COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 07.07.2021 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 07.07.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Orientações Pedagógicas para Alunos que Estarão sem o Interlocutor ou sem o Professor Auxiliar no período do dia 01/08 a 15/08 

    De acordo com o Comunicado DERLIM de 10/06/2021, os docentes Categoria – O – que foram contratados a partir de 13/01/2020 e não fizeram jus à 1ª parcela de férias em Janeiro/2021 por não terem completado 1 ano, farão jus à Parcela Única das férias a partir de 16/07/2021, conforme Calendário Escolar.

     Caso a Unidade Escolar tenha professor Interlocutor de Libras / Professor Auxiliar nessa condição atentem-se ao que segue:  

      Orientamos que seja observado a  “adaptação” que pode ser interpretado como “flexibilização” de cada um destes alunos surdos que estarão sem o Interlocutor durante as férias do Professsor Interlocutor e/ou Professor Auxiliar por ordem Judicial.

      O que pressupõe alteração ou modificações; e que essas podem ser feitas tanto no âmbito da escola, quando adapta as diretrizes curriculares nacionais para seu projeto pedagógico; ou no plano pedagógico para a classe, ou ainda para atender a necessidades individualizadas de determinados alunos surdos que precisarão destas flexibilizações. No entanto, ainda que o currículo escolar deva ser tomado como referência para a identificação das necessidades  educacionais especiais e, que as alterações personalizadas para indivíduos poderão ser feitas, se necessárias.

      Portanto, pressupõe-se que a regra seria prover o mesmo tipo de currículo escolar, tanto para aluno com ou sem deficiencia e que as alterações personalizadas deverão ser feitas “se necessárias”.

      Portanto, orientamos que sejam observadas as necessidades individuais e assim prover a acessibilidade que o aluno necessita, tais como:

 

Definição e Exemplificação das Adaptações Curriculares

 

Tipo de Adaptações

Exemplos

Relativas às Atividades de Ensino e Aprendizagem

Ocorrem quando, numa sala de aula, determinados alunos

realizam com letras móveis a mesma tarefa que outros  realizam com lápis e papel

Relativas à Metodologia Didática

Necessidade de   determinados   alunos   seguirem   um processo diferente do processo geral de aprendizagem  inicial da leitura e da escrita

Relativas ao Modo de Avaliação

Adequação do sistema de avaliação para os alunos que    possam realizar as avaliações com auxilio de imagens  que tenham competências limitadas na leitura e escrita,introdução de sentenças alternativas como estrategia para respostas diretas.

Relativas à Prioridade de Objetivos e Conteúdos

Deve ser realizada mediante a resposta a questões como: “Quais as aprendizagens consideradas mínimas para a etapa e ano?”, “Que aprendizagens são mais urgentes?”, “Quais são as que favorecem sua integração social e escolar a curto,médio e longo prazo?”

Na Temporalização

Consiste no prolongamento do tempo de permanência do aluno num determinado nível de atividade e quanto ao numero de atividades a ele ofertado  ou tempo  em que dispende com um determinado conteúdo  considerado prioritário.

Introdução ou Eliminação de Conteúdos

Pode ser uma conseqüência da introdução de novos objetivos ligados ao aluno com deficiencia, como, por exemplo, alguns relacionados com a necessidade de adquirir um sistema alternativo de comunicação (linguagem gestual, oralização e complemento de linguagem etc.)

Introdução ou Eliminação de Objetivos

Podem ter um caráter alternativo (serem introduzidos no local de outros que se eliminam) ou complementar

(serem acrescentados aos objetivos regulares).

 

      Os surdos que se utilizam da Libras ouvem com os olhos e falam com as mãos!

      Acessibilidade para surdos é muito mais do que elencaremos a seguir.

      A seguir algumas dicas que podem ser feitas para uma maior acessibilidade neste período que alguns de nossos alunos estarão sem o Interlocutor:

      ·         SEMPRE SE POSICIONAR DE FRENTE PARA O ALUNO.

  • No caso de alarmes ou chamada de senhas, precisam ser também visuais ou vibratórios, não devem ser exclusivamente sonoros;
  • Fazer uso das tecnologias através de SMS, Tablets (ipad) e e-mails, por exemplo, para pedidos e solicitação em tarefas, atividades;
  • Para Filmes e vídeos educativos, é necessária a legenda ou closed caption em tamanho de fonte adequado;     Para encaixar corretamente a legenda, o ideal é que fique no meio da parte inferior, permitindo que a pessoa veja a tela toda e ler ao mesmo tempo.     Mas é comum em filmes aparecer em cima a legenda pois tem a introdução mostrando o nome do elenco e dos produtores embaixo ou a legenda pronta com a tradução para o estrangeirismo. Neste caso, é aceitável que fique em cima.
  • Para vídeos/filmes (por exemplo institucionais e informativos) é recomendado a legenda com a explicação descritiva do professor, sempre de frente para o aluno.
  • Com os vídeos, o recomendado é que você insira a legenda neles usando algum programa de legendagem ou de edição de vídeos da sua vontade/confiança. E se não tiver como legendar, faça a transcrição, que é, basicamente, o que está sendo dito no vídeo e não só isso, como identificar quem está falando e os barulhos, o tom de voz/fala.
  • Folhetos impressos escritos com a programação, rotina, atividades a serem feitas com as instruções e regras facilitam a comunicação;
  • Informações escritas devem ser simples e claras, sem palavras muito difíceis e, se possível, com desenhos ou fotos ilustrativas, por exemplo.
    Assim, orientamos que neste período em que estarão sem o Interlocutor a Unidade Escolar oriente seus professores sobre as estratégias a serem desenvolvidas para que o aluno não seja de maneira nenhuma prejudicado.
    Qualquer dúvida estamos à disposição
    Equipe de Educação Especial

COMUNICADO DERLIM DE 07.07.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Plataforma Educador I Desenvolvimento de Competências Socioemocionais I Ação Piloto

    Solicitamos especial atenção ao boletim nº 104. Anexo I.

2. Assunto: Controle de Frequência Semanal de Alunos – Semanal – Período de 05/07/2021 a 08/07/2021

     Prezada Direção

     Encaminha link, abaixo, para que possamos acompanhar o andamento da frequência dos alunos, referente a semana de 05/07/2021 a 08/07/2021, até segunda-feira, dia 12/07/2021, às 12h00.

      OBS.: Lembrando que são três quantidades solicitadas, total semanal de alunos previstos, total semanal de alunos que realmente esteve presente na escola e o total de merenda servida, todos os dados por período (manhã, tarde ou noite; caso, por exemplo, a sua Unidade Escolar não tenha período noturno colocar 0 (zero)).

      CONTROLE DE FREQUÊNCIA SEMANAL DE ALUNOS – DER LIMEIRA – SEMANA DE 05/07/2021 a 08/07/2021

      https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=mHe4FhdFLESSAM4cypMlnN7HbW0_pE5OgGPtOQOuN8lUNkFCMzZKVjZaRklNSkUwMUdPMDZUQVNDTS4u 

      Quaisquer dúvidas estamos à disposição.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Convite Festival Conhecendo os ODS Digital 

    Encaminhamos, para conhecimento, e solicitamos ampla divulgação junto aos Professores convite (anexo II) sobre o Festival Conhecendo ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) que acontecerá de 9 a 13 de agosto em uma plataforma digital e receberá pessoas do mundo inteiro, impactando, de forma considerável, o mercado e a sociedade.

    Participem!

2. Assunto: Concursos de Redação 

2.1      IX Concurso de Redação 2021 – Hospital De Amor   

Solicitamos que continuem divulgando e estimulando os professores de Língua Portuguesa e Ciências dos 9º anos do Ensino Fundamental a participarem do IX Concurso de Redação – 2021 do Hospital de Amor/Barretos ─ SP:

Tema: “Vacina: uma dose de amor da ciência para a Humanidade”  

Período de Produção da Redação: de 28/05/2021 a 06/08/2021

Para saber mais: www.bit.ly/CONCURSODEREDACAOHA

Enviar as produções para a Diretoria de Ensino junto com os dados da escola, através do Google Forms: https://forms.gle/9pZKPA6iz96Jnxp6A

Em folha oficial para produção textual:

https://iep.hospitaldeamor.com.br/wp-content/uploads/2021/05/3.-Folha-de-Redacao.pdf   

Contamos com a participação de todos!

2.2     Concurso de Redação – EPTV na Escola
O EPTV na Escola envolve os alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental com objetivo de promover a interatividade entre os alunos e um veículo de comunicação e desenvolver a integração entre as escolas propiciando aos alunos o contato com a pesquisa e a aquisição de conhecimento.
Tema: Pandemia da Intolerância
ATENÇÃO:

A Diretoria de Ensino ficará responsável pela seleção das redações dos municípios de Cordeirópolis (Escolas Estaduais) e Limeira (Escolas Estaduais e Colégios particulares). As demais cidades terão suas redações selecionadas pelas Secretarias Municipais de Educação.
Envio das redações em Folha Oficial Da EPTV deve ser feito de 09/08 até 16/08 – 17h através do Google Forms: http://bit.ly/EPTVnaEscolaFormDERLim2021

Link para as Folhas Oficiais da EPTV – Campinas: Para escrever:
https://projetos.eptv.com.br/eptvnaescola/cps/2021/Formul%C3%A1rio_EPTV_na_Escola-_com%20linhas.docx
Para digitar:
https://projetos.eptv.com.br/eptvnaescola/cps/2021/Formul%C3%A1rio_EPTV_na_Escola-_sem%20linhas.docx
Seleção pela Comissão da Diretoria de Ensino de 16/08 até 27/08 – 14h. 

2.3      OLP – Olimpíada de Língua Portuguesa  

A Olimpíada de Língua Portuguesa reconhece o trabalho de professores(as) e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil. Suas categorias são: Poema (5º ano), Memórias Literárias (6º e 7º anos), Crônica (8º e 9º anos), Documentário (1ª e 2ª séries do EM) e Artigo de Opinião (3ª série do EM).

O concurso deste ano traz algumas novidades. Agora, para participar da Olimpíada, o(a) professor(a) deve redigir um Relato de prática contando como o trabalho foi desenvolvido com sua turma. Além disso, junto com os alunos e alunas, deve selecionar algumas produções textuais ou audiovisuais e algum registro significativo do percurso (fotografia, vídeo, áudio, etc).

Confira no Portal Escrevendo o Futuro: bit.ly/passo-a-passo-materiais e no material em anexo III.

IMPORTANTE:

Entre 20 e 31 de agosto, a Diretoria de Ensino será responsável por avaliar e selecionar os Relatos de Prática encaminhados pelas Escolas Estaduais localizadas em municípios que não aderiram à participação.

Em nossa Diretoria, seremos responsáveis pelos municípios: Artur Nogueira, Cosmópolis, Ipeúna, Rio Claro e Santa Gertrudes. Em breve enviaremos maiores informações

3. Assunto: 5ª Edição da CUCo, a Competição USP de Conhecimentos 

    O que é?
    É um desafio do Programa Vem pra USP!, destinado a aluno de escola pública. Consiste em uma prova on-line, com 18 questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. Essa prova é elaborada de acordo com a respectiva série do ensino médio do estudante, com os seguintes conteúdos: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Língua Portuguesa.

    Datas importantes
    Inscrições: 23 de junho (8h) a 18 de agosto (22h)
Prova on-line em fase única: de 23 de agosto (8h) a 27 de agosto (22h)
Divulgação do resultado final: 31 de agosto

 Objetivo do desafio
Incentivar que esse aluno ingresse em uma universidade pública.

 Quem pode participar?
Exclusivamente estudantes matriculados no ensino médio das escolas públicas do Estado de São Paulo, ou seja, alunos do 1ª, 2ª e 3ª séries regulares, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e CEEJA (Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos).

 Como participar?
Para se inscrever, o estudante deve acessar (https://app.fuvest.br/concurso?hash_identificacao=187fda8c) , informar o número do CPF, preencher e responder ao questionário. A inscrição é aceita somente após ter fornecido e respondido a todas as solicitações corretamente.  No formulário de inscrição haverá ainda o campo “Professor Incentivador”, no qual o estudante poderá apontar o nome do professor que o incentivou a participar da CUCo. Assista ao vídeo para outras orientações.

 Prova
A quinta edição da CUCo será realizada em fase única, composta por uma prova on-line com 18 questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. Essas questões abordam conteúdos de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Língua Portuguesa, de acordo com a série do estudante.

  • Premiação
    Para concorrer à premiação, os estudantes devem obter nota igual ou superior à nota de corte a ser definida pela FUVEST. Os prêmios a serem concedidos na Edição 2021 da CUCo estão divididos em quatro categorias:
    Categoria Estudantes: alunos das 1ª e 2ª séries do ensino médio
    ✓ Certificado especial emitido pela USP e FUVEST
    ✓ Visita monitorada em uma das Unidades de Ensino da USP*
    ✓ Acesso a material de formação complementar em plataforma on-line exclusiva
    ✓ Possibilidade de bolsa de estudo de Pré-Iniciação Científica – Programa “Santander Inclusão”.
  • Categoria Estudantes: alunos das 3ª ou 4ª séries do ensino médio
    ✓ Isenção da taxa de inscrição do vestibular FUVEST 2022
    ✓ Certificado especial emitido pela USP e FUVEST
    ✓ Visita monitorada a uma das Unidades de Ensino da USP*
    ✓ Acesso a material de formação complementar em plataforma on-line exclusiva
  • Categoria Escolas: Prêmio Destaque
    ✓ Valor total de R$ 100.000,00, dividido para as cinco escolas e as cinco Etecs mais bem classificadas.
  • Categoria Professores Incentivadores

       ✓ Valor total de R$ 150.000,00, destinado a prêmios (kit surpresa, certificado e tablets) aos professores mais bem classificados.

Parceiros
A CUCo é realizada pelo Programa Vem pra USP! da Universidade de São Paulo, por meio de uma parceria com a FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular), a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e o Centro Paula Souza.
(Fonte: https://vemprausp.usp.br/competicao-cuco/cuco-2021 )

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 
Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br 

Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP 
Fone 3404.2995/2994/2996/2982 (Rafaela)  delimnfp@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Orientações para Solicitação de Certidão de Tempo de Contribuição para Ex-Servidores 
      LEGISLAÇÃO: 

A Certidão de Tempo de Contribuição – CTC, é a comprovação dos períodos trabalhados junto ao Regime Próprio de Previdência Social.

As regras para a emissão da CTC pelos Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS, são normatizados pela Portaria MPS nº 154, de 15/05/2008 e Portaria SPPREV nº 102, de 28/02/2014.

      DOCUMENTOS PESSOAIS E REQUERIMENTO: 

     Para solicitação da CTC, o interessado deverá dirigir-se à sua última unidade escolar, munido com as cópias dos seguintes documentos pessoais:

  • RG;
  • CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Comprovante de Endereço;
  • Certidão de Casamento ou Nascimento;
  • PIS/PASEP. Verificar junto a SED ou PAPC, o cadastro do servidor. Caso o número apresentado seja divergente ao do sistema, solicitar ao interessado que verifique junto ao Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal a situação cadastral, para que seja regularizada, caso necessário. Nestes casos, o interessado deverá apresentar um extrato do PIS/PASEP ativo, para comprovação.O interessado deverá preencher o requerimento Anexo IV, com atenção para evitar rasuras. Os dados pessoais deverão ser idênticos aos documentos entregues.

      Atenção ao campo órgão destinatário: a CTC será expedida de acordo com o requerido pelo ex-servidor, ou seja, o interessado deverá ter definido em que órgão/ instituição irá se aposentar. Neste campo, o interessado deverá preencher o local desejado para averbação do tempo (INSS, Prefeituras Municipais, outros órgãos Municipais, Estaduais e Federais).

       Em caso de solicitação através de procurador, a procuração deverá ser lavrada em cartório, original e específica com a finalidade de obtenção de Certidão de Tempo de Contribuição.

       Juntamente com a procuração, deverá ser anexado o RG do procurador. Nesse caso, é o procurador quem assina o requerimento.

       DOCUMENTOS FUNCIONAIS: 

      O prontuário deverá ser encaminhado pela última unidade escolar.  Será necessário que esteja completo, observando que nele estejam:

  • Todas as Portarias de Admissão e Dispensa;
  • Apostilamentos das Portarias;
  • Publicações em DOE;
  • Documentação comprobatória da frequência (AF, Fichas 26 e Ficha 100 atualizadas).

2. Assunto: Orientações para solicitação de Declaração de Tempo de Contribuição para Fins de Obtenção de Benefício Junto ao INSS 

    LEGISLAÇÃO: ANEXO III – PORTARIA MPS Nº 154, DE 15/05/2008, ANEXO VIII – INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 77/PRES, DE 21/01/2015

    O anexo III/ Anexo VIII, será expedido apenas nas condições abaixo:

  • Para servidores admitidos e/ou contratados a partir de 02/06/07, pela Lei Complementar 1010/2007 ou pela Lei Complementar 1093/2009, tendo vínculo com o Regime Geral de Previdência Social – RGPS.
  • Para servidores que ocupam exclusivamente cargo em comissão, a partir de 01/01/1999.  

      DOCUMENTOS PESSOAIS E REQUERIMENTO: 

     Para solicitação, o interessado deverá dirigir-se à sua última unidade escolar, munido com as cópias dos seguintes documentos pessoais:

  • RG;
  • CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Comprovante de Endereço;
  • PIS/PASEP;
  • Certidão de Casamento ou Nascimento.

     Para o requerimento, o interessado preenche o requerimento único Anexo V, informando os dados completos.

     DOCUMENTOS FUNCIONAIS: 

     Prontuário completo, contendo:

  • Portarias de Admissão e Dispensa;
  • Contrato e Extinção contratual;
  • Publicações em DOE;
  • Ficha 100/ AF atualizados.

 

TODOS OS ANEXOS AQUI

 

CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Patricia Moreira, Diretora do Núcleo de Administração – 08/07 (quinta-feira) 

 

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino