COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 05.08.2021 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO  DERLIM DE 05.08.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Reunião Novo Ensino Médio 

     Nessa 6ª feira, 06/08/2021, as unidades escolares com Ensino Médio se reunirão com os professores deste segmento, para tratar da escolha dos ITINERÁRIOS FORMATIVOS que serão oferecidos pela escola em 2022.

     Segue publicação do Boletim Semanal Subsecretaria – Ano 2021 – Nº 342 – 04 de agosto de 2021, sobre essa Formação sobre o Novo Ensino Médio:

     “(…) Nessa sexta-feira, dia 6/ago, teremos a formação sobre o Novo Ensino Médio com todas as escolas da rede e havíamos solicitado que os estudantes de ensino médio ficassem em casa esse dia, fazendo atividades pelo CMSP, para que os professores possam participar da formação e discussão.

      Recebemos algumas solicitações com relação aos professores que tem aulas no Ensino Médio e nos Anos Finais na sexta feira.

     Neste caso, as escolas podem se organizar para que esses estudantes de anos finais também assistam às aulas de casa, para que seus professores participem adequadamente da formação e discussão sobre os itinerários formativos.

     As escolas cujos municípios estiverem em feriado na sexta-feira devem se organizar, nos mesmos moldes, para realizar a formação e discussão de maneira assíncrona na segunda-feira, dia 9 de agosto.

     Atenciosamente, SUBSECRETARIA/COPED”

     1 – Como organizar a reunião:

     Conforme publicado nos Boletins anteriores, para organizar a dinâmica da escola nesse dia, as escolas devem planejar em quais períodos irão reunir os professores (presencialmente) de Ensino Médio, podendo fazer as reuniões de manhã (das 7h às 12h), de tarde (das 13h às 18h) e à noite (das 19hàs 23h).

     2 – Sobre os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio no dia da reunião do dia 06/08:

    A programação para os estudantes será organizada da seguinte forma:

    a) os estudantes das três séries do Ensino Médio devem acompanhar as aulas pelo CMSP;

    b) os estudantes de 1ª série do Ensino Médio terão uma programação especial sobre os itinerários formativos, que será exibida nos 3 períodos;

    c) os estudantes podem ser recebidos na escola para que assistam as aulas do CMSP da escola;

    d) Alunos do Ensino Fundamental que tenham aulas, no horário de sexta feira, com professores que atuam também no Ensino Médiopoderão assistir às aulas no CMSP ou ter a grade horária/horário readequado, conforme decisão da equipe gestora, respeitando-se os protocolos de distanciamento.

 

COMUNICADO DERLIM DE 05.08.2021

 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Aplicação das Provas do ENEM 

    Informamos a todas as unidades escolares que, por ora, está garantida a aplicação das provas do ENEM nos dias 21 e 28 novembro de 2021, nas escolas estaduais.

     Todos os itens de higiene pessoal (álcool em gel, face shield, etc.) devem ser colocados à disposição pelas escolas.

     Atenção: acessórios de proteção deverão ser usados durante todo o tempo de permanência do candidato no local de prova.

     É primordial que sigam, rigorosamente, os protocolos de segurança.

2. Assunto: Lives

 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971  delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Reunião Novo Ensino Médio 

   Prezadas Equipes Escolares,

I)       Encaminhamos, abaixo, orientações para realização da reunião de 06/08/2021, que ocorrerá nas unidades escolares com turmas de Ensino Médio:

1)      Escolas selecionadas para atender à modalidade do NOVOTEC deverão atentar-se:

a)      O NOVOTEC integrado só poderá ser ofertado em turmas do período diurno;

b)      Turmas do período noturno não poderão ser contempladas com NOVOTEC Integrado;

c)      O NOVOTEC Expresso poderá ser ofertado em turmas do diurno e noturno;

d)      Caso a escola faça a adesão ao NOVOTEC Integrado, a Direção deverá reunir o Conselho de Escola para que o Colegiado referende a decisão.  A cópia da ata deverá  ser encaminhada ao e-mail novotec@sp.gov.br  com cópia para o delim@educacao.sp.gov.br  até o dia 23/08/2021;

2)      Durante a reunião, a unidade escolar poderá analisar as matrizes curriculares dos Itinerários Formativos anexo I, o Catálogo Detalhado dos Aprofundamentos anexo II, a Calculadora dos Itinerários Formativos anexo III, e Documento Orientador, anexo IV. Além disso, já encontra-se em funcionamento o site do Novo Ensino Médio, que poderá ser acessado através do link: https://novoensinomedio.educacao.sp.gov.br/

3)      Solicitamos que após a reunião, as unidades escolares preencham o link abaixo, com a síntese das discussões, até o dia 11/08/2021:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc_-S2sHOzkQRxMKkl9GQ0Y-PiCnL9RfU-Onj4rH-_lBoIaYA/viewform

II)      Sugestões para o evento do dia 06/08/2021

Seguindo com as etapas de implementação do Novo Ensino Médio, até dia 18 de agosto as unidades escolares devem definir o rol de itinerários que irão ofertar para seus estudantes da 2ª série em 2022. Esse é um processo que deve ser muito bem estruturado nas escolas, para garantir que atenda os desejos dos estudantes e, ao mesmo tempo, garanta que todos os professores tenham aulas para serem atribuídas.

Para ajudar nesse processo, a SEDUC está organizando, para o dia 6 de agosto, uma ação que fomente essa discussão em todas as escolas. Um dia dedicado para a discussão dos itinerários formativos!

Neste dia haverá uma transmissão do CMSP, com duas horas de duração, para explicar aos professores como se dará a definição dos itinerários formativos em cada escola. Em seguida haverá um espaço (de duas horas também) para que o trio gestor converse com os professores sobre os itinerários a serem ofertados naquela escola.

Para ajudar nesse processo, a SEDUC e a equipe de supervisão construíram dois cenários possíveis de organização das escolas para o debate nesse dia. São apenas sugestões, as escolas podem se organizar de acordo com sua dinâmica, mas é importante que aproveitem esse espaço para debater sobre sua oferta de itinerários formativos em 2022.

Além disso, algumas ações que todos os diretores, independente do cenário em que se encontram, podem fazer são: ouvir e sanar as dúvidas dos professores, levar para supervisão as dúvidas que não forem possíveis de ser sanadas, apresentar e discutir as ementas dos itinerários e suas matrizes curriculares, construir cenários de implementação, simular os cenários na calculadora e assegurar que o rol de itinerários definido pela escola irá garantir a carga horária de todos os professores.

CENÁRIO 1 – escolas com menos de 80% de manifestação de interesse

Para as escolas que não atingiram os 80% de manifestação de interesse, será necessário que o diretor da escola, junto com o vice-diretor e o professor coordenador, criem cenários mediante duas informações: (1) os dados da manifestação de interesse (o relatório encontra-se na SED em: Gestão Escolar –> Novo ensino Médio –> Relatório Manifestação de Interesse Diretor); e (2) o conhecimento do projeto de vida dos demais estudantes da escola.

Sendo assim, no dia 6, o foco deve ser construir alguns cenários possíveis de combinação de itinerários a serem ofertados. Esses cenários devem ser simulados na realidade da escola considerando outras duas variáveis: (1) espaço físico; e (2) atribuição de professores (utilizando a calculadora). Os cenários que se tornarem inviáveis em função dessas duas variáveis devem ser desconsiderados.

Após esse processo, a escola deve apresentar, no mínimo, dois cenários de implementação para todos os estudantes da escola naquele turno. Esses cenários devem ser discutidos com todos os estudantes, para se chegar à definição de qual será ofertado. Essa apresentação e as discussões devem ocorrer até dia 16 de agosto, garantindo que

todos os estudantes da escola sejam ouvidos, inclusive aqueles que não estão indo presencialmente.

CENÁRIO 2 – escolas com 80% ou mais de manifestação de interesse

As escolas que tiveram resultado desejável de manifestação de interesse podem começar apresentando os resultados da SED para os professores. O relatório encontra-se na SED em: Gestão Escolar –> Novo ensino Médio –> Relatório Manifestação de Interesse Diretor.

A partir desses dados, devem ser construídos os diferentes cenários (pelo menos, três cenários), com os professores, considerando as primeiras opções dos estudantes (1ª opção e ou 1ª + 2ª opção). Esses cenários devem ser simulados na realidade da escola, considerando outras duas variáveis: (1) espaço físico; e (2) atribuição de professores (utilizando a calculadora). Os cenários que se tornarem inviáveis em função dessas duas variáveis devem ser desconsiderados.

Para as escolas com uma ou duas turmas, há três possibilidades de aprofundamento curricular: os três cenários devem ser os seguintes:

●      Ciências Humanas com Linguagens + Ciências da Natureza com Matemática

●      Ciências Humanas com Ciências da Natureza + Linguagens com Matemática

●      Ciências Humanas com Matemática + Ciências da Natureza com Linguagens

Para as escolas com mais de duas turmas os cenários podem ser mais variados, inclusive com opções de itinerários de uma única área do conhecimento e opções do Novotec Integrado e Novotec Expresso, caso tenham sido indicadas para a escola.

   

1. Assunto: Grêmio Estudantil  

    Prezados Articulares,

    Com o início do 2 semestre, daremos continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelas Grêmios Estudantis nas unidades escolares. Nesse sentido, informamos que conforme Calendário Estadual, as Equipes Gremistas deverão se reunir, em nível de escola, até o dia 17/08/2021.

     I)    Pauta a ser desenvolvida na unidade escolar:  

 • Práticas e atividades realizadas pelo Grêmio (divulgação);

 • O que precisamos e queremos aprender no Canal do Grêmio no CMSP;

• Os estudantes gostam do Canal do Grêmio?

 • O que podemos melhorar na nossa escola?

• Como a SEDUC poderia nos ajudar, para fortalecer as práticas gremistas?

• Como está a convivência entre estudantes e professores e como o Grêmio ajuda?

 • Programa Dignidade Íntima.

• Como o Grêmio atua no auxílio aos colegas, em relação ao uso das Tecnologias?

• Quais atividades acontecem na escola, para combater o Racismo Estrutural e para ampliar a dignidade e empoderamento;

II)  Como a reunião será organizada? 

• Presididas pelos estudantes representantes de cada nível (Coord. Rel. Sociais CMSP Conviva)

• Os estudantes definem por votação simples, as principais ideias que serão levadas ao próximo nível;

• Organizar as falas, para que todos se sintam representados;

• Escolher um estudante para tomar nota e elaborar a Ata.

• O adulto responsável irá apenas mediar e tutorear, sem interferir.

III) Procedimentos após a reunião: 

•     Registrar em ata a reunião realizada e realizar o cadastramento no Sistema Gestão de Grêmio Estudantil (SGGE) na SED até o dia 20/08/2021;

•     Preencher o link abaixo com as informações solicitadas, que servirão de subsídios para a reunião que será realizada pela DE na segunda quinzena de agosto.

•     Prazo para preenchimento do link: até 23/08/2021

•     Link: https://forms.gle/sWqqmz6E6RLjuU2F7

Quaisquer dúvidas entrar em contato com o Supervisor Gabriel ou PCNPs Letícia e Cardoso.

3 Assunto: Orientação início das aulas – Turmas EJATEC – Segundo semestre 2021 

    Este comunicado contém as orientações para as escolas a respeito do início das aulas da modalidade EJATEC.

    No segundo semestre de 2021, o curso profissionalizante disponível para os alunos é o de Auxiliar Administrativo. As aulas acontecerão de forma assíncrona no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA EadTEC oferecido pelo Centro Paula Souza (CPS). É responsabilidade do estudante do EJATEC percorrer o conteúdo e cumprir as atividades dentro do AVA. No dia da semana reservado para o EJATEC, o estudante poderá fazer isso de maneira presencial na escola, apoiado pelo seu professor da rede, o Professor Orientador de Estudos.

     Calendário Semana de 02 a 06/08:  

● Os estudantes matriculados na turma EJATEC recebem e-mail do CPS com as credenciais (login e senha) para fazer o primeiro acesso ao AVA.

● Os Professores Orientadores de Estudos atribuídos nas aulas do EJATEC e que começaram a fazer a formação na EFAPE também vão receber as credenciais para acesso.

    Data de início do acesso ao AVA EadTEC: 09/08/21. Nesta semana será cumprida a Agenda 0: Ambientação. Estudantes e professores vão se dedicar a conhecer a plataforma e os recursos, acessar o Manual do Aluno, passar juntos pelo Plano de Curso e pelas agendas de conteúdo dos módulos.

    As agendas de conteúdo do curso são quinzenais, isto é, a cada 15 dias será liberado no AVA uma nova agenda do curso.

    Acesse o Plano de Curso: https://drive.google.com/file/d/1xrZ0EHI2m9JE4F_Frl7Lv02TvfSAV9hX/view

    Acesse o Calendário: https://drive.google.com/file/d/1z_8aLv7ADq47Nv8XYD6F-Vf9zXE7fwyd/view

    Informações para os alunos:

● As informações sobre acesso serão enviadas para o e-mail institucional dos estudantes matriculados nas turmas EJATEC;

○ Caso o estudante tenha dificuldade de acessar o e-mail, pode acessar esse tutorial: https://drive.google.com/file/d/13pg5oC-pNjLs97CaQ-mrkN2pj6x4pHLr/view?usp=sharing

● Apenas os alunos que estiverem com a ficha de cadastro completa na SED receberão acesso ao AVA (o CPF é obrigatório neste caso).

● Recomendamos que os tempos livres sejam utilizados para concluir os conteúdos complementares da plataforma. Eles podem ser encontrados na página inicial do AVA.

     Informações para os professores:

● Informações de acesso serão enviadas via e-mail institucional;

● Após concluir o curso formativo da EFAPE de Práticas de Orientação de Estudos, caso ainda surja alguma dúvida com relação à plataforma, é possível consultar os professores mediadores do CPS para instruções;

● Ao fazer o acompanhamento do desempenho dos estudantes durante o período letivo, sempre que perceber situações que destoam do esperado, desenhar intervenções em conjunto com o professor mediador do CPS.

     O papel do Gestor Local:

     O acesso ao AVA como “gestor local” será concedido ao diretor da escola. Essa função garante a autonomia para dar os resultados finais e gerar relatórios de acompanhamento dos estudantes, ou seja, a responsabilidade de fazer a gestão da vida acadêmica dos estudantes. Cada diretor poderá definir a melhor pessoa para assumir esse papel dentro de sua escola.

    Observações sobre a matriz do EJATEC:

    A matriz tem proposta de 19 tempos para a Formação Geral Básica (FGB) e 6 tempos para o itinerário formativo profissional, dessas, 2 tempos da FGB e 1 do IF são cumpridos no contraturno. Isso acontece pois a carga horária da formação geral básica, que era ministrada em três termos, passou para quatro termos.

     Sendo assim, é recomendável que os estudantes utilizem esses tempos para reforçar os conteúdos complementares da formação profissional. No AVA EadTEC esses conteúdos estão disponíveis para acesso dos estudantes, como por exemplo aprender a utilizar as ferramentas do Microsoft Office.

4. Assunto: Oferta de Novotec Integrado e dos Itinerários de Áreas do Conhecimento com Novotec Expresso em 2022  

     Como parte do processo de implementação do programa Novotec em 2022, segue link https://docs.google.com/spreadsheets/d/1ZiM_R-hESj9JcZiYf1yZeFkpGpJjwPKG/edit#gid=78029299 com a lista das escolas que têm possibilidade de implementar os itinerários formativos do Novotec Integrado (cursos técnicos) e/ou de Área do Conhecimento com habilidades do mundo do trabalho (cursos do Novotec Expresso).

     No link https://docs.google.com/spreadsheets/d/1ZiM_R-hESj9JcZiYf1yZeFkpGpJjwPKG/edit#gid=78029299 vocês vão encontrar as sugestões de itinerário formativo para as turmas de 2ª série e a situação das escolas que em 2021 já têm o Novotec Integrado.

    Pedimos que vocês analisem a planilha com atenção, observando as orientações e comentários.

    A base enviada possui 2 abas: Aba “1. Lista Escolas Novas”

    Escolas que não têm Novotec hoje e podem implementar o programa no Itinerário Formativo a partir da 2ª série, seja do Novotec Integrado (curso técnico) e/ou do Novotec Expresso (área do conhecimento com cursos de habilidades do mundo do trabalho).

     >> As escolas na lista têm condições de implementar o Novotec, ao lado delas mostramos as opções de curso e itinerário sugeridas. Essas opções estarão disponíveis na SED quando o diretor da escola for escolher os IFs a serem ofertados na escola.

    Aba “2. Lista Escolas que têm Novotec em 2021”

     Escolas que têm turmas Novotec Integrado precisam observar se o ingresso de novos estudantes na turma de reoferta do curso será na 1ª série (modelo vigente) ou na 2ª série (modelo Novo Ensino Médio). Essa informação encontra-se na coluna E dessa aba.

      >> Ingresso no curso técnico a partir da 1ª série: a rematrícula será para os estudantes do 9º EF, portanto não há opção de Novotec enquanto itinerário formativo para ser escolhido na SED

     >> Ingresso no curso técnico a partir da 2ª série: esta escola deverá selecionar a opção de curso Novotec Integrado na SED para a turma de reoferta.

    É possível alterar o curso ofertado hoje, observar as opções.

     Se a escola tiver como sugestão um desses cursos: Análises Clínicas, Eventos, Design de Interiores, Design Gráfico, Química, Nutrição, Farmácia, Eletrônica ou Eletrotécnica, lembre-se que é uma tentativa de atendimento a partir de adequações na infraestrutura da escola. O próximo passo é receber visita técnica. Pedimos que aguardem o contato da FDE.

     Receber a visita não indica que a escola já tenha sido selecionada para receber o laboratório e a turma com o curso.

    A implementação final da turma na escola estará garantida se dois fatores forem bem sucedidos: (i) há número suficiente de estudantes matriculados na turma após o período de rematrícula e (ii) a licitação para atendimento com escolas técnicas privadas foi concluída com fornecedores em todos os lotes e regiões.

     Oferta de Novotec Integrado e dos Itinerários de Áreas do Conhecimento com Novotec Expresso em 2022

     Prezado/a,

    Como parte do processo de implementação do programa Novotec em 2022, estamos enviando um arquivo com a lista das escolas que têm possibilidade de implementar os itinerários formativos do Novotec Integrado (cursos técnicos) e/ou de Área do Conhecimento com habilidades do mundo do trabalho (cursos do Novotec Expresso).

     No arquivo vocês vão encontrar as sugestões de itinerário formativo para as turmas de 2ª série e a situação das escolas que em 2021 já têm o Novotec Integrado. Pedimos que vocês analisem a planilha com atenção, observando as orientações e comentários. A base enviada possui 2 abas:

     Aba “1. Lista Escolas Novas”

     Escolas que não têm Novotec hoje e podem implementar o programa no Itinerário Formativo a partir da 2ª série, seja do Novotec Integrado (curso técnico) e/ou do Novotec Expresso (área do conhecimento com cursos de habilidades do mundo do trabalho).

     >> As escolas na lista têm condições de implementar o Novotec, ao lado delas mostramos as opções de curso e itinerário sugeridas. Essas opções estarão disponíveis na SED quando o diretor da escola for escolher os IFs a serem ofertados na escola.

     Aba “2.

     Lista Escolas que têm Novotec em 2021” Escolas que têm turmas Novotec Integrado precisam observar se o ingresso de novos estudantes na turma de reoferta do curso será na 1ª série (modelo vigente) ou na 2ª série (modelo Novo Ensino Médio). Essa informação encontra-se na coluna E dessa aba.

     >> Ingresso no curso técnico a partir da 1ª série: a rematrícula será para os estudantes do 9º EF, portanto não há opção de Novotec enquanto itinerário formativo para ser escolhido na SED

     >> Ingresso no curso técnico a partir da 2ª série: esta escola deverá selecionar a opção de curso Novotec Integrado na SED para a turma de reoferta. É possível alterar o curso ofertado hoje, observar as opções.

     Se a escola tiver como sugestão um desses cursos: Análises Clínicas, Eventos, Design de Interiores, Design Gráfico, Química, Nutrição, Farmácia, Eletrônica ou Eletrotécnica, lembre-se que é uma tentativa de atendimento a partir de adequações na infraestrutura da escola. O próximo passo é receber visita técnica. Pedimos que aguardem o contato da FDE. Receber a visita não indica que a escola já tenha sido selecionada para receber o laboratório e a turma com o curso.

     A implementação final da turma na escola estará garantida se dois fatores forem bem sucedidos: (i) há número suficiente de estudantes matriculados na turma após o período de rematrícula e (ii) a licitação para atendimento com escolas técnicas privadas foi concluída com fornecedores em todos os lotes e regiões.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: EPTV na Escola/2021 (Escolas de Ensino Fundamental do município de Rio Claro)

    Encaminhamos em anexo V orientações sobre o projeto EPTV na escola para o município de Rio Claro.

    Contamos com a participação de todos os Professores Coordenadores na divulgação do tema e repasse das informações aos professores de Língua Portuguesa.

2. Programação | Profissionais da Educação – CMSP  

    Olá, servidor(a)!

    Para você ficar por dentro de todas as pautas que serão trabalhadas nesta semana, de 09 a 13 de agosto, a EFAPE preparou e disponibilizou a programação de Formação no site do CMSP.

    Com essa programação, além de conteúdos inéditos, você poderá se organizar para assistir às reprises e ficar por dentro de algum assunto que você perdeu ou até assistir novamente e aprofundar-se nos temas já trabalhados.

    Acesse https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/programacao-profissionais-da-educacao/ e confira!

   Estas ações também poderão ser assistidas em outros momentos, já que ficam disponíveis no Repositório do Centro de Mídias https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/inicio, e também no canal do CMSP no YouTube https://www.youtube.com/channel/UC4PxhhCLUs1ESKz5EwuepMw

    Anote na agenda!

    Título: Desvendando Ferramentas: Genially  

    Dia: 11 de agosto de 2021. Horário: das 14h às 15h30.

    Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP.

    Genially é uma ferramenta online para criar conteúdo interativo e animado de forma fácil e rápida sem precisar ter conhecimentos de design e programação.

   A ferramenta é gratuita e permite a criação de conteúdo utilizando diferentes recursos, como: animações interativas, guias, projetos de gamificação, entre outros.

    Com objetivo de potencializar a experiência de aprendizagem, em qualquer modalidade, presencial, online ou híbrido, ela também desenvolve as habilidades digitais dos docentes e estudantes.

    Série “Clube de Leitura na Prática”  

    Dia: 12 de agosto de 2021.

    Horário: das 14h00 às 15h30.

     Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP.

     No próximo programa da Série “Clube de Leitura na Prática”, vamos trazer a experiência do Clube de Leitura Provocações que teve seu início em uma casa de cultura alemã há três anos e reuniu amantes de leitura, muitos deles médicos e psicanalistas. Por conta da pandemia, o clube vem funcionando a distância.      Para apresentar o Clube de Leitura Provocações, teremos a participação de seu mediador, Joaquim Pereira da Silva Junior, médico cardiologista homeopata e psicanalista.

    O tema é relevante para todos aqueles que desejam implantar clubes de leitura em suas escolas.

    Título: Web 5 – Autoconhecimento Emocional (Resiliência emocional)  

    Data: 13/08/2021

    Horário: das 15h45 às 17h15.

    Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP.

    A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC – SP), em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS) e com o apoio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE), promove o percurso Jornada formativa: práticas de autoconhecimento e desenvolvimento das competências socioemocionais.

    Diante da complexidade do mundo atual, torna-se cada vez importante apoiar os educadores no seu autodesenvolvimento e nos conhecimentos sobre suas próprias competências socioemocionais, para poderem lidar de forma construtiva e criativa com os desafios da vida profissional e pessoal.

      O que é a Jornada formativa?  

      A Jornada formativa tem como premissa o alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a formação inicial de Professores da Educação Básica, por meio de conteúdos atuais que relacionam competências socioemocionais às temáticas do cotidiano do educador, pautados em evidências científicas.

    Por meio de atividades práticas, os educadores terão a oportunidade de conhecer as competências socioemocionais, além de experimentar ferramentas, para desenvolverem o autoconhecimento. Assim, poderão identificar como mobilizá-las, a fim de encontrarem as melhores soluções diante das diversas situações do cotidiano. As atividades poderão ser desenvolvidas antes, durante e após a formação, conforme interesse e disponibilidade de cada educador em dar continuidade à ação formativa.

    A Jornada formativa está organizada em cinco percursos:

    1. Eu, Educador  

    2. Comunicação  

    3. Relacionamento Interpessoal  

    4. Autoconhecimento emocional  

    5. Saberes e Fazeres Docente  

    Ao longo dessa jornada, cada tema relacionado ao percurso será pauta de uma webconferência de uma hora e meia de duração, realizada ao vivo pelo aplicativo do CMSP, no Canal Desenvolvimento Profissional 1.

     Confira abaixo a programação das próximas transmissões que ocorrerão às sextas-feiras, das 10h às 11h30, com as especialistas Marcela Amaral e Letícia Portieri, com reprises no mesmo dia, das 14h às 15h30.

     Também serão disponibilizados materiais complementares no AVA-EFAPE, como os “Diários de Bordo”, que são guias para auxiliar no percurso. Estes poderão ser lidos antes dos encontros e retomados após as transmissões.

      Para quem é a Jornada formativa?  

     Podem participar todos os servidores do Quadro do Magistério, do Quadro de Apoio Escolar e do Quadro da Secretaria da Educação, desde que estiverem com cadastros ativos na Secretaria Escolar Digital (SED) no mês de maio /2021.

     Qual o período de realização e como acessá-la?  

     A Jornada formativa poderá ser realizada até o dia 30 de setembro de 2021 e, para obter mais informações, acessem o site https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/jornada-formativa-praticas-de[1]autoconhecimento-e-desenvolvimento-das-competencias-socioemocionais/. Aproveitem essa jornada de autodesenvolvimento!

    Série: Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis – ODS 3 e 10 – Avanços e desafios da Lei Maria da Penha  

    Data: 06/08/2021

    Horário: das 15h45 às 17h15.

    Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP.

    Todas as sextas-feiras, das 15h45 às 17h15, o Canal de Desenvolvimento Profissional transmite a série: Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, produzida em parceria entre as Secretarias da Saúde, Justiça e Educação.

    Voltada para os profissionais da educação, a série abordará os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS e a forma como podem ser trabalhados na escola.

     São 17 ODS ao todo e foram formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, de forma a organizar uma agenda mundial a ser desenvolvida até 2030. A intenção é implementar políticas públicas voltadas para os cuidados principais que a humanidade precisa tomar para eliminar a pobreza extrema, a fome, melhorar a qualidade da educação, proteger o planeta e trabalhar para que as sociedades sejam mais inclusivas e pacíficas.

 

     Nossas convidadas especiais para desenvolverem a formação serão:

 

     A cada semana, um ou mais ODS serão trabalhados, sempre para trazer elementos que contribuam para que os profissionais da educação conheçam e reconheçam as formas de contribuir para que a agenda 2030 seja desenvolvida na escola. A nossa formação e dos nossos estudantes poderá se tornar cada vez mais comprometida com os princípios necessários para melhorar toda sociedade e o nosso planeta.

     A próximo objetivo, ODS 4 – Educação de qualidade, será realizado dia 13/08/2021, aguardem novos detalhes!

3. Assunto: Cronograma ATPC 2021 – 2 º semestre 

     Segue, anexo VI, atualização das atividades relacionadas às ATPC e Formações do Programa de Recuperação e Aprofundamento – 2º semestre de 2021

4. Assunto: Currículo Em Ação – Nivelamento – Inscrições Abertas  

Estão abertas as inscrições para a 1ª edição de 2021 dos cursos do Currículo Em Ação – Nivelamento, e permanecerão disponíveis até o dia 9 de agosto de 2021.

Objetivo do Ciclo de Nivelamento  

Capacitar a estrutura de governança da SEDUC – SP e da Undime para o monitoramento e o apoio às ações de formação voltadas a subsidiar a implementação do Currículo em Ação nas secretarias e nas escolas.

Para quem se destina?  

Currículo Em Ação (Gestores e Formadores) – Nivelamento – 1ª Edição/2021 https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/curriculo-em-acao-gestores-nivelamento-1a-edicao-2021/

Dirigentes de Ensino, Supervisores de Ensino, Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP), Diretores de Núcleo Pedagógico (DNP), Técnicos do Acompanhamento Pedagógico (TAP), Técnicos de Acompanhamento Formativo (TAF) e servidores afastados para os Órgãos Centrais: EFAPE, COPED ou Gabinete.

Currículo Em Ação (Público Escola) – Nivelamento – 1ª Edição/2021 https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/curriculo-em-acao-publico-escola-nivelamento-1a-edicao-2021/

Diretor de escola, Vice-diretor de escola, Professor Coordenador (PC), Professor Coordenador de áreas (PCA), Professor de Educação Básica I (PEB I), Professor de Educação Básica II (PEB II).

Importante: Todos os servidores deverão estar com o cadastro ativo na base da Secretaria Escolar Digital (SED).

Sobre o curso  

As atividades terão início no dia 16 de agosto de 2021 e vale ressaltar que:

• o curso Currículo Em Ação (Gestores e Formadores) – Nivelamento tem total de 35 horas, com estudos autônomos e atividades com mediação específica para cada etapa de ensino, contemplando Educação Infantil, Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, Ensino Fundamental dos Anos Finais e Ensino Médio;

• o curso Currículo Em Ação (Público Escola) – Nivelamento tem total mínimo de 50 horas, e será autoinstrucional. Cada cursista deverá realizar ao menos duas etapas específicas do Módulo 2, desde que correlatas à sua prática.

Como realizar as inscrições?  

O(A) servidor(a) interessado(a) deverá seguir estes passos:

• Acessar o novo site da EFAPE (efape.educacao.sp.gov.br);

• Em seguida, escolher a opção “Tipos de Ações de Formação” e, nos filtros de “Cursos”, selecionar “On[1]line” e “Inscrições abertas”;

• Localizar o curso “Currículo Em Ação (Gestores e Formadores) – Nivelamento” ou “Currículo Em Ação (Público Escola) – Nivelamento”;

• Ao clicar no card de um destes cursos e ser direcionado(a) para a página seguinte, ler atentamente as informações da ação. Após ciência de todas as orientações e as regras, clicar ao final da página no ícone correspondente à inscrição.

Qualquer dúvida, você poderá abrir uma ocorrência no Portal de Atendimento da Secretaria da Educação por meio do site https://efape.educacao.sp.gov.br no canal “Soluções”.

Ainda dá tempo de se inscrever

5. Assunto: Eletivas  

    Comunicamos que nos dias 05 e 06 de agosto serão transmitidas, via CMSP, duas lives de lançamento do novo Cardápio das Eletivas, pelos canais Desenvolvimento Profissional 1 e Gestão.

    As lives têm por objetivo apresentar o novo Cardápio de Eletivas e os Materiais de Apoio, visando subsidiar o trabalho dos Professores(as) e Professores(as) Coordenadores(as) com as Eletivas, no segundo semestre de 2021.

 

 

      Vale ressaltar que todas as novidades e orientações estarão disponíveis no repositório e, portanto, poderão ser conferidas posteriormente.

6. Assunto: Materiais de Apoio – Estudante e Professor – Currículo em Ação  

    Solicitamos que divulguem que já se encontram disponíveis, no site do Currículo Paulista: https://efape.educacao.sp.gov.br/currículopaulista/ os Cadernos do Estudante e do Professor do Currículo em Ação para as três etapas: Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

     Estes materiais servirão de subsídio para o novo bimestre que se inicia.

     Contamos com seu apoio na divulgação das informações para que todos tenham

 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Finanças – NFI 

Fone 3404.2949/2950/2980 (Alba) – delimnfi@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: PDDE Paulista – Tarifas PIX  

    Atendendo solicitação da Agência Governo do Banco do Brasil, informamos que a partir de 01/09/2021 as transferências via PIX feitas pelas APMs serão tarifadas.

     Orientamos que as APMs efetuem as transferências para outros bancos exclusivamente por meio de TED/DOC para evitar a cobrança de tarifas na utilização do PIX.

    Alertamos que tarifas bancárias não podem ser pagas com os recursos do PDDE Paulista e PDDE Federal, somente com os recursos próprios.

Núcleo de Obras e Manutenção Escolar – NOM 

Fone 3404.2942 (Reinaldo) – delimnom@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: DGINF/CENUP  

    Dispõe sobre novos procedimentos a serem adotados pelas unidades escolares e Diretorias de Ensino da rede estadual de ensino quanto ao uso de caixas/containers, tipos 1 e 2, utilizadas para o adequado acondicionamento de lâmpadas inservíveis descartadas por motivo de desgaste natural de uso, desuso, quebra ou queimada, bem como critérios de conversão ao padrão de comprimento de 1,20m.

    Senhores Diretores(as) de Escolas.

    A partir deste comunicado, às escolas e Diretorias de Ensino da rede pública paulista de ensino, jurisdicionadas a esta Secretaria de Educação, deverão cumprir os seguintes procedimentos quanto ao uso de caixas/containers, tipos 1 e 2, utilizadas atualmente para o adequado acondicionamento de lâmpadas inservíveis descartadas por motivo de desgaste natural de uso, desuso, quebra ou queimada:

     1. FINALIDADES DE USO DE CAIXAS/CONTAINERS TIPOS 1 E 2  

     Conforme orientações encaminhadas à rede anteriormente, as caixas tipos 1 e 2, utilizadas atualmente pelas escolas ou DEs, necessárias ao adequado acondicionamento de lâmpadas descartadas, são destinadas às seguintes finalidades de uso:

     1.1. Tipo 1: utilizadas exclusivamente para o acondicionamento adequado de lâmpadas fluorescentes tubulares de aproximadamente 1,20m de comprimento, com capacidade de armazenamento de até 80 (oitenta) unidades de lâmpadas/caixas. Embora tenham sido projetadas para o acondicionamento das citadas lâmpadas de 1,20m de comprimento, as caixas/containers do tipo 1 poderão ser também utilizadas para o adequado armazenamento de lâmpadas fluorescentes tubulares com 60cm de comprimento, mediante os seguintes procedimentos:

       1.1.1. As lâmpadas de 60cm devem ser inicialmente conectadas pelos soquetes de ligação (conectando a extremidade/soquete de uma lâmpada com a extremidade de outra), a fim de atingirem o comprimento de 1,20m, sendo recomendável que na conexão dos soquetes seja utilizado papel ou folha de jornal, fixando as lâmpadas com fita adesiva, de modo a formar um conjunto ou arranjo com 1,20m de comprimento. O armazenamento na caixa tipo 1 de lâmpadas de 60cm somente deverá ser realizado após ter sido organizado o citado arranjo de 1,20m de comprimento.

        1.1.2. Para os fins de inventário/contagem, duas lâmpadas de 60 cm equivalem a uma de 1,20m. Esta condição deverá ser cumprida pelas escolas ou DEs no ato da entrega das lâmpadas ao motorista da empresa contratada pela FDE para remoção das lâmpadas junto às escolas ou DEs, dado que para os fins de cobrança dos serviços de descontaminação será respeitada esta condição, conforme as condições seguintes:

       a) Exemplo 1: Quando a quantidade total de lâmpadas for par: considerando hipoteticamente um total de 30 (trinta) unidades de 60cm, o faturamento da descontaminação será de 15 (quinze) unidades de 1,20m.

       b) Exemplo 2: Quando o total da quantidade for ímpar: considerando um total de 31 (trinta e uma) unidades de 60cm, o faturamento da descontaminação, neste caso, será de 16 (dezesseis) unidades de 1,20m.

       1.2. Tipo 2: exclusivamente utilizadas para o adequado acondicionamento de lâmpadas de bulbo/elipsoidal (incandescentes, mistas, vapor de mercúrio, halógenas, entre outras), que não sejam tubulares, com capacidade de até 48 unidades/caixa.

     2. NOVOS PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS NO ATO DA ENTREGA DAS LÂMPADAS DESCARTADAS AO MOTORISTA DA EMPRESA CONTRATADA  

     As atuais caixas/containers tipos 1 e 2, disponíveis nas escolas ou em DEs que estejam acondicionando os respectivos estoques de lâmpadas descartadas, NÃO DEVERÃO SER ENTREGUES AO MOTORISTA DA EMPRESA CONTRATADA PARA REMOÇÃO DAS LÂMPADAS, dado que caberá ao motorista retirar as lâmpadas das caixas ou recolher as que estejam eventualmente a granel e acondicioná-las para transporte em embalagem própria da empresa contratada para a retirada e descontaminação de lâmpadas.

     Pelo novo procedimento, o motorista deverá ser conduzido até o local na escola, ou na DE, onde as lâmpadas estejam estocadas, acondicionadas ou a granel. Caberá ao motorista retirar as lâmpadas que estejam armazenadas nas caixas ou colher as que eventualmente estejam a granel e proceder o recolhimento final em embalagem própria da empresa para transporte das lâmpadas. A retirada e o recolhimento pelo motorista aplicam-se também para lâmpadas quebradas que eventualmente existam estocadas nas caixas ou a granel, nas unidades escolares ou em DEs.

     Em nenhuma hipótese deverá ser permitida a retirada de caixa ou sua entrega ao motorista. As caixas que foram utilizadas pelas escolas ou DEs para o adequado acondicionamento das lâmpadas descartadas deverão permanecer nas unidades escolares ou em DEs para serem reutilizadas paulatinamente no acondicionamento futuro de lâmpadas que vierem a ser disponibilizadas para descartadas por motivo de desgaste natural, desuso, quebra, ou ainda, queimada.

     As requisições de novas caixas pelas escolas aos NOMs de suas respectivas Diretorias de Ensino somente deverão ser realizadas quando comprovadamente as antigas caixas não oferecerem condições de uso para o adequado acondicionamento das lâmpadas a serem descartadas, sendo que caberá às unidades ou às DEs proceder o correto descarte das caixas antigas inservíveis.

      3. LÂMPADAS TIPO HO – CONVERSÃO AO PADRÃO DE 1,2OM  

     Na hipótese de existência de lâmpadas fluorescentes tubulares tipo HO, com comprimento de 2,40m, o cálculo da conversão para o padrão de comprimento de 1,20m deverá ser realizado multiplicando-se por dois a quantidade de HO, tendo em vista que a empresa contratada para realizar a retirada, transporte e descontaminação de lâmpadas irá considerar no faturamento de seus serviços a relação 1:2, ou seja, cada lâmpadas tipo HO corresponderá a duas lâmpadas fluorescentes tubulares.

     Exemplo: Quantidade de estoque de lâmpadas HO igual a 36 unidades: a conversão ao padrão de 1,20m corresponderá a 72 unidades, ou seja: 36 x 2 = 72 lâmpadas com 1,20m.

     As escolas que possuem estoque de lâmpadas tipo HO poderão, se desejarem e desde que possuam caixas tipo 1 disponíveis, proceder ao adequado acondicionamento das lâmpadas HO mediante o procedimento que foi objeto de comunicado anterior, qual seja, utilizar duas caixas tipo 1 acopladas pela base de uma caixa com a tampa da outra caixa, formando um conjunto de caixas com 2,40m de comprimento, suficiente para alojar as lâmpadas HO.

      Deve ser observado que em nenhuma hipótese deverá ser permitida a retirada do citado conjunto pelo motorista da empresa contratada no ato da retirada das lâmpadas HO nas escolas ou em DEs. O arranjo, contendo as duas caixas acopladas e que foi utilizado para o adequado acondicionamento das lâmpadas HO descartadas, deverá permanecer nas unidades escolares ou em DES, para uso futuro de armazenamento para novas lâmpadas inservíveis tipo HO que vierem a ser disponibilizadas para descarte.

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Atribuição Substituição/Cargo Vago Diretor de Escola 
Atribuição substituição/cargo vago Diretor de Escola, termos da Res. SE 05/2020, alterada pela Res. SE 18/2020, Res. SE 56/2020 e Res. SE 81/2020
Segue anexo VII sugestão de termo de anuência e as declarações de parentesco que devem ser anexadas no Formulário.

 

Núcleo de Administração de Pessoal – NAP 

Fone 3404.2965/2968/2993/2992/2990/2967/5814 (Renata) – delimnap@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Designação Programa de Ensino Integral 

Encaminhamos no anexo VII a ata de atribuição e sessão de escolha PEI ocorrida em 05/08/2021.

     Solicitamos que as unidades escolares verifiquem a listagem e providenciem o envio de documentação de designação dos servidores conforme Comunicado DERLIM de 12/03/2021, atentar ao expediente de designação citados no comunicado.

     Lembramos que:

     • A Vigência de exercício das designações deveria ocorrer a partir de 06/08/2021.

     • Aos docentes designados em outras funções na escola regular ooutra PEI, faz-se necessário o envio de expediente de cessação de designação da função anterior junto a unidade escolar de exercício para designação na PEI;

     • Para casos em que o docente mudará de função na PEI, onde encontra-se como Docente e será designado PCA, por exemplo, faz-se necessário encaminhar a informação e documentação de cessação de designação como Docente e documentação e informação de designação como PCA.

TODOS OS ANEXOS AQUI.

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino