COMUNICADO DERLIM DE 26.11.2021 

COMUNICADO DERLIM DE 26.11.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Fechamento do ano letivo de 2021 e Recuperação Intensiva de Janeiro  

Atenção: Dirigentes de Ensino, Supervisores, PCNP, gestores escolares!

Informamos que no dia 02/12/2021, às 14h00, realizaremos uma live via Centro de Mídias com o objetivo de compartilharmos informações importantes sobre o fechamento do ano letivo de 2021, incluindo os critérios para aprovação neste ano, a recuperação intensiva de janeiro de 2022.

A transmissão será feita pelos canais Diretoria de Ensino e Trio Gestor do CMSP. Contamos com a participação de todos vocês. 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Eletivas 

Interessados: Supervisores(as) de Ensino e Diretores(as) das Escolas,

Conforme a Resolução SEDUC nº 109 de 28/10/2021, que dispõe sobre a realização das aulas e atividades presenciais nas instituições de educação básica no segundo semestre do ano letivo de 2021, no contexto da pandemia de COVID19, solicitamos que as escolas se organizem para realização das Culminâncias das Eletivas de forma presencial.

Recomendamos que a Culminância seja feita no período de 13 a 17 de dezembro.

2. Assunto: Bolsa do Povo Educação – Responsáveis  

Interessados: Diretorias de Ensino e Unidade Escolares

Desde o início do Programa houve mudanças nas equipes gestoras e nas diretorias do NAP nas Diretorias de Ensino. Para adequar o acesso desses servidores ao site do Bolsa do Povo, criamos um formulário para informarem seus dados.

Preencham o formulário (clique no link https://forms.gle/aCNPu1HnNjsqDT8u6 para acessá-lo) respondendo às perguntas com extrema atenção, pois as respostas serão consideradas para a criação do perfil no sistema. O prazo para preenchimento é 30/11/2021.

3. Assunto: Avaliação de Fluência Leitora 

     Senhores Diretores,

      Considerando a importância deste processo, no âmbito das avaliações processuais e formativas em desenvolvimento pela SEDUC, para apoio ao Programa de Recuperação e Aprofundamento, por estar voltado à identificação do nível de fluência leitora de nossos estudantes – capacidade essa que constitui condição básica para compreensão de textos e interação subsequente com o conjunto de conhecimentos ao longo do processo de escolarização – REFORÇAMOS a importância da efetivação desta avaliação junto a todos os estudantes envolvidos (2o, 3o e 6o EF).

     Em especial atenção ao encerramento do prazo – 30 de novembro, para aplicação e sincronização dos áudios da Avaliação de Fluência Leitora.

     Agradecemos a compreensão e colaboração de todos neste importante processo.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Sala/Ambiente de Leitura – 2022  

Prezados(as) Diretores(as),

A Diretoria de Ensino Região Limeira, solicita ao Trio Gestor das Unidades Escolares, que respondam as informações via formulário online, sobre os docentes da Sala/Ambiente de Leitura – 2022. O referido questionário visa subsidiar as ações do Projeto Sala de Leitura para o ano 2022.

Solicitamos que as escolas acessem o link e respondam o quanto antes, para levantamento atual.

Informamos que o link permanecerá aberto até o final do Processo Inicial de Atribuição de Classes e aulas 2022.

Link: https://bit.ly/saladeleitura2022

2. Assunto: Boletim InovAção – nº 20  

Interessados: Todos Servidores

Vem por aí …

Programas Mão na Massa: Segundas e terças-feiras, das 13h às 14h No app CMSP: todos os canais dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA

29/11/2021 – TRILHA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: Stop Motion – O Pequeno Príncipe Preto

Que tal criar sua própria animação utilizando a técnica Stop Motion? Demais, né? Então, bora participar conosco deste Mão na Massa!

ⓒPexels

30/11/2021 – Potenciômetro: um jeito fácil de controlar corrente  

Você conhece o potenciômetro? Já utilizou algum? Se sua resposta foi “não faço ideia do que você está falando!”, é a sua hora de descobrir no Programa Mão na Massa no CIEBP. Esperamos por você!

ⓒPixabay

VISITE O CIEBP E DEPOIS EXPLORE O ACERVO CULTURAL DE SÃO PAULO  

A Casa-Museu Ema Klabin é uma excelente opção para quem deseja conhecer o Centro de Inovação (CIEBP) e aproveitar para fazer um passeio cultural pela capital paulista.

Esse espaço fica na Rua Portugal, 43, Jardim Europa – São Paulo – SP. Nele estão representados, permanentemente, artefatos antiquíssimos que datam desde o século XIV a.C. até o ano de 1980, entre outras exposições temporárias, inclusive intervenções de arte contemporânea.

A interação com o público (presencial e on-line) é marca registrada deste ambiente cultural, que inclui em sua programação, além das exposições já citadas, ações educativas, cursos, palestras, oficinas, espetáculos e publicações.

Não se esqueça de entrar em contato com a Casa-Museu Ema Klabin para agendar sua visita e explorar toda essa riqueza que está à sua disposição.

FONTE: https://emaklabin.org.br/

    Se Liga!  

    Registre suas boas práticas

    Se você desenvolveu entre 2020 e 2021 algum projeto dentro ou fora da sala de aula, ligado à Tecnologia e Inovação, seja como aluno, seja como professor, em uma das unidades escolares da rede pública paulista, queremos conhecer seu projeto. Conte sua história!

    Link do formulário para divulgação: https://cutt.ly/on2HQQc

 

3. Assunto: Autoavaliação Formativa – Preenchimento das Rubricas  

Informamos que a Autoavaliação Formativa deste 4º Bimestre estará aberta de 26/11/2021 a 17/12/2021, e os estudantes poderão realizar o Preenchimento da Rubrica por meio da Secretaria Escolar Digital (SED).

As competências socioemocionais a serem respondidas serão as mesmas trabalhadas no 3º Bimestre, como orientado no Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP), nas aulas apresentadas nos dias 03/11/2021 e 10/11/2021, para os Anos Finais e Ensino Médio. As aulas gravadas podem ser assistidas no link https://repositorio.educacao.sp.gov.br/

É importante que os estudantes preencham a Autoavaliação Formativa para exercer o seu protagonismo com vistas ao seu Projeto de Vida.

Agradecemos a colaboração!

4. Assunto: Conselho de Escola  

Com a aproximação do final do ano letivo, solicitamos especial atenção com relação à regularização, bem como quanto à composição do Conselho de Escola do ano de 2021, e a inserção dos membros no Sistema de Gestão do Conselho de Escola – SGCE na SED.

Chamamos a atenção para a necessidade de manter atualizados os dados do Conselho de Escola no SGCE até o final de dezembro de 2021.

Lembramos que a vigência do Conselho de Escola atual é até 03/03/2022 para as tomadas de decisão da escola deste ano e início do próximo ano letivo.

5. Assunto: Orientações Metodológicas Ações Novo Ensino Médio 

Encaminhamos às escolas de Ensino Médio o Documento Orientador com informações sobre a carga da expansão, ACDA, UC7 e 2º professor em sala para as turmas do Novotec Expresso.

O intuito do documento é orientar os professores e oferecer subsídios para a atribuição de aulas e na escolha das turmas. É importante que as escolas/professores façam a leitura antes da atribuição de aulas.

Segue o link https://drive.google.com/file/d/1rr05KlSb42GOtE8QdonJ14x2QBwAcQwC/view?usp=sharing para acesso ao documento.

6. Assunto: Curso Inova Educação – Anos Iniciais – 1ª Edição/2021 tem inscrições abertas  

Já estão abertas as inscrições para o curso Inova Educação – Anos Iniciais – 1ª Edição/2021 https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/inova-educacao-anos-iniciais-1a-edicao-2021/. O objetivo da formação é preparar os professores para conduzir processos pedagógicos que engajem os estudantes dentro dos novos componentes curriculares: Tecnologia e Inovação, Língua Inglesa e Projeto de Convivência.

A ação será realizada no formato híbrido, com ações formativas e atividades no AVA-EFAPE (SEDUC) https://avaefape2.educacao.sp.gov.br/login/index.php e no AVA-EFAPE (Municípios) https://avaefapemunicipios.educacao.sp.gov.br/login/index.php e é direcionada aos seguintes públicos:

● SEDUC: Servidores do Quadro do Magistério (QM), preferencialmente professores no cargo de Educação Básica dos Anos Iniciais (PEB I).

● Municípios: Profissionais das redes de ensino municipais do Estado de São Paulo, como: diretor, vice-diretor, professor coordenador pedagógico, PEB I e II, monitor e auxiliar.

Todos os cursistas, sejam servidores estaduais ou municipais, deverão estar obrigatoriamente com o cadastro ativo na base da Secretaria Escolar Digital (SED).

Serão 30 horas de carga horária divididas entre os três componentes curriculares do Programa Inova Educação: Tecnologia e Inovação (10 horas), Língua Inglesa (10 horas) e Projeto de Convivência (10 horas).

Os interessados têm até o dia 26/11 para se inscrever. O acesso às atividades no AVA-EFAPE será liberado de acordo com a data de inscrição, conforme o cronograma a seguir:

 

     Para ser aprovado, o cursista deverá ter a frequência mínima de 75% e aproveitamento “Satisfatório” de 51%. Para receber o certificado, será necessário realizar 30 horas de carga horária total, o correspondente à carga horária específica para cada componente

     Informações importantes  

     Data: Inscrições até 26/11. As aulas podem ser realizadas entre 26/11 e 30/12, de acordo com o cronograma acima.

7. Assunto: Cátedra de Educação Básica ─ Minicurso da semana 

A Cátedra de Educação Básica, uma iniciativa do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e do Itaú Social, disponibiliza aos professores da Rede de Ensino Pública Paulista, e aos demais interessados, minicursos com foco em práticas e didáticas.

Confira a programação do próximo minicurso:

30/11  

I Minicurso 38 ─ “Planejamento da Educação de Qualidade em Ensino Flexível: Reflexão/ Ação/Reflexão”

Horário: das 19h às 21h30

No canal da Cátedra

Expositor: Francisco Cordão.

Ementa:

1. A Educação de Qualidade exige Flexibilidade no desenvolvimento das atividades de Ensino, objetivando garantir melhores Resultados de Aprendizagem;

2. A Educação Flexível é resultado direto da vinculação das atividades de Ensino aos Resultados de Aprendizagem;

3. A organização do Projeto Pedagógico das Escolas e dos Planos de Atividades do Professores, para garantir a qualidade, deve atender ao que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar;

4. O Planejamento da Educação de Qualidade em Ensino Flexível somente faz sentido em um continuum de: Reflexão/Ação/Reflexão/Ação/ e assim por diante;

5. A avaliação da aprendizagem dos estudantes é de caráter diagnóstico, objetivando subsidiar o prognóstico dos professores para o planejamento e a organização das atividades de Ensino voltadas para os resultados de Aprendizagem;

6. Educação de Qualidade em Ensino Flexível exige a substituição da escola como auditório da informação por uma escola que seja laboratório da aprendizagem.

Não será necessário fazer inscrição antecipada e, para obter o atestado de participação, você deverá preencher um formulário que será disponibilizado durante a transmissão.

Para mais informações, acesse o site https://www.catedraeducacaousp.org/minicursos2021.

Atenção: As participações nos eventos da Cátedra não serão consideradas para evolução funcional.

Participe!

8. Assunto: EDUCA-SP – Encontro USP-Escola  

Atenção: Dirigentes, Supervisores, PCNP e Diretores

O Encontro USP Escola é o único programa que oferece, de forma gratuita, cursos, palestras e oficinas de formação continuada para professores de todas as disciplinas do Ensino Básico. Para os professores da rede estadual, a certificação tem autorização da EFAPE (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo), e possui validade para evolução funcional para os professores da SEDUC – SP.

O programa apresenta em seus cursos, palestras e oficinas temáticas e abordagens diversificadas, procurando responder as demandas atuais da escola pública. O aprendizado é intensificado pela troca entre as vivências e práticas educacionais de docentes e as diferentes propostas desenvolvidas na USP. Além disso, o curso oferecido pelo Encontro USP-Escola busca os seguintes parâmetros:

• Apoiar-se nas orientações do Conselho Nacional de Educação (CNE) http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/apresentacao para o trabalho de atualização dos professores matriculados;

• Prover o apoio necessário ao trabalho do professor, mediante orientação e discussão de conteúdo e elementos didáticos;

• As atividades desenvolvidas nos cursos procuram abordar os tópicos relativos aos documentos oficiais para a educação básica (Currículo do Estado de São Paulo e a Base Nacional Comum Curricular);

• Disseminar as práticas desenvolvidas nos cursos para as escolas, principalmente as escolas públicas;

• Desenvolver materiais didáticos, tanto práticos quanto teóricos, a serem utilizados nas escolas pelos professores-cursistas do Encontro;

• Difundir a produção e divulgação de conhecimentos entre os docentes e seus pares.

 

     Para maiores informações acesse o link. https://uspescolaencontro.wixsite.com/encontrouspescola/inscricao

9. Assunto: Assunto: MMR “Seminário de Boas Práticas” 

Prezados Diretores,

Na busca pela valorização das ações de melhoria implementadas, com o objetivo de estimular que elas se repliquem e de forma a incentivar que outras boas práticas sejam idealizadas e efetivadas, realizaremos o Seminário Regional de Boas Práticas – ano 2021.

A prática selecionada advinda do Plano de Melhoria da Unidade Escolar, deve apresentar evidências de que a ação aconteceu (fotos, comparação de dados, gráficos etc.), bem como a constatação dos bons resultados alcançados (qualitativos e/ou quantitativos) por meio do Método de Melhoria de Resultados – MMR/2021.

Estamos encaminhando o anexo I com o PPT que deverá ser preenchido e encaminhado para o mmrdelim@gmail.com até o dia 03/12/2021.

10. Assunto: Premiação da campanha #AprenderParaPrevenir 2021  

Solicitamos ampla divulgação da premiação da 6ª campanha #AprenderParaPrevenir2021, promovida pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio do Programa Cemaden Educação. A premiação ocorrerá em 30 de novembro (terça-feira), das 16hs às 18hs, e será transmitida virtualmente por meio do canal Cemaden Educação, que pode ser acessado por meio do link. https://www.youtube.com/c/CemadenEduca%C3%A7%C3%A3o?app=desktop

Na ocasião, será possível conferir os vencedores de 2021 e conhecer boas práticas em Redução de Riscos e Desastres realizadas por Escolas, Defesas Civis, Universidades e outros atores. Além disso, também serão lançados:

• Aplicativo “Dados à prova d’Água: polinização em escolas e defesas civis” (desenvolvido em parceria com a FGV);

• Livro “Educação em clima de Riscos de Desastres” (realizado em parceria com a Unesco);

• Jogo “Na trilha do risco” (em parceria com o Programa WASH)

Lembrando que a campanha #AprenderParaPrevenir, ao longo dos anos, buscou fortalecer ações voltadas à Educação para Redução de Riscos e Desastres (ERRD) em diferentes contextos. Em 2021, ampliou a mobilização e o engajamento por meio das redes sociais com o desafio de produzir e compartilhar vídeos de até 1 (um) minuto, com conteúdo educativo e criativo sobre o tema “Desastres, aqui!? Como prevenir?”. O objetivo foi o de incentivar a percepção da ocorrência local de desastres e ampliar a participação das pessoas na prevenção de riscos.

Para mais informações sobre como foi a campanha #AprenderParaPrevenir de 2021, acesse o link. http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2021

No site é possível também encontrar materiais de apoio e informações sobre webinários e web oficinas.

 

11. Assunto: Aprender Valor – Período de avaliações – Orientações  

Atenção: PCNP, Diretores de Escola, Coordenadores e Professores!

O período de avaliação do programa Aprender Valor já começou e, devido a isso, estamos enviando algumas orientações que irão ajudá-los nas aplicações dos testes digitais.

O vídeo disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=_tEC73STbpA traz um tutorial para o estudante que auxiliará na realização dos testes digitais.

As inscrições para 2022 estão abertas e contamos com a participação de vocês. As escolas que participaram do programa no ano de 2021 já estão aderidas para o ano de 2022, mas caso a escola queira editar a inscrição, basta acessar o programa neste link. https://aprendervalor.caeddigital.net/#!/login

Agradecemos o apoio e contamos com a participação de todos.

 

12. Assunto: Programa Jovem Senador 21/22  

O Programa Jovem Senador é um Projeto do Senado Federal que permite aos estudantes com até 19 anos do Ensino Médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal conhecer a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

Para participar, as unidades escolares (UE) estão convidadas a promover, internamente, redações com o tema “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã.”

As redações deverão ser encaminhadas exclusivamente para o e-mail jovemsenadorsaopaulo@gmail.comaté o dia 18/03/2022, juntamente com os demais documentos listados abaixo:

• Ficha de inscrição disponível no site do programa Jovem Senador;

• Cópia do RG do aluno e do professor orientador;

• Cópia do CPF do aluno e do professor orientador;

• Folha de redação disponível no site do programa Jovem Senador.

O estudante que tiver sua redação selecionada participará da Semana de Vivência em Brasília, no período de 27/06/2022 até 01/07/2022 juntamente com o seu professor orientador.

As despesas decorrentes de transporte, alimentação e hospedagem serão custeadas pelo Senado Federal.

*Observação: Como a atividade presencial será realizada em 2022, somente estudantes que estejam matriculados em 2022 no EM poderão participar. Para mais informações sobre o programa, acesse o site https://www12.senado.leg.br/jovemsenador

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

 

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM 

Fone 3404.2978/2991 (Matilde) – delimnrm@educacao.sp.gov.br  

 

1. Assunto: Somente para as UEs do município de Rio Claro 

     Solicitamos que as UEs verifiquem em seus arquivos se existe alguma documentação do Colégio Evolução, o qual encerrou suas atividades no município de Rio Claro.

     Pedimos, por gentileza, entrar em contato através do e-mail delimnve@educacao.sp.gov.br ou fone 3404-2991 ou 3404-2976.

Núcleo de Informação Educacional e Tecnologia – NIT 

Fone 3404.2953 – delimnit@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Programa Computador do Professor 

Interessados: Professores do QM

Prezados, No dia 17/11 foi publicada a Resolução SEDUC nº 125/2021, que alterou os prazos para reembolso que estavam dispostos na Resolução SEDUC nº 74/2021. Alterou-se a data limite para aquisição dos equipamentos, bem como o prazo para solicitação do reembolso.

 

 

      É importante relembrar que a aquisição e solicitação de reembolso são etapas posteriores à adesão – encerrada em 30 de setembro de 2021. Portanto, só podem solicitar o reembolso os profissionais do Quadro do Magistério que já aderiram ao programa até 30/09/2021.

      Para acessar o manual de solicitação do reembolso, clique no link: https://drive.google.com/file/d/17SY8o0FeRm89yaHlOz7sK3vdetILqqFt/view?usp=sharing

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

 

Núcleo de Administração de Pessoal – NAP 

Fone 3404.2965/2968/2993/2992/2990/2967/5814 (Renata) – delimnap@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Recadastramento 

     Informamos que, até a data de hoje (26/11/2021), ainda não se recadastraram 36 servidores conforme anexo II.

     Solicitamos que as unidades informem os interessados sobre a necessidade do recadastramento até o dia 30/11/2021, impreterivelmente. 

2. Assunto: Designação PEI   

     Favor considerar este Comunicado.

     Encaminhamos no anexo (Anexo III) a ata de atribuição e sessão de escolha PEI ocorrida em 22/11/2021, 23/11/2021, 24/11/2021, 25/11/2021.

     Solicitamos que as unidades escolares verifiquem a listagem e providenciem o envio de documentação de designação dos servidores e seu envio se dará após a concretização da designação em 26/01/2021.

     A orientação referente a Documentação foi encaminhada no Comunicado DERLIM de 22-11-2021, favor atentar se ao expediente de designação citados no comunicado.

     Lembramos que:

     • A escola deve responder, conforme comunicado extraordinário DERLIM de 22-11-2021, o Levantamento adesão e designação docente no Programa Ensino Integral 2022.

     • A Vigência de exercício das designações deveria ocorrer a partir de 26-01-2022;

     • Aos docentes designados em outras funções na escola regular ou outra PEI, faz-se necessário o envio de expediente de cessação de designação da função anterior junto a unidade escolar de exercício para designação na PEI;

     • Para casos em que o docente mudará de função na PEI, onde encontra-se como Docente e será designado PCA, por exemplo, faz-se necessário encaminhar a informação e documentação de cessação de designação como Docente e documentação e informação de designação como PCA.

3. Assunto: Resultados da Sessão de Escolha: Transferência de Cargo/Função 

A Diretoria de Ensino, por meio da Comissão de Atribuição, realizou em 26/11/2021 sessão de escolha e encaminha, anexo IV, atas das transferências dos cargos (efetivos) e funções (categoria F) para ciência das unidades escolares.

Importante ressaltar que o Diretor da escola de origem deverá oficializar a escola de destino do professor para que esse participe da sessão de atribuição de classes e aulas para o ano de 2022, fase UE do processo inicial, que se inicia no dia 30-11-2021 (fase manifestação de interesse).

O Diretor da escola de destino deverá verificar se o professor transferido já está inserido na classificação, em nível de UE, da SED. Caso não esteja, fazer a inclusão manual para o processo de atribuição inicial que se inicia em 30-11-2021 (fase manifestação de interesse).

Comissão de Atribuição de Classes e Aulas da DERLIM

TODOS OS ANEXOS AQUI.

CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Viviane Massaro, Supervisora de Ensino – 27/11 (sábado) 

– Iara Bottan, Supervisora de Ensino – 28/11 (domingo)  

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino