COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 09.11.2020 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 09.11.2020 

  

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM 

Fone 3404.2978/2991 (Andréia) – delimnrm@educacao.sp.gov.br  

  

1. Assunto: Pendências – Matrícula 2021 

     Informamos que se encontra disponível, na Plataforma SED, a opção de matrícula manual 2021, através da funcionalidade GESTÃO ESCOLAR > CADASTRO DE ALUNOS > MATRÍCULA > MATRICULAR ALUNO(A).

    Solicitamos que as escolas realizem os ajustes necessários, matriculando os alunos pendentes, ​ainda hoje. 

​    Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula.

2. Assunto: Turmas de ACD e Salas de Recursos 2021 

     Informamos que se encontram no Quadro Resumo 2021 as turmas de ACD – Atividades Curriculares Desportivas e SR – Salas de Recursos.

     Solicitamos que as escolas realizem a coleta das classes ​ainda hoje através da funcionalidade GESTÃO ESCOLAR > CADASTRO DE ALUNOS > COLETA > COLETA DE CLASSES – 2020/2021 e, matriculem os alunos, através da opção de matrícula manual, ​até 12/11/2020.

     Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula.

 

 

 

COMUNICADO DERLIM DE 09.11.2020

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Pesquisa de Interesse dos Professores por Aulas em Potencial de Doente a ser Designada PC – CORREÇÂO 

No COMUNICADO DERLIM de 06/11/2020, leia-se: “…à pesquisa de interesse por aulas em potencial da professora Angelita Berto de Macena, da EE. “Profº Armando Falconi”,de Artur Nogueira,…” 

2. Assunto: Pesquisa de Interesse dos Professores por Aulas em Potencial de Doente a ser Designada PC

     Prezados Diretores de todas as UEs desta Diretoria de Ensino,

    Solicitamos que, por gentileza, divulguem a todos os professores vinculados à Unidade Escolar, a saber: efetivos para carga suplementar, Categoria F para aumento de carga horária, e Categoria O com contrato ativo, inclusive aqueles que se encontram em interrupção de exercício, com habilitação e ou qualificação em MATEMÁTICA, para que respondam à pesquisa de interesse por aulas em potencial da professora ALINE PEDRONI MIRANDA AMADIO, na Escola Estadual “CÔNEGO MANUEL ALVES”, município de Limeira, que deverá ser designada PC na Unidade Escolar.

    A pesquisa estará aberta até 4ª feira, dia 11/11/2020 às 23 horas e 59 minutos. 

    Link da pesquisa: https://forms.gle/ch2f529Grvz8t4D9A 

    Agradecemos a colaboração de todos!

    Comissão de Atribuição de Classes e Aulas

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Informes PNLD Nova resolução 

     PNLD: o Conselho Deliberativo do FNDE a 7 de outubro de 2020 aprovou nova resolução que dispõe sobre o programa. Convidamos a todos para que leiam e divulguem o documento constante do link, https://drive.google.com/file/d/1AROJGQkX0-GhLQO59fEEg6AOB687IkY8/view 

    Entrega nas Escolas Rurais: lembramos que o FNDE se utiliza de dados do Censo Escolar e, portanto, se uma escola se identifica como rural no censo assim será considerada pelo Ministério da Educação, independe da classificação que a Seduc SP possa adotar. De acordo com o contrato entre o FNDE e a Empresa de Correios e Telégrafos – Correios, as entregas nas escolas rurais podem ocorrer nas Secretaria Municipais de Educação/Prefeituras (para destinatários da esfera municipal) ou Diretorias de Ensino (para destinatários das esferas estadual e federal). Por isso, solicitamos às DE que recebam os livros e de comum acordo com a escola distribuam-nos aos alunos.

     Sobre Recolhimento de Livros do PNLD: ao final do ano letivo é prática corrente do programa recolher os livros reutilizáveis em posse dos alunos. Campanhas de preservação dos livros para que sejam reutilizados nos anos seguintes por novos alunos deve ser rotineira pelas escolas. Nesse sentido abaixo seguem orientações específicas:

     1. Anos Iniciais: neste final de ano letivo todas as escolas de Ensino Fundamental Anos Iniciais poderão deixar com seus alunos os exemplares que receberam no início do primeiro semestre, pois os livros didáticos desse segmento são todos consumíveis. No entanto, frisamos que os pais/responsáveis devem ser orientados a não descartar os livros pois eles poderão ser requisitados pelo professor para eventual reposição de conteúdos em defasagem pelo aluno;

    2. Anos Finais: todos os livros deverão ser recolhidos, pois são reutilizáveis, o controle da devolução dos livros didáticos deve ser realizado à medida que os alunos entregam os exemplares à escola para reutilização no ano seguinte;

    3. Ensino Médio: o prazo de validade dos atuais livros do Ensino Médio foi estendido, portanto, serão reutilizados em 2021 o que implica promover o devido recolhimento das obras das três séries para utilização no próximo ano letivo. Exceção para os títulos de Sociologia, Filosofia e Arte;

    4. PNLD Literário: os livros do aluno enviados são reutilizáveis, portanto, deverão ser recolhidos para reutilização de novos alunos em 2021;

    5. Manual do Professor: tanto dos livros didáticos como do literário deverão ser recolhidos para que os regentes das novas turmas de 2021 possam reutilizá-los;

    6. Braille: Os livros didáticos adaptados para Braille são materiais reutilizáveis. Dessa forma, os livros em posse de alunos e professores deverão ser devolvidos às escolas ao final do ano letivo.

2. Assunto: Educação das Relações Étnico-Raciais – Novembro é o mês da Consciência Negra! 

    Estamos em novembro, o mês da Consciência Negra, um momento em que precisamos debater e refletir sobre o sentido de 20 de novembro ser a data escolhida pelo Movimento Negro como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Tópicos como a violência contra negros, o que foi a escravidão e suas consequências, a inserção do negro na sociedade brasileira, o reconhecimento dos descendentes africanos e seu protagonismo na construção da sociedade brasileira, entre outros temas, são pontos de discussão que integram as diversas atividades culturais e de debates que compõem o dia e a semana de 20 de novembro, bem como todo o mês, de modo a promover a consciência negra e beneficiar a convivência entre todos

    A escola é um espaço de compreensão das diversidades e pluralidades identitárias e culturais, tendo as Leis Federais n° 12.519/2011 (que institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra) e n° 10.639/2003 (que torna obrigatória a temática “História e Cultura Afro-Brasileira” nos currículos escolares de todo o país, bem como a inclusão no calendário escolar do dia 20 de novembro como o “Dia Nacional da Consciência Negra) como referenciais legais para planejar, no período de novembro, diversas atividades e projetos a fim de celebrar a luta dos afrodescendentes por condições de respeito e igualdade.

    Considerando a importância de que todos os componentes curriculares garantam o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira durante todo o ano letivo, em cumprimento à Lei n° 10.639/2003, as ações escolares que integram a programação nesse período se caracterizam como espaços de culminância, momento no qual os estudantes terão a oportunidade de compartilhar com toda a escola os resultados obtidos e experiências vividas durante os trabalhos por eles desenvolvidos no decorrer do ano escolar, com o objetivo de suscitar a consciência negra dentro de sua comunidade.

     Esse ano, em particular, para evitar a disseminação da Covid-19, estudantes do Brasil inteiro realizaram seus estudos em casa. No Estado de São Paulo, a Secretaria da Educação preparou o material “Aprender Sempre” para apoiar os estudantes neste momento. Nele existem diversas atividades organizadas com a intenção de ajudar os estudantes a desenvolverem habilidades que 8 contribuem para a difusão da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). O desenvolvimento dessas atividades culminou em resultados com potencial para serem compartilhados no dia, semana e mês da Consciência Negra. Algumas das atividades do material “Aprender Sempre” que contemplam a temática ERER são:

     • Ensino Fundamental – 7º Ano – Língua Portuguesa – Vol. 3: Sequência de Atividades 1, Aulas 4 e 5;

     • Ensino Fundamental – 7º Ano – Língua Portuguesa – Vol. 3: toda a Sequência de Atividades 2;

     • Ensino Médio – 1ª Série – Língua Portuguesa – Vol. 2: Sequência de Atividades 2, Aula 2 (exercícios 9, 10, 11 e 12);

     • Ensino Médio – 3ª Série – Língua Portuguesa – Vol. 1: Atividades 3, 4, 5 e 12;

    • Ensino Médio – 3ª Série – Língua Portuguesa – Vol. 3: Sequência de Atividades 2, Aula 6.

    Além do material “Aprender Sempre”, o desenvolvimento das habilidades do Currículo Paulista nos componentes curriculares de todas as áreas de conhecimento fomenta ações de respeito aos Direitos Humanos e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sendo a divulgação dos resultados dessas ações no dia, semana e mês da Consciência Negra, fundamental para a promoção de uma cultura antirracista na escola.

    Assim, um olhar aprofundado nos objetos de conhecimento e unidades temáticas dos componentes de todas as áreas de conhecimento do Currículo Paulista permite visualizar a promoção da ERER por meio do estudo da história da África e dos africanos, da luta dos negros no Brasil, das culturas negra e afro-brasileira, do negro na formação da sociedade brasileira etc.

     Outro ponto a ser difundido nas ações de culminância durante a programação da Consciência Negra na escola são os conteúdos trabalhados ao longo do ano letivo e que englobam:

     •os temas contemporâneos transversais ‘Educação em Direitos Humanos’ e ‘Educação das Relações Étnico-Raciais e Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena’;

     •o ensino da arte, da literatura e de histórias brasileiras;

    • a superação da visão de mundo que coloca o europeu como o único protagonista da história do homem e a Europa como elemento fundamental na constituição da sociedade moderna, reconhecendo os negros também como protagonistas históricos na produção do conhecimento científico e tecnológico da humanidade, com suas incontáveis contribuições nas áreas social, econômica e política;

     •os vídeos produzidos na participação do Festival Afro Minuto – Flink Sampa 2020 etc.

     Vale lembrar que esse período, destinado a tomada de consciência das desigualdades e violência contra a população negra, que ainda perduram em nossa sociedade, também é um momento de reflexão a ser considerado nos espaços de privação de liberdade. Portanto, os roteiros de estudos desenvolvidos nas escolas vinculadoras do Programa Educação nas Prisões e Atendimento Socioeducativo servirão de instrumentos para a fomentação de ações voltadas a esta temática.

    Ressaltamos que os protocolos de higiene e distanciamento social voltados para a prevenção da Covid-19 devem ser respeitados durante as atividades escolares de culminância que irão compor a programação da Consciência Negra no mês de novembro e que serão organizadas de modo que estudantes possam interagir, discutir e atuar de forma colaborativa.

     Dessa forma, esperamos que a apresentação das atuações voltadas para ERER em sua escola celebrem as atividades do mês da Consciência Negra de modo que este seja um momento de diálogo e reflexão sobre racismo, discriminação, igualdade social e cultura afro-brasileira, promovendo fóruns, debates, oficinas e mostras artísticas que busquem valorizar a cultura africana

3. Assunto: Solicitações adicionais de entregas do Aprender Sempre Volume 3

     Informamos que a Diretoria de Ensino não recebeu reserva técnica desse material e que após período de remanejamentos, via DE ou entre as escolas, constatamos que ainda temos unidades com falta de cadernos, principalmente, 6º, 7º e 9º anos.

     Solicitamos atenção ao comunicado recebido nesta data e em caso de situação 1 (quando há divergências entre quantitativos de materiais entregues e materiais previstos na Guia de Remessa) a unidade deverá enviar documentos comprobatórios para o e-mail delimnpe@educacao.sp.gov.br para que possamos encaminhar ao e-mail do programa.

COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA/COPED 2020- Nº 182

São Paulo, 09 de novembro de 2020.

Prezados Dirigentes de Ensino, Supervisores de Ensino e equipes dos núcleos pedagógicos,

Em complemento ao Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria/COPED 2020 – nº 132 (https://drive.google.com/file/d/1Bc_-QNZI_G-3Ebp2xfQy-diY62qRpb96/view), enviamos a seguir orientações com o intuito de esclarecer às unidades escolares e Diretorias de Ensino sobre solicitações de entregas de cadernos do aluno e do professor Aprender Sempre – Volume 3.

Primeiramente, destacamos que há duas principais categorias de dificuldades que estão sendo relatadas para a SEDUC em relação às entregas dos materiais impressos:

1. Divergências entre quantitativos de materiais entregues e materiais previstos na guia de remessa: nas situações em que houver diferença entre o quantitativo de materiais recebidos pela unidade escolar ou Diretoria de Ensino e o registrado na guia de remessa da entrega, a situação deverá ser reportada para o e-mail  do programa, com a Guia de Remessa e os apontamentos feitos sobre a divergência. Nesses casos, a contratada será notificada para resolver os problemas identificados e entrará em contato com a escola para confirmação das faltas apontadas.

2. Pedidos de complementação de entregas: a ordem de fornecimento foi realizada com base nas matrículas informadas pelas escolas em agosto de 2020. É possível que em alguns locais possa ter ocorrido alteração do número de alunos para mais ou para menos. Em situações em que os quantitativos de materiais entregues estão de acordo com o previsto na Guia de Remessa, não será possível realizar a complementação de entregas, pois os mesmos não chegariam em tempo de serem utilizados de forma efetiva até o término do ano letivo. Nesses casos, em que a quantidade de materiais impressos é inferior ao necessário para atender aos estudantes e professores da escola – por exemplo, caso tenha havido aumento no número de matrículas ao longo do ano – a primeira ação a ser realizada pela Diretoria de Ensino é realizar o remanejamento entre escolas, identificando sobras e transferindo-as para as escolas que não tiverem o quantitativo suficiente para atender a todos os estudantes e professores. Caso mesmo após o remanejamento nem todas as escolas consigam atender à sua demanda, podem utilizar os recursos do PDDE Paulista para a impressão dos materiais para a complementação.

O fornecedor está entrando em contato com as escolas para confirmar em quais casos houve falta com relação ao que havia sido solicitado (Categoria 1 – quando há divergências entre quantitativos de materiais entregues e materiais previstos na Guia de Remessa).

Solicitamos que o conteúdo deste comunicado seja amplamente divulgado para as unidades escolares sob sua jurisdição.

4. Assunto: V Mostra Virtual de Sustentabilidade 2020 

     Solicitamos que seja divulgado aos professores o regulamento, anexo I, da V Mostra Virtual de Sustentabilidade promovida pela Diretoria de Ensino da Região de Limeira.

     As escolas estaduais realizaram excelentes trabalhos de Sustentabilidade com foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e nós, interlocutores, convidamos as equipes escolares a compartilharem Boas Práticas através da V Mostra Virtual de Sustentabilidade.

     Para participar, a escola deverá enviar seu Pitch (vídeo) até 30/11/2020, impreterivelmente, através do link especialmente criado. Neste link é importante que se preencha o nome completo dos membros da equipe da escola para a confecção do Certificado de participação. O Regulamento completo segue em anexo.

     Nos dias 24 a 26/11 realizaremos através dos ATPC da DE a formação desta Mostra de Sustentabilidade.

     Em caso de dúvidas entrar em contato com os Interlocutores de Educação Ambiental e Saúde do NPE: Carine, Ângelo, Nidia, Maria Emilia e João pelos telefones (19) 3404-2958 ou (19) 3404-2957.

     Segue o link para o envio do Pitch (vídeo): https://forms.gle/jMKVTKT2EkeXUL4T6 

5. Assunto: Vestibular UNESP 2021

     Conforme informado anteriormente, por meio do comunicado de 28.09.20, as inscrições para o Vestibular da UNESP estão abertas até 27/11.

Este ano NÃO TEREMOS VOUCHER EM PAPEL.

Assim, o desconto de 75% na taxa de inscrição será gerado automaticamente pelo sistema da VUNESP. O valor com desconto é de R$ 42,50.

   O aluno que está cursando o 3º ano do Ensino Médio (Regular, Integral, EJA) com interesse em concorrer às vagas da UNESP, precisará acessar o site da VUNESP e preencher todos os dados como: nome, data de nascimento, RA, etc.

    Caso ocorra algum problema, entrar em contato com o Disque Vunesp, (11) 3874-6300 ou e-mail vunesp@vunesp.com.br.

    Site da VUNESP.: https://www.vunesp.com.br/VNSP2006 

    Segue mais um vídeo sobre a divulgação do Vestibular UNESP 2021, lançado no YouTube: https://www.youtube.com/ 

6. Assunto: IV Seminário Estadual de Redução de Riscos e Desastres (ERRD) 

     Convidamos os professores, equipes gestoras e estudantes a participarem do  IV Seminário Estadual de Redução de Riscos e Desastres (ERRD) que  acontecerá nos dias 10 e 11 de novembro de 2020, das 14h00 às 16h30, nos seguintes links: facebook https://www.facebook.com/defesacivilestadual YOUTUBE : https://www.youtube.com/channel/UChJSCR-IV8l7j9XAbLNGCGw.

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Rede de Suprimentos 

     Prezados Diretores, segue abaixo o Comunicado referente a Rede de Suprimentos para o mês de Novembro.

     COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA / CISE 2020 – Nº 180

     Prezados (as) Diretores de Escolas.

     Por meio do presente comunicado, temos a informar o que segue:

     1.        A Rede de Suprimentos estará aberta para todas as escolas e diretorias.

     2.     Segue abaixo as datas de abertura por LOTE/POLO:

    PERÍODO DE COMPRAS

    Novembro/2020

    LOTE / POLO         PERIODO DOS PEDIDOS

    Lote 1-A,                     16 a 21/11/2020

    Polo 4, 5-B, 6

     3.    As famílias disponíveis para compra são: Papelaria, alimentício, higiene e limpeza;

     Posto isto, as dúvidas deverão ser encaminhadas ao e-mail: RedeSuprimentos@fde.sp.gov.br 

    Nosso Polo é o 5-B então a Rede estará disponível de 16 a 21/11/2020. 

 

Núcleo de Compras e Serviços – NCS 

Fone 3404.2945/2946 (Sandra) – delimncs@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Limpeza Escolar 

     Senhores Diretores

     Comunicamos que as Unidades Escolares atendidas atualmente pelas Empresas TOPService e Destake nos serviços de limpeza escolar, bem como a EE Jardim dos Ipês e EE Antônio de Queiroz, que serão realizadas visitas de empresas interessadas no Pregão 001/2020.

    As visitas ocorrerão entre o dia 09/11/2020 até o dia 18/11/2020 no período da 08h00 ás 15h00, lembrando que o representante da empresa deverá ser acompanhado por um funcionário da Unidade Escolar. Durante a Visita o responsável deverá dar acesso a todas as dependências da Escola e sanar as dúvidas dos Licitantes. 

     Ao final da visita o responsável da Unidade deverá carimbar e assinar o “Atestado de Visita”, favor colocar o carimbo da escola e do responsável pela assinatura.

     Qualquer dúvida e para demais orientações nos envie um e-mail: delimncs@educacao.sp.gov.br 

 

A Diretoria de Ensino de Limeira, em nome da Dirigente Regional de Ensino e Supervisores, reitera os agradecimentos da Coordenação Estadual do Prêmio Gestão Escolar-2020 à equipe escolar da EE Professora Margarida Paroli Soares e enaltece a relevância e a qualidade do Relato de Experiência produzido e apresentado pela escola, o que a fez classificar-se entre os 91 melhores trabalhos selecionados na Etapa 1 (em um total de 634 trabalhos inscritos).

Parabéns à Direção da escola que mobilizou seus membros para a excelente participação.

 

Atenciosamente,

Jacqueline de Fátima Duarte Veiga e Souza

Dirigente Regional de Ensino