COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 06.05.2021 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 06.05.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM 

Fone 3404.2978/2991 (Matilde) – delimnrm@educacao.sp.gov.br  

 

1. Assunto: Encerramento do Ano Escolar na Situação do Aluno Educacenso

     Conforme Comunicados de 20/4, 26/04 e 30/04 o prazo para encerrar o ano letivo no Educacenso era de 22 de abril a 05 de maio.

    As Unidades Escolares listadas abaixo devem acessar  http://censobasico.inep.gov.br/  e fazer a conferência dos alunos na situação do aluno, conferência dos alunos admitidos após, encerrar o ano escolar 2020 imprimindo o recibo, bem como responder o questionário “Resposta Educacional COVID 19”.

  1. EE Severino Tagliari
  2. EE irmã Maria Inocêncio
  3. EE Jardim Paineiras
  4. EE Margarida Paroli
  5. CR Masculino Rio Claro – EE Barão de Piracicaba
  6. CR Feminino Rio Claro – EE Barão de Piracicaba

 Questionário Resposta Educacional COVID 19 

  •       EE Paulo de Almeida Nogueira
  •       EE Lázaro Duarte do Páteo

  •       EE Joaquim Salles

  •       EE João Batista Leme

  •       EE Heloisa L. Marasca

 Impreterivelmente até às 12h00 de hoje, dia 06/05/2021 

 

 Dúvidas entrar em contato através do e-mail delimnrm@educacao.sp.gov.br ou delimcie@educacao.sp.gov.br 

 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO II DERLIM DE 06.05.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br  

1. Assunto: Escuta – Novo Ensino Médio 

    Senhores (as) Diretores(as)

    Encaminhamos em anexo I planilha com percentual de respostas dos alunos referentes à Escuta do Novo Ensino Médio. Salientamos, que até a data de 05/05/2021, dos 7528 estudantes matriculados na 1 Série do Ensino Médio, obtivemos, até o momento, 1060 respostas.

     Nesse sentido, solicitamos que as unidades escolares intensifiquem ações, visando engajar os estudantes sobre a importância de responderem ao formulário, tendo em vista que as demais ações para a implementação dos Itinerários Formativos em 2022, dependerão da participação de todos os estudantes nessa escuta. Orientamos que as escolas analisem a planilha, para que possam ter um detalhamento do quantitativo de respostas (para isso utilizar a opção de filtrar a planilha – Em caso de dúvida, solicitar auxílio do PROATEC).  Ressaltamos que o prazo final é até 10/05/2021.

 

CONFIRA O ANEXO AQUI.

COMUNICADO DERLIM DE 06.05.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br  

1. Assunto:  Cadastro Conselho de Escola – SED  

     Senhores (as) Diretores(as).

    Em complemento as informações enviadas no Comunicado DERLIM de 05/05/2021, encaminhamentos demais orientações quanto ao cadastro do Conselho de Escola no SGCE – SED.

    1º) A ferramenta de acompanhamento das ações do Conselho na Escola -SGCE foi criada para que a DE e a SEDUC possam acompanhar mais de perto essa instância colegiada.

    Cabe ressaltar que a realização da Assembleia de composição dos Membros do Conselho e sua devida ATA é que torna esse Colegiado em vigência. A composição e posse do Conselho deve ocorrer no primeiro mês letivo de aula conforme a legislação (LC 444/85).

     O SGCE não legitima a ação de constituição de um Conselho de Escola, mas tem como função armazenar informações com transparência e funcionalidade para acompanhamento dos órgãos centrais. As informações inseridas no sistema SGCE irão colaborar para orientar sempre que necessário às escolas.

     2º) Para iniciarmos o processo de inserção dos membros do CE no SGCE o primeiro membro a ser cadastrado será o diretor de escola (presidente nato do Conselho de Escola), em seguida será necessário cadastrar os demais membros. Os professores e funcionários, podem ser inseridos como “funcionários”; na aba “Cadastrar Conselho de Escola”. O Sistema está passando por alterações para os devidos ajustes de cargos.

     3º) Após o cadastro do Membros, deverá ser inserido o arquivo em pdf da Proposta Pedagógica, na aba “Proposta Pedagógica da Escola” (ressaltamos que é a Proposta Pedagógica já homologada);

– Importante: para inserir o(s) arquivo(s) em pdf da(s) reunião(ões) realizadas anteriormente, é necessário agendar na aba “Agendar Reuniões” uma reunião com data atual, lembrando que o sistema não aceita datas retroativas. O Sistema não permite arquivar Atas se não tiver reunião agendada.

     4º) O SGCE refere-se somente ao Conselho de Escola, a APM até o presente momento, não possui um sistema próprio na plataforma SED, o mesmo está ainda em fase de construção.

    Agradecemos sua colaboração e estamos à disposição para esclarecimentos.

    Ademais, salientamos a importância da realização das Reuniões Ordinárias do Conselho de Escola e APM, conforme determinado no calendário escolar homologado. Tais reuniões, estão estabelecidas na legislação vigente e objetivam fomentar a transparência nas ações realizadas pela escola, assim como, corroborar com gestão democrática e participativa. Ressaltamos que os registros das discussões nas reuniões, assim como seus encaminhamentos, devem constar em Ata, para posterior arquivamento em livro próprio.

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Formulário de Levantamento dos Materiais para Desfazimento

    Lembramos que o prazo para resposta ao solicitado no comunicado de 26.04.21 se encerra amanhã, dia 07.05.21

Estamos realizando um novo levantamento dos materiais didáticos que se encontram nas escolas e diretorias de ensino que poderão sofrer desfazimento.

De acordo com a resolução nº 83 de 2013,  fica proibido realizar os procedimentos de desfazimento em anos eleitorais. Diante disso, necessitamos realizar esse levantamento com maior precisão (por unidade escolar e os que estão alocados nas sedes das diretorias de ensino) para melhor auxiliarmos as unidades escolares da rede estadual de São Paulo.

O formulário anterior não contemplou todos os tipos de materiais possíveis de sofrerem o desfazimento e não contou com a participação de todas as unidades escolares. Para que o processo seja encaminhado corretamente, solicitamos que o formulário abaixo seja encaminhado para todas as unidades escolares para preenchimento com as informações solicitadas:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeRdH1461LAKSyoo5As567OiBplpjWK-FiYDze2JUbCAvV5xA/viewform?usp=sf_link

O formulário deve ser preenchido inclusive pelas unidades que já preencheram o levantamento anterior.

Nos casos em que não há materiais para desfazimento, pedimos que o formulário seja respondido com “0”.

Prazo de resposta: 07/05/2021

Obs: Para conseguir responder o questionário, o servidor deve estar logado no e-mail institucional (@servidor.educacao.sp.gov.br).

Questões a serem respondidas:

– Quantidade (nº de exemplares) de materiais do SP Faz Escola recebidos até 2018 que poderão sofrer desfazimento.

– Percentual aproximado de materiais inservíveis do SP Faz Escola (mofados, deteriorados, etc)

– Quantidade (nº de exemplares) de materiais do Ler e Escrever + EMAI recebidos até 2018 que poderão sofrer desfazimento

– Percentual aproximado de materiais inservíveis do Ler e Escrever + EMAI (mofados, deteriorados, etc)

– Quantidade (nº de exemplares) de materiais do PNLD recebidos até 2018 que poderão sofrer desfazimento

– Percentual aproximado de materiais inservíveis do PNLD (mofados, deteriorados, etc)

2. Assunto: Encontro Técnico PNLD

 

     O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, autarquia do Ministério da Educação, organiza um novo encontro técnico (virtual) do PNLD. O encontro visa capacitar os encarregados pela execução do programa, desde os técnicos operacionais dos órgãos centrais até os gestores escolares. Por isso, orientamos que todos os interlocutores PNLD das diretorias de ensino, bem como, pelo menos um membro da equipe escolar (diretor, vice ou professores coordenadores pedagógicos) se inscrevam.

     O evento ocorrerá dia 18 de maio, terça-feira, das 14h30 às 17 horas. Contará com a presença da equipe do programa de livros do FNDE, de um representante do Tribunal de Contas da União – TCU de São Paulo e do gerente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – Correios para o PNLD. O caráter do encontro é eminentemente técnico e abordará o cotidiano do programa.

     Diante da condição de distanciamento social e crise sanitária, a proposta é nos encontrarmos em formato virtual.

     Realize sua inscrição através do link abaixo: https://forms.gle/bv6wVUBvkwNKP9St5

     Informamos que será enviado o link de acesso ao evento, apenas para os participantes que se inscreverem.

3. Assunto: Formação Aberta: Ações Inclusivas na Pinacoteca de São Paulo, Antes e Depois da Pandemia 

    Retransmitimos convite da Museu de Arqueologia e Etnologia da USP

    O Educativo do MAE-USP convida para a Formação Aberta: Educação em Museus com Margarete de Oliveira, museóloga, assistente de coordenação e educadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Ela vai explorar o tema “Ações inclusivas na Pinacoteca de São Paulo, antes e depois da pandemia: relato de experiência”, ótima oportunidade para aprendermos mais sobre os desafios da acessibilidade em museus.

Quarta-feira, 12 de maio, 16h00-18h00.

Acompanhe a nossa programação nas redes!

A atividade ocorrerá no canal do YouTube do Museu.

Para se inscrever acesse o link abaixo:

https://forms.gle/feFHPMUvBkquvSLJ7 

Atenciosamente,

Jacqueline de Fátima Duarte Veiga e Souza

Dirigente Regional de Ensino