COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 09.12.2020 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 09.12.2020 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Retirada da ADR – Dezembro 2020 

     Senhores Diretores,

    Informamos que se encontram disponíveis as Avaliações Diagnósticas de Retorno. Retirar na Diretoria de Ensino, no horário das 8h00 às 17h00 e solicitamos encarecidamente que tragam auxiliar para carregamento, pois as caixas estão pesadas.

ADR – Dezembro/2020 

Município 

Escola  

Quantidade de caixas 

Cosmópolis

Alberto Fierz

1

Eng.Coelho

Antonio Alves Cavalheiro

7

Limeira

Antonio de Queiroz

5

Limeira

Antonio Perches Lordello-Prof.

8

Limeira

Arlindo Silvestre-Prof.

2

A.Nogueira

Armando Falcone Prof.

4

Limeira

Ary Leite Pereira-Prof.

                              3

Limeira

Ataliba P. do Amaral-Prof.

1

Rio Claro

Barão de Piracicaba

4

Limeira

Brasil

2

Limeira

Carolina Arruda Vasconcellos-Prof.

3

Rio Claro

Carolina Augusta Seraphim Profª

2

Limeira

Castello Branco

4

Cosmópolis

Celio Rodrigues Alves

3

Iracemápolis

Cesarino Borba

4

Rio Claro

Délcio Báccaro Prof.

3

Limeira

Dorivaldo Damm-Prof.

4

Limeira

Ely de Almeida Campos-Prof.

4

Limeira

Gabriel Pozzi-Prof.

2

Limeira

Gustavo Peccinini

8

Rio Claro

Heloisa Lemenhe Marasca Profª

3

Limeira

Idilio José Soares-Dom

3

Cosmópolis

Ivete Sala de Queiroz-Profª

1

Cordeirópolis

Jamil Abrahão Saad

5

Rio Claro

Januário Sylvio Pezzotti

6

Ipeúna

Jardim dos Ipês

2

Limeira

Jardim Paineiras

5

Rio Claro

João Baptista  Negrão Filho Prof.

2

Artur Nogueira

João Batista Gazzola

2

Rio Claro

João Batista Leme Prof.

7

Iracemápolis

João Ometto

4

Rio Claro

Joaquim Ribeiro

2

Rio Claro

Joaquim Salles Cel.

3

Iracemápolis

Joaquina de Castro Azevedo

2

A.Nogueira

José Amaro Rodrigues

4

A.Nogueira

José Aparecido Munhoz Prof

5

Rio Claro

José Cardoso Prof.

6

Rio Claro

José Fernandes Prof.

3

Limeira

José Ferraz Sampaio Penteado-Prof.

1

Cordeirópolis

José Levy-Cel

1

Limeira

José Marciliano da Costa Jr.-Prof.

2

Limeira

Lázaro Duarte do Pateo-Prof.

5

Limeira

Leontina Silva Busch-Prof.

3

Limeira

Leovegildo Chagas Santos-Prof.

3

Cosmópolis

Lidia Onelia K.Aun Crepaldi-Profª

3

Limeira

Luigino Burigotto

2

A.Nogueira

Magdalena S. Grosso Profª.

5

Limeira

Manoel Alves Cônego

3

Ipeúna

Marcelo de Mesquita Prof.

2

Rio Claro

Marciano de Toledo Piza Prof.

2

Limeira

Margarida Paroli Soares-Prof.

5

Limeira

Maria Ap.Soares de Lucca-Prof.

2

Sta Gertrudes

Maria Carmen Coso Jacomini

3

Limeira

Maria de Sto.Inocêncio Lima -Irmã

6

Limeira

Maria Gertrudes C.Rebello-Irmã

2

Rio Claro

Michel Antonio Alem Prof.

6

Rio Claro

Nelson Stroili Prof.

4

Limeira

Octávio Pimenta Reis

3

Cordeirópolis

Odécio Lucke-Prof.

4

Rio Claro

Odilon Corrêa Prof.

6

Rio Claro

Oscália Goes Correa Santos Profª

6

Rio Claro

Oscar de Almeida Prof.

1

Limeira

Paulo Chaves-Prof.

4

Cosmópolis

Paulo de Almeida Nogueira-Dr

3

Sta.Gertrudes

Pedro Raphael da Rocha

2

Rio Claro

Raul Fernandes Chanceler

2

Rio Claro

Roberto Garcia Losz Prof.

2

Limeira

Ruth Ramos Cappi-Prof.

3

A.Nogueira

Severino Tagliari

2

Limeira

Tarcísio Ariovaldo do Amaral-Dom

4

Limeira

William Silva-Prof.

5

Rio Claro

Zita de Godoy Camargo

6

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO II DERLIM DE 09.12.2020 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Atribuição de Aulas – Dia 09/12 Fase DE 

    Srs. Diretores,

    Após o encerramento da atribuição do dia 09/12 – Fase DE, encaminhamos em anexo I, a ata de atribuição para as seguintes providências pela unidade escolar em que o professor teve atribuídas aulas na data de hoje.

     Procedimentos – acessar o sistema SED – Recursos Humanos – Associação do Professor na Classe – Acessar a Aba 2 indicar as aulas atribuídas ao docente como fase B.1

     Prazo para digitação – HOJE – 09/12 – até as 17h00.

 

COMUNICADO DERLIM DE 09.12.2020 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Questionário SED – Melhorias na Infraestrutura Física – PDDE Paulista 

    Prezados Diretores de Escola,

    Para levantar as melhorias na infraestrutura física feitas com o recurso do PDDE Paulista, lançamos um curto questionário na SED de múltipla escolha.

    O questionário encontra-se no menu Gestão Escolar > Cadastro de Escolas > Escola, clicar em editar e acessar a aba “Questionários” e clicar em responder o questionário “PDDE Paulista”.

    E as Diretorias de Ensino poderão acompanhar o preenchimento de suas escolas em: Gestão Escolar > Cadastro de Escolas > Relatório – Questionário.

    Perfis que podem responder ao questionário:

  • Diretor
  • Vice – Diretor
  • GOE

    Precisamos levantar se foram feitas pinturas realizadas e serviços de conservação, manutenção e reparo, para dar visibilidade às ações do programa em 2020. Assim, contamos mais uma vez com a colaboração de todos para respondermos este questionário até o dia 17/12/2020 (quinta-feira)

    SUBSECRETARIA/CISE/CG

 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Credenciamento – PEI – 2021 

     Solicitamos especial atenção e divulgação do anexo I.

     Atenção: Professores – categoria “A” (efetivos) e “F” – farão a inscrição do dia 10 a 17/12 pela Secretaria Escolar Digital (SED).

     Professores – categoria “O” – farão a inscrição (10 a 17/12) através de link que será disponibilizado no site da Diretoria de Ensino – Região Limeira (Informaremos às escolas assim que houver a disponibilização no site).

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Conferência e Remanejamento das Avaliações Diagnósticas 

     Após a retirada das caixas, solicitamos que efetuem a conferência minuciosa do material e, em caso de faltas e sobras, encaminhar planilha em anexo II  para e-mail: delimnpe@educacao.sp.gov.br, para que possamos buscar remanejamento entre as unidades visto que a Diretoria de Ensino não recebeu reserva técnica.

2. Assunto: Acompanhamento das Atividades Não Presenciais   

    Prezada Equipe Gestora,

     Tendo em vista encerramento do bimestre no dia 23/12/2020 informamos que os dados do formulário de Acompanhamento das Atividades Não Presenciais Desenvolvidas Pelas Escolas deverão ser inseridos até 22/12/2020 (terça-feira)

     Link: https://forms.gle/Fa4WdYMq2dzGxEPc6 

     Posteriormente o sistema será fechado, os dados tabulados e disponibilizados as equipes da Diretoria de Ensino.

3. Assunto: ATPC Ensino Fundamental AF e Ensino Médio Escolas Estratégicas

    Para as Escolas Estratégicas da Diretoria de Ensino de Limeira, na próxima semana, a ATPC será mediada pelos PCNPs de Língua Portuguesa e Matemática conforme abaixo:

 

    16/12 – Quarta-feira 

    Horário: 10h45 às 12h15

    Público Alvo: Professores de Língua Portuguesa EFAF e EM, PC e Professor Facilitador de LP. 

     Plataforma: Microsoft TEAMS (link a ser encaminhado diretamente às UEs).

     17/12 – Quinta-feira  

     Horário: 10h45 às 12h15

     Público Alvo: Professores de Matemática EFAF e EM, PC e Professor Facilitador de Mat. 

     Plataforma: Microsoft TEAMS (link a ser encaminhado diretamente às UEs).

4. Assunto: Reserva Técnica PDDE – Braille Anos Iniciais  

     Foi prorrogado o prazo para registro de reserva técnica de livros em Braille até o dia 15 de dezembro de 2020.

     Seguindo as orientações do FNDE/MEC os pedidos deverão ser previamente validados pela Seduc, que procederá a análise de consistência. Por isso, solicitamos rigor nas requisições.

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br 

Núcleo de Administração – NAD 

Fone 3404.2947 (Patrícia) – delimnad@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Entrega EPIs – Álcool Gel e Face Shield  

    Conforme solicitado para que as Unidades Escolares retirassem na Diretoria e Ensino em 08/12/2020 os EPIs – Alcool Gel e Face Shield, segue abaixo a relação das Escolas que NÃO foram retirar, vamos disponibilizar uma nova data de entrega.

    Dia: 10/12/2020  

   Local de Retirada:  Diretoria de Ensino  

   Horário: Das 9h30 às 12h00 e das 13h00 às 16h00

  Público-Alvo:

• EE Célio Rodrigues Alves

• EE Lídia Onélia Kalil Aun Crepaldi

• EE Dr. Paulo de Almeida Nogueira

• EE Joaquina de Castro Azevedo

• EE Ary Leite Pereira

• EE José Ferraz Sampaio Penteado

• EE Jardim Paineiras

• EE Jamil Abrahão Saad.

 

Núcleo de Compras e Serviços – NCS 

Fone 3404.2945/2946 (Sandra) – delimncs@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Alimentação – Reforço Escolar no mês de janeiro/2021 

     Informamos que mediante as atividades de reforço escolar previstas para mês de janeiro/2020 haverá entregas de biscoitos e bolos em escolas polos pré-determinadas pelo DAESC para abastecimento das demais escolas, que deverão retirar os alimentos de acordo com GR na planilha em anexo.

     A EE Lázaro Duarte do Páteo será nosso polo aqui de Limeira e Cosmópolis – GESTÃO CENTRALIZADA, devendo as demais escolas retirarem os alimentos nessa U.E.

    A entrega ainda não aconteceu, assim que a EE Lázaro Duarte do Páteo receber os alimentos informaremos a disponibilidade para retirada.

    Pedimos que verifiquem na planilha o nº de alunos previstos (aba polo centralizados), anexo III, e retirem a quantidade informada de acordo com as GRs (aba guias centralizadas)

Núcleo de Finanças – NFI 

Fone 3404.2949/2950/2980 (Alba) – delimnfi@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Orientações sobre Aquisição de Kit de Robótica Educacional para as Unidades Escolares 

    Encaminhamos Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria/CITEM/COPED – 2020 – Nº 275.

     Introdução

     Considerando a necessidade de melhoria e de impulsionar o trabalho com o eixo do Pensamento Computacional, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), através da Coordenadoria   Pedagógica (COPED), Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidência e Matrícula (CITEM) e Fundação de Desenvolvimento da Educação (FDE), elaborou uma proposta de aquisição do Kit de Robótica Educacional para escolas, com foco na aquisição destes materiais e embasada através da Base Nacional Comum Curricular, Currículo Paulista e a Diretriz do Componente de Tecnologia e Inovação.

      A proposta leva em consideração os recursos recebidos e novos através do PDDE Paulista para a aquisição dos componentes eletrônicos, podendo ser adquirido diretamente pela unidade escolar.

     Esse documento possui sugestões de aquisição e caso se opte em adquirir os itens é necessário que realize a compra completa dos kits e não de itens pontuais.

    Além disso, o documento traz sugestões para criação e organização do espaço de inovação das unidades escolares. Por fim, há orientações sobre utilização do recurso para aquisição de equipamentos e da alteração do espaço físico. As dúvidas poderão ser direcionadas ao e-mail: tecnologiaeinovacao@educacao.sp.gov.br e em breve faremos uma live para falar a respeito e sanar dúvidas existentes.

     Este documento foi dividido nas seguintes sessões:

  1. Objetivo
  2. Proposta Pedagógica Materiais de Apoio Inova Educação
  3. Kit de Robótica Educacional
  4. Ferramentas e EPIs
  5. Organização do Espaço de Inovação
  6. Considerações sobre a Aquisição
  7. Recomendações para compra Direta com Recurso do PDDE Paulista

  1. Objetivo

     Este documento orientador visa apoiar os gestores educacionais na utilização de tais recursos, dando um direcionamento em relação a quais componentes eletrônicos devem ser adquiridos paras as unidades escolares, considerando o trabalho a ser realizado de maneira transversal com o Currículo Paulista e com o componente de Tecnologia e Inovação, que visam atender o trabalho dentro da perspectiva híbrida de ensino e que contemplem o novo momento tecnológico que a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo se encontra.

     Contudo, reforça-se o caráter sugestivo, pois compreende-se as orientações didáticas contempladas nos cadernos de aprendizagem do componente de Tecnologia e Inovação que visa em um dos eixos o ensino do pensamento computacional e o trabalho com a cultura maker, programação desplugada, programação e robótica.

     No decorrer do documento, propomos quais itens poderão ser adquiridos para a realização da proposta pedagógica, considerando a formação de um kit para atender de 30 a 35 estudantes por sala. Detalhamos as especificações de cada item e a aproveitamos para informar que a sua escola receberá repasse na modalidade capital para aquisição dos itens listados, através do programa PDDE Paulista.

 

  1. Proposta Pedagógica Materiais de Apoio Inova Educação

      A proposta foi elaborada considerando os documentos norteadores do Currículo Paulista e do Inova Educação, com a Diretriz do Componente de Tecnologia e Inovação e a produção dos materiais de apoio didático, que traz orientações e sugere o trabalho no campo do eixo do pensamento computacional como cultura maker, programação desplugada, programação e robótica educacional, que prevê o trabalho com a possibilidade de outros materiais como recicláveis, marcenaria, bordado, entre outros.

     Os materiais de apoio do Inova Educação podem ser consultados, link: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/materiais-de-apoio/, componente de Tecnologia e Inovação.

  1. Kit de Robótica Educacional

       Os equipamentos sugeridos para a aquisição levam em consideração a importância das escolas estarem preparadas para o retorno das aulas presenciais e que possam juntamente com o Currículo Paulista e da diretriz do componente de Tecnologia de Inovação, dessa forma, verifique abaixo os itens sugeridos de acordo com a proposta pedagógica elaborada por esta Coordenadoria Pedagógica, pertencente a Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo.

     Sugerimos que todas as escolas adquiram, considerando os recursos disponíveis do PDDE Paulista, o conjunto de itens listados a seguir:

     O objeto compreende a aquisição de componentes eletrônicos para o Kit de Robótica Educacional, a fim de atender os níveis de ensino da Educação Básica (Ensino Fundamental II – Anos Finais – e Ensino Médio), conforme quantitativos e especificações abaixo:

  1. Composição, especificações e quantidade dos insumos por KIT, considerando uma turma de 30 a 35 estudantes.

Item

Descrição

Especificações

Unidade de Medida

Qtd. Total Insumos por Kit

Preço (Estimado)

 

1

Mini Chave Gangorra

Cor: Preta; 2 Terminais; Corrente Máxima: 3A; Tensão Máxima: 250VAC; Temperatura de Trabalho: -10ºC a +70ºC; 2 Posições

UN

7

R$ 0,98

2

Resistor

Resistor de filme de carbono de 2R2 (180Ω); totalmente compatíveis com os itens 3, 4, 5, 6 e 7 deste documento;

UN

50

R$ 0,03

3

LED – Branco

Diodo Emissor de Luz; Diâmetro de 5,0mm;
Cor Branca;
Lente Transparente; Alto Brilho; tensão direta entre 1,8 a 2,4 V, com chanfro lateral indicado cátodo (polo negativo)

UN

10

R$ 3,80

4

LED – Amarelo

Diodo Emissor de Luz; Diâmetro de 5,0mm; Cor Amarela;
Lente Transparente; Alto Brilho; tensão direta entre 1,8 a 2,4 V, com chanfro lateral indicado cátodo (polo negativo)

UN

10

R$ 3,80

5

LED – Verde

Diodo Emissor de Luz; Diâmetro de 5,0mm; Cor Verde;
Lente Transparente; Alto Brilho; tensão direta entre 1,8 a 2,4 V, com chanfro lateral indicado cátodo (polo negativo)

UN

10

R$ 3,80

6

LED – Azul

Diodo Emissor de Luz; Diâmetro de 5,0mm; Cor Azul;
Lente Transparente; Alto Brilho; tensão direta entre 1,8 a 2,4 V, com chanfro lateral indicado cátodo (polo negativo)

UN

10

R$ 3,80

7

LED – Vermelho

Diodo Emissor de Luz; Diâmetro de 5,0mm; Cor Vermelha
Lente Transparente; Alto Brilho;   tensão direta entre 1,8 a 2,4 V, com chanfro lateral indicado cátodo (polo negativo)

UN

10

R$ 3,80

8

Motor DC 3-6V com Caixa de Redução e Eixo Duplo

Eixo duplo; Tensão de Operação: 3-6V; Redução: 1:48;Peso: 30g; Corrente sem carga: = 200mA (6V) e =150mA (3V); Velocidade sem carga: 200RPM (6V) e 90RPM (3V);

UN

14

R$ 12,00

9

Cabo Ethernet

Rolo c/ 100m; Cabo ethernet CAT5, sem conectores RJ45

Rolo c/ 100m

1

R$ 84,92

10

Potenciômetro

Potenciometro Linear rotativo; Resistência 10K (10000Ω); Potência máxima  0,2W; Tensão máxima suportada 200V AC; Diâmetro da base 16mm; Diâmetro do eixo 5mm

UN

7

R$ 1,10

11

Bateria

Pilha Bateria 9v 250 Mah

UN

7

R$ 25,00

12

Case suporte

Suporta uma bateria 9V; Chave Liga / Desliga; Suporte em plástico; Temperatura máxima de operação de 80’C.

UN

7

R$ 8,00

13

Pilha AA

Pilha Alcalina Pequena Comum – Tipo AA
Tamanho único

UN

14

R$ 4,40

14

Suporte Pilha AA

Suporte p/ Pilhas AA; Com Tampa e Botão ON/OFF; 2 Slots;

UN

7

R$ 6,48

15

Placa Microprocessada

Placa microprocessada; para utilização em desenvolvimento de aplicações interativas stand-alone; com opção de conexão a computador via usb e mini usb para aplicações software de controle de processos; microcontrolador atmega328; 14 entradas/saídas (i/o) digitais (dos quais 6 podem ser saídas PWM); com 6 entradas analógicas; corrente DC por pino i/o de 40ma; corrente DC para pino 3,3v de 50ma; memória flash de 32kb (0,5kb de bootloader); velocidade de clock de 16mhz; alimentação 7 a 12 volts; compatível com IDE de desenvolvimento Arduino.

UN

7

R$40,25

16

MINI DC MOTOR 130 – 1V-6V

Modelo:130 motor; Comprimento do eixo:9mm;Diâmetro do eixo:2mm;Dimensões:20*15*25mm; Voltagem:1v a 6v

UN

7

R$ 6,00

17

Cabo USB

Cabo mini USB de 5 pinos Função: Transmissão em padrão USB. Conexões: USB x Mini USB Tamanho: 1,5m Cor: Preto
Conteúdo da embalagem: 1 Cabo USB

UN

7

R$ 10,00

18

Protoboard de 400 furos

Protoboard com pelo menos 400 furos; material: plástico ABS; furação compatível com terminais e condutores de 0,3 a 0,8 de diâmetro (20 a 29 AWG)

UN

14

R$ 12,50

19

Módulo ponte H driver para acionamento de motores

Descrição: Módulo com circuito tipo ponte H para controle de até 2 motores DC; deve possuir 4 entradas: 2 para sinal PWM de controle de velocidade e 2 para sinal digital de controle do sentido de rotação; as entradas e níveis de tensão devem ser totalmente compatíveis com a placa microprocessada descrita no item 15; as saídas e níveis de tensão devem ser totalmente compatíveis com os motores descritos nos itens 08 e 16. Deve possuir um jumper para acionamento de regulador de tensão, a fim de garantir saída em 5V para entradas entre 6V a 35V.

UN

07

R$ 12,70

    4.  Ferramentas e EPIs

    Além da aquisição do Kit de robótica educacional, se faz necessário a aquisição de ferramentas e equipamentos de proteção individual para utilização do kit de robótica educacional condizentes as atividades propostas. Desta maneira, sugerimos a aquisição de itens básicos que irão auxiliar no trabalho pedagógico dos professores e estudantes.

    O objeto compreende a aquisição de ferramentas e itens de proteção individual, a fim de atender os níveis de ensino da Educação Básica (Ensino Fundamental II – Anos Finais – e Ensino Médio), conforme quantitativos e especificações abaixo, contemplando a utilização de todas as turmas da unidade escolar:

Ferramentas

ITEM

DESCRIÇÃO

QTDE

UNID

Preço (estimado)

Ferro de solda

Ferro de Solda Plus 42W

4

unidade

R$ 20,00

Suporte para ferro de solda

Suporte para ferro de solda

4

unidade

R$ 20,00

Solda

Solda

3

Kg

R$ 15,00

Alicate

Jogo de Alicates para Bijuterias com 3 Peças

2

Kit

R$ 37,00

Descascador de fio

Descascador de fio

2

unidade

R$ 16,00

Furadeira e Parafusadeira

Furadeira e parafusadeira com acessórios 12V

1

Kit

R$ 160,00

Chave de fenda e phillips

Jogo de chave de fenda / phillips com 10 peças aço cromo vanádio

2

Kit

R$ 30,00

Limas

Jogo de limas agulha cabo emborrachado com 12 peças

1

Kit

R$ 18,00

Martelo

Martelo de borracha 55mm modelo americano

2

unidade

R$ 8,00

Martelo

Martelo unha de 25mm com cabo

2

unidade

R$ 9,00

Serrote

Serrote 22″ cabo em madeira marfim envernizado

2

unidade

R$ 10,00

Trena

Trena com fita de aço de 5 metros com trava

3

unidade

R$ 12,00

Painel

Painel para Ferramentas 970x640mm com furos e ganchos

1

unidade

R$ 102,00

Base de corte grande

Base de corte multiuso olfa cm-a2 43x60cm

2

unidade

R$ 32,00

Tesoura grande

Tesoura profissional 25,3 cm aço inox

30

unidade

R$ 13,80

Equipamento de Proteção individual

Item

Descrição

Quantidade

Descrição

Preço     Estimado

Avental

Avental de PVC com forro 70 x 120 cm

35

unidade

R$ 10,00

Luva Tricotada

Luva Malha Tricotada 4 fios Pigmentada Soft

1

pacote

R$ 30,00

Óculos de proteção

Óculos de segurança hastes ajustáveis

35

unidade

R$ 13,00

     5. Criação e organização do Espaço de Inovação

     Tendo em vista, as mudanças na concepção no trabalho de Tecnologia e Inovação, da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, que estabelece o trabalho em uma tríade que passa nasce com o componente de Tecnologia e Inovação, perpassa culturalmente com ações de tecnologia como o Movimento Inova que traz como premissa a valorização e o reconhecimento de boas práticas e a experimentação com o Centro de Inovação da Educação Básica Paulista que estará fomentando e potencializando ações relacionadas à tecnologia e inovação.  Sugerimos a reorganização dos espaços, como o acessa e outros espaços compreendidos dentro da unidade escolar que possam ser transformados em espaços de inovação.

     O espaço de inovação compreende um espaço que poderá ser utilizado por todos, mas também para realização de trabalhos do componente de tecnologia e inovação, pode acondicionar os materiais adquiridos e inspirando o trabalho pedagógico, ao ter a oportunidade de abordar valores e aspectos de colaboração, empatia e resoluções de problemas.

     Para tanto, a Fundação de Desenvolvimento a Educação (FDE) elaborou algumas sugestões e opções de layouts, que poderão ser adotadas para adoção do espaço de inovação nas unidades escolares.     

 

  

     Além das sugestões de layout, recomendamos a visitação no Centro de Inovação Básica Paulista (CIEBP), para conhecimento deste espaço que serve de inspiração a todos e já está em funcionamento com visitas mensais e realização de atividades e trilhas formativas. O agendamento e informações poderão ser obtidas no link: https://centrodeinovacao.educacao.sp.gov.br/ 

     6. Considerações sobre a Aquisição

     As composições apresentadas neste documento, assim como as quantidades especificadas considera a composição de um kit de robótica educacional que atenderá de 30 a 35 estudantes, devendo considerar os anos finais e médio.

     A composição de cada kit de robótica educacional, está em torno de R$ 1.100,00 (hum mil e cem reais) a R$ 1.200.00 (hum mil e duzentos reais), sendo recomendado a aquisição de 07 a 14 kits dependendo do tamanho da unidade escolar e do número de salas. A composição do kit de ferramentas, está em torno de R$ 1.200,00 (hum mil e duzentos reais) e poderá ser utilizado por todos no espaço de inovação. E o material de equipamento de proteção individual (EPI), está em torno de R$ 500,00 (quinhentos reais), podendo ser utilizado por todos, seguindo as orientações de higienização sobre os equipamentos.

     Outro aspecto importante a ser considerado na aquisição é sobre acondicionamento dos materiais, que deverão ser guardados em caixas plásticas, evitando danos aos materiais e itens.

     7. Recomendações para compra Direta com Recurso do PDDE Paulista

     Os procedimentos para utilização dos recursos do PDDE Paulista, nos moldes estabelecidos pela Resolução SE/73, podem ser resumidos em 5 (cinco) passos:

1º Passo: Levantamento e seleção das necessidades prioritárias;

2º Passo: Realização de pesquisas de preços;

Idealmente 3 orçamentos, exceto se algum produto tenha justificadamente menos do que 3 fornecedores.

3º Passo: Escolha da melhor proposta;

4º Passo: Aquisição e/ou contratação;

Sempre por transferência eletrônica após a emissão da nota fiscal; ou, excepcionalmente para o PDDE Paulista, realizando compra via internet onde é gerado o boleto e posteriormente a NF.

5º Passo: Guarda da documentação.

Para maior detalhamento sobre o programa e prestação de contas acesse o folderhttps://drive.google.com/file/d/1xR9TDKNHI-ubygKBm9upBSx2JrAeaC67/viewdo PDDE Paulista.

     No dia 16/12, às 11h00, haverá uma live no canal Trio Gestor para sanar todas as dúvidas.

     SUBSECRETARIA/CITEM/COPED

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br 

Núcleo de Administração de Pessoal – NAP 

Fone 3404.2965/2968/2993/2992/2990/2967/5814 (Aline) – delimnap@educacao.sp.gov.br  

1. Assunto: Inclusão de Tempo de Serviço – Pendências   

     Estamos encaminhando planilha, anexo IV, com as inclusões de tempo de serviço pendentes.

     Pedimos que as unidades escolares verifiquem as solicitações que foram encaminhadas por e-mail e atendam com a maior brevidade possível.

     Dúvidas sobre os expedientes e correções, favor enviar e-mail para o endereço: lucia.sebastiao@educacao.sp.gov.br, aos cuidados de Lúcia Helena

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino