COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 02.02.2021 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 02.02.2021 

  

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Edital de Credenciamento Emergencial – PEI 

     Informamos que o Edital de Credenciamento Emergencial – PEI está disponível no site da Diretoria de Ensino – Região Limeira. Anexo I.

     Atenção: inscrições de 02 a 04 de fevereiro. 

     Favor dar ampla divulgação aos professores!

 

 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO II DERLIM DE 02.02.2021 

  

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br 

Núcleo de Finanças – NFI 

Fone 3404.2949/2950/2980 (Alba) – delimnfi@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Prestação de Contas PDDE Paulista 

      Antes de fechar a Prestação de Contas do PDDE PAULISTA, imprimir a Relação de Bens e trazer para a Patricia do Patrimônio; assinar, e só depois digitalizar e fazer o uploud.

 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO III DERLIM DE 02.02.2021 

  

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br 

Núcleo de Informação Educacional e Tecnologia – NIT 

Fone 3404.2953 – delimnit@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Sugestão do NPE e NIT para Realização da Pauta “Atividade Prática da Equipe Escolar”, no Planejamento Escolar 2021 

     Com o intuito de auxiliar as equipes gestoras quanto a realização da pauta “Atividade prática da equipe escolar”, prevista para ocorrer amanhã, 03/02/2021, das 10h15 às 12h30, os núcleos NPE e NIT desta Diretoria, criaram os seguintes materiais como sugestão de recursos e possibilidades de realização para momento formativo.

  • Modelo Rotacional com grupo remoto
  • Cartaz – Formulário de Dúvidas
  • Cartazes de orientações sobre cada estação
  • Sugestões para dificuldades com equipamentos para as estações e espaços disponíveis

    As equipes gestoras podem acessar os documentos em: https://drive.google.com/file/d/1X32R7vXgDRwg6hQF-pSVtABJdrGvtm-z/view?usp=sharing 

 

COMUNICADO DERLIM DE 02.02.2021

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Retirada Caixinha Protocolo e Flyers Novo Ensino Médio 

    Solicitamos à todas as Unidades Escolares para que retirem os documentos da Caixinha, no Protocolo da DERLIM, e também, àquelas que possuem o 1º ano Ensino Médio, retirem o flyer sobre o Novo Ensino Médio

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br  

1. Assunto: Processo Seletivo – Vaga de Professor Orientador de Convivência – POC 

    Solicitamos ampla divulgação aos Professores sobre o Processo Seletivo para preenchimento de vaga de Professor Orientador de Convivência – POC na EE Antonio Alves Cavalheiro, cujo período de inscrição será de 05 a 12/02/2021, conforme edital em anexo I.

Gestores Conviva Diretoria de Limeira

2. Assunto: Atribuição de Aulas Durante o Ano 

    Senhores Diretores,

    A Comissão de Atribuição de Aulas solicita que antes de realizarem as atribuições referente às manifestações de interesse realizadas pelos professores no dia 02/02/2021, aguardem as orientações que serão encaminhadas.

 

 

3. Assunto: Orientações para Aberturas de Cantinas nas UEs 

     Retransmitimos Comunicado Externo Subsecretaria – Nº113 / 2021

    Solicitamos que informem a todas as escolas de sua Diretoria que possuem cantinas em suas dependências, que poderão abrir dentro do horário de funcionamento da escola, desde que, sejam respeitadas as regras do Plano SP para outros estabelecimentos comerciais de alimentação, tais como, adequação aos horários desses estabelecimentos, protocolos de segurança, etc.

   

    

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Alunos com Deficiência Auditiva BAIXA VISÂO 

Prezado Diretor,

Pedimos a gentileza que verifique se na sua escola há algum aluno com Baixa Visão/Cegos. Após a verificação junte o Laudo Médico e envie toda a documentação fisicamente aos cuidados da PCNP-Educação Especial Michele Martins, até dia 12/02/2021.

Os dados enviados serão utilizados para que estes alunos com deficiência visual sejam atendidos pelos materiais ampliados e ou Braille.

Equipe de Educação Especial

2. Assunto: PNLD – Atualizações 2021  

    Encaminhamos abaixo informações referentes ao PNLD:

     Recolhimento de Livros PNLD: por ocasião do final de 2020, orientamos a todas as escolas que recolhessem os livros reutilizáveis do PNLD (tanto os didáticos como os literários) em posse dos alunos e, também, os manuais em posse dos professores. Desde já as escolas devem se preparar para solicitar a entrega daqueles que esqueceram de fazê-lo e planejar a distribuição para os matriculados em 2021. É fundamental o recolhimento dos livros reutilizáveis para utilização em 2021. Além disso, cada escola precisa incentivar permanentemente a boa conservação do material didático, bem como adotar medidas para estimular as devoluções. Mesmo neste momento de pandemia, é fundamental que os livros sejam devolvidos pelos estudantes para que não ocorra falta de livros nas escolas. Lembramos que os livros reutilizáveis do Ensino Médio continuarão sendo válidos para o ano letivo de 2021, apesar de o selo informar 2020.

     PNLD 2021 Ensino Médio: teremos um ano intenso. Um novo Ensino Médio se desenha. E o PNLD também se reformula. O edital do PNLD 2021 possui cinco objetos: 1) projetos de vida e projetos integradores; 2) obras por área de conhecimento; 3) obras de formação continuada; 4) recursos educacionais digitais e 5) obras literárias. O objeto 1 está com previsão de escolha para o início de março e os objetos 2 a 4 devem ter suas escolhas programadas para o segundo semestre. A escolha deverá ser realizada a partir de uma reflexão coletiva entre os professores, com base nas orientações constantes no Guia do PNLD 2021. O Guia estará disponível no portal do FNDE na segunda quinzena de fevereiro. Ressaltamos informações importantes sobre a escolha do PNLD 2021-Objeto 1: as escolas deverão registrar a escolha de até 4 (quatro) projetos integradores e 1 (um) projeto de Vida. Destacamos que a escola poderá optar por não utilizar qualquer uma das opções ofertadas. Neste caso, será obrigatório o registro no sistema de que não deseja receber o material daquela(s) opção (ões). Sem esse registro, o SIMEC apontará que deve ser enviado um dos títulos disponíveis de cada 9 opção para todo o alunado. Será obrigatória a inclusão da ata de reunião da escolha no Sistema PDDE Interativo/SIMEC. A não inclusão obriga as escolas a apresentar uma justificativa. As escolas também deverão informar sobre a visita de representante de editoras que realizou divulgação de material do PNLD em sua unidade.

     Webinar PNLD 2021: é imprescindível que todos os interlocutores PNLD assistam à webinar – link: https://www.youtube.com/watch?v=-41_sxCagxQ, ocorrida dia 15 de dezembro p.p. e promovida pelo FNDE em conjunto com a Secretaria de Educação Básica do MEC, pois se trata de uma exposição clara, didática, objetiva e integral do que é o PNLD e de como está configurado o PNLD 2021 Ensino Médio. Ao se apropriar de seu conteúdo, o interlocutor terá uma ideia precisa de funcionamento do programa. São tratados, entre outros, os seguintes temas: PNLD e etapa de avaliação pedagógica, PNLD 2021 – Ensino Médio, Metodologia e Critérios de avaliação e Etapa de Escolha e Distribuição. Assuntos essenciais para uma visão ampla do programa. Recomenda-se que todos os diretores e professores coordenadores pedagógicos de escolas que ofertem o EM também o assistam. O objetivo é facilitar e orientar corretamente os professores na ocasião da escolha. Lembramos que até a publicação do guia as editoras poderão realizar visitas às escolas e distribuir seus livros.

     Habilitação PDDE – Interativo: o sistema PDDE Interativo é o principal meio de comunicação entre o FNDE, as redes de ensino e as escolas. Todas as ações referentes à execução do PNLD, como a escolha dos materiais, os pedidos de remanejamento e de reserva técnica, são realizadas neste sistema. É nele também que são geradas as chaves de acesso para a distribuição do livro acessível em formato EPUB 3. Assim, é fundamental que as escolas atualizem o cadastro no sistema. Devem estar sempre atualizadas as informações de e-mail, telefones e nomes de diretores. Em função da previsão de escolha do PNLD 2021 para a primeira quinzena de março, sugerimos que seja testada previamente a habilitação dos diretores de escola para que, na ocasião, todos estejam devidamente habilitados, com suas senhas atualizadas e em mente. Sugerimos que, ao longo do mês de fevereiro, testem o acesso à plataforma do PDDE e em particular verifiquem a grafia correta de suas respectivas mães em correspondência com registro idêntico ao da Receita Federal. Ressaltamos que, no “Manual de Atualização de Cadastro de Diretor”, https://drive.google.com/file/d/1yRU0U08WZ9i_Vjd-eS_F2THFaVZ9Mt26/viewonde se lê: “(…) as Secretarias de Educação deverão entrar no endereço eletrônico: http://pddeinterativo.mec.gov.br e efetivar o login utilizando o CPF e a senha do Secretário (a) de educação ou de membros do comitê gestor (…)”; no caso da rede estadual paulista, deve ser lido como “supervisor de ensino e/ou demais habilitados da diretoria de ensino na gestão 10 das senhas MEC”. Esclarecemos ainda que no “Manual de Atualização de Cadastro de Diretor” figura o ano de 2018, mas permanece atualizado.

     Ferramenta Matrícula: até o dia 01/03/2021 as escolas poderão informar, por meio do Sistema PDDE Interativo/SIMEC, o quantitativo de alunos matriculados em 2021 no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Caso a escola ainda não tenha informação sobre o alunado, deve indicar a opção “Não sei informar”. As escolas de Ensino Médio também devem declarar nesta aba o quantitativo de livros devolvidos do Ensino Médio. Em breve também será possível informar o quantitativo de livros devolvidos para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Consultem o “Manual de Matrícula 2021 e Devolução de Livros” https://drive.google.com/file/d/1KmujNpspFwe5VNmQ7eUIOsyHkkToTKFk/view.

     Anos Iniciais – obras reprovadas: esclarecemos que o Edital do PNLD 2019 – atualização BNCC tinha por objeto a adequação das obras didáticas, destinadas aos estudantes e professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, à Base Nacional Comum Curricular – BNCC. As obras do PNLD 2019, com a publicação da nova BNCC, tiveram que ser atualizadas e novamente avaliadas. Nesse novo processo, algumas obras foram reprovadas na avaliação pedagógica, etapa realizada pelo Ministério da Educação. Dessa forma, alguns títulos que foram escolhidos pelas escolas em primeira opção não puderam ser adquiridos para utilização em 2021 e 2022. Nessa situação, as escolas não foram prejudicadas, sendo feita a aquisição dos títulos escolhidos em segunda opção. No caso desses também terem sido reprovados, foram adquiridos outros materiais aprovados no programa, utilizando-se critérios que assegurem a isonomia das editoras participantes. As obras reprovadas foram as seguintes:

3. Assunto: Evento MasterClass – Feminino  

     A ONU declarou 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, com a finalidade de diminuir a desigualdade de gênero nas áreas STEM (da sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics). Aproveitando essa oportunidade, o São Paulo Research and Analysis Center (SPRACE), em colaboração com a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), realizará uma edição especial do tradicional evento internacional MasterClass.

     Um dos objetivos desse evento feminino é chamar a atenção para essa acentuada diferença na escolha e atuação profissional de homens e mulheres em relação às áreas STEM. Esse evento inclui também mesas redondas com cientistas mulheres em diferentes estágios de suas carreiras.

     Mais informações sobre o evento feminino de 2020, bem como a agenda que está sendo elaborada e será divulgada em breve, podem ser obtidas na página do evento, por meio do link.

     Data: 08 a 12/02/2021 (atividades diárias com duração de 1h30, aproximadamente)

     Horário: a ser definido

     Público-alvo: Professoras do componente curricular Física e suas alunas interessadas em Física de Partículas. Na ausência de uma professora de Física, o professor da turma poderá acompanhar as alunas.

     Pré-Inscrição: as pré-inscrições poderão ser feitas até a semana que antecede o evento, por meio do e-mail: sandra.s.padula@unesp.br, oportunidade na qual deverá ser indicada a unidade escolar, nome da professora e um e-mail para contato. Posteriormente, será encaminhado o link de acesso ao formulário para inscrição das alunas participantes.

     Informamos que o evento será realizado on-line.

4. Assunto: Bolsas de Estudos – MEXT – Treinamento para Professores do Ensino Fundamental e/ou Médio  

    Informamos que estão abertas até 22/02/2021 as inscrições para o processo seletivo da Bolsa de Estudos do Governo Japonês (MEXT): Treinamento para Professores do Ensino Fundamental e/ou Médio que oferece a oportunidade de pesquisa na área da Educação, Metodologias, Administração Escolar, entre outros, em universidades japonesas.

     A Bolsa de estudos tem duração de 1 ano e 6 meses, com embarque previsto para outubro/2021. Serão oferecidas passagem aérea de ida e volta, bolsa-auxílio mensal de 143.000 ienes e isenção de taxas escolares.

     As inscrições são gratuitas e mais informações podem ser obtidas no site do Consulado, https://www.sp.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/bolsa1_treinamento_professores_info.html 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br 

Núcleo de Finanças – NFI 

Fone 3404.2949/2950/2980 (Alba) – delimnfi@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Prestação de Contas PDDE Paulista 

    Lembramos do assunto publicado no COMUNICADO DERLIM II de 02.02.2021.

    Antes de fechar a Prestação de Contas do PDDE PAULISTA, imprimir a Relação de Bens e trazer para a Patricia do Patrimônio; assinar, e só depois digitalizar e fazer o uploud.

Núcleo de Compras e Serviços – NCS 

Fone 3404.2945/2946 (Sandra) delimncs@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Reunião Limpeza Escolar 

    Prezados Diretores

    Segue abaixo o link para a reunião em 03/02/2021, às 10h00, pelo Microsoft Teams, somente para as Unidades Escolares que tem o contrato com a EMPRESA SHALOM, serão repassadas Orientações gerais sobre o contrato de limpeza escolar.

https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ac34b122670724e80bdb30ac83f9080c7%40thread.tacv2/1612286431760?context=%7b%22Tid%22%3a%2216b87798-4517-442c-9200-ce1cca93259c%22%2c%22Oid%22%3a%221765ae11-36ef-4956-8fe5-f6323b6f410d%22%7d 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br 

Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP 

Fone 3404.2995/2994/2996/2982 (Rafaela)  delimnfp@educacao.sp.gov.br 

  

1. Assunto: Alteração de Jornada

     Retransmitimos abaixo as orientações do CGRH, de 01/02/2021, referente aos Procedimentos e correções Carga Horária 2020 e Rejeitados Educação e Fazenda – Processo de Atribuição Inicial – 2021, JORNADA DE DOCENTE INSERIDO NO PROATEC:

Considerando a presente programação da folha de pagamento do mês de fevereiro, informamos que devido ao prazo exíguo para providências, adiantamos procedimentos e arquivos de rejeitados na “EDUCAÇÃO” para os devidos acertos:

2. JORNADA DE DOCENTE INSERIDO NO PROATEC

  • Tendo em vista que emergencialmente a carga horária dos docentes que irão atuar no PROATEC, as quais foram associadas na SED no menu- atribuição especial – Sala de Leitura, resultaram em redução de jornada, as quais serão publicadas, porém os docentes envolvidos não terão prejuízo de pagamento pois foi gerada a carga horária para pagamento correspondente à atuação dos projetos, ou seja, 32 aulas – 40 horas.

O restabelecimento desta jornada ocorrerá da seguinte forma:

  • As alterações de jornadas serão publicadas, pois já foram encaminhadas à Fazenda.
  • Em seguida será publicado o “TSE” pelo CGRH;
  • As Escolas/Diretoria deverão enviar a documentação á Fazenda para restituição da jornada anterior.

 

2. Assunto: Carga Horária

    Retransmitimos abaixo as orientações do CGRH, de 01/02/2021, referente aos Procedimentos e correções Carga Horária 2020 e Rejeitados Educação e Fazenda – Processo de Atribuição Inicial – 2021, Rejeitados Educação e Fazenda – Processo de Atribuição Inicial – 2021:

Considerando a presente programação da folha de pagamento do mês de fevereiro, informamos que devido ao prazo exíguo para providências, adiantamos procedimentos e arquivos de rejeitados na “EDUCAÇÃO” para os devidos acertos:

3. Rejeitados Educação e Fazenda – Processo de Atribuição Inicial – 2021

  • Segue anexo II planilha contendo os “REJEITADOS EDUCAÇÃO”, ref. atribuição Inicial de “26/01/2021”.
  • Para que não haja prejuízo no pagamento dos interessados, as correções que se fizerem necessárias deverão ser realizadas, IMPRETERIVELMENTE, até o próximo dia 08/02/2021.
  • Os pagamentos não efetuados agora em fevereiro, se houver correções das aulas associadas com as vigências a partir de 26 de janeiro até o término do cronograma de fevereiro, em 08/02/2021, serão pagos no 5º dia útil de março
  • Logo enviaremos arquivo de “REJEITADOS FAZENDA”, para adotarem as mesmas providências solicitadas acima para os “REJEITADOS EDUCAÇÃO”.

 

3. Assunto: Cronograma de Pagamento – Fevereiro/2021 

    Em correção ao Comunicado DERLIM de 29/01/2021, encaminhamos em anexo III, Cronograma para Digitação Pagamento – fevereiro/2021Conforme informações do CGRH, tendo em vista a suspensão do feriado de carnaval, houve possibilidade de prorrogação de algumas datas no cronograma de fevereiro/2021.

Com a finalidade de prevenir eventuais bloqueios e inconsistências, solicitamos empenho no acompanhamento da digitação do BFE pelas Unidades Escolares e, havendo dúvidas ou problemas na digitação, deverá ser comunicado este Núcleo de Frequência e Pagamento, em tempo hábil para análise e solução, através do e-mail <delimnfp@educacao.sp.gov.br>. Lembramos que ausência da digitação da frequência ocasiona o bloqueio de pagamento.

Neste mês, a digitação da frequência de Janeiro de 2021 estará disponível: – de 01 a 12/02/2021, até as 12h00;

 

CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Sergio Ricardo Evangelista, Supervisor de Ensino – 03/02 (quarta-feira) 

– Soraia Pessoa Vieira, Diretora da EE. Profa. Carolina Augusta Seraphim – 03/02 (quarta-feira) 

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino