COMUNICADO DERLIM DE 30.03.2021

1. Assunto: Vigilância Sanitária – Unidades Escolares de Limeira

Relembramos solicitação para que as escolas visitadas pela Vigilância Sanitária nos informem, através do email: delim@educacao.sp.gov.br, da ocorrência da visita e o relatório/resultado desta.

OBS.: Desconsiderar esta solicitação caso a Unidade Escola já tenha enviado a informação.

1. Assunto: Curso Gratuito de Física Moderna para Professores

Prezado coordenador

Retransmitimos convite do ICTP-SAIFR, da UNESP

As inscrições para o curso Física de Fronteira estão abertas! Organizado pelo ICTP-SAIFR, centro de pesquisa em Física Teórica vinculado ao IFT-UNESP, o Física de Fronteira on-line é um workshop voltado para professores de Física do Ensino Eédio, com o objetivo de compartilhar técnicas e estratégias didáticas para a inclusão de tópicos de física moderna e contemporânea em aulas à distância. Em 2021, além dos encontros em português, também estão sendo oferecidas atividades em espanhol.

As atividades em português serão realizadas nas quartas, às 15h00, e nos sábados, às 10h00, entre os dias 07 de abril e 01 de maio. A programação de abril abordará “Raios Cósmicos”, “Átomo de Hidrogênio”, “Assinatura das Estrelas”, “Eletromagnetismo” e “Relatividade”. Já as atividades em espanhol ocorrerão entre 10 e 30 de abril, nas sextas às 16h00 e nos sábados, às 14h00. Os temas serão: “El proceso de la ciencia”, “Einstein cotidiano: GPS y Relatividad”, “La Expansión del Universo” e “El misterio de la materia oscura”. As atividades foram desenvolvidas pelo reconhecido Perimeter Institute for Theoretical Physics (Canadá), traduzidas e adaptadas para português e espanhol pelo ICTP-SAIFR.

O curso será realizado com a plataforma Zoom. Ele é gratuito, porém com vagas limitadas. Para realizar a inscrição e ter mais informações, acesse: https://www.ictp-saifr.org/salavirtual (português) ou  http://ictp-saifr.org/salaespanol (espanhol). Em caso de dúvidas, escreva para ensinomedio@ictp-saifr.org. O Física de Fronteira Online é uma das diversas atividades on-line organizadas pelo ICTP-SAIFR, que conta com programações voltadas para professores, estudantes do Ensino Médio e público geral. Acesse as demais atividades em: outreach.ictp-saifr.org/

2. Assunto: Reposição de material “Aprender Sempre” Ensino Médio

Senhores Diretores,

Solicitamos as unidades escolares que não retiraram em 29.03.21 os livros do lote adicional “Aprender Sempre – Volume I – Ensino Médio” a gentileza de retirar amanhã, 31.01.21, na Diretoria de Ensino. Considerando as medidas de quarentena no Estado de São Paulo, de maneira a evitar possível contaminação ou propagação do coronavírus solicitamos que cumpram o horário agendado conforme anexo I.

A retirada poderá ser efetuada por um dos membros da equipe gestora.

A quantidade disponibilizada para cada unidade baseou-se no levantamento de dados sobre déficits e sobras realizada pela SEDUC, sendo que o déficit do “Aprender Sempre Ensino Fundamental” a Secretaria encaminhou diretamente às unidades, juntamente com o material do “Currículo em Ação”.

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM

Fone 3404.2978/2991 (Matilde) – delimnrm@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Não Comparecimento – NCOM

Prezados(as) Diretores(as) de Escola

Retransmitimos assunto publicado no COMUNICADO DERLIM de 19/03/2021.

Considerando a publicação da Resolução Seduc n° 36, de 12-03-2021, que antecipa o recesso escolar para a data de 15-03-2021 a 28-03-2021, como medida de enfrentamento a pandemia de COVID-19.

E tendo em vista que, os prazos de contagem do Não Comparecimento – NCOM, se iniciaram em 01-03-2021, conforme amplamente divulgado por meio do COMUNICADO DGREM DE 16, DE MARÇO DE 2021 e COMUNICADO EXTERNO SUBSECRETARIA /CITEM N º 85/2021.

Informamos que, a opção de lançamento da movimentação de NCOM, estará disponível até a data de 31-03-2021, visando uma melhor verificação da situação do estudante.

Com isso, ressaltamos que, faz jus a movimentação de NCOM o estudante que, desde o início do ano letivo, não obteve nenhum contato com a unidade escolar, sem que tenha apresentado nenhuma justificativa para as ausências, devendo considerar além da presença física na unidade escolar, a entrega de atividades não presencias, acesso as aulas remotas por meio do Centro de Mídias SP, ou ainda quaisquer outros tipos de atividades não presenciais desenvolvidas pela unidade escolar.

Desse modo, se faz de suma importância o acompanhamento da unidade escolar em relação aos registros de nota e frequência, como forma de controle da participação dos estudantes, sendo essencial por parte dos professores continuarem avançando nos registros das atividades, inclusive por meio do Diário de Classe Online, antes do encerramento dos Bimestres letivos, conforme datas previstas na Resolução Seduc-36, de 12-3-2021.

Isto posto, solicitamos também que intensifiquem a busca ativa dos alunos, com máxima atenção.

Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Atribuição Diretor de Escola

A Dirigente Regional de Ensino convoca os candidatos inscritos nos termos da Res. SE 05/2020, alterada pela Res. SE 18/2020, Res. SE 56/2020 e Res. SE 81/2020 para atribuição de Diretor de Escola.

Segue anexo II sugestão de termo de anuência e as declarações de parentesco que devem ser anexadas no Formulário.

Fone 3404.2965/2968/2993/2992/2990/2967/5814 (Renata) – delimnap@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Recadastramento

Informamos que, até a data de hoje (30/03/2021), ainda não se recadastraram 33 servidores conforme anexo III.

Solicitamos que as unidades informem os interessados sobre a necessidade do recadastramento até o dia 31/03/2021, impreterivelmente.