COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 09.12.2020
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Retirada da ADR – Dezembro 2020
Senhores Diretores,
Informamos que se encontram disponíveis as Avaliações Diagnósticas de Retorno. Retirar na Diretoria de Ensino, no horário das 8h00 às 17h00 e solicitamos encarecidamente que tragam auxiliar para carregamento, pois as caixas estão pesadas.
ADR – Dezembro/2020 |
||
Município |
Escola |
Quantidade de caixas |
Cosmópolis |
Alberto Fierz |
1 |
Eng.Coelho |
Antonio Alves Cavalheiro |
7 |
Limeira |
Antonio de Queiroz |
5 |
Limeira |
Antonio Perches Lordello-Prof. |
8 |
Limeira |
Arlindo Silvestre-Prof. |
2 |
A.Nogueira |
Armando Falcone Prof. |
4 |
Limeira |
Ary Leite Pereira-Prof. |
3 |
Limeira |
Ataliba P. do Amaral-Prof. |
1 |
Rio Claro |
Barão de Piracicaba |
4 |
Limeira |
Brasil |
2 |
Limeira |
Carolina Arruda Vasconcellos-Prof. |
3 |
Rio Claro |
Carolina Augusta Seraphim Profª |
2 |
Limeira |
Castello Branco |
4 |
Cosmópolis |
Celio Rodrigues Alves |
3 |
Iracemápolis |
Cesarino Borba |
4 |
Rio Claro |
Délcio Báccaro Prof. |
3 |
Limeira |
Dorivaldo Damm-Prof. |
4 |
Limeira |
Ely de Almeida Campos-Prof. |
4 |
Limeira |
Gabriel Pozzi-Prof. |
2 |
Limeira |
Gustavo Peccinini |
8 |
Rio Claro |
Heloisa Lemenhe Marasca Profª |
3 |
Limeira |
Idilio José Soares-Dom |
3 |
Cosmópolis |
Ivete Sala de Queiroz-Profª |
1 |
Cordeirópolis |
Jamil Abrahão Saad |
5 |
Rio Claro |
Januário Sylvio Pezzotti |
6 |
Ipeúna |
Jardim dos Ipês |
2 |
Limeira |
Jardim Paineiras |
5 |
Rio Claro |
João Baptista Negrão Filho Prof. |
2 |
Artur Nogueira |
João Batista Gazzola |
2 |
Rio Claro |
João Batista Leme Prof. |
7 |
Iracemápolis |
João Ometto |
4 |
Rio Claro |
Joaquim Ribeiro |
2 |
Rio Claro |
Joaquim Salles Cel. |
3 |
Iracemápolis |
Joaquina de Castro Azevedo |
2 |
A.Nogueira |
José Amaro Rodrigues |
4 |
A.Nogueira |
José Aparecido Munhoz Prof |
5 |
Rio Claro |
José Cardoso Prof. |
6 |
Rio Claro |
José Fernandes Prof. |
3 |
Limeira |
José Ferraz Sampaio Penteado-Prof. |
1 |
Cordeirópolis |
José Levy-Cel |
1 |
Limeira |
José Marciliano da Costa Jr.-Prof. |
2 |
Limeira |
Lázaro Duarte do Pateo-Prof. |
5 |
Limeira |
Leontina Silva Busch-Prof. |
3 |
Limeira |
Leovegildo Chagas Santos-Prof. |
3 |
Cosmópolis |
Lidia Onelia K.Aun Crepaldi-Profª |
3 |
Limeira |
Luigino Burigotto |
2 |
A.Nogueira |
Magdalena S. Grosso Profª. |
5 |
Limeira |
Manoel Alves Cônego |
3 |
Ipeúna |
Marcelo de Mesquita Prof. |
2 |
Rio Claro |
Marciano de Toledo Piza Prof. |
2 |
Limeira |
Margarida Paroli Soares-Prof. |
5 |
Limeira |
Maria Ap.Soares de Lucca-Prof. |
2 |
Sta Gertrudes |
Maria Carmen Coso Jacomini |
3 |
Limeira |
Maria de Sto.Inocêncio Lima -Irmã |
6 |
Limeira |
Maria Gertrudes C.Rebello-Irmã |
2 |
Rio Claro |
Michel Antonio Alem Prof. |
6 |
Rio Claro |
Nelson Stroili Prof. |
4 |
Limeira |
Octávio Pimenta Reis |
3 |
Cordeirópolis |
Odécio Lucke-Prof. |
4 |
Rio Claro |
Odilon Corrêa Prof. |
6 |
Rio Claro |
Oscália Goes Correa Santos Profª |
6 |
Rio Claro |
Oscar de Almeida Prof. |
1 |
Limeira |
Paulo Chaves-Prof. |
4 |
Cosmópolis |
Paulo de Almeida Nogueira-Dr |
3 |
Sta.Gertrudes |
Pedro Raphael da Rocha |
2 |
Rio Claro |
Raul Fernandes Chanceler |
2 |
Rio Claro |
Roberto Garcia Losz Prof. |
2 |
Limeira |
Ruth Ramos Cappi-Prof. |
3 |
A.Nogueira |
Severino Tagliari |
2 |
Limeira |
Tarcísio Ariovaldo do Amaral-Dom |
4 |
Limeira |
William Silva-Prof. |
5 |
Rio Claro |
Zita de Godoy Camargo |
6 |
COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO II DERLIM DE 09.12.2020
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Atribuição de Aulas – Dia 09/12 Fase DE
Srs. Diretores,
Após o encerramento da atribuição do dia 09/12 – Fase DE, encaminhamos em anexo I, a ata de atribuição para as seguintes providências pela unidade escolar em que o professor teve atribuídas aulas na data de hoje.
Procedimentos – acessar o sistema SED – Recursos Humanos – Associação do Professor na Classe – Acessar a Aba 2 indicar as aulas atribuídas ao docente como fase B.1
Prazo para digitação – HOJE – 09/12 – até as 17h00.
COMUNICADO DERLIM DE 09.12.2020
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Questionário SED – Melhorias na Infraestrutura Física – PDDE Paulista
Prezados Diretores de Escola,
Para levantar as melhorias na infraestrutura física feitas com o recurso do PDDE Paulista, lançamos um curto questionário na SED de múltipla escolha.
O questionário encontra-se no menu Gestão Escolar > Cadastro de Escolas > Escola, clicar em editar e acessar a aba “Questionários” e clicar em responder o questionário “PDDE Paulista”.
E as Diretorias de Ensino poderão acompanhar o preenchimento de suas escolas em: Gestão Escolar > Cadastro de Escolas > Relatório – Questionário.
Perfis que podem responder ao questionário:
- Diretor
- Vice – Diretor
- GOE
Precisamos levantar se foram feitas pinturas realizadas e serviços de conservação, manutenção e reparo, para dar visibilidade às ações do programa em 2020. Assim, contamos mais uma vez com a colaboração de todos para respondermos este questionário até o dia 17/12/2020 (quinta-feira)
SUBSECRETARIA/CISE/CG
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE
Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Credenciamento – PEI – 2021
Solicitamos especial atenção e divulgação do anexo I.
Atenção: Professores – categoria “A” (efetivos) e “F” – farão a inscrição do dia 10 a 17/12 pela Secretaria Escolar Digital (SED).
Professores – categoria “O” – farão a inscrição (10 a 17/12) através de link que será disponibilizado no site da Diretoria de Ensino – Região Limeira (Informaremos às escolas assim que houver a disponibilização no site).
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Conferência e Remanejamento das Avaliações Diagnósticas
Após a retirada das caixas, solicitamos que efetuem a conferência minuciosa do material e, em caso de faltas e sobras, encaminhar planilha em anexo II para e-mail: delimnpe@educacao.sp.gov.br, para que possamos buscar remanejamento entre as unidades visto que a Diretoria de Ensino não recebeu reserva técnica.
2. Assunto: Acompanhamento das Atividades Não Presenciais
Prezada Equipe Gestora,
Tendo em vista encerramento do bimestre no dia 23/12/2020 informamos que os dados do formulário de Acompanhamento das Atividades Não Presenciais Desenvolvidas Pelas Escolas deverão ser inseridos até 22/12/2020 (terça-feira)
Link: https://forms.gle/Fa4WdYMq2dzGxEPc6
Posteriormente o sistema será fechado, os dados tabulados e disponibilizados as equipes da Diretoria de Ensino.
3. Assunto: ATPC Ensino Fundamental AF e Ensino Médio Escolas Estratégicas
Para as Escolas Estratégicas da Diretoria de Ensino de Limeira, na próxima semana, a ATPC será mediada pelos PCNPs de Língua Portuguesa e Matemática conforme abaixo:
16/12 – Quarta-feira
Horário: 10h45 às 12h15
Público Alvo: Professores de Língua Portuguesa EFAF e EM, PC e Professor Facilitador de LP.
Plataforma: Microsoft TEAMS (link a ser encaminhado diretamente às UEs).
17/12 – Quinta-feira
Horário: 10h45 às 12h15
Público Alvo: Professores de Matemática EFAF e EM, PC e Professor Facilitador de Mat.
Plataforma: Microsoft TEAMS (link a ser encaminhado diretamente às UEs).
4. Assunto: Reserva Técnica PDDE – Braille Anos Iniciais
Foi prorrogado o prazo para registro de reserva técnica de livros em Braille até o dia 15 de dezembro de 2020.
Seguindo as orientações do FNDE/MEC os pedidos deverão ser previamente validados pela Seduc, que procederá a análise de consistência. Por isso, solicitamos rigor nas requisições.
CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF
Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Administração – NAD
Fone 3404.2947 (Patrícia) – delimnad@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Entrega EPIs – Álcool Gel e Face Shield
Conforme solicitado para que as Unidades Escolares retirassem na Diretoria e Ensino em 08/12/2020 os EPIs – Alcool Gel e Face Shield, segue abaixo a relação das Escolas que NÃO foram retirar, vamos disponibilizar uma nova data de entrega.
Dia: 10/12/2020
Local de Retirada: Diretoria de Ensino
Horário: Das 9h30 às 12h00 e das 13h00 às 16h00
Público-Alvo:
• EE Célio Rodrigues Alves
• EE Lídia Onélia Kalil Aun Crepaldi
• EE Dr. Paulo de Almeida Nogueira
• EE Joaquina de Castro Azevedo
• EE Ary Leite Pereira
• EE José Ferraz Sampaio Penteado
• EE Jardim Paineiras
• EE Jamil Abrahão Saad.
Núcleo de Compras e Serviços – NCS
Fone 3404.2945/2946 (Sandra) – delimncs@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Alimentação – Reforço Escolar no mês de janeiro/2021
Informamos que mediante as atividades de reforço escolar previstas para mês de janeiro/2020 haverá entregas de biscoitos e bolos em escolas polos pré-determinadas pelo DAESC para abastecimento das demais escolas, que deverão retirar os alimentos de acordo com GR na planilha em anexo.
A EE Lázaro Duarte do Páteo será nosso polo aqui de Limeira e Cosmópolis – GESTÃO CENTRALIZADA, devendo as demais escolas retirarem os alimentos nessa U.E.
A entrega ainda não aconteceu, assim que a EE Lázaro Duarte do Páteo receber os alimentos informaremos a disponibilidade para retirada.
Pedimos que verifiquem na planilha o nº de alunos previstos (aba polo centralizados), anexo III, e retirem a quantidade informada de acordo com as GRs (aba guias centralizadas)
Núcleo de Finanças – NFI
Fone 3404.2949/2950/2980 (Alba) – delimnfi@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Orientações sobre Aquisição de Kit de Robótica Educacional para as Unidades Escolares
Encaminhamos Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria/CITEM/COPED – 2020 – Nº 275.
Introdução
Considerando a necessidade de melhoria e de impulsionar o trabalho com o eixo do Pensamento Computacional, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), através da Coordenadoria Pedagógica (COPED), Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidência e Matrícula (CITEM) e Fundação de Desenvolvimento da Educação (FDE), elaborou uma proposta de aquisição do Kit de Robótica Educacional para escolas, com foco na aquisição destes materiais e embasada através da Base Nacional Comum Curricular, Currículo Paulista e a Diretriz do Componente de Tecnologia e Inovação.
A proposta leva em consideração os recursos recebidos e novos através do PDDE Paulista para a aquisição dos componentes eletrônicos, podendo ser adquirido diretamente pela unidade escolar.
Esse documento possui sugestões de aquisição e caso se opte em adquirir os itens é necessário que realize a compra completa dos kits e não de itens pontuais.
Além disso, o documento traz sugestões para criação e organização do espaço de inovação das unidades escolares. Por fim, há orientações sobre utilização do recurso para aquisição de equipamentos e da alteração do espaço físico. As dúvidas poderão ser direcionadas ao e-mail: tecnologiaeinovacao@educacao.sp.gov.br e em breve faremos uma live para falar a respeito e sanar dúvidas existentes.
Este documento foi dividido nas seguintes sessões:
- Objetivo
- Proposta Pedagógica Materiais de Apoio Inova Educação
- Kit de Robótica Educacional
- Ferramentas e EPIs
- Organização do Espaço de Inovação
- Considerações sobre a Aquisição
- Recomendações para compra Direta com Recurso do PDDE Paulista
- Objetivo
Este documento orientador visa apoiar os gestores educacionais na utilização de tais recursos, dando um direcionamento em relação a quais componentes eletrônicos devem ser adquiridos paras as unidades escolares, considerando o trabalho a ser realizado de maneira transversal com o Currículo Paulista e com o componente de Tecnologia e Inovação, que visam atender o trabalho dentro da perspectiva híbrida de ensino e que contemplem o novo momento tecnológico que a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo se encontra.
Contudo, reforça-se o caráter sugestivo, pois compreende-se as orientações didáticas contempladas nos cadernos de aprendizagem do componente de Tecnologia e Inovação que visa em um dos eixos o ensino do pensamento computacional e o trabalho com a cultura maker, programação desplugada, programação e robótica.
No decorrer do documento, propomos quais itens poderão ser adquiridos para a realização da proposta pedagógica, considerando a formação de um kit para atender de 30 a 35 estudantes por sala. Detalhamos as especificações de cada item e a aproveitamos para informar que a sua escola receberá repasse na modalidade capital para aquisição dos itens listados, através do programa PDDE Paulista.
- Proposta Pedagógica Materiais de Apoio Inova Educação
A proposta foi elaborada considerando os documentos norteadores do Currículo Paulista e do Inova Educação, com a Diretriz do Componente de Tecnologia e Inovação e a produção dos materiais de apoio didático, que traz orientações e sugere o trabalho no campo do eixo do pensamento computacional como cultura maker, programação desplugada, programação e robótica educacional, que prevê o trabalho com a possibilidade de outros materiais como recicláveis, marcenaria, bordado, entre outros.
Os materiais de apoio do Inova Educação podem ser consultados, link: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/materiais-de-apoio/, componente de Tecnologia e Inovação.
- Kit de Robótica Educacional
Os equipamentos sugeridos para a aquisição levam em consideração a importância das escolas estarem preparadas para o retorno das aulas presenciais e que possam juntamente com o Currículo Paulista e da diretriz do componente de Tecnologia de Inovação, dessa forma, verifique abaixo os itens sugeridos de acordo com a proposta pedagógica elaborada por esta Coordenadoria Pedagógica, pertencente a Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo.
Sugerimos que todas as escolas adquiram, considerando os recursos disponíveis do PDDE Paulista, o conjunto de itens listados a seguir:
O objeto compreende a aquisição de componentes eletrônicos para o Kit de Robótica Educacional, a fim de atender os níveis de ensino da Educação Básica (Ensino Fundamental II – Anos Finais – e Ensino Médio), conforme quantitativos e especificações abaixo:
- Composição, especificações e quantidade dos insumos por KIT, considerando uma turma de 30 a 35 estudantes.
Item |
Descrição |
Especificações |
Unidade de Medida |
Qtd. Total Insumos por Kit |
Preço (Estimado)
|
1 |
Mini Chave Gangorra |
Cor: Preta; 2 Terminais; Corrente Máxima: 3A; Tensão Máxima: 250VAC; Temperatura de Trabalho: -10ºC a +70ºC; 2 Posições |
UN |
7 |
R$ 0,98 |
2 |
Resistor |
Resistor de filme de carbono de 2R2 (180Ω); totalmente compatíveis com os itens 3, 4, 5, 6 e 7 deste documento; |
UN |
50 |
R$ 0,03 |
3 |
LED – Branco |
Diodo Emissor de Luz; Diâmetro de 5,0mm; |
UN |
10 |
R$ 3,80 |
4 |
LED – Amarelo |
Diodo Emissor de Luz; Diâmetro de 5,0mm; Cor Amarela; |
UN |
10 |
R$ 3,80 |
5 |
LED – Verde |
Diodo Emissor de Luz; Diâmetro de 5,0mm; Cor Verde; |
UN |
10 |
R$ 3,80 |
6 |
LED – Azul |
Diodo Emissor de Luz; Diâmetro de 5,0mm; Cor Azul; |
UN |
10 |
R$ 3,80 |
7 |
LED – Vermelho |
Diodo Emissor de Luz; Diâmetro de 5,0mm; Cor Vermelha |
UN |
10 |
R$ 3,80 |
8 |
Motor DC 3-6V com Caixa de Redução e Eixo Duplo |
Eixo duplo; Tensão de Operação: 3-6V; Redução: 1:48;Peso: 30g; Corrente sem carga: = 200mA (6V) e =150mA (3V); Velocidade sem carga: 200RPM (6V) e 90RPM (3V); |
UN |
14 |
R$ 12,00 |
9 |
Cabo Ethernet |
Rolo c/ 100m; Cabo ethernet CAT5, sem conectores RJ45 |
Rolo c/ 100m |
1 |
R$ 84,92 |
10 |
Potenciômetro |
Potenciometro Linear rotativo; Resistência 10K (10000Ω); Potência máxima 0,2W; Tensão máxima suportada 200V AC; Diâmetro da base 16mm; Diâmetro do eixo 5mm |
UN |
7 |
R$ 1,10 |
11 |
Bateria |
Pilha Bateria 9v 250 Mah |
UN |
7 |
R$ 25,00 |
12 |
Case suporte |
Suporta uma bateria 9V; Chave Liga / Desliga; Suporte em plástico; Temperatura máxima de operação de 80’C. |
UN |
7 |
R$ 8,00 |
13 |
Pilha AA |
Pilha Alcalina Pequena Comum – Tipo AA |
UN |
14 |
R$ 4,40 |
14 |
Suporte Pilha AA |
Suporte p/ Pilhas AA; Com Tampa e Botão ON/OFF; 2 Slots; |
UN |
7 |
R$ 6,48 |
15 |
Placa Microprocessada |
Placa microprocessada; para utilização em desenvolvimento de aplicações interativas stand-alone; com opção de conexão a computador via usb e mini usb para aplicações software de controle de processos; microcontrolador atmega328; 14 entradas/saídas (i/o) digitais (dos quais 6 podem ser saídas PWM); com 6 entradas analógicas; corrente DC por pino i/o de 40ma; corrente DC para pino 3,3v de 50ma; memória flash de 32kb (0,5kb de bootloader); velocidade de clock de 16mhz; alimentação 7 a 12 volts; compatível com IDE de desenvolvimento Arduino. |
UN |
7 |
R$40,25 |
16 |
MINI DC MOTOR 130 – 1V-6V |
Modelo:130 motor; Comprimento do eixo:9mm;Diâmetro do eixo:2mm;Dimensões:20*15*25mm; Voltagem:1v a 6v |
UN |
7 |
R$ 6,00 |
17 |
Cabo USB |
Cabo mini USB de 5 pinos Função: Transmissão em padrão USB. Conexões: USB x Mini USB Tamanho: 1,5m Cor: Preto |
UN |
7 |
R$ 10,00 |
18 |
Protoboard de 400 furos |
Protoboard com pelo menos 400 furos; material: plástico ABS; furação compatível com terminais e condutores de 0,3 a 0,8 de diâmetro (20 a 29 AWG) |
UN |
14 |
R$ 12,50 |
19 |
Módulo ponte H driver para acionamento de motores |
Descrição: Módulo com circuito tipo ponte H para controle de até 2 motores DC; deve possuir 4 entradas: 2 para sinal PWM de controle de velocidade e 2 para sinal digital de controle do sentido de rotação; as entradas e níveis de tensão devem ser totalmente compatíveis com a placa microprocessada descrita no item 15; as saídas e níveis de tensão devem ser totalmente compatíveis com os motores descritos nos itens 08 e 16. Deve possuir um jumper para acionamento de regulador de tensão, a fim de garantir saída em 5V para entradas entre 6V a 35V.
|
UN |
07 |
R$ 12,70 |
4. Ferramentas e EPIs
Além da aquisição do Kit de robótica educacional, se faz necessário a aquisição de ferramentas e equipamentos de proteção individual para utilização do kit de robótica educacional condizentes as atividades propostas. Desta maneira, sugerimos a aquisição de itens básicos que irão auxiliar no trabalho pedagógico dos professores e estudantes.
O objeto compreende a aquisição de ferramentas e itens de proteção individual, a fim de atender os níveis de ensino da Educação Básica (Ensino Fundamental II – Anos Finais – e Ensino Médio), conforme quantitativos e especificações abaixo, contemplando a utilização de todas as turmas da unidade escolar:
Ferramentas
ITEM |
DESCRIÇÃO |
QTDE |
UNID |
Preço (estimado) |
Ferro de solda |
Ferro de Solda Plus 42W |
4 |
unidade |
R$ 20,00 |
Suporte para ferro de solda |
Suporte para ferro de solda |
4 |
unidade |
R$ 20,00 |
Solda |
Solda |
3 |
Kg |
R$ 15,00 |
Alicate |
Jogo de Alicates para Bijuterias com 3 Peças |
2 |
Kit |
R$ 37,00 |
Descascador de fio |
Descascador de fio |
2 |
unidade |
R$ 16,00 |
Furadeira e Parafusadeira |
Furadeira e parafusadeira com acessórios 12V |
1 |
Kit |
R$ 160,00 |
Chave de fenda e phillips |
Jogo de chave de fenda / phillips com 10 peças aço cromo vanádio |
2 |
Kit |
R$ 30,00 |
Limas |
Jogo de limas agulha cabo emborrachado com 12 peças |
1 |
Kit |
R$ 18,00 |
Martelo |
Martelo de borracha 55mm modelo americano |
2 |
unidade |
R$ 8,00 |
Martelo |
Martelo unha de 25mm com cabo |
2 |
unidade |
R$ 9,00 |
Serrote |
Serrote 22″ cabo em madeira marfim envernizado |
2 |
unidade |
R$ 10,00 |
Trena |
Trena com fita de aço de 5 metros com trava |
3 |
unidade |
R$ 12,00 |
Painel |
Painel para Ferramentas 970x640mm com furos e ganchos |
1 |
unidade |
R$ 102,00 |
Base de corte grande |
Base de corte multiuso olfa cm-a2 43x60cm |
2 |
unidade |
R$ 32,00 |
Tesoura grande |
Tesoura profissional 25,3 cm aço inox |
30 |
unidade |
R$ 13,80 |
Equipamento de Proteção individual
Item |
Descrição |
Quantidade |
Descrição |
Preço Estimado |
Avental |
Avental de PVC com forro 70 x 120 cm |
35 |
unidade |
R$ 10,00 |
Luva Tricotada |
Luva Malha Tricotada 4 fios Pigmentada Soft |
1 |
pacote |
R$ 30,00 |
Óculos de proteção |
Óculos de segurança hastes ajustáveis |
35 |
unidade |
R$ 13,00 |
5. Criação e organização do Espaço de Inovação
Tendo em vista, as mudanças na concepção no trabalho de Tecnologia e Inovação, da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, que estabelece o trabalho em uma tríade que passa nasce com o componente de Tecnologia e Inovação, perpassa culturalmente com ações de tecnologia como o Movimento Inova que traz como premissa a valorização e o reconhecimento de boas práticas e a experimentação com o Centro de Inovação da Educação Básica Paulista que estará fomentando e potencializando ações relacionadas à tecnologia e inovação. Sugerimos a reorganização dos espaços, como o acessa e outros espaços compreendidos dentro da unidade escolar que possam ser transformados em espaços de inovação.
O espaço de inovação compreende um espaço que poderá ser utilizado por todos, mas também para realização de trabalhos do componente de tecnologia e inovação, pode acondicionar os materiais adquiridos e inspirando o trabalho pedagógico, ao ter a oportunidade de abordar valores e aspectos de colaboração, empatia e resoluções de problemas.
Para tanto, a Fundação de Desenvolvimento a Educação (FDE) elaborou algumas sugestões e opções de layouts, que poderão ser adotadas para adoção do espaço de inovação nas unidades escolares.
Além das sugestões de layout, recomendamos a visitação no Centro de Inovação Básica Paulista (CIEBP), para conhecimento deste espaço que serve de inspiração a todos e já está em funcionamento com visitas mensais e realização de atividades e trilhas formativas. O agendamento e informações poderão ser obtidas no link: https://centrodeinovacao.educacao.sp.gov.br/
6. Considerações sobre a Aquisição
As composições apresentadas neste documento, assim como as quantidades especificadas considera a composição de um kit de robótica educacional que atenderá de 30 a 35 estudantes, devendo considerar os anos finais e médio.
A composição de cada kit de robótica educacional, está em torno de R$ 1.100,00 (hum mil e cem reais) a R$ 1.200.00 (hum mil e duzentos reais), sendo recomendado a aquisição de 07 a 14 kits dependendo do tamanho da unidade escolar e do número de salas. A composição do kit de ferramentas, está em torno de R$ 1.200,00 (hum mil e duzentos reais) e poderá ser utilizado por todos no espaço de inovação. E o material de equipamento de proteção individual (EPI), está em torno de R$ 500,00 (quinhentos reais), podendo ser utilizado por todos, seguindo as orientações de higienização sobre os equipamentos.
Outro aspecto importante a ser considerado na aquisição é sobre acondicionamento dos materiais, que deverão ser guardados em caixas plásticas, evitando danos aos materiais e itens.
7. Recomendações para compra Direta com Recurso do PDDE Paulista
Os procedimentos para utilização dos recursos do PDDE Paulista, nos moldes estabelecidos pela Resolução SE/73, podem ser resumidos em 5 (cinco) passos:
1º Passo: Levantamento e seleção das necessidades prioritárias;
2º Passo: Realização de pesquisas de preços;
Idealmente 3 orçamentos, exceto se algum produto tenha justificadamente menos do que 3 fornecedores.
3º Passo: Escolha da melhor proposta;
4º Passo: Aquisição e/ou contratação;
Sempre por transferência eletrônica após a emissão da nota fiscal; ou, excepcionalmente para o PDDE Paulista, realizando compra via internet onde é gerado o boleto e posteriormente a NF.
5º Passo: Guarda da documentação.
Para maior detalhamento sobre o programa e prestação de contas acesse o folder, https://drive.google.com/file/d/1xR9TDKNHI-ubygKBm9upBSx2JrAeaC67/viewdo PDDE Paulista.
No dia 16/12, às 11h00, haverá uma live no canal Trio Gestor para sanar todas as dúvidas.
SUBSECRETARIA/CITEM/COPED
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Administração de Pessoal – NAP
Fone 3404.2965/2968/2993/2992/2990/2967/5814 (Aline) – delimnap@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Inclusão de Tempo de Serviço – Pendências
Estamos encaminhando planilha, anexo IV, com as inclusões de tempo de serviço pendentes.
Pedimos que as unidades escolares verifiquem as solicitações que foram encaminhadas por e-mail e atendam com a maior brevidade possível.
Dúvidas sobre os expedientes e correções, favor enviar e-mail para o endereço: lucia.sebastiao@educacao.sp.gov.br, aos cuidados de Lúcia Helena
Atenciosamente,
Magda de Moraes
Dirigente Regional de Ensino