COMUNICADO DERLIM DE 30.04.2021 

COMUNICADO DERLIM DE 30.04.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Mesa Temática – Saúde Mental na Prática: Antídoto para a Sociedade

 

 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: PNLD livros em Braille 

    O FNDE disponibilizou a Ferramenta Acessibilidade, no sistema PDDE Interativo/SIMEC, com o quantitativo de estudantes cegos registrados no Censo Escolar de 2020 para que as escolas confirmem ou alterem os dados.

     A escola deve confirmar se há usuários do sistema Braille no Ensino Fundamental em 2021. É necessário que a escola confirme ou altere os dados. Sem essa confirmação, não é possível mapear de forma exata a escola em que o estudante está matriculado. O sistema ficará aberto até o dia 7 de maio. Após essa data a plataforma será fechada.

     Serão adquiridas obras em Braille apenas para as escolas que confirmarem ou alterarem no sistema o quantitativo de estudantes que utilizam esse material, inclusive com a inclusão de estudantes com baixa visão que adotam materiais em Braille.

     Para estudantes com baixa visão e surdocego que não utilizam o sistema Braille o FNDE distribui o material em formato EPUB que permite ampliação dos caracteres, a audição do conteúdo do livro e o uso de contraste para leitura. Nesse caso, a escola deve solicitar por meio da ferramenta EPUB, para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, ou pelo e-mail coled_fnde@fnde.gov.br  para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

     O manual com as orientações para preenchimento do quantitativo de estudantes e professores usuários do sistema Braille segue em anexo I.

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM 

Fone 3404.2978/2991 (Matilde) – delimnrm@educacao.sp.gov.br  

 

1. Assunto: Situação Final do Aluno 2ª etapa Censo 2020  

     Retransmitimos Comunicado de 20/04 e 26/04 informando que se encontra disponível no site http://censobasico.inep.gov.br o período   para verificações e retificação conforme Portaria INEP n° 357, de 22 de maio de 2020.

     Reafirmamos a necessidade de o Gestor escolar verificar e retificar caso necessário as informações migradas e lembramos que as informações de rendimento/movimento serão utilizadas para cálculo da taxa de rendimento.

  • Listar turmas: rendimento/movimentação dos alunos;
  • Alunos admitidos após data base Censo (11/03/2020);
  • Encerramento do ano escolar imprimindo o recibo;
  • Questionário “Resposta Educacional COVID 19” de preenchimento obrigatório.

      Período: 22/04/2021 a 05/05/2021  

Segue tabela, anexo II, com número de escolas que não realizaram o encerramento ou responderam questionário, tutorial da situação do aluno, anexo III,  do questionário da Covid-19, anexo IV e manual de preenchimento de pesquisa, anexo V. Dúvidas entrar em contato através do e-mail delimnrm@educacao.sp.gov.br e delimcie@educacao.sp.gov.br 

 

2. Assunto:  Sistema Cadastro de Alunos – SED 

     Retransmitimos Comunicado de 15/04/2021 referente ao Sistema Cadastro de Alunos na SED.

     Tendo em vista, a proximidade da Data Base do Censo Escolar,26/05/2021, conforme estabelecido em Portaria MEC nº 264, de 26 de março de 2007, solicitamos que verifiquem e atualizem, se necessário, os dados do Sistema de Cadastro de alunos – SED para a migração do dado real e fidedigno ao sistema educacenso.

      Quais seriam:   Coleta de classe, inclusão e exclusão de matrícula, movimentação de matrícula, alteração de coleta, atualização da ficha do aluno (dados pessoais, endereço e documentos), verificar e incluir os dados dos alunos que possuem deficiências.

      Salientamos que caso a escola não consiga realizar as ações acima, devido a erros apresentados pela SED, o prazo para envio das solicitações a essa Diretoria de Ensino foi prorrogado pela SEDUC de 28/04 até 10/05.

      Portanto as alterações necessárias que dependem de abertura de ocorrência no portal de atendimento da Secretaria Estadual por esta Diretoria de Ensino, devem ser encaminhadas até 10/05/2021 (segunda-feira)

      Dúvidas entrar em contato via e-mail delimnrm@educacao.sp.gov.br 

3. Assunto: Matrícula

    Informamos que todas as escolas públicas constituem-se de postos de inscrição e de informações aos responsáveis e interessados em participar do processo de matrícula. Deste modo, mesmo que não haja vaga na Unidade Escolar deve-se realizada a intenção de matrícula e, entregar uma cópia ao interessado; não é necessário que o interessado se desloque para a Diretoria de Ensino.

    Dúvidas entrar em contato via e-mail delimnrm@educacao.sp.gov.br

 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Administração – NAD 

Fone 3404.2947 (Patrícia) – delimnad@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Entrega – Conjuntos Escolares 

    Informamos que, na segunda-feira, dia 03/05/2021, serão entregues conjuntos escolares nas seguintes nas escolas:

 

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP 

Fone 3404.2995/2994/2996/2982 (Rafaela)  delimnfp@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Live CEPAG – 23/04/2021 

Complementando o COMUNICADO DERLIM DE 29.04.2021, em atendimento ao solicitado da Sra. Coordenadora, encaminhamos os materiais de apoio CEPAG:

  • AÇÕES GOE e Diretoria – Erros de pagamento (Anexo VI)
  • PPT – LIVE -23.04.2021 (Anexo VII)  

 

 

2. Assunto: Alteração de Jornada

     Encaminhamos abaixo as orientações do CGRH de 30/04/2021, referente a Alteração de Jornada:

     Informamos sobre a alteração de um evento no cronograma enviado anteriormente no que se refere à publicação e alteração de jornada:

     O arquivo será gerado no dia 12/05/2021, com as alterações de jornadas ocorridas e a publicação ocorrerá dia 19/05/2021 para o devido acompanhamento.

     No caso de publicação indevida do arquivo gerado em 12/05/2021, solicitamos o envio da planilha para tornar o ato sem efeito (TSE), esses casos, publicaremos no próximo cronograma.

     O pedido de alteração de jornadas com vigências antigas, deverá ser encaminhado conforme Comunicado DERLIM de 22/02/2021 anexo VIII, até 05/05/2021, às 17h00.

     Abaixo listamos AS ALTERAÇÕES PUBLICADAS, CASO SEJA NECESSÁRIO correções enviar no e-mail mencionado anteriormente junto com a planilha, até 05/05/2021 às 17 h. Lembramos que em 2021 tivemos correções de jornadas publicadas nos DOEs a seguir, que deverão ser verificadas e corrigidas, se for o caso.

     1) DOE: 20/01/2021

     2) DOE: 05/02/2021

     3) DOE: 27/02/2021

     4) DOE: 13/03/2021

     5) DOE: 07/04/2021

     6) DOE: 21/04/2021

     Enfatizamos a importância da conferência para que haja correção em tempo hábil antes do envio da planilha, pois os mesmos serão apenas anotados e publicados. Os casos mencionados deverão ser enviados impreterivelmente por e-mail até 05/05/2021, às 17 h00.

3. Assunto: Retratação de Jornada – Inscrição 2021

     Conforme informação disponível no sistema SED, em relação a Alteração de Jornada Inscrição dos Docentes na atribuição Inicial 2021:

ATENÇÃO
Caso o docente não tenha optado por ampliar a jornada no momento da inscrição, o Diretor deverá realizar a retratação no menu:

Início > Atribuição Inicial > Administrativo > Retratação Jornada 

Fica facultado ao GOE/Diretor de Escola a correta digitação da carga horária, com lançamentos corretos das Fases: 1.1 – Constituição/Composição e 1.2 – Ampliação.

É vedada Ampliação de Jornada com aulas dos componentes INOVA, bem como aulas de EJA e Programas e Projetos da Pasta.

      Solicitamos que as Unidades Escolares verifiquem os casos onde ocorreu o atendimento de alteração de jornada ao docente na atribuição inicial e procedam com a correção e retratação no sistema SED. Se necessário correções de publicação, alteração SED ou implantação no PAPC, seguir as orientações encaminhadas no COMUNICADO DERLIM DE 22.02.2020.

TODOS OS ANEXOS AQUI.

Atenciosamente,

Jacqueline de Fátima Duarte Veiga e Souza

Dirigente Regional de Ensino