COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 03.09.2021 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 03.09.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Orientação Técnica “Gestão nos Anos Iniciais: Formação de Diretores e Professores Coordenadores”

     Diante das especificidades do processo de ensino-aprendizagem de cada segmento de ensino, o alinhamento da equipe escolar e a compreensão de tais especificidades são de extrema importância para fortalecer o trabalho de toda a equipe, da Gestão até a sala de aula. Neste sentido, dando prosseguimento nas ações planejadas no Plano de Melhoria da Diretoria de Ensino, convocamos os diretores e professores coordenadores das escolas que possuem o segmento do Ensino Fundamental Anos Iniciais à orientação técnica a ser realizada sobre a gestão específica do Ensino Fundamental Anos Iniciais, que irá acontecer no:

Dia: 08/09/2021 (quarta-feira)   

Horário: 08h00 às 12h00   

Local: Microsoft Teams  

     Link: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19:meeting_NGVjYTI0ZDgtNzkzNC00NmNhLTg2ZDgtNGY4N2VkZmNkZGFj@thread.v2/0?context=%7B%22Tid%22:%2250762edc-f950-4f48-b439-ec342282600c%22,%22Oid%22:%227c792cbd-7877-4652-aa9f-c20fbb25b1b9%22%7D 

 

     OBS.: Solicitamos, por favor, que ingressem com antecedência, de modo a evitar eventuais atrasos.  

     O convite para participação na O.T. fica estendido para todos os Professores Coordenadores de Agrupamento Escolar (PCAE) e Supervisores de Ensino que acompanham as respectivas escolas ou que possuam interesse no assunto.

Escolas Ensino Fundamental Anos Iniciais 

Diretor(a) e Professor(a) Coordenador(a) do Ensino Fundamental Anos Iniciais 

E. E. Professor Antônio de Queiroz

E. E. Professor Dorivaldo Damm

E. E. Professor José Fernandes

E. E. Professor Lázaro Duarte do Páteo

E. E. Luigino Burigotto

E. E. Professora Maria Ap. Soares de Lucca

E. E. Octávio Pimenta Reis

COMUNICADO DERLIM DE 03.09.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Controle de Frequência Semanal de Alunos – Semanal – Período de 30/08/2021ª 03/09/2021

     Prezada Direção

     Encaminha link, abaixo, para que possamos acompanhar o andamento da frequência dos alunos, referente a semana 30/08/2021 a 03/09/2021, até quarta-feira, dia 08/09/2021, às 12h00.

      OBS.: Lembrando que são três quantidades solicitadas, total semanal de alunos previstos, total semanal de alunos que realmente esteve presente na escola e o total de merenda servida, todos os dados por período (manhã, tarde ou noite; caso, por exemplo, a sua Unidade Escolar não tenha período noturno colocar 0 (zero)).

      CONTROLE DE FREQUÊNCIA SEMANAL DE ALUNOS – DER LIMEIRA – SEMANA DE 30/08/2021 a 03/09/2021

     https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=mHe4FhdFLESSAM4cypMlnN7HbW0_pE5OgGPtOQOuN8lUQ0tCREY3VFY5SDk5N0xRQlNNS0Y3VExNQi4u 

      Quaisquer dúvidas estamos à disposição.

 

2. Assunto: Programação I Profissionais da Educação – CMSP 

    Solicitamos especial atenção ao boletim nº 128. Anexo I.

 

3. Assunto: Boletim Educação em Evidências #35 – Setembro de 2021 

    Solicitamos especial atenção ao boletim nº 35. Anexo II.

 

 

4. Assunto: Inscrições ADIADAS: Avaliador Educacional: Conhecendo os integrantes do Quadro de Apoio Escolar (QAE) – 1ª Edição/2021  

Informamos que, por hora, as inscrições para o curso Avaliador Educacional: Conhecendo os integrantes do Quadro de Apoio Escolar (QAE) – 1ª Edição/2021, estão temporariamente suspensas.

Salientamos que para aqueles profissionais que já efetuaram sua inscrição, não será necessário realizar nova inscrição em caso de reabertura.

ATENÇÃO: A página com acesso às inscrições do curso será ocultada temporariamente.

Solicitamos, portanto, que as unidades escolares aguardem novas orientações. 

 

5. Assunto: LIVES 

 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br

 

1.. Assunto: Questionário do Programa Vizinhança Solidária Escolar – PVSE 

      O CONVIVA está realizando a atualização dos dados do PVSE e pedis a parceria de todos, orientando as unidades escolares a preencherem o Questionário do Programa Vizinhança Solidária Escolar – PVSE.

Lembrando que o PVSE é a rede de contatos, via Whatsapp (participação da comunidade escolar, vizinhos, Polícia Militar, entre outros) para juntos, ajudarem a zelar pelo patrimônio público, pela segurança da escola e do entorno.

O questionário estará disponível entre 30/08 até 21/09

É muito importante a participação de TODAS as unidades escolares na pesquisa, mesmo aquelas que ainda não implantaram o PVSE.

     Link para preenchimento: https://forms.gle/Rt9Uo3LQoWMebHVs5 

 

2. Assunto: Psicologia Viva 

     Retransmitimos informação CONVIVA.

     Informamos que a Psicologia Viva enviará semanalmente para as unidades escolares, gestores e diretorias de ensino, via e-mail, textos-informativos para instrução continuada sobre utilização do sistema, como proceder com os encontros, possibilidades de uso do programa e dos profissionais, entre outras coisas. Estes textos visam reforçar a orientação e o acesso à informação para melhor uso do programa.

 

3. Assunto: Live: Acolhimento das escolas ingressantes no PEI em 2022  

     Para uma implementação adequada das escolas que ingressarão no Programa Ensino Integral em 2022, é importante preparar as equipes escolares. Para isso, além dos cursos ofertados no AVAEFAPE, realizaremos o Acolhimento das equipes, dialogando sobre os princípios e premissas do programa. Além disso, vamos fornecer orientações referentes à organização dos horários e rotina de reuniões com a participação do Jorge Guzo, consultor em ensino integral.

      O público-alvo são as equipes das escolas ingressantes no PEI. Entretanto, todos os educadores estão convidados para participar. Tanto aqueles que já trabalham no programa e que gostariam de reforçar esses temas, quanto aqueles que têm interesse em conhecer mais sobre o PEI.

 

 

4. Assunto: Jornal Programas MEC – Agosto/2021  

     4.1. Plataforma PDDE INTERATIVO: O acesso voltou para todos os interlocutores regionais liberar as senhas dos diretores, e para isso tivemos que ativar os perfis de toda a equipe de apoio. Nesse momento só não conseguimos cadastrar pessoas novas, mas em breve será normalizado. Atenção: o processo agora é em duas fases, conforme consta do tutorial, primeira a aba de Gestão com o INEP e depois aba Administrativo com o cpf do diretor.

 

     4.2. Monitoramento dos Programas: Foi encaminhado o segundo monitoramento dos programas federais, para preenchimento das informações das escolas até 30 de setembro. Apenas as escolas com saldo deverão responder esses monitoramentos.

Os links disponibilizados abaixo, deverão ser copiados e colados no GOOGLE CHROME. PME/PNME: https://forms.gle/GrY4xbrABRHv6iwt9 

PROEMI: https://forms.gle/UwuaEcCht2kyMRC76 

PRONEM: https://forms.gle/wgmWXX2BUrwrRL1u9 

PMALFA: https://forms.gle/9G2eCbrBFFRHXgPn6 

ESCOLA ACESSÍVEL: https://forms.gle/oFyPeR7mQ7sga6gBA 

EDUCACAO CONECTADA: https://forms.gle/xKvQEhYYFrbvz1TA8 

ESCOLA DO CAMPO: https://forms.gle/j7uEdrgf1D7SrF7u9 

ALA DE RECURSO https://forms.gle/E9ybEHBupYrudUBHA 

PDDE ÁGUA https://forms.gle/aYGp5aaLhtZJyDLBA 

 

     4.3. Resumo dos programas:  

    4.3.1. Programa Mais Educação/ Novo Mais Educação: PNME – Conta PDEE Integral – Como o programa não está mais em atividade, as escolas deveriam ter zerados os saldos em 2020. Porém, se a escola ainda possui valores desse repasse, devem utilizar, respeitando custeio e capital. Importante: não precisa mais formar oficinas com monitores no contraturno, podem comprar materiais e realizar pequenos serviços nos ambientes pedagógicos, respeitando a Resolução 8, de 16/12/2016. Ressaltamos que o programa é de cunho pedagógico e deve ser executado nessa função, não em manutenção. Saldos insuficientes devem ser devolvidos via GRU, e encaminhar cópia para o NFI.

 

    4.3.2. Programa Ensino Médio Inovador: PROEMI – Conta PDDE Qualidade – Como o programa não está mais em atividade, as escolas deveriam ter zerado os saldos em 2020. Porém, se a escola ainda possui valores desse repasse, devem utilizar, respeitando custeio e capital. Ressaltamos que o programa é de cunho pedagógico e deve ser executado nessa função, não em manutenção. Saldos insuficientes devem ser devolvidos via GRU, e encaminhar cópia para o NFI.

 

    4.3.3. Tempo de Aprender – Conta PDDE Qualidade – Programa criado pela Portaria nº 280, de 19/02/2020 para substituir o Mais Alfabetização. Objetivo: com a finalidade de melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do Brasil. Público alvo: alunos do 1º e 2º anos iniciais. Adesão em andamento. A adesão desse programa ocorrerá até a data de 10/09/2021

 

     4.3.4. Escola Conectada – Conta PDDE Qualidade – O MEC vai reencaminhar lista para realizarmos adesão de todas as escolas do Censo de 2020. Os valores a serem repassados são os mesmos, porém, na elaboração do PAF agora constam mais itens. Os gestores podem elencar todo o valor como só capital, ou como só custeio, mas depois de feito e enviado, não pode mais ser alterado. Uma resolução nova está em vias de publicação. O prazo para adesão das escolas do PAF 2021 é orçamentário, ou seja, quando for atingido o valor destinado de 320 milhões, será finalizado, quanto mais rápido a escola preencher, maiores a chance de recebimento. Escolas que possuem valores de reprogramados, podem adaptar de acordo com os itens do novo PAF, desde que respeite o custeio e capital conforme recebido.

 

    4.3.5. Programa Mais Alfabetização: PMALFA – Conta PDDE Qualidade – Como o programa não está mais em atividade, as escolas deveriam ter zerado os saldos em 2020. Porém, se a escola ainda possui valores desse repasse, devem utilizar até dezembro do corrente ano. Importante: não precisa mais ser de uso exclusivo do ressarcimento do professor auxiliar, podem comprar materiais que auxiliem nas atividades híbridas.

 

     4.3.6. Programa Novo Ensino Médio: Conta PDDE Qualidade – Escolas podem executar o plano já elaborado, ou fazer alterações que atendam melhor as necessidades da escola. Importante ressaltar que o recurso é pedagógico e não de manutenção.

 

     4.3.7. Programa PDDE Emergencial: Conta PDDE Qualidade – Contribui para manutenção física e pedagógica dos estabelecimentos de ensino. É possível também fomentar atividades on line e para quem não tem o programa Escola Conectada, pode custear o pagamento da internet. Como gastar: na reestruturação dos projetos pedagógicos; no desenvolvimento das atividades educacionais; em pequenos reparos, adequações ou serviços necessários à manutenção dos procedimentos de segurança; na contratação de serviços para desinfecção dos ambientes; na aquisição de itens de higiene geral e individual; nos gastos na melhoria de conectividade e acesso à internet para alunos e professores; na aquisição de materiais permanentes. Cabe ao gestor e ao Conselho de escola a capacidade de decidir o que é melhor para a escola, com autonomia e responsabilidade. Registrar tudo em ata, e anexar à prestação de contas. ATENÇÃO: O REPASSE JÁ VEM DIVIDIDO EM CUSTEIO E CAPITAL, E DEVE SER RESPEITADO.

 

     4.3.8. PDDE Água: Conta PDDE Estrutura – programa foi aberto apenas para 8 escolas em 7 Diretorias. As escolasjá receberam e devem iniciar a execução dos planos de aplicação aprovados.

 

     4.3.9. PDDE Sala de Recurso: Conta PDDE Estrutura – Com o objetivo de promover ações de acessibilidade e apoio à inclusão escolar dos alunos da educação especial matriculados em classes comuns do ensino regular, a Diretoria de Políticas de Educação Especial da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação – SEMESP, do Ministério da Educação/MEC, desenvolve, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/FNDE, o Programa Sala de Recursos. Conforme disposto na Resolução Nº 15, de 07 de outubro de 2020, os recursos do Programa Sala de Recursos são repassados por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE e devem ser destinados às ações de aquisição de materiais didáticos e pedagógicos, equipamentos e recursos de tecnologia assistiva, para atender as especificidades pedagógicas dos estudantes da Educação Especial, matriculados em classes comuns das escolas públicas do ensino regular das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Informações Tecnologia e Inovação  

     Tendo em vista que muitas unidades ainda não conseguiram realizar o diagnóstico do MTI, estamos estendendo o prazo para término no dia15/09/2021 (quarta-feira). Lembrando que as DEs possuem acesso, na SED na parte devolutiva para verificar quais escolas ainda não responderam e assim que fechar estaremos enviando os dados de cada Diretoria de Ensino para acompanhamento.

      Recomendamos orientar os proatecs para que organize as unidades escolares a responderem o questionário do MTI na SED, dentro de Gestão Escolar, aba MTI, entitulado diagnóstico de nível de adoção em tecnologia, conforme manual enviado anteriormente, link: https://www.youtube.com/watch?v=nR_7lKPQ6pg

      Ressaltamos a importância de todas as escolas da rede estadual responderem, considerando os seguintes grupos: i) trio gestor + Proatecs, ii) professores da unidade escolar; iii) estudantes do 6o e 9o anos finais, bem como do 1o e 3o anos do Ensino Médio, considerando escolas CEEJAS, PEIs e outras modalidades.

     Em caso de alguma dúvida e ou dificuldade salientamos a necessidade de abrir o chamado em https://atendimento.educação.sp.gov.br.

     BOLETIM INOVAÇÃO – Nº 08 https://drive.google.com/file/d/1klwlIPxnj-mIQpkTc9lS7g9YnMOc-Ajo/view

 

2. Assunto: Ações Formativas CMSP: Currículo em Ação!  

     Interessados: Profissionais das redes estadual e municipal podem participar!

    As Ações Formativas CMSP: Currículo em Ação foram pensadas para proporcionar o diálogo e a troca das impressões dos profissionais da SEDUC e municípios, contribuindo para o desenvolvimento de competências e habilidades importantes para a implementação curricular, por meio de ações formativas síncronas, complementares e independentes dos cursos Currículo em Ação (Nivelamento) e podem ser feitas por qualquer profissional que se enquadre no público-alvo de seu perfil, mesmo que não tenha se inscrito nos cursos.

    Essas formações fazem parte das ações da SEDUC em articulação com a UNDIME para o Currículo em Ação, constituindo uma sequência para diferentes perfis. Toda transmissão contará com algumas questões avaliativas no AVA-EFAPE que você poderá responder para garantir sua certificação ou atestação, conforme seu perfil.

     Você pode consultar os Regulamentos dessas ações no site da EFAPE para maiores informações.

 

3. Assunto: Formação “Jornada Educadores da Cidadania” – Inscrições abertas  

     Interessados: Professor(a),

      A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) em parceria com a Mobis, convida você para participar do programa “Jornada Educadores da Cidadania”. Este programa tem como objetivo promover a formação sobre o tema da cidadania nas escolas brasileiras e, por meio de trocas e atividades criativas, com o uso de metodologias ativas, você poderá se desenvolver como uma liderança cidadã.

     Sobre o Programa  

      O programa possui carga horária de 14 horas de formação online sobre democracia, participação cidadã, instituições políticas e cidadania digital. Ao final da jornada, as práticas pedagógicas criadas serão organizadas pela Mobis, em formato de um eBook, que terá a autoria assinada pelos professores. Este conteúdo será disponibilizado gratuitamente para a comunidade escolar brasileira, tendo como objetivos fomentar e facilitar as aprendizagens sobre temas como cidadania e democracia nas escolas de Educação Básica.

     O programa conta, ainda, com uma bolsa de R$ 800,00 para cada professor selecionado para o programa.

     Quem poderá participar  

     Poderão se inscrever os professores do Ensino Fundamental dos Anos Finais e do Ensino Médio e, a partir de um processo seletivo, serão escolhidos 12 educadores de todo Brasil.

     Deseja se inscrever?  

     Então clique aqui https://pt.surveymonkey.com/r/P2WMGJV para preencher o formulário de inscrições, disponível até o dia 5 de setembro de 2021.

     Importante: Este curso não poderá ser utilizado para evolução funcional, conforme legislação vigente.

     Ficou com dúvidas? Acesse a página da Jornada Educadores da Cidadania https://www.mobis.org.br/a-jornada . Inscreva-se!

 

4. Assunto: Ensino híbrido e personalização: como fazer na minha escola? – 1ª Edição/2021 – Inscrições abertas  

     Interessados: Caro(a) servidor(a),

     A partir de hoje, dia 30 de agosto, estão abertas as inscrições para o curso Ensino híbrido e personalização: como fazer na minha escola? – 1ª Edição/2021, e permanecerão disponíveis até o dia 6 de setembro de 2021. Para esta ação, serão oferecidas 6.000 vagas.

     Conheça mais sobre o curso  

     Como trabalhar com ensino híbrido nas escolas focando na autoria e na participação efetiva dos estudantes?

     Que tal explorar os modelos de Rotação por Estações, Laboratório Rotacional, Sala de Aula Invertida e Modelo Virtual Aprimorado?

     Esta formação é fruto da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC – SP) e a Fundação Telefônica. Por meio de práticas concretas e inspirações alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às diretrizes do Currículo em ação de São Paulo, são explorados diferentes modelos de ensino híbrido, além de exemplificadas adaptações das estratégias apresentadas para aulas presenciais, parcialmente presenciais ou remotas.

     Ao final do curso, o(a) professor(a) contará com elementos para planejar e implementar ações pedagógicas diferenciadas suportadas pelo ensino híbrido, e integradas ao desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais. Os destaques serão para a autoria e a autonomia, assim como desenvolver a criatividade, o pensamento crítico, o aprender a aprender e a disponibilidade para a inovação e comunicação.

     Quem poderá participar 

      Professores(as) do Programa Além da Escola e Professor(a) Coordenador(a) do Núcleo Pedagógico (PCNP) de Tecnologia, Língua Portuguesa e Matemática, pertencentes ao Quadro do Magistério da SEDUC – SP. SUBSECRETARIA 17 01.09.2021

     Atenção: os(as) servidores(as) pertencentes ao público-alvo desta ação devem estar obrigatoriamente com seus nomes no cadastro ativo na base da Secretaria Escolar Digital (SED) durante o período das inscrições.

     Importante: O certificado deste curso, emitido pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro, poderá ser utilizado para a evolução funcional, de acordo com a legislação vigente.

      Programação  

     O curso tem carga horária de 54 horas, e está organizado em 6 módulos.

     As atividades deverão ser realizadas durante o período de 27 de setembro até 25 de outubro de 2021.

     Acesso ao curso  

     O curso será na modalidade a distância, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Fundação Telefônica, por meio da plataforma Escolas Conectadas (http://www.escolasconectadas.org.br).

     Como realizar a inscrição

     O(A) servidor(a) interessado(a) deverá:

    1. Acessar o site da EFAPE: escoladeformacao.sp.gov.br;

    2. No menu superior, clicar em “Cursos e Formações”;

    3. Em seguida, escolher a opção “Tipos de Ações de Formação” e, nos filtros de “Cursos”, selecionar “on-line” e “Inscrições abertas: curso não iniciado”;

    4. Localizar o curso “Ensino híbrido e Personalização: como fazer na minha escola? – 1ª Edição/2021”;

     5. Após ler as informações disponíveis, localizar, no final da página, o item para realizar a inscrição;

     6. Utilizar, por fim, nos campos “Usuário” e “Senha”, o número do CPF (com 11 dígitos, sem pontos ou hífen), ou senha pessoal já utilizada anteriormente.

    As informações detalhadas sobre o curso estão disponíveis no Regulamento, no site da EFAPE e na plataforma Escolas Conectadas (http://www.escolasconectadas.org.br).

     No período de inscrições e, em caso de dúvidas, você deverá abrir uma ocorrência no Portal de Atendimento da Secretaria da Educação por meio do site efape.educacao.sp.gov.br, no canal “Fale Conosco”.

     Aproveite essa oportunidade e se inscreva! As vagas são limitadas!

 

5. Assunto: Programação – Profissionais da Educação – CMSP  

Interessados: Olá, servidor(a)!

Para você ficar por dentro de todas as pautas que serão trabalhadas nesta semana de 6 a 10 de setembro, a EFAPE preparou e disponibilizou a programação de Formação no site do CMSP.

Com essa programação, além de conteúdos inéditos, você poderá se organizar para assistir às reprises, ficar por dentro de algum assunto que você perdeu ou até assisti-las novamente e aprofundar-se nos temas já trabalhados.

Acesse https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/programacao-profissionais-da-educacao/ e confira!

Estas ações também poderão ser assistidas em outros momentos, já que ficam disponíveis no Repositório do Centro de Mídias e também no canal do CMSP no YouTube.

Anote na agenda!

 

Desvendando Ferramentas: Genially 2  

Dia: 8 de setembro de 2021.

 Horário: das 14h às 15h30.

Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1 do CMSP.

Dando sequência na formação realizada em 11/08/2021, quando apresentamos a ferramenta Genially e demonstramos algumas das funcionalidades que a ferramenta nos proporciona, chegou a hora de colocar a “mão na massa”!

Nesta formação, faremos um passo a passo de como usar a ferramenta, mostrando os menus e possibilidades de designers, além de recursos que ela pode proporcionar.

Genially é uma ferramenta online para criar conteúdo interativo e animado de forma fácil, rápida e gratuita, sem precisar ter conhecimentos de design e programação. Ela permite a criação em diferentes recursos, como infográficos, mapas, banners, apresentações de vídeo, animações interativas, guias, projetos de gamificação, entre outros.

Potencializa a experiência de aprendizagem, em qualquer modalidade, sendo presencial, online ou híbrido, além de desenvolver as habilidades digitais dos docentes e dos estudantes. É considerada uma plataforma simples para uso em diversas áreas.

 

Série – “Clube de Leitura na Prática”  

Dia: 9 de setembro de 2021.

Horário: das 14h às 15h30.

Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1 do CMSP.

No próximo programa da série “Clube de Leitura na Prática”, vamos conversar com os mediadores do Clube do Livro Diadema, que é um dos primeiros clubes de leitura da cidade. Osmir Pereira da Rocha, Angelina Moreira de Souza e João Lopes da Silva Neto são os apaixonados pelos livros que vão nos contar a respeito dessa experiência.

O Clube do Livro Diadema nasceu com o objetivo de reunir pessoas para conversar sobre livros de maneira livre e descontraída, sem a obrigação da leitura do livro proposto e, com a pandemia e a necessidade de distanciamento social, vem realizando seus encontros a distância, aos domingos, uma vez por mês com duração de aproximadamente três horas.

E ainda essa semana:

Todas as sextas-feiras, das 15h45 às 17h15, o Canal de Desenvolvimento Profissional transmite a série Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, produzida em parceria com as Secretarias da Saúde, Justiça e Educação.

Voltada para os profissionais da Educação, a série abordará os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a forma como podem ser trabalhados na escola.

São 17 ODS ao todo, e foram formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, para organizar uma agenda mundial a ser desenvolvida até 2030. A intenção é implementar políticas públicas voltadas para os cuidados principais que a humanidade precisa tomar para eliminar a pobreza extrema, a fome, melhorar a qualidade da Educação, proteger o planeta e trabalhar para as sociedades serem mais inclusivas e pacíficas.

A cada semana, um ou mais ODS serão trabalhados, sempre para trazer elementos que contribuam para os profissionais da Educação conhecerem e reconhecerem as formas de contribuir para que a agenda 2030 seja desenvolvida na escola. A nossa formação e a dos nossos estudantes poderão se tornar cada vez mais comprometida com os princípios necessários para melhorar toda sociedade e o nosso planeta.

E anote aí:

dia 10/09 o tema será Água potável e saneamento – ODS 6!

Não perca!

Teremos também reprises das webconferências a respeito do Percurso formativo sobre práticas de autoconhecimento e desenvolvimento das competências socioemocionais!

Diante da complexidade que temos vivido, são cada vez mais importantes ações para apoiar os educadores no autodesenvolvimento e no autoconhecimento, para que possam lidar de forma construtiva e criativa com os desafios da vida profissional e também pessoal. Pensando nisso, a EFAPE e o Instituto Ayrton Senna elaboraram o percurso “Jornada formativa: práticas de autoconhecimento e desenvolvimento das competências socioemocionais”.

Ao longo dessa jornada, foram apresentadas seis webconferências temáticas relacionadas ao tema. E para poder conhecer o percurso e rever as webs, iniciaremos um ciclo de reprises que serão transmitidas a partir de 03/09 no Canal Desenvolvimento Profissional 1.

Não se esqueça: no percurso, também estão disponibilizados os materiais complementares no AVA EFAPE, que serão um Diário de Bordo para guiar você.

Vale a pena ver de novo!

Todas as webconferências serão reprisadas das 14h às 15h30, sempre às sextas-feiras, no Canal Desenvolvimento Profissional 1. Confira a programação:

 

 

6. Assunto: Formação – Projeto Livros Acessíveis  

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SDPcD, por meio da Projeto Mais Diferenças: Educação e Cultura Inclusivas, e em parceria com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE), por meio do Centro de Referência em Educação Mario Covas (CREMC), e do Departamento de Programas de Formação e Educação Continuada (DEPEC), juntamente com a Coordenadoria Pedagógica (COPED) da Seduc-SP, informa que o link de acesso da formação será encaminhado por e-mail aos inscritos.

Reforçando a importância dessa ação formativa para um melhor entendimento sobre o projeto Livros Acessíveis, segue o link para conferir um bate-papo sobre a temática, realizado em 26/08/2021, na série Clube de Leitura na Prática: O que são Livros Acessíveis?, no canal de Desenvolvimento Profissional 1 do CMSP. Link: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14828&id=0

 

7. Assunto: Festival Afrominuto  

 

I Concurso de vídeos 

Temos um convite para as escolas! 

A sexta edição do Festival Afrominuto 2021 homenageará o escritor Lima Barreto, e os estudantes poderão participar do concurso de vídeos, com produções de vídeos, tendo como referências a trajetória, a obra literária, a inovação e o protagonismo do escritor.

A partir de produções visuais, este concurso tem como finalidade estimulá-los a reconhecer, a valorizar e a respeitar a diversidade étnico-racial brasileira e a cultura afro-brasileira e africana, na perspectiva da Lei nº 10.639/03 e Parecer CNE/CP nº 03/2004, do Estatuto da Igualdade Racial, incluindo a promoção de uma educação antirracista.

Quem poderá participar?  

Poderão participar os estudantes da Rede de Ensino Pública Estadual de Ensino matriculados no Ensino Fundamental Anos Iniciais, Anos Finais, Ensino Médio e EJA.

Qual o prazo para a produção do vídeo? 

Os estudantes terão o período de 30/08/2021 a 18/10/2021 para a produzir o vídeo.

O Festival Afrominuto – Flink Sampa /2021 é promovido pela Faculdade Zumbi dos Palmares e pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo por intermédio do Centro de Inclusão Educacional (CINC)/DEMOD/COPED e do Centro de Referência em Educação Mario Covas (CREMC)/EFAPE.

Premiação

Os estudantes vencedores serão premiados de forma individual e por categoria, receberão certificado de participação, emitido pela Faculdade Zumbi dos Palmares, além de livros de literatura afro-brasileira e um KINDLE.

O(A) professor(a)-orientador(a) vencedor(a) e a escola também receberão um certificado de participação, também emitidos pela mesma faculdade, além de livros de literatura afro-brasileira.

Para mais informações sobre o concurso, acesse a página do CRE Mario Covas:

http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9348

 

8. Assunto: Atualização das atividades relacionadas às ATPC para setembro de 2021  

     Segue, anexo III, atualização das atividades relacionadas às Atualização das atividades relacionadas às ATPC para setembro de 2021.

 

9. Assunto: #programaçãoATPC

 

 

10. Assunto: Campanha #AprenderParaPrevenir 2021, do CEMADEN Educação  

Solicitamos ampla divulgação da 6ª campanha #AprenderParaPrevenir2021, promovida pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio do Programa Cemaden Educação.

A campanha busca fortalecer ações voltadas à Educação para Redução de Riscos e Desastres (ERRD) em diferentes contextos, sendo direcionada a Escolas, Defesas Civis, universidades, instituições governamentais, ONGs e coletivos. Em 2021, a campanha busca ampliar a mobilização e o engajamento por meio das redes sociais com o desafio de produzir e compartilhar vídeos de até 1 (um) minuto, com conteúdo educativo e criativo sobre o tema “Desastres, aqui!? Como prevenir?”.

Espera-se, assim, incentivar a percepção da ocorrência local de desastres(Desastres, aqui!?) e ampliar a participação das pessoas na prevenção de riscos e desastres (Como prevenir?).

Para auxiliar as escolas que queiram participar da campanha, o Programa Cemaden Educação disponibilizou o Material de apoio para instituições mobilizadoras, que pode ser acessado por meio do link http://200.133.244.149/2021/wp-content/uploads/2021/09/Material-de-apoio_instituicoes-mobilizadoras-vf.pdf

Informamos também que, em 25 de agosto de 2021, a campanha realizou um webnário/oficina com o tema “Educomunicação na Prevenção de Riscos e Desastres”. A gravação pode ser acessada por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=F9EbN4w4B40&list=PLHtaKTOPDIDJA77jyVNpCMJB%20mxX_7q7g4&index=1. É possível também rever o lançamento da campanha, realizado em 03 de agosto de 2021, por meio do seguinte link https://www.youtube.com/watch?v=-_CAm-aLJkc&list=PLHtaKTOPDIDJA77jyVNpCMJBmxX_7q7g4&index=3

Acesse ainda o site oficial da campanha do Programa Cemaden Educação por meio do link http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2021

 

11. Assunto: Programa Escola + Segura em ERRD (8ª Trilha Formativa dos Profissionais da Educação e dos Estudantes)  

Informamos que no dia 09 de setembro de 2021, das 13h às 14h, via Centro de Mídias de Educação de São Paulo (CMSP), será transmitida a 8ª trilha formativa do Programa Escola + Segura em ERRD: Arboviroses e Sindemia.

Ressaltamos que o Programa Escola + Segura está estruturado em três frentes de atuação:

1) Educação em Redução de Riscos e Desastres – ERRD;

2) Alerta sobre riscos de desastres;

3) Protocolo de Proteção à vida.

Dentre os objetivos gerais do Programa, destacamos:

• fortalecer a educação para redução de riscos e para resiliência;

• proteger os estudantes e a comunidade escolar contra riscos e desastres;

• garantir o planejamento de ações pedagógicas junto à comunidade escolar em face dos possíveis perigos e/ou adversidades.

Dando continuidade ao cronograma, a 8ª Trilha Formativa dos Profissionais da Educação tratará da linha temática “Arboviroses e Sindemia” e abordará conceitos relacionados a sindemia, pandemia e epidemias, bem como ações preventivas contra arboviroses e zoonoses. A apresentação contará com a participação de Giselle Teles (EFAPE) e da Médica Veterinária Doutora em Virologia Animal Helena Beatriz de Carvalho Ruthner Batista.

A formação é direcionada para o público-alvo: PCNP; Trio Gestor: Diretores, Vice-Diretores e Professores Coordenadores; Professores, em especial das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS) e Ciências da Natureza (CN) das redes públicas de ensino estadual e municipais; Colaboradores do Programa Escola da Família (Supervisores, PCNP, Professores Articuladores, 11 Educadores Universitários e Voluntários); Professor Orientador de Convivência (POC), PCNP de Convivência e Supervisor do Conviva e Vice-Diretor, e poderá ser acessada via CMSP por meio do Canal Formação de Professores (rede estadual) e Canal Professor da Rede Municipal.

Aproveitamos para informar que a 8ª Trilha Formativa dos Estudantes, com a temática “Arboviroses e Sindemia”, será realizada no dia 15 de setembro de 2021, no canal Anos finais – das 12h às 13h, e contará também com a participação da professora Jorgea Debora Silva e dos convidados: Médica Veterinária Doutora em Virologia Animal Helena Beatriz de Carvalho Ruthner Batista e o Biólogo Doutor Eduardo de Masi. Além disso, a culminância a ser realizada pelo Programa Escola + Segura, tanto para professores quanto para estudantes, ocorrerá no dia 27 de outubro de 2021. Mais informações sobre essa etapa do programa serão divulgadas em momento oportuno.

Para retomar os conteúdos das primeirastrilhas do Programa Escola + Segura em ERRD e compartilhar ideias, percepções e sugestões, consulte o repositório do Centro de Mídias de Educação de São Paulo (CMSP) e os formulários de avaliação por meio dos seguintes endereços:

 

 

 

 

12. Assunto: Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)  

     A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu inscrições para a 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A). As inscrições estarão abertas até o dia 24 de setembro e está prevista a gratuidade para uma equipe por escola pública na modalidade “escola pública treineira”.

     Com a iniciativa, os organizadores pretendem ampliar o alcance do projeto, alcançando também pessoas que não são vinculadas a instituições de ensino, mas que têm interesse nos conteúdos sobre História do Brasil e atualidades que aparecem nas provas da ONHB.

     Ao todo, estão previstas quatro modalidades. Em duas delas, “individual” e “grupo”, não há obrigatoriedade de vínculo a uma instituição de ensino e podem se inscrever qualquer interessado a partir de 12 anos. Na modalidade “grupo”, os interessados podem convidar amigos e familiares e formar equipes com duas a seis pessoas.

     As outras categorias, “equipe treineira” e “escola pública treineira”, foram pensadas para que os estudantes e professores que já participaram ou não da ONHB pudessem treinar, se preparar ou conhecer o projeto que, em 2022, realizará sua 14ª edição. Nas duas modalidades podem se inscrever professores e alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio ou da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

     Na “equipe treineira” os interessados devem formar equipes com três alunos e um professor de escolas pública ou privada. Já na modalidade “escola pública treineira”, as equipes podem ter um professor e até 12 alunos. Nesta categoria, a inscrição é gratuita e uma equipe por escola pode participar. 15 Modalidade “escola pública treineira”: gratuito para uma equipe por escola.

     Acesse o regulamento e inscreva-se no link https://www.olimpiadadehistoria.com.br/paginas/onhb_a_1/home 

    Solicitamos ampla divulgação.

 

13. Assunto: Programa Alfabetização Ambiental  

O Programa Alfabetização Ambiental é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEDUC-SP) e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), em conformidade com a incumbência do Poder Público no que se refere à responsabilidade de promover a educação ambiental formal e não formal em todos os níveis de ensino – artigo 225 da Constituição Federal – e de promover a Política Estadual de Educação Ambiental, instituída pela Lei nº 12.780/2007 e regulamentada pelo Decreto nº 63.456/2018, que coloca a Educação Ambiental como componente essencial e permanente da educação, devendo estar presente em âmbito estadual e municipal, de forma articulada e continuada, em todos os níveis e modalidades dos processos educativos.

Os Diálogos são direcionados aos PCNPs de todas as áreas, em especial dos Anos Iniciais e das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, inclusive Interlocutores de Educação Ambiental; Professores das redes estadual e municipal; Professores Coordenadores, Diretores e Vice-Diretores das unidades escolares.

No dia 17 de agosto de 2021, houve o 4º Diálogo sobre o Programa. A apresentação foi relacionada à temática de Conservação da Biodiversidade e aos Serviços Ecossistêmicos. Ela pode ser acessada no Repositório do CMSP pelo link https://repositorio.educacao.sp.gov.br/%23!/midia?videoPlay=14641&id=0 

Compartilhamos também os vídeos como materiais de apoio sobre a temática de Resíduos Sólidos, que será o tema do próximo diálogo, com data a ser divulgada oportunamente. Os vídeos indicados são complementares aos assuntos tratados nos Diálogos ocorridos pelo CMSP.

• Revolução dos Baldinhos – TV UFSC (10’03’’)

Link para acesso ao vídeo informativo. https://www.youtube.com/watch?v=cjEF0LUWXiE 

 “Desenvolvido na Comunidade Chico Mendes (Florianópolis-SC) desde 2008. A iniciativa promove a mobilização social e a capacitação em compostagem dos resíduos orgânicos e promoção da agricultura urbana.” 17

• Pátio de compostagem faz resto de feira virar adubo – Inova GSU (2’45’’)

Link para acesso ao vídeo informativo. https://www.youtube.com/watch?v=3xjxKtqQ_M4 

“O vídeo conta sobre o Projeto Feira Sustentável, que promove o recolhimento e compostagem dos resíduos orgânicos das feiras de São Paulo.”

• Bitucas de cigarro também são lixo – PEMALM (2’33’’)

Link para acesso ao vídeo informativo. https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/bitucas-de-cigarro-tambem-sao-lixo-pemalm/ 

“No âmbito do Plano de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar (PEMALM), foram produzidos vídeos para ajudar a compreender a origem do lixo no mar e como nossas ações do cotidiano tem podem impactar os oceanos.”

• Faça parte da mudança – ABRELPE (3’53’’)

Link para acesso ao vídeo de sensibilização. https://www.youtube.com/watch?v=Jzdq-tyo5Cw 

“Vídeo que traz uma reflexão acerca do papel de cada indivíduo no descarte desenfreado de resíduos. Uma iniciativa do projeto Lixo Fora D’Água.”

• III Diálogos de Educação Ambiental e a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – Infraeambiente (39’53’’)

Link para acesso ao vídeo informativo. https://www.youtube.com/watch?v=fHSmN2ZX9Xg 

“O prof. Philipe Pomier Layrargues, autor do conhecido texto “O cinismo da reciclagem”, apresentou uma abordagem crítica sobre a propaganda do consumo e a obsolescência programada. A partir da relação indissociável entre a produção e o consumo, o prof. faz um resgate histórico das mudanças na dinâmica de produção, abordando as experiências e autores que iniciaram o processo de programação pela indústria de produtos menos duráveis, com vistas a alavancar a comercialização e ativar a economia.”

Os professores também podem acessar à playlist neste link. https://www.youtube.com/playlist?list=PLoNQG_3aYTahVhxoK0kC6IBsnmZog61GO

 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Abertura da rede de suprimentos – SETEMBRO/2021 

 

Informamos que a Rede de Suprimentos estará disponível para aquisições durante o mês de setembro, conforme cronograma abaixo.

As Atas disponíveis para aquisição são das famílias de papelaria, alimentícios, informática e higiene complementar com os itens essenciais ao combate a COVID19.

A ata de Higiene e Limpeza geral, está em fase final de licitação e em breve também estará disponível para aquisição.

Desta forma, apresentamos o cronograma de abertura para os próximos meses de 2021:

Famílias de itens

Período de aquisição

Mês

Higiene e limpeza (complementar)

09 A 15/09/2021

SETEMBRO

Gêneros Alimentícios

Informática

Papelaria

Higiene e limpeza (complementar)

04 A 12/10/2021

OUTUBRO

Higiene e limpeza (GERAL)

Gêneros Alimentícios

Informática

Papelaria

Higiene e limpeza (GERAL)

03 A 10/11/2021

NOVEMBRO

Gêneros Alimentícios

Informática

Papelaria

Higiene e limpeza (GERAL)

01 A 06/12/2021

DEZEMBRO

Gêneros Alimentícios

Informática

Papelaria

Dúvidas, deverão ser encaminhadas à equipe da Rede de Suprimentos na FDE no e-mail: redesuprimentos@fde.sp.gov.br.

 

Núcleo de Finanças – NFI 

Fone 3404.2949/2950/2980 (Alba) – delimnfi@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Campanha “Confira o Portal PDDE Paulista” 

 

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Abertura de Cadastro Emergencial – Aulas, Educação Especial e Libras 

     Segue, anexo IV, V e VI, para maiores informações.

 

CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– José Ferreira de Melo Junior, Supervisor de Ensino – 08/09/2021 (quarta-feira)

 

TODOS OS ANEXOS AQUI.

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino