COMUNICADO DERLIM DE 28.05.2018

COMUNICADO DERLIM DE 28.05.2018 

  

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Boletim 101 – Ingressantes – PEB I Etapa 2 – Ensino em Foco – 2ª Edição e PEB II Etapa 2 – Ensino em Foco – 3ª Edição: Professores com atividades pendentes ou insatisfatórias no Módulo 8! Limeira

     O diretor deverá providenciar a respectiva assinatura de ciência do cursista e, após arquivá-la nos documentos de estágio probatório do docente.  (Anexo I e Anexo II)

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto Programa Educação Conectada

     Segue atualização do status sobre as adesões ao Programa Educação Conectada (Anexo III).

2077 Escolas com Adesão concluída

https://goo.gl/SPSpr9

Status de 25/05/2018 às 12h00

1277 Escolas com pendência de adesão

https://goo.gl/kMk5iy

 

Status de 25/05/2018 às 12h00

     Aproveitamos para informar o prazo para adesão (3º Bloco) = 08/06/2018

IMPORTANTE! 

A) Muitas escolas tiveram um retrocederam seu “Status” após ajustes na plataforma PDDE Interativo, dessa forma, permanece a orientação para que as escolas verifiquem seus status.

B) Os Diretores das escolas selecionadas que não visualizam mais o termo de adesão, devem solicitar ao representante dos programas MEC da Diretoria de Ensino, o reestabelecimento de suas senhas.

Pedimos que consolidem os problemas por Diretoria de Ensino e nos encaminhem, além de orientar as unidades escolares a abrirem chamado no site do MEC.

     Para acessar, digite:

  1. http://portal.mec.gov.br/

      2.    Clique em “Contato” localizado na barra verde escuro, no canto superior direito.

  1. Digite seu CPF e Senha, caso já tenha cadastro. Do contrário, clique em “Cadastro”.
  2. Digite seu usuário (CPF) e senha (cadastrada)
  3. Informe seu telefone e clique em “Abrir chamado” no Menu localizado no canto superior direito;
  4. Procure pela SEB (Secretaria de Educação Básica);
  5. Selecione “Educação Conectada”;
  6. Insira o anexo, clicando no ícone verde;
  7. Preencha o formulário e encaminhe.2. Assunto: Curso Ciências Forenses: Uma Proposta de Ensino ContextualizadaA Universidade Federal de São Paulo – campus Diadema, está oferecendo gratuitamente um curso de atualização docente para as áreas de Ciências da Natureza e Matemática.O curso é híbrido com módulo presencial (25h) e a distância (15h), totalizando 40 horas – o mesmo encontra-se em processo de homologação pela EFAP. (Anexo IV)

    DATA: De 23 a 27 de julho de 2018.

         HORÁRIO: das 8h30 às 13h30.

         LOCAL: Avenida Antonio Doll de Moraes, 105 – Centro – Diadema (ao lado do terminal metropolitano).

         PERÍODO DE INSCRIÇÕES: De 21 a 31 de maio.

         OBJETIVO:  Contribuir com a formação continuada dos professores que atuam nas áreas das Ciências da Natureza e Matemática, buscando desenvolver atitudes e habilidades científicas forenses, dentro de uma proposta de ensino contextualizada com o currículo escolar.

         PÚBLICO-ALVO: Docentes e PCNPE das áreas de Ciências da Natureza (Ciências/Biologia/Química/Física) e Matemática.

         VAGAS: 40

         SELEÇÃO: Sorteio

         LOCAL DAS INSCRIÇÕES: http://cienciaepica.blogspot.com.br/p/curso-de-ciencias-forenses.html

    cienciaepica.blogspot.com.br
    CIÊNCIAS FORENSES: UMA PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADA – 1° Edição/2018. REALIZAÇÃO: 23 a 27 de julho de 2018, das 8h30 às 13h30…

         Certificação emitida pela Universidade Federal de São Paulo.

3. Assunto: Convocação

     A Dirigente Regional de Ensino convoca os professores da Sala de Leitura para a Orientação Técnica “Tertúlias Dialógicas Literárias contribuindo para a V Mostra de Curtas e Podcats”, como segue:

     Público Alvo: Professores da Sala de Leitura

     Dia: 30-05-2018

     Hora: 12h30 às 17h30

     Local: Rua Santa Cruz, 996 – Centro (na Sala de Leitura da E.E. Ely de Almeida Campos)

4. Assunto: Concurso de Redação 2018 – Hospital de Câncer de Barretos

     Comunicamos a todos que hoje iniciamos a Fase II do VI Concurso de Redação. As escolas têm até o dia 08/06 de 2018 para selecionarem as redações finalistas e enviarem para Diretoria de Ensino conforme (Anexo V).

5. Assunto: Avaliação do impacto dos Programas MEC – até 08/06

     Com o objetivo de avaliar o impacto das ações nas escolas participantes dos Programas Federais Mais Educação, Ensino Médio Inovador – ProEMI e Mais Alfabetização, solicitamos algumas informações a respeito das ações desenvolvidas. Nesse sentido, disponibilizamos um instrumento de acompanhamento, a ser preenchido por todas as escolas, via Formulário do Google Docs, até 08/06 (sexta-feira).

6. Assunto: Inscrições na Competição USP de Conhecimento (CUCo) – até 08/06

     Solicitamos ampla divulgação da CUCo (Competição USP de Conhecimentos), parte do programa “Vem pra USP!”, da Universidade de São Paulo – USP. Todos os alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio das escolas públicas do Estado de São Paulo podem participar.

     A competição possui duas provas: a primeira é online, com 18 testes; a segunda é presencial, com 45 testes, e acontecerá na escola em que o aluno está matriculado. As escolas públicas da Rede Estadual de São Paulo que tiverem alunos participantes da CUCo concorrem automaticamente a prêmios que poderão ser escolhidos pela equipe de Gestão Escolar ou por seu Grêmio Estudantil. Serão até 91 prêmios, de R$ 2.500,00 investidos na estrutura do Grêmio Estudantil da unidade escolar mais participativa de cada DER. As cinco Diretorias de Ensino mais participativas terão, cada uma, uma escola premiada com investimentos que serão proporcionais ao número de participantes de todo o Estado.

O primeiro prêmio pode chegar a 100 mil reais investidos diretamente na escola.

Os demais prêmios podem atingir os seguintes valores:

• 2° lugar: 80 mil reais;

• 3° lugar: 50 mil reais;

• 4° lugar: 30 mil reais;

• 5° lugar: 20 mil reais.

      Os prêmios das escolas dependem, exclusivamente, do número de participantes, independente do desempenho dos estudantes. No total, os valores investidos ultrapassam 500 mil reais, caso o número de participantes atinja, aproximadamente, 20% dos matriculados na rede.    Os alunos mais bem colocados de cada escola também serão premiados e poderão receber convites para visitas monitoradas à USP; certificados de participação, emitidos pela USP, e isenção da taxa do vestibular da FUVEST.

      As inscrições estão abertas até 08/06 (às 12h). Incentivem seus alunos!

      Para mais informações e inscrições, acesse os sites:

 • Vem Pra USP!

• Facebook da CUCo

7. Assunto: I Escola USP de História das Ciências – de 23/07 a 27/07

     De 23 a 27 de julho, das 9h às 18h30, será realizada em São Paulo a I Escola USP de História das Ciências, um evento formativo que promoverá palestras e minicursos gratuitos. Informações detalhadas estão disponíveis no site do IEA-USP.

      Notificamos que a participação é por adesão dos professores interessados e que as despesas com deslocamento são de responsabilidade dos participantes.

8. Assunto: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Escola – divulgação de material

     A Secretaria de Estado da Educação – SEE, por meio do Escritório de Projetos da Chefia de Gabinete, em parceria com a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica – CGEB, por meio do Centro de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio – CEFAF e sua Equipe      Curricular de Geografia/Educação Ambiental realizaram a videoconferência “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Escola”, no dia 19/04.

      A ação teve como objetivo apresentar a Agenda 2030 e os ODS, as articulações para implementação no Estado de São Paulo e a plataforma de aplicativos da StoryMax, contando com a presença de Ana Paula Fava, Assessora Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado de São Paulo; Samira Almeida, representante da StoryMax e; do Prof. Sergio L. Damiati, da Equipe CGEB-CEFAF. Durante a transmissão ao vivo foram registrados 422 acessos, por streaming, e uma média de 350 participantes nos ambientes da Rede do Saber.     Compartilhamos, agora, o link direto da gravação para ampliar o acesso de todos (as) os (as) profissionais do Núcleo Pedagógico e das unidades escolares, o link do vídeo tutorial, produzido pela StoryMax, com as orientações sobre como acessar a plataforma e sugestões de atividades relacionadas aos ODS que serão gratuitas, bem como o link da reportagem publicada no Portal SEE. Solicitamos aos Núcleos Pedagógicos das 91 DER que acessem o material produzido e que compartilhem com as equipes gestoras e professores das unidades escolares de cada região do Estado, no sentido de ampliarmos as discussões e o repertório teórico e metodológico sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na rede estadual de ensino e construirmos propostas de ação para atender as metas estabelecidas na Agenda 2030.

9. Assunto: Ensino Integral: Inscrições no curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) – até 08/06

     Estão abertas as inscrições para o Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, cujo objetivo é disseminar a cultura empreendedora, estimulando os jovens a agir de forma orientada na busca de resultados. O público-alvo são professores e estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais das escolas do Programa Ensino Integral. Confira abaixo as principais datas: Para mais informações, acesse o documento online: https://bit.ly/2INcxSQ (copiar e colar no navegador Google Chrome).

10.  Programa Ensino Integral: Avaliação 360º

     De acordo com a Resolução SE-25, de 13 de março de 2018, os Dirigentes Regionais de Ensino farão parte da avaliação das competências dos profissionais, que será realizada mediante questionários preenchidos de forma individual e confidencial pelos integrantes do processo de avaliação. Os questionários estão disponíveis na Plataforma SED – Sistema de Avaliação 360º. Ressaltamos a importância de se respeitar os prazos, para que possamos efetuar o processo de avaliação da melhor forma possível

11. Assunto: Programa Ensino Integral: esclarecimentos sobre assiduidade na Avaliação de Resultado

      O processo de Avaliação de Desempenho deverá se pautar em três importantes premissas – Confidencialidade, Transparência e Corresponsabilidade- e os profissionais devem cumprir o disposto no Regime de Dedicação Plena e Integral – RDPI. Com o objetivo de esclarecer as questões referentes à assiduidade dos profissionais, utilizada como medida na Avaliação de Resultado, que compõe o processo de Avaliação de Desempenho, de acordo com a legislação vigente (Lei Complementar Nº 1.191, de 28 de dezembro de 2012, alterada pela Lei Complementar 1164, de 2012; Resolução SE-57, de 25 de outubro de 2016; Resolução SE-68, de 17 de dezembro de 2014; e Resolução SE-25, de 13 de março de 2018), destacamos os seguintes pontos: a) Considera-se ausência todo e qualquer não comparecimento à unidade escolar, consignado como falta de qualquer tipo ou licenças/afastamentos de qualquer natureza, exceto licença à gestante, licença-adoção, licença-paternidade, férias e dias de Serviço Obrigatório por Lei (SOL) e de convocação por órgão desta Pasta (que não é considerada falta, e, sim, efetivo exercício, publicado em Diário Oficial).

     Da mesma forma, a convocação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para trabalhar nas eleições não será considerada falta.

     Quanto às folgas do TRE, o integrante do QM não precisa usufruir de imediato, podendo ser usufruída a qualquer momento. b) As ausências do profissional deverão ser computadas em seu registro de frequência, referente ao ano letivo em curso. c) O resultado da atuação do profissional será avaliado mediante indicadores de cumprimento do planejamento previsto em seu Programa de Ação e de sua assiduidade. Aplicase o indicador de assiduidade como redutor da pontuação obtida na apuração, na seguinte conformidade: total de 6 (seis) a 8 (oito) ausências resulta na redução de 1,0 (um) ponto; mais de 8 (oito) ausências resulta na redução de 2,0 (dois) pontos. (Resolução SE-68-17-12-2014, Art. 7º, inciso 5º, item 1). d) A avaliação da atuação de cada profissional será realizada pelos responsáveis diretos no alinhamento vertical das funções no Programa Ensino Integral, a partir de informações objetivas acerca de sua assiduidade e do cumprimento das ações planejadas, conforme previsto no respectivo Programa de Ação. e) A conclusão da Avaliação Final de cada profissional decorrerá da combinação das pontuações obtidas na Avaliação das Competências, após a calibragem, e na Avaliação do    Resultado da apuração do cumprimento das ações planejadas, após a verificação da possibilidade de aplicação do indicador de assiduidade, que implicará na definição do encaminhamento devido à situação configurada, na conformidade da matriz de nove quadrantes. Para mais informações, acesse o tutorial da Avaliação de Desempenho 2018: https://bit.ly/2rhB6jM (copiar e colar no navegador Google Chrome).

12. Assunto: Prêmio Zayed de Sustentabilidade 2019 – inscrições até 09/08

      O Prêmio Zayed de Sustentabilidade – 2019, também conhecido como Prêmio Zayed de Energia do Futuro, representa a concepção de Zayed bin Sultan al Nahyan, fundador dos Emirados Árabes Unidos, sobre a defesa da gestão ambiental e da sustentabilidade global Após dez anos promovendo iniciativas de energia renovável em todo o mundo, o Prêmio, agora, ampliará seu foco para afetar o impacto humanitário, apoiando uma gama mais ampla de soluções para os desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/Agenda 2030). Os projetos desta edição deverão ser baseados em três critérios – impacto (resultados significativos e tangíveis na qualidade de vida das pessoas); inovação (características que visam mudar o status quo da comunidade, que apresente potencial para catalisar oportunidades que terão impactos positivos e promovam mudanças transformadoras); e inspiração (potencial para ampliar os resultados do projeto ao longo do tempo e a capacidade de inspirar o desenvolvimento de outras iniciativas) – e em cinco categorias: Saúde, Alimentos, Energia, Água e Escolas Secundárias Globais (Global High School).

      Nesta última categoria, os organizadores pretendem expandir o apoio para os jovens pesquisadores, no sentido de fortalecer as suas lideranças em suas comunidades escolares. As escolas da rede estadual de ensino estão convidadas a participar da categoria Escolas Secundárias Globais, que envolve estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, entre 11 a 19 anos, por meio da proposição de projetos que possam ser implementados dentro de 12 meses a 24 meses, com resultados tangíveis nas áreas de energia sustentável, água, alimentos e saúde e que propiciem impactos educacionais positivos, contribuindo com a melhoria da aprendizagem e qualidade da educação. Para mais informações, acesse o link sobre a categoria no site oficial do Prêmio. Lembramos que o Prêmio incentiva projetos inovadores, inspiradores e alinhados com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com os princípios do empreendedorismo. Os resultados educacionais previstos devem ser alcançados através da implementação de projetos que utilizem energia renovável e eficiência energética, fornecendo água limpa e acessível, alimentos sustentáveis e saudáveis e/ou melhorando o acesso a cuidados de saúde de qualidade. Recomendamos que a escola interessada em aderir ao Prêmio elabore um projeto articulado ao Currículo do Estado de São Paulo, considerando a realidade escolar e de seu entorno, contando com envolvimento de alunos, professores e gestores, conforme os critérios estabelecidos pela Comissão Organizadora.

      O projeto poderá ser novo e/ou inspirado nas ações realizadas pela escola a partir das diretrizes da Feira de Ciências das Escolas Estaduais – FeCEESP e da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Com relação ao empreendedorismo recomendamos às escolas que acessem o documento elaborado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE-SP), intitulado “Empreendedorismo: Plano Estadual de Educação Empreendedora Material de Apoio ao Currículo da Educação Básica”.

      Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação durante a abertura da Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi, em 14 de janeiro de 2019. Uma escola vencerá em cada uma das seis regiões: Américas, Europa e Ásia Central, África Subsaariana, Ásia Oriental e Pacífico, Sul da Ásia e MENA (Oriente Médio e Norte da África). As inscrições para o Prêmio Zayed de Sustentabilidade – 2019, até 09/08, por meio do site oficial http://zayedsustainabilityprize.com/en

zayedsustainabilityprize.com
WELCOME TO THE ZAYED SUSTAINABILITY PRIZE. The Zayed Sustainability Prize is a tribute to the legacy of the late founding father of the UAE, Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan – a visionary champion of environmental stewardship and global sustainability.

 

      Importante: as questões do formulário de inscrição deverão estar traduzidas para a Língua Inglesa e a submissão do projeto deve ser realizado por um (a) professor (a) ou gestor (a) representante da escola.

      O cadastro, tradução e submissão do projeto é de responsabilidade da escola interessada em participar do processo seletivo do Prêmio. Para mais informações e inscrição, consulte o site oficial.

 CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

 

Núcleo de Administração de Pessoal – NAP

Fone 3404.2968/2964/2965/2993/2992/2967 (Aline) – delimnap@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Recadastramento

     Informamos que, até a data de hoje (28/05/2018), ainda não se recadastraram 35 servidores conforme (Anexo VI).

     Solicitamos que as unidades informem os interessados sobre a necessidade do recadastramento até o dia 31/05/2018, impreterivelmente.

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino