COMUNICADO DERLIM DE 30.07.2021 

COMUNICADO DERLIM DE 30.07.2021

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Retorno das Atividades Escolares

     Encaminhamos Comunicado Extraordinário – Retorno das Atividades Escolares, 30 de julho de 2021  

     Em face do retorno das atividades escolares previsto para o próximo dia 02/08/2021, cumpre esclarecer:

     COMUNICADOS GERAIS

    1. Todos os funcionários da Secretaria de Educação devem retornar aos postos de trabalho na segunda-feira dia 02/08/2021, a menos que se enquadrem na categoria de grupo de risco e simultaneamente apresentem a carteirinha de vacinação indicando que não possuem a vacinação completa (seja ela em dose única ou duas doses).

    a. Servidores que não comparecerem à unidade escolar e também não apresentarem justificativa nos termos da Resolução 59 de 7 de Julho de 2021, deverão ter ausências apontadas de acordo com o Decreto nº 52.054/2007 e, no caso de docente, conforme o artigo 6º do Decreto nº 39.931/1995

    2. Servidoras que se enquadrem na categoria de gestantes devem permanecer em teletrabalho, ainda que tenham completado o ciclo vacinal (duas doses ou dose única da vacina de prevenção ao contágio do novo Coronavírus).

    3. Nas classes hospitalares, unidades prisionais e unidades da Fundação Casa que não permitam a realização de atividades presenciais, os profissionais poderão permanecer em regime de teletrabalho na carga horária correspondente às aulas ministradas nessas unidades.

    4. As escolas poderão adequar horários para que o atendimento inicial ocorra conforme a sua realidade permite

    5. Todas as escolas devem atender o maior número possível de estudantes que desejarem voltar por dia, garantidos o cumprimento dos protocolos sanitários

    6. Todas as escolas devem ser visitadas pelos supervisores de modo que seja verificado o cumprimento dos protocolos sanitários

    7. As escolas receberam nova remessa de recursos exclusivamente para cumprimento dos protocolos, podem ser utilizados para EPIs e demais itens de combate à Covid19

    8. Permanece suspensa a visita de agentes externos às unidades escolares sem que haja prévio agendamento com a Diretoria de Ensino sob a qual a escola está jurisdicionada

    9. Recomenda-se fortemente que as escolas procurem pelos serviços de atendimento psicológico do Programa Psicólogos da Educação como forma de retomar as atividades presenciais e zelar pela saúde mental dos profissionais da educação e estudantes

    10. Atribuição Categoria O

        A Resolução SEDUC nº 65, de 26 de julho de 2021, prevê em seu artigo 8º a possibilidade para as unidades escolares reorganizarem a sua grade conforme a sua especificidade, bem como a previsão que professores poderão ministrar aulas independente da turma ou série.

    Artigo 8º – ……..

    […]

    § 2º – As unidades escolares poderão reorganizar a sua grade horária para melhor atender ao planejamento das aulas e atividades em modalidade presencial e, se necessário, remota, sempre respeitando a carga horária e jornada de trabalho dos professores.

    §3º– Os professores poderão ministrar aulas ou realizar orientação para os alunos independentemente da turma ou série, desde que não seja prejudicado o atendimento dos estudantes para os quais possuam aulas atribuídas.

    Além da solução proposta pela Resolução, o modelo de trabalho com o CMSP permite planejar transmissões de aulas disponíveis no repositório do CMSP para as turmas. É possível usar equipamentos como as Smart TVs adquiridas com o PDDE do Kit CMSP.

    Para realizar a escolha das aulas, vale acessar o Guia de Ensino Híbrido que orienta sobre escolha de aulas e habilidades a serem trabalhadas do CMSP, especialmente em seu passo    4. Esses ajustes devem ser feitos considerando que alguns professores permanecerão em trabalho remoto e que os estudantes devem ser atendidos. As Diretorias de Ensino devem acompanhar os Planos de Atendimento Presencial das unidades escolares para assegurar a previsão das alternativas expostas acima.

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Bolsa do Povo Educação – Resolução SEDUC 66/2021 – Altera dispositivos da Resolução 62/2021

     Solicitamos atenção à Resolução SEDUC 66, de 29-2021 (Anexo I), que altera dispositivos da Resolução SEDUC nº 62, de 20 de julho de 2021, que regulamenta o Decreto nº 65.812, de 23 de junho de 2021, alterado pelo Decreto nº 65.868, de 16 de julho de 2021, referente ao Programa Bolsa do Povo, instituído pela Lei 17.372, de 26 de maio de 2021, no âmbito da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e dá providências correlatas, em relação às inscrições dos interessados em atuar nas unidades escolares.

2. Assunto: Evento Novo Ensino Médio 

    Prezados (as) Diretores(as),

    Encaminhamos abaixo orientações sobre a realização do evento de discussão que ocorrerá nas escolas, no dia 06/08/2021, para definição da escolha dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio.

    Ressaltamos que na reunião que será realizada pela Diretoria de Ensino, no dia 03/08/2021 com os Diretores de Escola com turmas de Ensino Médio, traremos maiores informações sobre a organização desse evento.

COPED– COORDENADORIA PEDAGÓGICA  

Evento Novo Ensino Médio – suporte na definição do rol dos itinerários formativos ofertados pelas escolas  

Seguindo com as etapas de implementação do Novo Ensino Médio, até dia 18 de agosto as unidades escolares deverão definir o rol de itinerários que irão ofertar para seus estudantes da 2ª série em 2022. Esse é um processo que deve ser muito bem estruturado nas escolas para garantir que atenda os desejos dos estudantes e, ao mesmo tempo, garanta que todos os professores tenham aulas para serem atribuídas.

Para ajudar nesse processo, a SEDUC irá organizar, no dia 6 de agosto, uma ação que fomente essa discussão em todas as escolas. Um dia dedicado para a discussão dos itinerários formativos!

Neste dia, haverá uma transmissão pelo CMSP para explicar melhor para os professores como se dará a definição de quais itinerários formativos em cada escola. Em seguida, haverá um tempo para que o trio gestor converse com os professores sobre os itinerários a serem ofertados naquela escola. Para que seja possível reunir todos os professores ao mesmo tempo para essa discussão, os estudantes das três séries do ensino médio, nesse dia, deverão permanecer em casa e realizarão as atividades letivas apenas pelo CMSP. Os estudantes da 2ª e da 3ª série terão aulas normais e os da 1ª série terão um conteúdo específico sobre os itinerários formativos. Para organizar esse dia, as escolas devem planejar em quais períodos irão reunir os professores de ensino médio, podendo fazer de manhã (das 7h às 12h), de tarde (das 13h às 18h) e a noite (das 19h às 23h). Elas podem se organizar para fazer nos três períodos, em dois ou apenas um, de acordo com sua realidade. As primeiras duas horas de cada período serão destinadas para a apresentação centralizada, enquanto o tempo restante será aberto para discussão local entre professores e gestão escolar. A programação para os estudantes será organizada da seguinte forma:

• Os estudantes das três séries do Ensino Médio devem acompanhar as aulas pelo CMSP

• Os estudantes de 1ª terão uma programação especial sobre os itinerários formativos

• Essa programação especial sobre os itinerários formativos será exibida nos 3 períodos

• Os estudantes podem ser recebidos na escola para que assistam as aulas do CMSP da escola A programação para a equipe de gestão escolar e os professores será organizada da seguinte forma

 

 

    Importante:

      • Os professores devem participar dessas atividades formativas apenas dentro dos limites de sua jornada / carga horária. Caso a quantidade de tempo para a formação extrapole a jornada / carga horária de um professor, este não precisa participar (embora seja bem-vindo, caso queira).        • Os estudantes/escolas de ensino fundamental continuam com sua rotina inalterada

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Acesso à ATPC da Diretoria de Ensino da Região de Limeira – Anos Finais e E.M

     Informamos que a realização das ATPC a serem transmitidas pela Diretoria de Ensino da Região de Limeira será via YOUTUBE, cujo acesso se dará às 10h pelos seguintes links:

     Tema: Momento ATPC – Possibilidade Didática para o Ensino Híbrido 

     03/08 (3ª feira) das 10h às 11h30 – https://youtu.be/_Ccnbt2lRiQ

     04/08 (4ª feira) das 10h às 11h30 – https://youtu.be/nFCmIR-tsmM

     05/08 (5ª feira) das 10h às 11h30 – https://youtu.be/i9DI70avq8c

 

2. Assunto: Kits de Material Escolar 2021 – Questionário  

     Solicitamos aos Diretores de escola a necessidade em responder à pesquisa sobre os Kits de Material Escolar de 2021, enviados às escolas estaduais. Sabemos das muitas atividades que envolvem a equipe gestora neste momento de retomada das aulas, mas precisamos da valiosa colaboração dos Diretores.

     Os questionários deverão ser respondidos até dia 06 de agosto. Ele apresenta apenas 15 questões fechadas e seu preenchimento leva em torno de 10 minutos. Será encaminhado novo e-mail aos Diretores com o link de acesso à pesquisa. O e-mail do remetente será GGE@fde.sp.gov.br. Os Diretores podem responder com o apoio da equipe escolar.

 

3. Assunto: Aprender Valor  

    Atenção! Diretores, Coordenadores e Professores

    Estamos passando para convidá-los para o evento Aprender valor, Cadastro e enturmação de estudantes para avaliação.

    Ele ocorrerá na próxima terça-feira, 3 de agosto, às 16h00 (horário de Brasília), no canal do BC no YouTube, disponível no link https://www.youtube.com/user/BancoCentralBR

    O evento irá ajudar as escolas participantes a realizar o cadastro e enturmação dos estudantes na plataforma, podendo sanar muitas dúvidas!

    E, é claro, se sua escola ainda não fez sua adesão, ainda dá tempo, é até dia 31/07. Para aderir, siga procedimento a seguir:

    Coordenadores ou diretores precisam acessar o site https://aprendervalor.caeddigital.net/#!/pagina-inicial, com o código INEP da escola como login/senha e cadastrar o diretor(a). Na sequência, acessar com CPF do diretor(a) em login/senha para confirmar a adesão.

    O passo a passo está disponível aqui https://aprendervalor.caeddigital.net/resources/arquivos/aprender_valor-tutorial_adesao.pdf

 

4. Assunto: Materiais de Apoio do Estudante e Professor Volume 3 – Site Currículo Paulista  

    Considerando o retorno das aulas que ocorerá já na próxima semana, no dia 02/08, informamos que está disponível no site https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/

do Currículo Paulista o volume 3 dos materiais de apoio do estudante e professor, que servirão de subsídio para o novo semestre que se inicia.

    Contamos com seu apoio na divulgação das informações para que todos tenham acesso ao material.

 

5. Assunto: Campanha #AprenderParaPrevenir 2021, do Cemaden Educação  

    Informamos que no dia 03/08, terça-feira, será lançada a 6ª campanha #AprenderParaPrevenir, realizada pelo Programa Cemaden Educação. O programa envolve uma rede de escolas e comunidades na prevenção de riscos de desastres do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. A campanha busca fortalecer ações voltadas à Educação para Redução de Riscos e Desastres (ERRD) em diferentes contextos, sendo direcionada a Escolas, Defesas Civis, universidades, instituições governamentais, ONGs e coletivos. Em 2021, o tema será “Desastres, aqui!? Como prevenir?” e envolverá propostas de ação utilizando diferentes mídias sociais.

     O lançamento da campanha será transmitido ao vivo no dia 03/08, às 16hs, no seguinte endereço eletrônico https://www.youtube.com/watch?v=lCZ9KZh789I. Para mais informações sobre a campanha, acesse o site oficial do Cemaden Educação por meio do link http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2021

 

6. Assunto: Programa Escola + Segura em ERRD (5ª Trilha Formativa dos Profissionais da Educação e 4ª e 5ª Trilhas Formativas para os Estudantes)  

    Informamos que no dia 4 de agosto de 2021, das 13h às 14h, via Centro de Mídias de Educação de São Paulo (CMSP), será transmitida a 5ª trilha formativa do Programa Escola + Segura em ERRD: Comunidades Resilientes.

     Ressaltamos que o Programa Escola + Segura está estruturado em três frentes de atuação:

     1) Educação em Redução de Riscos e Desastres – ERRD;

     2) Alerta sobre riscos de desastres;

     3) Protocolo de Proteção à vida.

     Dentre os objetivos gerais do Programa, destacamos: fortalecer a educação para redução de riscos e para resiliência; proteger os estudantes e a comunidade escolar contra riscos e desastres; e garantir o planejamento de ações pedagógicas junto à comunidade escolar em face dos possíveis perigos e/ou adversidades.

     Dando continuidade ao cronograma, a 5ª Trilha Formativa dos Profissionais da Educação tratará da linha temática “Comunidades resilientes” e abordará possíveis caminhos de sustentabilidade e resiliência para as comunidades escolares. A apresentação contará com a participação de Giselle Teles (EFAPE) e Mariana Lemes (Equipe Curricular da COPED), além das convidadas Débora Olivato (pesquisadora do Programa CEMADEN Educação) e Rachel Trajber (Coordenadora do Programa CEMADEN Educação).

     A formação é direcionada para o público-alvo: PCNP; Trio Gestor: Diretores, Vice-Diretores e Professores Coordenadores; Professores, em especial das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS) e Ciências da Natureza (CN) das redes públicas de ensino estadual e municipais; Colaboradores do Programa Escola da Família (Supervisores, PCNP, Professores Articuladores, Educadores Universitários e Voluntários); Professor Orientador de Convivência (POC), PCNP de Convivência e Supervisor do Conviva e Vice-Diretor, e poderá ser acessada via CMSP por meio do Canal Formação de Professores (rede estadual) e Canal Professor da Rede Municipal.

     Aproveitamos para informar que a 4ª Trilha Formativa dos Estudantes, com a temática “Mudanças Climáticas e Desastres”, será realizada no dia 05/08 e a 5ª Trilha Formativa dos Estudantes, com a temática “Comunidades Resilientes”, será realizada no dia 11/08, no canal Anos finais – das 12h00 às 13h00.

     Para retomar os conteúdos das primeiras trilhas do Programa Escola + Segura em ERRD e compartilhar ideias, percepções e sugestões, consulte o repositório do Centro de Mídias de Educação de São Paulo (CMSP) e os formulários de avaliação por meio dos seguintes endereços:

 

7. Assunto: Semana das Juventudes 2021  

    A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria Pedagógica (COPED), divulga a Semana das Juventudes 2021, realizada pela Coordenação de Políticas para a Juventude (CPJ) da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

     O evento ocorrerá entre os dias 09 e 14 de agosto, em formato on-line, e tem como objetivo atingir o público jovem de 15 a 29 anos da cidade de São Paulo e, assim, celebrar o Dia Internacional da Juventude – comemorado desde 1999, no dia 12 de agosto, por resolução da Assembleia Geral da ONU. Além disso, a Semana visa reafirmar os direitos do jovem por meio de 5 eixos temáticos: Juventudes Diversas; Oportunidades; Vida Saudável; Educação e Cultura; Mobilização Social.

     A Semana das Juventudes contará com workshops, webinários e rodas de conversa (todos on-line) sobre temas como Educação Financeira, Empregabilidade Jovem, Saúde Mental, Acesso à Universidade, Mobilização Juvenil, entre outros, todos de extrema importância para as nossas juventudes.

     Encaminhamos a programação do evento no link https://drive.google.com/file/d/1FwxOE-oJReOJwLe9-Ro4mrLi7ypuVTdj/view

     Para efetuar a inscrição, clique no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeoLAMDvRlFKHDYxkYLKcvMOgwK_jsJ6un4kFB0rALXDFwhzA/viewform

    Solicitamos ampla divulgação, lembrando que o público-alvo são estudantes do Ensino Médio e da EJA.

 

8. Assunto: Aplicativo “As Partículas”  

     Informamos que o Centro de Pesquisa e Análise de São Paulo (SPRACE) lançou uma versão em Português do aplicativo educacional “As Partículas”, desenvolvido originalmente pelo físico emérito na Universidade de Oxford Frank Close. O App traz informações sobre as partículas e suas interações, descobertas etc. Traz ainda um glossário com definições de conceitos chave, ilustrações e uma pequena biografia dos mais importantes cientistas da área.

     O App tem como objetivo levar conhecimento cientificamente preciso sobre física de partículas de maneira fácil e simples para um público amplo e diversificado, desde os estudantes do ensino fundamental, médio ou superior até pessoas interessadas pela área que não possuem formação científica.

     O App é gratuito e está disponível, no momento, somente na versão Android na Google Play Store https://play.google.com/store/apps/details?id=com.bwg.theparticles

 

9. Assunto: Cursos de Inverno da USP  

    A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, em São Paulo, abriu inscrições para 66 cursos de formação de variados temas, de forma gratuita, on-line e aberta a qualquer pessoa com mais de 18 anos.

    Eles estão divididos em quatro áreas temáticas: Estudos filosóficos, históricos e geográficos; Estudos linguísticos e de tradução; Estudos literários e Estudos de antropologia, política e sociedade.

     Inscrição: Os cursos estão divididos em cinco grupos e as datas da inscrição ocorrem entre os dias 27 de julho e 5 de agosto, a depender do grupo ao qual o curso está inserido. Com vagas limitadas, a inscrição será por sorteio e não por ordem. Para mais informações como a lista completa dos cursos, ementa, professores e os prazos de inscrição detalhados no link https://jornal.usp.br/universidade/acoes-para-comunidade/de-moda-a-literatura-usp-oferece-quase-5-mil-vagas-em-cursos-on-line-gratuitos%e2%80%8b/

 

10. Assunto: Direitos Humanos – Migração e Educação em tempos de COVID-19.21  

    O Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da USP desenvolveu um curso, que iniciará no dia 2 de agosto e terminará no dia 31 de agosto, o qual propõe promover uma reflexão acerca de ações e aspectos teóricas vinculados a direitos básicos como a migração e a educação. O curso será dividido em 4 semanas abordando 4 eixos: • Migrações contemporâneas: proteção, segurança e securitização em face do sujeito de direito.

    • Admissão de refugiados no Brasil e políticas públicas relacionadas com o refúgio.

    • Estudos para a Paz e a questão dos Migrantes.

    • A educação como um direito humano internacional.

    O curso será ministrado pelos doutores: Prof. Rafael Duarte, Profa. Patrícia Nabuco, Profa. Camila Braga e Profa. Margarita Gomez, pesquisadores do NUPRI/USP.

    Carga horária total: 30 horas.

    Preço: Gratuito

    Horário: O estudante organiza seus horários; com autodisciplina, sem aulas síncronas obrigatórias. Seguindo a dinâmica: cada segunda-feira, às 7h, estará disponível: a videoaula correspondente à semana; a indicação de um texto para a leitura prévia e uma atividade a ser realizada.

    Opcionalmente, durante a semana, ‘Lives’ poderão ser combinadas com os alunos através do google meet ou jit.si, nesse caso, será enviado o link 1h antes do encontro.

    Auto Inscrição (Matrícula): 26 de julho a 01 de agosto.

    • Pessoas da USP: acessar o sistema usando sua senha da USP.

    • Para quem não tem senha USP é preciso primeiro criar uma conta:

    o Acesse o link https://cursosextensao.usp.br/dashboard/– Clique em cadastre-se e entre com seu CPF e o código de convite: migranto21

    o Procure o curso pelo nome ou no link https://cursosextensao.usp.br/dashboard/e inscreva-se.

   Em caso de dúvidas, encaminhamos o link. https://docs.atp.usp.br/artigos/extensao

 

CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– José Aparecido Cardoso da Silva, PCNP de Projetos Especiais – 31/07 (sábado) 

– Nidia Aparecida Neves, PCNP de Ciências – 01/08 (domingo) 

 

TODOS OS ANEXOS AQUI

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino