COMUNICADO DERLIM DE 27.04.2021 

COMUNICADO DERLIM DE 27.04.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: #OFFICE365

      

2. Assunto: Transformação digital na educação: Desafio e Perspectivas 

 

O jornalista premiado em tecnologia Carlos Aros é o convidado especial da Efape e Citem para ampliar a discussão sobre as possibilidades e impactos da tecnologia na educação de crianças e jovens.

A transformação digital atinge todos os setores da sociedade. Com a educação, não é diferente. Nesse cenário, é preciso entender os aspectos fundamentais dessa mudança para orientar escolas, educadores, estudantes, bem como mães, pais e cuidadores dos estudos dos alunos em direção a modelos mais digitais e analíticos de ensino.

Para explorar este tema, a Efape (Escola de Formação dos Profissionais da Educação) e Citem (Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidências e Matrícula) da Secretaria de Educação de São Paulo (Seduc-SP) promovem um bate-papo intitulado Transformação digital na educação: desafios e perspectivas. O convidado especial é o jornalista Carlos Aros, especialista em tecnologia e inovação. A apresentação da proposta e mediação com os públicos ficam por conta da professora Ana Paula Marolla e do coordenador da Citem Marcos Barros.

A formação tem como público-alvo os profissionais da rede estadual, mas também atinge todos os públicos interessados no tema. Para tanto, a transmissão ao vivo acontece tanto pelo app do Centro de Mídias SP (CMSP) como pelo Youtube, ambos no canal Desenvolvimento Profissional. O evento será no dia 28 de abril, das 15h30 às 17h.

Sobre o convidado

     Carlos Aros é jornalista e especialista em tecnologia e inovação. É diretor de conteúdo no Grupo Jovem Pan e editor-executivo da MIT Technology Review Brasil. Recebeu o prêmio Comunique-se em 2019 e foi quatro vezes vencedor do Prêmio Especialistas, ambos na categoria tecnologia.

Sobre os mediadores

      Marcos Barros é coordenador da Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidências e Matrícula (CITEM) da Secretaria de Educação de São Paulo (Seduc-SP). Desde 2006 atua na Seduc-SP, onde participou da implantação tecnológica de projetos como Acessa Escola, Secretaria Escolar Digital (SED) e Centro de Mídias SP (CMSP).

Ana Paula Marolla é formadora da Escola de Formação dos Profissionais da Educação (Efape), professora da rede desde 2006, mestre em Ciências Médicas e Biológicas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e, atualmente, trabalha na produção, implementação e execução de Cursos EAD na SEDUC-SP.

Sobre o Canal Desenvolvimento Profissional

      Toda a concepção foi estruturada e proposta para o que Canal se tornasse instrumento de apoio às ações formativas. Para tanto, ele oferece:

      • ações de formação continuada aos profissionais da educação da Seduc-SP;

      •  programação para a formação dos profissionais da rede nos tempos próprios em que as demandas exijam;

      •  exibição de séries em sintonia com as necessidades de formação dos profissionais da rede pública estadual;

      • fundamentação pedagógica para utilização de recursos tecnológicos voltada ao QM e de forma contextualizada nas ações próprias e cotidianas dos profissionais do QAE e QSE.

      Serviço:

Transformação digital na educação: desafio e perspectivas

Com o jornalista e especialista em tecnologia e inovação

     Carlos Aros

Quando

     28 de abril de 2021 

    15h30 às 17h00

Onde

  • No app do CMSP: Canal do Desenvolvimento Profissional 1
  • Youtube: CMSP Desenvolvimento Profissional
  • < https://www.youtube.com/c/CMSPDesenvolvimentoProfissional>

2. Assunto: Vigilância Sanitária – Unidades Escolares de Limeira 

    Relembramos solicitação para que as escolas visitadas pela Vigilância Sanitária nos informem, através do email: delim@educacao.sp.gov.br, da ocorrência da visita e o relatório/resultado desta.

    Não recebemos a informação das escolas abaixo:

  • Arlindo Silvestre Prof.
  • Ary Leite Pereira Prof.
  • Ely de Almeida Campos Prof.
  • Gabriel Pozzi Prof.
  • Idilio José Soares Dom
  • Lázaro Duarte do Páteo Prof.
  • Octávio Pimenta Reis
  • Ruth Ramos Cappi Profa.

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Eleição do Grêmio Estudantil  

     Prezados Diretores,

     Reiteramos a solicitação do preenchimento do formulário abaixo, para que a Equipe de Interlocutores DERLIM possa acompanhar o andamento da eleição do Grêmio Estudantil nas unidades escolares.  Solicitamos que o preenchimento ocorra até 28/04/2021.

     Ademais, lembramos que o prazo final para a inserção das atas de eleição, posse e plano de Trabalho da equipe gremista no Sistema Gestão do Grêmio Estudantil na SED, é até dia 28/05/2021. Orientamos que caso o Articulador da unidade, responsável pela realização do Pleito, encontre alguma dificuldade no cadastro, solicite auxílio do Professor de Tecnologia da escola.

     Salientamos que antes de realizar a inserção das ATAS, é necessário cadastrar as reuniões, para que o sistema aceite a vinculação das demais   informações na SED.

     No COMUNICADO DERLIM, de 22/04/2021, há o link para acesso ao tutorial de cadastramento.

     Link do formulário: https://forms.gle/nBVdM2bUJC83XL9Y8 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Reunião Professores Sala de Leitura 

    A Dirigente Regional de Ensino convoca todos os Professores Readaptados que estão atuando na Sala de Leitura, para reunião como segue:

    Data: 29/04/2021 (quinta-feira),

    Horários:  15h00   – Ingressar com antecedência de modo a evitar eventuais atrasos 

    Assunto: Diversos

    Local: ferramenta Google Teams 

 

    LinK:    https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_YWI2NTI2ZmYtN2E5MS00MDAxLWJhZTMtNjNlMjc1YWY4MmM2%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2250762edc-f950-4f48-b439-ec342282600c%22%2c%22Oid%22%3a%228edf9452-4292-48ba-879d-29fb87f83512%22%7d  

 

2. Assunto: Orientação para as Unidades Escolares sobre Entrega de Tablet aos Alunos com Baixa Visão  

    Preliminarmente, cabe ressaltar que a utilização dos recursos tecnológicos com direcionamento das atividades garante que os estudantes Público-Alvo da Educação Especial, neste caso, os que possuem baixa-visão ou visão subnormal, façam parte das atividades propostas em sala sendo protagonistas da sua aprendizagem, tendo maior autonomia e independência;

    Nesse sentido, a Secretaria da Educação disponibilizará 1 (um) tablet para cada aluno com baixa visão, por meio das Diretorias de Ensino.

    Benefícios:

     Ø            Leitor de tela que garante a inclusão desses estudantes no que se refere à aquisição dos conhecimentos;

     Ø            As atividades produzidas em sala de aula terão a supervisão do professor para garantir a correta utilização do equipamento e melhor aproveitamento escolar;

     Ø            Permite baixar aplicativos gratuitos como Lupa Terra e Be my Eyes que permite acessibilidade aos materiais didáticos e desenvolvimento das atividades em sala.

     Ø            O professor poderá realizar pesquisa sobre outros aplicativos que sejam funcionais de acordo com a disciplina/conteúdo desenvolvido.

   Portanto, pedimos a gentileza que enviem o laudo médico e a cópia da SED com classificação da referida deficiência cadastrada, no e-mail da PCNP de Educação Especial: michellefontoura@professor.educacao.sp.gov.br até o dia 30/04/2021. Receberão o chamado para comparecimento e entrega do Tablet apenas as Unidades Escolares que já estiverem enviados os documentos.

     OBS.: As escolas que já enviaram, favor desconsiderar.

     Cordialmente,

     Equipe de Educação Especial.

 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Finanças – NFI 

Fone 3404.2949/2950/2980 (Alba) – delimnfi@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Pendência OP Jovem 2018 

    Solicitamos com a máxima urgência providenciar as pendências referente a Verba OP JOVEM 2018, para que a escola não seja prejudicada no recebimento das verbas futuras. Segue anexo I a relação da SED.

2. Assunto: Prestação de Contas em Andamento 

    Solicitamos que sejam finalizadas as Prestações de Contas em ANDAMENTO, colocar no perfil “AGUARDANDO AVALIAÇÃO”, até 30/04/2021, (listagem da SED de 27.04.2021 em anexo II), lembrando que se não for finalizada a Prestação de Contas o sistema vai finalizar automaticamente gerando um sério problema para a Escola.

     Dúvidas entrar em contato com Alba – 98195-0384 e Tida – 999671-9033.

Atenciosamente,

Jacqueline de Fátima Duarte Veiga e Souza

Dirigente Regional de Ensino