COMUNICADO DERLIM DE 29.11.2017

COMUNICADO DERLIM DE 29.11.2017

 

  

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971delim@educacao.sp.gov.br

1.Assunto: Edital de Credenciamento – Centro de Ressocialização – Ano letivo de 2018

A Dirigente Regional da Diretoria de Ensino – Região de Limeira, torna público o edital de credenciamento, condições de classificação e procedimentos para atribuição de aulas para os docentes interessados em atuar nas classes em funcionamento no Centro de Ressocialização Masculino de Limeira e Feminino de Rio Claro Centro de Ressocialização Masculino e Feminino de Rio Claro   do Programa de Educação nas Prisões – PEP, jurisdicionadas a esta Diretoria de Ensino. Vinculada à EE Prof.ª Maria Aparecida Soares de Lucca, no município de Limeira e a Fundação CASA de Rio Claro, vinculada à EE Barão de Piracicaba. Anexo I

 

2. Assunto: Edital de Credenciamento – Fundação Casa – Ano letivo de 2018

A Dirigente Regional da Diretoria de Ensino – Região de Limeira, torna público o edital de credenciamento, condições de classificação e procedimentos para atribuição de aulas para os docentes interessados em atuar nas Unidades da Fundação CASA (Centro de Atendimento Sócio Educativo ao Adolescente), jurisdicionadas a esta Diretoria de Ensino: Fundação CASA de Limeira, vinculada à EE Prof.ª Maria Aparecida Soares de Lucca e Fundação CASA de Rio Claro, vinculada à EE Barão de Piracicaba. Anexo II.

 

NÚCLEO DE APOIO – NA

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2985/2986 (Graco/Marcela) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

 

1. Assunto: Agenda de Videoconferência

Data

Horário

Curso/Tema

Público Alvo

Localidade

01/12/2017

Das 10h00 às 11h30

Sexualidade na adolescência

Vice Diretores da Escola da Família

Professor Mediador Escolar

Vice Diretores em geral

Sala de Videoconferência

Rede do Saber

Rua Cesarino Ferreira, 145 V. Pizza.

Limeira – SP

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Concurso de Vídeos “China e Eu”

     Conforme comunicado 053/2017 SAREG solicitamos as unidades escolares a preciosa colaboração no sentido de estimular o envolvimento de nossos profissionais e a participação dos alunos da rede no Concurso de Vídeos “China e Eu”.

     Esclarecemos que o Consulado da China e o Instituto Confúcio, com o objetivo de estimular o conhecimento sobre a cultura Chinesa entre os estudantes da rede estadual de São Paulo, promovem o concurso de vídeos “China e Eu”.

    A premiação pretende valorizar os trabalhos dos estudantes que abordem a cultura, culinária, economia e outros aspectos do estilo de vida chinês sob a ótica do jovem brasileiro.

Tal iniciativa reforça os laços de amizade entre os povos brasileiro e chinês, além de promover a cultura estrangeira, essencial para o desenvolvimento dos jovens em cidadãos do mundo.

   Abaixo, destacamos o Cronograma do concurso em Anexo III, encaminhamos o Regulamento.

    Cronograma

   1º etapa – Inscrições: 23/11 a 22/12

  As orientações para as inscrições poderão ser conferidas no sitewww.educacao.sp.gov.br a partir de 23/11.

  2ª etapa – Avaliação do júri: 26/12 a 10/1/18

  3º etapa – Votação online: 11/1/18 a 22/1/18

  As orientações para a votação poderão ser conferidas nos sites do Instituto Confúcio (http://www.institutoconfucio.com.br/) e da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br) a partir de 11/1/18.

 4ª etapa – Premiação: 24/1/18

 O local do evento de premiação será divulgado oportunamente nos sites da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br), Instituto Confúcio (http://www.institutoconfucio.com.br/) e           Consulado da China (http://www.sp.br.emb-japan.go.jp).

Desde já, agradecemos e contamos com a sua costumeira colaboração!

 

2. Assunto: Curso de Especialização em Proeja (Pós Graduação Lato Sensu) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo 

     O Centro de Educação de Jovens e Adultos retransmite a informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP): estão abertas, até o dia 08/12, as inscrições para o Curso de Especialização em Proeja (Pós-Graduação Lato Sensu) para ingresso no 1º semestre de 2018.

     O curso é dirigido a professores das redes públicas de ensino que atuam ou pretendem atuar com Educação de Jovens e Adultos ou educação profissional. As aulas serão realizadas aos sábados, no período da manhã, e às quintas, no período noturno, no campus São Paulo do IFSP. São 10 vagas e o curso é gratuito. Edital disponível em  https://spo.ifsp.edu.br/images/phocadownload/EDITAIS/2017/Edital_785_2017/Edital_785_2017.pdf.

3. Assunto: PNLD – Devolução de Livros Didáticos e Outras Orientações

     Quanto ao recolhimento dos livros didáticos reutilizáveis do Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD, referente aos anos iniciais (4º e 5º ano) e finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, que foram utilizados pelos alunos e professores em 2017, o controle da devolução dos livros didáticos deve ser realizado à medida que os alunos entregam os livros à escola para reutilização no ano seguinte. Nesse momento, a escola precisa anotar a quantidade de livros devolvidos por título, componente e série, a fim de comparar os dados obtidos com a quantidade de livros entregues aos alunos no início deste ano letivo, conforme modelo em Anexo IV.

     A meta proposta pelo FNDE/MEC às escolas é que a devolução seja igual ou superior a 90% dos livros didáticos entregues. Controlar este índice é muito importante, pois irá reduzir a falta de livros do PNLD em 2018 e, consequentemente, diminuir o pedido de reserva técnica, o gasto público desnecessário e o desgaste de gestores e pais de alunos sem livros.

     Os livros do PNLD 2015/Ensino Médio e anteriores podem ser descartados, conforme Resolução SE nº 83/2013 de 17-12-2013, que dispõe sobre o desfazimento de materiais didáticos e/ou de apoio considerados irrecuperáveis, desatualizados ou inservíveis, no âmbito da Secretaria da Educação. Entretanto, é recomendável o estoque de um kit de livros por título, disciplina e série, até o início do ano letivo, conforme a realidade de cada escola, para suprir o quantitativo de livros didáticos que foram entregues a menos.

 

 

CUMPRIMENTOS:

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Ester Lopes Alves, Diretora da EE Pedro Raphael da Rocha – 30/11 (quinta-feira).

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino