COMUNICADO DERLIM DE 27.02.2020

COMUNICADO DERLIM DE 27.02.2020

  

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

NÚCLEO DE APOIO – NA

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Atualização Cadastral da Escola – 2020

    Retransmitimos solicitação constante no COMUNICADO DERLIM de 27.01.2020, 03.02.2020, 12.02.2020 e 18.02.2020.

    Solicitamos às escolas, abaixo, que enviem planilha de Atualização Cadastral, anexo I, para o ano de 2020, no e-mail: delim@educacao.sp.gov.br.

  • Januário Sylvio Pezzotti Prof.
  • Jd. Paineiras
  • Leovegildo Chagas Santos Prof.

 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Acervos Literários – Complementação

Haja vista a necessidade de complementar a “Informação n° 1: Acervos Literários”, referente à semana do dia 10 a 14 de fevereiro de 2020, a respeito da aquisição dos novos acervos literários, seguem informações complementares:

    1. Livros com indicação para os seguimentos:

✓ Exclusiva para os Anos Finais do Ensino Fundamental;

✓ Exclusiva para o Ensino Médio;

✓ Para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

    2. As escolas foram separadas em 3 grupos:

✓ Grupo 1: ofertam os Anos Finais do Ensino Fundamental, mas não o Ensino Médio;

✓ Grupo 2: ofertam o Ensino Médio, mas não os Anos Finais do Ensino Fundamental;

✓ Grupo 3: ofertam ambas as etapas – Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

    3. Há 1 tipo de acervo para cada grupo de escola:

✓ Acervo 1 – 51 títulos;

✓ Acervo 2 – 47 títulos;

✓ Acervo 3 – 77 títulos.

   Logística de entrega:

✓ Acervo 1 para escolas do grupo 1;

✓ Acervo 2 para escolas do grupo 2;

✓ Acervo 3 para escolas do grupo 3.

No link: https://drive.google.com/file/d/17Y6aCxwUpr-lowUHQPHplMS0DPMwxva3/view constam as planilhas com as informações sobre os acervos por escola. As escolas que possuem Sala de Leitura ou ambientes de leitura devem encaminhar o novo acervo para estes espaços. As que não possuírem podem, se for viável, criar um ambiente de leitura ou utilizar estratégias locais para ofertar esse acervo à comunidade escolar, em especial, aos alunos.

No início de março disponibilizaremos um vídeo com orientações pedagógicas e mais informações sobre o uso do acervo.

 

 

2. Assunto: Caderno do Aluno – 1º Bimestre 2020

Objetivando possíveis remanejamentos entre as unidades escolares e levantamento de dados sobre déficits e sobras do caderno do aluno e tendo em vista a urgência no atendimento, solicitamos que as unidades escolares preencham a planilha em anexo II, até o dia 04/03/2020, impreterivelmente. Encaminhar para delimnpe@educacao.sp.gov.br .

Recomendamos a informação fidedigna dos dados, sendo proibido estoque na unidade escolar.

Sua sobra poderá fazer falta em outra unidade. Não deixe de preencher a tabela!

 

 

3. Assunto: Ações do MMR

Informamos que a abertura da plataforma MMR para inserção das ações planejadas, será liberada a partir do dia 28 de fevereiro.

 

 

4. Assunto: Atualização de banco de dados – Articuladores dos grêmios estudantis nas escolasESCOLAS QUE AINDA NÃO RESPONDERAM

Solicitamos a todos interlocutores/articuladores dos grêmios estudantis nas unidades escolares abaixo relacionadas que preencham o formulário, link: http://bit.ly/articuladoresgrêmios2020, para atualização do banco de dados dos grêmios de nossa Diretoria de Ensino.

     Lembramos que esta solicitação foi realizada através de Comunicado DERLIM de 13/02/2020 e o prazo era até 21/02/2020.

 

  • ​EE “JOÃO BAPTISTA GAZZOLA”
  • ​EE “MAGDALENA S. GROSSO”
  • ​EE “JAMIL ABRAHÃO SAAD”
  • ​EE “PROFº ODÉCIO LUCKE”
  • ​EE “PROFª LIDIA ONELIA K. AUN CREPALDI”
  • ​EE “DR. PAULO DE ALMEIDA NOGUEIRA”
  • ​EE “JOAQUINA DE CASTRO AZEVEDO”
  • ​EE “PROFº ARLINDO SILVESTRE”
  • ​EE “PROFº ARY LEITE PEREIRA”
  • ​EE “PROFº DORIVALDO DAMM”
  • ​EE “PROFº ELY DE ALMEIDA CAMPOS”
  • ​EE “GUSTAVO PECCININI”
  • ​EE “DOM IDÍLIO JOSÉ SOARES”
  • ​EE “PROFº JOSÉ MARCILIANO DA COSTA JUNIOR”
  • ​EE “PROFª MARGARIDA PAROLI SOARES”
  • ​EE “PROFº PAULO CHAVES”
  • ​EE “PROFº JOÃO BATISTA LEME”
  • ​EE “PROFº JOÃO BAPTISTA NEGRÃO FILHO”
  • ​EE “JOAQUIM RIBEIRO”
  • ​EE “CEL. JOAQUIM SALLES”
  • ​EE “PROFº JOSÉ FERNANDES”
  • ​EE “PROFº MICHEL ANTONIO ALEM”
  • ​EE “PROFº NELSON STROILI”
  • ​EE “PROFº OSCAR DE ALMEIDA”
  • ​EE “CHANCELER RAUL FERNANDES”
  • ​​EE “ZITA DE GODOY CAMARGO”

 

 

5. Assunto: Distribuição dos Materiais Destinados aos Alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Retransmitimos COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SAGESP/SAINTER/COPED Nº 20/2020:

Como já de conhecimento dos senhores(as), estamos em processo de distribuição dos materiais destinados aos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Diante de questões logísticas, fizemos uma readequação de entregas por Diretoria de Ensino, anexo III, para melhor informá-los. Até o dia 10/03 a distribuição deverá estar concluída.

A entrega dos materiais para os municípios tem previsão de início no mês de março, com conclusão até abril. Outros detalhes serão enviados mais adiante.

Disponibilizamos aqui o linkhttps://drive.google.com/drive/folders/1nm4ZoYxyXmbLrrT84qg6RiswYyq1B-Nc de acesso aos Google Drive (disponível para todos) e aqui o linkhttps://seesp.sharepoint.com/sites/intranet/coordenadorias/COPED/MateriaisDeApoioAoCurriculo2020/Forms/AllItems.aspx de acesso à Intranet (disponível somente para os servidores estaduais) para acesso ao material do ensino fundamental e do ensino médio em sua versão digital.

Há repositórios em que estão disponíveis as versões dos Cadernos do Estudante e do Professor. Sobre o material do professor é importante destacar que, ainda que haja uma tarja indicando que se trata de “versão preliminar”, não está previsto que os conteúdos sofram alterações. A sinalização está posta considerando que ainda serão diagramados e terão a mesma identidade visual do Caderno do Estudante. Sendo assim, os professores podem utilizá-los normalmente.

Dicas para utilizar materiais digitais

  1. Como acessar? Os materiais, em sua versão digital, podem ser acessados de diferentes tipos de equipamentos. O professor pode fazer a leitura em um computador, tablet ou até em um aparelho celular.
  2. Como fazer anotações e destacar partes do texto? Os documentos estão salvos em formato PDF. Neste programa é possível usar funções equivalentes ao marca-texto e a anotações, conforme indicado na imagem a seguir:

 

3.  Como usar o material de forma híbrida, combinando o online e o offline? É sempre possível combinar a leitura digital com anotações feitas em um caderno ao lado do computador. Neste caso, você pode indicar as páginas em que se encontram cada um dos pontos que se relacionam com aquilo que escrever usando papel e caneta.

Materiais de apoio de Projeto de Vida e Tecnologia e Inovação

A seguir, você encontra indicações de como orientar as escolas a usar os materiais de PV e Tecnologia e Inovação na versão digital até o seu recebimento em formato físico.

Projeto de Vida

Este material foi desenvolvido a partir dos cadernos que já são usados no Programa Ensino Integral, desde 2012. Ele traz atualizações importante, como o destaque das competências socioemocionais. Assim, ele deve ser usado por todas escolas da rede, tanto as regulares quanto aquelas que fazem parte do Programa.

O início do trabalho com Projeto de Vida passa pela construção do Diário de Práticas e Vivências dos estudantes. O professor deve, assim, reservar tempo para a atividade nas primeiras aulas. Nos Cadernos do Estudante de todos os anos/série, há a seguinte orientação para a condução da atividade:

 

Esta atividade especificamente pode ser desenvolvida a partir da orientação do professor e não depende do uso do material físico do estudante.

Tecnologia e Inovação

Este material está organizado para o 1º bimestre como um Caderno único para todos os anos/séries. Ou seja, ele é um material de acolhimento que apresenta o componente da mesma forma para os estudantes que estão do 6º ano até a 3ª série.

A primeira atividade, a Rede de Conexões, pode ser organizada usando diferentes espaços da escola e um rolo de barbante. Também independente especificamente do caderno impresso do estudante. A seguir, você pode conhecer o depoimento de dois professores da rede que já realizaram a atividade e compartilham a sua experiência.

 

  1. Luiz João dos Passos Filho, E. E. Nossa Senhora dos Navegantes – DE Santos https://drive.google.com/drive/folders/1F4tJuLWyeYIOZfa80yTVJfPAk1mK2Fv7
  2. Rosana Capelari, E. E. José Quirino Cavalvante – DE Mirante do Parapanema https://drive.google.com/drive/folders/1F4tJuLWyeYIOZfa80yTVJfPAk1mK2Fv7

Próximos passos

Pedimos a gentileza de compartilharem as orientações com as equipes. É importante destacar que estes materiais foram construídos em conjunto com a rede e, portanto, têm a cara de São Paulo. Utilizá-los é valorizar o trabalho dos colegas.

Além disso, eles foram criados pensando nas necessidades e realidades do estado. São peça fundamental para o trabalho na busca pela melhoria na aprendizagem dos nossos estudantes.

Atenciosamente.

Equipes SAGESP/SAINTER/COPED

 

 

 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Compras e Serviços – NCS

Fone 3404.2945/2946 (Sandra) – delimncs@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Visitas às Unidades Escolares

Retransmitimos Ofício Circular CEPAE nº 01/2020.

    Com o intuito de consolidar as políticas de segurança alimentar do PNAE, segue oficio circular, anexo IV, informando que as unidades escolares poderão receber visitas de órgãos fiscalizadores ao longo do decorrer do ano letivo.

Contamos com a colaboração de todos.

CEPAE

 

 

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM

Fone 3404.2978/2991 (Andréia) – delimnrm@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Cadastro da Disciplina Eletiva

Informamos que se encontra disponível na Plataforma SED o cadastro da disciplina Eletiva, através da funcionalidade Diário de Classe > Disciplina Eletiva.

Esclarecemos que o professor efetua o cadastro dos dados da disciplina Eletiva, o trio gestor faz a aprovação e o Gerente de Organização Escolar/Agente, realiza o agrupamento os alunos.

Segue em anexo V, VI e VII as tutoriais para melhor orientar.

 

CUMPRIMENTOS:

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Margarete Virginia Antonio Massari, Diretora da EE. Prof. Pedro Raphael da Rocha – 28/02 (sexta-feira)

 

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino