COMUNICADO DERLIM DE 27.07.2017

1. Assunto: Início do 2º Semestre

As unidades escolares deverão cuidar para que o reinício das aulas ocorra em clima receptivo, em especial para alunos e professores novos. A estes devem ser passadas as normas regimentais da escola, destacando os direitos e deveres previstos na legislação vigente em relação ao cargo docente.

Tão logo seja possível, dar ciência aos novos professores de termo deixado recentemente em todas as escolas pela Supervisão Escolar, sublinhando a importância de se prevenir situações constrangedoras e prejudiciais a todos os envolvidos.

1. Assunto:  ATPC com Prof. Valter Maestro

A Dirigente Regional de Ensino convoca 01 Professor Coordenador de cada unidade escolar de Limeira e convida os PCs das unidades das demais cidades, para momento formativo como segue:

Data: 02/08/2017

Horário: das 15h00 às 17h00

Local:  Faculdade Anhanguera de Limeira

Rua Clarino Peixoto de Oliveira, 280 – Jd. Maria Buchi Modeneis, Limeira – SP (Próximo ao Walmart).

Não será permitido a permanência parcial, todos os convidados deverão cumprir as 02 horas de ATPC.

OBS: Devido à reforma no local, o estacionamento será destinado somente aos Palestrantes e colaboradores da DE, demais participantes deverão deixar seus veículos nas proximidades da Faculdade.

Contamos com a compreensão e colaboração de todos para que não ocorra transtornos na portaria.

2. Assunto: Série de videoaulas “As contribuições da Polícia Militar Ambiental no Fortalecimento das Comunidades Sustentáveis”

A Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), por meio Centro de Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional (CEFAF) e da Equipe Curricular de Geografia/Educação Ambiental, encaminha para conhecimento a série de videoaulas “As contribuições da Polícia Militar Ambiental no fortalecimento das comunidades sustentáveis”.

Essa ação foi realizada em parceria com a Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, responsável pela aplicação da legislação ambiental do estado e órgão integrante do SISNAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente). É importante destacar que a série de videoaulas integra o plano de trabalho da Secretaria de Estado da Educação no que diz respeito ao Programa Nascentes (http://www.ambiente.sp.gov.br/programanascentes/) e foram gravadas em formato de entrevista.

Na primeira videoaula, o Comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, Coronel PM Alberto Malfi Sardilli apresenta a estrutura e contextualiza a atuação da instituição diante das diversas problemáticas ambientais, no sentido de contribuir para o fortalecimento das comunidades sustentáveis. Na segunda e terceira videoaulas, o Capitão PM Ambiental Júlio César Araújo da Silva apresenta as problemáticas ambientais recorrentes no Estado de São Paulo e aborda a questão da soltura de balões e os riscos decorrentes dessa prática. Para finalizar, na quarta videoaula, a Equipe Curricular de Geografia/Educação Ambiental retoma os conceitos de Educação Ambiental, os temas abordados pela Polícia Militar Ambiental e os relaciona com conteúdos do Currículo do Estado de São Paulo.

As videoaulas podem ser acessadas na videoteca da Rede do Saber (www.redesosaber.sp.gov.br) ou diretamente por meio dos links a seguir:

Compartilhamos ainda o link da notícia publicada no site da Secretaria sobre “Balões”: http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/videoaula-alerta-para-perigos-dos-baloes (acesso em 13/07/2017)

Pedimos, por gentileza, que compartilhem o material de apoio com os professores e alunos de sua unidade escolar. Caso a unidade escolar tenha interesse em conhecer um pouco mais as ações de educação ambiental da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, indicamos os seguintes contatos:

edambiental@policiamilitar.sp.gov.br

Sede do Comando: Rua Horto, 931 – Horto Florestal – São Paulo/SP – Telefone: (11) 5085 2100.

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Carteirinha Passe Escolar – Escolas do Município de Rio Claro

Solicito que, quando encaminharem alunos para adquirirem a carteirinha do Passe Escolar na Secretaria Municipal, seja especificado na declaração se o aluno tem direito a Passe gratuito ou com 50% de desconto.

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Compras e Serviços – NCS

Fone 3404.2945/2946 (Desiléa) – delimncs@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Cardápios para Continuação do 5º CICLO DE 2017 AG. 3 (Cosmópolis e Limeira)

Segue, em Anexo I, cardápios para a continuação do 5º ciclo de 2017 para o AG3.

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2962/2963/2994/2969 (Carmem) – delimnfp@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Remessa à Fazenda

Solicitamos que todos os formulários de pagamento (Formulário 02, 03, 04, 05, 09, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 26, 29) sejam entregues na Diretoria de Ensino, impreterivelmente, até 31/07/2017.

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra