COMUNICADO DERLIM DE 28.06.2021 

COMUNICADO DERLIM DE 28.06.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: ERRATA – Boletim Educação em Evidências Ed 30 – Jun 2021

    Solicitamos especial atenção ao boletim nº 30. Anexo I.

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Manifestação de Interesse – Novo Ensino Médio 

    Prezadas Equipes Gestoras,

    Informamos que segundo relatório da SED, dos 6790 estudantes matriculados na 1ºSérie do Ensino Médio, até a presente data, 2569 alunos realizaram a manifestação de interesse pelos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. Ressaltamos a importância das equipes escolares intensificarem as ações de busca ativa e engajamento, de modo a garantir a participação de todos os discentes. Salientamos que o prazo para manifestação vai até o dia 08/07/2021.

    Ademais, esclarecemos ainda que os alunos do Novotec Integrado não precisam responder ao formulário de manifestação de interesse, contudo caso desejem, o formulário ficará aberto para que possam preenchê-lo. Tais dados aparecerão na SED, mas, por ser opcional, será considerado, somente, a % de respostas dos demais estudantes por escola.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Prorrogadas as Inscrições para o Prêmio Respostas para o Amanhã  

    O Prêmio Respostas para o Amanhã é uma iniciativa da Samsung com coordenação geral do CENPEC Educação e conta com a parceria da UNESCO, Reduca, OEI e Consed. O programa, que em 2021 acontecerá em 35 países, busca estimular e divulgar projetos de investigação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino. Com foco na abordagem STEM (sigla em inglês que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) parte de um desafio ou problema que possibilita múltiplas soluções ou respostas. Nessa abordagem, o ensino de Ciências encontra suporte nas Tecnologias, nos processos das Engenharias e na aplicação da Matemática para solucionar problemas reais em situações concretas de forma inovadora.

    Em sua 8ª edição as inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 19/07, conforme consta no link disponível no link: https://drive.google.com/file/d/1W7GdpM7np2i3alo9cMVgTFZ2xAjJWIsO/view . As inscrições podem ser feitas tanto no website quanto no aplicativo do Respostas para o Amanhã.

   Quem pode se inscrever: Professores orientadores das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias, que obrigatoriamente deverão lecionar à equipe participante, do Ensino Médio das redes municipais, estaduais e federal.

    Projetos: O projeto deve focar necessariamente questões relacionadas às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias.

    Equipes: Devem ser formadas por 3 a 5 estudantes do Ensino Médio, matriculados na mesma turma/classe, a quem o professor orientador e os professores parceiros lecionem.

    Os materiais de divulgação, que apresentam maiores informações, poderão ser acessados no site do CENPEC, disponível no link https://respostasparaoamanha.com.br/o-premio/materiais-de-divulgacao

2. Assunto: Experimento Global do Clube de Ciências da Universidade de São Paulo – USP 


     Informamos que o 1° Experimento Global do Clube de Ciências da Universidade de São Paulo-USP de Lorena está com inscrições abertas para professores de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.

     O Clube de Ciências da USP de Lorena convida todos os professores do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio a desafiarem seus alunos a descobrirem o formato real da Terra através de experimentos. A atividade on-line funcionará como um desafio pedagógico para desenvolver a aprendizagem colaborativa. O experimento será realizado no dia 22 de setembro, das 8 às 17 horas, dia do equinócio de primavera no Hemisfério Sul, quando o Sol passa exatamente sobre a linha do Equador.

     No dia do evento, faremos palestras, hands-on (atividades mão na massa) e experimentação orientada em diversas escolas de Norte ao Sul do Brasil.

     Os estudantes irão conhecer como é possível realizar a orientação visual por meio do movimento solar e suas sombras; como funcionam as bússolas analógicas e de celulares; o que é equinócio; como são determinadas as estações do ano; o que é fuso horário; o experimento de Eratóstenes e a determinação do raio da Terra, entre outros 

     Para tomar conhecimento de como serão desenvolvidos os experimentos, os professores interessados em participar da atividade precisam se inscrever até o dia 30 de julho através do link: https://forms.gle/9YkFjx6UcuFzcJJZ9, também disponível em nossas redes sociais.

     Também serão oferecidos minicursos on-line aos professores de cada nível, sendo Nível 1 (6º e 7º anos); Nível 2 (8º e 9º anos); e Nível 3 (ensino médio). Os professores devidamente cadastrados e que desenvolverem todas as atividades do evento receberão certificado de participação no 1º Experimento Global do Clube de Ciências da Universidade de São Paulo-USP de Lorena.

     Data do evento: 22 de setembro (quarta-feira) das 8 às 17h – dia do equinócio de primavera no hemisfério sul.

     Período de inscrição: 1 de junho a 30 de julho de 2021

     Mais informações:

     https://www.instagram.com/cdcusp

     https://www.facebook.com/ClubecienciasUSP

     https://www.youtube.com/c/cdcusp

3. Assunto: Aprender Valor 

     A pandemia de COVID-19 está trazendo consequências econômicas e financeiras para os diferentes setores da sociedade, inclusive para a vida financeira de muitas famílias. Diversos trabalhadores informais estão sem poder trabalhar, alguns trabalhadores formais tiveram a renda reduzida e outros perderam o emprego ou estão convivendo com insegurança no trabalho.

    Com todo esse cenário, introduzir temas como dinheiro, consumo, poupança e planejamento no contexto escolar é importante, causando um impacto positivo de lidar bem com os recursos financeiros e materiais, na vida individual e coletiva, no presente e no futuro. 

     Nesse sentido, a Educação Financeira, como proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é uma importante ferramenta para a inserção crítica e consciente no mundo atual e para o desenvolvimento da cidadania.

    O Aprender Valor é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de Educação Financeira e Educação para o Consumo em estudantes das escolas públicas brasileiras. Financiado com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o programa vem sendo implementado desde o início de 2020, em caráter experimental (fase piloto), em escolas selecionadas de cinco estados (Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Paraná) mais o Distrito Federal.

     A partir de 2021, a iniciativa entra em fase de expansão nacional, possibilitando que outras escolas e redes municipais e estaduais de educação tenham acesso aos recursos do programa. Dessa forma, já em 2021 conhecimentos sobre formas de melhorar a gestão do dinheiro podem chegar a estudantes de Ensino Fundamental de todo o país.

    Para lançar o programa nas escolas estaduais de São Paulo, no dia 1º de julho às 08:30 realizaremos uma live através do Centro de Mídias (CMSP) nos canais Diretores e Formação de Professores.

    Uma apresentação breve da proposta do Programa pode ser vista através do vídeo do YouTube do link: https://www.youtube.com/watch?v=5jKNY7Xv3NE

    Detalhamento de fases:

    O Programa disponibilizará, via plataforma on-line, recursos educacionais voltados para o desenvolvimento profissional dos gestores escolares e professores, assim como um conjunto de projetos escolares para uso em sala de aula, para os nove anos do ensino fundamental.

     Os projetos escolares são compostos por sequências didáticas que trazem a Educação Financeira aplicada de forma transversal e integrada a componentes curriculares obrigatórios, conforme orienta a BNCC.

     O Programa será desenvolvido numa plataforma online que oferecerá:

    • Formação para equipe gestora da escola;

    • Formação para professores;

    • Propostas de ações para a implementação do Programa durante o ano letivo; 

    • Recursos educacionais, como sequências didáticas, rotinas e planos de aula;

    • Avaliações de aprendizagem dos alunos.

    Para participar do Aprender Valor, tanto a rede de ensino (estadual ou municipal) quanto a escola precisam aderir ao programa por meio do site https://aprendervalor.caeddigital.net/#!/login

    O(a) representante da escola (diretor ou coordenador do programa na escola com as mesmas permissões do diretor) deve acessar a plataforma utilizando o código Inep, como usuário e senha, e inserir essas informações na tela de login, clicando no botão que fica do lado superior direito da tela.

    O tutorial disponível no link https://aprendervalor.caeddigital.net/resources/arquivos/aprender_valor-tutorial_adesao.pdf mostrará o passo a passo para fazer a adesão e cadastro no programa.

     A participação da sua escola é muito importante, contamos com sua presença! 

4. Assunto: Jogos Escolares Virtuais do Estado de São Paulo – JESV-SP 

    Convidamos, os(as) PCGs, um(a) PC e um(a) professor de Educação Física, de cada Unidade Escolar, do Ensino Fundamental Anos Finais e/ou Ensino Médio, da Diretoria de Ensino da Região de Limeira, a participarem das orientações sobre o JESV-SP.

    A PCNP de Educação Física abordará os temas:

  • Regulamento;
  • Modalidades;
  • Inscrições;
  • Participação dos alunos.

      O nosso encontro está marcado para o dia 30/06/2021quarta-feira, às 13h00, através do linkhttps://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_NDRjYjI4OWEtNTVhYy00MDM4LWE2NTAtOGU2OGE5N2FkZmZk%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2250762edc-f950-4f48-b439-ec342282600c%22%2c%22Oid%22%3a%221e8d6375-ebb5-42f0-ab8d-863fac5295ad%22%7d 

 

TODOS O ANEXO AQUI.

 

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino