COMUNICADO DERLIM DE 28.05.2021 

COMUNICADO DERLIM DE 28.05.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Competências Socioemocionais | Um estudo com os educadores do estado de São Paulo 

     Solicitamos especial atenção ao Boletim nº 76. Anexo I.

 

2. Assunto: Campanha de Vacinação Contra a Gripe 

 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Reunião de Alinhamento Conviva/ Psicologia Viva 

     A Dirigente Regional de Ensino convoca os Diretores de Escola para participação em reunião a ser realizada pelos Gestores do Conviva da Diretoria de Ensino de Limeira e da Psicologia Viva.

     Dia:  04/06/2021 

     Horário: 15h00 às 17h00

    Local: Plataforma Microsoft Teams 

     Solicitamos que ingressem com antecedência, de modo a evitar eventuais atrasos.

     Link de acesso:

 

      https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_MTFiMDUyOTAtMmRhNi00ZTg4LTllNGItZDJlOTYyMGQxYzZk%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2216b87798-4517-442c-9200-ce1cca93259c%22%2c%22Oid%22%3a%2285dd1447-9822-43e6-bc1e-5931de8b5aad%22%7d

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Pesquisa para futuras ATPC da DE 

     Visando contribuir efetivamente na formação continuada dos professores da Diretoria de Ensino de Limeira solicitamos ampla divulgação, entre os educadores de sua Unidade Escolar, para que contribuam com a pesquisa.

      link: http://bit.ly/SugiraUmTemaAqui

 

2. Assunto: Lembrete – #FERRAMENTACANVA  

     No dia 03/05/2021, a EFAPE promoveu uma formação sobre a ferramenta CANVA, link:  https://www.youtube.com/watch?v=okSuQsOoHys no canal Desenvolvimento Profissional 1 do CMSP. O CANVA é uma ferramenta de design para simplificar, dentro e fora da sala de aula, a criação, a colaboração e a comunicação visual.

     Aqui está um guia prático, link:  https://www.canva.com/design/DAEcUs2o4Fk/BvuYDgXjUOhTTWTrXDmThw/view?utm_content=DAEcUs2o4Fk&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=sharebutton , para iniciar a utilização. Neste guia, nós separamos também alguns links rápidos para você encontrar os modelos mais úteis e populares para professores.  Todos os Servidores da SEDUC – SP podem acessar este conteúdo educacional. Para isto, será necessário:

• acessar a ferramenta pela URL: canva.com/edu-signup/;

• efetuar login com

@educacao.sp.gov.br

@professor.educacao.sp.gov.br

@servidor.educacao.sp.gov.br

@prof.educacao.sp.gov.br

 

4. Assunto: MEC Programa do Ensino Médio EMTI Aspectos Socioambientais 

     O link a seguir contém um formulário no qual são apresentadas questões socioambientais com o objetivo de fornecer um diagnóstico ao MEC para o planejamento, execução, monitoramento e controle das questões relacionadas às salvaguardas sociais e ambientais a fim de garantir o atendimento aos requisitos básicos, tanto pela legislação ambiental brasileira quanto pelos aspectos pactuados no Termo de Acordo MEC/BANCO MUNDIAL. Assim, as questões abordam aspectos sociais, econômicos e ambientais que devem ser respondidas pelas escolas que fazem parte do Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI/MEC).

 

     O prazo para o preenchimento do formulário é de 26 de maio a 08 de junho.

     Link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd-qzPjlmBeaOgc37KmsqQ266fcdGvPP0qUnw-EpLU-XdhD6A/viewform do formulário ou digite em seu navegador

Fierz e brasil

 

5. Assunto: Concurso de Música – DerlimARTE

CORRAM!!! Ainda dá tempo!!!     

DerlimARTE é um concurso de arte promovido pela Diretoria de Ensino Região de Limeira e realizado pelo Núcleo Pedagógico, que visa incentivar a criatividade e a produção artística dos alunos matriculados nas escolas públicas de sua jurisdição, orientados por seus professores, para contribuir com a construção de seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas – dança, teatro, música e artes visuais -, promover a apreciação artística e expressão das produções destas linguagens e a valorização da arte como um importante meio de comunicação e expressão. O concurso promoverá diferentes edições durante o ano letivo, abordando temas atuais do universo juvenil em que estudantes poderão expressar suas concepções sobre os mesmos através de uma linguagem artística específica escolhida para cada uma destas edições.

Orientações através do informativo, anexo II.

 

6. Assunto: Mesa Temática – A Eficácia do Acolhimento Emocional 

 

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Vida Escolar – NVE 

Fone 3404.2976 (Ana Lúcia) – delimnve@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Históricos Escolares 

     Prezados Diretores

     1.1. Históricos 2020 

     Complementando orientações anteriores quanto o correto preenchimento dos Históricos Escolares do ano de 2020, informamos que os mesmos deverão conter no campo Observações o Decreto de Calamidade Pública nº 64.879 de 20/03/2020 e a Resolução SEDUC de 18/03/2020, que homologa a Deliberação CEE 177/2020 que dispõe sobre a Reorganização dos Calendários e atividades escolares não presenciais. 

    1.2. Recuperação Intensiva 2021 

Conforme Documento Orientador de Dezembro de 2020, estamos reenviando orientações quanto as observações a serem inseridas nos Históricos de alunos que realizaram a Recuperação Intensiva em Janeiro de 2021 

    Como serão as emissões dos Históricos Escolares* dos estudantes concluintes do Ensino Fundamental? 

      Nos casos dos estudantes que tenham cursado o 9º ano do Ensino Fundamental, no ano letivo de 2020, e que tenham conseguido participar e promover as entregas das atividades propostas pela unidade escolar, alcançando patamar indicativo de desempenho escolar satisfatório – nota igual ou superior a 5 (cinco), considerando Rendimento como “Aprovado”, a emissão do Histórico Escolar será feita normalmente, sem necessidade de anotações referentes ao período de estudos remotos em face da pandemia. 

      Nos casos dos estudantes que tenham cursado o 9º ano do Ensino Fundamental, considerados apenas frequentes no ano de 2020 e que, por esse motivo, por decisão do Conselho de Classe/Ano/Série, tenham tido ratificadas suas aprovações, mesmo caso não apresentem desempenho escolar satisfatório, com base na Resolução Seduc-95, de 18-12-2020, a emissão do Histórico Escolar poderá ser feita normalmente, inclusive considerando-se a Resolução Seduc-82, de 10-11-2020. Neste caso, será necessário incluir no campo “Observações” as Resoluções que se basearam a continuidade e a conclusão da respectiva etapa pelo estudante: Resolução Seduc-82, de 10-11-2020, e Resolução Seduc-95, de 18-12-2020. 

    Nos casos dos estudantes matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental até o final do ano letivo de 2020, e que não tenham realizado entregas para serem considerados frequentes, conforme orientações anteriores e com base na Resolução Seduc-95, de 18-12-2020, deverá ser indicado para participação no Projeto de Recuperação Intensiva de Janeiro de 2021, podendo, ao final do Projeto, encontrar-se em 3 (três) situações: 

  1. estudante que participou do Projeto de Recuperação Intensiva de janeiro de 2021 e, ao final do projeto, por deliberação do Conselho de Classe/Ano/Série obteve patamar indicativo de desempenho escolar satisfatório (nota igual ou superior a 5 – cinco), sendo aprovado pelo Conselho, poderá ser emitido Histórico de Conclusão do Ensino Fundamental, devendo ser efetuadas as devidas anotações, no próprio documento que fundamentam a aprovação do estudante pelo referido projeto e permita sua continuidade. Neste caso, será necessário incluir no campo “Observações” a Resolução que baseou participação do Projeto de Recuperação e a continuidade do estudante: Resolução Seduc-95, de 18-12-2020; 
  2. estudante que participou do Projeto de Recuperação Intensiva de janeiro de 2021 e, ao final do projeto, por deliberação do Conselho de Classe/Ano/Série obteve nota inferior a 5 (cinco), com base na Resolução SEDUC nº 95, de 18-12-2020, no Parecer CEE 309/2020, do egrégio Conselho Estadual de Educação, e na Resolução SEDUC nº 82, de 10-11-2020, que tratam sobre a progressão continuada e que os anos letivos de 2020 e 2021 serão considerados como um único ciclo contínuo, respectivamente, poderá ser emitido Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Fundamental e o estudante prosseguirá no ano/série subsequente em  regime de progressão continuada, devendo ser efetuadas as devidas anotações, no próprio documento, que fundamentam a conclusão e permita sua continuidade; 

estudante que foi indicado ao Projeto de Recuperação Intensiva de janeiro de 2021 e, não participou com pelo menos 75% de frequência, após comprovação e por consequência de deliberação do Conselho de Ano/Classe/Série, não terá condições para a emissão de Histórico de Conclusão referente ao Ensino Fundamental, devendo permanecer, em 2021, no mesmo ano/série que esteve matriculado no ano letivo de 2020.  

Como ficará o histórico dos estudantes concluintes da 3ª série do Ensino Médio? 

Nos casos dos estudantes que venham se encontrar na situação de conclusão de curso do Ensino Médio ao final do ano letivo de 2020, que tenham conseguido participar das aulas e promover as entregas das atividades, a emissão do Histórico Escolar será feita normalmente, sem necessidade de anotações referentes ao período de estudos remotos em face da pandemia.  

      Nos casos dos estudantes que tenham cursado a 3ª série do Ensino Médio, considerados apenas frequentes no ano de 2020 e que, por esse motivo, por decisão do Conselho de Classe/Ano/Série, tenham tido ratificadas suas aprovações, mesmo caso não apresentem desempenho escolar satisfatório, com base na Resolução Seduc-95, de 18-12-2020, a emissão do Histórico Escolar poderá ser feita normalmente. *Neste caso, será necessário incluir no campo “Observações” a Resolução que se baseou a conclusão do estudante: Resolução Seduc-95, de 18-12-2020. 

      Nos casos dos matriculado na 3ª série do Ensino Médio até o final do ano letivo de 2020, e que não tenha realizado entregas para serem considerados frequentes, conforme orientações anteriores, deverá ser indicado para participação no Projeto de Recuperação Intensiva de Janeiro de 2021, podendo, ao final do Projeto, encontrar-se em 3 (três) situações:  

  1. estudante que participou do Projeto de Recuperação Intensiva de janeiro de 2021 e, ao final do projeto, por deliberação do Conselho de Classe/Ano/Série obteve patamar indicativo de desempenho escolar satisfatório (nota igual ou superior a 5 – cinco), sendo aprovado pelo Conselho, poderá ser emitido Histórico de Conclusão do Ensino Médio, devendo ser efetuadas as devidas anotações, no próprio documento que fundamentam a aprovação do estudante pelo referido projeto.Neste caso, será necessário incluir no campo “Observações” a Resolução que se baseou a participação no Projeto de Recuperação e a conclusão do estudante: Resolução Seduc-95, de 18-12-2020; 
  2. estudante que participou do Projeto de Recuperação Intensiva de janeiro de 2021 e, ao final do projeto, por deliberação do Conselho de Classe/Ano/Série obteve nota inferior a 5 (cinco), com base na Resolução SEDUC nº 95, de 18-12-2020, no Parecer CEE 309/2020, do egrégio Conselho Estadual de Educação, e na Resolução SEDUC nº 82, de 10-11-2020, que tratam sobre a progressão continuada e que os anos letivos de 2020 e 2021 serão considerados como um único ciclo contínuo, respectivamente, poderá ser emitido Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio, onde deverão ser efetuadas as devidas anotações, no próprio documento, que fundamentem a conclusão e permita sua continuidade; 
estudante que foi indicado para do Projeto de Recuperação Intensiva de janeiro de 2021 por não ter realizado as entregas para ser considerado frequente e não participou do mesmo, após comprovação e por consequência de deliberação do Conselho de Ano/Classe/Série, não terá condições para a emissão de Histórico de Conclusão referente ao Ensino Médio, devendo permanecer, em 2021, no mesmo ano/série que esteve matriculado no ano letivo de 2020. 
Enviando em anexo III as legislações pertinentes a essas observações.

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 
Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Administração – NAD 
Fone 3404.2947 (Patrícia) – delimnad@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Pesquisa AmbientesMobiliário e Equipamentos 
Prezados diretores,
Seguem esclarecimentos sobre as pesquisas do CEQUI, disponibilizadas na SED – Secretaria Escolar Digital.
As Pesquisas 1 e 2 tiveram baixa adesão e estão reabertas, devendo ser respondidas por todas as unidades, mesmo aquelas que já tinham respondido por conter erros de conceito.

  1. As pesquisas visam o conhecimento do inventário de bens em condições de uso nas unidades escolares.
  2. As unidades devem responder somente a quantidade de bens existentes.
  3. Devem ser considerados os ambientes existentes na unidade, pertencentes ao seu patrimônio. Caso o ambiente não faça parte da unidade, preencher a quantidade como 0 (Zero, escrito na forma de algarismo) , valendo também para um ambiente que foi destinado para uma finalidade e hoje é utilizado para outra (exemplo: uma sala de aula que hoje é utilizada como sala de leitura).
  4. Com relação a mobiliário e equipamentos, se algum item não foi adquirido por atendimento via FDE, realizar a sua correspondência com o item, cujas características mais se aproximam do especificado no catálogo técnico da FDE.
  5. Serão realizados 06 grupos de pesquisas, sendo:
    1. PESQUISA 5.1 e 5.2: AMBIENTES, MOBILIÁRIO E EQUIPAMENTOS – SALAS DE AULA – prazo encerrado em 21/05/2021 
    2. PESQUISAS 6 – AMBIENTES MOBILIÁRIOS E EQUIPAMENTOS – COZINHA E REFEITÓRIO – prazo encerrado em 25/05/2021
    3. PESQUISA 1: AMBIENTES, MOBILIÁRIO E EQUIPAMENTOS – ADMINISTRATIVO – reaberta para resposta de todas as unidades – prazo 01/06/2021
    4. PESQUISA 2: AMBIENTES, MOBILIÁRIO E EQUIPAMENTOS – LABORATÓRIOS – reaberta para resposta de todas as unidades – prazo 01/06/2021
    5. PESQUISA 3: AMBIENTES, MOBILIÁRIO E EQUIPAMENTOS – SALA DE INFORMÁTICA – prevista para o período de 09/06/2021 a 15/06/2021 
    6. PESQUISA 4: AMBIENTES, MOBILIÁRIO E EQUIPAMENTOS – SALA DE LEITURA E RECURSO – prevista para o período de 16/06/2021 a 22/06/2021 

      Encaminhamos a forma de acesso às Pesquisas na SED:

      Para responder os questionários é necessário acessar a SED – Secretaria Escolar Digital (https://sed.educacao.sp.gov.br/), selecionar o menu Cadastro de Escolas, clicar em Escola, na tela seguinte verificar se aparece o nome correto da unidade e clicar em Pesquisar. Na tela Manutenção de Escolas, clique no lápis (editar) em seguida clique em Questionários e localize as PESQUISAS – para responder, basta clicar no lápis (editar).

 

TODOS OS ANEXOS AQUI

 

CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Maria Emília Leite de Oliveira, PCNP de Educação Física – 29/05 (sábado)

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino