COMUNICADO DERLIM DE 26.12.2019

1. Assunto: Centro de Estudos de Línguas – CEL

A Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino Região de Limeira torna público o Edital para inscrição, credenciamento e classificação de docentes interessados em atuar no Projeto Centros de Estudos de Línguas – CEL, nos termos da Resolução SE 71/2018, alterada pela Resolução SE 71/2019 e Resolução SE nº. 44/2014, alterada pela Resolução SE 43/2018 e Resolução SE 83/2018.

Para maiores informações acesse o anexo I.

NÚCLEO DE APOIO – NA

Fone 3404.2985/2986 (Graco/Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: São Paulo Sem Papel

Seguem, conforme informado na Webconferência, o guia do SP Sem Papel, em formatos PDF (anexo II) e PPT (anexo III).

Lembramos que assim que recebermos o link para acesso do material da Webconferência, enviaremos também via comunicado.

1. Assunto: Matrículas em 2020 e devolução dos livros do Ensino Médio – PDDE

Informamos que os problemas apresentados no sistema PDDE Interativo/SIMEC foram sanados. Pedimos desculpas pelo inconveniente e solicitamos que as escolas registrem as informações abaixo solicitadas no sistema até o dia 27/12/19.

É necessário informar na aba “Matrícula” o quantitativo de alunos matriculados em 2020 no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Caso a escola ainda não tenha informação sobre o alunado em 2020 não deve preencher este campo. As escolas que atendem o ensino médio também devem declarar nesta aba o quantitativo de livros devolvidos do ensino médio.

Na aba “Dados” as escolas devem inserir informações sobre a pessoa que ficará responsável pelo recebimento dos livros no recesso escolar. Os livros que serão utilizados em 2020 serão distribuídos nos meses de dezembro de 2019, janeiro e fevereiro de 2020. Assim, deve ser informado no sistema nome, CPF e telefone da pessoa que ficará responsável por receber os livros na escola nesse período. Os livros poderão ser entregues pelos Correios de segunda a sexta em horário comercial.

Lembramos que, mesmo em período de festas ou férias, o trabalho de distribuição não pode parar de forma a garantir que os livros estejam nas escolas no início do ano letivo. Por isso, é fundamental que todas as escolas mantenham uma pessoa responsável pelo recebimento desses materiais.

O FNDE envida esforços para evitar atrasos e devoluções na entrega dos livros. O “Manual de dados e matrícula” com o passo a passo para inserção das informações solicitadas no sistema segue anexo IV.

2. Assunto: Formulário com Solicitação de Informação sobre Estratégias de Ensino para Estudantes Migrantes Internacionais (Imigrantes e Refugiados)

O Centro de Inclusão Educacional (CINC), o Centro de Anos Finais do Ensino Fundamental (CEFAF) e o Centro de Ensino Médio (CEM) encaminham pesquisa diagnóstica – por meio de formulário online – sobre os recursos de ensino e aprendizagem utilizados na prática docente de modo a criar um ambiente permanentemente acolhedor e favorável à aprendizagem dos estudantes migrantes internacionais (imigrantes e refugiados) da rede estadual de ensino. O objetivo da pesquisa é conhecer em detalhes as demandas referentes à inclusão escolar e a integração desses estudantes e, assim, planejar políticas educacionais que contribuam para o trabalho docente.

Solicitamos que os docentes que compõem o Quadro de Magistério da Secretaria da Educação preencham e enviem o formulário, indicado no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe2SKu8A_yRwwXeUJkLCqmueCLDIuDf5OVeAcdZCtFhT_iRNw/viewform , até 10/01/2020.

Agradecemos a colaboração!

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Finanças – NFI

Fone 3404.2949/2950/2980 (Alba) – delimnfi@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Manual – PDDE FEDERAL

Retransmitimos informação COFI.

A iniciativa de atualizar o material de orientação de utilização do PDDE deu-se por conta da necessidade de padronização do fluxo de análise de prestação de contas do referido recurso federal, reforçando, ainda mais, a importância da realização de um planejamento eficiente e eficaz, pelas equipes escolares, atendendo às prioridades em prol do aprimorando do processo ensino aprendizagem e, evidentemente, prestando contas da maneira adequada.

Neste sentido, para garantir o apoio suficiente aos membros das equipes escolares responsáveis pela gestão, o conteúdo do manual foi elaborado de forma a tornar claro todas as hipóteses de utilização dos recursos federais, voltadas à melhoria da infraestrutura física e dos recursos pedagógicos.

Por fim, considerando a importância de garantir que todos os interessados tenham acesso às informações, solicitamos que garantam a divulgação inequívoca do referido manual, anexo V, à todos os participantes das equipes escolares que, de uma forma ou de outra, atuam na gestão dos recursos financeiros do PDDE, em especial os diretores de escola.

Agradecendo a atenção dispensada, remetemos nossos cumprimentos.

Luísa Valentim