COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 05.11.2021

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 05.11.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Avaliações de Desempenho (PC, PCAE, PAC, PROATEC, SALA DE LEITURA E POC)  

Para subsidiar este processo de Avaliação de Desempenho e torná-lo equânime dentre as Diretorias de Ensino, a Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos – CGRH junto às Coordenadoria Pedagógica – COPED e Escola de Formação dos Profissionais da Educação – EFAPE e, com a colaboração de Supervisores de Ensino representando as Diretorias de Ensino, elaborou material que dará suporte aos avaliadores e subsidiará o acompanhamento de um Plano de Desenvolvimento Individual ao longo do ano letivo.

Os formulários de Avaliações de Desempenho aplica-se aos Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico (PCNP), Professores Coordenadores (PC), Professores Coordenadores de Agrupamento de Escolas (PCAE), Professor Assistência ao Currículo (PAC), Professor responsável pela Sala de Leitura e Professor do Projeto de Apoio a Tecnologia e Inovação (PROATEC), que serão realizadas pelos responsáveis por esta ação em âmbito das unidades escolares ou diretorias de ensino, conforme previsto nas Resoluções específicas para cada caso:

· PCAE: Resolução SEDUC 3, de 11-1-2021 · PC: Resolução SEDUC 3, de 11-1-2021

· PCNP: Resolução SEDUC 3, de 11-1-2021

· PAC: Resolução SEDUC 4, de 11-1-2021

· Professor responsável pela Sala de Leitura: Resolução SE 81, de 17-12-2018

· PROATEC: Resolução SEDUC 7, de 11-1-2021

Para realização do processo, estamos enviando o material visando às reconduções dos docentes para o próximo ano letivo, 2022, e, posteriormente, enviaremos um documento norteador para a inserção desta avaliação na plataforma Sistema Escolar Digital – SED, a qual subsidiará o acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Individual.

Assim, ao receber este material, o responsável pela avaliação deverá proceder a sua elaboração, assiná-la, apresentá-la para validação do responsável por este ato e à ciência do avaliado, cabendo neste momento pedido de Reconsideração, caso o entenda necessário.

Sobre os instrumentos de avaliação, informamos que foram elaborados em um mesmo formato para todas as funções a serem avaliadas: PCAE, PC, PCNP, PAC, PROATEC e Professor responsável por Sala da Leitura, resguardando a especificidade de suas atribuições.

Neste sentido, apresentamos o documento denominado ANEXO, subdividido em 2 (duas) a 5 (cinco) competências, conforme o tipo de avaliação, e, para cada competência, apresentamos 2 (dois) indicadores.

Todos os indicadores deverão ser contemplados na avaliação e o nível de proficiência do avaliado, será representado no campo “Nível de Desenvolvimento”, onde o avaliador realizará o registro assinalando um dos campos: Ótimo, Bom, Regular ou Insatisfatório.

 

Exemplos:  

 

Exemplo 1  

Competência: Planejamento e Organização

Indicador 1: Planeja, organiza, e executa sua função, de forma colaborativa, visando o desenvolvimento de atividades vinculadas à Proposta Pedagógica da escola e ao Currículo em Ação.

Nível de Desenvolvimento: Ótimo – O Professor responsável pela Sala de Leitura planeja, organiza e executa a sua função de forma colaborativa, auxiliando estudantes e professores no desenvolvimento de atividades inseridas em projetos que fazem parte da Proposta Pedagógica.

 

Exemplo 2 

Competência: Liderança

Indicador 2: Apresenta capacidade para lidar com diferentes pessoas e situações, superando adversidades e sendo capaz de se adaptar a diferentes contextos.

Nível de Desenvolvimento: Regular – O PAC possui dificuldades em lidar com situações adversas e de realizar escuta ativa, entretanto se preocupa em construir relações de confiança.

Além da Competência, Indicador e Nível de Desenvolvimento, constam no formulário questões, denominadas “questões norteadoras” e elementos descritores para cada indicador, denominados “Descritores”.

Esses dois parâmetros são os subsídios que irão permitir às Diretorias de Ensino uma avaliação equânime, desta forma, estão descritos como referenciais. Tanto as questões quanto os descritores estão descritos no objeto de avaliação para direcionar o olhar do avaliador de modo a identificar o potencial do avaliado na execução de suas atribuições.

As questões não estão presentes no objeto de avaliação para serem respondidas uma a uma, mas para direcionar o olhar do observador e ajudá-lo no momento do registro do Nível de Desenvolvimento. Desta forma, para cada indicador, marcar apenas 1 (um) Nível de Desenvolvimento.

Observar-se que a avaliação aqui proposta não gerará pontuação, cabendo aos avaliadores diante dos níveis de desenvolvimentos de indicadores de cada competência decidirem pela recondução ou não dos docentes avaliados.

Os arquivos das avaliações estão nos links abaixo e, após baixá-los, o avaliador deverá:

1- Ler atentamente todo o formulário;

2- Preencher os dados do Avaliado;

3- Assinalar o Nível de Desenvolvimento correspondente a cada Indicador em cada Competência;

4- Imprimir e assinar o formulário;

5- Validar a avaliação com o responsável pela validação;

6- Apresentá-la ao avaliado para ciência;

7- Perguntar ao avaliado se ele deseja pedir a reconsideração;

8- Colher a assinatura do avaliado;

9- Se houver a reconsideração, registrar o resultado no formulário, assinar e dar ciência ao interessado.

I – Avaliação de Desempenho de Professor Coordenador – PC:

https://docs.google.com/document/d/1hrH4hOJfxiDtZmNM4o2Gj_MyIZVSxttV/edit?usp=sharing&ouid=1

II – Avaliação de Desempenho de Professor Coordenador de Agrupamento Escola – PCAE:

 https://docs.google.com/document/d/1phftK8TqFAcbCCx4SeQCV-TWjphhLCKv/edit?usp=sharing&ouid=106784452480691325180&rtpof=true&sd=true

III – Avaliação de Desempenho de Professor do Projeto de Apoio à tecnologia e Inovação – PROATEC:

https://docs.google.com/document/d/1xS2qIcSOBnuPWty0TDfkpecG1If9W4cH/edit

IV – Avaliação de Desempenho de Professor do Projeto – Sala/Ambiente de Leitura:

https://docs.google.com/document/d/1rwwXlnE3qGp2I9dv1YiBycpqTjdgApHX/edit

V – Avaliação de Desempenho de Professor do Projeto Assistência ao Currículo – PAC:

https://docs.google.com/document/d/1RiIwtSLXM_QpwFlropbAYHph7pGhQDb5/edit?ouid%20=106784452480691325180

Este último link deve ser utilizado para todos os docentes avaliados, independente da função exercida. Nele deve-se registrar as consolidações das avaliações a partir dos níveis de desenvolvimento dos indicadores de cada competência.

https://docs.google.com/document/d/1cHHVFVdhlBw8VwdzTRQZzObGXkiejnm0/edit?ouid%20=106784452480691325180

 A seguir apresentamos os responsáveis pela execução da avaliação e pela validação em cada seguimento avaliado:

 

Por fim, com relação ao Professor de Orientação de Convivência – POC, a avaliação de desempenho deverá ser realizada de acordo com o formulário (Modelo de Avaliação para Recondução) constante no artigo 6º da Resolução Seduc-92, de 1º-12-2020.

Da mesma forma, como nas avaliações anteriores, enviaremos um documento norteador para a inserção desta avaliação em plataforma específica, a qual subsidiará o acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Individual.

ATENÇÃO: As Avaliações de Desempenho devem ser concluídas até o dia 19-11-2021.

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Orientação Técnica Descentralizada: Formação “Projeto Mentoria PEI” 

Com o propósito de apoiar as escolas ingressantes no PEI,  possibilitar o encontro entre as escolas que já participam do PEI, escolas que ingressarão em 2022 e as que ingressaram em 2021-DER Limeira, objetivando oferecer apoio e troca de boas práticas entre as escolas, a Sra. Dirigente Regional de Ensino convoca Diretores das escolas que ingressaram no Programa até 2019  a participarem da Orientação Técnica Descentralizada: Formação “Projeto Mentoria PEI” e convida Supervisores de Ensino e PCNP responsáveis por  todas as escolas PEI, como segue abaixo:

Data: 09/11/2021 (terça-feira)

Horário: das 13h30 às 17h.

Local:  Diretoria de Ensino – Região de Limeira – Rede do Saber.

Público-alvo: Diretor das escolas que ingressaram no PEI apenas até 2019, Supervisor de Ensino e PCNP de todas as escolas PEI.

 Para facilitar os estudos solicitamos que os Diretores das escolas tragam impresso o Guia – Projeto Mentoria PEI (anexo I)

     Equipe de Formação –PEI

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Progressão QSE 2015 

Informamos que no dia 30/10/2021, foi publicado o Edital de Abertura do Processo de Progressão do Quadro da Secretaria da Educação – QSE, referente ao ano de 2015, Seção I, páginas:  137 a 141.

Solicitamos que os servidores pertencentes ao QSE confirmem na referida publicação se estão APTOS a participar do Processo de Progressão 2015. Os que não tiveram o seu nome publicado na lista de aptos, terão 3 (três) dias úteis para entrar com recurso, solicitando a participação no referido processo (de 03/11 a 05/11/2021).

Os servidores considerados APTOS, na referida publicação, poderão, de imediato, protocolar, em DUAS VIAS, acompanhada do original para conferência, os cursos/eventos de acordo com o Capítulo IV – “Do Inventário de Desenvolvimento Individual”, até as 17 horas do dia 10/11/2021, no Centro de Recursos Humanos, da Diretoria de Ensino, A/C de Lúcia ou Ana Claudia.

Lembramos, também, que de acordo com a alínea c) do item 7 do capítulo IV do referido Edital, para o servidor que obteve a progressão anteriormente, os cursos/eventos considerados, embora constem no Sistema da Formação Curricular, não poderão ser reutilizados para o mesmo fim.

Pedimos que as unidades escolares auxiliem na verificação e comunicação aos interessados já aposentados que pertenciam à sua escola.

Favor atentar-se aos seguintes itens do Edital: 

“Contar com no mínimo 2 (dois) anos de efetivo exercício no padrão da classe em que o cargo ou função-atividade estiver enquadrado em 31 de outubro de 2015, ano de referência do processo.”

“eventos concluídos no prazo máximo de 2 (dois) anos retroativos da data base de referência do processo deste Edital (31-10-2015)”

 

TODOS OS ANEXOS AQUI

COMUNICADO DERLIM DE 05.11.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Aplicação das provas do ENEM (21 e 28 de novembro) 

    Retransmitimos Comunicado Externo Subsecretaria – 2021

Informamos às Unidades Escolares que, por ora, está garantida a aplicação das provas do ENEM nos dias 21 e 28 de novembro de 2021, nas escolas estaduais.

Todos os itens de higiene pessoal (álcool em gel, face shield etc.) devem ser colocados à disposição pelas escolas.

Atenção: acessórios de proteção deverão ser usados durante todo o tempo de permanência do candidato no local de prova.

É primordial que sigam, rigorosamente, os protocolos de segurança.

 

2. Assunto: Tutoria – 1ª Edição/2021 – Inscrições Abertas!  

Olá, Servidor,

A partir do dia 29 de outubro de 2021, estão abertas as inscrições para mais uma ação da Trilha PEI: o curso Tutoria – 1ª Edição/2021.

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 7 de novembro de 2021.

As atividades no AVA-EFAPE estarão disponíveis no período de 10 de novembro a 13 de dezembro de 2021. Ficou interessado? Então acesse o site do Programa Ensino Integral https://efape.educacao.sp.gov.br/ensinointegral/, e fique por dentro de tudo! No Regulamento, você encontrará todas as informações sobre esse curso. Antes de realizar a sua inscrição, não deixe de consultá-lo!

Quem poderá se inscrever?  

• Os servidores da SEDUC – SP que fizerem parte do Quadro do Magistério (QM), Quadro de Apoio Escolar (QAE) e Quadro da Secretaria da Educação (QSE);

• Os profissionais das Redes Municipais de Ensino do Estado de São Paulo: Diretor, Vice-diretor, Professor Coordenador Pedagógico, PEB I e II, Monitor e Auxiliar.

 Importante lembrar que, para se inscrever, o seu cadastro deverá estar ativo na base da Secretaria Escolar Digital (SED).

 Passo a passo para realizar a sua inscrição  

• Acesse o site da EFAPE https://efape.educacao.sp.gov.br e clique no canal “Cursos e Formações”;

• No combo “Tipos de Ações de Formação”, selecione as opções “On-line” e “Inscrições abertas: curso não iniciado”;

• Ao ser direcionado para a página do curso, selecione o formulário de inscrição de acordo com o seu perfil profissional: SEDUC ou SME;

• Nos campos “Usuário” e “Senha”, utilize o seu CPF (com 11 dígitos, sem pontos ou hífen), ou senha pessoal já utilizada anteriormente.

Em caso de dúvidas, abra uma ocorrência no Portal de Atendimento da Secretaria da Educação por meio do canal “Soluções”, no site https://efape.educacao.sp.gov.br e fale com a gente!

      Inscreva-se! Contamos com sua participação.

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Programa Psicólogos da Educação 

     Prezados Diretores de Escola e supervisores,

     A fim oferecer uma melhor experiência no Programa Psicólogos na Educação e manter o serviço atualizado e compatível com as novas versões e atualizações dos sistemas operacionais, componentes e navegadores informamos:

1. A partir de sexta-feira [29/10], será implantada uma melhoria de maneira a garantir a conexão do psicólogo nos encontros.

2. O fluxo de entrada para a sala Zoom, mantém-se o mesmo, com a tela de entrada da própria Zoom, bem como também o recebimento do link via e-mail.

3. Para a entrada das pessoas na sala, é importante que o(a) solicitante insira os mesmos, para que também recebam o e-mail com o link para entrada na sala. Desse modo, segue o passo-a-passo da melhoria.

a. O(A) solicitante do encontro e demais participantes receberão o e-mail para a entrada na sala do encontro. No e-mail, encontrará o link de acesso para a sala, como rotineiramente tem sido encaminhado.

 

     b. A sala para entrada da Zoom [continua o mesmo].

  

4. O que muda: Caso o(a) solicitante e demais participantes entrem anterior ao horário do encontro, a seguinte tela com a frase: “Você está acessando um encontro futuro, ainda não está na hora de seu encontro. Volte mais tarde”. Será necessário que, no horário do encontro, atualize a página através do botão F5 do dispositivo utilizado (notebook, computador), ou clicar em atualizar na página de web.

 

    5. Para casos em que a o(a) solicitante e demais participantes acessem links de e-mails anteriores que não correspondem ao do encontro a ser realizado, poderão aparecer as seguintes telas:

     a. você está acessando um encontro que já terminou. [Para casos de encontros já finalizados].

 

    b. você está acessando um encontro que foi cancelado, não é possível acessar a sala. [Para encontros cancelados].

 

   Ressaltamos que, essa melhoria mantém a transparência, não gera indisponibilidade do serviço.

2. Assunto: Bolsa do Povo Educação  

Interessados: Equipes Gestoras e Dirigentes Regionais de Ensino,

Seguem informações sobre o pagamento do benefício do Programa Bolsa do Povo Educação – Responsáveis no mês de outubro:

● Iniciou a formação em setembro e finalizou em setembro, recebe o benefício em outubro.

● Iniciou a formação em setembro, mas finalizou outubro, recebe o benefício em novembro, junto à parcela de outubro.

○ Para receber a parcela de outubro, o beneficiário deve cumprir as demais condicionalidades.

● Iniciou a formação em agosto, mas concluiu em setembro, recebe o benefício em outubro, junto à parcela de setembro.

○ Para receber a parcela de setembro, o beneficiário deve cumprir as demais condicionalidades.

Para auxiliá-los, clique no https://drive.google.com/file/d/1J-9N40N16J1eXQk9VNnRRcHJZYK-GH__/view?usp=sharing para ver a apresentação com as regras de recebimento do benefício.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: 4º Bimestre – Caderno Professor – Aprender Sempre – Física, Química e Biologia – volumes 3  

     Informamos que a distribuição do Caderno do Professor, coleção Aprender Sempre, consta com 3 (três) cadernos de volume 3 em vez de volume 4:

• Aprender Sempre – 3º série – Física – volume 3

      • Aprender Sempre – 3º série – Biologia – volume 3

• Aprender Sempre – 3º série – Química – volume 3

• Aprender Sempre – 9º ano – Ciências – volume 3

Constatamos que a Guia de Remessa foi impressa informando os títulos acima como volume 4 por um erro de digitação, entretanto, trata-se do mesmo material. Ainda, informamos que estamos cientes do erro e a assinatura da Guia de Remessa não acarretará perdas ou prejuízo para as Unidades Escolares durante o processo de distribuição ou mesmo na utilização do caderno pelo professor.

2. Assunto: Programa Alfabetização Ambiental  

    O Programa Alfabetização Ambiental é uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), considerando a incumbência do Poder Público na responsabilidade de promover a educação ambiental formal e não formal em todos os níveis de ensino – artigo 225 da Constituição Federal – e de promover a Política Estadual de Educação Ambiental, instituída pela Lei nº 12.780/2007 e regulamentada pelo Decreto nº 63.456/2018, que coloca a Educação Ambiental como componente essencial e permanente da educação, devendo estar presente em âmbito estadual e municipal, de forma articulada e continuada, em todos os níveis e modalidades dos processos educativos.

     Seguindo o cronograma do Programa, o 6º Diálogo acontecerá no dia 09 de novembro de 2021, das 13h00 às 14h00, no Canal Desenvolvimento Profissional 2. O encontro terá como foco a abordagem teórica da linha temática Biodiversidade.

     O Diálogo é direcionado aos PCNP de todas as áreas, em especial dos Anos Iniciais e das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, inclusive Interlocutores de Educação Ambiental; Professores das redes estadual e municipal; Professores Coordenadores, Diretores e Vice-Diretores das unidades escolares.

    O 5º Diálogo pode ser acessado, juntamente com os materiais de apoio, via Repositório do CMSP no link: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14644&id=0

    Compartilhamos também como materiais de apoio os vídeos sobre a temática Biodiversidade, que será o tema do próximo diálogo. Os vídeos indicados são complementares aos assuntos tratados nos Diálogos ocorridos pelo CMSP.

• Conservar a natureza afeta a vida das pessoas que moram nas cidades https://www.youtube.com/watch?v=19LytiT4UFQ

• A importância da preservação e recuperação das áreas degradadas https://www.youtube.com/watch?v=KLT84h2hlhE

• Conservação e inovações sustentáveis em áreas produtivas 9 https://www.youtube.com/watch?v=Mn44sZVPsGU

• Conduta ambiental legal – flora https://www.youtube.com/watch?v=APqCiPgAlbc

• Conduta ambiental legal – tráfico de animais https://www.youtube.com/watch?v=DhDsRj6RzZc

• Nosso futuro depende da restauração de ecossistemas https://www.youtube.com/watch?v=DhDsRj6RzZc

• Evite queimadas, preserve a vida! https://www.youtube.com/watch?v=iRmk62TstgM

• Pagamentos por Serviços Ambientais https://www.youtube.com/watch?v=osXB8CTtZAI&list=PLIcQ1GPsdUfXJlubNp2fdlsRaS7fdHwCo&index=4

3. Assunto: Inscrições no CEL 2022 – Centro de Estudos de Línguas 

    CEL Limeira na EE Castello Branco  

    Link para pré-inscrição CEL 2022 – 1º semestre: https://forms.gle/to5SwF5dXuur1pK47

  

CEL Rio Claro na EE Joaquim Ribeiro  

Link para inscrição CEL 2022 – 1º semestre: https://forms.gle/bdwQk9WGx3DQfM22A

 

4. Assunto: Webinar – Campanha #com escorpião não se brinca  

     Atenção: PCNP, Coordenadores e Professores(as)

     Nos últimos anos, o escorpionismo, que é o envenenamento causado pela picada de escorpião que injeta veneno por meio de um ferrão localizado na ponta da cauda, apresenta-se como um dos maiores problemas de saúde pública por sua crescente magnitude em relação à elevada incidência e ao significativo número de acidentes com óbitos no Estado de São Paulo. O número de casos com letalidade por picada de escorpião no Brasil é de 0,2% e, no Estado de São Paulo, em 2019, foi de 0,03%, sendo que o grupo de risco são crianças com faixa etária igual ou menor que 10 anos.

     Entre 2014 e 2020, o número de acidentes por escorpião triplicou no estado, uma vez que esses animais têm se adaptado bem às áreas urbanas e vêm habitando os domicílios, provocando acidentes que podem levar à morte, principalmente de idosos e crianças. A letalidade no grupo de risco é consideravelmente maior em relação às outras faixas etárias, daí a importância da prevenção de acidentes nesta faixa da população.

     Por essa razão, a Secretaria de Estado da Saúde realizará a 1ª Campanha de Orientação para Proteção e Cuidado das Crianças denominada #com escorpião não se brinca, envolvendo a Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo por meio de um webinar que será realizado na 3ª semana de novembro.

     O evento será realizado por meio da plataforma Zoom na data indicada pela rede. Para isso, é necessário responder a enquete no link https://bit.ly/2Zuiscn

5. Assunto: Ilum Escola de Ciência – Inscrição para o curso de Bacharelado em Ciência, Tecnologia e Inovação 

     Solicitamos que seja amplamente divulgada aos estudantes do Ensino Médio a abertura das inscrições para o curso de Bacharelado em Ciência, Tecnologia e Inovação da Ilum Escola de Ciência.

     O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, Organização Social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), traz à luz sua mais nova iniciativa: A Ilum Escola de Ciência. A Ilum Escola de Ciência, sediada na cidade de Campinas, selecionará 40 ingressantes para o Bacharelado em Ciência, Tecnologia e Inovação, sendo 50% destas vagas reservadas para estudantes de escolas públicas.

     O curso será gratuito para o aluno e a seleção de vagas será feita com base no resultado do ENEM, em uma carta de intenção escrita pelo candidato e, por fim, entrevista.

     Prazo para inscrição: até 15/12/2021

     Critérios de pré-seleção: informações a serem fornecidas pelos candidatos e avaliadas por uma Comissão de Avaliação:

     a. Nota do ENEM (Nº de Inscrição e Ano da Inscrição);

     b. Manifestação de Interesse (preenchida no Formulário Eletrônico). Esse espaço é destinado para que o estudante conte suas experiências pessoais e escolares que o levaram a escolher o curso de Bacharelado de Ciência, Tecnologia e Inovação oferecido pela Ilum Escola de Ciência.

     Para mais informação, acesse a página do Ilum Escola de Ciência https://pages.cnpem.br/ilum/?fbclid=IwAR3RELcLZ0lh_iqQUpa1XHOQZx8Krgc0c9I3TnnsAUZO5GIhO1-fFUAW0j0

6. Assunto: Lançamento da Olimpíada de Química de SP – OQSP – 2022  

A Olimpíada de Química do Estado de São Paulo – OQSP, edição 2022, foi anunciada no início de outubro de 2021.

A OQSP 2022 possui três fases:

Fase 1: Elaboração de redação sobre um tema atual da Química. Nessa edição, o tema será “Processos químicos para reciclagem do lixo eletrônico”. Os Professores de química selecionarão até 2 redações da 3ª série do ensino médio e 3 redações de séries anteriores.

Fase 2: Inscrições online das redações selecionadas (No máximo 5 redações por escola).

As inscrições devem ocorrer a partir de 01/12/2021 até 15/03/2022.

A divulgação dos finalistas ocorrerá em 16/05/2022.

Fase 3: Prova de conhecimento e Raciocínio. A fase final é realizada em um sábado de junho de 2022 na USP, e para esta fase estarão convocados os alunos com melhores notas nas redações.

O objetivo da iniciativa é estimular o interesse pelo estudo da Química, aproximar as instituições de ensino, além de identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.

Confira o Regulamento, orientações para inscrição e demais informações no link http://www.abqsp.org.br/

7. Assunto: Currículo em Ação – 1ª ano do ensino fundamental – Volume 2 – Ler e Escrever  

Atenção: PCNPs, Diretores, Professores Coordenadores e Professores!

Informamos a seguinte ERRATA para o caderno do Currículo em Ação – Ler e Escrever do estudante, 1º ano do Ensino Fundamental – Volume 2.

1. Caderno do estudante – Atividade 1- Cruzadinha das frutas – página 17 e Atividade 2 – Cruzadinha dos animais – página 19. Durante o processo de diagramação ficaram na posição invertida, ocasionando um descompasso entre a quantidade de letras, quantidade de quadrado e imagem de algumas figuras.

Enviamos no link https://drive.google.com/drive/folders/1kxRElJ6YpumFsuCrgffdE9DZldZN4xQ1?usp=sharing as cruzadinhas corretas, de modo que possam ser realizadas com os estudantes.

8. Assunto: Acesso à ATPC da Diretoria de Ensino da Região de Limeira – Anos Finais e E.M

Informamos que a realização das ATPC a serem transmitidas pela Diretoria de Ensino da Região de Limeira será via YOUTUBE no canal do NPE, cujo acesso se dará das 10h00 às 11h30 pelos seguintes links:

Tema: Diversidade Cultural

Dia 09/11 (3ª feira): https://youtu.be/X7nvPMr0ruU

Dia 10/11(4ª feira): https://youtu.be/lgMBvAirrsY

Dia 11/11 (5ª feira): https://youtu.be/407hmbhVaAI

9. Assunto: Atualização das ATPCs  

Prezados(as) Dirigentes, equipes de Supervisão de Ensino, equipes do Núcleo Pedagógico, equipes gestoras das escolas e Professores(as),

Em continuidade às ações de apoio à aprendizagem dos estudantes, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC–SP) realizou a atualização das atividades relacionadas às ATPC e as Formações do Programa de Recuperação e Aprofundamento.

Diante do feriado nacional de 2 de novembro de 2021, que ocorreu na última terça-feira, e a da necessidade de realizar-se as formações em ATPC e as Reuniões de Trabalho do Programa de Recuperação e Aprofundamento, comunicamos que as formações previstas para o dia 2 de novembro serão gravadas e disponibilizadas no YouTube e no repositório do CMSP, para serem desenvolvidas nas ATPC da escola, ou em outro momento oportuno nas próximas semanas, a saber:

• A Reunião de Trabalho, Programa de Recuperação e Aprofundamento – Língua Portuguesa – SD3 – vol. 4, está disponível no Youtube e no repositório do CMSP;

• ATPC – Ciências Humanas – “O uso do vídeo em sala de aula: Protagonismo Discente e Juvenil” estará disponível a partir de 5 de novembro.

Destacamos que, ao longo do 2º semestre, as formações, desenvolvidas pela EFAPE, continuarão sendo realizadas de acordo com o Cronograma Integrado de ATPC e Reuniões de Trabalho atualizado.

Para esclarecer possíveis dúvidas sobre as ATPC e as Reuniões de Trabalho, vocês poderão consultar o Cronograma Integrado – ATPC e Reuniões de Trabalho para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Anos Finais do Ensino Fundamental, https://efape.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/10/cronograma-efai-vf.pdf e Ensino Médio https://efape.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/10/cronograma-efafem-vf.pdf. Para mais informações, consultem a programação do CMSP destinada aos professores e aos demais profissionais da Educação no link https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/programacao-profissionais-da-educacao/

10. Assunto: O Clube de Leitura Colmeia Retoma a Atividade Leitora com “Pedagogias do Século XXI: Bases para Inovação Educativa”, de Jaume Carbonell  

Prezado(a),

Os encontros do Clube de Leitura Colmeia retornam com força total com a discussão da obra de um dos principais pensadores da Educação da contemporaneidade. Jaume Carbonell é pedagogo, jornalista, sociólogo, assessor do El Diari de l’Educació, professor associado na Universitat de Vic e colaborador da Revista Cuadernos de Pedagogia, do qual foi diretor até a sua aposentadoria.

  O livro “Pedagogias do século XXI” busca respostas para perguntas emergentes para os profissionais da educação desse início de século: “Quais são os novos discursos e práticas pedagógicas deste século? Quais são as identidades, referências e experiências mais emblemáticas da história recente da educação? O que trazem de novo e o que desejam rever?”.

Coloque em sua agenda!

Dia 3 de dezembro de 2021, das 14h30 às 16h pelo Microsoft Teams. Link para Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1bjdj4HujjXR_yfuNqoi2l7r9kSwMERFncIci-xp3ows/edit

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: nucleodebibliotecacre@educacao.sp.gov.br

11. Assunto: Cátedra de Educação Básica ─ Minicurso da Semana 

 Prezado(a),

A Cátedra de Educação Básica, uma iniciativa do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e do Itaú Social, disponibiliza aos professores da Rede de Ensino Pública Paulista, e aos demais interessados, minicursos com foco em práticas e didáticas.

Veja as informações do próximo minicurso e sua ementa:

11/11 I Minicurso 33 ─ “O Significado das Palavras: sobre Usos e Abusos”

Horário: das 19h às 21h30

 No canal da Cátedra https://www.youtube.com/channel/UCja5dQnkKx4UsHYnWo9TNNg/featured

Expositor: Nilson José Machado Ementa:

1. A Palavra e a Ação: Reação, Coação, Resposta; Violência e Palavra; A Palavra violenta;

2. Sentidos e Significados; Denotações e Conotações; o Literal e o Metafórico; a Oralidade e a Escrita; o Conhecimento como Rede de Relações; a Metáfora e a Alegoria como norma.

3. A ideia de Esquema: do Sensório Motor aos Esquemas de Ação; a Palavra, a Língua, a Ideologia, a Religião como Esquemas; a Integridade em questão. 4. Sobre Usos e Abusos das Palavras: Um exemplário (Distância, Conservação, Protagonismo, Autoridade, Preconceito, Inovação, Inteligência, …).

Não será necessário fazer inscrição antecipada e, para obter o atestado de participação, você deverá preencher um formulário que será disponibilizado durante a transmissão.

Para mais informações, acesse o site https://www.catedraeducacaousp.org/minicursos2021.

Atenção: As participações nos eventos da Cátedra não serão consideradas para evolução funcional.

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM 

Fone 3404.2978/2991 (Matilde) – delimnrm@educacao.sp.gov.br  

 

1. Assunto: Confirmação de Matrícula – Censo Escolar – 2021 

      Informamos que o período de confirmação de Matrícula do Censo Escolar – 2021, está disponível entre 04 e 13 de novembro para quem não verificou no período anterior.

      IMPORTANTE: As escolas estão fechadas e devem permanecer fechadas, o que não impedirá a ação.

      Esse é um período no qual as escolas públicas devem conferir e, caso necessário, confirmar a matrícula dos alunos com duplicidade de vínculo no Censo Escolar levando em consideração a data de referência, 26 de maio de 2021.

     O módulo de confirmação de Matrícula é uma funcionalidade do Sistema Educacenso, http://censobasico.inep.gov.br, que apresenta os alunos com mais de um vínculo de escolarização, em horários coincidentes ou não, de acordo com as regras do sistema. É importante conferir os relatórios no Sistema e confirmar a matrícula dos alunos vinculados à sua escola. Para o perfil Escola, estão disponíveis três relatórios:

      1) Relação de alunos com mais de um vínculo de escolarização na mesma escola: apresenta os cadastros que possuem mais de um vínculo, em turmas na mesma escola, em horários coincidentes ou não.

      2) Relação de alunos vinculados em outra escola: apresenta os cadastros com mais de um vínculo de escolarização, em escolas diferentes, em horários coincidentes ou não.

      3) Relatório consolidado de correção de duplo vínculo de escolarização: lista os cadastros que tiveram os vínculos confirmados ou desconsiderados.

      Dúvidas entrar em contato através do telefone 3404-2991, 3404-2978 ou e-mail delimnrm@educacao.sp.gov.br.

2. Assunto: Homologação Classes 

Prezados(as)

Retransmitimos comunicado Extraordinário de 03/11 para que os Gestores verifiquem se todos os alunos em continuidade de estudos estão matriculados nas séries correspondentes para 2022.

A homologação das classes apenas ocorre com alunos matriculados bem como a digitação das matrizes.

A compatibilização não irá ocorrer mais exceto para atendimento de alunos inscritos e a Diretoria de Ensino matriculará apenas alunos nas classes de entrada 6º ano, 1º EM diurno e noturno, EJA 1º termo EM e 9º termo EF.

UE. que tem 9º ano e 1ª EM verifiquem se seus alunos estão em continuidade em suas classes. Caso não matriculem.

Classes de Itinerário Formativo 1º semestre, Expansão, Novotec, EJATEC e Qualificação EJATEC, Salas de Recurso, CEL, ACD e Prisional também devem ter alunos matriculados.

EXCLUSIVO PARA NOVOTEC: Ressaltamos que, o cadastro dos estudantes que optam por esse tipo de ensino, deve possuir, obrigatoriamente, o preenchimento dos campos: R.G., C.P.F., e-mail, fundamental para uma melhor integração de dados entre a SEDUC, Secretaria de Desenvolvimento e Unidades Parceiras (outras redes).

Pedimos também equilibrar as classes em relação ao número de alunos matriculados, para não deixar classes com capacidade total e outras com poucos alunos. Anexos I e II.

Dúvidas, problemas entrar em contato 3404-2991, 3404-2979, 3404-2978 ou delimnrm@educacao.sp.gov.br e delimcie@educacao.sp.gov.br.

 

Núcleo de Informação Educacional e Tecnologia – NIT 

Fone 3404.2953 – delimnit@educacao.sp.gov.br  

 

1. Assunto: Programa Computador do Professor  

O período para adquirir seu equipamento encerrou. Após adquirir o computador ou tablet, é preciso fazer a solicitação de reembolso na SED até 20/11/2021.

Ademais, conforme Resolução SEDUC nº 91, de 30/09/2021, informamos que a Secretaria da Educação poderá antecipar o pagamento das parcelas do subsídio aos integrantes do Quadro do Magistério participantes do Programa Computador do Professor.

Com a nova resolução, a Secretaria poderá adiantar as parcelas dos professores que concluírem a primeira etapa de formação do curso da EFAPE e não registrarem faltas injustificadas no mês anterior ao pagamento da antecipação.

Aos servidores que ainda não concluíram a primeira etapa do curso de formação, o pagamento das parcelas mensais ocorrerá normalmente como ocorre desde o início do Programa, desde que cumpram os demais requisitos.

 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Administração – NAD 

Fone 3404.2942 (Patrícia) – delimnad@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Planilha GEMAT – Retificação 

     Reencaminhamos o publicado no COMUNICADO DERLIM de 04.11.2021

     Segue em anexo III a Planilha retirada do Sistema GEMAT atualizada no dia 05/11/2021 onde foram incluídos novos bens a serem incorporados no patrimônio da Unidade Escolar, dessa forma solicitamos que a escola encaminhe a GPB devidamente assinada datada e carimbada para o delimnad@educacao.sp.gov.br (caso a escola encontre a nota fiscal referente à GPB enviar por e-mail junto com a GPB).

     (lembrando que a impressão da GPB é feita no Matpedagogico, enviar até quarta-feira dia 15/11/2021 impreterivelmente). 

2. Assunto: Baixa no Matpedagogico 

    Lembrando as Unidades Escolares para não se esquecerem de acessar o link abaixo para efetuarem a baixa no Matpedagogico e caso seja necessário imprimir a GPB, (lembrando que o Matpedagogico deverá ser acessado pelo interne Explorer).

http://matpedagogico.fde.sp.gov.br/ASPX/logon.aspx

    Orientações para dar baixa no sistema: 

    Login: código CIE da escola  

     Senha: caso a escola não lembre a senha solicitar pelo whats (19) 99616-7956 informando a escola e o código CIE que eu restauro a senha. 

    Ao logar o sistema aparecerá o ícone para dar baixa ao bem recebido, ao clicar aparecerá a opção selecione – clicar na palavra selecione em seguida aparecerá o bem a ser efetuado a baixa no item Recebimento Total possui irregularidades? Não ou Sim, nesse momento se o material recebido na nota não bater com o que está descrito clicar no sim, caso esteja correto clicar no não e a baixa será efetuada, caso precise imprimir a GPB, clicar e reemitir GPB no quadradinho colocar o número referente a GPB a ser impressa em seguida pesquisar ela aparecerá selecione e solicite a impressão.

     (Muitas escolas têm baixas para efetuar no sistema) 

CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Fabricio Fabri, Diretor da EE. João Baptista Gazzola – 08/11 (segunda-feira) 

TODOS OS ANEXOS AQUI

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino