COMUNICADO DERLIM DE 28.04.2021 

COMUNICADO DERLIM DE 28.04.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Docentes Categoria O em Interrupção de Exercício 

     Sr. Diretor,

     Favor atender o solicitado no Comunicado Comissão de Atribuição de Classes e Aulas de 14-04-2021 e preencher a planilha solicitada, com urgência.

     Aos diretores que já responderam agradecemos pela celeridade.

COMUNICADO DA COMISSÃO DE ATRIBUIÇÃO DE CLASSES E AULAS – 14-04-2021 

DOCENTES CATEGORIA O EM INTERRUPÇÃO DE EXERCÍCIO 

Sr. Diretor,

Tendo em vista o último arquivo encaminhado pelo CGRH com a data base de 31/03/2021, referente aos docentes categoria O que estão em interrupção de exercício, bem como a necessidade de mantermos nossos docentes contratados com aulas atribuídas para o atendimento dos nossos estudantes, a Comissão de Atribuição de Classes e Aulas encaminha planilha através do link:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1zmCCMtbKiXKR18_b6ljOm3kgoy2F6nO4MZvrErFz0SE/edit?usp=sharing, para as seguintes providências:

1.    Contatar o docente contratado em interrupção de exercício pertencente a sua unidade escolar, para que o mesmo seja orientado quanto à manifestação de interesse por aulas atribuídas, conforme tutorial contido no link:

https://drive.google.com/file/d/19j2kI8ldKuQJYSz_KGXpzC4vQ7CoZFIG/view?usp=sharing;

2.    Responder as três últimas colunas da planilha, no prazo de até 10 dias a partir da data desse Comunicado, com as datas das ações de retorno do professor, data que iniciou a manifestação de interesse na SED ou a data de solicitação de extinção contratual.

     Contamos com o empenho e celeridade de todos vocês para que essa planilha retorne para a Comissão de Atribuição totalmente preenchida com os dados solicitados desses 73 docentes categoria O em interrupção de exercício.

      Solicitamos, ainda, que os docentes contratados que estejam com carga horária inferior a 19 aulassejam notificados, por escrito, a participarem também da manifestação de interesse na SED, diariamente e até completar a carga horária exigida nos termos da Resolução SEDUC 72-2020, ou aumentá-la se, assim desejarem.
Bom trabalho a todos!

     Comissão de Atribuição de Classes e Aulas da DERLIM

2. Assunto: Orientações Psicologia Viva 

   Seguem os arquivos, anexo I e II, elaborados pelo suporte técnico (Psicologia Viva), com dicas rápidas para solucionar alguns problemas que estão ocorrendo no que diz respeito aos agendamentos de encontro do Projeto Psicólogos da Educação.

    Equipe Conviva

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Saldo de aulas de Libras e Professor Auxiliar (Ordem Judicial)

    Solicitamos à todas as Unidades Escolares da Diretoria de Ensino de Limeira que enviem os Saldos de aulas para fins de atribuição de Libras e/ou Professor Auxiliar (ordem judicial), conforme o modelo, anexo III e IV. Deverão colocar este saldo no e-mail: saldo.aula@gmail.com até sexta-feira, dia 30/04/2021, às 11h00.

     Lembramos que é de responsabilidade do Diretor solicitar ao responsável legal do aluno a anuência, por escrito, para o Interprete de Libras, se esta for a opção de comunicação dos pais. As escolas que não enviarem esta anuência no e-mail: michelleforntoura@professor.educacao.sp.gov.braté o dia 03/05/2021, às 14h00,  não haverá atribuição de Interlocutor de Libras para esta Unidade Escolar.

     Equipe da Educação Especial

2. Assunto: Aquisição de Kits de Robótica Via PDDE e Espaços de Inovação (MAKER) 

     Encaminhamos solicitação da Subsecretaria.

     A fim de colaborar com o trabalho pedagógico das unidades escolares e compreender as dificuldades da Rede Estadual de Ensino de São Paulo, pedimos direcionar este formuláriohttps://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeeBj0qxyTYFho3dM3LDlANXbctlzgUIJCrqc68x7UY33nm6w/viewform para as escolas e seus respectivos Diretores, responder algumas questões referentes a aquisição do kit de robótica (via PDDE SP)  e a transformação dos espaços do Acesso em Espaços de Inovação e em caso de não ter sido realizado, gostaríamos de compreender as dificuldades para não impactar o trabalho pedagógico e mitigar o uso das tecnologias compreendida de forma transversal pelo Currículo Paulista e pelo componente de Tecnologia e Inovação.

     As demais perguntas, referem-se ao trabalho dentro do eixo do pensamento computacional para compreendermos e apoiar o que está sendo desenvolvido nas unidades escolares e servirão também para aperfeiçoamento do Dia D do Movimento Inova a ser realizado no dia 13/07/2021 via Centro de Midias de SP e do Movimento Inova/2021 a ser realizado em dezembro/2021.

     Pedimos que o preenchimento ocorra impreterivelmente até terça-feira 04/05/2021, às 18h00, e ressaltamos que ele é rápido para otimizar o tempo dos gestores e não atrapalhar o fluxo das unidades escolares.

     Aproveitamos este momento para reforçar as ações do Centro de Inovação da Educação Básica de São Paulo (CIEBP) , https://centrodeinovacao.educacao.sp.gov.br/, que atua tanto no formato presencial, respeitando todos os protocolos de saúde e de distanciamento social, através de agendamento, como pelo Centro de Mídias de São Paulo, com programas as terças as 13h00 Mão na Massa no CIEBP e a trilha de Educação Antirracista que ocorre as últimas segundas-feiras as 13h00. Este espaço é de todos e merecem ser ocupado por nossos gestores, professores e estudantes.

     Contamos com o auxílio para que possamos ter visão geral das nossas escolas e contribuir para o fortalecimento das práticas pedagógicas.

3. Assunto: Convite – Live – Currículo em Ação  

     As ações para o novo Currículo em Ação do Estado de São Paulo estão chegando!

     Para ficar por dentro de todas as informações para este importante momento, convidamos você para a live de lançamento a ser realizada conforme informações abaixo:

     Público-alvo: Profissionais da Educação das Redes Estadual e Municipal

     Data: 3 de maio de 2021

     Horário: das 16h00 às 17h00

     Onde? Nos Canais Desenvolvimento Profissional 1 (App CMSP e YouTube CMSP) e Secretários Municipais (app do CMSP)

      Participe! A sua presença é fundamental para nós.

      Em continuidade às ações de apoio à implementação do Currículo, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC – SP) realizará formações do Currículo em Ação, programa que tem como objetivo desenvolver as competências e as habilidades necessárias para a implementação do Currículo, destinado aos profissionais da Educação das Redes Estadual e Municipais de ensino, visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do Estado de São Paulo.

      3.1. Formações

      Estão previstos três ciclos de formação:

      Nivelamento: em que serão trabalhados os fundamentos do Currículo;

     Formação Básica: O Currículo em Ação em cada etapa, área e componente – ações para promoverem o desenvolvimento pedagógico da escola;

     Aprofundamento: O Currículo em Ação em cada etapa, área e itinerário – ações para promoverem o desenvolvimento pedagógico da escola.

      Essas formações ocorrerão a distância, em três modalidades:

  • Ações via CMSP: serão síncronas e desenvolvidas via Centro de Mídias para apresentação e discussão de temas comuns à implementação do Currículo em Ação e ao Novo Ensino Médio;
  • Cursos AVA Mediados: estes contarão com um profissional para acompanhar os cursistas promovidos no AVA-EFAPE na discussão de aspectos relativos à implementação do Currículo em Ação do Novo Ensino Médio, além da exploração mais aprofundada nestes, com foco na formação dos formadores das Diretorias de Ensino e ao púbico análogo dos municípios.
  • Cursos Ava Autoinstrucionais: serão autoinstrucionais, realizados de maneira autônoma pelo cursista e promovidos no AVA-EFAPE para discussão de aspectos relativos à implementação do Currículo em Ação e ao Novo Ensino Médio, além da exploração mais aprofundada nestes, com foco na formação dos profissionais que atuam diretamente nas escolas.

      3.2. Ações via Centro de Mídias

      Vale lembrar que o cronograma das próximas semanas será disponibilizado oportunamente. Para o início do ciclo de Nivelamento, teremos as seguintes ações via CMSP:

Data

Pauta

Horário

Canal

Público-alvo

03/05

Live com Lançamento das ações e participação da COPED, EFAPE e UNDIME

das 16h às 17h

Diretoria de Ensino e Secretários Municipais

 

04/05

Pensando o Currículo em Ação para a Educação Infantil

das 14h30 às 16h30

Desenvolvimento Profissional 2

Professores da Educação Infantil

05/05

Live com informações sobre os cursos mediados

 

das 11h às 12h

Diretoria de Ensino e Secretários Municipais

 

05/05

A Centralidade do Currículo em Ação na Política da Secretaria

 

das 14h30 às 16h30

Desenvolvimento Profissional 2

Professores do Ensino Fundamental dos  Anos Finais

07/05

A Centralidade do Currículo em Ação na Política da Secretaria

 

14:30 às 16:30

Desenvolvimento Profissional 2

Professores do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais

          *** Todas as ações de formação via CMSP contarão com uma complementação posterior no AVA-EFAPE ***

      3.3. Cursos

     Os cursos da fase Nivelamento têm como objetivo o desenvolvimento e o aprimoramento das competências e das habilidades fundamentais para os profissionais das Redes Estadual  de Ensino e respectivas Municipais do Estado de São Paulo para a implementação do Currículo em Ação.

      Cursos Mediados

Currículo em Ação (Gestores) 1ª Edição 2021

Público-alvo

Inscrições

Previsão de Início

Dirigente de Ensino, Supervisor de Ensino, Professor Coordenador de Núcleo Pedagógico (PCNP), Diretores de Núcleo Pedagógico (DNP), Técnico de Acompanhamento Pedagógico (TAP), Técnico de Acompanhamento Formativo (TAF). QM Afastados para Órgãos Centrais: EFAPE; COPED; Gabinete e Profissional responsável pela formação do Currículo Paulista (Currículo em Ação) de cada município, conforme indicação do Dirigente Municipal de Educação

 

 de 3 a 6 de maio

 12/05

 

     Cursos Autoinstrucionais

Currículo em Ação (Público Escola) 1ª Edição 2021

Público-alvo

Inscrições

Previsão de Início

Diretores, vice-diretores, professores coordenadores ou coordenadores pedagógicos e professores das Redes Estadual e Municipal.

de 10 a 17 de maio

 

21/05

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Informação Educacional e Tecnologia – NIT 

Fone 3404.2953 – delimnit@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Prazo para Manifestar Interesse em Receber o Chip de Internet (ESTUDANTES)

    Estudantes da rede estadual têm até dia 30/04, esta sexta-feira, para manifestar interesse em receber o chip de internet e participar do Programa Além da Escola.

    O caminho na SED segue o mesmo: Aluno > Questionário – Chips de Internet > Responder > Leia as instruções e responda às três questões > Clique em Salvar

    Alunos que já manifestaram interesse e ainda não foram priorizados em nenhuma lista, devem aguardar a comunicação da escola para saber se foram contemplados.

    Alunos que já estão com nome na lista devem retirar o chip o quanto antes em sua escola.

    Alunos que já retiraram o chip devem ser enturmados e aguardar o início do Programa.

    Resolução Seduc – 30, de 2-3-2021

2. Assunto: Prazo para Adesão ao Chip de Internet (SERVIDORES) 

    Servidores da Secretaria da Educação têm até dia 30/04, esta sexta-feira, para aderir ao chip de internet pela SED.

    Resolução Seduc – 98, de 22-12-2020

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Administração – NAD 

Fone 3404.2947 (Patrícia) – delimnad@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Pesquisa Ambientes, Mobiliário e Equipamentos

    A partir do dia 03/05/2021, serão disponibilizados questionários, que devem ser respondidos pelas unidades escolares acerca de seus ambientes e mobiliários.

    Esses questionários visam o entendimento da atual situação da rede escolar com relação ao quanto cada unidade escolar se aproxima dos critérios, para layout dos seus ambientes, definidos pelos catálogos técnicos da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). Esses catálogos podem ser consultados em: https://produtostecnicos.fde.sp.gov.br/Login.aspxque possui acesso livre mediante cadastramento.

     Por ambiente, entende-se o espaço que pertence e está sendo utilizado pela unidade escolar e que tem uma finalidade específica, propósito esse que define o que é o espaço. Por exemplo, se a unidade escolar possui uma sala multiuso ou sala de aula que funciona como sala de leitura, para efeito deste levantamento, é uma sala de leitura; se funciona como um laboratório de informática é um laboratório de informática.

     Quanto às áreas dos ambientes, no caso de a unidade escolar possuir mais de um ambiente do mesmo tipo, como salas de leitura e ou outros deve ser indicada a área média, considerando todos eles. No caso de os ambientes terem alguma divisão, deve-se considerar a área destinada a cada uma das funções.

    Se existe uma cessão do espaço em período integral para prefeitura, diretoria de ensino ou escola técnica, e esse espaço não é utilizado pelos alunos, funcionários ou docentes de unidade escolar estadual, o mesmo não deve ser considerado para efeito deste levantamento, sobretudo se a sua gestão não estiver a cargo da unidade.

     Por equipamento ou mobiliário, entende-se como sendo aquele que está sendo utilizado no ambiente ao qual se destina, pois cada um tem um código e uma destinação. Se ocorreu da unidade escolar adquirir qualquer um desses itens por meio que não via FDE, os mesmos devem ser considerados para efeito deste levantamento, desde que tenham características que os aproximem das características definidas nos catálogos técnicos.

     Se os itens de mobiliário ou equipamentos não se encontram nos ambientes aos quais se destinam, esse é o momento de as equipes gestoras tomarem conhecimento sobre essa questão e  suas unidades escolares de modo que esses critérios passem a ser respeitados futuramente. Porém, devido à complexidade da rede estadual de ensino e, sobretudo, da idade dos edifícios escolares, entendemos que nem sempre essas especificações podem ser atendidas; mas pede-se que, munidas desses conhecimentos, as equipes gestoras tentem atender esses critérios da melhor maneira possível.

     Assim sendo, o CEQUI pede a colaboração e o máximo empenho de todos em mais essa tarefa, que visa garantir uma maior qualidade do ambiente escolar.

TODOS OS ANEXOS AQUI

Atenciosamente,

Jacqueline de Fátima Duarte Veiga e Souza

Dirigente Regional de Ensino