

Ao acessar poderá surgir restrição no seu cadastro, entre e realize as alterações pedidas, após essas alterações o acesso é liberado.

Comissão SARESP DERLIm

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Itinerários Formativos de Aprofundamento EM 

     A Dirigente Regional de Ensino convoca o Professor Coordenador e o Professor Coordenador Geral de Ensino Médio para a formação “Aprofundamento Curricular nos Itinerários Formativos”.

Data: 17/11/2021 (quarta-feira) 

    Horário: 

 

Das 8h às 12h, Escolas dos municípios de:  Das 13h às 17h escolas dos municípios de: 
Artur Nogueira Cordeirópolis
Cosmópolis Ipeúna
Engenheiro Coelho Rio Claro
Iracemápolis Santa Gertrudes
Limeira Todos os PCAEs

 

Nos dias 23, 24 e 25/11 os PCs replicarão essa formação presencialmente nas Unidades Escolares, aos Professores, conforme quadro abaixo.

 
Datas Pauta Manhã Tarde Noite Local Público-alvo
23/11 Itinerários Formativos de Aprofundamento das 7h às 12h15 das 13h30 às 18h45 das 19h00 às 23h00 UE Professores
24/11 Itinerários Formativos de Aprofundamento das 7h às 12h15 das 13h30 às 18h45 das 19h00 às 23h00 UE Professores
25/11 Itinerários Formativos de Aprofundamento das 7h às 12h15 das 13h30 às 18h45 das 19h00 às 23h00 UE Professores

 

Portanto, nesses dias todas as ATPC serão desenvolvidas na UE, destinadas à formação do Currículo do Ensino Médio – Aprofundamento Curricular Itinerários Formativos, não havendo transmissão de ATPC – EFAPE/DE.

2. Assunto: Tecnologia e Inovação  

Vem por aí …

Programas Mão na Massa: Segundas e terças-feiras, das 13h às 14h00

No app CMSP: todos os canais dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA  

15/11/2021 – FERIADO – REPRISE: 3D e Mão na Massa: Eu Shippo!!! (01/06/2021)  

Venha conferir a confecção de um porta celular feito pela impressora 3D. Isso é uma amostra de outros projetos que podem ser desenvolvidos para criar um protótipo na Impressora 3D. Não perca.

16/11/2021 – Fundação Telefônica Vivo – Narro, logo existo  

Quer conferir um novo olhar sobre as imagens. Então venha participar desta mão na massa. Vamos produzir juntos a narrativa digital.

NOVO AGENDAMENTO DO CIEBP!

Para agendar as trilhas formativas no CIEBP Zuleika de Barros, localizado em São Paulo e no CIEBP Sorocaba, contamos com uma nova ferramenta. Os docentes e gestores da rede estadual paulista podem utilizar a Secretaria Escolar Digital para fazer seus agendamentos de visitas e trilhas formativas para estudantes. Com essa nova ferramenta, o processo ficou ainda mais fácil e ágil.

Para fazer seu agendamento, acesse: https://sed.educacao.sp.gov.br/

VISITE O CIEBP E DEPOIS EXPLORE O ACERVO CULTURAL DE SÃO PAULO

Ao visitar o Centro de Inovação da Educação Básica de São Paulo, o visitante tem por opção ir ao Memorial da América Latina, localizado na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, próximo ao terminal Barra Funda. O memorial conta com diversas atrações, entre elas no espaço Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro, que apresenta a exposição de 4 mil peças em obras de artes populares de alguns países, a saber: Brasil, México, Peru, Equador, Guatemala, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Chile. Além da apresentação do acervo dos países, conta com a vivência ao caminhar pelo mapa da América Latina, que conta com a história cultural, com personagens e relevos.

O visitante, também, pode se vislumbrar no espaço de 1.600 metros quadrados, que expõe a parte artesanal, a cultura, os trajes típicos, isso com uma rica apreciação dos detalhes da história da América Latina. E não acaba neste espaço, o Memorial é cercado de outros espaços com temáticas e curiosidades para que o visitante possa apreciar e sair com acervo de conhecimento e reflexão desde a parte histórica até a parte visual e artística.

Vale recordar, que a visita e o agendamento é de responsabilidade do visitante para vivenciar os espaços culturais do Estado de São Paulo.

Você sabia?

O mascote do Mozilla Firefox, navegador, não é uma raposa, mas um panda vermelho. Não é muito conhecido, encontra-se em perigo de extinção. Se Liga! Registre suas boas práticas

Se você desenvolveu entre 2020 e 2021 algum projeto dentro ou fora da sala de aula, ligado à Tecnologia e Inovação, seja como aluno, seja como professor, em uma das unidades escolares da rede pública paulista, queremos conhecer seu projeto. Conte sua história!

Link do formulário para divulgação: https://cutt.ly/on2HQQc

3. Assunto: AAP 3 – Prorrogação  

Tendo em vista as mais recentes diretrizes e orientações da SEDUC que estabelecem a retomada das atividades escolares de modo presencial para 100% dos estudantes e considerando, ainda, a importância de garantir a todos, a partir da busca ativa e do retorno às aulas, oportunidades e possibilidades que lhes permitam, e aos seus professores, otimizar de todas as formas disponíveis a retomada do aprendizado e da frequência, considerando distintos instrumentos, participação dos estudantes e realização de atividades, com vistas à avaliação global a ser realizada ao final do último bimestre, informamos que a AAP 3, constante na Plataforma do CAEd, permanecerá aberta até 26 de novembro de 2021.

Solicitamos informarem todas as escolas de sua circunscrição e permanecemos à disposição pelos canais:

Portal de Atendimento da SEDUC – para problemas relacionados com o acesso ao sistema (integração de alunos ou atualização de perfil de acesso dos educadores);

Suporte do CAEd – para problemas relacionados à Plataforma (por meio dos Diretores das escolas ou do Dirigente de Ensino ou responsável na DE pelo acompanhamento do projeto).

4. Assunto: Chamada de Artigos para Publicação das “Práticas Pedagógicas e Metodologias de Ensino das Modalidades de Ensino e Atendimento Especializado – 2ª Edição”  

O Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado (DEMOD), por meio do Centro de Apoio Pedagógico (CAPE), do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) e do Centro de Inclusão Educacional (CINC), convida integrantes do trio gestor e professoras/es da Rede Estadual de Ensino a participarem da chamada para publicação de artigos que irão compor o documento “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO DAS MODALIDADES DE ENSINO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – 2ª Edição”.

Os artigos selecionados farão parte de publicação virtual, organizada pelas equipes do Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado, que será disponibilizada à rede estadual, por meio das Diretorias Regionais de Ensino, e nos canais de comunicação da SEDUC, com intuito de divulgar as boas práticas desenvolvidas em 2021.

O objetivo geral dessa segunda edição é promover visibilidade e fomentar replicabilidade de iniciativas que, durante o período de ensino remoto e na volta gradativa das atividades presenciais do ano letivo de 2021, contemplaram a participação das/dos estudantes em ações, projetos e iniciativas inovadoras relacionadas a diferentes atendimentos/modalidades/temáticas e com resultados positivos, oportunizando à comunidade escolar um movimento de reflexão e de envolvimento a partir de práticas que estimularam e desenvolveram a aprendizagem de diversas formas e contextos, fomentando princípios como igualdade, equidade, inclusão e participação coletiva. Para que o objetivo geral seja alcançado, foram elencados os seguintes objetivos específicos:

● Divulgar práticas inovadoras, dinâmicas e com metodologias ativas, realizadas em 2021 e relacionadas com atendimentos, modalidades de ensino e temáticas de inclusão educacional;

● Socializar estratégias pedagógicas que trouxeram maior rendimento, frequência e responsabilidade em 2021;

● Divulgar estratégias que respeitem as múltiplas possibilidades de aprendizagem, bem como os diversos talentos e formas de aprender. As/os autoras/es devem priorizar, em seu relato de experiência, práticas que promoveram:

● o encorajamento das/dos estudantes a realizarem atividades dentro do contexto atual;

● maior envolvimento das/dos estudantes em ações desenvolvidas pela escola, oferecidas remotamente ou de modo presencial e que, consequentemente, tenham causado maior interação entre os envolvidos;

● a realização, junto às/aos estudantes, de atividades dinâmicas usando metodologias ativas e inovadoras;

● e/ou inovação quanto ao método de ensino, abrangendo diferentes estilos e ritmos de aprendizagem e incentivando as/os estudantes a aprimorarem seus conhecimentos. O documento será constituído, portanto, de um compilado de ações e estratégias exitosas desenvolvidas pelas Unidades Escolares durante ano de 2021, seja por meio das aulas remotas ou na retomada das aulas presenciais e que envolveram atendimentos, modalidades e temáticas discriminados nos Tipos de Artigos (TA) apresentados no quadro a seguir:

 

       O artigo deverá ser enviado como anexo e em formato “.doc” (Microsoft Word) para o e-mail correspondente ao “Tipo de Artigo (TA)” em que a ação se encaixa. No título do e-mail deverá constar o tipo de artigo seguido dos nomes das autoras/es, conforme exemplo: TA7 – Maria Aurecy Pinheiro Chagas; Rosana de Paulo Pereira; Vitor Hugo Pissaia.

     Autoras e autores poderão enviar seus artigos até 03/04/2022.

      Para participar, as/os docentes e gestoras/es deverão seguir as orientações gerais descritas a seguir.

       ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O AUTORAS/ES 1)

      Os artigos poderão ser escritos por até 3 (três) autores. 2) O arquivo deverá ser encaminhado em formato .doc (Microsoft Word), com fonte Calibri, tamanho 11, espaçamento entre linhas 1,5 cm, margens de 2 cm e máximo de 10 páginas, incluindo ilustrações.

3) Cada artigo deve conter obrigatoriamente: a- Título centralizado em maiúsculo e negrito;

b- Nome dos autores à direita, logo abaixo do título (com nota de rodapé contendo breve descrição sobre os autores, formação, área de atuação e e-mail institucional);

c- Resumo de até 10 linhas;

d – Introdução; e – Descrição da prática (local: Escola, equipes de trabalho envolvidas, período, quantidade de participantes – estudantes, professores, gestores e outros);

f – Metodologia da pesquisa ou utilizada na prática; g – Resultados;

h – Considerações Finais; i – Referências Bibliográficas.

4) Os gráficos, imagens e tabelas poderão ser incorporados ao texto, em alta qualidade e com indicação da fonte.

5) Os artigos deverão seguir as normas da ABNT.

6) Os artigos recebidos serão analisados e selecionados pelas respectivas equipes técnicas, conforme os critérios definidos nos itens 1 a 5.

IMPORTANTE: No sentido de oferecer subsídios mais concretos acerca de otimizar as ações de construção e em atendimento aos quesitos necessários para a publicação do seu artigo, convidamos que aprecie a primeira edição do documento “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO DAS MODALIDADES DE ENSINO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO” Volume 1, publicada em Junho de 2021.

Clique aqui para acessar o documento. https://drive.google.com/file/d/1NmKdGXXKzuKqCttYbKp2gWmemYoxbwfi/view

 Em sua primeira edição, vale ressaltar que os esforços centraram na compilação de ações e estratégias exitosas desenvolvidas pelas Unidades Escolares durante o período de quarentena no ano de 2020, seja por meio das aulas remotas ou durante o período opcional de retomada das aulas presenciais.

Nesse contexto, o pertinente documento propiciou condições concretas para que os profissionais da educação divulgassem em seus artigos científicos as práticas de sala de aula realizadas em 2020 e que envolveram as modalidades, temáticas e atendimentos especializados da rede estadual de ensino.

Esperamos que os artigos das ações que compuseram a primeira edição desse documento possam inspirar e refletir outras práticas no cotidiano escolar e que se materializam em novos artigos para serem publicados na segunda edição, para que possamos nessas ações, garantir o direito à educação de todas e todos, em diferentes contextos e públicos, e o fortalecimento dos direitos humanos na educação escolar, que respeitem e contemplem as diferentes culturas e etnias, o enfrentamento aos preconceitos e às discriminações sociais, raciais, de gênero, sexualidade, econômicas, de nacionalidade e relacionadas à privação de liberdade, dentre outras, que perpassam o processo de escolarização.

 

5. Assunto: Livro acessível de Moacyr Scliar é o tema de novembro do Clube de Leitura “Gato Preto”  

     Você sabe o que é um livro acessível? O próximo encontro do Clube de Leitura “Gato Preto” irá proporcionar aos participantes a experiência de conhecer uma obra a partir deste formato que não deixa ninguém de fora.

     No dia 26/11, das 10h às 11h30 e das 14h30 às 16h00, será discutido, pelo Microsoft Teams, o romance “Um Sonho no Caroço do Abacate”, de Moacyr Scliar, que está disponível em áudio com descrição, em texto, e com interpretação em Libras pelo Projeto Mais Diferenças.   Para se inscrever, basta preencher o formulário https://docs.google.com/forms/d/16_vlO9l1Xy0wukEz3q9RXvfjpNSvZUdXval_18KW3ak/edit

     A leitura do mês de novembro conta a história de Mardoqueu Stern, filho de judeus lituanos que fugiram da perseguição nazista durante a Segunda Guerra Mundial. O personagem principal mora na cidade de São Paulo e estuda no Colégio Padre Juvêncio, frequentado por filhos de fazendeiros e de industriais. Nesse contexto, ele se aproxima do colega de classe Carlos, um garoto negro, e se apaixona por Ana Lúcia, irmã do amigo.

     “Um Sonho no Caroço do Abacate” inspira reflexões sobre a amizade e o enfrentamento da discriminação racial, injustiça e incompreensão. Para acessar o livro, é só realizar o cadastro no site do Mais Diferenças.

      Mais sobre o autor

     A obra foi escrita por Moacyr Jaime Scliar (Porto Alegre, 1937 – São Paulo, 2011), escritor brasileiro, formado em medicina. Moacyr trabalhou como médico especialista em saúde pública e foi professor universitário. Escreveu contos, romances, ensaios e crônicas.

      Encontros de outubro

     Os dois encontros de outubro superaram todas as expectativas. Foram mais de 140 participações, reforçando a importância da Agenda Antirracista promovida pela EFAPE/SEDUC-SP. Confira aqui alguns comentários de quem participou da discussão sobre o livro “Na Minha Pele”, de Lázaro Ramos.

“Estar com o Clube de Leitura “Gato Preto” é estar acolhida nas minhas viagens literárias, é encontrar a minha turma para escutar e contar histórias, redescobrindo os caminhos de olhos diversos aos meus nas nossas leituras compartilhadas. Atuando como professora de Sala de Leitura há dez anos, entre prazeres e dissabores da vida profissional, ora saltito, ora sucumbo, sem me desencantar. Se “Narciso acha feio o que não é espelho”, sou invisível a Narciso! Encontrei uma turma que se enxerga por meio da leitura literária no “Gato Preto”. Em 22 de outubro de 2021, falei sobre o Lázaro Ramos na Festa Literária Internacional de Paraty 2017. Na esplêndida abertura da FLIP com a dra. Lilia Schwarcz, narrando a vida e obra do escritor Lima Barreto. Eu respirava história, poesia, vida, autores, livros, não sabia se era sonho ou real o que vivi ali em seis dias. Dividia o quarto de um hostel com pessoas apaixonadas por livros, sentia-me segura e feliz. Foi minha primeira FLIP. Encontrei lá o livro “Na Minha Pele”, do Lázaro Ramos, autografei, tirei foto, li e indico a alunos e professores. A obra é sobre trajetória e Projeto de Vida. Sim, o livro aborda o racismo, sua percepção de menino em se saber negro e quando resolveu que era hora de agir.”

Ana Lídia Pereira

Professora de Sala de Leitura

Diretoria de Ensino Centro-Sul e Diadema

“Participar do encontro no Clube de Leitura “Gato Preto” me proporcionou uma experiência de muito aprendizado. Os mediadores criaram um espaço de fala e escuta, fortalecendo minhas reflexões e me permitindo compartilhar experiências. Fiquei feliz em poder contribuir na fomentação do debate sobre a Educação Antirracista e de fazer parte do Clube de Leitura “Gato Preto”.

Cleidione Santos de Moraes Professora Coordenadora Pedagógica

EE Arnaldo Barreto

Diretoria de Ensino Norte II

“Vidas negras, no contexto antirracista, também importam, como qualquer vida. É sobre isso. Vidas que não foram importantes por 400 anos e ainda são subjugadas. Pessoas negras não eram reconhecidas como humanas e essa triste herança ainda ressoa em nossos dias, por isso, estamos aqui discutindo o livro de Lázaro, para criar consciência e mudar essa estrutura cada dia mais. Todas as vidas importam, sem nenhuma exceção. Muito boa a reflexão, mas no contexto da luta antirracista, vidas negras precisam ser reconhecidas com seus direitos em reparação a tantos dias e anos de sofrimento e desigualdade que se perpetuam até hoje.”

Dyana Ferreira da Silva PCNP Conviva

EE Dep. Valentim Amaral

Diretoria de Ensino Santo André

“É uma experiência mágica participar do Clube de Leitura “Gato Preto”. O livro de Lázaro Ramos nos convida de forma simples e clara a uma reflexão muito coerente sobre as questões étnico-raciais. São questões e situações que nos remetem à nossa própria infância. A história de vida e superação do autor nos convida a ler mais, entender e respeitar o outro. Estamos trabalhando o acervo dos livros nas ATPCs de todas as disciplinas, tendo em vista que o assunto é de suma importância.”

Lucinéia Feliciano

PCNP Projetos Especiais

Diretoria de Ensino Ourinhos

Informações importantes

Data: 26/11  

Horário: das 10h às 11h30 e das 14h30 às 16h00  

Inscrições: preencha o formulário https://docs.google.com/forms/d/16_vlO9l1Xy0wukEz3q9RXvfjpNSvZUdXval_18KW3ak/viewform?edit_requested=true

6. Assunto: ATPC – Educação Especial  

Prezados(as) Dirigentes, equipes de Supervisão de Ensino, equipes do Núcleo Pedagógico, equipes gestoras das escolas e Professores(as),

Em continuidade às ações de apoio à aprendizagem dos(as) estudantes e à implementação da Política de Educação Especial, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) realizará atualização no cronograma das ATPC, incluindo as formações acerca da Educação Especial. Assim, serão direcionados temas pertinentes principalmente aos(às) profissionais da Educação que atuam nas salas de recursos, na modalidade itinerante, professores(as) contratados(as) por determinação judicial e professores(as) interlocutores(as) de LIBRAS.

As formações têm como principal objetivo apoiar e subsidiar professores(as) que desenvolvem seus trabalhos direta ou indiretamente com o público elegível aos serviços da Educação Especial, bem como todos(as) os(as) profissionais da Educação, incluindo aqueles(as) dos QAE e QSE, no apoio aos(às) estudantes com deficiências, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação nas escolas públicas estaduais.

Assim sendo, convidamos todos(as) os(as) professores(as) e profissionais da Educação para a formação “ATPC Educação Especial – Sou professor INTERLOCUTOR e você?”, que será realizada no dia 23 de novembro, com transmissão ao vivo, das 8h30 às 10h, e reprises das 15h às 16h30 e das 19h45 às 20h30, no Canal Educação Especial do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP). Destacamos que, ao longo do 2º semestre, as formações desenvolvidas pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE) continuarão sendo realizadas de acordo com o Cronograma Integrado de ATPC e Reuniões de Trabalho atualizado.

Para esclarecer possíveis dúvidas sobre as ATPC e Reuniões de Trabalho, vocês poderão consultar o Cronograma Integrado – ATPC e Reuniões de Trabalho para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental https://efape.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/10/cronograma-efai-vf.pdf e para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio https://efape.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/10/cronograma-efafem-vf.pdf. Para mais informações, consultem a programação do CMSP destinada aos(às) professores(as) e aos(às) demais profissionais da Educação no link https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/programacao-profissionais-da-educacao/.

7. Assunto: Atualização das ATPC de 2 de novembro  

Prezados(as) Dirigentes, equipes de Supervisão de Ensino, equipes do Núcleo Pedagógico, equipes gestoras das escolas e Professores(as),

Em continuidade às ações de apoio à aprendizagem dos estudantes, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) realizou a atualização das atividades relacionadas às ATPC e as Formações do Programa de Recuperação e Aprofundamento. Diante do feriado nacional de 2 de novembro de 2021 (terça-feira), além da necessidade de realizar-se as formações em ATPC e Reuniões de Trabalho do Programa de Recuperação e Aprofundamento, comunicamos que as formações previstas foram gravadas e disponibilizadas no YouTube e no repositório do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP). Assim, poderão ser desenvolvidas no momento das ATPC da escola, ou em outro momento oportuno nas próximas semanas, a saber:

• A Reunião de Trabalho – Programa de Recuperação e Aprofundamento – Língua Portuguesa – SD3 – vol. 4 está disponível no Youtube e repositório do CMSP;

• ATPC – Ciências Humanas – O uso do vídeo em sala de aula: Protagonismo Discente e Juvenil estará disponível no Youtube e repositório do CMSP.

Destacamos que, ao longo do 2º semestre, as formações desenvolvidas pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE) continuarão sendo realizadas de acordo com o Cronograma Integrado de ATPC e Reuniões de Trabalho atualizado.

Para esclarecer possíveis dúvidas sobre as ATPC e Reuniões de Trabalho, vocês poderão consultar o Cronograma Integrado – ATPC e Reuniões de Trabalho para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental https://efape.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/10/cronograma-efai-vf.pdf e para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio https://efape.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/10/cronograma-efafem-vf.pdf. Para mais informações, consultem a programação do CMSP destinada aos(às) professores(as) e aos(às) demais profissionais da Educação no link https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/programacao-profissionais-da-educacao/.

8. Assunto: Cátedra de Educação Básica ─ Minicursos da próxima semana  

Prezado(a),

A Cátedra de Educação Básica, uma iniciativa do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e do Itaú Social, disponibiliza aos professores da Rede de Ensino Pública Paulista, e aos demais interessados, minicursos com foco em práticas e didáticas. Confira a Programação dos próximos minicursos: 16/11 I Minicurso 34 ─ “Avaliação na Escola: Processos e Possibilidades”

Expositora: Bernardete Gatti Ementa:

1. Concepção de avaliação em sala de aula e estímulo às aprendizagens;

2. Professor e avaliação de efeitos de seu próprio trabalho;

3. Criação de ambiente para avaliações efetivas: fatores favoráveis;

4. Processos avaliativos educativos X processos avaliativos seletivos;

5. Meios diversificados para processos avaliativos: dimensão educativa. 18/11 I Minicurso 35 ─ “Heranças da Educação no Campo no Brasil e a Pedagogia de Alternância”

Expositora: Claudia Passado Ementa:

1. Analisar a influência da cultura brasileira na contraposição entre ruralidade e urbanidade;

2. Mapear a construção do movimento educação no campo no País;

3. Discorrer sobre as políticas públicas de Educação no campo dos últimos 20 anos;

4. Discutir a “Pedagogia de Alternância” no Brasil;

5. Discutir os desafios para o futuro.

Os Minicursos serão exibidos no canal da Cátedra, no YouTube, das 19h às 21h30 https://www.youtube.com/channel/UCja5dQnkKx4UsHYnWo9TNNg/featured

Não será necessário fazer inscrição antecipada e, para obter o atestado de participação, você deverá preencher um formulário que será disponibilizado durante a transmissão.

Para mais informações, acesse o site https://www.catedraeducacaousp.org/minicursos2021.

Atenção: As participações nos eventos da Cátedra não serão consideradas para evolução funcional.

Participe!

9. Assunto: Programação | Profissionais da Educação – CMSP  

Olá, servidor(a)!

Para você ficar por dentro de todas as pautas que serão trabalhadas nesta semana, de 16 a 19 de novembro, a EFAPE preparou e disponibilizou a programação de Formação no site do CMSP.

Com essa programação, além de conteúdos inéditos, você poderá se organizar para assistir às reprises, ficar por dentro de algum assunto que você perdeu ou até assisti-las novamente e aprofundar-se nos temas já trabalhados. Acesse https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/programacao-profissionais-da-educacao/e confira!

 Estas ações também poderão ser assistidas em outros momentos, já que ficam disponíveis no Repositório do Centro de Mídias, e também no canal do CMSP no YouTube.

Anote na agenda!  

Série: Memória Escolar: Trajetórias de Duas Alunas Negras Caetanistas – de 1950 até 1971  

Dia: 18 de novembro de 2021.

 Horário: das 14h às 15h30.

 Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP.

Série: Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis ODS 10 – Dia da Consciência Negra  

Dia: 19 de novembro de 2021.

Horário: das 15h45 às 17h15.

Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP.

Todas as sextas-feiras, das 15h45 às 17h15, o Canal de Desenvolvimento Profissional transmite a série: Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, produzida em parceria entre as Secretarias da Saúde, Justiça e Educação.

Voltada para os profissionais da Educação, a série abordará os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a forma como podem ser trabalhados na escola. São 17 ODS ao todo, e foram formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, de forma a organizar uma agenda mundial a ser desenvolvida até 2030. A intenção é implementar políticas públicas voltadas para os cuidados principais que a humanidade precisa tomar para eliminar a pobreza extrema, a fome, melhorar a qualidade da Educação, proteger o planeta e trabalhar para que as sociedades sejam mais inclusivas e pacíficas.

 

A cada semana, um ou mais ODS serão trabalhados, sempre para trazer elementos que contribuam para que os profissionais da Educação conheçam e reconheçam as formas de contribuir para que a agenda 2030 seja desenvolvida na escola. A nossa formação e a dos nossos estudantes poderão se tornar cada vez mais comprometida com os princípios necessários para melhorar toda sociedade e o nosso planeta.

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino