COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 08.10.2021 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 08.10.2021 

 

NÚCLEO DE APOIO – NA 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br

 

  1. Assunto: Avaliação de Fluência Leitora 

Senhores Diretores,

Conforme Comunicado DERLIM de 29.09.2021, solicitamos o preenchimento dos dados sobre organização da Avaliação de Fluência Leitora para estudantes matriculados no 2º, 3º e 6º anos do Ensino Fundamental no link abaixo,

http://bit.ly/avaliacaofluencialeitora 

Avaliação de Fluência Leitora – DERLIM

Acompanhamento da avaliação de fluência leitora para o 2º, 3º e 6º ano.

bit.ly

  

Ressaltamos que o prazo se encerra hoje, dia 08.10.2021 (sexta-feira). 

 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM II DE 08.10.2021 

 

 

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1. Assunto: Envio de Novo Regimento Escolar para aprovação na Diretoria de Ensino de Limeira 

 

Público-alvo: Escolas da rede estadual que oferecerão o curso de Ensino Médio em 2022.

 

Prazo para envio: 29 de outubro de 2021, nos termos da Deliberação CEE 203 de 2021.

 

 

Prezados Diretores,

A homologação do Currículo Paulista trouxe para cada unidade escolar mudanças significativas que já podem ser percebidas nas práticas pedagógicas e de gestão do cotidiano. Estas mudanças e as novas perspectivas geradas para o processo ensino-aprendizagem necessitam, neste momento, de serem disciplinadas e formalizadas nas normativas e regramentos próprios de cada escola, em documento que já temos e conhecemos – O Regimento Escolar.

Porém, o Regimento Escolar que está em vigor em cada escola precisa atualizar-se para contemplar a riqueza de informações, premissas, princípios e procedimentos da nova orientação curricular.

Essa nova orientação curricular não acarreta mudanças somente na redação do Regimento Escolar, mas promove revisões também na Proposta Pedagógica, nas matrizes curriculares e nos Planos de Gestão das unidades… Ao se reescrever o Regimento, também estamos alterando a Proposta Pedagógica…

Para cada documento a ser reelaborado/revisado, haverá um prazo oportuno para o envio pelas escolas e para a análise desta Diretoria de Ensino, porém a aprovação de novo Regimento Escolar para as escolas que ofertarão o novo Ensino Médio em 2022 deve ser providenciada de imediato para que se atendam as determinações legais e as diretrizes do Novo Ensino Médio, nos termos dos artigos 35 e 36 da LDB 9394/96, com relevância à oferta dos diferentes arranjos curriculares compostos pela Base Nacional Comum Curricular e Itinerário Formativos.

As escolas que se encontrem neste cenário devem atender ao prazo legal estabelecido pelo artigo 1° da Deliberação CEE 203 de 2021 para a aprovação e a entrada em vigor dos Regimentos Escolares, conforme segue:

“Excepcionalmente, para o presente ano, o prazo previsto no artigo 3° da Deliberação CEE 144 de 2016, fica prorrogado até o último dia útil de outubro de 2021 apenas para as instituições que tenham Ensino Médio em funcionamento ou em processo de autorização”.

Lembramos que o Regimento Escolar é um documento administrativo e normativo da unidade escolar que, fundamentado na Proposta Pedagógica, estabelece a organização e o funcionamento da escola e regulamenta as relações entre os participantes do processo educativo.

Ele deve ser elaborado de acordo com as normas estabelecidas pelo Conselho Estadual de Educação e demais atos normativos. (Artigo 5º da Deliberação CEE nº 138/2016).

A Seduc, com a representatividade de Supervisores de Ensino de várias Diretorias, construiu, ao longo das últimas semanas, dois materiais para subsidiar a elaboração do Novo Regimento Escolar, materiais estes disponibilizados no Boletim Semanal Subsecretaria 352 de 6 de outubro de 2021 e que se encontram nos anexos, conforme segue:

Anexo 1: Proposta de redação do Regimento já bastante avançada e “robusta” que contempla uma possibilidade de escrita a todos os itens que devem conter um Regimento Escolar. Todos os temas/ assuntos/itens foram revisitados e atualizados e não se referem ao Novo Ensino Médio de forma isolada, mas contemplam as mudanças que ocorreram também nas outras etapas de ensino, nas formas de avaliação, protagonismo, relações de convivência, dentre outros.

O texto, nesta sugestão apresentada, está claro e preciso; contém conceitos conjunturais, ordem lógica e apresenta os assuntos agrupados.

Deve estar evidente para cada unidade escolar que os temas que não fizerem referência ao cenário próprio daquela unidade devem ser desconsiderados e os artigos, então, renumerados (por exemplo, se a escola não oferece a etapa da Educação Infantil, a menção a ela não deve aparecer no seu Regimento).

Anexo 2: Orientações mais gerais que fundamentam a escrita do referencial proposto no anexo 1. Caso a escola queira acrescentar algo ao que está proposto no referencial disponibilizado, saberá em quais legislações deve efetuar a consulta.

Finalizamos com a consideração de que o Regimento Escolar a ser enviado pela escola será apreciado pela Supervisão de Ensino, nos termos das legislações vigentes e, se de acordo, aprovado pelo Dirigente Regional de Ensino, com Portaria DRE publicada no Diário oficial do Estado de São Paulo.

Havendo dúvidas, pode-se consultar o Supervisor da unidade escolar. Propomos  que o documento seja enviado ao e-mail delim@educacao.sp.gov.br para apreciação inicial nesta Diretoria de Ensino, no prazo previsto.

 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM III DE 08.10.2021 

NÚCLEO DE APOIO – NA 

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EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

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1. Assunto: PDF dos Documentos para renovação de CUIDADOR até as 18h 

 Prezado Gestor,

        A Supervisão responsável pela Educação Especial necessita receber a documentação dos alunos que possuem cuidador em 2021. Sabemos que houve contato anterior com a mesma solicitação pelo  Núcleo de  Compras e  Serviços da Diretoria, porém,   precisamos que enviem também para os e-mails aparecido.lima@educacao.sp.gov.br  e valdineia.olivatto@educacao.sp.gov.br    com arquivo PDF  do Check List abaixo,  para termos um banco de dados para atendimento de  posteriores solicitações , além de cumprimento do prazo de renovação dos contratos vigentes.

        Necessitamos do atendimento ao solicitado no dia de hoje (08/10), até às 18h.  

Pedimos a gentileza de nos mandarem os documentos   em arquivo PDF que já constam nos prontuários dos alunos:

  1. Anexo I – check list  (Preencher todos os campos e ticar os itens do check list e assinado pelo Diretor  e colocar número de folhas do expediente )
  2. Anexo II – ofício da escola (assinado pelo Diretor)
  3. Anexo III – questionário individual (assinado pelo Diretor e responsável pelo aluno)
  4. Anexo IV – termo de ciência e responsabilidade  
  5. Laudo Médico com CID 
  6. Declaração do responsável com aceite de PAE (Profissional de Apoio Escolar) escrita de próprio punho pelo responsável e assinado
  7. Ficha cadastral do aluno (matrícula) 
  8. Cadastro SED com a deficiência.  

Qualquer dúvida favor enviar email para  aparecido.lima@educacao.sp.gov.br  e valdineia.olivatto@educacao.sp.gov.br

COMUNICADO DERLIM DE 08/10/2021

 

DIRIGENTE/GABINETE 

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EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

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1. Assunto: Alteração Calendário Escolar 

 

Tendo em vista o Decreto DECRETO Nº 66.078, DE 4/10/2021, que suspende o expediente das repartições públicas estaduais nos dias 11 de outubro e 1º de novembro de 2021, e considerando a Resolução Seduc 36, de 12/03/2021, assim como o disposto nos parágrafos 1º e 2º do artigo 1º da Resolução Seduc 83, de 10/11/2020, as unidades escolares deverão proceder à alteração do Calendário Escolar, de forma a garantir o cumprimento mínimo dos 200 dias letivos para o ano de 2021.

A alteração do calendário escolar deverá ser elaborada pelo Conselho de Escola e ser inserido na plataforma “Secretaria Escolar Digital” – SED para aprovação do diretor da unidade escolar até o dia 19/10/2021. Após aprovação, o calendário escolar deverá ser submetido à manifestação do Supervisor de Ensino da unidade escolar e posterior homologação do Dirigente Regional de Ensino.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Ainda dá tempo de participar do Festival Afro Minuto 2021! 

Promovido pela Flink Sampa, o concurso de vídeo tem como tema a vida e obra do escritor Lima Barreto, homenageado da Sexta Edição do Festival Afrominuto 2021. Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino matriculados no Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais; Ensino Médio e EJA podem participar com a produção do vídeo tendo como referências a trajetória, obra literária, inovação e protagonismo de Lima Barreto até o dia 18/10/2021.

2. Assunto: AAP 3/ 2021 – Orientações complementares

Com o objetivo de apoiar os estudantes em sua aprendizagem e subsidiar a equipe gestora e os professores em suas ações pedagógicas, informamos que a Avaliação da Aprendizagem em Processo do 3º bimestre – AAP 3 para os estudantes que não conseguiram realizá-la estará disponível na Plataforma CAEd no período de 13/10/21 até 03/11/21. As avaliações poderão ser acessadas pelos estudantes remotamente ou nas unidades escolares.

Esta é uma oportunidade para a escola e para os estudantes verificarem o desenvolvimento das habilidades essenciais para a continuidade da sua trajetória educacional.

3. Assunto: EDUCA-SP – Divulgação da Feira de Profissões Virtual 

UNIEXPO ON-LINE – Feira de Profissões Virtual é um evento gratuito organizado pela Teenager, com atividades que proporcionam o contato entre os estudantes do Ensino Médio, as instituições de Ensino Superior e as diversas áreas de atuação profissional.

Feira de Profissões Virtual contará com palestras ao vivo, bate-papos com profissionais, apresentação dos cursos superiores, dicas e informações sobre o ENEM e os VESTIBULARES, além da exposição das universidades por meio dos diversos conteúdos disponíveis nos stands virtuais.

Durante o evento, os participantes recebem informações sobre o funcionamento dos cursos universitários, a grade curricular, o sistema de avaliação e a metodologia de ensino. Além dos conteúdos sobre formação universitária, os visitantes também recebem informações sobre mercado de trabalho e carreira: salário médio, onde se pode trabalhar, o dia a dia da profissão, desafios.

Pensando nos maiores influenciadores dos jovens, o evento também disponibiliza uma programação exclusiva para Pais e Educadores. Tudo isso em uma plataforma personalizada, dinâmica e segura.

Evento gratuito 

Data e horário: 21 de outubro (quinta-feira) das 14h às 19h.

Público convidado: alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio, cursos técnicos e pré-vestibulares, além de pais e educadores.

Inscrições: a partir de 05/outubro no site: uniexpo.com.br 

Lembrando que cada visitante deve fazer a sua inscrição individual, utilizando seu Gmail ou conta Google para ter acesso à plataforma (pelo computador ou celular). 10

Segue a pasta  UNIEXPO – material divulgação – Google Drive  com instruções para receber o kit divulgação para escola e orientações de como se inscrever e para participar da Uniexpo on-line. 

4. Assunto:Programa Aprender Valor

Começaram os Projetos Escolares do Programa Aprender Valor!

Os Projetos Escolares oferecidos pelo Aprender Valor têm como objetivo o ensino transversal e integrado da Educação Financeira. Isto é, a proposta é que esse tema seja trabalhado junto aos o- bjetos de conhecimento dos diferentes componentes curriculares.

Convidamos todos para assistir o evento Aprender Valor| Aplicação de Projetos – passo a passo, o qual apresenta o passo a passo para aplicação dos projetos, auxiliando os envolvidos nessa etapa importante!

Esse evento está disponível no link (1) Aprender Valor| Aplicação de Projetos – passo a passo – YouTube, do canal do Banco Central do Brasil, no YouTube.

Segue abaixo a minutagem do evento Aprender Valor | Aplicação dos projetos – passo a passo, que foi transmitido em 30/set.

Fábio Teixeira 

1. Cadastrar professor e alocar professor em turma

▶️https://youtu.be/pAKbZQs72Us?t=396

2. Biblioteca de projetos

▶️https://youtu.be/pAKbZQs72Us?t=878

3. Projetos selecionados

▶️https://youtu.be/pAKbZQs72Us?t=1990

4. Registro das aulas

▶️https://youtu.be/pAKbZQs72Us?t=2237

5. Avaliação de projetos

▶️https://youtu.be/pAKbZQs72Us?t=2799

Melissa Moraes e Fábio Teixeira 

1. Notícias na plataforma

▶️https://youtu.be/pAKbZQs72Us?t=3610

2. Quando iniciar a aplicação dos projetos? É necessário concluir a formação antes?

▶️https://youtu.be/pAKbZQs72Us?t=3939

3. Quantos professores podem aplicar os mesmos projetos?

▶️https://youtu.be/pAKbZQs72Us?t=4114

Agradecemos o empenho e a dedicação de todos os envolvidos na aplicação dos projetos escolares!

Contamos com a participação de todos.

5. Assunto: Programa Alfabetização Ambiental

O Programa Alfabetização Ambiental é uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), haja vista a incumbência do Poder Público na responsabilidade de promover a educação ambiental formal e não formal em todos os níveis de ensino – artigo 225 da Constituição Federal – e de promover a Política Estadual de Educação Ambiental, instituída pela Lei nº 12.780/2007 e regulamentada pelo Decreto nº 63.456/2018, que coloca a Educação Ambiental como componente essencial e permanente da educação, devendo estar presente em âmbito estadual e municipal, de forma articulada e continuada, em todos os níveis e modalidades dos processos educativos.

Dando continuidade as ações de formação, o 5º Diálogo está previsto para o dia 19 de outubro de 2021, das 14h00 às 15h00, nos Canais Desenvolvimento Profissional 2 e Professor da Rede Municipal. O encontro terá como foco a abordagem teórica da linha temática de Resíduos Sólidos.

O Diálogo é direcionado aos PCNP de todas as áreas, em especial dos Anos Iniciais e das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, inclusive Interlocutores de Educação Ambiental; Professores das redes estadual e municipal; Professores Coordenadores, Diretores e Vice-Diretores das unidades escolares.

Os Diálogos já realizados podem ser acessados, juntamente com os materiais de apoio, via Repositório do CMSP:

No dia 23 de fevereiro de 2021, deu-se início ao 1º Diálogo sobre o Programa Alfabetização Ambiental – Edição 2021, via CMSP, que retomou o seu contexto e apresentou as duas linhas temáticas que serão trabalhadas neste ano: Conservação da Biodiversidade e Resíduos Sólidos. A 1ª apresentação pode ser consultada pelo link. Centro de Mídias SP (educacao.sp.gov.br)

No dia 27 de abril de 2021, houve o 2º Diálogo. A apresentação foi relacionada a temática Resíduos Sólidos. A 2ª apresentação pode ser consultada pelo link. Centro de Mídias SP (educacao.sp.gov.br)

No dia 24 de junho de 2021, houve o 3º Diálogo, em continuidade da temática sobre Resíduos Sólidos. A 3ª apresentação pode ser consultada pelo link. Centro de Mídias SP (educacao.sp.gov.br)

No dia 17 de agosto de 2021, houve o 4º Diálogo. A temática trabalhada foi sobre Biodiversidade, com compartilhamento de boas práticas. A 4ª apresentação pode ser consultada pelo link. Centro de Mídias SP (educacao.sp.gov.br)

6. Assunto: 1º Relatório do Conselho Estadual do Grêmio Estudantil

No dia 16 de setembro de 2021 ocorreu a primeira reunião ordinária do Conselho Estadual do Grêmio Estudantil para socialização das discussões realizadas em nível de Unidades Escolares, Regional (Diretorias de Ensino) e Polo (Conselhos Regionais), a partir de questões sugeridas pelo CGPED, dentre outras pertinentes as ações do Grêmio Estudantil.

Dessas discussões resultou em um relatório que segue o link 1ª Reunião Conselho Estadual do Grêmio Estudantil – Devolutiva aos gremistas – 2021.pdf – Google Drive

7. Assunto: OBMEP 16ª edição – 2ª Fase – Divulgação dos Locais das Provas 

Atenção: Professores, Coordenadores e PCNP de Matemática! 

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Dando continuidade ao calendário nacional de 2021, informamos que a partir do dia 07 de outubro, as escolas terão acesso exclusivamente no link OBMEP aos locais de aplicação das provas referentes à 2ª Fase.

Entre 08 de outubro 18 de outubro será o período para as escolas solicitarem prova em trânsito e transferência pelo site OBMEP.

Lembramos que a Prova da 2ª Fase será realizada no dia 06 de novembro às 14h30min (horário de Brasília) e reforçamos que os organizadores estão tomando todas as medidas para assegurar que aplicadores, fiscais e estudantes recebam as condições necessárias para a realização das provas, seguindo os protocolos de prevenção à Covid. Importante solicitar que os estudantes cheguem aos locais das provas com a máscara! 

 

 

 

Solicitamos ampla divulgação. 

 

8. Assunto: Prorrogação das inscrições para o Vestibular da UNESP 2022 

Informamos que as inscrições para o Vestibular da UNESP 2022 foram prorrogadas e todos os alunos da rede pública estadual que concluirão a 3ª série do Ensino Médio em 2021, inclusive da EJA/CEEJA, poderão se candidatar ao Vestibular, com desconto de 75% na taxa de inscrição.

Ao ingressar na UNESP, os alunos de baixa renda também podem contar com vários programas de apoio de permanência na universidade, tais como: auxílio-alimentação, moradia estudantil, bolsa-manutenção etc.

Acessando o site da VUNESP (UNESP – Vestibular 2022 | Universidade Estadual Paulista – UNESP (vunesp.com.br), é necessário preencher todos os dados da ficha de inscrição, inclusive o RA para que o sistema da instituição possa gerar automaticamente o boleto bancário com o referido desconto.

Segue abaixo o cronograma:

• Período de inscrição: até 13/10/2021, às 16 horas

Segue link Guia de Profissões – Vestibular 2022 – Unesp – Universidade Estadual Paulista – Portal do Guia das Profissões on-line para que você possa conhecer melhor todos os cursos gratuitos oferecidos pela UNESP.

9. Assunto: Projeto de Educação e Cultura 2021 #EuFaçoParte

Projeto de Educação e Cultura (P.E.C.) 2021 é uma parceria da Secretaria de Ensino de Lençóis Paulista com a Lwart e a NTICS Projetos. O programa, gratuito, visa envolver escolas de todo o Brasil atuando na educação com ênfase em consciência ambiental e práticas sustentáveis, baseando-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Em 2021, o projeto oferecerá oficinas e workshops para estudantes e professores, culminando na premiação de Projetos Ambientais desenvolvidos por grupos de até 4 (quatro) estudantes e 1 (um) educador. Os estudantes participantes devem ter entre 13 e 18 anos e estar cursando os Anos Finais do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. Neste ano, serão enfatizados os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 – Educação de qualidade; ODS 6 – Água potável e saneamento; ODS 12 – Consumo e produção responsáveis; ODS 15 – Vida terrestre; e ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.

Para participar, os estudantes devem frequentar as três oficinas previstas pelo programa e, ao final, encaminhar um projeto ambiental, com foco em sustentabilidade, por meio do site P.E.C – Programação de Educação Cultural (ntics.com.br) do evento. As oficinas voltadas aos estudantes ocorrerão nos seguintes dias:

1) Abertura + Oficina 1. Tema: Meio Ambiente (20/10)

2) Oficina 2. Tema: Feira de Ideias (27/10)

3) Oficina 3. Tema: Construindo um Projeto (03/11)

workshop de capacitação, voltado aos educadores, foi realizado em 29/09 e pode ser conferido na íntegra por meio do seguinte endereço eletrônico (1) PEC Lwart #EuFaçoParte | Workshop para Educadores, Mentores e Embaixadores | 15h – YouTube. A inscrição para as oficinas pode ser realizada por meio do seguinte formulário (PEC Lwart | Inscrição Oficinas (google.com).

10. Assunto: Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT) – Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas 2021 

No dia 08 de outubro de 2021 foi transmitido pelo canal da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Previdência, o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas escolas, em que foi trabalhada a temática sobre Bullying Escolar, a referida palestra está disponível no link DNSSE 2021 – CONCURSO CULTURAL — Português (Brasil) (www.gov.br).

Orientamos que as escolas assistam a palestra e divulguem o Concurso Cultural 2021 dentro desta temática, nas categorias desenhos, frases, redação e vídeo, que podem ser submetidas para inscrição até o dia 24/10/2021 pelos estudantes, desde os anos iniciais até o ensino médio. O regulamento do concurso está disponível no link DNSSE 2021 – CONCURSO CULTURAL — Português (Brasil) (www.gov.br).

Além da palestra que está disponível no Youtube, há orientações e materiais de apoio que os professores podem trabalhar com os estudantes sobre Bullying, disponível no link Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas 2021 — Português (Brasil) (www.gov.br).

11. Assunto: Ciclo de debates sobre Educação em Direitos Humanos no Estado de São Paulo – on-line 

Comissão Estadual de Educação em Direitos Humanos do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana – CONDEPE, realizará entre outubro e novembro o Ciclo de Debates sobre Educação em Direitos Humanos no Estado de São Paulo. 

De acordo com os organizadores, o objetivo do evento é “promover a reflexão e debater as experiências desenvolvidas na área da Educação em Direitos Humanos pelos órgãos públicos e organizações da sociedade civil do estado de São Paulo e construir ações que promovam a integração e o fortalecimento da educação em direitos humanos no estado de São Paulo”.

O evento acontecerá nos dias 21 de outubro, 4, 11 e 24 de novembro de 2021, das 17h às 19:30h, será on-line e transmitido pelo youtube da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. O Ciclo está direcionado a servidores públicos, educadores sociais, estudantes, familiares e defensores dos direitos humanos. Não é necessário fazer nenhum tipo de inscrição. No dia do evento, será compartilhado um link para que o participante cadastre seus dados e receba um certificado de participação naquele painel.

Segue o link (1) Defensoria SP – YouTube de acesso à página do youtube da Defensoria Pública.

No dia 21 de outubro ocorrerá o painel Educação Básica e Educação em Direitos Humanos, do qual participará Naomy de Oliveira Ramos, representante da Secretaria da Educação, diretora do DEPEC – Departamento de Programas de Formação e Educação Continuada da EFAPE – Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo.

A programação completa pode ser vista no Evento CONDEPE – programação.gif – Google Drive

12. Assunto: Programa Escola + Segura em ERRD (Reunião de trabalho e convite para a culminância). 

Informamos às 91 Diretorias Regionais de Ensino que no dia 06 de outubro de 2021, via Centro de Mídias de Educação de São Paulo (CMSP), foi transmitida a Reunião de Trabalho sobre o Programa Escola + Segura em ERRD, voltada aos Professores Coordenadores das unidades escolares. A reunião faz um resumo das trilhas formativas realizadas pelo programa, apresenta algumas propostas de intervenção voltadas à Redução de Riscos e Desastres (RRD) e explica como realizar um diagnóstico socioambiental da unidade escolar, encorajando a elaboração de projetos locais de RRD.

Ressaltamos que o Programa Escola + Segura está estruturado em três frentes de atuação: 1) Educação em Redução de Riscos e Desastres – ERRD, 2) Alerta sobre riscos de desastres e 3) Protocolo de Proteção à vida. Dentre os objetivos gerais do Programa, destacamos: fortalecer a educação para redução de riscos e para resiliência; proteger os estudantes e a comunidade escolar contra riscos e desastres; e garantir o planejamento de ações pedagógicas junto à comunidade escolar em face dos possíveis perigos e/ou adversidades.

A Reunião de Trabalho pode ser acessada na íntegra por meio do link (1) 05/10/21 – Reunião de Trabalho Programa Escola + Segura em ERRD – YouTube. O PowerPoint elaborado, que pode ser utilizado em ATPC nas unidades escolares, está disponível no repositório do CMSP, por meio do link Centro de Mídias SP (educacao.sp.gov.br).

Reiteramos também o convite para que as escolas formulem projetos voltados à Redução de Riscos e Desastres, envolvendo estudantes e demais sujeitos da comunidade escolar. Projetos já finalizados, em andamento ou em fase de planejamento podem ser inscritos por meio do formulário Programa Escola + Segura em ERRD – Projetos desenvolvidos (google.com).

Alguns desses projetos serão selecionados para participar da Culminância do Programa Escola + Segura em ERRD, que será transmitida ao vivo no dia 27/10, às 12hs, nos canais Formação de ProfessoresProfessor da Rede Municipal Anos Finais.

Para retomar os conteúdos das primeiras trilhas do Programa Escola + Segura em ERRD e compartilhar ideias, percepções e sugestões, consulte o repositório do Centro de Mídias de Educação de São Paulo (CMSP) e os formulários de avaliação por meio dos seguintes endereços:

 

 

 

13. Assunto: Coleção explica como criar espaços makers de baixo custo nas escolas públicas 

Uma coleção de e-books gratuitos, com três volumes dirigidos a educadores e gestores da educação básica, pretende ser referência para todos os interessados em implantar práticas inovadoras em suas escolas. Trata-se do Maker Space IoT Coleção Maker Space IoT – FEBRACE, série cujo lançamento ocorreu no dia 30 de setembro, durante o evento on-line Febrace Talks, o qual pode ser acessado neste link (1) FEBRACE Talks #5 – Internet das coisas para jovens do ensino médio – YouTube.

Em formato didático, e com linguagem acessível mesmo para quem não é da área de tecnologia, os livros digitais reúnem conteúdos teóricos, reflexões e sugestões de práticas para criação e utilização de espaços makers em diversos contextos pedagógicos e em diferentes realidades de ensino.

As publicações foram elaboradas a partir do projeto Internet das Coisas para Jovens do Ensino Médio (IoT EM), implantado em cinco escolas públicas do Estado de São Paulo, em 2020, viabilizado por uma parceria entre o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), a empresa Furnas Centrais Elétrica e apoio da Escola Politécnica (Poli) da USP. O evento de lançamento será mediado por Roseli de Deus Lopes, professora da Poli e coordenadora científica da coleção, com a participação de um gestor e um professor de escolas participantes do projeto.

14. Assunto: ERRATA – Informação nº 04 – Boletim nº 32 – Torneio de Educação Financeira 

O Torneio de Educação Financeira é um concurso cultural recreativo com objetivo de promover a educação financeira como meio de transformação pessoal na vida de professores e estudantes no Brasil. Além de oferecer premiação para estudantes e professores, o Torneio é desenvolvido totalmente no WhatsApp com conteúdos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Período de realização: 25/10 a 19/11/2021 

Público-alvo: estudantes matriculados no Ensino Médio

A partir de 18/10/2021 o acesso à plataforma para testes e formação de turmas estará liberado, acesse: https://www.torneiodeeducacaofinanceira.com .

O evento é organizado pela ChatClass em parceria com Instituto XP.

De 23/09 a 14/10, sempre às quintas-feiras, às 17h, serão promovidas lives sobre o tema. Para participar acesse o link (1) ChatClass – YouTube

15. Assunto: Informações de Tecnologia e Inovação  

 

Dia 08/10,  hoje, encerra o questionário do MTI – Método de Tecnologia e Inovação.

Entretanto, cabe ressaltar que temos escolas que não atingiram a meta. Lembramos, que MTI está disponível na SED, dentro de Gestão Escolar, aba MTI, entitulado diagnóstico de nível de adoção em tecnologia.

Ressaltamos a importância de todas as escolas da rede estadual responderem ao questionário, considerando os seguintes grupos:

–  trio gestor + Proatecs;

–  professores da unidade escolar;

– estudantes do 6º. e 9º. anos finais, bem como do 1º. e 3º. anos do Ensino Médio, considerando escolas CEEJAS, PEIs e outras modalidades.

O professor Proatec só responderá em uma das escolas onde ele atua, devido ao seu perfil, de modo que deverá escolher a unidade. O mesmo ocorre para os professores que atuarem em mais de uma unidade escolar com o mesmo cargo, optando em qual unidade gostaria de participar e isso não tem impacto na resposta, já que o mínimo para a devolutiva é 30%.

O MTI – Módulo de Tecnologia e Inovação, nível de adoção em tecnologia e inovação faz parte do MMR – Método de Melhoria de Resultados. O nível de adoção em tecnologia e inovação foi desenvolvido no intuito de acompanhar as unidades escolares em 4 dimensões (visão, formação, recursos digitais e infraestrutura) em que os atores em cada segmento deverá respondê-lo de acordo com sua unidade escolar para compreender o nível (básico, intermediário e avançado) que a escola se encontra. Além, de fornecer feedback e subsídios padronizado através de gráficos as unidades escolares para que possam continuar avançando, e as Diretorias de Ensino acompanhando.

O MTI, traz como finalidade:

1. Identificar o nível de maturidade em adoção de tecnologia e inovação nas escolas do Estado de SP e o questionário foi realizado para a rede considerado as especificidades da rede;

2. Propor melhorias nas escolas de acordo com as devolutivas dos questionários de diagnóstico;

3. Apoiar o processo de planejamento de uso de tecnologias e inovação nas escolas de São Paulo;

4. Apoiar no processo de planejamento de compras de TICs pelo PDDE SP;

5. Monitorar as ações planejadas pelas escolas. 

Folder PDDE Maker – Final.pdf – Google Drive

16. Assunto: Cronograma integrado de recuperação e aprofundamento do 4º bimestre e organização do trabalho pedagógico em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza 

 

Elaboramos o Cronograma Integrado de Recuperação e Aprofundamento do 4º bimestre (disponível neste link) visando apoiar a articulação entre os diferentes elementos do Programa de Recuperação e Aprofundamento, assim como entre as aulas do Centro de Mídias e o trabalho pedagógico conduzido pelos professores com os estudantes, com intuito de garantir o desenvolvimento das habilidades essenciais.

Lembramos que as aulas transmitidas do Centro de Mídias para o ano de 2021 são elaboradas a partir das habilidades essenciais selecionadas com base no documento curricular da rede. Da mesma forma, o foco do trabalho dos professores da rede será apoiar o desenvolvimento dessas habilidades, sendo de suma importância a articulação entre as aulas do Centro de Mídias e as atividades propostas pelos professores aos estudantes.

Além disso, destacamos que, por conta da quantidade reduzida de aulas do Centro de Mídias, os professores podem ir além do que é trabalhado no CMSP com seus estudantes, complementando com suas aulas presenciais ou atividades remotas propostas para promover o desenvolvimento das habilidades essenciais, tendo o cuidado para consolidar as aprendizagens descritas por essas habilidades.

Aprender Sempre – 4º bimestre

Os cadernos do aluno e do professor do 4º bimestre do Aprender Sempre de Língua Portuguesa e Matemática de todos os anos/séries do ensino fundamental e do ensino médio, assim como do 9º ano de Ciências e 3ª série do ensino médio de Física, Química e Biologia, já estão disponíveis no site do Currículo Paulista, nos links abaixo:

Além da versão digital, enviaremos a versão impressa dos cadernos do aluno e cadernos do professor de Língua Portuguesa e Matemática de todos os anos/séries do ensino fundamental e do ensino médio, de Ciências do 9º ano, e de Física, Química e Biologia da 3ª série do ensino médio. Informações sobre os prazos de entrega dos materiais impressos serão comunicadas posteriormente.

Lembramos que a Matriz de Habilidades Essenciais completa pode ser encontrada neste link, e também no site do Currículo Paulista:

• Ensino Fundamental – link – MATERIAIS DE APOIO | EFAPE | Programa Currículo Paulista (educacao.sp.gov.br)

• Ensino Médio – link – Materiais | EFAPE | Programa Currículo Paulista (educacao.sp.gov.br)

17. Assunto: Programa Professor Conectado

 

Conforme Resolução SEDUC nº 91, de 30/09/2021, informamos que a Secretaria da Educação poderá antecipar o pagamento das parcelas do subsídio aos integrantes do Quadro do Magistério participantes do Programa Computador do Professor.

Com a nova resolução, a Secretaria poderá adiantar as parcelas dos professores que concluírem a primeira etapa de formação do curso da EFAPE e não registrarem faltas injustificadas no mês anterior ao pagamento da antecipação.

Aos servidores que ainda não concluíram a primeira etapa do curso de formação, o pagamento das parcelas mensais ocorrerá normalmente como ocorre desde o início do Programa, desde que cumpram os demais requisitos.

Relembramos que aqueles que realizaram a adesão ao Programa, mas ainda não solicitaram o reembolso podem o fazer pela SED até o dia 20 de novembro, sendo o prazo máximo para a compra do computador 31 de outubro, conforme posto na Resolução SEDUC nº 74/2021 (link – RESOLUÇÃO 74.PDF (edunet.sp.gov.br)).

18. Assunto: Programa Psicólogos da Educação  

A Subsecretaria, a Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos – CGRH e Gestor Central do Programa CONVIVA-SP, a fim de sanarem dúvidas e uniformizarem procedimentos quanto ao Programa Psicólogos na Educação, orientam que:

1) Os encontros agendados para planejamento com os gestores deverão contar com, no mínimo, 3 (três) participantes, com a possibilidade de participação do Gestor Conviva Regional ou Supervisor de Ensino da unidade escolar, caracterizando encontros planejamento e não clínico;

2) Os encontros agendados direcionados aos professores, estudantes, responsáveis e/ou demais servidores, deverão contar com, no mínimo, 5 (cinco) participantes, caracterizando encontros coletivos e não clínicos;

3) O Diretor da unidade escolar, até dia 05 de cada mês, deverá preencher o formulário, por meio do link https://forms.gle/7iCW3xVw8AyboazN7, com dados referentes aos encontros ocorridos no mês anterior, para melhor gestão e acompanhamento da quantidade de encontros e horas utilizadas no Programa;

4) Quando o Psicólogo ou Direção da escola identificarem possíveis casos de estudantes que estão sofrendo algum tipo de abuso (maus tratos, violência física e psicológica, assédio, entre outros), a situação deverá ser encaminhada ao Gestor Conviva Regional, que, por sua vez, entrará em contato com o Conviva Central, visando à adoção de providências com relação ao atendimento presencial com a equipe gestora, estudante e responsável.

O atendimento presencial será realizado pelo psicólogo regente de polo para orientações e, se necessário, encaminhamentos à rede protetiva da saúde e da assistência social por tratar-se de necessidades urgentes e emergenciais.

6) Para fim de acompanhamento, será enviado mensalmente aos Supervisores de Ensino e Gestores Regionais Conviva, levantamento com a quantidade de horas utilizadas por escola/Diretoria de Ensino.

Atenciosamente,

CEQV/DEPLAN/CGRH

19. Assunto: Informações complementares sobre convocação 

Há previsão legal especificando que uma convocação para evento formativo ou Orientação Técnica realizada pelo órgão central vale para os dois cargos quando o acúmulo é entre cargos da rede estadual (§ 4º do artigo 12 da Resolução SEDUC nº 62/2017), devendo ser realizado a anotação da publicação da convocação no Diário Oficial no registro de frequência.

Atenciosamente,

CEQV/DEPLAN/CGRH

20. Assunto: “Na minha pele”, de Lázaro Ramos é a próxima leitura do clube de leitura “Gato Preto”!   

Prezado(a),

O Clube de Leitura “Gato Preto” dá continuidade a programação voltada à Agenda Antirracista da EFAPE/SEDUC-SP e à Educação das Relações Étnico-Raciais, propondo a leitura de um livro do Acervo Étnico-Racial 2021 enviado às escolas e às Diretorias de Ensino. Trata-se da obra “Na minha pele”, importante depoimento do premiado ator Lázaro Ramos sobre suas experiências e reflexões pessoais quanto à questão do preconceito racial.

O encontro acontecerá no dia 22 de outubro de 2021, sexta feira, em dois horários: das 10h às 11h30 e das 14h30 às 16h, pelo Microsoft Teams.

Para se inscrever, basta preencher o formulário: https://docs.google.com/forms/d/1Y2c6Qg1PYKILlLSrdpAmbBwtCXBox-hHNcKfJlssl9U/edit

Lázaro Ramos nasceu em 1978, em uma ilha com pouco mais de 200 habitantes, na baía de Todos os Santos, na Ilha de Paty, distrito de São Francisco do Conde, município a 72 quilômetro de Salvador. De origem muito humilde, rapidamente realizou uma trajetória improvável de muito sucesso como ator e diretor, participando de muitos espetáculos teatrais, filmes, curtas, séries e novelas. Foi indicado ao Emmy 2007 de melhor ator em sua atuação como Foguinho na novela “Cobras e lagartos” e, em 2009, foi nomeado embaixador da UNICEF. Na televisão, comanda o programa “Espelho”, no Canal Brasil.

No livro “Na minha pele”, Lázaro Ramos relata de forma bastante intimista e pessoal sua trajetória de luta e enfrentamento do preconceito racial para a realização de seus trabalhos no cinema, teatro e televisão. De acordo com seu amigo, o ator Wagner Moura, “Na minha pele é um livro imenso, escrito por uma alma imensa, que nos oferece sua intimidade com coragem, generosidade e bom humor”.

Veja depoimentos de quem participou do encontro anterior:

Em setembro, foi discutida a obra “Terra sonâmbula”, título também pertencente ao Acervo Étnico-Racial. Prosa poética premiada de Mia Couto, apresenta uma Moçambique pós-independência devastada pela guerra.

“Amigos e amantes da Literatura… Participar do Clube de Leitura Gato Preto, foi uma experiência literária enriquecedora e única. Um grupo seleto de leitores ávidos pelo saber, espaço transformador de pessoas e experiências. O encontro foi marcado pela discussão mágica do romance ‘Terra Sonâmbula’, de Mia Couto, embora publicado em 1992 século XX, é uma obra atual no século XXI, com temas relevantes à sociedade atual, como xenofobia, abuso sexual, diferenças sociais e luta pelo Poder. ‘Terra sonâmbula’ nos leva a reflexão da importância de sonhar sempre, mesmo em momentos de caos, deixa a forte lição de jamais perdemos nossa essência, origem ou caráter, mediante as dificuldades sociais e até mesmo conflitos históricos que, muitas vezes, refletem negativamente em ações presentes. O autor aborda, através de uma linguagem metafórica e poética, a realidade trágica do final da guerra civil em Moçambique. Com maestria, Mia Couto utilizou dois narradores. Na primeira narrativa, conta a história das personagens principais Muidinga e Tuahir, caminhando em uma estrada marcada pelas vítimas da guerra, e faz uso do narrador-onisciente e na segunda narrativa, utiliza o narrador-personagem Kindzu contando a história de sua vida. Duas narrativas que no final se fundem em uma só. Somente o mundo da leitura nos propicia momentos de inovação e saberes ilimitados… Gratidão pela oportunidade de ler e continuar sonhando.”

Eliana Silva e Silva

PEI EE “Francisco Camargo César”

Diretoria de Ensino Sorocaba

“Participei pela primeira vez do Clube de Leitura “Gato Preto” no dia 24/09/2021. O livro abordado foi “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto. Já era meu conhecido, mas nunca havia trocado impressões sobre ele em um clube de leitura. Eu já havia lido e, desde junho desse ano, estou relendo para auxiliar os vestibulandos de minha escola. A cada leitura, eu encontro novas nuances na história e queria falar sobre elas. Foi um encontro muito enriquecedor e com muitas trocas maravilhosas. O realismo fantástico contido na obra nos permitiu ‘viajar’ por um verdadeiro encantamento provocado pelo encontro de duas histórias: a de Muidinga e Tuahir e a de Kindzu, a personagem-narrador dos diários. Apesar da violência da guerra, pano de fundo das histórias, pudemos discorrer sobre a poética das personagens do livro: a busca de suas identidades, de suas raízes… De um país que ainda não sabia bem o que fazer com sua liberdade (será que alguém sabe?). Trocamos visões sobre o que nos chamou mais atenção nessa busca, indo através também de nossas buscas cotidianas. Vimos a riqueza de possibilidades que a leitura pode nos trazer. Valeu muito a pena. Obrigada. Voltarei a participar!!!” Márcia Casimiro EE Alexandre von Humboldt

Diretoria de Ensino Centro-Oeste

Contamos com a sua participação!

21. Assunto: “Desvendando office 365: da instalação ao uso no celular” 

#NovaData  

Devido a problemas técnicos, a formação sobre o tema “Desvendando Office 365: Da instalação ao uso no celular” foi reagendada, e ocorrerá no dia 6 de outubro de 2021.

O nosso encontro será com os formadores Fernando Puertas, da Microsoft, e Ana Paula Marolla, da EFAPE, para tratarmos sobre instalação e uso em celular das ferramentas Office 365.

Você poderá acompanhar a transmissão e participar via chat por meio do aplicativo do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP), no canal Desenvolvimento Profissional 1.

Programe-se para esta nova data! Esperamos por você!

22. Assunto: Formações que serão realizadas no mês de outubro 

 

Prezado(a) Profissional da Educação,

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC), por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE), convida você a participar das formações que serão oferecidas durante o mês de outubro pelo Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP), no Canal Desenvolvimento Profissional.

As formações serão abertas a todos os profissionais da educação.

Neste mês serão realizados quatro encontros, no período da tarde, das 14h às 15h30, contando com a participação dos Profissionais da nossa rede, formadores convidados e a mediação da formadora da EFAPE Ana Paula Marolla, para debater e compartilhar experiências.

 

Contamos com a sua participação!

23. Assunto: Festival afro minuto 2021 

Festival Afro Minuto – Flink Sampa/2021 “LIMA BARRETO”

Envio de vídeos até: 18/10/2021

Ainda dá tempo de participar do Festival Afro Minuto 2021!

Promovido pela Flink Sampa, o concurso de vídeo tem como tema a vida e obra do escritor Lima Barreto, homenageado da Sexta Edição do Festival Afrominuto 2021.

Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino matriculados no Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais; Ensino Médio e EJA podem participar com a produção do vídeo tendo como referências a trajetória, obra literária, inovação e protagonismo de Lima Barreto até o dia 18/10/2021.

PREMIAÇÃO:  

Os estudantes vencedores (individual e por categoria) receberão certificado de participação; livros de literatura afro-brasileira e um KINDLE;

O(a) Professor(a) Orientador(a) receberá certificado de participação; livros de literatura afro-brasileira;

A Escola receberá certificado de participação; livros de literatura afro-brasileira.

Clique em Participe do Festival Afro Minuto – Flink Sampa 2021 (escoladeformacao.sp.gov.br)

24. Assunto: Atualização das ATPC de 11 a 15 de outubro   

Em continuidade às ações de apoio à aprendizagem dos estudantes, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC – SP) realizou a atualização das atividades relacionadas às ATPC e as Formações do Programa de Recuperação e Aprofundamento.

Diante do feriado nacional de 12 de outubro de 2021 (terça-feira) e a da necessidade de se realizar as formações em ATPC e as Reuniões de Trabalho do Programa de Recuperação e Aprofundamento, comunicamos que as formações, previstas para os dias 11 e 12 de outubro, serão gravadas e disponibilizadas no YouTube e no repositório do CMSP a partir do dia 15 de outubro, para serem desenvolvidas no momento das ATPC da escola, ou em outro momento oportuno nas próximas semanas. Caso os professores de Ciências Humanas tiverem disponibilidade, estão convidados a participarem ao vivo das formações no dia 13 de outubro.

Destacamos que, ao longo do 2º semestre, as formações, desenvolvidas pela EFAPE, continuarão sendo realizadas de acordo com o Cronograma Integrado de ATPC e Reuniões de Trabalho atualizado no dia 24 de agosto.

Para esclarecer possíveis dúvidas sobre as ATPC e Reuniões de Trabalho, vocês poderão consultar o Cronograma Integrado – ATPC e Reuniões de Trabalho para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental Página não encontrada – EFAPE | Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (educacao.sp.gov.br) e para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio Página não encontrada – EFAPE | Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (educacao.sp.gov.br). Para mais informações, consultem a programação do CMSP destinada aos professores e aos demais profissionais da Educação no link PROGRAMAÇÃO – PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO | CMSP – Centro de Mídias da Educação de São Paulo (educacao.sp.gov.br). 

 

25. Assunto: “Programa Nosso Ensino Médio: formação de formadores” I ciclo 3 no ar!   

 

Prezados(as),

As webconferências já começaram, mas ainda é possível participar do Ciclo 3 do Programa Nosso Ensino Médio: Formação de Formadores – 1ª Edição/2021 (Nosso Ensino Médio (nossoensinomedio.org.br). Os primeiros conteúdos foram apresentados no dia 13/08, mas a programação e as atividades do curso, que se estenderão até o mês de novembro, seguem disponíveis de forma assíncrona e, assim, ainda podem ser realizadas.

A formação é uma iniciativa do Instituto Iungo, Instituto Reúna e Itaú Educação e Trabalho, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC – SP – Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (educacao.sp.gov.br)), e tem o objetivo de auxiliar servidores das DE no planejamento, na realização de formações e ações para a implementação do Novo Ensino Médio.

Importante: Todas as orientações, atividades e gravações das webconferências da formação, estão disponíveis em: @FormacaodeformadoresNEM | Linktree.

A próxima webconferência do curso ocorrerá no dia 22/10, às 13h30 no canal Diretoria de Ensino, e abordará o tema “A Formação Continuada na Escola e o Novo Ensino Médio”.

Vale lembrar que a carga total do curso é de 30 horas, e o certificado será computado para evolução funcional, segundo a legislação vigente. Serão certificados(as) os(as) formadores(as) participantes que obtiverem frequência mínima de 75% e aproveitamento mínimo de 51% no curso.

Participem!

26. Assunto: Programação | Profissionais da Educação – CMSP   

Olá, servidor(a)!

Para você ficar por dentro de todas as pautas que serão trabalhadas nesta semana, de 11 a 15 de outubro, a EFAPE preparou e disponibilizou a programação de Formação no site do CMSP.

Com essa programação, além de conteúdos inéditos, você poderá se organizar para assistir às reprises, ficar por dentro de algum assunto que você perdeu ou até assisti-las novamente e aprofundar-se nos temas já trabalhados.

Acesse https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/programacao-profissionais-da-educacao/ e confira!

Estas ações também poderão ser assistidas em outros momentos, já que ficam disponíveis no Repositório do Centro de Mídias, e também no canal do CMSP no YouTube.

Anote na agenda!  

Título: Desvendando Ferramentas: Sistema Operacional

Dia: 13 de outubro de 2021.

Horário: das 14h às 15h30.

Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP.

Série: “Memória Escolar: Iracema da Silveira e a Biblioteca Infantil da Caetano de Campos 1936 – 1966”

Dia: 14 de outubro de 2021.

Horário: das 14h às 15h30.

Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP.

E na semana de 18 a 22 de outubro:

Série: Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis “Dia das meninas, ODS 10”

Dia: 22 de outubro de 2021.

Horário: das 15h45 às 17h15.

Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP.

Todas as sextas-feiras, das 15h45 às 17h15, o Canal de Desenvolvimento Profissional transmite a série: Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, produzida em parceria entre as Secretarias da Saúde, Justiça e Educação.

Voltada para os profissionais da Educação, a série abordará os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a forma como podem ser trabalhados na escola.

São 17 ODS ao todo, e foram formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, de forma a organizar uma agenda mundial a ser desenvolvida até 2030. A intenção é implementar políticas públicas voltadas para os cuidados principais que a humanidade precisa tomar para eliminar a pobreza extrema, a fome, melhorar a qualidade da Educação, proteger o planeta e trabalhar para que as sociedades sejam mais inclusivas e pacíficas.

 

A cada semana, um ou mais ODS serão trabalhados, sempre para trazer elementos que contribuam para que os profissionais da Educação conheçam e reconheçam as formas de contribuir para que a agenda 2030 seja desenvolvida na escola. A nossa formação e a dos nossos estudantes poderão se tornar cada vez mais comprometida com os princípios necessários para melhorar toda sociedade e o nosso planeta.

27. Assunto: Um convite a você, profissional da educação! 

Olá!

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC – SP), em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS) e com o apoio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE), promoverá um importante estudo para conhecer ainda mais os profissionais da Rede de Ensino de São Paulo!

Com o tema “Mapeamento Socioemocional dos Profissionais da Rede da (SEDUC – SP)”, essa pesquisa tem como principais objetivos:

• Alimentar o desenho das trilhas formativas em desenvolvimento pela EFAPE;

• Gerar informações para auxiliar a implementação de políticas mais focadas no desenvolvimento socioemocional;

• Auxiliar na estruturação de ações que os apoiem o desenvolvimento profissional dos servidores da Educação e em suas atividades cotidianas, de acordo com as suas potencialidades e as suas necessidades.

Esta poderá ser respondida por todos os servidores da Rede de Ensino Estadual da Educação de São Paulo, desde que estiverem em exercício e com seus contratos ativos na Secretaria Escolar Digital (SED) no mês de setembro de 2021.

Como responder a pesquisa?  

1. CLIQUE SENNA (v2.0) Sistema de Avaliação e Monitoramento de Competências Socioemocionais para acessar a plataforma de pesquisa online do IAS;

2. Insira no campo “Código” o seu CPF (onze dígitos, sem pontos ou hífen);

3. No campo “Senha”, digite senna2 .

Aviso importante:Este estudo ficará disponível de 07 de outubro a 17 de novembro de 2021.

Ficou com dúvida? Fale conosco!  

1. Acesse o Portal de Atendimento (clique Portal de Atendimento – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (educacao.sp.gov.br));

2. Em seguida, será necessário efetuar login para registrar uma ocorrência. Para isso, utilize o seu endereço de e-mail da Microsoft (@professor, @servidor ou @educacao);

3. Após efetuar login, clique em “Ocorrências”, “Abrir uma nova ocorrência” e, por fim, preencha os campos com as informações abaixo: a. Assunto: EFAPE

b. Categoria: Cursos

c. Subcategoria: Pesquisa Competências Socioemocionais (IAS)

Informações importantes para você!  

1. Quando começar a responder a pesquisa, poderá ver em que momento do questionário estará por meio de uma barra de progresso. Esta indicará a porcentagem que você já terá respondido até o instante do preenchimento;

2. Além disso, ao finalizar, aparecerá uma tela com a seguinte frase “Questionário Finalizado! Obrigado pelas Respostas!”. Apenas conseguiremos analisar as suas respostas e utilizá-las para realizar o mapeamento depois de finalizado o questionário.

3. Após a finalização desta pesquisa, os dados serão analisados de forma agrupada e não individualmente, ou seja, sua identidade será mantida em sigilo.

Para mais informações, acesse o site da EFAPE | Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (educacao.sp.gov.br)!

Desde já, agradecemos a sua participação e a sua dedicação para tornar possível termos o mapeamento socioemocional da Rede de ensino Estadual do Estado de São Paulo.

28. Assunto: Lives – CMSP 

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM 

Fone 3404.2978/2991 (Matilde) – delimnrm@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Tutorial frequência 

Estamos enviando o tutorial para consulta da frequência dos alunos (anexo I). Essa frequência é necessário para aquelas U.E. que precisam solicitar o desvinculo de alunos de outros estados.

2.Assunto: Alterações no Cronograma de Matrícula Antecipada: Compatibilização e Ajustes 

Considerando a necessidade do pleno atendimento à Demanda do Ensino Fundamental e Médio da rede pública do Estado de São Paulo, em continuidade de estudos, bem como, o ajuste da Coleta das Classes para alocação da demanda Definida e Inscrita durante os períodos estabelecidos pela Resolução Seduc n° 72, de 19-08-2021, destacamos as seguintes alterações dos prazos, da forma que segue:

Até 14-10-2021 (17 h) :Ajuste manual da Projeção e matrícula automática

De 14-10-2021 (às 18 h) a 16-10- 2021: Compatibilização entre a demanda definida e as vagas existentes; Compatibilização dos estudantes da 1° série do Novo Ensino Médio, em continuidade de estudos, na FGB e IF.

De 18-10-2021 a 22-10-2021 Ajuste manual das matrículas compatibilizadas, pelas Diretorias de Ensino e Unidades Escolares; Coleta de classes e Matrícula manual das Classes de 1° série do Novo Ensino Médio com habilitação em NOVOTEC;

25-10-2021 a 26-10-2021 Compatibilização e matrícula automática, entre demanda inscrita e as vagas existentes

3.Assunto: Profissional ou Gestor com outros cursos em 2020 e nenhum em 2021 

Encaminhamos Planilha para verificação no censo do profissional ou gestor com outros cursos em 2020 e nenhum em 2021. (anexo II). O que foi detectado é que houve uma queda enorme no percentual de docentes sem formação continuada, para compreender melhor esses casos, solicitamos que verifiquem o relatório AL 18 especificamente o alerta 6, conforme as orientações abaixo. Não precisamos de devolutiva e sim conferência e correção se for o caso no censo.

Alerta 6: Profissional ou gestor com outros cursos em 2020 e nenhum em 2021.

Orientações

1 – Colunas que devem ser comparada as variações Estatísticas de formação continuada de 2020 e 2021 .

2 – Campo no educacenso para correção.

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Inscrição para Atribuição de Classes e Aulas 2022 

Prezados Diretores e Gerentes das unidades escolares.

Por gentileza, verificar novos prazos estabelecidos por meio de publicação do DOE de hoje, 08/10/2021.

Portaria CGRH nº 15, de 06 de outubro de 2021

A Coordenadora da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, considerando o Decreto 66.078, de 04 de outubro de 2021, publicado no DOE de 05/10/2021, que suspende o expediente das repartições públicas estaduais, altera o cronograma de análise dos recursos e classificação para o Processo Anual de Atribuição de Classes e Aulas para o ano letivo de 2022, publicado na Portaria CGRH-13, de 10/09/2021, publicado em 11/09/2021, estabelecendo a seguinte redação:

Artigo 1º – O deferimento ou indeferimento dos acertos solicitados pelos docentes contratados (Categoria O) e candidatos à contratação na inscrição da Atribuição Inicial de Classes e Aulas deverá ser realizado pela Escola e/ou Diretoria de Ensino até 14/10/2021.

Artigo 2º – Após a análise dos deferimentos ou indeferimentos das inscrições dos docentes contratados e candidatos à contratação, será gerada a pontuação atualizada para a Atribuição Inicial de Classes e Aulas 2022 em 15/10/2021.

Artigo 3º – A classificação final para o Processo de Atribuição de Classes e Aulas será gerado após a finalização do Processo Seletivo Simplificado, em 26/11.

Artigo 4º – Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

2. Assunto:  Live – Nova Previdência no Estado de São Paulo

Encaminhamos divulgação das Live – Nova Previdência no Estado de São Paulo, que ocorrerá em 13 e 15/10/2021 a partir das 9h no Youtube da EGESP.

CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Claudia Cristina Felipe Godoy Testa, Diretor da EE Gustavo Peccinini – 13/10 (Quarta-Feira). 

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino