COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 02.09.2021

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Orientações sobre o Bolsa do Povo Educação

Retransmitimos informações do CGRH, referentes à Ação Bolsa do Povo:

Formação inicial:

A formação inicial começou na quarta-feira (25/08) para os candidatos já aprovados na Plataforma.

A formação é obrigatória e possui duração total de 20 (vinte) horas, divididas em 5 módulos de 4 (quatro) horas diárias.

O beneficiário deverá realizá-la em até 7 (sete) dias corridos, contados a partir do dia útil seguinte à sua aprovação.

Os 5 módulos serão transmitidos em dias úteis.

A título de exemplo: se o beneficiário for aprovado na segunda-feira (30/08), ele terá o login para acessar o CMSP na terça-feira (31/08) e, nesse mesmo dia, deve assistir ao seu primeiro módulo.

Não há ordem pré-definida de módulos, visto que a ordem é definida a partir da aprovação do beneficiário.

A liberação para acessar o canal Bolsa do Povo ocorre em até 24h depois da aprovação do beneficiário e envio do e-mail com a confirmação da entrada na Ação.

Presença na formação:

As unidades escolares deverão prestar todo tipo de apoio aos beneficiários, especialmente no acesso a ambientes adequados, equipamentos e conectividade, para que assistam às formações sem quaisquer prejuízos, bem como apoio para acessar o CMSP.

Para aqueles que estão assistindo coletivamente, é fundamental que todos os beneficiários estejam logados no Canal Bolsa do Povo, porque a contabilização da presença é feita a partir do login de cada usuário.

Para beneficiários que assistiram apenas com a escola e não pelo seu login:

● As escolas deverão preencher até sexta-feira às 17h formulário na SED;

● Na SED, o formulário estará disponível para o diretor na quinta-feira, dia 02/09, no menu Gestão Escolar > Bolsa do Povo Educação;

● Se a pessoa assistiu o módulo em um dia diferente do dia indicado no formulário, selecione o módulo correspondente mesmo assim;

● O diretor estará certificando que o beneficiário assistiu à formação na escola, apesar de não ter feito o login no CMSP.

O preenchimento do formulário pelo diretor será válido apenas para beneficiários já aprovados pela diretoria de ensino e com os termos enviados no sistema pela escola.

A escola deve garantir que os beneficiários assistam a formação pelo seu próprio login.

Esse formulário não será disponibilizado todos os meses.

Problemas de acesso ao CMSP:

Os beneficiários que tiverem com problema de acesso ao canal do Bolsa do Povo no CMSP mesmo após aguardar as 24h para liberação do canal, deverão registrar uma ocorrência no site https://atendimento.educacao.sp.gov.br/ para solução do caso.

É importante orientar que os beneficiários devem tentar efetuar o login utilizando o seguinte padrão:

– para os beneficiários que não possuem cadastro no CMSP: o login será o RG e a senha provisória encaminhada por email;

– para os beneficiários que já possuem cadastro no CMSP ou na SED: o login e senha será o mesmo.

Mesmo se o beneficiário conseguir acessar o CMSP seguindo esse padrão, mas não tiver recebido o e-mail, é fundamental que ela abra uma ocorrência no https://atendimento.educacao.sp.gov.br/ para correção dos dados cadastrais.

Desistência de beneficiários:

Para escolas com casos de desistência após o envio dos termos de compromisso e responsabilidade, em breve será disponibilizada essa funcionalidade na Plataforma.

Informaremos a todos quando essa melhoria estiver disponível.

Vale lembrar que se a desistência ocorreu antes do envio dos termos, a escola ou a Diretoria de Ensino pode cancelar a inscrição.

Relatório Bimestral:

Em breve também disponibilizaremos o relatório de acompanhamento bimestral da execução de atividades do beneficiário na plataforma, bem como as orientações e passo a passo para seu preenchimento.

Instabilidades na Plataforma:

Por fim, seguimos com algumas instabilidades na Plataforma.

As principais instabilidades são:

1) Duplicidade nos documentos enviados pela escola que não permite ação da DE;

2) Ações automáticas na plataforma, tal como envio de documentos sem ação do diretor;

3) Bloqueio de aprovação de candidatos em número inferior à quantidade de vagas disponíveis.

A equipe técnica está trabalhando para solucioná-las e, assim que esses problemas estiverem resolvidos, vocês serão informados.

Estamos à disposição para quaisquer dúvidas.

Equipe Bolsa do Povo Educação

COMUNICADO DERLIM DE 02.09.2021

1. Assunto: Reunião de Trabalho com Equipe da SEDUC – Cancelada

Conforme informamos, a Reunião de Trabalho, marcada para o dia 03/09/2021, no Teatro Vitória, foi cancelada devido ao surgimento de novas demandas da Equipe da SEDUC. Muitos Diretores pediram que a reunião acontecesse de forma on line, devido as demandas que se apresentam e tendo em vista a ausência da SEDUC, marcaremos assim tão logo seja possível.

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto:  Bolsa do Povo Educação – Ação Estudante

Como anunciado anteriormente, as inscrições para o Programa Bolsa do Povo – Ação Estudantes começam no dia 02/09 e vão até o dia 13/09. O benefício irá contemplar 300 mil estudantes do Ensino Médio registrados no Cadastro Único do Governo Federal com uma bolsa de R$1.000 por ano letivo.

Preparamos um FAQ, anexo I, com perguntas e respostas relevantes para a implementação do Programa, assim como um tutorial com instruções para realização da inscrição, e pedimos que compartilhem com as escolas e a comunidade escolar!

Lembrando que para se inscrever, os estudantes devem acessar o endereço https://www.bolsadopovo.sp.gov.br/, realizar a manifestação de interesse e, se forem considerados elegíveis, preencher o Termo de Responsabilidade para confirmar participação.

Segue, anexo II, a Resolução SEDUC nº 76/2021

TODOS OS ANEXOS AQUI